O CLUBE DOS AUTOMOBILISTAS

SÃO PAULO (escolhido) – Vocês sabem que este blog raramente fala de futebol. Razões óbvias. Meu time é muito melhor que todos os outros juntos e, portanto, é covardia ficar mangando docês.

Mas eu adoro futebol e depois de uma semana em João Pessoa, onde passarei os últimos dias de existência do planeta, algo já definido, encontrei, finalmente, o time para o qual todos nós vamos torcer a partir de agora. Aquele que passa a ser o time-símbolo desta página: Auto Esporte Clube. O time do povo, lá de Mangabeira. O querido Macaco, hexacampeão paraibano, fundado em 1936 por motoristas de praça de Jampa. O clube dos automobilistas, como canta Jadir Camargo.

E se existe um clube dos automobilistas neste Brasilzão velho de guerra, que seja ele o nosso time, ora bolas.

O Auto Esporte, portanto, está adotado por este blog em caráter irrevogável. Vou atrás de uma camisa, agora. Não achei em lugar algum em João Pessoa, o que considero uma aberração. Em todas as lojas de esportes a que fomos, eu e os Gominhos, vimos camisetas oficiais do Milan, do Barcelona, do Bayern, do Real Madrid, do Chelsea e do Manchester. E nenhuma do Auto Esporte. Do Botafogo da Paraíba, só na lojinha oficial em Cabo Branco. Nas lojas, nada. Assim como nem sinal do Treze e do Campinense.

Sinal mais claro do assassinato coletivo dos clubes do Nordeste (e de outros Estados e regiões que já tiveram clubes fortíssimos, como o interior de SP, PR, RS) não há. Esse formato que pretende reduzir o futebol brasileiro a meia-dúzia de times endinheirados do Sul/Sudeste que só existem para garantir a audiência da TV está matando a verdadeira alegria que se vê nas arquibancadas do Arruda, do Mangueirão, do Rei Pelé, do Frasqueirão, dos Castelões espalhados por aí. É uma tristeza quando a gente vê que a paixão pelos clubes locais está sendo trocada por uma torcida distante, quase asséptica (ainda tem esse “p”?), por times da Europa ou do quarteto SP/RJ/BH/POA.

Eu sou um torcedor apaixonado dos times pequenos. Adoro o Brasil de Pelotas e o Rio Negro de Manaus. E o Juventus da Mooca, e o São Cristóvão, que só joga de branco por regulamento, e o ABC de Natal. E o Auto Esporte de Jampa.

Resistam, heróis da bola!

Subscribe
Notify of
guest

81 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Lucas
Lucas
8 anos atrás

Ficamos feliz pela visita! #DALEAUTO

Joacil
Joacil
8 anos atrás

Obrigado pela visita a nossa acolhedora cidade. Parabéns pela boa escolha, #DaleAuto 2016 será o ano do nosso sétimo título!

Franklin Robson
Franklin Robson
12 anos atrás

em nome de torcida do Campinense Clube a nossa solidariedade a todos que fazem o Auto Esporte e, principalmente, a torcida automobilista que não permitirá que esta senhora ARBITRARIA, VERGONHA DO FUTEBOL PARAIBANO, faça qualquer coisa pra punir o clube. Mais uma vez, NOSSO APOIO INCONDICIONAL A TODOS DO AUTO.

ABCdista com MUITO ORGULHO
ABCdista com MUITO ORGULHO
13 anos atrás

ABC clube do povo
campeão das multidões
serás sempre o mais querido
dentro dos nossos corações

EU ME ORGULHO EM SER DA TERRA POTIGUAR QUANDO VOU PARA O GRAMADO VER O ABC JOGAR !

valmir lopes
valmir lopes
13 anos atrás

Olá Flavio, que bom que veio a Paraíba, minha terra. Sou de Campina Grande. Voce tem razão, os cartolas da bola esmagam os clubes pequenos. E mídia completa o serviço construindo bombardeando com reportagens e transmissões de jogos de times estrangeiros, uma pena. Ai vemos reações curiosas quando dizemos que torcemos por determinado time e muitos torcedores alienados dizem: “esse time existe”. Mas em Campina Grande, na serra da borgorema, há resistência a isso é forte. Temos Campinense e Treze, que lotam o estádio quando se enfrentam. A torcida do Campinense é vibrante e a do galo idem. A propósito, por ocasião da série B de 2009, o Campinense bateu a gloriosa Portuguesa/SP em Campina e empatamos em São Paulo, de modo que seu time é um assíduo freguês nosso. Venha mais vezes a Paraíba e estenda sua visita a Campina Grande, se possível em dia de clássico. Felicidades e boa sorte neste ano

