AUSTRALOPITACOS (7)

SÃO PAULO (muito estranho) – Algo de errado há com Felipe Massa. Como aconteceu algumas vezes no ano passado, ele só teve gás nas primeiras voltas. Depois foi murchando, murchando… Largou muito bem, ganhou três posições e na primeira volta estava em quinto, com Alonso em nono ou décimo, não vi direito. Na última, Alonso estava em quarto e ele, em nono. Sem que nada de excepcional tivesse acontecido. Button, de quem se defendeu bravamente no começo, foi punido por ter cortado caminho para ultrapassá-lo e mesmo com um pênalti chegou em sexto. Pérez não teve dificuldade nenhuma para ganhar sua posição no final. Dos que terminaram na mesma volta do líder, foi o último, 1min25s atrás de Vettel.

Alonso, por sua vez, avaliou mal o caminho na largada, perdeu um caminhão de posições, mas lutou, se esgoelou, fez das tripas coração para chegar ao pódio e quase conseguiu. Nas paradas, fez as mesmas três que Felipe. O carro da Ferrari gasta pneu demais. Dos times de ponta, foi o único que teve de fazer três pit stops. Red Bull e McLaren precisaram de apenas dois.

Massa foi ficando para trás já depois da primeira parada. Disse que colocar pneu duro naquele momento foi um erro. Mas e daí? E o resto?

Tem algo muito esquisito acontecendo com Massa. Apático, sem ambições… Antes da largada, disse à Globo que seu objetivo maior era terminar a corrida. Como assim? Só isso?

Bem, enquanto vocês pensam nesse assunto, levantem-se, coloquem a mão no peito e chorem, infames capitalistas! E aplaudam quando virem um Samara pelas ruas.

Subscribe
Notify of
guest
106 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Leonardo Souza
Leonardo Souza
10 anos atrás

Massa nunca mais foi o mesmo depois do acidente na Hungria em 2009, alguns voltam melhores depois de grandes tragédias Niki Lauda por exemplo outros acabam como Karl Wendlinger, Massa acabou, infelizmente nunca mais será o mesmo para o automobilismo, um Campeão em potencial que nosso país perdeu, o Campeão moral de 2008.

marcelo
marcelo
10 anos atrás

Vc não deve estar falando sério. Cara, antes de tudo, F1 é um negócio. Se precisasse de um brasileiro pra ser campeão duvido que a Ferrari fizesse isso.

Desculpe, mas a questão é muito simples:

1) Felipe não consegue acompanhar Alonso, é fato;
2) Enquanto Felipe brincava no desafio de Kart da Globo, Alonso estava socado dentro da fábrica (detalhe, ao contrário de Felipe, comprou uma casa próxima da Ferrari) aprendendo com os engenheiros da Ferrari. Por essas e outras que o Espanhol se impõe na equipe;
3) enquanto Alonso cobra da equipe melhoras, mas igualmente diz como buscá-las, Felipe procura dar justificativas e não soluções.

Por fim, esta história do pneu ninguém acredita mais.

Não é a equipe que o sacaneia, ele é que não está dando conta do recado e depois não venha culpar a equipe porque é ele próprio que assume a condição de segundo piloto.

luiz oliveira
luiz oliveira
10 anos atrás

A Ferrari está com um bom piloto em um carro mediano e um piloto medíocre em outro. Curto e simples.

Joaquim
Joaquim
10 anos atrás

O problema do massa foi a MOLA…
Sim, a MOLA que se soltou da Brawn do Rubinho e acertou sua cabeça!
Depois do acidente, nunca mais foi o mesmo…
Teve uns “lampejos” em 2008 quando “QUASE” foi campeão e não passou disso!
Nunca passou de promessa!
E ano que vem que se cuide, pois pode ficar sem emprego… piloto pagante ele não é!!!!!

Celso Guzella
Celso Guzella
10 anos atrás

Acho que ele está abalado psicologicamente pelo espanhol.Seu destino foi selado no ano passado naquela entrada de box.Se fosse Piquet ou Senna a reação seria outra.O pau ia comer feio naquele box da Ferrari.Virou submisso.

