ATÉ QUANDO?

SÃO PAULO (brinquem) – No final do ano passado, o piloto Vinicius Maschio morreu nos treinos para um festival de arrancada em Curitiba. O acidente foi assim. No último fim de semana começou a temporada da modalidade na mesma pista de Curitiba. Não mexeram no retão, os muros estão onde sempre estiveram, não fizeram nada.

Aí aconteceu o que vocês poderão ver no vídeo abaixo, enviado pelo Emerson Gonçalves. Acidentes idênticos, mas desta vez, felizmente, ninguém morreu.

E a gente fica aqui, esperando pelos próximos, torcendo para que todos sobrevivam, enquanto a CBA, que deveria fiscalizar esse negócio, conta o vil metal das carteirinhas.

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RICARDO SIMONE
13 anos atrás

POR QUE TODOS OS VEÍCULOS DE SEGURANÇA E RESGATE FICAM NA LINHA DE LARGADA AO INVÉS DA CHEGADA, AONDE OCORREM OS ACIDENTES???

Cleiton Pessoa
Cleiton Pessoa
13 anos atrás

Fuscas…. sempre fuscas…e opalas…
Porque o povo gosta de mecher nessas merdas? Estabilidade zero….
Pra um fusca ter estabilidade tinha que ter no mínimo 5 metro de largura.

Afonso Sousa
Afonso Sousa
13 anos atrás

Evidentemente o problema e da pista direita do AIC, e não do esporte arracanda. Só não entende isto que é mal intencionado, ou bobo mesmo.

ELVIBRUNO
ELVIBRUNO
13 anos atrás

Ambulância e resgate não deveriam estar no final da pista?

Banana Joe
Banana Joe
13 anos atrás

Campeonato de arrancada é automobilismo sim e como automobilismo envolve riscos.
Rosemeyer, Villeneuve, Jim Clark, Senna, todos vítimas do automobilismo.
vamos proibir tudo então?
Vejo cada comentário que sinceramente dá vontade de rir… cada um coloca seu gosto, sua preferência no altar do endeusamento e o resto é ridículo, babaca, idiota, etc…
Porra cada um na sua.
Eu não vou criticar alpinismo só porque acho meio sem sentido um cara pegar e sair de casa pra subir na montanha e morrer de frio a 5000m de altitude.
Nem vou ridicularizar um figura que dirige na chuva a 300km/h na F1 embora isso seja contrário a todo o bom senso e a segurança recomendável.
Não sejam Bolsonaros por favor!

Carlos
Carlos
13 anos atrás

A pista não tá cheia de bumps, pois foi recapeada para o FIA GT1, com exceção dos 402m de concreto da arrancada (essa parte sim é ondulada e não foi raspada justamente por causa da categoria) dos quase 1km total de reta, eu acho que o carro deve ter balançado depois de sair do piso de concreto ondulado pro asfalto liso

Percebam que os 2 carros deslizam já no final do concreto (o vermelho já no asfalto liso, e novo)

E o Fusca é um problema também, pois em todas as etapas do Paranaense de arrancada e até o Festival Força Livre, SEMPRE ocorrem acidentes com os Fuscas, e na maioria das vezes carros muito + leves e potentes nem se quer deslizam na reta

Eduardo
Eduardo
13 anos atrás

Aos amigos pilotos de playstation que nunca foram ao autódromo segue alguns esclarecimentos: 1º Os carros não são “velhos” são ‘bolhas” de fibras de modelos de carros de sua preferencia montados em estrutura tubular com suspensões especiais com molas e amortecedores calibrados p/ cada peso(alguns aqui acham que é fusca original com motorzão) 2º Motores preparados com desempenho único e aceleração incomparável disputadas com cronometragem extremamente precisa com regulamento técnico e desportivo (se isto não é automobilismo eu não sei o que é, talvez acelerar na rua de farol a farol deveria virar esporte, né) 3º O propósito deve ser melhorar a pista, mesmo pra quem não gosta de arrancada pois outra categorias também fazem uso dela e tem dificuldades nesses mesmos pontos

