R31

SÃO PAULO (me arrumem um clone, please) – Se eu fosse daqueles malas que ficam batendo bumbo, poderia ser “3 de 3” o título deste post, que mostra, pela primeira vez, Bruno Senna com o macacão da [Lotus] Renault, a preta e dourada, a ex-Renault, a Genii. Em novembro, lembram?, cravamos o primeiro-sobrinho na Lotus-Renault. Apenas errei de Lotus…

Mas na semana passada quem acompanha o site ficou sabendo em primeira mão que Bruno estava fechando com a equipe para ser reserva. Assim foi. E a [Lotus] Renault é a equipe com mais reservas do mundo. Além de Bruno, tem Grosjean, Fauzy, Charouz e Tung. Mas todos eles, exceto Senninha, vão correr em alguma categoria. O que faz do brasileiro, na minha visão, o primeiro-reserva — se é que isso tem alguma importância.

Como escrevi de madrugada, a pintura preta e dourada foi devidamente estragada pelos designers da Genii, dona do time. A questão do uso do nome Lotus passa a ser, agora, o centro das atenções no que diz respeito ao futuro desse time. Patrocinadores russos seguem estampados na carenagem, como a Lada, felizmente.

Mais detalhes sobre Bruno e todo o resto, ao longo do dia no Grande Prêmio.

Subscribe
Notify of
guest

84 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sávio Rocha Barbosa
Sávio Rocha Barbosa
12 anos atrás

por favor; pare de pisotear a equipe. já está me dando nos nervos.

ANDRÉ
ANDRÉ
13 anos atrás

cadê o logo da elf que eu não vejo, devia ter deixado normal mesmo, acho que tão exagerando nesse negócio de lotus hein ? no carro antigo devia ter algo que não fosse dourado ué

ANDRÉ
ANDRÉ
13 anos atrás

não meu amigo, do que nós estamos cansados é de Brasileiros sem talento algum, como você por exemplo, que se resumem ao ato de criticar jovens no auge de suas carreiras, de uma forma evidentemente invejosa, é muito fácil mesmo citicar as pessoas e insultá-las quando nem a cara se mostra, você deve ser algum infeliz piloto amador com o sonho da fama frustrado por algum que se tornou grande, você é o único rídiculo aqui, e deveria se envergonhar disso, ainda bem mesmo que não expôs esse seu focinho que deve ser muito dos bizarros aqui pra gente dar umas gargalhadas do quanto patético é você.

OSMAR SENGER JUNIOR
OSMAR SENGER JUNIOR
13 anos atrás

CARO FLAVIO. VOCÊ ESTA FICANDO MUITO RANZINZA. ACHAR ESTE CARRO FEIO E ACHAR BONITO LADA E OUTRAS VELHARIAS QUADRADAS, PROCURE FICAR COM A MENTE ABERTA E NÃO METER O PAU EM TUDO. ABRAÇO.OSMAR

CLAUDIO AUN
CLAUDIO AUN
13 anos atrás

TERCEIRO PILOTO,OU PILOTO DE TESTES EM UMA CATEGORIA ONDE NÃO SE TREINA E NEM SE TESTA,,,PRA QUE?

Sandro Marques
Sandro Marques
13 anos atrás

Realmente ficou uma porcaria a pintura. Logo eu que tinha gostado tanto do visual do ano passado, fiquei bem decepcionado com o deste ano. Já que queriam imitar a Lotus antiga e não querem deixar a outra usar o nome porque não entram num acordo e usam o desenho feito pelo designer Raphael Campos para a Lotus do Fernandes. Aquele sim ficou bonito pra caramba.

Joao Palmer
Joao Palmer
13 anos atrás

5 pilitos? isso eh um time de bob sled ou F1?