KK
KK
13 anos atrás
Leider Lincoln
13 anos atrás

Duas coisas: recomendo a Paraíba para todos que dizem querer ir ao Nordeste, não apenas o litoral como Campina Grande. E outra é que os jogos aqui do CRAC de Catalão lotam o estádio, menos quando nós não vimos de uma vitória de 5 a 1 sobre o Goiás, como agora… Camisa do CRAC aqui se acha em qualquer loja do ramo! Nas capitais é que o povo não tem identidade.

Max
Max
13 anos atrás

encontrei os desenhos da camisa do verdadeiro timão!!!
http://quimera-niko.blogspot.com/2009/01/auto-esporte-clube.html

Josué Solino
Josué Solino
13 anos atrás

Flávio!

É realmente um absurdo o que aconte com nosso futebol. Mas te digo que em João Pessoa é um caso mas acentuado. Sou de Recife e morei 9 meses a trabalho lá no ano passado. A cidade é muito boa para morar, mais limpa e com muito verde.

Quanto ao futebol, presenciei coisas que nunca vi em Recife. Lá em casa, escutava os gritos dos apartamentos dos torcedores assistindo jogos de time do sul. Os caras vestiam e saiam a rua com camisas do Vasco, Flamengo, Corinthians.

Cheguei a presenciar até foguetório na rua, devido a vitórias de times sulistas. Aqui em Recife tem isso não amigo.

Nossos times são meia boca, mas torcemos por eles. E quando você vê torcedores fantasiados de times do Sul em jogos aqui em PE, pode ter certeza que boa parte veio de lá (só 120km de Br quase duplicada), e o resto é alvi-rubro e tricolor irrustido.

Jáder, O Pitoresco
Jáder, O Pitoresco
13 anos atrás

Olha, Flávio, eu penseo diferente. Apesar da maior visibilidade dos times europeus no Brasil atualmente, acho que os times brasileiros de fora do eixo Rio-Sampa até que estão ganhando alguma visibilidade.

Mas, claro, só posso falar pelo estado do Ceará. O Campeonato Cearense tem 4 divisões e a primeira tem jogos televisionados pela TV Verdes Mares (afiliada da Globo) e TV Diário (do grupo Edson Queiroz, que também é dono da Verdes Mares).

A alguns anos atrás, a única forma de acompanhar os jogos do Cearense era pelo rádio ou in loco. Na TV, tinhamos a transmissão dos campeonato Paulista e Carioca. Felizmente estes estão fora da nossa grade de programação para dar lugar ao Cearense, que antes era totalmente desprestigiado. Antes só os mais velhos acompanhavam o Cearense. Hoje, a paixão pelo Ceará SC e Fortaleza EC é partilhada por adultos, jovens e crianças de toda a capital.

Podia ser melhor, sim. Mas comparado com o que era a alguns anos atrás, melhorou muito.

E quantos à esses que só vestem as camisas de clube europeu só o fazem por que jamais serão zoados em caso de derrota. A maioria da população nem acompanha os campeonatos europeus, tampouco os que vestem a camisa deles por aqui!

Felipe Gatica
Felipe Gatica
13 anos atrás

legal isso aí que você escreveu. Eu passei por uma experiência assim, morei 5 anos em camboinha (você deve ter estado por lá) e de lá saí torcedor do querido Nacional de Cabedelo. meu pai tem a camisa!

CHICO ESPINA
CHICO ESPINA
13 anos atrás

O BRASIL DE PELOTAS AINDA VAI SER GRANDE E VOCÊ LEVARÁ SEUS GOMINHOS AO CANINDÉ PRA ASSISTIR PORTUGUESA X BRASIL-PEL.
E LHE GARANTO QUE A TORCIDA DO BRASIL SERÁ MAIOR QUE A DA PORTUGUESA EM PLENO CANINDÉ!!

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

Em Araraquara é a coisa mais fácil achar produtos da Ferroviária, mas desconfio que seja por conta do apoio da Lupo, que parece ser dona de meia cidade. Aliás, a nova Fonte Luminosa é um estádio muito bom. Vi Ferroviária X Palmeiras B lá.

