O ACHADO DO SÉCULO

SÃO PAULO (encerrando por hoje) – O Aluizio Lemos, que tende a se tornar nosso setorista de Fuscas, Kombis & Similares, conta que o universo dos VW a ar está em polvorosa desde que, em 2008, foi encontrado na Lituânia um dos Fuscas mais antigos de que se tem conhecimento: um modelo pré-produção, feito em 1938. Talvez seja mesmo o mais antigo sobrevivente da família, quase um eco do Big Bang, já que o ’38 do museu da VW em Wolfsburg tem chassi do ano, sim, mas a carroceria foi feita, nos padrões de antes da Guerra, a partir de uma carcaça da década de 50.

Vamos ver se eu consigo resumir a história.

Esse carro teria ido parar na Lituânia depois que a URSS invadiu Berlim e acabou com aquela merda toda. Foi provavelmente levado para o Leste por algum soldado soviético. Lá, ao longo de décadas, o Fusca foi sendo modificado a torto e direito. Até motor de Volga enfiaram no pobre besouro. E parece que tinha registro de DKW. Cortaram tudo, adaptaram vidros, maçanetas, rodas, mecânica, fizeram uma cagada federal.

Aí, em 2003, um certo Emilis foi de Fusca a um casamento por aquelas bandas. E um amigo contou que tinha visto um carro parecido com o dele jogado num matagal. Emilis foi lá dar uma olhada, estava precisando de um capô, e deparou-se com algo que dava até medo. Mas mesmo assim fez até um vídeo, que pode ser visto aqui, no ótimo Fórum Fusca Brasil, ou clicando na imagem acima. É um emocionante registro de uma descoberta realmente histórica. Arqueologia nos tempos do YouTube, ao vivo e a cores.

O vídeo e algumas fotos foram mostradas ao presidente do Clube do Fusca da Lituânia, e o cara ficou cinco anos na orelha do dono até conseguir comprar. E, logo depois, vendeu aos alemães que estão restaurando a peça. Tudo isso, em fotos, pode ser visto aqui também, no site que está acompanhando passo a passo o trabalho de reconstrução do carro — o The Samba.

Um trabalho excepcional, diga-se, porque muita coisa está sendo feita a partir do zero, com fotos e referências bibliográficas. Claro que os caras têm um site também, este aqui, para quem quiser saber um pouquinho mais. A VW permitiu que os restauradores tirassem medidas do carro exposto no museu e ajudou a obter peças originais. Usaram um chassi de Kubelwagen 1938, que acharam não sei onde, e a carroceria encontrada na Lituânia, essa sim autenticamente 1938, será colocada sobre ele. Assim, teremos em pouco tempo o único exemplar 38/38 de Fusca do mundo, o famosíssimo KdF criado por Ferdinand Porsche a mando de Hitler.

O que é, de fato, o achado do século. Só perde para o ET Bilu, que anda meio sumido e desconfio que é fajuto. Esse KdF é autêntico.

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joao muratorio
joao muratorio
12 anos atrás

Prezados!
Procuro um motor de fusca 1951 ORIGINAL!!!! Novo ou usado!!!!
Quem poderia ajudar? Indicar? Vender?
Por favor me liguem (011-9720-0259) ou mandem email [email protected].
Muito obrigado!
Joao Victor

Marcelo Louro Silvério
Marcelo Louro Silvério
13 anos atrás

Eu tenho um fusca 1980!!! Acreditem!!! E funcionando!!!

J. Alves
J. Alves
13 anos atrás

Que muito louco… Descoberta ótima mesmo.

Fui no link vw38 e vi um vídeo postado ontem, colocaram a carroceria no chassis:
http://www.youtube.com/watch?v=KDHU5XzPweM

Não é que o bichinho vai andar, mesmo!?

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

O que não faz a necessidade.