Juliano Julio
Juliano Julio
13 anos atrás

Quem estava em Curitiba quando o Vinicios acabou falecendo, e teve oportunidade de participar da reunião feita com os pilotos após o acidente, sabe que os proprios pilotos estão cobrando melhorias nas pistas.
Não me recordo qual, mas um piloto da mesma categoria do Vinicios sugeriu aos seus companheiros que aliviassem o pé, afim de não acontecer novos acidentes.
Outra coisa, todos esses carros são obrigados a seguirem um regulamento, criados pela FPRA e pela CBA, ARRANCADA tem sim regulamentos e regras, vistoria nos carros e tudo mais.
Os carros são obrigados a terem santo antonio, paraquedas (nas categorias mais fortes), entre outros itens, e antes do piloto realizar o aquecimento de pneus, tem uma pessoa encarregada de verificar se o sinto de segurança esta bem preso. Ou seja, segurança esta sendo cobrado, mas infelizmente acidentes acontecem, o nivel dos carros está subindo mto, toda prova temos quebras de recordes, isso é sinal que tudo esta evoluindo, menos as pistas infelizmente.
Acho certo determinadas criticas que aqui vejo, mas tem algumas que são feitas sem o menor fundamento e por pessoas que não tem o menor conhecimento do que é uma prova dessa. Garanto que é bem mais organizado do que muita corrida que acontece por ai.
Dos que fizeram comentários de baixo nivel, que só sabem chingar e ofender, qual destes já foi assistir uma arrancada de perto? não estou falando de arquibancada, e sim de estar la nos boxes para ver se perto como são os carros?? Acho que nenhum certo? Então fica o convite, vá até o velopark ou mesmo em curitiba na próxima etapa do paranaense e veja, ai depois sim venha postar comentários decentes.

André
André
13 anos atrás

Vamos ser bem honestos. Aí a responsabilidade é do piloto. Quer ser uma anta de arrancar com um carro que anda de lado? Não dá pra culpar o governo e entidades por suicídios.

marcão
marcão
13 anos atrás

Quanta opinião discordante!!!
Pelo jeitão, até nesses comentários as coisas vão ficar como estão. Enquanto isso a CBA e as confederações vão faturando, e muito….
Aliáz tem só um detalhe nessa história de CBA, ela não fatura só nas carteiradas.. Fatura um boa porcentagem nas inscrições, no aluguel da pista e deve faturar mais algum “””por fora””…
Vistoria técnica também custa uma baba e quem leva é o pessoal da CBA, e confederações!!!
Muito bonito tudo isso carro capotando, gente morrendo, organizadores “espertalhões” criam campeonatos de todo jeito, alugam pistas, dão umas grojas pros “”””caras da cba”””” homologarem as categorias e o povo cai nessa, sempre cai….
Olha aja grana rolando nessas e outras Brasil afora, é por isso que ninguem quer largar esse osso…Chefes de equipe, pilotos, vcs teem que abrir os olhos e fechar as torneiras monetárias pra esses caras.. Se não vão acabar tudo pobre e sem carro pra brincar no fim de semana, E os “pitores de zebras”, e os “”Ostrascisticos”” vão engordando a conta bancaria…..

Iuri Jacob
Iuri Jacob
13 anos atrás

PQP! Tem que ser muito idiota pra se arriscar desse jeito.

Alemão
Alemão
13 anos atrás

Não foi influencia de vento?? Quando termina o muro é onde todos perderam o controle e a pista aparentemente não possui desníveis tão acentuados. Se continuassem o muro não teria ação dos ventos e o descontrole ficaria restrito a área da pista!

ALEX B.
ALEX B.
13 anos atrás

Me desculpem os adeptos, mas este troço é estupido!

Tiago Mio
Tiago Mio
13 anos atrás

3 acidentes no mesmo lugar ! Tem coisa ai.

ABG
ABG
13 anos atrás

Certa vez fui assistir a uma corrida de dragsters nos EUA e na entrada da pista tinha um aviso que dizia mais ou menos o seguinte: “Corridas de dragster são potencialmente fatais para pilotos e espectadores. Entre por sua própria conta e risco”.

alex glaser
alex glaser
13 anos atrás

Flávio, belo post. Sei das suas críticas sobre a arrancada, mas esse post é deveras construtivo. Pena que muitos aqui nunca estiveram perto de um carro de arrancada, tampouco uma pista exclusiva, como o Velopark ou o Amazonas DragWay. para se ter uma idéia da evolução dos carros, hoje, com menos de 100 mil reais, não se monta um Fusca ou Opala competitivo. E sim, a CBA normatiza tudo, desde bancos, santo antônio, peso, etc. (ela pode até não fiscalizar como deveria, mas isso é outra discussão).

No AIC, ocorre um vento lateral forte após o término da arquibancada. Já aconteceram vários acidentes por esse motivo. Soma-se a isso a falta de grip da pista, as ondulações e o entre-eixo curto do Fusca. E lembrando, o AIC não é pista de arrancada.