Joannis
Joannis
13 anos atrás

flavio visite a comunidade de futebol alternativo http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=49510

Alexandre S.
Alexandre S.
13 anos atrás

Vi seu comentário hj no BB2, sobre os times pequenos e não pude deixar de vir comentar aqui.

É muito bom saber que ainda existem jornalistas que conseguem ver o futebol além do Chelsea, do Arsenal e Milan ou de um poderosíssimo Livorno x Chievo pelo emocionante campeonato italiano… sou um apaixonado pelo “futebol alternativo”, pelos Moto Clube da vida, pelos Juventus da Mooca, pelos Novorizontinos… e é uma pena, é lamentável ver que isso está se acabando e sendo cada vez mais substituídos pelos “clássicos” Zaragoza x Almería…

Você deve conhecer, mas aqui em MG tem uma rivalidade que eu considero uma das maiores do mundo, rs, é a de MAMORÉ x URT em Patos de Minas. As duas equipes atualmente disputam a segunda divisão do Campeonato Mineiro, torneio emocionante e cheio de rivalidade e times tradicionais, como Valério de Itabira, Uberlândia, Fluminense de Araguari, entre outros…

Como vc msm disse uma vez no twitter: “Futebol de verdade se joga nas divisões inferiores!” E que se foda os Lecce, os Levante e os Wolverhamptons da vida…

Arthur D'Avila
Arthur D'Avila
13 anos atrás

Perfeito Flavio!
tambem tenho certa simpatia e respeito pelos torcedores de times pequenos como ABC, Juventus, etc.

mas o mais engraçado dos comentarios foi ler que o ABC ganhou a triplice coroa (sub 15 potiguar (kkkkk), série C e estadual (ABC e América-RN disputam só)

enfim, como um time desse pode ser maior que a Portuguesa?
Abraços Flavio! e o blog está de Parabens

Matheus Nóbrega
Matheus Nóbrega
13 anos atrás

Apesar de torcedor do Botafogo daqui da Paraíba (meu único time) considero o Autinho um grande clube. Sua torcida hoje é minuscula. Como muitos dizem aí, que em João Pessoa não tem futebol, só lamento, saibam q o maior campeão do estado e maior do estado é daqui de Jampa. O Botauto (clássico: Botafogo x Auto Esporte) já foi grande, já foi maior q o Campinense x 13. Eu tenho muito orgulho das minhas raízes e da minha Paraíba, e tenho pena desses caras que torcem pra esses times de fora. E como dizem aí, Campina não tem essa torcida toda, quando passo por lá, só vejo camisa de times do Sul, já vi até camisa do Criciuma, tem poucas dos times de lá. Quando o Autinho se reestruturar, concerteza o botauto será o maior clássico da PB outra vez.

Abraços AlviNegros da Capital.

jaimeduprado
jaimeduprado
13 anos atrás

Parabéns Flávio pela escolha do Autinho do Amor como time do coração deste blog… caso queira uma camisa do Auto Esporte manda email ae que junto com os outros Automobilistas te mandaremos uma camisa do Autão… “RAÇA AUTÃO VOCÊ É TRADIÇAO”

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  jaimeduprado
13 anos atrás

Pra já! Mas os meus filhos também querem. Na verdade, eles que querem! [email protected]

amarildo
amarildo
13 anos atrás

È amigo flavio parece que vc não entende mesmo de futebol pois colocou ai que o ABCFC o unico time da capital potiguar é um time pequeno pois fique vc sabendo que o mais recente campeonato brasileiro da terceira divisão foi ganho pelo ABCFC unico time do Rio grande do Norte a ser campeão brasileiro os outros como o america mais conhecido como MEQUINHA ja teve pequenas participaço~es no campeonato da primeira mais só nos fez vergonha pois agora o verdadeiro orgulho do povo potiguar chamase ABC CAMPEÃO BRASILEIRO> chupa mequinha.

Roosevelt
Roosevelt
13 anos atrás

convido voce a conhecer a estrutura do ABC FUTEBOL CLUBE e do AMÉRIQUINHA pra voce incluir na lista de times pequenos o time correto. lamentavel seu comentário.

