MENOS UMA
SÃO PAULO (de onde vem tanta água?) – A Ford entregou o último Mercury. E tirou a marca de circulação. Já são tantas nos últimos anos sendo descontinuadas pelas seguidas crises mundiais que até já perdi a conta. Os grandes conglomerados foram comprando, comprando… E agora vão vendendo, fechando…
Cada morte dessas leva com ela muita história, sangue, suor e lágrimas. Pode parecer meio dramático, mas acho que é assim, mesmo.
Vamos fazer uma lista das marcas extintas? Podem começar.
DeSoto, Hudson, Nash, Hispano-Suiza, Hispano-Alemán, Pegaso, Biscuiter, Abadal, Triumph (extinta pra carros, segue com motos), Plymouth, Oldsmobile, American Motors, etc, etc….
FNM, GMC; Mazda e Lada (somente no Brasil), Willys Overland, Lafer(MP), Puma, Simca, Fyber e Magnata(Bugres), dentre outras
Simca, Mercury, Chrisler do Brasil, Willys – Overland, Vemag, Plymouth, Hummer, Pontiac, Studbacker, Ford Tratores, Hudson, DKW, Wandeher, Horch.
A Mercury não fechou.
Devido a uma mudança de estratégia, e crescimento da FORD, Mercury deixou de ter um espaço de mercado entre a Ford, considerada marca de carros de “entrada” da Ford e os carros de luxo de Lincoln. Sendo que todos os carros da Mercury são baseados em carros da Ford, e a Ford elevou o seu nível de acabamento nos carros de “entrada”, a Mercury ficou sem espaço no mercado dos EUA, afinal melhor comprar um Fusion por uns 3 mil dólares menos que um Milan, e ter exatamente o mesmo carro.
Em termos gerais, plantas não foram fechadas, trabalhadores não perderam seus empregos, e a Ford continua líder nos EUA.
Se você quiser comprar um taxi Ford Crown Victoria usado na cidade de Nova York, voce irá desembolsar cerca de $ 805.000,00. Isso representa US $ 5.000,00 pelo valor do carro e mais US $ 800.000,00 pela licença. Mas quando se trata de táxis (e quase todo o resto) Nova York é sempre a exceção à regra – a menos que você esteja em Stuttgart e está usufruindo do novo táxi da revista Autobild.
O revista automobilística alemã encomendou um Porsche Panamera Turbo de US$ 132.000,00 para ser o seu táxi high-end, e quem levou a melhor foram os clientes que receberam mais do que pagaram. Veja em
http://917burger.blogspot.com/2010_04_01_archive.html
VW..FIAT..GM…FORD….todas elas já acabaram..só esqueceram se se deitar…ou estão esperando os China in Box jogarem a pá de cal….Vamos acordar moçada..vamos acordar..
Gurgel, melhor que todos os citados.
Pô Flavio, podia ter postado a foto de um Mercury Cougar em vez dessa barca feiosa que é o Grand Marquis (cópia do Crown Victoria).
Levi, a plataforma e motorização que é a mesma!!!
O Crown Victoria, em sua maioria é utilizado pela Policia, que depois de rodar milhares de milhas vai a leilão e vira Taxi.
O Gran Marquis, um pouco mais luxuoso, que é utilizado apenas penas pelos “velhinhos saudosistas”
Já o Lincoln Town Car , que esta com os dias contados, só é produzido até hoje graças ao mercado de Limousine.
Podem falar o que quiserem do carro, só que quem tem um desse não precisa de oficina e só por gasolina, sem miséria e pegar a estrada!!!!
guilherme, sem contar que depois que dão baixa da policia, vão com aquele motorzão diferente dos de rua.
Estes carros são feios demais, os Yankees faziam belos carros, mas a partir dos anos 80 desaprenderam, e , acho que ainda não se reencontraram, em estilo propriamente.
Eu curto uma “barca” dessas, tanto que tenho um Aero Willys (Ford) 1971, um dos ultimos, todo azul, faltando uma das calotas, que não consigo encontrar nem lá na casa do carvalho. Caso alguem possa me ajudar …
Flávio, tive uma minivan Mercury Villager. A mercury deixa saudades.
Famosa Freddie Mercury Village People
Também, com essas banheiras fantasmagóricas, sacolejantes e cheias de portacopos, só poderiam falir.
As histórias de todas essas marcas são muito bonitas mas, depois de serem adquiridas pelas incompetentes GM, Ford, Chrysler e outras, foram esvaziadas no orgulho e no sucesso, restando apenas a vergonha aos gordos bonachões americanos.
Que sejam fechadas e lembradas por seu passado, porque, desse jeito, já estavam fazendo hora extra neste mundo.
O Diogo tem razão, nos anos 50/60, tinham personalidade própria, últimamente, apenas colocavam grades diferentes nos ford, assim como acontecia com os oldsmobiles, pontiacs e buicks, realmente fazendo horas extras
Miura
Acho que podemos colocar todas as indústrias inglesas, que estão nas mãos de asiáticos e alemães.