Gabriel
Gabriel
10 anos atrás

Que saudades…. quanto mais vejo F1, mais dá saudades de Fittipaldi, Piquet e Senna que sabiam “brigar” se “impor” e foram os melhores do mundo em suas épocas.
O resto, não passa de resto, mesmo que tenha a nossa torcida (meio que obrigatória) jamais chegarão sequer aos pés dos nossos campeões.
Imaginem se um Piquet ou o Senna dariam esta “moleza” pro Alonso ?
Que saudades do Piquet, sempre nojento, mas conhecia o caminho das vitórias.
E Senna ?
Batia e se ralava com Prost, mas jamais seria segundo piloto.
Nos resta agora torcer pelo Vettel, ou qualquer outro que saiba atrapalhar o Alonso.

TOM SEM FREIO
TOM SEM FREIO
10 anos atrás

Continua o mesmo BUNDA MOLE de sempre. Assim que o Alonso chegou, ele ultrapassou sem dificuldade. Vai ser o ano inteiro assim.

MARCO ANTONIO
MARCO ANTONIO
10 anos atrás

MASSA

NÃO VAI MAIS RECUPERAR A FORMA DE 2008. O MOMENTO ERA AQUELE E PASSOU. ESTÁ SEM FORÇA MENTAL E NÃO CONSEGUE SUSTENTAR O RITMO O TEMPO INTEIRO. PERDE A MOTIVAÇÃO E SE ACOMODA AO VER ALONSO ESMAGÁ-LO.

BARRICHELLO

CONTINUA O MESMO. A CULPA NUNCA É DELE. DIZER QUE FOI FREANDO E O CARRO NÃO PAROU POR CAUSA DOS PNEUS É SACANAGEM. TODOS VIMOS QUE ELE TOMOU POSIÇÃO DE ULTRAPASSAGEM SEM TER APROXIMAÇÃO ADEQUADA PARA ISSO. SE TIVESSE SIDO COMO ELE FALOU ELE TERIA BATIDO NA TRASEIRA E NÃO NA LATERAL DO OUTRO CARRO. ERROU NA PISTA E ERROU AO NÃO ASSUMIR O ERRO.

Bruno Brambila
Bruno Brambila
10 anos atrás

Assisti este final de semana o documentário do Ayrton.

Considerando que todo piloto profissional na F1, com um carro exatamente igual viraria muito próximo, ou seja desconsiderando o fator velocidade e apenas analisando :
– determinação, inteligência, auto confiança, comprometimento etc.

Hoje vejo a grande distãncia do nosso tri-campeão para os atuais pilotos brasileiros da F1.

Pior que isso. Depois da Geração Barrichello trabalhei ou vi corre a maioria dos pilotos Brasileiros. Os melhores (geração 2000-2005( hoje estão na stock e afins.
Depois simplesmente não vi ninguém.
É triste e no futuro ficaremos , muito, muito felizes se alguém repetir o feito do PETROV.

A futura Rússia da F1 é aqui ! Tá russo o troço.

B. Brambilla

Ricki
Ricki
10 anos atrás

E pensar que o nelsinho, mesmo sendo 2º piloto e não tendo os mesmos equipamentos e atenção da equipe, andava praticamente junto com ele na renault….

Infelizmente o alonso colocou o massa no bolso, principalmente depois do gp da alemanha 2010 (seria uma vitória do massa, mas a ferrari priorizou o espanhol), está soberano na equipe, abaldondo psicologicamente o massa e q nem a ferrari ta botando fé nele…

Terá que procurar outra equipe para o ano q vem!

Só pode ser lado psicológio, desaprender a pilotar, o massa não desaprendeu e já provou que pode ser 1º piloto ou pelo menos ter tratamento igual (foi campeão mundial de 2008 por 10 segundos).

Odilon
Odilon
10 anos atrás

se alguem acredita que o Massa tem o mesmo carro e as mesmas condições do Alonso dentro da Ferrari devem começar a avaliar a própria sanidade. acho que pelo fato da Ferrari não ter tido o Senna , pq o comendador Enzo tinha uma bocarra dura e grande, este time deve ter feito a promessa de nunca deixar um brasileiro ser campeão pela scuderia. só assim para explicar aquele ano em que o Massa só não foi campeão por causa dos erros grotescos da equipe. e no tempo do Rubens . e agora . era só ver o carro do Massa andando. e o que falar do Petrov ? acham que se o Robert tivesse aí ele guiaria um carro tão bom ? vcs devem começar a observar os detalhes. acham que o Australiano tem as mesmas condições do Vetel ? comecem a olhar direito … ademais, com um carro daqueles , não dá para saber qual a real capacidade do Vetel , ao contrário de um Button , Hamilton , e mesmo o Alonso… o Massa pode fazer chover com o carro que não vai conseguir alcansar o novo Dick vigarista Alonso . basta mexerem no setup do carro para ele ficar meio segundo atras … e ai os que só vem a F-1 qdo a corrida começa e depois desligan-se do esporte durante áté a próxima corrida ganham um prato cheio para chorar as mágoas .