Dionisio
Dionisio
13 anos atrás

O Auto Esporte é muito simpático e faz lembrar antigos jogos da loteria esportiva,
quando era acompanhada pela TV em horário nobre.
Sou fã do Nacional , glorioso time da Lapa. Em São Paulo temos o trio de ferro e o trio de lata.

Angelo Simoes
Angelo Simoes
13 anos atrás

Caro Flavio sou de Joao Pessoa e moro em Natal. Para mim o tilulo do Auto Esporte de 1987 é inesquecivel. Gol de Bona aos 44 do segundo tempo em cima do Botafogo. Conheço o fabricante da camisa do Autinho do Amor (outro apelido do time) e assim que for a João Pessoa te consigo uma camisa. Abs Angelo

Paulo
Paulo
13 anos atrás

O ABC é pequeno ?

e o américa é o quê então ? Pequenino ?

Abraços.

Ginga
Ginga
13 anos atrás

Ah tah o ABC de Natal é pequeno ??

Vc acha isso mesmo ?
E o américa é o quê se o ABC é pequeno ?

É pequenino ?

Rogério
Rogério
13 anos atrás

Vai abandonar a Portuguesa? Meu Deus!! É o fim do mundo chegando mesmo! Os maias estava certos…

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Rogério
13 anos atrás

Leia direito. A Lusa é hors-concours.

Marcos Roberto
Marcos Roberto
13 anos atrás

ABCzinho…

Marcos Oberto
Marcos Oberto
13 anos atrás

O ABC e pequeno mesmo esse time fraco!!!!!!!!!!!!!

Lucas
Lucas
13 anos atrás

E pro pessoal das duas rodas, tinha o Moto Club, do Maranhão. Digo “tinha” porque o clube decretou fim das atividades por tempo indeterminado no ano passado, o que deixou muita gente consternada por lá. Aparentemente parece que tem volta.

Klecius Gomes
Klecius Gomes
13 anos atrás

Caro Amigo, é com grata satisfação que recebomos seu testemunho com relação ao nosso glorioso clube, são testemunhas dessa magnitude que leva nos dar força para continuar nessa luta ardua, muitas vezes inocuas, porém nosso amor e paixão por este clube supera toda adversidade, é bom sabre que pessoas de sua invergadura e que gosta e conhece o futebol, e teve a oportunidade de conhecer nosso clube se acosta ao nosso trabalho e tradições do clube mais amado da paraiba, somos o unico do estado a realizar uma excursão pela Europa, em 1992 fomos 3º colocado na serie prata do campeonato brasileiro, porem com a virada do clube dos 13 ficamos fora da serie A, pois muito bem companheiro, ficamos muito feliz e lisogeado com seu depoimento estamos de portas abertas para voçe e aqueles que pretendam de uma forma ou de outra elevar o nome de nossa instituição clubista adiante. Conglatualações automobilista, um forte abraço do Presidente Klecius Gomes!

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Klecius Gomes
13 anos atrás

Putz, até o presidente é meu parente! Força, Autinho!

LEE VAN CLEEIF LOBATO.
LEE VAN CLEEIF LOBATO.
13 anos atrás

abC de Pium é pequeno mesmp passou 95% da sua pobre história na série C ou sem série KKKKK.

AMÉRICA DE NATAL ORGULHO DO RN.

CAMPEÃO DO NORTE/NORDESTE

CAMPEÃO DO NORDESTE.

Al Unser Jr.
Al Unser Jr.
13 anos atrás

FG, se o sr. morasse em um estado fora do eixo (SP-RJ) veria que na verdade é só isso que as teles passam de jogo.

Para que jogos dos times de MG e RS sejam transmitidos, eles D-E-V-E-M estar disputando a final de alguma coisa, caso contrário, esqueça.

A Band ainda se preocupa um pouco mais em variar, mas a RGT só dá jogo de SP (Curintia principalmente) e algum outro jogo com time do RJ.

Moto Clube, Auto Esporte… falta o que na relação? Avião, Jetsky, Navio, Trem????