Marmon, Duesemberg, Sinca, Packard, Hudson, Studebaker, Horch, DKW,Talbot, Facel, Aclo, Leyland………
Os americanos são especialistas em falir marcas de carros. Outras crises já levaram a Duesenberg, Studebaker, Edsel (que era da Ford) Packard, Cord, Hudson, Nash, DeSoto, AMC… deve ter mais.
É mauito ruim quando marcas deixam de existir. Levam para o túmulo sua história, seu legado… Mas, seu espírito permanece vivo na memória e nas coleções dos apaixonados. No entanto, é ainda mais triste, quando nas compras/fusões/trocas, as marcas perdem sua identidade. É o caso da Lancia, da Alfa Romeo, da Lotus, da TVR, da Rover, da MG, da Saab, que hoje fazem carros que não respeitam sua tradição. Ficaram pasteurizados, fat-free, descafeinados…
Esse carro é lindo e confortavel, junto com outros: Lincoln Tow Car 1999 e Continental da década de 90 sedans Lindos e confortaveis!
Que triste, heim, Gomes?
Sei que você não é muito fã dos americanos, assim como eu, mas a Ford é dona da Mercury há quase 100 anos… é uma poota história.
Eu penso nos belos Monterey, Fairlane, Cougar que a marca já produziu… é triste.
Enquanto isso, a Ford nacional continua com aquele Ka ridículo e a Courrier que está mais ultrapassada que a Kombi. O mercado latino não significa nada além de uma boa fonte de renda.
FESter
A Courier, apesar dos pesares, ainda é bem melhor que essas pseudo-picapes como Monstrana, Hoogar, Saveiro e outras monstruosidades cheias de plástico e penduricalhos que não servem para nada.
Assim como era a saudosa Pampa, a Courier é carro para trabalhar e não para fazer bonito com os vizinhos…
Concordo com o Navalha, pois vc tem uma Saveiro, quando não é homem suficiente para ter uma Courrier, nem gay assumido para ter uma Montana. (credo, será que caí na lei anti-homofobia) (e pior, não usando o novo acordo ortográfico)
Oldsmobile, Mercury, Hummer, Pontiac, Saturn, Plymouth, a SAAB quase foi pro espaço também; fora a lista de marcas americanas que já deixou o mercado (que tem inclusive no Wikipedia, no link: http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_defunct_United_States_automobile_manufacturers
As marcas da Gringolandia que vão fazer compania pra Mercury:
Recentemente: Oldsmobile e Plymouth foram extintas
Ha mais tempo:
-AMC e suas predecessoras, Studebaker, Nash, Hudson, Packard
-Willys (Descanse em paz), Kaiser, Fraser, e os pequenos Crosley
-Divisões mais velhinhas das grandes: De Soto, Imperial (não lembro de outras :( )
Se for contar no Brasil, é mais fácil: Willys, Simca, Vemag, Chrysler (2 vezes :), Puma, FNM, e toda a galera da Fibra de vidro.
Gurgel, FNM
Mercury era pra ser a marca “esportiva” da Ford, e a Lincoln a de luxo. o compartilhamento de plataformas acabou diluindo a marca. Chegaram a fazer com o motor 427 pol.
a mercury muito provavelmente estava com a ford desde a década de 20, 30 ou 40. de toda forma, não deixa de ser uma grande perda e um sinal da farra na qual as montadoras americanas estavam.
não se pode esquecer, também, que as montadoras americanas mataram 2 fabricantes pra ficar com o monopólio (e perder dinheiro, inexplicavelmente): a studebaker-packard, nos anos 60, e a american motors, nos anos 80.
Mercury não tinha graça nenhuma, mas Cadillac e Oldsmobille eram marcas legais, assim
Nash?
Só pra relembrar, Mercury, guiado por David Pearson, em Riverside, 1973:
http://img37.imageshack.us/img37/8230/73mercuryhr.jpg
E para manter o espírito da série de carros de rally, um Singh Mercury Comet premiado no East Africa Safari Rally, Kenya, 1964.
http://img37.imageshack.us/img37/7440/64singhmercurywinhr.jpg
plymouth, Oldsmobile, willys, dkw, dmc (de lorean?)…
* Pontiac (um assassinato, a única de apelo realmente esportivo da GM, e que fazia coisas MUITO bacanas).
* Saturn (também GM, mas foi sem deixar saudade).
* Oldsmobile (a primeira a ser ceifada da GM, e justamente a mais antiga das divisões…)
* Plymouth (idem Pontiac, só que para a Chrysler).
Acho que teve outras, mas não lembro.
Flavio a lista é muito, mais muito grande mesmo, está em ordem alfabetica para você ter idéia. Então vou colocar só o link do Wikipedia. Sério, será que é verdade??????
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_dos_fabricantes_de_autom%C3%B3veis_extintos_dos_Estados_Unidos
Meu avô materno era “chofer de praça” (taxista) e tinha um Mercury sedã, daqueles do final dos anos 1940. E um mecânico amigo meu foi dono de um Cougar 1967.
Triste notícia.
Plymouth, Hummer, Oldsmobile, Pontiac, Saturn, Karmann, Chamonix…
A Chamonix ainda existe!
Gurgel, DKW, Puma…
Pontiac e Oldsmobile.
Eu tive um Mercury Sable 94 por 4 anos quando morei nos EUA. Carrão! Descanse em paz!