AUSTRALOPITACOS (1)

SÃO PAULO (o pior trocadilho ever) – Quem aí aguentou acordado até as 4 da madruga? Eu aguentei. E por isso ficarei quase fora de combate durante o dia.

Mas foi interessante, porque era o primeiro treino livre do ano e tal. E deu para ver que a McLaren, que fechou a sexta-feira com dobradinha, corrigiu o rumo antes de começar o campeonato, depois de um início de pré-temporada que prenunciava um desastre.

Deu para ver que, mesmo assim, é a Red Bull a grande força das primeiras provas do Mundial.

Deu para ver que na Ferrari Alonso continuará sendo dominante sobre Massa, à razão de meio segundo por volta. E que vai se esgoelar por 19 corridas para tirar mais do carro do que o que ele pode dar.

Deu para ver que Barrichello vai jantar Maldonado com a maior facilidade do mundo.

Deu para ver que Sauber e Toro Rosso irão brigar pau a pau com a Renault ali no bloco intermediário, e que Kubica faz uma falta danada.

Deu para ver que a Mercedes não deve ser descartada como possível frequentadora de pódios.

Deu para ver que Schumacher vai andar melhor que no ano passado.

Deu para ver que a Hispania não vai se classificar para o grid, por conta da regra dos 107% (válida para o Q1; quem ficar a mais de 7% do melhor tempo do Q1 dança). E não chega à temporada europeia, essa farsa em forma de equipe.

Deu para ver que a Virgin terá grandes dificuldades para alinhar, e corre sério risco de ficar fora dos 107% na Australia.

Deu para ver que a diferença de desempenho dos pneus é monstruosa, o que vai dar uma bela animada nas corridas. Os profetas do acontecido terão dificuldades para fazer seus prognósticos em pleno voo.

E deu para ver que nem os pilotos sabem direito quando podem usar as asas móveis, bonitinhas de ver, fáceis de entender no que diz respeito ao seu funcionamento, mas uma covardia com os pilotos que estão na frente. É como vendar o goleiro na hora do pênalti e achar que ele vai defender o chute.

Daqui a pouco eu volto.

Subscribe
Notify of
guest
48 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Denis Tavora
Denis Tavora
11 anos atrás

Estive olhando as fotos da HRT de ontem e percebi comparando que eles estão exatamente com o bico do carro do ano passado!!!! Não tem nada a ver com o da apresentação em barcelona nos últimos dias de teste. Devia ser de fibra de vidro aquela coisa.. E ainda deve ter mais coisa que a gente não está vendo…..
Disseram que foi problema de alfândega…

João Vitor
João Vitor
11 anos atrás

É inegável o bem que o avanço nos últimos anos fez para a F1, principalmente em relação à segurança. Após a morte de Senna mais acentuadamente.

Mas esses apêndices tecnológicos todos, botões, coisas e mais coisas. Isso é prejudicial, isso não é esporte.

Poderíamos ter carros com cambio semi automático, botões pra rádio, resposta automática de “sim” para o box, até uma regulagem de diferencial, com uma distribuição de freio, e só.

A F1 não precisa de kers, não precisa de controle de tração, não precisa de suspensão ativa, freio ABS, asa móvel, duto aerodinâmico, difusor duplo, diversas regulagens de mapeamento de motor, não precisa.

Isso não existia quando os carros alinharam para o GP Brasil de 91, a melhor das corridas por aqui.

Que a tecnologia continue trabalhando em função da aerodinâmica, dos motores, cada vez mais leves e econômicos, mas deixe o trabalho do piloto, sempre, para o piloto.

Lucas S.A.
Lucas S.A.
11 anos atrás

Pô, eu sou biólogo e achei o trocadilho sensacional.

