EXAGERADOS
SÃO PAULO (que estufa, cacilda) – Já tem gente na F-1 preocupada com o excesso de botões nos volantes de seus carros. Eles são um risco para os pilotos, porque a 300 por hora ter de regular isso, acertar aquilo e balancear aquilo outro é, de fato, uma insanidade.
Demorou. Há anos que esses volantes mais atrapalham do que ajudam. E eu desconfio que são como os celulares, que fazem zilhões de coisas, mas seus usuários conhecem duas ou três funções.
Alguém há de argumentar que entre as habilidades necessárias para se tornar um grande piloto de F-1 essa é uma delas, entender o que cada botão faz e lidar com eles durante uma corrida. Pode ser. Mas que é um exagero, é. E que é perigoso, é. Acrescente-se à botoneira dos volantes acima, neste ano, os controles do KERS e da asa traseira móvel. Vai ter piloto ficando doido.
Essa história dos botões me lembra um caso, que acho que já contei aqui, de 2002, possivelmente, ou talvez 2001. Era o final de semana do GP de San Marino, em Imola, e Barrichello tinha feito um temporal num treino, que parecia imbatível. Aí o Schumacher saiu dos boxes e cravou o brasileiro de forma assustadora.
Depois do treino, fomos falar com Rubens. E ele contou que tinha ido espiar a telemetria do alemão. “O cara mudou o acerto do carro oito vezes na mesma volta!”, espantou-se. “Isso eu não consigo fazer”, rendeu-se.
Pois foi isso. A cada curva, cada freada, cada reduzida, cada acelerada, Schumacher, que sempre lidou muito bem com os botões, alterava algum parâmetro de funcionamento de seu carro. Fez isso oito vezes numa volta, ganhou um pentelhésimo aqui, outro ali, e superou o tempo excepcional do companheiro.
OK, é uma grande qualidade. Mas dá para fazer isso em 70 voltas? Em todas elas?
É o que sempre digo. Quem acha que pilotar carro de F-1 era difícil nos anos 70, porque tinha de trocar marcha na alavanca, não tem ideia do que é duro guiar essas tranqueiras cheias de botões. Por isso, muito cuidado ao chamar de barbeiro qualquer desses pilotos que estão na F-1 atual. Alguns até podem não ser tão bons, formidáveis, seres de outro mundo. Mas todos guiam qualquer coisa melhor do que nós.
Piloto de F-1 tá virando algo parecido com um astronauta (ou cosmonauta, para não irritar o dono da casa).
a diferença entre um campeão e um bom piloto esta justamente nos pequenos detalhes.
só queria comentar sobre o da mclaren…além de ter tanto botão como todos tem, eles colocaram um puta sinbolo da mercedez e a maioria dos botoes ficaram muito em baixo, se ja é perigoso ter q ficar mexendo tanto nos botoes, neste volante os pilotos tem q abaixar mais ainda a cabeça !!!!!!
Ops, tenho certeza que faltou o botão de expremer laranja, fazer misto quente e abrir o portão dos boxes!!!!! rsrsrs
Flávio, estou contigo e não abro!!!! Minha opinião também!!!!
Ali não tem bobinho, mas que é um exagero, lá isso é. Até aviões de caça, hoje em dia, estão cada vez mais dependentes da eletrônica, simplesmente por que é impossível, para o piloto, processar tantas informações ao mesmo tempo.
Que os caras guiam melhor que nós isso é básico, afinal de contas é a profissão dos caras, só fazem isso na vida inteira.
Eu por exemplo sou melhor engenheiro do que qualquer um desses pilotos aí.
Pois eu sou melhor engraxate (amador) que eles. Sou bom nisto.
A maioria SÃO seres de outro mundo…
Airbag que eh bom nois nao have…
Aldo Costa, sim aquela da Minardi, a pior equipe de F1 de todos os tempos, hoje na Ferrari ousou falar que era um exagero tantos botoes no volante.
Esta explicado o motivo da Ferrari ser uma piada em materia de estrategia, o nivel esta tao ruim que reclamam dos botoes no volante, e o que da contratar ex funcionarios da Minardi
Ate concordo, e realmente botao para tudo, mas imaginem os comandos espalhados pelo cockpit, como nos carros antigos, a meu ver seria muito pior para fazer as regulagens e muito mais perigoso.