J. Alves
J. Alves
13 anos atrás

Que roubada, Bruno… Ter de ficar torcendo pela desgraça alheia na esperança de ser, entre os cinco, o que ficaria numa eventual vaga aberta. Dirigir a bagaça, só na pré-temporada e olhe lá, com essa regra ridícula banindo os testes. Se bem que dar umas voltas na Lotus/Renault/Genii deve ser melhor que uma temporada inteira dirigindo Hispania. Bom, devem saber o que estão fazendo, o negócio é esperar pra ver no que vai dar…

Samuel
Samuel
13 anos atrás

Bom, eu achei uma boa o Bruno Senna estar nesta Lotus-Renault-Lada ( Genni) é melhor do que nada e pode ser uma oportunidade para ele voltar no ano que vem , só que não seria uma boa idéia ele ficar somente como piloto de testes ( que anda muito pouco) esperando uma oportunidade como titular no futuro . Bruno tem que correr em outra categoria paralelamente para adquirir experiência e evoluir como piloto , na minha opinião seria uma grande burrice não correr na Gp2 ou em outra qualquer , tem que por a cara pra bater …tem que ir pra cima… pois não vai evoluir muito ficando somente no aguardo , com certeza tem vaga em outra categoria para ele .

artemiuz
artemiuz
13 anos atrás

um dos carros mais bonitos da f1 depois dos mini-aerofólios, sem dúvida. achei belo, muito bom gosto.

Eduardo
Eduardo
13 anos atrás

Essa não dá pra dizer que vocês acertaram.

Uma é Team Lotus Malaia, a outra é Lotus Renault. Por tanto, sem forçar a barra. hahahaha

O carro é muito bonito também.

André Silva
André Silva
13 anos atrás

Será que veremos durante esta temporada nos GCs “SANTANDER-FERRARI”, “PETRONAS-MERCEDES” e “LOTUS-RENAULT” ???

Porque pelo que parece a nova moda é chamar as equipes pelo patrocinador principal

Allan
Allan
13 anos atrás

É preta e dourada, mas muito “genérica”, com acabamento de quinta e pavorosas inclusões de vermelhor.

Tem Senna, mas não é o Airton.

Tem Lotus, mas NÃO É a herança de Collin Chapman para a F1 – esta PERTENCE a Tony Fernandes. E agora vejo claramente que há época a Proton não quis comprar a Lotus “competição” por achar que não daria grana. Aí o Fernandes botou as caras e até fez bonito no mundial (e seu carro também o era – e ainda é, mesmo num amarelo/verde moderinho para 2011).

Nem Renault é mais, aliás!

Enfim, uma equipe de “quinta”, que só se salva o Kubica (e a Lada) por ali.

Klaus S.
Klaus S.
13 anos atrás

Acho que é a primeira vez que o primeiro-sobrinho aparece sem o boné do patrocinador.
Abraços.

luiz alberto
luiz alberto
13 anos atrás

É duro de acreditar como uma pessoa(Senna sobrinho)possa ser tão cabeção,e como tem nego bobo por aqui.Por acaso se com este nome ele fosse mais que mediano um pouquinho,não teria um assento garantido em alguma equipe e se fosse inteligente,estaria correndo em qualquer outra categoria top.Eta menino mimado e chato,deveria ser muito birrento quando pequeno.É mais um para a galeria dos LOUSERS.
E podem pintar da cor que for más Lotus só a de Coling Chapman,que era genial e criativo,um dono de equipe que realmente era do ramo,estes ai são coisas de especuladores e oportunistas metidos a esportistas.Agora ficar torcendo para um se dar mal para (quem sabe)ele poder andar no carro é muito PATETRIOTICO,a que ponto chegamos,ele só terá chance no azar do outro,isto só prova que ele não é de bom nivel.
QUEM MANDOU SER BURRO E SE QUEIMAR NUMA hispania!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Gilles_Senna
Gilles_Senna
Reply to  luiz alberto
13 anos atrás

A F1 está cheia de casos de pilotos com talento que não tiveram sucesso. Tudo depende de muitos fatores e neste caso o nome famoso nem ajuda nada. O Bruno não é menos talentoso do que o Grosjean, outro jovem que ainda não teve a oportunidade que merecia. Entrou a meio com uma Renault fraca e a sua imagem sofreu com isso. No passado isso aconteceu até a pilotos que depois foram Campeões do Mundo: o Lauda entrou em 1972 com um March fraco e nunca pontuou.

“Ele só terá chance no azar do outro, isto só prova que ele não é de bom nível” – Por essa ordem de ideias o Alonso não era de bom nível, pois também ele foi piloto de reserva na Renault, em 2002, quando os titulares eram Trulli e Button. A grande diferença é que agora os testes são muito limitados, mas isso não é culpa do piloto. A verdade é que a crise económica global teve efeitos perversos para os novos talentos que chegam à F1. Senna, Grosjean, di Grassi ou Parente são alguns dos jovens que arriscam passar ao lado de uma verdadeira oportunidade na F1. Até Hulkenberg, com um carro que lhe permitiu brilhar e fazer uma Pole Position perdeu a vaga de titular devido ao efeito perverso do poder do dinheiro. As equipas têm mais dificuldades em encontrar patrocinadores, ou perdem-nos, e precisam do dinheiro dos pilotos para compôr os seus orçamentos. Infelizmente esta é a nova realidade.

