MOTOLAND
SÃO PAULO (boa surpresa) – Cheguei atrasado? Porque eu realmente não conhecia este museu de Curitiba. É o BMW Motorrad Museum, com um acervo de 40 motos BMW dos anos 20 até as atuais. O museu pertence a João Carlos Ignaszewski e foi inaugurado no fim do ano passado. Bem legal mesmo. O pessoal aí do Paraná já conhece? Tem mais informações aqui.
Quando o assunto é BMW , tem que obrigatoriamente estar relacionado com o João Carlos.
Conheço meu compadre há mais de 50 anos e até os dias atuais jamais conheci outra
pessoa que fosse tão dedicada e fiel à Marca BMW, como ele.
Lí todos os comentários daquí, e…já falaram tudo.
Parabéns ao Sr. Flávio Gomes,primeira vez que leio sua coluna(não o conhecia).Vou fazer um Pit Stop aquí de vez em quando.
(6)Jacu do Mato-, deve ser mesmo.Era so o que faltava’ Motorrádios” NEM COM UM ERRE SÓ. Brincando com coisa séria Sr. Jacu.
Conheço o João Carlos há mais de 20 anos e desde o início era um apaixonado incansável pelas Motos BMW. O seu Museu é conhecido no mundo todo e aqueles que o visita saem elogiando seu magnífico trabalho. UM Museu se faz de duas formas: Você compra as motos prontas ou Você as recupera. O João preferiu recuperá-las, cujo trabalho é muito mais difícil, mas como ele é um fanático da perfeição recuperou quase todas elas e hoje tem o orgulho de dizer o que fez.
Parabens João Carlos, Yara, Maurício e seus colaboradores.
abraços
Harry
Que bom, Herr Flávio!
Estou em Curitiba desde 2000, sabia desse museu, que era super completo e tal, mas não sabia aonde ficava.
Era um tal de, “vira na padaria à esquerda, sabe aquela casa com a sacada azul?”
Agora com a sua dica, irei com toda certeza!
Parabéns pela iniciativa fantástica, e fica um alerta, pois muitas cidades faturam alto com encontro de motocicletas e também de carros antigos e exóticos e, por incrível que pareça, não tiveram a mínima vontade de abrigar museos. Várias cidades apresentam encontros de carros e motos e os aficionados participam ativamente, sendo que muitos pode-se dizer, são tradicionais e projetam a cidade na grande mídia. Do meu ponto de vista, tais cidades tem, por obrigação moral, de incrementar suas atividades com a construção de locais que possam abrigar a história dos carros e motos. Essa é uma forma de retribuição e de incrementar ainda mais a atividade e, certamente, aumentar os lucro para todos. Parece-me que a miopia de marketing é uma constante em nosso território tupiniquim!
Flávio
Estive no museu e posso afirmar que é maravilhoso.
Conheço muito bem o Sr João Carlos e é graças a ele que tenho hoje essa paixão pelas motocilcetas BMW.
Eu e seu filho Maurício fizemos algumas boas viagens de moto pelo Brasil.
Motos BMW é claro.
Esse acervo vem sendo montado a muitos anos e foi montado dentro do padrão do museu da BMW na Alemanha inclusive com padrôes de letras e tamanho das placas de especificações das motocicletas.
Quando estiver em Curitiba não perca a opurtunidade de visitá-lo.
Vale muito a pena.
Eu estive lá e posso confirmar que todas funcionam ! A R 32 (500cc) ano 23 que é a primeira moto da marca funciona, assim como a R 39 (250cc) dos anos 20 que é uma das 855 produzidas (raríssima). Tem ainda uma R 75 com sidecar (com tração no sidecar, reduzida,etc) da II guerra mundial, acho que é ano 43, ela está funcionando também e possui um reboque para levar munições e outros materiais). A coleção está bem representada com modelos dos anos 20 em diante e deve ser uma das poucas do mundo. Parabéns ao Sr. João e ao filho Maurício ! Recomendo.
sempre é louvavel o esforço de quem cuida de coisas do passado, preservar a memoria das pessoas que viveram aquela época, não tem preço. quantas pessoas ao visitarem o museu irão se emocionar com situações vividas no tempo destas fantasticas motos, e quem não tem motivos para emoções por não viver aquele tempo, se maravilharão com o que era a engenharia existente naqueles anos, é sempre bom ver estas coisas. o quadro de ferramentas tão bem, organizado e completo, é um verdadeiro colirio para muitos mecanicos, amadores e profissionais.
Bacana é saber que elas estão bem tratadas e conservadas . E vc ainda pode dar um alô de vez em quando
Tem horas que penso: Será que vale ter um acervo FODÁSTICO desses e não poder ou querer dar umas bandas com uma das motos?
Se eu tivesse UMA antiga dessas, não ia querer deixar em exposição. Todo final de semana ia esquentar o motor pelas ruas e curtir a magrela…
Só para seu conhecimento, o Sr. João e seu filho usam sim as motos e sempre que há algum evento lá estão eles com alguma das “pretinhas”.
Um espetáculo!!!!
Graças ao mecanato de um louco, preserva-se a história de uma marca, e uma lenda em duas rodas,vou colocar na lista , quero muito conhecer e apreciar
Iniciativa maravilhosa do Sr. João Carlos. O site desse museu poderia mostrar fotos, detalhes e informações gerais de cada moto.
Que tesouro , heim ? Melhor ainda é ter condição de ter uma infra destas e abrir para visitação .
Nesse museu tem Motorrádios antigos pra ver também?
E as coleções vão saindo das garagens e sendo abertas.
Duas destas eram minhas !
O João Carlos é gente boa !
Flavio boa noite, em Curitiba não tivemos nenhuma divulgação quanto ap museu, mas tenho uma otima noticia daqui e também com relação a BMW, o nosso piloto BMW Augusto Farfus venceu as 24 horas de Dubai pilotando uma BMW Z4 GT3., mais informacoes em http://www.24hdubai.com.
Ate mais
Rogerio
Que beleza hein. Já tenho uma diversão extra para quando for a Curitiba.
Cara!!!
Fica a duas quadras de minha casa e não tomei conhecimento da abertura do museu.
Grato FG.
vou dar uma visitada, urgente.