SÃO PAULO (melhor que o carro) – Para quem nunca viu, eis o motor do Tucker de Caçapava, exposto no museu de Bebedouro. Quem mandou a foto foi o Dario Faria.
Olá Flávio.
Obrigado por publicar a foto que lhe enviei e gortaria de solicitar uma ajuda se possivel para saber se tem alguma maneira de saber o numero deste motor? Talvez se tivesse como perguntar a alguem que mora proximo e consiga esta informação ou até mesmo com a herdeira da Familia Matarazzo…Estas informação seria muito bem vinda pois o meu amigo Guilherme esta reunindo tudo que diz a respeito do Tucker para fazer um dossiê e ajudaria muito,ok!
Segundo me disseram, fica na parte superior do bloco, próximo ao distribuidor.
Meu e-mail para contato: [email protected]
Dario Faria
Orlando Salomone
13 anos atrás
Tem todo o jeito de ser derivado da aviação.
Valente
13 anos atrás
Alguém poderia conseguir a foto do rádio do Tucker que estâ em algum canto do Brasil, e assim vamos montando o quebra cabeça.
Flávio Bragatto
13 anos atrás
Se o carro estava em Caçapava, “che cazzo” o motor está fazendo em Bebedouro (do outro lado do estado)?
O carro veio com outro motor, reza a lenda que quando o Sr. Lee ou o Sr. Eduardo Matarazzo compraram o Tucker, ele já estava com motor de cadilac. O motor foi “enviado” separado.
Focusman
13 anos atrás
Não existe maneira de tombar isso tudo como patrimônio histórico cultural não?
Fico inconformado com esse tipo de coisa acontecendo.
Algumas pessoas dizem que devemos nos preocupara com os pobres, com os analfabetos e com outras coisas que realmente são importantes, mas se elegemos govenantes para lutar pelas massas, nós como cidadãos que podem gastar 1 hora ou mais por dia lendo notícias na internet ou mesmo vendo vídeos que pouco vão nos acrescentar como cidadãos, podíamos ter acesso a meios para cuidar de patrimônios que contam a história do Brasil e que não são cuidados pelos seus donos.
Me parece pouco diâmentro para a capacidade do motor. Parece (em tamanho) com o Weber que tinha na família Dodge Dart do Brasil. Provavelmente atendia, devido ao baixo regime de rpm que este motor funcionava. De qualquer maneira, deveria fazer bastante barulho de aspiração.
luiz alberto
13 anos atrás
Sê o motor que esta em Bebedouro é o do Tucker daqui,eu não sei,pois do meu conhecimento este carro chegou a Caçapava sem motor,era mais um dos grandes “achados´´ do Sr.Lee,Dá mesma época(pouco antes do falecimento),havia chegado uma Lancia Lambda dos anos 20 só no chassis e motor,e com sua interessante suspenção dianteira que tambem deve estar “desaparecida´´ uma vez que tinha ido para a restauração(que é muito longa e custosa-coisa para quem gosta e pode)
Para quem não sabe,caracteristicas do motor do Tucker:
Fabricante; Franklin Air Craft Engine -modelo6 avl 355
Potência 166 bhp -torque 504 nm-taxa de compr. 7,00:1
6 cil Flat – bloco e cabeçotes em aluminio- 12 valvulas- 5490cc -peso do motor +- 200kg
ALEX B.
13 anos atrás
Bellissimo, veramente, bellissimo!
gorpo
13 anos atrás
Alguém sabe como o motor saiu de dentro do Museu de Caçapava? Acho que o mínimo a se fazer é devolver o motor ao seu verdadeiro dono, ou seja, o Tucker.
Só espero que não tenha receptação no meio dessa jogadas toda aí.
Um pouco de hombridade e bom senso faz bem nessas horas.
O motor não saiu de dentro do carro aqui em Caçapava, quando ele chegou aqui já estava com um motor de Cadilac (se não me engano era de um Cadilac), da mesma forma que o Chassi.
O carro está em Caçapava, e tenho acompanhado o trabalho. Acho que vai ficar bonito novamente, não completo nem original, mas bonito novamente.
Aqui no Brasil tem uns aviões que ainda usam esses motores, com Aeronca Sedan e Stinson Voyager.
Porém, Tucker modificou demasiadamente este motor, inclusive passou da refrigeração a ar para a líquido.
Pra quem não é familiarizado, esses motores aeronauticos boxer refrigerados a ar (Lycoming, Continental, Franklin) são semelhantes ao motor de fusca, mas são bem maiores e feitos em grande parte de alumínio, e são utilizados e fabricados até hoje.
Roberto Borges
13 anos atrás
Bela engenhoca. Materiais nobres para a época.
Alguém sabe como era (ou eram) o(s) comando(s) de válvulas? Imagino que um, central como dos fuscas.
André Scudeller
13 anos atrás
Quantos no mundo não vão olhar essa foto, o celular na mesa, e pensar em dizer para um capanga – me tragam ele a qualquer custo!
Philipe Pacheco
13 anos atrás
Mais uma relíquia histórica virando sucata, como tudo naquele ferro velho que chamam de Museu….
A coisa já ia mal por lá, depois da enchente de anos então, aí que a coisa degringolou de vez, e a família não doa, não vende, não aluga, não empresta, não nada com coisa nenhuma, deixa tudo apodrecer ao relento…
Realmente Philipe, a situação do museu daqui de Bebedouro é deplorável. O acervo de aviões e outros veículos que estão deteriorando a céu aberto é uma vergonha.