Carlos Castro
Carlos Castro
11 anos atrás

Concordo com você e lamento a volta dos 107% que , na verdade vale apenas para as pequenas, justamente as que mais precisam de adquirir Know-How com as corridas e exposição para atrair melhores patrocinios. O discurso de que carros mais lentos criam maiores riscos não passa de mais “choromingos” da moderna F1, cheia de babaquices (+Bernie)e que durante mais de uma decada sobre domínio das montadoras,não passou de desfile de carros em alta velocidade e aquela chatice de ficar esperando os pit stops para ver se alguém passa alguém e Schumi papando todo mundo…retardatários mais lentos sempre fizeram parte do show e,de certa forma,ajudavam aos pilotos arrojados q sabiam utiliza-los como forma de compensar perdas de performance em seus carros “negociando” melhor as ultrapassagens…enfim eles são uma variável a mais na pista para o espetáculo pq, voltar a assistir F1 com minguados 20 no grid será um porre…20 pq voltou Sauber, surgiu a Lotus Verde e um grupo assumiu a Renault, senão, poderiam ser 14…aí não dá ,nem pq quem já tem 48 anos e curte isto desde os 13…Se uma Ferrari ficar de fora dos 107% por um problema qualquer(chuva,quebra) será sujeito a avaliação para poder competir…ou seja os 107% só valem p quem luta para sobreviver….é covardia,nada mais…F1 só de Ferraris e Mclarens e montadoras na verdade foi uma boa merda…

fernando amaral
fernando amaral
11 anos atrás

nos últimos 15 minutos da sessão 2 pareceu que não era mais permitido ‘abrir’ a asa traseira. o narrador e o comentarista da retransmissora nacional não se tocaram disso (era só observar as imagens com atenção) e atribuíram o enorme aumento dos tempos de volta (para todos os carros) somente ao desgaste ‘prematuro’ dos pneus ‘ amarelos’.

eu estava gostando de ver as asas móveis durante toda a volta (é legal poder perceber a dinâmica da coisa), mas então esse momento final do treino me fez lembrar que nas corridas seu uso será limitado, o que provavelmente irá tirar toda graça.

poder usá-las só nas retas me parece idêntico ao botão de boost dos turbos da década de 80 – aquilo foi tão artificial quanta estas asas agora.

eu gostava dos f-ducts (motivo original de criação das asas móveis), era rudimentar mas permitia um uso intuitivo pelos pilotos. mas as asas são melhores pois podemos ver a ação do piloto no ato.

fiquei surpreso com o mexicano terminando com melhor tempo que o japonês, mas acho que este passou bom tempo parado na garagem.

realmente, o pior trocadilho ever. então parabéns, gomes – trocadilhos, quanto pior, melhor.

o filho do mario prata escreveu um ótimo, outro dia no título de uma crônica : “acabei de soltar um pun!”

Nelson
Nelson
11 anos atrás

Cara, que canal você estava assistindo? De onde eu assisti não deu para ver isso tudo não. :-D

Abraços e sucesso,
Nelson

Cranio
Cranio
11 anos atrás

O pessoal tem comentado sobre a “mola do Massa”, mas acredito que é mais o fato do Alonso ter entrado cheio de vontade e deixado Massa para trás. Alonso já ganhou dois títulos em cima do Schumacher (que batia no Massa enquanto esteve na Ferrari) e com o mesmo equipo que ele, mostrou que é bem mais forte.

Isso também derruba o papinho do aquecimento dos pneus. Até agora diziam que ele havia se adaptado melhor aos Pirelli. Outra história furada.

Cesar
Cesar
11 anos atrás

Pois é, flávio gomes, certa vez o massa disse que o dia que ele corresse meio segundo atrás de um companheiro de equipe ele abandonaria a F1. de certo nao imaginava que correria com o alonso.

Filipe Augustus
11 anos atrás

José Brabham

O seu comentário sobre o Massa foi um dos mais sensatos que eu li aqui, se todos fossem entendidos do assunto e falassem menos grosélia acho que seria mais legal ler alguns comentários.

Essa frase disse tudo.
Mas havia uma mola em seu caminho. É notório que essa mola fez ele perder reflexo… é pena. Encerrou uma carreira que parecia que ia deslanchar.
E nosso automobilismo foi pro saco.

Abraço.