Seja como for, o Bruno ainda pode ter uma boa oportunidade no futuro.

Aqui vai um artigo que escrevi (no autosport.pt) que ilustra bem o quanto o talento é muito insuficiente quando faltam apoios financeiros, sobretudo numa altura em que os testes estão limitados a alguns dias no mês de Fevereiro:

Parente e Kubica: semelhanças e diferenças

Segundo os responsáveis da Renault o teste de Alvaro Parente em 2008 esteve ao mesmo nível do teste de Kubica com a equipa dois anos antes. No entanto um está na F1 e outro nem lá conseguiu entrar.

O polaco apresenta melhores resultados e exibições nas fórmulas de promoção? Nem por isso, antes pelo contrário. O português foi campeão na F3 britânica e nas WSR, enquanto o polaco só foi campeão nesta última categoria. Quanto às exibições não creio que o português fique a dever alguma coisa ao polaco. Parente venceu no Mónaco nas WSR, batendo Vettel. Venceu também em Spa e foi campeão. Já na F3 tinha vencido em Spa no ano em que foi campeão britânico. Venceu a sua corrida de estreia no GP2 com uma equipa do meio do pelotão, batendo Bruno Senna, que já tinha uma temporada de experiência na categoria e seria vice-campeão nesse ano. Em Spa foi o piloto que deu mais luta a Bruno Senna, quer na qualificação, quer na corrida, até ao momento das paragens na box. Em 2009, de novo com uma equipa do meio do pelotão, a estreante Ocean, Parente venceu de forma incontestável em Spa, batendo o campeão Nico Hulkenberg depois de garantir a Pole Position. Em Monza, à chuva, esteve simplesmente magistral, ultrapassando sem apelo nem agravo todos os adversários que apareciam no caminho (um deles era o campeão Hulkenberg) até chegar à traseira de Lucas di Grassi. Em Portimão voltou a fazer recuperações brilhantes. Mas talvez o mais impressionante ainda estivesse para vir. Em 2010, depois de quase um ano longe dos GP2 por falta de orçamento, regressou em Spa e foi simplesmente o melhor piloto, terminando sempre no pódio com o carro de uma equipa que até aí navegara sempre no fundo do pelotão. Mais uma volta e teria ganho a primeira corrida, roubando a vitória ao campeão Maldonado.

Apesar de tudo isto apenas Robert Kubica teve a oportunidade de entrar e desenvolver-se na F1, sendo já considerado um dos melhores do mundo. Quanto a Alvaro Parente não teve a mínima hipótese depois de ter perdido o patrocínio do Turismo de Portugal, perdendo assim a possibilidade de ser piloto de reserva na Virgin. Isto depois de ter perdido a luta por uma vaga de titular para di Grassi devido aos maiores apoios do piloto brasileiro.

Mas a grande diferença (a mais decisiva para o sucesso de Kubica e insucesso de Parente) foi a altura em que ambos chegaram às portas da F1. Caso as restrições atuais já estivessem em vigor na altura em que chegou à F1 (ou seja, sem testes e com os bons lugares à venda apenas para aqueles mais endinheirados) o polaco seria provavelmente um talento perdido. Ele entrou na BMW a meio de 2006 (substituindo Jacques Villeneuve) porque teve ocasião de treinar bastante como piloto de testes. Caso contrário arriscaria ficar sem hipóteses sequer de mostrar o seu valor, até porque a Polónia (menos ainda do que Portugal) não tinha qualquer tradição no automobilismo. Kubica foi o primeiro piloto do país a correr no Mundial de F1. Mas sem testes e sem dinheiro não entraria na categoria máxima!

Em contraste com o polaco, Parente teve o azar de sofrer já os efeitos da crise económica global. Sem testes e sem dinheiro não teve hipóteses de entrar na F1.