Andre
Andre
Reply to  Odilon
10 anos atrás

Amigo, qual é a intenção da Ferrari em fazer isso?
O campeonato de Construtores interessa também!
Se o Massa estivesse em 1º e o Alonso em 2º você até teria algum fundamento em dizer isso.

Mas não faz sentido algum piorar o desempenho do cara a ponto de um ficar em 4º e o outro em 9º.

Até porque, se o Massa estivesse mais presente entre os primeiros no ano passado, roubaria pontos de adversários diretos do Alonso!

Você está enxergando uma situação que não existe!

Sérgio Balbino
Sérgio Balbino
Reply to  Odilon
10 anos atrás

Aff… cada coisa que se lê²…

Mas fazer oque? Vamos “ALCANSAR” (tá cansado?) o controle remoto da TV antes que outros “DESLIGAN-SE” por ai…

Ai, minha bola esquerda do saco…

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
10 anos atrás

Acho que o Massa está desanimado: é segundo piloto e isso se reflete no seu desempenho. Qual é o estímulo para se esforçar sabendo que vai ter que abrir caminho para o espanho?

Terry Winter
Terry Winter
10 anos atrás

Lamentavelmente a faze real de Massa conquistar um título já passou, a menos que ele tenha novamente o melhor carro em mãos e a ferrari permita imparcialidade para seus pilotos – e ainda assim, ele teria que superar Alonso. Em resumo, tem das duas coisas. Ou seja, o carro não é tão bom e, Alonso é melhor que Massa.
Essa superioridade de Alonço só não fica mais aparente, devido o mesmo também ser temperamental e deixar algumas situações escapar de seu controle. Por exemplo, Alonso também não aceita perder e reclama sem razão, tal qual fez com Petrov no ano passado.
Mas voltando a questão de Massa, ele é mais um “brasileiro na ferrari”…!!!!
Boa sorte a todos e DEUS abençoem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

salário mínimo
salário mínimo
10 anos atrás

O Felipe não é lento, o que acontece é que o espanhol é excepcional. Alonso, Hamlilton, Kubica e Vettel estão num outro degrau.

EDSON CASTRO
EDSON CASTRO
10 anos atrás

O MASSA TEM QUE ARRUMAR UM LUGARZINHO NA STOCK. LÁ OS PNEUS SÃO MAIS GROSSOS, NÃO TEM DESCULPA.

joao h
joao h
Reply to  EDSON CASTRO
10 anos atrás

BOA

enzo
enzo
10 anos atrás

Massa tem um problema serio : falta de competencia !
Ele foi inferior a Schumi , Raikkone e vai ser muito inferior a Alonso, Infelizmente…..
Nos nao teremos piloto competitivo que pode pelo ser mais rapido que seu companheiro.
E os comentaristas de TV insiste disser que falta sorte aos pilotos Brasileiro…. que piada !
Rubinho faltou sorte com Button / Massa com Raikkone e sem comentar muito com o Schumi e Alonso…..
Teremos mais um ano sem poder torcer para ninguem !!
Que Deus nos ajude a tornar de novo competitivo com um verdadeiro piloto ( um novo !! )

Vinícius
Vinícius
10 anos atrás

Texto inteligente Flávio. Sem falar, acabou por falar o que houve com Massa: o que foi mesmo aquela ultrapassagem do Alonso sobre ele?

Interessante é que ninguém teve coragem de falar sobre isso. Cabe aos comentários. Boa estratégia: deixe que o público fale o que outros não tiveram coragem.

Camila
Camila
10 anos atrás

Algumas considerações: o Alonso é bicampeão do mundo. o Alonso é melhor e mais rápido que o Felipe. O Alonso é o primeiro piloto da Ferrari. O Massa ficou ainda mais lento depois do gravíssimo acidente que sofreu na Hungria(?). Previsão: o Felipe não termina o ano na Ferrari, ou, se terminar, ano que vem está fora.

João Cavalcanti
João Cavalcanti
10 anos atrás

Definitivamente, o Massa é o segundo piloto da Ferrari. Só nos resta lamentarmos por sermos um fervoroso amante deste esporte, mas, infelizmente, sabemos que há restrições para o brasileiro, isso é preconceito, no duro. Convoco os patriotas a abondonar o consumismo de quaisquer assunto ligado a Formula 1, até sentirmos que a situação se reverta.