Péricles Durães
Péricles Durães
Reply to  Al Unser Jr.
13 anos atrás

Já existe o Trem, time algumas vezes campeão do Amapá: http://pt.wikipedia.org/wiki/Trem_Desportivo_Clube
E no País de Gales tem o Airbus FC, time fundado pelos funcionários da fabricante de aviões: http://en.wikipedia.org/wiki/Airbus_UK_Broughton_F.C.
E no Piauí também tem Auto Esporte, campeão estadual de 1983, que, com isso, disputou o Brasileirão de 1984: http://pt.wikipedia.org/wiki/Auto_Esporte_Clube_%28Piau%C3%AD%29

Al Unser Jr.
Al Unser Jr.
Reply to  Al Unser Jr.
13 anos atrás

kkk, valeu Péricles!

Paulo Torres
Paulo Torres
Reply to  Al Unser Jr.
13 anos atrás

Avião, tem o maranhense Sampaio Corrêa. Que o hidroavião “Sampaio Corrêa II”, que pousou em São Luís em 12 de dezembro de 1922 – o nome do avião é uma homenagem a um político carioca que era presidente do Aeroclube Brasileiro.
.
E em Cochabamba, na Bolívia, tem um time chamado Jorge Wilstermann, nome do pioneiro da aviação no país.

Rodrigo AMERICA-RN
Rodrigo AMERICA-RN
13 anos atrás

O abc é um timeco pequeno aqui de natal!!! eles se contentam com titulos estaduais, apenas isso!!! mais fazer oq né!? ainda vem torcedor aqui falar oq nao deve, dizer q foi campeão sub 15? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk comédias de preto e branco

Gustavo Lucena
Gustavo Lucena
Reply to  Rodrigo AMERICA-RN
13 anos atrás

E a lixeira de Japecanga, a ultima vez que ganhou alguma coisa na vida o Presidente era FHC.

Depois disso nem arremesso de cuspe.

Inveja é uma merda.

O mequinha de Japecanga vai ocupar o lugar do Auto Esporte-PB no ostracismo do futebol nordestino. E não vai fazer falta alguma, pois é um time antipático, arrogante e com uma torcida menor que a do Red Bull Brasil de SP.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Gustavo Lucena
13 anos atrás

E com este comentário fica encerrada a série entre americanos e abcedistas. Provocações posteriores serão deletadas. Não quero que isso aqui vire arquibancada.

Emerson Breno
Emerson Breno
13 anos atrás

Olá, Flavio Gomes queria apenas esclarece-lo que o ABC de Natal atualmente possui uma das Melhores estruturas do Norte/Nordeste e que em 2010 foi um ano de vitórias para o Mais Querido e que 2011 se Deus quiser iremos repetir o feito,obrigado por simpatizar com o Melhor do RN :)
Acesse o site do ABC para conhecer melhor a Estrutura do Mais Querido: http://www.abcfc.com.br/

t+

Ubiratan Leal
Ubiratan Leal
13 anos atrás

Flávio, o FC Lada (http://en.wikipedia.org/wiki/FC_Lada_Togliatti) foi destituído ou fica como clube oficial do blog no exterior?

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Ubiratan Leal
13 anos atrás

Mantido, no exterior.

silvio
silvio
13 anos atrás

Já mudou a cara….mas não adianta ….o DKW era mais bonito….

Clerton Ribeiro
Clerton Ribeiro
13 anos atrás

Sou também torcedor automobilista, e com muito orgulho. Quando criança, no inicio da década de 90, lembro ter ido a grandes ‘Botautos’. E realmente era algo que cativava e enchia os estádios. É um absurdo que o futebol na capital paraibana tenha praticamente acabado . Com a queda do maior rival, foi questão de tempo para o Botafogo-PB também deixar de ser um time competitivo no estado. Sou da teoria que não há grandes clubes sem grandes rivais. Acho que o Auto Esporte tem que voltar a disputar títulos, e urgentemente. Pro bem do futebol paraibano.

Também tô atrás da minha camisa do Auto Esporte. Nem nas maiores lojas de materiais esportivos da capital paraibana, que por coincidência ou não, pertencem a presidenta da Federação Paraibana de Futebol, eu encontro!

Vou fazer minha parte, vou aos jogos do alvi-rubro das mangabeiras, e vou atrás da minha camisa. Tô confiante, e acho que esse ano ninguém vai ficar mangando do meu time!

Gustavo Lucena
Gustavo Lucena
13 anos atrás

FG, teus textos sobre o futebol Brasileiro são muito mais esclarecidos do que de vários cronistas que só acham que se joga bola profissional no Centro-Sul e em 12 clubes.

