MENU

sábado, 15 de janeiro de 2011 - 0:26Kombi & cia., Museus & coleções

NO CORREDOR

SÃO PAULO (vejo a lua) - O Aluizio Proença de Lemos, orgulhoso do trabalho feito (e com toda razão), mandou a mensagem abaixo:

Trabalho na SPTrans, antiga CMTC. Estou aqui desde 1987. Tentei procurar no seu blog algo a respeito mas não achei, então presumo que você ainda não tenha falado nada a respeito dela. No final de 2007 conseguimos restaurar uma Kombi 1985 que era viatura da CMTC, atuando no corredor [de ônibus] Santo Amaro. Esta Kombi foi uma encomenda especial da CMTC à VW do Brasil. Creio que foram encomendadas umas 35 como esta. Ela possui as portas laterais separadas como nas 6 portas, porém somente do lado do passageiro, acabamento Luxo, mas na plaqueta consta o código 231 (Standard). A Kombi estava jogada na antiga garagem Barra Funda. Das cinco que estavam lá, era a melhor para restaurar. Desde abril de 2008 ela se encontra devidamente restaurada no Museu dos Transportes Públicos Gaetano Ferolla, av. Cruzeiro do Sul, 780, próximo à estação de metrô Armênia.

Merece ser vista. Como, aliás, o museu todo, que eu mostrei na ESPN tempos atrás.

35 comentários

  1. ALEXANDRE disse:

    SOU UM AMANTE DE ONIBUS ANTIGOS ; E ESTOU PROCURANDO ONIBUS URBANO ANTIGO PARA COMPRA EM QUALQUER ESTADO , AQUELES QUE TIVEREN ALGUMA INFORMAÇAO. OBRIG

  2. ricardo disse:

    eu tenho uma desa, adique-ri, a um ano atras, poso mandar a foto c quiserem!

  3. vital francisco disse:

    q dó não é,estas combis érão novinhas,eu tinha vontade de dirigir uma na época,mas não podia,eu éra motorista,e motorista só podia dirigir onibus,rsrs mas o mercedão que fazia socorro eu já guiei,varias vezes,,,tem uma lá no patio abandonada,ces virão,q pena éla ainda dava pra reformar,será q eles vendem onibus,algum q tá lá no patio da guido caloi,eu dirigi o carro 4122,trovão azul na época apilidado,quanto será que deve valer ele,eu tinha coragem de compra-lo.

  4. Eduardo Belopede disse:

    Grande abraço ao Lemos.
    Espero que haja espaço para ele comentar que restauramos o Fofão (Scania K112) e um MB O-362 Executivo. Para o projeto de restauração também foram selecionados um MB O-364, um MB O-371U, um Volvo B-58E 2 portas, um Scania K112 Porta Esquerda e um MB OF-1313 adaptado para deficientes.
    Infelizmente alguns elementos me tiraram de lá antes de levar adiante esse sonho.
    Em relação aos pequenos caminhões brancos que o Galileu comentou, se trata de uma adaptação caseira, realizada na garagem São Miguel pelo então Gerente de Manutenção, Sr. Adalberto de Freitas, que hoje trabalha na empresa VIP.
    Foram utilizados chassis MB O-364 encurtados e inseridas carrocerias de caminhão Volvo. Erão os pequenos “Frankstein”…

  5. Donizetti Silva disse:

    Belo trabalho, preservar o passado e fortalecar nossa memória, é maravilhoso encontrarmos inciativas como esta, PARABÉNS.

    Doni

  6. marco alonso disse:

    uma bela e rara komboza, parabens

  7. Alan Freitas disse:

    Maravilhosa essa Kombi, pena que as fotos estão pequenas, mas é bom saber que na SPTrans, ou “CMTC” existem pessoas preocupadas com a memória Nacional e com a história dos transportes públicos da cidade de São Paulo.
    Muito legal essa “Kombi diferente”
    Parabéns pela matéria!!!!!

  8. Lemos disse:

    Ola Galileu, tenho poucas fotos do papa-fila, mandarei pro Flavio ok?
    abs

  9. Lemos disse:

    Ola Valério Paiva,
    Esta Viatura fazia apenas o atendimento das ocorrências “Corredor”, 24hs por dia, pois como o corredor era uma coisa “nova” na época, ocorriam muitos acidentes, ja que o pessoal não estava acostumado, com um corredor de onibus na faixa da esquerda.
    abs

  10. Lemos disse:

    Ola Claudio Bassi
    O Codigo da Kombi (tipo 2) Standard é mesmo 231, o cód. 211 é da Furgão.
    Este Código vem na plaqueta de Identificação da Kombi.