Sérgio Balbino
Sérgio Balbino
Reply to  João Cavalcanti
10 anos atrás

Aff… cada coisa que se lê…

Allan
Allan
10 anos atrás

Concordo com o comentário do amigo juninho.
Na minha opinião, Massa é sim o segundo piloto da Ferrari e esta condição o está desanimando muito. Massa é combativo e ótimo piloto, e já demonstrou isso. Mas Alonso está muito em alta na Ferrari depois do campeonado do ano passado e, se Felipe quiser ser tratado de igual para igual, vai ter de parar com a ladainha de não conseguir aquecer os pneus ou outra desculpa qualquer e tratar de conseguir resultados dignos de sua competência, senão este pode ser o último ano dele na equipe.

RMTA
RMTA
10 anos atrás

Pra mim a Massa desandou…

Falando sério, a Ferrari não está nenhuma maravilha nesse início de ano. Além disso, o carro claramente é feito para o Alonso, cuja pilotagem privilegia o subesterço e tende a desgastar os pneus dianteiros mais rapidamente, o que, por consequência clara, aquece mais rapidamente os pneus da frente. Massa é o contrário disso, gosta de carros mais ariscos, mais traseiros, o que claramente não funcionava na Ferrari de 2010, e não funciona na Ferrari de 2011, não vira tempo.

Pensou-se que os novos Pirelli resolveriam o problema, mas na Austrália, ao menos, os compostos levados também demoravam a gerar calor na mão do brasileiro.

Em suma: Massa é menos piloto que Alonso, é segundo piloto assumido (junto com Maldonado, provavelmente o segundo piloto mais descarado), e terá 2011 como seu último ano na Ferrari. É começar a cavar vaguinha em outra equipe mérdia (quem sabe rola uma troca na Sauber com Koba-san ou Tequi-Pérez para dar uma desenvolvida no carro em 2012-2013 e depois aposenta). Ou então é substituir o Trulli na Lotus e terminar a carreira comemorando chegar ao final da corrida a menos de 3 voltas do líder…

Pra quem foi campeão do mundo por 30 segundos em 2008… é triste…

roque
roque
10 anos atrás

mas quanto bla bla bla dos brasileiros
não é mais bonito admitir que estão ali para simplismente ganhar dinheiro?
que coisa mais ridicula ficar falando mal do carro, do pneu, do azar…
o pneu não é igual para todos?
o carro não é “igual” ao do companheiro? no minimo , teria que ficar logo atraz , ou a frente para ter uma desculpinha no minimo coerente.
ta comessando a ficar ridiculo isso, o massa com aquela cara de eterno bebe chorão, o rubinho achando que ainda manda bota ( ´so anda melhor as vezes que o companheiro dele pois o cara e ruim de mais ) e hoje eu entendo o shummi e o button pois queria ver se na epoca do senna e do piquet isso iria acontecer, personalidade marcante e forte, o sujeito tem ou não tem.
tem um ditado aqui na minha terra que diz
quanto mais vc abaixa a cabeça mas o fiofo aparece.
desculpe rapases mas é isso que vcs me fazem pensar de vcs.
roque

roque
roque
10 anos atrás

mas quanto bla bla bla dos brasileiros
não é mais bonito admitir que estão ali para simplismente ganhar dinheiro?
que coisa mis ridicula ficar falando mal do carro, do pneu, do azar…
o pneu não é igual para todos?
o carro não é “igual” ao do companheiro? no minimo teria que ficar logo atraz ou a frente para ter uma desculpinha no minimo coerente.
ta comessando a ficar ridiculo isso, o massa com aquela cara de eterno bebe chorão, o rubinho achando que ainda da na bota ( ´so anda melhor as vezes que o companheiro dele pois o cara e ruim de mais ) e hoje eu entendo o shummi, pois queria ver se na epoca do senna e do piquet isso iria acontecer personalidade o marcante e forte, o sujeito tem ou não tem.
tem um ditado aqui na minha terra que diz
quanto mais vc abaixa a cabeça mas o fiofo aparece.
desculpe rapases mas é isso que vcs me fazem pensarde vcs.
roque

gUSTA
gUSTA
10 anos atrás

Ele abriu para o Alonso, simplesmente tirou o pé e não fez um mínimo esforço para defender a posição, eu estava adorando o desempenho dele até a “ultrapassagem” do Alonso.

