GARAGEM SECRETA

SÃO PAULO(quantas dessas?) – Há muita coisa escondida por aí. Recebi este vídeo sobre um acervo “secreto” do Smithsonian, considerado o maior complexo de museus do mundo. Esses carros estão guardados em Washington. Só coisa rara, como um emblemático Tucker. Tem um desses no Brasil, como se sabe. Em Caçapava, no velho museu de Roberto Lee.

Semanas atrás, o acervo do museu decrépito, abandonado por décadas, foi doado à cidade. Alguém sabe como anda essa história? Quantos carros sobraram, para onde foram, o que será feito dos prédios? Até onde eu sei, a família de Lee doou o acervo e os prédios, para poder lotear o terreno da fazenda onde ficava o museu. É isso mesmo?

Comentários

  • Para min que sou de Caçapava, e apeerendi a gostar de carros com o Sr. Roberto E. Lee,que aturava o menino chato e perguntador e que se contentava em tirar a pooeira dos carros em exposição ,só para poder entrar nas preciosidades mecânicas que o museu possuia.É realmente muito triste ver que até o predio onde abrigava o museu,hoje tem risco de desabar tal o estado de abandono.A nossa cidade não tem uma unica atraçõa turistica.O museu seria uma atrção se as “otoridades publicas locais ´´tivessem tido a capacidade de fazerem um acordo com as herdeiras para manter o museu e a antiga fabrica de sabão dos Matarazzo como atração turisticas do municipio.Más infelizmente para nós(que gostamos de carros),desde a morte do Sr. Lee,nunca tivemos um mandatário municipal com visão,principalmente a de turismo.
    Perdemos o museu.e eu não sei onde foi parar a maioria dos carros,sei que alguns foram destruidos num acidente com trem,más espero que os que restaram estejam boas mãos.
    CACAPAVA HOJE É CONHECIDA COMO A CIDADE DO “JÁ TEVE´´, MÁS SE QUISEREM CONHECE- LA SEJAM BEM VINDOS!!!!!!!!

    • O carros que restaram foram levados para um galpão da prefeitura municipal da cidade de Caçapava, graças aos esforços do secretario Fabricio Correia a familia doou para o municipio.
      Alguns carros que estavam inteiros ja foram lavados, limpos e serão restaurados para que logo as pessoas possam ver de perto as maravilhas
      O Tucker esta no acervo entre outros

  • bem… o link indicado pelo amigo n.4 é bem esclarecedor.
    Resta-nos, agora, dar um tempo e ver o que irá acontecer.
    Falam muito do Capeta como parte do acervo, mas se esquecem que o carro é da Ford e agora está em Brasilia.
    A conferir…

  • O narrador faz parte do museu ? Parece um robô ou uma múmia paralítica. O Tucker é simplesmente maravilhoso, Tem até um filme sobre a produção desse carro. Francis Ford Coppola está ligado a filmes de grande sucesso. Neste caso, o célebre realizador inspirou-se numa história real. O filme narra a história de um homem, Tucker, teve a audácia de pensar e executar um novo conceito de automóvel. Criou uma equipe, ergueu uma empresa. As cenas de recrutamento de pessoal são interessantes para analisar as motivações dos diferentes candidatos e a capacidade do empregador para os entusiasmar com um projeto inovador. A concorrência interveio, conseguindo pôr um processo em tribunal que obrigasse ao encerramento da empresa. A persistência e forma como vão sendo ultrapassados os vários obstáculos, são um hino à forma como se pode liderar e acreditar num projeto. O modo como utilizou o marketing, em cenas que nos fazem sorrir mas bastantes realistas, ilustram a importância da apresentação de resultados que às vezes podem não ser suficientes. Tucker veio a perder a batalha judicial mas as suas propostas venceram, como, por exemplo, a dos cintos de segurança e passou à História no verdadeiro sentido da expressão!

    • quer ver um filme otimo do coppola sinre carros: amercan grafitte, assisti essa semana um filme antigo que tem umas corridinhas agua com a.çucar de dragster, a praia dos biquines, filminho legal, hoje vou assistir a praia dos amores que é da mesma turma, impagavel um personagem bad boy com asua gang de motoqueiros, o erick von ziper.

    • quanto ao filme tucker o homem e o seu sonho, na da a comentar, fantastica a reprodução desse abnegado construtor e inventor, mas as 4 grandes empresas não o deixaram levar adiante um projeto fantastico e seguro, basta ver a cena da capotagem. Tem um filmje onde o personagfem tambem é um inventor e desenvolve o te porizador do limpador de parabrisas e é ludibriado pela ford e crysler e demorta 12 anos p.ara rfeceber a devida indenização.

  • Olá Flávio.
    O amigo JC Flores lá de Caçapava foi quem acompanhou a retirada do Tucker e os outros carros do Sr. Lee, e prometeu que vai cuidar deles com todo carinho e respeito que merecem e que foram “negados” por todos estes longos anos de ibernação. O endereço do blog para ver os carros de Caçapava é este:http://taiada-blog.blogspot.com/2011/01/tucker-torpedo-1948-1035-estrela-do.html.
    E veja algo de diferente sobre o encontro do Dia do Fusca no patio da Vw do Brasil, dia 23/jan/2011 neste endereço: http://fuscaclassic.blogspot.com/
    Dario Faria

  • O repórter estava guardado em alguma caixa por lá, não? Deve ser uma múmia de uns 3000 anos, pelo menos.

    A barata de corrida é linda! Tinha que ser exposta numa caixa de cristal.

    Ainda bem que não vi nenhum Lada, sinal de que os critérios de seleção são no mínimo corretos.