Fabio
Fabio
13 anos atrás

Maravilha. Entretanto, acho que cabe lembrar o Eng. Josef Ganz, que foi realmente o criador do Volkswagem em conceito mecânico e de mercado, oportunamente “adotado” por Herr Porsche e aquele outro cara…
abraços

Elvis
Elvis
13 anos atrás

Flávio, achei legal esta notícia e compartilho com todos: menor tocador de vinil do mundo é uma Kombi. Vejam no link: http://www.bahianoticias.com.br/infoinveste/noticias/2011/01/19/5676,menor-tocador-de-vinil-do-mundo-e-uma-kombi.html
Afinal de contas, uma Kombi é mais que um carro.

Alan Magalhaes
13 anos atrás

Pessoal animado aqui no blog. E o pior é que a maioria não fala sobre o fusca. Bom Flavinho, para mim foi uma surpresa, apesar de que parece muito adaptado mesmo. Até feixe de mola tem na traseira. Mas só o fato de alguém restaurar alguma coisa que estava apodrecendo já é uma coisa legal. Foi uma coincidência este post para mim, pois exatamente esta semana oficialmente retomei a restauração de meu 58, parada há anos. Ele está em estado parecido com este aí do post. Vou te mandar umas fotos de como ele está hoje. Obviamente farei um acompanhamento dos estágios da restauração e, caso interesse, te manterei informado. Abração aos amantes desse carro maravilhoso.

Gustavo Barrichello
13 anos atrás

Impressionante!
Entre ontem e hoje li todas as páginas do Forum Samba, em que os responsáveis pela restauração postam updates do andamento da mesma.
Isso é um capítulo único e importantíssimo da história automotiva sendo escrito.

Franco
Franco
13 anos atrás

Seria muito legal restaurar os carros com as transformações feitas. Uma Fusca com motor dianteiro DKW é uma “obra de arte” da engenharia.

decio
decio
13 anos atrás

Caspita ! Isto é um fusca, 38 , que por algum motivo esta inteiro e deformado ao mesmo tempo e tem o # 006 no chassis. Qual é o crime? Para a história automobilista é um achado, para os chatos é um carro velho !

Joao
Joao
13 anos atrás

Da pra imaginar o VW sendo puxado por um jumento nas estradas da Lituania

Rudy Schleiffer
Rudy Schleiffer
13 anos atrás

E essa história de que não foi Ferdinand Porsche quem criou o Fusca e sim um Jornalista Engenheiro Judeu Josef Ganz (1898 – 1967). Que por razões obvias Adolf Hitler deu o projeto do carro para Ferdinand Porsche ter todos os créditos?
Publicado no livro: Verdadeira História do Fusca: Como Hitler se Apropriou da Invenção de um Gênio Judeu. Autor: Paul Schilperoord

Walter ice
Walter ice
13 anos atrás

Assino qualquer atestado de qualidade para este carro Volkswagen, mesmo que tendo apenas velocimetro e medidor de gasolina no painel. Passei a infancia viajando de fusca, conheci todo o Estado de Sao Paulo e o litoral – nunca ficamos na estrada. VOLTA FUSCA, PELAMOR DE DEUS!
Ou ate: chineses, facam uma copia do fusca pra vender nu paraguai – tem os esquemas de fabricacao originais para baixar na Internet, aproveita!

Paulo Oscar
Paulo Oscar
Reply to  Walter ice
13 anos atrás

Triste. Falta de opção, obviamente. “Não quebrou, que maravilha!” Super impertinente o comentário. Teve conforto ou desempenho em algum momento da viagem? Duvido muito, é um projeto tosco, NUNCA seria apropriado para viagens. Quanto às quebras, compre um civic, ou um toyota. CARROS de verdade. Cópia de fusca? Deve querer uma mulher com corpinho e higiene de 1800 também, aposto. Nunca li algo tão ridículo como pedido de volta de um lixo tão feio e feminino, quase um “boiolomóvel”.

Valério Paiva
Valério Paiva
13 anos atrás

Deveríamos homenagear o soldado soviético que levou esse carro após o fim da guerra e sem saber acabou salvando essa linda preciosidade.

Casa
Casa
13 anos atrás

Obrigado Flávio pela reportagem, abraços.