Williams
Williams
13 anos atrás

engraçado, chegou aqui em casa uma carta da Renault chamando pra ser piloto reserva. Alguem mais aí também recebeu essa carta? abs

CLAUDIO AUN
CLAUDIO AUN
13 anos atrás

APROVEITARAM MAUA COMBINAÇÃO DE CORES QUE JÁ ESTÁ PROVADA QUE TEM DESTAQUE.
MAS MAIS IMPORTANTE QUE AS CORES SERÁ AO COMPARATIVO ENTRE KUBICA E OS MENINOS.

Zeuxis
Zeuxis
13 anos atrás

Nada mais justo um piloto símbolo para um cargo símbolo

Ricardo
Ricardo
13 anos atrás

Algum titular poderia quebrar uma perninha de leve, botar um gesso, só pro Bruna andar direito nesse carro aí né?
Huahuahuahuahuahua
Zoeira, mas de verdade, não achei o carro feio assim…ficou legal até.

Alexander Ferreira
Alexander Ferreira
13 anos atrás

Feinha, feinha , feinha !! chega a dar dó !

Alexander Ferreira
Alexander Ferreira
13 anos atrás

Definitivamente de um mau gosto gigantesco…. aqueles detalhes em vermelho são de uma cafonice ímpar e , conseguiram estragar o que era simplesmente sublime … Vá se entender esta gente !!!

Léo Engelmann
13 anos atrás

Impossível não lembrar naquela música “Joga bosque na Geni”.

Caique Pereira
Caique Pereira
13 anos atrás

O Bruno tem uma expressão de menino mimado, não falo porque o acho, apenas comento a impressão que ele me passa em todas as fotos.

Paulo Vaz
Paulo Vaz
13 anos atrás

Joga pedra na Genii

Jef
Jef
13 anos atrás

O Luiz Razia é melhor que Senninha, pelo menos não tem ninguém para competir como reserva. É ele e pronto! kkkkkk

Ricardo Alberto
Ricardo Alberto
13 anos atrás

Quem teve uma boa jogada, foi a Pirelli, já que seu logo sempre está, nas apresentações, virado para cima, com bom destaque.
Até que eu gostei da pintura.
Ricardo Alberto

Dionisio
Dionisio
13 anos atrás

Como esse rapaz gosta de se iludir.
Ser piloto de testes numa categoria que não tem testes, é bizarro.

Rafael
Rafael
13 anos atrás

Eu gostei da pintura!
Diferente e chamativa.

roxxon valdez
roxxon valdez
13 anos atrás

quem falou em praga do gavião bueno tá certo. ele vai falar o ano todo que o senna tem nome de rei e quem foi sempre será…e outras baboseiras que repete a vida inteira e temos de aguentar , essa merda toda e a vontade do locutor de ganhar muito grana com o seu fanfarronismo se outro brasileiro der certo na f.1. já faz tempo que não dá…

Marco
Marco
13 anos atrás

1) Acho que a idéia foi empilhar reservas até que a soma do talento deles chegasse ao talento do Kubica.

2) Difícil conseguir fazer pior com preto e dourado….

André Soler
André Soler
13 anos atrás

Sabe o que acho, é que esta tudo errado!!! TA tudo errado!!!! Piloto tem que ficar porque é bom não porque ta pagando!!!
Se não vira layde kate! TO PAGANOOOOOOOO!!!

Caique Pereira
Caique Pereira
13 anos atrás

Falou Tudo.

Leoni Camargo
Leoni Camargo
13 anos atrás

Flavio, ja viu o “NUEVO 4X4 DEL GOBIERNO RUSSO ” ? segue o link do yoytube,
abraço.

http://www.youtube.com/watch?v=KgCZWQInAsU

ALEX B.
ALEX B.
13 anos atrás

Lindo carro! Nothing more!

MAX
MAX
Reply to  ALEX B.
13 anos atrás

Lindo carro! Nothing more! x 2

Viola
Viola
13 anos atrás

Diretamente dos estúdios de design da Lada.