Fico espantado que aqui muitos deram razao a este comentário imbecil do Aldo Costa que nunca fez nada que preste na sua vida, a nao ser trazer toda bagagem de ideias e técnicas da Minardi e que hoje tenta aplicar na Ferrari, com 100% de eficiência, a estrategia da corrida final de 2010 foi feita ao estilo Minardi) a Ferrari.
A Ferrari na F1 e historicamente uma equipe que sempre teve problemas para se ajustar aos novos recursos tecnologicos:
Demorou para entrar na era Turbo;
Demorou para aplicar fibra de carbono no chassi;
Demorou para largar os carburadores Weber ficando anos longe da injeção eletronica;
Teve dificuldades para usar o berilio nos motores, como nao conseguiram fazer o uso certo dele, o que a Ferrari fez, alegaram que o berílio dos motores(o forte da Mercedes) era anti-ecológico ( todo mundo sabe que não é) num ato de clara safadeza.
Aldo vai tomar naquela lugar.
Com referencia ao Barrica,
“O cara mudou o acerto do carro oito vezes na mesma volta!”, espantou-se. “Isso eu não consigo fazer”
Sem palavras ,ele nao consegue nem limpar a bunda direito igual aos outros pilotos, imaginem apertar botoes, tipo de cordenação motora, nivel moral e interlectual, requisitos que ele nao tem e nunca tera.
Há alguns dias estava vendo uma foto do interior do 126C2 da Ferrari de 1982. O volante só tinha o cavalinho rampante e nada mais. O piloto só a trocava de marcha e pronto. Hoje com certeza muitos dos pilotos se atrapalham com esse “carnaval de botões”. Parece com aqueles aparelhos de som da National que tinha um monte de botões que eram usados só pra melhorar a qualidade do som.
Botão por botão, qualquer carro de turismo, seja GT ou Super Turismo, há muitos botões espalhados pelo cockpit. A diferença é que no F1 há “pouco” cockpit, sobrando pro volante conter tantos botões.
A Formula 1 nos últimos 10 anos tecnicamente esta muuuuito mais difícil para o piloto que nos anos 80, esportivamente antes era mais legal, mas isso porque o carro permitia ultrapassar, e o piloto tinha total liberdade para falar, hoje se vc for chamar o rival de viado ou que sua mulher é feia, lá vem multa. Imagina se Schumacher ou Alonso dessem um soco na cara de um jornalista(como Senna fez, houve outros casos) o mundo ia desabar! O que dava graça era esse ódio mortal entre os grandes pilotos, e não tinha mole não, quando precisava jogar SUJO eles não se importavam, a torcida aplaudia, hoje se um piloto dá uma espremida no outro no muro, já começa as críticas, a anos os fãns só sabem atacar determinados pilotos…na boca de balde do Galvão a lista cresce a cada dia e com ele vai uma nação inteira de bocós, começou com Schumacher, agora é a vez do Alonso, Hamilton, Vettel…e assim vai.
No lado técnico, além desse monte de botões no volante, esse ano inventaram forma do piloto tirar a mão do volante para tampar buraco para desviar o ar…verdadeiro absurdo! Alonso na Espanha entrou em uma curva de alta (antes da reta dos boxes)com uma mão no volante, a imagem é espetacular, mas não vale o risco! Antigamente os pilotos entravam e saiam do box RASGANDO sem se importar com a velocidade ou punições, hoje é muito mais complicado tem limite pra tudo, qualque coisa lá vem punição besta(imagina lembrar de tudo mexendo nos botões). Na pista qualquer coisa(a mais), lá vem punição! Olhar o Schumacher parado no box esperando a luz verde acender foi patética, isso nos anos 80 seria motivo de ira nos torcedores do Senna! Alonso faz uma ultrapassagem em Kubica(que não deu espaço, o espanhol passou do ponto na chincane) e lá vem punição…ridículo, essas coisas antigamente não existiam era muito mais fácil para o piloto! O grande lance em MON foi a ultrapassagem do Schumacher em cima do Alonso, depois veio a punição, depois reclamam que o piloto se acomoda atrás, mas se Schumacher faz a ultrapassagem é vilão, vai entender! A espremida em cima do Rubens o próprio Berger disse que aquilo era comum nos anos 80. Os torcedores reclamam que a F1 esta chata, é a F1 ou os tordedores? Foram 5 campeões diferentes nos últimos 5 anos, Massa e Rubens tiveram suas chances em 08/09, se não foram campeões, PACIÊNCIA! Em 2011 cinco campeões vão disputar vitórias, quem não estiver satisfeito que pare de ver F1, vai fazer um grande favor!!!