Roberto Mota
Roberto Mota
Reply to  Filipe Augustus
11 anos atrás

Mania chata que brasileiro tem de criticar um compatriota..caramba!Vamos Massa,vamos Rubens!A temporada mal começou e os profetas do apocalipse vem rufando com seus tambores.

Parabéns pelo blog,Flávio.

Fabio
Fabio
Reply to  Filipe Augustus
11 anos atrás

Manina chata que brasileiro têm de dar uma de hippie pacheco “paz e amor”. Aqui é pra se criticar e discutir sim. Ninguém tem a obrigação de torcer pra piloto brasileiro. Essas crias do Galvão não desaparecem da face da Terra mesmo,é incrível…

Laza Rentus
Laza Rentus
11 anos atrás

Deu pra ver que o Tequila Pérez não dará sossego ao Koba Mito. Muito pelo contrário, se o japa bobear, perderá o posto de primeiro piloto…

Rodrigo Assis
Rodrigo Assis
11 anos atrás

Boa tarde Flávio 69,
Rapaz, deu para ver muita coisa nessa noite. O Zacarias Massa Mussad, vai ter que engolir o Alonso esse ano de novo, deu para ver nos treinos que ele ta andando mais que pode. Uma pena. Deu para ver também que varios companheiros de equipe, vão tomar um pau lascado. E, meu caro como o Nick é ruim jesus, a Genni ta lascada com esses dois pilotos. Deu para ver também que o twitter do apresentador também esta travando em determinado momentos. Só aqui em para eu, e mais uns 4 amigos que ia assistir o programa, a sua pagina foi atualizar só depois do segundo treino.
Abraços!!!

peter von wartburg
11 anos atrás

o sr. anda dando muito don gomes. para com isso. virou sao paulino ou o que?!

Acarloz
Acarloz
11 anos atrás

Entre os brasileiros, Massa deveria aposentar depois da “Parafusada”, dificilmente andará como antes, Barrichelo tá se divertindo e deve acrescentar brilho à sua carreira…

Ron
Ron
11 anos atrás

Agora fiquei com dúvida: será que a McLaren estava mesmo tão ruim nos testes (com um projeto verdadeiro de carro e que melhorou agora) ou essa ruindade não teria sido tudo um blefe (escondendo as partes reais do carro)?

Mirax
Mirax
Reply to  Ron
11 anos atrás

Eu tbm tô achando isso. eles mesmo disseram que partes novas do carro não estavam instaladas.

É difícil acreditar que em 1 ou 2 semanas, como num passe de mágica, eles corrigiram tudo assim pra botar tempo em todo mundo.

E outra, o próprio Alonso disse que a McLaren estav melhor do que os testes mostravam.

Samuel
Samuel
11 anos atrás

Eu não assisti de madrugada mas entrei no site da hispania para ver se tinha algumas fotos do carro no treino de hoje e tive uma grande surpresa. Eles tem fotos do carro no treino de hoje e pasmem é o carro do ano passado pintado de outras cores , até o bico é do ano passado ( acho que o novo não ficou pronto ou aquele que tinham apresentado uma semana atrás era de isopor) , deu até pena , desejo que eles melhorem mas se não conseguirem vai ser difícil manter a equipe na f1pois quem é que vai patrocinar um carro que não se classifica.

caíque
caíque
11 anos atrás

pra mim massa sempre foi um piloto meia boca, contudo toda via q, com o universo conspirando ele poderia ser campeão, tipo hill, button, mansel, Mika Hakkinen, etc
antes ele era uns 300 miléssimos a menos q um alonso um shummy (com as mesmas condições) + com a molada em 2009 ele ficou mais de meio segundo à 900 milésimos, se antes já era dificil ser campeão, hoje nem milagre.
massa já era, vai correr de linea em 2012
é cba é rede bobo, a caldo desandou.
2012: digrassi? 1° sobrinho? rubens o mercenário? ainda bem q meu amor pela f1 não depende de brasileiros

André Sgobbi
André Sgobbi
11 anos atrás

Coitado do D’ambrosio (é assim que se escreve essa coisa?) Está estreiando numa bomba!!

Efeito Bruno Senna e Lucas Di Grassi..