Grande abraço,

Alex Glaser

Lubacris
13 anos atrás

Arrancadas são a escória do Automobilismo…

Paolo Cruz - Manaus - AM
Paolo Cruz - Manaus - AM
13 anos atrás

Pessoal, Arancada é uma modalidade que existe desde os Hot Rods, pós guerra, década de 50. Não adianta vocês que nÃo gostam xingarem os que gostam de BABACAS, IDIOTAS ou outras coisas do tipo. Uma coisa é revoltar-se com o contexto em que os acidentes aconteceram, ondulaçÃo na pista, preparação dos carros, etc, outra coisa é chamar o esporte de BABACA ou IDIOTA. BABACA sÃo vocês que xingam a modalidade, seus IDIOTAS pueris. Se manquem. Quem gosta de arrancada também acha uma babaquice de menino criado a leite com pêra ficar na sala de casa lambendo o saco da F1. Isso sim é uma porcaria sem graça, porcaria der asa que se mexe, controle remoto até pra peidar dentro do carro, modalidade de moleque. Revoltaram-se de novo porque falei mal da F1? É assim que os Rallyzeiros e Hot Rodders se sentem quando vocês vomitam idiotices aqui todo dia.

Emerson
Reply to  Paolo Cruz - Manaus - AM
13 anos atrás

Infelismente a pista de curitiba não suporta mais as categorias top da Arrancada, assim como a reta de interlagos não suporta os canhões que andão lá.

E pista de Itatiba, não vai ser liberada nunca?

Alan
Alan
13 anos atrás

Assistindo o vídeo, da pra ver como os Fusca chacoalham. Ou é a pista que piorou, ou são os carros. Aqui tem 2 vídeos, do mesmo Fusca arrancando nas 2 pistas, olhem a diferença:
http://www.youtube.com/watch?v=mSszMCdhAVU&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=Zq5O3ESUhCI
Os vídeos foram feitos em 2007 e 2008.
Os carros nem mechem.

Lucas Carioli
13 anos atrás

O narrador também é o mesmo. Nem fala mais nada, haha!

Como dizia aquela propaganda, “potência não é nada, sem controle”. Isso é o que dá colocar esses canhões em Fuscas, Chevettes, Opalas…

drews
drews
13 anos atrás

Problema sério: é isso que o público quer ver…

jose san pedro
13 anos atrás

a pista está cheia de bumps…o pessoal do resgate não teve tempo de tomar um cafezinho pelo jeito…

Burn baby.. Burn
Burn baby.. Burn
13 anos atrás

Quanto aos fuscas.. tem que possuir maior distancia no entre eixos para virarem Funny cars, senão rebolam que nem passista de escola de samba em frente aos juizes na Sapucaí,

Burn baby.. Burn
Burn baby.. Burn
13 anos atrás

Adoro corridas de arrancadas, passo madrugadas no sofá assistindo o canal Speed e não precisa muito para perceber que a coisa aqui é meio manbenbe e sem regulamentação. Basta montar uma cadeira elétrica, uma flexa sem penas e competir em uma pistas dos padrões para este tipo de competição, risco extremo..

Melhor fazer direito e construir uma pista de verdade específica para isso, e com certeza teriam lucro.. cobertura de TV etc..

mas assim.. ´Sem chance, doido de quem participa nem o seguridade médica cobre..

João Colatrello
João Colatrello
13 anos atrás

Se não me engano a pista sofreu um lixamento a umas três semanas atrás ( mas apenas em um lado da pist0 tudo indica que era necessario nos dois. Flavio concordo em relação ao muro o acidente do Vinicios foi muito parecido com o do Fusca Branco a unica diferença que o Opala caiu de lado em cima do Gardrail que por sorte com o besouro não ocorreu. Como já colocado aqui os carros de arrancada evoluiram muito em todos os quesitos principalmente segurança mas as pistas não a Pista da SPID está pronta e por que não libera politica ???? exemplo do Velopark foi desenvolvida para tao modalidade que a cada dia mais cresce no Brasil

Dú
13 anos atrás

Só pode ser desnível na pista. Mais um http://www.youtube.com/watch?v=yM33rBUZ_3A

Marcelo Martinez
Marcelo Martinez
13 anos atrás

Pra mim são vários fatores, dentre os quais:
– A reta é ondulada e não pode receber a arrancada enquanto não for adequada;
– O 1º fusca também não conseguia andar em linha reta como o opala do Vinicius Maschio e o piloto não se deu mal, pois não tinha a velocidade e capotou menos que o carro do Vinicius;
– Como dito não foi feito absolutamente nada na pista (sequer os muros foram readequados).
– E a nossa querida CBA não faz nada; quer dizer, faz sim, virou um verdadeiro caça-níquéis dos pilotos! me dão o direito de pensar assim, pois se há fiscais no envento ou não entendem nada ou não vistoriam nada!