Ainda bem que o meu Querido ABC FC passa por um bom momento, com a profissionalização da sua gestão e com a Frasqueira (nome da nossa torcida) chegando junta.

Porém a batalha é dura, já que na Série B entraremos em desvantagem com relação a vários clubes do Centro-Sul e as principais forças do Nordeste, pois jogaremos um Campeonato Estadual que não é parâmetro técnico.

O ideal FG seria se, aqui no NE, ao invés dos Estaduais no 1º semestre, fosse organizado o Campeonato do Nordeste, que reuniria os principais clubes da região e seria uma forma enrobustecê-los e ter um melhor parâmetro em relação ao Camp. Brasileiro.

O Camp. do Nordeste era o máximo, pois ajudava a tornar os nossos clubes mais fortes.

José Brabham
José Brabham
Reply to  Gustavo Lucena
13 anos atrás

Concordo 100%. Até hoje não entendo porque acabaram com o Nordestão.

Matusca
Matusca
13 anos atrás

Somos dois. Assim que der mudo para aquela cidade.
Quanto a camisa, tenta o Ivanildo, do Jeep Clube da Paraíba. O cara sabe tudo de lá.

Boa sorte

http://www.jeepclubepb.com.br/

ivanildojeeparrobayahoo.com.br

P.S. O “arroba” escrito é por causa dos malditos “spammers”

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
13 anos atrás

Tinha uma namorada em Catanduva e pedi uma camisa do Catanduvense. Foi difícil pra ela encontrar também. Tá feio o negócio, acho que só vão restar os times das capitais, a Ponte Preta e o Santos.

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
13 anos atrás

Sou igual a para-quedas com defeito: tô contigo e não abro!!!!!
Essa desgraçada de lei Pelé – êta crioulo burro, que sempre foi usado por todos e fica todo orgulhoso se achando. um gênio nas quatro linhas e um desastre para o futebol fora delas – é que transformou o futebol brasileiro e sul americano em geral na segunda divisão do futebol europeu e seu celeiro interminável de jogadores, haja vista que um dos ingredientes fundamentais para o aparecimento de craques é a pobreza que eles não possuem mais e nós temos para dar e vender.
O problema é que ao invés de ocuparmos o nosso quadrado – ou retângulo – vamos copiando e sendo obrigados a engolir as formulas européias de futebol, arquibancada só com o porta bundas. A geral tão nossa e com a cara do nosso povo foi proibida pela arrogante FIFA, entidade recheada de dirigentes corruptos e que detestam futebol, para eles tudo é negócio, da bola ao esparadrapo que é colado na cara de um jogador.
O negócio é tão surreal que a “elite” do futebol brasileiro é obrigada a se curvar humilhantemente a uma “janela” no principal campeonato brasileiro para que os “morlocks” venham banquetear os pobres e indefesos “elóis”, com hora marcada.

Aí no final da carreira dos jogadores que foram expatriados e já deram o que tinham que dar no velho continente entram em cena os EMPRESÁRIOS DE FUTEBOL – belo nome para lavador de dinheiro de máfias ediversas e bandidos em geral – e ainda conseguem empurrar goela abaixo os Decos, Ronaldinhos, Ronaldões, Robertos Carlos e outras tranqueiras que ninguém mais quer como se fossem atrações reais e verdadeiras e não refugo descartados pela elite do futebol.

A poderosa FIFA em conluio com a mídia televisiva e o Ditador da CBF Ricardo Teixieira – tá na boca há mais de 20 anos e só deve sair de lá morto, fulminado por algum ataque cardiaco provocado pelos milhares de litros de whisky royal salute e nas toneladas de caviar e lagosta que já enfiou goela adentro da maior bocada que existe no Brasil, tá bilionário o ex-ninguém, BOCÃO!!!!!!! – só não conseguiu ainda acabar com os regionais, mas transformou todos eles em meros torneio início, que saudades dos campeonatos regionais de verdade!!!! cadê o terceiro maior campeonato regional do brasil que era a segundona de São Paulo? Cadê o cariocão com três turnos? cadê o futebol de verdade? hoje somos apenas uma feira de mangaio com os nossos jogadores expostos nos tabuleiros para a escolha de clubes do mundo inteiro e enquanto isso os clubes “pequenos”, mas que possuiam vida social própria e o orgulho do bairro ou cidade que representava minguam na miséria, pois quando muito só estão aptos a disputar um campeonato regional aguado aonde de acordo com a formula de disputa só vai jogar umas dez partidas? como investir em algo ou no futuro de uma forma dessas? muitos sobrevivem sendo usados como “laranjas” do já citados empresários de futebol. DEPRIMENTE!!!