Casa
Casa
13 anos atrás

Espetacular este achado, maravilha, esta antiguidade espero que os restauradores
deixem este modelo chique do jeito que todo o fusca sempre foi chique.
Quanto ao Et Bilú, sei nãoooooooooooooooo, ele pegou o disco voador e sumiu,
voltou para a casa.
Prezado Aluizio muito boa esta matéria pois vai fortificar a história de um chique que
eu também amo que é um FUSCAAAAAAAAA, viva o ex: presidente Itamar, viva a história
pois é o que falta para muitos, o conhecimento através da origem.
E este conhecimento você acaba de trazer para nós, obrigado.
Abraços

Eduardo
Eduardo
13 anos atrás

Puts!!!!! que coisa eih, isso ai é realmente o inicio da história do fusca

ALEX B.
ALEX B.
13 anos atrás

Beleza! A VW vai adquirir o bem pro museu????

Groger
Groger
13 anos atrás

Esse fusca foi muito modificado, existem muitos pontos de solda…tá estranho!

Ronaldo Costa
Ronaldo Costa
13 anos atrás

Já tive um fusca e não gostei. Entretanto não ignoro ou nego a grande importância que tal veículo tem na história do automovel e ainda o fato de ter sido projetado por um gigante de competência do automobilismo. O que me parece bastante relevante no presente fato é o esforço de um grande grupo de pessoas na tentativa de restaurar de maneira mais fiel que as atuais condições possibilitarem, um veículo que ao longo do tempo, segundo o texto, passou por todas as tentativas possíveis de descaracterização tendo sido ao que tudo indica transformado em um “Frankstein” veicular durante sua vida útil. Em relação a veículos, não sou adepto dos antigos pois prezo a tecnologia e conforto dos carros atuais, entretanto, em nome de uma “identidade automotiva”, valorizo veementemente o esforço em questão.

Mislaine
Mislaine
13 anos atrás

Tenho lá minhas dúvidas,acho que esta muito conservado pra um fusca 1938

Lemos
Lemos
13 anos atrás

Sr. João Gama,
O Sr. deve estar se confundindo . . .
Nenhum “DKW” ou “Auto Union” tem um desenho de carroceria como o do KDF,
o Fato de existir as letras “DKW” no capo
http://images.thesamba.com/vw/gallery/pix/642989.jpg
não quer dizer que ele seja um DKW, alias, “DKW” não, e sim “AUTO UNION”.
Este carro foi muito modificado ao longo dos anos, mas ja foi comprovado de que se trara realmente de um legitimo “KDF WAGEN 1938”, KDF WAGEN era o nome da fabrica antes de ser VOLKSWAGEN.
abs

Carlos
Carlos
13 anos atrás

Flavio e seu programa Limite?? Não terá mais não??

Enio
Enio
13 anos atrás

estou emocionado……….nem consigo falar

Marcos Neves
Marcos Neves
13 anos atrás

Pôxa, o único vacilo do texto (até a parte que li) foi o uso de um português que não combina muito com o padrão do site. Acredito que tenha sido apenas um equívoco do autor do texto ou da ausência de um corretor e que, no futuro, expressões menos qualificadas não serão inseridas em textos publicados no site. Não ficou bom!

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Marcos Neves
13 anos atrás

Cada mala…

João Gama
João Gama
13 anos atrás

Oi gente “pera-la” isto não é um fusca, e um DCW, DA ANTIGA AUTO UNION ALEMÃ, o fusca veio muitos mas muitos anos depois, estes carros não tem motor FUSCA, eram motores,totalmente sobre rolamentos e não tinham CARTER, e o no combustivel era misturado mais ou menos 150Ml de um oleo aditivo para lubrificar as engrenagens internas e os rolamentos, e era de 2 tempos.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  João Gama
13 anos atrás

Interna o doido.

Marinho
Marinho
13 anos atrás

Não sei será mesmo um fusca de 38? de que aço era feito todos este anos e não esta tão mal assim de lataria ainda mais na lituania.

antonio zakzuk
antonio zakzuk
13 anos atrás

O fusca antigo nao tinha quebra vento.E ai?

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  antonio zakzuk
13 anos atrás

Dê-se o trabalho de ler os links. O carro foi muito modificado. Inclusive com a colocação de quebra-ventos.