HC
HC
11 anos atrás

Esse negócio do 107% é pra valer ou é aquela farsa q as equipes acabam com uma canetada?

Cranio
Cranio
11 anos atrás

Corrija-me se eu estiver errado… A regra da asa móvel só permite ultrapassagens para carros que estejam ao menos 1s atrás do adversário e só pode ser acionada na entrada da reta dos boxes.

Se um piloto que esteja a frente perceber a chegada do oponente e tirar o pé do acelerador duas curvas antes de cair na reta, ele impede o piloto de acionar a asa para ultrapassá-lo. Será que veremos mesmo muitos pilotos usando esse artifício na corrida??

Palpite Q3: Red Bulls, Ferraris, McLarens, Rubinho, Schumacher, Perez, Petrov (não necessariamente nesta ordem).

PS: Kubica faz falta mesmo. Ele deve estar se “coçando” na cama…

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
Reply to  Cranio
11 anos atrás

Cranio, só uma correção, o uso da asa móvel pelo carro de trás só pode rolar se a diferença para o carro da frente for MENOR que 1s, não acima de 1s, o que invalida a tese do cara da frente tirar o pé propositalmente para evitar a ultrapassagem, como você levanta, porque isso o deixaria justamente em condições de ser atacado… na verdade, precisaria é socar o pé antes para deixar a diferença acima de 1s na hora que passar pelo ponto de avaliação…

José Brabham
José Brabham
11 anos atrás

Trocadalho do carilho!!!

Estou rindo até agora!

João
João
11 anos atrás

O Massa já começou o ano dando um passeio pelo lado de fora………..aliás, parodiando o Flávio:

Deu pra ver que a transmissão da Sportv/Globo vai continuar igual. só a imagem HD e o som 5.1 que melhoraram. Apesar do Lito falar coisas boas, mas ter que manter o padrão “plim-plim”. Quando o Massa sai da pista´é porque ele está guiando no limite, tá tirando o máximo do carro e tudo mais. Basta sair qualquer, que não seja um tupiniquim, é um tal de rallycross, cortador de grama e outras piadinhas mais…….Será que é disso que eu necessito? calma João, o Galvão ainda nem estreou…………Abraços.

Lex
Lex
Reply to  João
11 anos atrás

Por falar em Lito, não sei se repararam, ele deu uma fora ontem ao responder um telespectador sobre o funcionamento do Kers.

Pipocou e, pior, disse que a energia armazenada é proveniente do calor dos discos de freios. Falou em poder calorífico, transformadores e baterias. Credo! Como fã, estava pedindo a mim mesmo que ele parasse: “Já tá bom, Lito… Não precisa explicar mais. Chega, cara…”. E ele com aquela atitude de quem sabe do que está falando…

A energia não vem do calor dos freios, ao invés disso, existe um dispositivo mecânico (resumindo) que é acionado no conjunto da transmissão nos momentos de frenagem para converter a sua rotação em energia elétrica e armazená-la em algo parecido com uma bateria. Nos momentos que o piloto necessita usar, o mesmo dispositivo atua dessa vez como motor elétrico somando forças com o motor à combustão.

Está aí o risco que se corre ao comentar coisas que não se compreende completamente.

galileu
galileu
Reply to  João
11 anos atrás

lex. o que voce esperava de um cara que chama um descendente de arabes de “japones voador”, como ele fez com o allan kodair na stock car domingo passado, fora as outras besteiras que não me recordo.

André Godinho
André Godinho
11 anos atrás

Deu pra ver que os brasileiros são umas bostas mesmo.

pedro afonso scucuglia
pedro afonso scucuglia
11 anos atrás

Flavivogomes, du carai essa comparação!

Igor
Igor
11 anos atrás

Vamos esperar o final de semana todo pra ver o que acontece. Mas acho que esse é o último ano do Massa na Ferrari…

Bruno
Bruno
11 anos atrás

É uma pena que o Massa esteja tão apático…

E a Hispânia ? Ninguém viu o carro correr mais do que umas voltas. Talvez a questão não seja quando a Hispânia some e sim SE ela de fato tem um carro… ou um amontoado de peças que permita ela dar algumas voltas…

Guto
Guto
11 anos atrás

Beleza… agora nem preciso perder meu tempo vendo a F1. É isso aí mesmo que vai acontecer durante a temporada inteiira!