O que mata não é o patriotismo Gomes, e sim a patriotada! O R.Leme disse em uma corrida que Schumacher chegou a trocar 15 vezes o mapeamento, quando puder pergunte ao Schumacher(ou ao Rubens) para tirar essa dúvida…sempre achei que esse era um dos dramas de Rubens, notem que ele é muito ruim de largada, ele não se deu bem com tanta tecnologia, outra impressão é que durante a corrida ele não consegue mapear o carro como os outros(e quem sabe mudar melhor o mapeamento, mais rápido fica), isso ficou bem nítido em 2009, Button sumia a frente, isso já acontecia com certo alemão no passado. Agora, vai falar para o Galvão que a F1 atual é mais difícil que antigamente, ele se morde de RAIVA! Burt disse isso esse ano e o Galvão ficou todo xiliquento. Quantos as ultrapassagens, coloque os grandes do passado nos carros desde 2000, eles também iam reclamar muito que não dava para ultrapassar, coloque Hamilton, Schumacher(na fase boa) e Alonso nos carros dos anos 80, eles também iam fazer muito mais ultrapassagens, errado estão as regras, os carros, mas quem paga o pato são os pilotos. O próprio Piquet disse que se fosse entrar no carro de F1 hoje, nem saber ligar ele ia conseguirr. Os carros de hoje são muito mais rápidos que os de antigamente, quanto mais velocidade mais habilidade o piloto vai ter que ter, não existe esse papo de piloto de vídeo game, isso é desculpa de tordedor que esta perdendo. Se Massa e Rubens fossem campeões em 08/09 o Galvão ia esnobar dizendo que a F1 é o máximo, o torcedor ia dizer que o Brasil voltou a humilhar. Só não entendi uma coisa, se os pilotos de hoje são fracos, então Massa e Rubens tinham que ter pelo menos uns 2 títulos cada, se não conseguem superar os pilotos fracos, vão superar quem?
Coitado do Schumacher foi 7 vezes o mais fraco de todos, tem alguma coisa errada…
Um volante de onibus espacial tem menos botoes que os carros de F1 hoje
Assistam o video…reparem na parafernalia de botoes para mexer quando ele para o carro para treinar largada
http://www.youtube.com/watch?v=fiaw5Eo-bsE&feature=fvst
Essa parafernalha toda tende a homogeneizar a pilotagem. A diferença de alguém com pilotagem genuinamente rápida acaba diminuindo. Lamentável.
Eles devem ter saudades dos karts, que nem câmbio têm.
“Mas todos guiam qualquer coisa melhor do que nós”
Concordo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
“OK, é uma grande qualidade. Mas dá para fazer isso em 70 voltas? Em todas elas?”
E precisa, por acaso? Retomando a analogia do celular, na maior parte do tempo é só ligar e mandar mensagem. Mas de vez em quando surge a oportunidade de usar um GPS, navegar na Internet, consultar um mapa ou ouvir uma musiquinha.
Deixem os botões lá. Essa história do Schumacher prova que tem gente que faz bom uso deles. Quem tiver medinho, não use.
E fazer tudo isso de luva, que não é cirurgica.
Lucas vale a pena tambem lembrar que os carros eram mais pesados e muito ruim de freio,pneus de 4.5 pol,sem limitador de giro e câmbio seco(sem sincronizadores),um erro de 15m numa freada poderia representar a ida a um monte de fardos de feno e um grande incêndio.O Auto Union da decada de trinta com seus 16 cil. tinha aproximadamente 525 hp,para cada epoca as suas dificuldades mas todos os pilotos e em todos os tempo sempre foram muito acima da média (muuuuuito mesmo)a dos melhores motoristas comuns que dirigem por ruas e estradas.
É o que eu sempre disse… A F1 de hoje é muito mais difícil.
Não é uma simples alavanca de câmbio e uma embreagem no pé que pode dar o vaticínio de que antigamente era mais difícil do que agora. Antigamente só se fazia isso e virava o volante, em um carro mt mais lento e com reações bem mais “suaves” que os atuais.
Essa tese o Flavinho defendeu em uma passagem do livro que a Alicia Klein escreveu sobre a vida de Michael Schumacher
No dia em que cortarem a comunicação dos pilotos com a equipe acaba a F1, pois tenho, a cada dia tenho mais certeza do que penso sobre F1, carrinhos em que os pilotos tem a função de manter na pista enquanto os cabeças via radio executam as alterações necessarias para uma eventual alteração e melhoria do tempo.