Tiozão
Tiozão
Reply to  antonio zakzuk
13 anos atrás

Flávio, então trocaram também a carroceria, pois o parabrisa é amplo e os anteriores a 57 éram menores.

val CAR
val CAR
13 anos atrás

COM CERTEZA O BESOURO FICO CONSERVADO ASSSIM PORQUE LA FAZ TANTO FRIO QUE PARECE UMA GELADEIRA

NA LATA
NA LATA
13 anos atrás

O primeiro carro do meu pai foi um Fusca ano 76 zero, que nos deu muita alegria. Nele viajamos e coube as malas , meus pais ,eu, meu irmão, um pastor alemão e uma galinha de estimação. Foi roubado duas vezes, sendo que a última não foi recuperado , daí compramos um Fusca 86 , última série com palaca comemorativa e diploma. Mais uma vez fomos roubados, e lamentamos que possa ter virado sucata.

Paulo Oscar
Paulo Oscar
Reply to  NA LATA
13 anos atrás

A sucata virou sucata? Pense positivamente, o metal pode ter voltado como CARRO, e não um fusca, que, cá entre nós, é pior que sucata.

peter von wartburg
13 anos atrás

pra quem quiser saber mais sobre o fusca do adolfo recomendo a leitura desse post no blog do meu amigo luiz eleno: http://luiz-eleno.blogspot.com/2009/06/o-carrinho-do-ditador.html

don gomes, favor verificar a veracidade das informacoes.

grato,
a gerencia

Lemos
Lemos
Reply to  peter von wartburg
13 anos atrás

Amigo . . .
Antes da guerra a produção dos kdf começou sim . . . pois existem fotos e fotos espalhadas pela internet da fabrica bombardeada e varios kdfs dentro da fabrica, destruidos, ou sera que o Major IVAN HIRST, teve a brilhante ideia e desenhou o carro em um curtissimo espaço de tempo pra adaptar os chassis ? O carro ja estava pronto, ja tinham os moldes e tudo, existem varios e varios videos pela internet onde vemos varios Tipo 1 saindo de dentro da fabrica, do meio doss escombros . . .
Como dito no blog . . .
…”O carrinho de Hitler, no entanto, nunca chegou à linha de produção durante o regime nazista. No mesmo ano do Salão de Berlim, estourou a guerra. E todos sabemos o que aconteceu”…
e quem fundou a PORSCHE não foi Ferdinand Porsche e sim seu filho FERRY PORSCHE, o Dr. Porsche estava preso.
Nesta foto
http://1.bp.blogspot.com/_hw9v9pBbqis/SkS3dKEyeJI/AAAAAAAAAGk/JgmBLmLUJK8/s1600/i_revi_3144.jpg
que esta no Blog, vemos claramente os KDFS . . . é da PEDRA FUNDAMENTAL DA FABRICA . . . ou seja . . . ANTES DA GUERRA . . .
Desculpe . . .

tiago
tiago
13 anos atrás

continua sendo Fusca.. e a pergunta.. fazer o q com um fusca?

Lemos
Lemos
Reply to  tiago
13 anos atrás

Sem comentarios

RafinhaDias
13 anos atrás

FG, acho que tu já sabes, mas reforço…essa turma que encarou a reconstrução desse protótipo feito a mão na época tem um museu de chorar, acervo rico e raro. E na garagem mais um monte de preciosidades.
No tópico do VW38 no The Samba tem um vídeo de um programa de tv visitando o local, de chorar!

RafinhaDias
Reply to  RafinhaDias
13 anos atrás
edu
edu
13 anos atrás

esse é raridade vale ouro pra quem gosta!!!!!!!!