    Abaixo todos os codigos das Tipo 2:

    201 KOMBI LUXO COM 6 PORTAS
    201 B-046 KOMBI-TÁXI STANDARD
    204 KOMBI LUXO 321 B-605 IDEM, COM TAMPA TRASEIRA GRANDE
    211 FURGÃO
    211 B-059 IDEM, COM DIFERENCIAL TRAVANTE
    211 KWB-217 FURGÃO, POLICIAL MORTUÁRIO
    211 KWB-218 FURGÃO DE PRESOS
    211 KWB-220 CARRO DE DETENTOS
    211 KWB-221 FURGÃO DE DETENTOS
    211 KWB-263 FURGÃO KARMANN-GHIA
    211 KWB-046 KOMBI – TÁXI STANDARD
    211 B-056 FURGÃO COM JANELA PANORÂMICA TRASEIRA
    231 KOMBI STANDARD
    231 B-060 IDEM, COM DIFERENCIAL TRAVANTE
    231 KWB-257 KOMBI FISCALIZAÇÃO
    231 B-122 KOMBI FUNERÁRIA
    231 B-125 KOMBI POLICIA TÉCNICA
    261 PICK-UP
    261 B-059 IDEM, COM DIFERENCIAL TRAVANTE
    261 KWB-226 IDEM, COM CAIXA ISOTÉRMICA
    261 KWB-260 IDEM, COM CAPOTA “PISSOLETRO”
    261 B-073 IDEM, SEM CAÇAMBA
    271 AMBULÂNCIA
    Veja no Site do Fusca Clube do Brasil (www.fuscaclube.com.br) em “Dados Técnicos VW”
    Grande abraço.

  11. Lemos disse:

    Diego,
    os veiculos expostos no museu estão sofrendo uma especie de rodizio, por causa do espaço, o Monica, o Bonde Camarão e outros estão no predio da DRO, que é na Rua Santa Rita, galpão de manutenção, não sei informar de quando em quando é feito este rodizio ok?
    abs

  12. claudio bassi elias disse:

    Lemos, tenho quase certeza que o código da Kombi Standard é 211. O código 231 acho que era da Versão 6 portas (chamada de Taxi lá na Volkswagem). Essas lembranças me vêm à mente pois trabalhei na programação de produção da VW há 35 anos atrás.
    Abs.

  13. Diego Antelo disse:

    Tive a oportunidade de ver essa kombi no museu. Entretanto, no espaço onde, na reportagem, estava o “Monica”, tinha o “Fofão” de 2 andares. Alguém sabe dizer onde foi parar ?

  14. Valério Paiva disse:

    Eesas fotos me trazem lembranças de infância, eu lembro dessas kombis da CMTC percorrendo ocorredor da Santo Amaro, e nos terminais Santo Amaro e Bandeira, só não lembro se eram apenas para transporte de funcionários ou se eram usadas também em transporte seletivo no trecho.

    Parabéns aos responsáveis por essa restauração.

  15. Fabio Aguilera disse:

    Parabens pelo trabalho. Tenho um tio que trabalhou por uns 30 anos na CMTC (e SPTrans) e, dentre suas tarefas, muitas vezes ele visitava garagens de empresas de onibus. Sempre gostei de onibus e, claro, de ouvir as historias do meu tio sobre as compras e sobre os modelos de onibus dos anos 80 e 90. Comparados aos onibus daquela epoca (principalmente os “Pao Pullman” e um Mercedao meio quadrado que apareceu depois) os onibus atuais sao verdadeiras carroças. Belo trabalho o do Lemos.

  16. Leandro disse:

    É sempre bom ter alguém que se preocupa em manter “viva” a história destes carros. Esta Kombi é um belo exemplo.

    ps: Flávio, vc já viu o “vendedor honesto”? Eles está vendendo um Yugo… A matéria está neste link: http://www.jalopnik.com.br/conteudo/enfim-um-vendedor-honesto-na-internet

  17. ALEX B. disse:

    Putz, especial esta guria!

  18. Sergio Luis dos Santos disse:

    Linda Kombi, além de ser uma peça única com grande valor, parabéns à todos os envolvidos no projeto de restauração. Belo museu também!

  19. Philipe Pacheco disse:

    Fui no museu mês passado.
    Sem dúvida um passeio maravilhoso. Pena que seja tão mal divulgado, pq os ônibus e bondes lá estão em perfeito estado.

  20. Ron disse:

    Parabéns mesmo pelo trabalho.

    PS. Excelente matéria sobre o museu. Muito interessante a estória dos bondes com encosto de banco que vira e o apetrecho antiatropelamento.

  21. Lemos disse:

    Primeiramente agradecer pelo espaço, e de poder mostrar que mesmo a trabalhando em um orgão publico, tentamos, da melhor maneira possivel, ajudar a preservar a historia do Transporte.. Quem não a viu de perto ainda, recomendo dar uma passada no Museu, la tambem estão devidamente restaurados o FOFÃO (Double Decker), de 2 andares da época de Jânio Quadros, um MB O362 Executivo, e muita coisa interessante.
    Valeu Flavio pelo espaço mais uma vez . .
    Se quiser mais fotos possso envia-las a vc
    Abs

  22. Renato Amorim disse:

    Para quem não conhece o Lemos é a maior autoridade em VW`s a ar do Brasil. Um grande cara, sempre disposto a ajudar e apoiar todos que o procuram, faz parte da diretoria do fusca clube do Brasil e é um dos responsaveis por este trabalho maravilhoso nesta kombi idem!! Parabens ao Gomes por dar espaço e mostrar este trabalho! E…parabens (+ 1 vez) Lemos!

  23. Edison Guerra disse:

    Felizmente sempre existe um abnegado que consegue registrar a história.Parabéns ao Aluizio.

  24. galileu disse:

    vou sempre na sptrans da rua cachoeira, e lá tem 2 pequenos caminhões brancos, utilizados apenas internam,ente foram construidos lá mesmo segundo me informaram, vale a pena uma materia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>