Então fica difícil né?!
Eu sempre tento defender as corridas alternativas (como as arrancadas), mas aí eu perco a razão!!!!

LeonardoXR3
LeonardoXR3
13 anos atrás

Isso tudo não é culpa apeas da CBA, mas a FPRA (Federação Paranaense), também tem sua parcela enorme de culpa, uma federação na qual só interessam os R$ das carteiras e do povo da arrancada, quem corre ( de verdade) na pista conta a própria sorte para competir, e quem corre ( ou tenta) fazer rally, tanto de velocidade quanto regularidade ( meu caso) precisa ir até Santa Catarina para competir num campeonato bem organizado pois lá criaram uma Liga totalmente independente da Fauesc eporconsequencia desse lixo chamado CBA….

Roberto Borges
Roberto Borges
13 anos atrás

Flávio, ainda perdes tempo (como eu) com isso?
Nada contra arrancadas, mas coisa feita direito, minimizando os riscos, que são parte do negócio.
Os muros continuam como antes. Já havia comentado isso da outra vez.
Basta olharem uma competição em pistas construídas para isso: os muros vão até o final!
No ponto de maior velocidade não tem muro perto. O resultado é esse.
Cada um deve saber o que faz, não? Se acham que está bom, aproveitem! Vamos ter muitas imagens “impactantes”ao longo do ano.

Diogo Sorocaba
Diogo Sorocaba
13 anos atrás

Modalidade idiota…
Pilotos idiotas…
Espectadores idiotas…
Locutor idiota…
Todos da CBA, idiotas…
.
Tomara que os imbecis “pilotos” acordem e vão promover algo mais produtivo, como o kart, por exemplo!
Enquanto prestarem esse desserviço ao automobilismo nacional, têm mais é que se ferrar, mesmo!

Guilherme Ribeiro
Guilherme Ribeiro
13 anos atrás

e outra, quem comenta aqui sobre a segurança dos carros, não conhece nada mesmo de arrancada. infelizmente o muro no final da reta nunca será feito, pois o AIC é um circuito acima de tudo, o piloto que tem um carro desses tem de ter a conciencia que não é acelerar 100%, pilotos experientes tiram o pé quando o carro aponta para o lado ou quando ve que não havia mais chances de um bom tempo. no caso ai, não fizeram isso, e deu no que deu :/

Guilherme Ribeiro
Guilherme Ribeiro
13 anos atrás

Pensam que a CBA não é cobrada ?? Pelo contrário, estamos em um ponto de preocupação muito maior, não só por causa desse acidente e do Vinicius, até antes, e por até outros motivos..
Infelizmente a CBA pensa somente no $ dela e as coisas continuam como estão, assim como alguns organizadores.
Estamos buscando soluções e quem sabe um dia nós, amantes da arrancada, tenhamos condições necessárias em todos os lugares para praticar.

rafael
rafael
13 anos atrás

Tenho a impressão que a pista piorou, o final daquela reta não era tão ondulado. Já me disseram que o terreno do autódromo é ruim, que era um pantano. E o curioso como os 3 acidentes forma parecidos e no mesmo lado da pista.
Fui ………..

Conde
Conde
13 anos atrás

Isso não é automobilismo . Coisa mais babaca .

Allan
Allan
13 anos atrás

O problema é que ele(a) só anda RETO! Como o asfalto quica demais, já viu… O carro é uma tábua, não absorve nada.

Allan
Allan
13 anos atrás

Discordo. O primeiro foi bem “antes”, o piloto do Fusca branco tava fazendo graça, em velocidade até “baixa”, perdeu o controle e bau-bau. Tivesse competindo com outro, a uns 250 km/h, podiam catar os cacos com pá…
O segundo sim, não teve aparente culpa, mas teve a sorte de pegar o final da reta (ao menos a parte utilizável) e capotar aonde não tinha muro, só espaço livre, já em desaceleração…
O do Opala foi um misto dos dois (posição do Fusca branco e manobra de competição do vermelho).