PS. Alô seu Ronaldo rolha de poço, você provavelmente é um dos seres mais abjetos que já ví no esporte, seu sentimento equivale a qualquer ser do reino animal, que não possui memória, lembranças ou remorso. só que no caso dos animais é uma questão genética e no seu caso só pode ser ingratidão e mau caratismo. O glorioso São Cristovão, primo – irmão do Santos FC ( até o escudo é igual) aonde você foi revelado para o mundo está a míngua e você como o mais ilustre jogador que o clube já teve jamais moveu uma palha sequer para ajuda-lo, foi capaz de oferecer um milhão de reais para os jogadores do Guarani vencerem o Fluminense para alcançar seu objetivo pessoal mas é incapaz de olhar para a sua própria história e ajudar aquele clube que humildemente te deu a primeira chance real no futebol, você é patético cara!!!!!!! faça bom proveito do seu dinheiro, pode ter certeza que les sozinho jamais vai lhe trazer felicidade.

Flavio
Flavio
13 anos atrás

Infelizmente, enquanto os nordestinos preferirem Flamengo e Corinthians à Treze e Campinense, nada mudará… Em algumas partes de Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina ocorre a mesma coisa. Parece que o povo tem vergonha de suas origens.

sergio
sergio
Reply to  Flavio
13 anos atrás

o mania de ser chique,não torcer pro time que vc nasce,só pra se mostrar,Tim Maia disse uma vez,que foi obrigado a dizer que era flamengo,por causa da midia,na realidade era BOTAFOGO;tive um conhecido que era baiano,que foi com a mulher gravida pro Rio só para que o menino nascesse carioca,e contava com orgulho,meu filho e carioca e flamenguista,como se isso fizesse dele um brasileiro melhor,mania de ser MEtido

Gustavo Lucena
Gustavo Lucena
Reply to  Flavio
13 anos atrás

Sérgio, Tim Maia era americano

Laércio Ismar
Laércio Ismar
13 anos atrás

SENSACIONAL DEMAIS!!!!!

Valeu pela força! Nós torcedores, apesar de calejados, vamos seguindo em frente, levantando ab andeira desse clube que um dia nos deu tanta alegria.

E VIVA O AUTO ESPORTE!!!

@ismarrrr

Bruno
Bruno
13 anos atrás

Como vc quer achar uma camisa do campinense se o mesmo nao é de JP e sim de Campina Grande? E outra, venha aqui em campina e vc vai encontrar milhares de camisa de treze e campinense, sem falar que o único hexacampeão do estado é o campinense e nao o Auto. Isso mostra que vc não conhece mito sobre o futebol Paraíbano.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Bruno
13 anos atrás

Ô malaça, o Auto Esporte tem seis títulos paraibanos, portanto é hexa e não me encha o saco. Quanto às camisas, o Santos também não é de SP e encontro camisas aqui. Da Ponte e do Guarani, também. O treze e o Campinense são grandes da Paraíba, deveria ser fácil encontrar suas camisas em João Pessoa, a capital do Estado.

victor freire
victor freire
13 anos atrás

é um clube tradicionalíssimo da capital paraibana. ultimamente não vem conseguindo muito espaço, mas pelo menos vem se mantendo há alguns anos na primeira divisão de lá. ele tem minha simpatia na paraíba, junto com, claro, o santa cruz de santa rita, município da região metropolitana de joão pessoa.

aliás, tou rezando todo o dia pra ver se a cabecinha do procurador geral da república é iluminada e ele me convoca, pra que eu possa me mudar de vez pr’aquela maravilhosa cidade e saio daqui do atata, o inferno gelado na tradição budista.

José Brabham
José Brabham
13 anos atrás

Corretíssimo! Por isso que torço irrevogavelmente pelo meu Bahia, independente dele estar na 1a., 2a. ou 3a. divisão.

E infelizmente esse negócio de camisas de times europeus infestarem as lojas em detrimento a times locais é um fenômeno mundial. Estive recentemente em um país do Oriente e fui atrás de uma camisa da Seleção nacional local… só achava essas do Milan, Barcelona, etc. Foi uma dificuldade!! Mas achei.