FG..Bom dia…………………………dizem que a direção da F150,tem um sinalizadro que não é para serem criticados pela mida e pelo torcedores..é o sinalizador…..FELIPE…EL FODON ESTA ATRÁS DE VCE…. PARE E VEJA COMO É TOCAR ESSA COISINHA.CAMBIO…DELIGADO…rssss..
Playstation e Xbox tbm são cheios de botões, e isto não torna zilhões de gordinhos nerds atletas.
É por isso que achei um exagero falar que o duto frontal é perigoso pois para acionalo o piloto tinha que tirar uma das mãos do volante, isso no caso de Ferrari , RBR ou outra não da Mclaren criadora do sistema.
Esportivamente acho que seria muito bom a limitação de botões e funcções dentro dos carros. Isso exigiria acertos om compromissos, os carros não seriam tão rápidos em todos os momentos de uma volta, em todos os momentos de uma corrida, e a lentidão gerada criaria ótimas poss´bilidades de estratégias.
O melhor a fazer é limitar o nº de botões no volante.
Esses volantes… realmente; são mais enfeitados que penteadeira de viúva.
Exagerando um pouco: daqui a alguns anos talvez o volante se pareça com painel de avião grande (cheio de botões, alavancas de comando, alertas piscando etc). Isso se também não criarem uma espécie de HUD na frente do piloto ou um HMD no capacete.
PS. HUD – http://en.wikipedia.org/wiki/Head-up_display
HMD – http://en.wikipedia.org/wiki/Helmet_mounted_display
Daqui a pouco tempo teremos 2 pilotos para o mesmo carro
Um dentro e o outro fora
Ambos em sintonia
O de dentro conduz e o de fora regula tudo isso…e muito mais que pode vir por aí ainda…
Deveriam voltar a suspensão ativa e deixar só a coca cola e o rádio. Quem sabe esses caras ao invés de ficarem regulando resolvessem fazer ultrapassagens.
Daqui a pouco vão precisar de um co-piloto / navegador .
gomes imagina o rato detalhista como ele era , na f1 do zilhoes de botoes quantos titulos ele teria ganho?
Aí falam “geração playstation”. mas o controle do PS tem atualmente 13 botões. Esses volantes aí passam fácil de 20.
Flavio, na verdade o que o Schumacher alterava frequentemente durante uma volta era o balanço dos freio, tinha curvas que ele “jogava mais freio” pra rodas dianteiras e em outras ele “jogava mais freio” para as rodas traseira…Ele fazia isso através de uma alavanca abaixo do volante, na qual ele girava com a mão direita. Tem um video no youtube de uma volta que ele fez isso mais de dez vezes, se eu encontrar, eu posto aqui
Você estava lá em Imola quando a gente entrevistou o Rubinho e ele falou sobre a telemetria do Schumacher? Não te vi lá, desculpe.
Uau! Só de imaginar um ser humano fazendo isso já é de arrepiar. Tomara que vc encontre esse video.
O video poderia ser esse aqui?
http://www.youtube.com/watch?v=VjrZxFe3Iw0&feature=related
O Schummy mexeu nesse bagulho seis vezes nessa volta no Bahrein.
Imagine em Spa!
Acredito que seria mais adequado dizer:
“Mas todos guiam qualquer coisa INFINITAMENTE melhor do que nós”
Vc tem toda a razão. Muito justo o seu comentário. Creio que depois dessa vou tentar instalar um botão no volante do meu Puma de uso no dia a dia, e quando apertar, tomo uma injeção de Rivotril. Abraço
Nao deve ser facil realmente, controlar o carro, cuidar dos adversarios e ainda por cima, ficar mexendo em tudo quanto é botao, isso em uma velocidade muito grande. Tem que ter concentraçao e das boas. Agora mudando um pouco, no video do teste do Massa, na nova Ferrari, como sempre se ve muitos computadores, e toda parafernalia, mas no final o engenheiro, ainda anota os dados com uma canetinha e um boloco de papel.
isso sem contar com o engenheiro falando no seu ouvido: o alonso é mais rapido do que voce.rsrsrsrsrsrsrsr.
Essa habilidade do alemão é mesmo sensacional !
Tem um vídeo que achei que ilustra muito bem isso.
Lembro que quando vi pela primeira vez, achei uma coisa absurda !