Benicio
Benicio
13 anos atrás

O pessoal da organização nunca viu como é uma disputa de arrancada feita no exterior pois:

1) A pista é extremamente lisa, e a do Brasil não é.
2) O final da reta é em descida, e a do Brasil é em subida. Alguma explicação para ser em descida tem que haver.
3) As pistas são mais largas e a do Brasil são estreitas demais.
4) Pessoal de resgate tem que percorrer a pista toda para atender o camarada???
5) Alguém faz verificação técnica nos carros? Existe regulamento?

Abraço.

Eduardo
Eduardo
Reply to  Benicio
13 anos atrás

caro amigo, existe regulamento sim, e cada um especifico para cada categoria da modalidade, se quiser ver eles entre no autodynamics.com.br ou dragsterbrasil.com e pare de falar coisa que não sabe

wart
wart
13 anos atrás

Pista boa pra carrinho de montanha russa.
Tem um monte de coisa errada nesse caso, não só a pista. Será que a CBA tem algum tipo de normatização pra este tipo de corrida?

Sergio
Sergio
13 anos atrás

É verdade…Eu sou imbecil..O cara que monta num trolha dessas e sai sambando nas pista que nem mulata no carnaval, pra no final tomar um capote é bem esperto. E naturalmente quem defende deve ser mais esperto ainda.

Guilherme
Guilherme
13 anos atrás

Coisa mais tosca esse tipo de prova com um monte de carros velhos cheios de gambiarras. Fusca foi feito para ser barato ao consumidor, é o carro do povo, e não para apostar corridas.

Luciano Martinelli
Luciano Martinelli
13 anos atrás

O que eu achei errado é o pessoal do socorro ficar atrás da linha de largada. Com tantos acidentes eles não aprenderam que deveriam ficar lá suposta chegada.

HC
HC
13 anos atrás

o cara q monta num fusca com um motor desse, acelerando desse jeito, achar q vai ter alguma dirigibilidade, não é uma pessoa inteligente.
a CBA deveria simplesmente proibir isso aí.
porque aqui no Brasil não tem asfalto e pista nenhuma q de segurança pra fazer.
Bom, pra mim, no mundo não existe segurança pra fazer uma imbecilidade dessas.
Mas cada um com o seu cada um.

Thiago Vinholes
Thiago Vinholes
13 anos atrás

A fusqueta não consegue nem andar reto. Esse negócio é um absurdo. Automobilismo ZERO

Dieter
Dieter
13 anos atrás

No fnal do vídeo tem um sem noção indo para o local do acidente dirigindo uma moto sem capacete

Mário Gasparotto
13 anos atrás

Acho até que, mais do que a configuração da pista, os carros deveriam ter um critério de especificação, exigindo uma limitação de potencia e configuração dos carros para este tipo de evento. Aí sim, a culpa é da CBA por homologar, ou não, os carros para este tipo de disputa. Quando começa a acontecer acidentes com uma certa frequencia e da mesma forma, é porque alguma coisa esta errada. Tal como os capôs voadores da Estoque.

Mateus
Mateus
13 anos atrás

Isso não é automobilismo.

Marcelo Ramos
Marcelo Ramos
13 anos atrás

Uma coisa e você ser forçado a andar em um avião em que a empresa mal faz a manutenção, o avião cai, você não tem culpa, entrou de gaiato, agora OUTRA completamente diferente e você entrar conscientemente no avião perigoso e gostar disso, gostar do perigo.

Ninguém ali e criança, sabem o que estão fazendo, sabem que e perigoso, gostam do perigo e pura adrenalina

Se tivessem um pouco mais de inteligência, cobrariam a CBA e organizadores do evento por melhorias, nem sempre devemos esperar que autoridades responsáveis que se apresentem para a fiscalização ( vai esperando sentado que de pé cansa ), temos sempre que cobrar e exigir os nossos direitos.

Mr. Fernandes
Mr. Fernandes
13 anos atrás

Cara não sei de onde você é, mas com certeza não conhece nada deste estado. Aprenda um pouco mais antes de sair falando besteira aos quatro ventos.

Rubim
Rubim
13 anos atrás

ele balança mais não caiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!!!!!!!!!

seria cômico se não fosse uma vergonha

o automobilismo brasileiro infelizmente ta indo pro buraco.

Sergio
Sergio
13 anos atrás

Que se fodam. Querem colocar 1000 Hps numas baratinhas dessas, sem a menor estabilidade ? Se acidentar e eventualmente morrer faz parte.

galileu
galileu
Reply to  Sergio
13 anos atrás

sergio, isso é COMOTÁRIO. comentario de otário rsrsrsrs