Lemos
Lemos
13 anos atrás

Ola amigos,

O chassi encontrado é o de nº 006, na imagem abaixo, uma foto dele quando era zero Km

http://images.thesamba.com/vw/gallery/pix/760506.jpg

Abs

jose
jose
Reply to  Lemos
13 anos atrás

OH LEMOS, VE SE INFORMA CORRETAMENTE, COMO VC DIZ QUE É O 006, QUAL É A SUA FONTE, ALGUM JORNAL DA UCRANIA,? A PESSOA QUE COMPROU TEM ALGUMA DOCUMENTAÇÃO QUE COMPROVE, É MUITA FALTA DE EMBASAMENTO E CONSIDERAÇÃO COM OS LEITORES…

Chico
Chico
Reply to  Lemos
13 anos atrás

Lemos, poderias passar seu email para mim? Preciso de umas informações sobre Fusca… [email protected]… grato!

ferreira
ferreira
13 anos atrás

Eu que adora carros acho isto fantastico uma pena que não esteja ” inteiro “

Antonioni
Antonioni
13 anos atrás

Sera que quem gosta de WW tambem gosta de palavras chulas ou e apenas a forma normal que esse setorialista usa para se comunicar?

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Antonioni
13 anos atrás

Normalmente é pior.

Lusitano XXX
Lusitano XXX
Reply to  Antonioni
13 anos atrás

Prezado Sr. Antonioni.
Recomendo ao Sr. a visita ao site da Academia Brasileira de Letras, em busca da preservação da “última flor do lácio”. Lá, posso assegurar, é utilizada uma linguagem pura e castiça. Aquí, o clima é meio de boteco mesmo, como em um bate papo entre amigos. E recomendo ao Sr. que evite, quando em uma visita eventual a um estádio de futebol, a proximidade com a torcida da “Leões da Fabulosa”. Aí sim, o senhor saberá oque é linguagem chula, quando um atacante perde um gol feito, ou nosso goleiro fica vacilando, tentando arrumar a zaga, enquanto o Roberto Carlos bate um escanteio.
Saudações respeitosas.
Lusitano XXX

P.s.- Mas que tú é chato, é heim, cara….

galileu
galileu
Reply to  Antonioni
13 anos atrás

o lusitano está certo.

sergio g
sergio g
13 anos atrás

Bobagem!
Esse fusca é da década de 70.
Se cuida flavinho…

FES
FES
13 anos atrás

E dizem que o dinheiro não compra TUDO.

Compra sim! O dinheiro compra tudo!

Essa carcaça mesmo destroçada por algum “Sivirino” europeu que o tratou como um carro velho comum, não tem preço? Tem sim, e vendeu! O chassi de Kubelwagen não tem preço? Tem sim! E a mão de obra, tempo dos restauradores, peças originais e outras feitas à mão à partir de desenhos sem escala, tem preço? Tem sim!

A restauração deste VW ficará uma verdadeira fortuna, mas para a VW, é um dinheirinho de nada e nada mais é que um investimento na propria história.

Ralf Krueger Eggsman
Ralf Krueger Eggsman
13 anos atrás

Flavuxo, é o seguinte meu rapaz: Na sua foto antiga você parecia que estava de pileque, era uma foto engraçada. Nessa nova foto, você está muito sério, parece que está puto com alguma coisa.

galileu
galileu
Reply to  Ralf Krueger Eggsman
13 anos atrás

é por que voce o chamou de flavuxo, isso não é apelido de jornalista sério, rsrsrsrsrsrs

Chico
Chico
13 anos atrás

Flavio, o 1938 (número 003) da VW tem sua carroceria original, porém bastante descaracterizada pois, durante a guerra, ele foi convertido para combustível alternativo (gasogênio), alterando a frente toda (por isso que o capô dianteiro é do “moderno”). Sim, a “caldeira” ficava na dianteira do carro. Este do achado recente é o número 006 e com certeza será bem mais fiel ao que era em 38, em relação ao carro 38 pertencente à própria VW. Desde a época do achado eu acompanho a restauração e me surpreendo com o que eles têm conseguido recriar, baseados em fotos e papéis de época. O achado do século, sem dúvida…

Lemos
Lemos
Reply to  Chico
13 anos atrás

Aqui uma imagem do Gasogênio para quem não conhece . . .

Type 82E Kommandeur-Wagen Holzbrenner Fossil Fuel

http://img268.imageshack.us/img268/8391/gasi.jpg

http://img607.imageshack.us/img607/3617/gas1.jpg

raul
raul
13 anos atrás
ET Bilu
ET Bilu
13 anos atrás

Busquem conhecimento!