Ernesto
Ernesto
11 anos atrás

Não dá p/ acreditar, quando o Massa vai reagir? Quando lhe derem aviso-prévio? E se acontecer, p/ onde irá? E cadê algum brasileiro p/ ingressar?
Pois é, eu estou cada vez mais temeroso que, daqui a um (pouquíssimo) tempo não teremos mais brasileiros pilotando na F1 e que o automobilismo brasileiro caia num ostracismo sem tamanho. Será horrível para nós que adoramos o esporte.

Mansur
Mansur
Reply to  Ernesto
11 anos atrás

Felipe Nasr e César Ramos.

gorpo
gorpo
11 anos atrás

acho que agora acabou a farsa né? Brasileiros e brasileiras, galvões buenos e globistas da vida : Caiam na Real –> Massa < Alonso –

2SIX
2SIX
11 anos atrás

Profeta: teremos MUITOS (e sérios) problemas com pneus durante a prova…

Mauro Cesar Costa
Mauro Cesar Costa
11 anos atrás

Putz!!! Nunca vi melhor trocadilho

Marcio - CBN
Marcio - CBN
11 anos atrás

Esse Massa é uma farça…esse ano não vai ter mais desculpinha. Vai tomar pau do Espanhol, e eu vou torcer por ele!

José Brabham
José Brabham
Reply to  Marcio - CBN
11 anos atrás

Massa não é uma farsa.

Ele arrasou em 2008 vencendo SEIS corridas. E não foi campeão legítimo por pouco. Deixem de comer queijo e comprem um Fosfosol para melhorar essa memória.

Mas havia uma mola em seu caminho. É notório que essa mola fez ele perder reflexo… é pena. Encerrou uma carreira que parecia que ia deslanchar.

E nosso automobilismo foi pro saco.

Fernando
Fernando
Reply to  Marcio - CBN
11 anos atrás

quem vai me ajudar?
eu aposto em 90% no Alonso durante o ano, e digo mais, se fosse o Rubinho no lugar do Alonso também dava pau no Massa

Primeiro Treino
Alonso – 1:27.749
Massa – 1.28.842
Diferença: 1.093

Segundo Treino
Alonso – 1:26.001
Massa – 1:26.789
Diferença: 0.788

Cranio
Cranio
Reply to  Marcio - CBN
11 anos atrás

Pô Fernando… Diminuiu 3 décimos entre um treino e outro… Já está quase lá! ;)

dEEpOO
dEEpOO
11 anos atrás

É Flávio… parece q passaremos mais um ano com vãs esperanças de vermos o Massa brilhar novamente. Eu tenho pensado que, além do susto q ele levou com seu acidente, parece-me que aquele parafuso levou também um pouco de sua ousadia, de seu extra – limite ao risco, preponderante em todos os campeões. Uma pena. Mas continuarei na torcida, assim como sempre torci p/ o Rubinho.

Thomas
Thomas
11 anos atrás

É sr. Massa…. os mesmo 0,7s do ano passado hein…
Aquecimento de pneus uma pinóia!

Conde
Conde
11 anos atrás

Gostei de ver o Schumacher , o Barrichello , e as RedBull . Mas fiquei imaginando o que o Massa vai ter pelo frente . Bom Dia a todos .

Cranio
Cranio
Reply to  Conde
11 anos atrás

Não duvido assistirmos o Barrichello e Schumacher na frente dele nesta corrida, mesmo com a boa diferença de equipamentos.

Silvio Luz
Silvio Luz
11 anos atrás

Vai dormir Flávio, muito bom teu comentário !!! Silvio Luz

Roberto
Roberto
11 anos atrás

Profetas do Acontecido, boa Gomes, boa…

Luciano Monteiro
11 anos atrás

Esse foi o melhor trocadilho de todos os tempos da última semana.