Em quase toda curva ele muda a distribuição da carga de freio. Impressionante !
Link:
http://www.youtube.com/watch?v=EHHm8JyNdwA
Abraço !
Flavio, fuçando na net achei esse fantastico comercial com o Jean Alesi, muito bem produzido pela Mercedes http://www.youtube.com/watch?v=16ej4XLaPKc&playnext=1&list=PL5A06EB7D409499B6
gostei mais da cnatora, o alesi continua sendo um prego, só fez algo na tyrrel, na ferrari negou fogo
Eu ouvi uma vez um piloto de MiG 21 falar que muitos pilotos eram reprovados na escola de pilotagem dos MiGs não por má pilotagem, pilotavam muito bem, mas porque não conseguiam lidar com a quantidade absurda de informações que um piloto deveria gerenciar durante uma missão. Acho que esse é o destino de quem está no topo de sua área de atuação.
Uma vez Barrichello falou algo parecido e foi esculhambado. Agora o Alonso diz a mesma coisa e é apoiado.
Vai entender…
Eu também acho que os pilotos deveriam se preocupar em correr. Não em ficar apertando botões tirando meio segundo de atenção da pilotagem.
Flavio, esses volantes são modelos recentes, né? Fico imaginando como deviam ser os volantes das “Willians Eletrônicas” de 1993. Cruz credo!
Eram simples, o carro fazia quase tudo. Mas o mais armado tecnologicamente era o de 1992. Suspensão activa..
“Relativamente” mais simples do que os atuais:
http://myweb.tiscali.co.uk/f1originals/fw14b_wheel.htm
FG,
Seu último paragrafo diz tudo e mais um pouco.
Os ruins de lá, são top. Essa é a verdade.
Euia dizer o mesmo sobre esse último parágrafo, que é um tapa na cara de alguns saudosistas, que dizem que o carro de hoje anda sozinho. O piloto de hoje, além de ter pernas e braços cheios de dedos, tem que ter muita cabeça.
A saudade é das grandes corridas, dos duelos, da rivalidade, das ultrapassagens, e com relação a isso tudo o os botões não tem culpa alguma.
eu acho q hj é muito mais difícil pq os carros tão muito mais rápidos, os botões são só uma dificuldade a mais, mas isso é achismo né, uma ciência não exata….
Rapaz, nem tanto. Os carros da década de 50 já conseguiam passar dos 300 km/h de velocidade máxima (a Alfa Romeo 158, carro de com o qual Fangio e Farina foram campeões, chegava a fazer 314 km/h), e a velocidade média também já era altíssima. Pra dar outro exemplo, citando o Eduardo Correa do GPTotal:
“Nas Mil Milhas de 55, Moss percorreu as últimas 83 milhas da prova, disputa em estradas abertas ao público sem absolutamente nenhum tipo de proteção, a mais de 257 km/hora. Juan Pablo Montoya, autor da mais rápido volta de classificação da história da Fórmula 1 o fez, em Monza 2002, a 258 km/hora.”
Sem falar que os carros de 1950 *não* tinham aerofólios pra grudar os carros no chão como os de hoje, o que demandava muito mais perícia.
carlos santista. imaginme-se no gp de monaco, com um carro que perde a embreagem na largada e voce completa todas as voltas chegando em 3°, (se não me engano), trocando de marchas “N” vezes na alavanca, pois é iisso aconteceu com o Wilson Fittipaldi, mais um pequeno detalhe, na decada de 70 os cambios eram secos, não tinham sincronizadores para equalizar as marchas, era tudo na base da dupla debreagem, no puro tempo do motor. olho no contagiros e ouvidos no ronco da maquina.
Deve ser coisa de doido mesmo, mais imagino que muito dessas opcoes devem ser via radio, o engenheiro que acompanha a telimetria deve dizer em qual das posicoes, determinadas regulagens deve ficar.
Enfim e coisa de maluco,
Poderia ate ser interessante uma materia sobre volante de F1, o que significa cada uma daqueles botoes e como realmente afetam o carro.
Ricardo – OR
tudo é comandado pelos boxes, talvez menos a regulagem de freios e de barras estabilizadoras que ficam a criterio do piloto.
Finalmente, encontrei alguém com a mesma opinião que a minha…
Daqui a pouco, para melhorar o espetáculo, o Bernie vai sortear um piloto a cada 3 voltas para solucionar uma equação matemática enquanto dirige. Se errar, paga 15 segundos no fim da corrida.