É triste.

Flávio
Flávio
13 anos atrás

Oi Flávio

Escrevo de João Pessoa e fico contente que tu sejas um entusiasta da minha terra. O curioso de quando escuto algum comentário positivo sobre a Paraíba é que quase sempre vem de pessoas de fora. Sinto que boa parte das pessoas daqui não sentem orgulho de serem de onde são e boa parte desconhece a cultura e a história do lugar, e não estou falando das classes menos priviligeiadas.

Muitas desejam se mudar pro eixo sul-sudeste-centro. Sei lá, talvez eles acreditem ser mais “desenvolvidos e civilizados”. As que de fato mudam, logo alteram o próprio sotaque para esconderem a origem. Em seguida, consegue-se escutar alguma frases interessantes: ” Não consigo mais me adaptar ao Nordeste.”, “Não volto mais pro Nordeste” e ” A Paraíba é um bom lugar pra se sentir saudade”. Acredita?

Quanto ao Auto-Esporte, o clube sofreu com problemas financeiros, ficou sem disputar a Série A por alguns anos, mas recentemente conseguiram se reerguer e voltar a 1ª Divisão.

E realmente, é complicado encontrar camisas de times locais por aqui. Uma vergonha.
Em Campina Grande tu conseguirias encontrar a do Treze e a do Campinense ( times de lá ) no shopping. Aliás, o futebol em Campina Grande é mais movimentado do que o daqui. Vale citar que o Campinense esteve na Série B em 2009( Empates de 3-3 e 1-1 contra a Lusa).

E corroboro sua opinião de que os nativos estão pouco interessados nos times locais. Todo mundo tem seu time fora do estado. Outros torcem em primeiro lugar pra um de fora, depois pra um local, e se jogarem entre si, pode apostar que a maioria irá torcer pro de fora.
Eu só torço pelo Campinense. ;D

Abraço

P.S Como gratidão por estares expandindo teu entusiasmo a cerca de João Pessoa, ficaria feliz se pudesse te enviar uma camisa do Auto Esporte pelo correio.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Flávio
13 anos atrás

Ôpa, aceito!

Fábio Brasil Gomes
Fábio Brasil Gomes
13 anos atrás

Olá Flávio,

Sou Campinense de nascimento e de clube também, e hoje moro em João Pessoa.
Realmente, aqui em João Pessoa, o pessoal prefere torcer para times do sul/sudeste do que para os seus clubes locais, por isso essa dificuldade que você nos relatou, mas em Campina Grande a coisa é diferente. Lá você verá estádio cheio e o “Clássico dos Maiorais” (Campinense x Treze) é negócio de encher os olhos e já tem data marcada: dia 27/02/2011. Se você tiver uma folga na agenda vale a pena conferir!
Abraços do torcedor do verdadeiro hexacampeão paraibano (Campinense campeão de 1960 1965) rsrs.

Luciano
Luciano
13 anos atrás

Flávio,

Não sei se pode incluir no comentário uma “propaganda” involuntária, mas tem a camisa do Auto Esporte nesta loja: http://www.sofutebolbrasil.com/ch/cat/1766/0/MaisVendidos/Decrescente/20/1/0/0/.aspx

Tá mais barata do que a da Portuguesa!

Abraços,
Luciano

André Almeida
André Almeida
13 anos atrás

Ainda bem que você gosta do Rio Negro.

Como torcedor, me sinto honrado.

Para informação: o Rio Negro contratou o Jardel, “aquele” Jardel do Grêmio, que fez e aconteceu no Brasil na década de 90.

Tudo bem que ele já está em fim de carreira, e tudo mais.

Mas que empolga, isso empolga.

Em tempo: mudando totalmente de assunto, vou tirar umas fotos do nosso kartódromo e enviar para você. Dados os últimos fatos (mortes em autódromos) em todo o país, acho que seria bom saber o que está rolando por aqui…

Tem muita gente com risco de morrer e não se dá conta. Tem kartódromo até em shopping, sem a mínima proteção…

Celso Vedovato
13 anos atrás

Sugiro então “O Mais Querido desde 1906” de Salvador-Ba, o E.C. Ipiranga, com sua linda camisa preta e amarela em faixas verticais. http://www.esporteclubeypiranga.com.br