Valente
13 anos atrás
Será que faz par com o ET de Caçapava, separados na maternidade?
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
Olá Flávio.
Obrigado por publicar a foto que lhe enviei e gortaria de solicitar uma ajuda se possivel para saber se tem alguma maneira de saber o numero deste motor? Talvez se tivesse como perguntar a alguem que mora proximo e consiga esta informação ou até mesmo com a herdeira da Familia Matarazzo…Estas informação seria muito bem vinda pois o meu amigo Guilherme esta reunindo tudo que diz a respeito do Tucker para fazer um dossiê e ajudaria muito,ok!
Segundo me disseram, fica na parte superior do bloco, próximo ao distribuidor.
Meu e-mail para contato: [email protected]
Dario Faria
Tem todo o jeito de ser derivado da aviação.
Alguém poderia conseguir a foto do rádio do Tucker que estâ em algum canto do Brasil, e assim vamos montando o quebra cabeça.
Se o carro estava em Caçapava, “che cazzo” o motor está fazendo em Bebedouro (do outro lado do estado)?
Flavio,
O carro veio com outro motor, reza a lenda que quando o Sr. Lee ou o Sr. Eduardo Matarazzo compraram o Tucker, ele já estava com motor de cadilac. O motor foi “enviado” separado.
Não existe maneira de tombar isso tudo como patrimônio histórico cultural não?
Fico inconformado com esse tipo de coisa acontecendo.
Algumas pessoas dizem que devemos nos preocupara com os pobres, com os analfabetos e com outras coisas que realmente são importantes, mas se elegemos govenantes para lutar pelas massas, nós como cidadãos que podem gastar 1 hora ou mais por dia lendo notícias na internet ou mesmo vendo vídeos que pouco vão nos acrescentar como cidadãos, podíamos ter acesso a meios para cuidar de patrimônios que contam a história do Brasil e que não são cuidados pelos seus donos.
Carburador pequeno não, ou é só impressão ????
Me parece pouco diâmentro para a capacidade do motor. Parece (em tamanho) com o Weber que tinha na família Dodge Dart do Brasil. Provavelmente atendia, devido ao baixo regime de rpm que este motor funcionava. De qualquer maneira, deveria fazer bastante barulho de aspiração.
Sê o motor que esta em Bebedouro é o do Tucker daqui,eu não sei,pois do meu conhecimento este carro chegou a Caçapava sem motor,era mais um dos grandes “achados´´ do Sr.Lee,Dá mesma época(pouco antes do falecimento),havia chegado uma Lancia Lambda dos anos 20 só no chassis e motor,e com sua interessante suspenção dianteira que tambem deve estar “desaparecida´´ uma vez que tinha ido para a restauração(que é muito longa e custosa-coisa para quem gosta e pode)
Para quem não sabe,caracteristicas do motor do Tucker:
Fabricante; Franklin Air Craft Engine -modelo6 avl 355
Potência 166 bhp -torque 504 nm-taxa de compr. 7,00:1
6 cil Flat – bloco e cabeçotes em aluminio- 12 valvulas- 5490cc -peso do motor +- 200kg
Bellissimo, veramente, bellissimo!
Alguém sabe como o motor saiu de dentro do Museu de Caçapava? Acho que o mínimo a se fazer é devolver o motor ao seu verdadeiro dono, ou seja, o Tucker.
Só espero que não tenha receptação no meio dessa jogadas toda aí.
Um pouco de hombridade e bom senso faz bem nessas horas.
Gorpo,
O motor não saiu de dentro do carro aqui em Caçapava, quando ele chegou aqui já estava com um motor de Cadilac (se não me engano era de um Cadilac), da mesma forma que o Chassi.
O carro está em Caçapava, e tenho acompanhado o trabalho. Acho que vai ficar bonito novamente, não completo nem original, mas bonito novamente.
Coisa Linda hein ?
Abraço
Belo motorzação de helicóptero, se não me engano.
Ola FG, uma pergunta: Este motor é mesmo um motor de helicoptero como foi dito no filme do Copola ?
Sim, é um Franklin O-335 (ou 6AC). Utilizado também em alguns aviões, não somente em helicópteros. http://en.wikipedia.org/wiki/Franklin_O-335
Aqui no Brasil tem uns aviões que ainda usam esses motores, com Aeronca Sedan e Stinson Voyager.
Porém, Tucker modificou demasiadamente este motor, inclusive passou da refrigeração a ar para a líquido.
Pra quem não é familiarizado, esses motores aeronauticos boxer refrigerados a ar (Lycoming, Continental, Franklin) são semelhantes ao motor de fusca, mas são bem maiores e feitos em grande parte de alumínio, e são utilizados e fabricados até hoje.
Bela engenhoca. Materiais nobres para a época.
Alguém sabe como era (ou eram) o(s) comando(s) de válvulas? Imagino que um, central como dos fuscas.
Quantos no mundo não vão olhar essa foto, o celular na mesa, e pensar em dizer para um capanga – me tragam ele a qualquer custo!
Mais uma relíquia histórica virando sucata, como tudo naquele ferro velho que chamam de Museu….
A coisa já ia mal por lá, depois da enchente de anos então, aí que a coisa degringolou de vez, e a família não doa, não vende, não aluga, não empresta, não nada com coisa nenhuma, deixa tudo apodrecer ao relento…
Realmente Philipe, a situação do museu daqui de Bebedouro é deplorável. O acervo de aviões e outros veículos que estão deteriorando a céu aberto é uma vergonha.
Será que faz par com o ET de Caçapava, separados na maternidade?