Roberto Borges
Roberto Borges
13 anos atrás

Como os comentários começaram com a história da “sacolinha”, se foi verdade seria bom aproveitarem a graninha e comprar um jogo de pincéis finos, já que as faixas (não filetes) pintadas no carro foram feitas com rolo ou broxa das grossas. Cacilda, que poluição visual! Complementando a “poluição”, um esquadrão de pilotos reserva. Bom negócio vender macacões para a Renault-Lotus-Genii-o escambau!

marcelo ivo
marcelo ivo
13 anos atrás

se não estou enganado… para a temporada de 2009 ou 2010 haviam rumores (ou conversas) para que o Senna fosse pilotar no DTM, enquanto não abriam vagas na F1… mas o 1º sobrinho não aceitou, achando que isso fosse afastá-lo da F1…
com a chegada do Di Resta, parece que teria sido uma boa ideia aceitar aquela proposta!!!

HM
HM
13 anos atrás

equipe estranha, vestida de outra coisa, vários pilotos estranhos, tirando o Kubica, a pintura é bonitinha, mas não chega perto da JPS de verdade…

agora, por que chamar a equipe pelo “title sponsor Lotus”? essa é a equipe RENAULT (que pertence a Genii Capital claro, não a Renault, mas é o nome…), ou vão chamar a Ferrari de Marlboro com destaque? Mclaren de Vodafone? quero ver se a globo vai cair nesse de ficar chamando a Renault pelo nome do patrocinador, quando tem medo até de ler o nome da equipe Red Bull.

Marcelo
Marcelo
13 anos atrás

O Galvão vai jogar PRAGA o ano todo para algum titular morrer para o Bruno assumir a vaga, melhor Kubica e Petrov se proteger…

Janus
Janus
13 anos atrás

Bom, pelo menos agora, por uma semana, para fazer jus ao tal furo #3, a Lada-Renault virou Lotus-Renault…

Brincadeiras à parte, realmente, o carro ficou feio, aquelas faixas douradas e os detalhes em vermelho são de lascar.

Alexandre Salvador
Alexandre Salvador
13 anos atrás

Esse logotipo da Genii está parecendo aquelas letras que a gente encontra nos exames de oftalmologista….

Marcio Cordeiro
Marcio Cordeiro
13 anos atrás

Posso estar louco,ou iniciando uma nova teoria da conspiraçao.Mas a impressao que estou tendo este ano,é que a FIA alinhavou um acordo com as equipes e todas,eu disse todas,pois as equipes parecem estar usando o mesmo chassi.As direrenças sutis estao em peças simples como carenagens, spoillers,retrovisores que qualquer seu manoel da padaria faz.Sera a tao sonhada reduçao de custos as escondidas pra nao perder a pose?

Gerardo Santacoloma
Gerardo Santacoloma
13 anos atrás

se der uma diarréia no Petrov, quem será que corre: Senna ou Grosjean?

sandro
sandro
13 anos atrás

Engraçado, ninguém vai falar do jogo do Canindé?hehehe….

Leon Neto
Leon Neto
13 anos atrás

joga pedra na Genii…

WILIAN CIDADÃO BRASILEIRO
WILIAN CIDADÃO BRASILEIRO
13 anos atrás

ola flavio eu tô escrevendo aqui só pra te dar um alô a respeito da página sua
ALÒ CONTROLAR
que não está mais postando mais nenhum comentário do pessoal,dá uma olhada lá que tá bixado …abraço

Gabriel, o Pensador
Gabriel, o Pensador
13 anos atrás

É isso aí, FG!

Parabéns pelo furo! E o carro ficou feinho pacas… que ande bem, pelo menos.
Ah, e obrigado por responder o e-mail que lhe enviei. O negócio deu uma esfriada. Meu irmão é um fraco mesmo…

Vai ficar, acredito, para quando eu tiver grana suficiente. Agradeço, de qualquer forma. As dicas serão úteis no futuro, prometo.

Abraço!!

Mansur
Mansur
13 anos atrás

Se você fosse daqueles malas que ficam batendo bumbo, poderia ser “2,5 de 3″ o título deste post, e não “3 de 3”. Afinal, o Bruno será reserva da Lotus preta e dourada e vermelha ( feia pra cacete ), e não titular da Lotus verde e amarela. Esse Petrov, apesar de ser o piloto de sua torcida, é ruim demais, e pode ser a chance do Senninha andar em uma boa equipe em 2012.

GUSTAVO BUIATTI
GUSTAVO BUIATTI
13 anos atrás

O Senna Sobrinho reclamou que o simulador da Hispanya era o Play03. Agora ele vai ter um simulador de verdade.

HEHEH.

Williams
Williams
13 anos atrás

Taca pedra na Genii! Maldida Genii!