Destruído psicologicamente, admitiu que seu companheiro é mais rápido!

FES
FES
10 anos atrás

Ê torcidinha, heim???

Quando ele estava disputando o título, o refrão era “Nossa, o Massa é um fodão”… hoje o discurso é “Nossa, o Massa está acabado”.

Ah, pelo amor de Deus, vocês acham que ele corre de Ferrari, recebe salário e corre de má vontade? Ele anda mal mesmo na australia. Vamos ver nas proximas.

vander
vander
10 anos atrás

Na minha opinião não tem nada de diferente, a única vez que ele esteve bem foi em 2008, quando o carro era muito melhor que os outros e seu companheiro de equipe se encontrava totalmente desmotivado, só isso. Agora quando tem que enfrentar um BI campeão mundial, fica diffícil pra ele. Perdeu a única chance de ser campeão em 2008 e jamais terá outra, F1 é assim mesmo, cruel.

Mauro Uhlig
Mauro Uhlig
10 anos atrás

O Massa poderia ir pra HTR. Lá ele seria o 1º e o Karthikeyan o segundo… Se o Liuzzi fosse da equipe, psicologicamente poderia abalar o Massa…
tsc tsc tsc
Quero ver onde tá o NARIZ empinado do DUDU Massa.. o cara é cheio das malas….

Mauro Uhlig
Mauro Uhlig
Reply to  Mauro Uhlig
10 anos atrás

OPS HRT!!!!

carlos eduardo
carlos eduardo
10 anos atrás

Na minha opinião,o Felipe Massa não está bem na Ferrari,por conta do Alonso,mais eu já estou achando que ele não fique na Ferrari por muito tempo,é uma pena ou vergonha?Melhor mudar de equipe ou ir para outra categoria é melhor assim.

juca
juca
10 anos atrás

Sem bairrismo, sem querer dizer que o cara é o coitadinho mas vamos lá.
Em todos os treinos no começo da tempora o Massa foi melhor que Alonso ou fez o mesmo tempo que ele,. Agora começa a temporada o cara anda 1,5s mais lento que o outro por volta. Não acredito que ele tenha perdido a noção de como é pilotar um F! acrediuto sim que tem coisa errada ciom o carro dele. Não pq ele é brasileiro é que a opção tem que ser feita logo no começo ou fica a briga lá pro final como a RedBull o ano passado.

Trajano
Trajano
10 anos atrás

Pois é Pessoal faço a mesma pergunta,o que esta acontecendo com o Massa?
Infelizmente nós torcedores por piloto brasileiro estamos batidos, pois o Massa não é mais aquele de 2008,não sei se foi o acidente ou o Alonso na equipe, contrato, etc, mas Felipe não anda. Na corrida parecia que estava parado na frente do Button, com o Alonso nem se fala chegou e passou, Massa não venha com desculpas, vc não é mais o mesmo,espero estar errado mais por favor não nos faça passar vergonha de novo, No treino Alonso 3º, Massa 7º, na corrida tudo que vimos, é de parar de torcer mesmo. Veja bem ficar atrás do Alonso tudo bem ,3,4,5,7 décimos,mas e os outros concorrentes também?

Andre
Andre
10 anos atrás

Sobre brasileiros na Formula 1, dou uma dica aos nacionalistas:
Curtam o atual momento da F1. Saibam admirar o nascimento de uma nova era (Vettel)
Procurem encontrar valor em outros pilotos que fazem atuações honestas, igual ao Petrov!
A bandeira que será hastiada depois, pouco importa!
O bonito do automobilismo é ver um piloto chegar ao pódio pela primeira vez, ver um estreante chegar e pontuar.
Não fiquem pensando em Nars ou Ramos, ainda existe um longo caminho para eles.
O automobilismo não vai ficar mais feio só porque o brasileiro não ganhou…

Wagner
Wagner
10 anos atrás

Amigo Flávio,

Sugiro que o Massa comece a procurar emprego.

Abraços

Andre
Andre
10 anos atrás

Flávio,

Seu Blog é 10 mas a forma como são mostrados os comentários é -1 !
Não sei se eu que sou burro demais ou o negócio aqui é complicado mesmo!
O 1º comentário fica não fica com o maior número e é difícil saber qual é a sequencia de páginas a ser seguida!
Para mim, que gosto de ler todos os comentários, a navegação por eles é péssima, pois as vezes surge um novo comment referenciando outro, só aí percebo que estou lendo a coisa na ordem inversa, uma confusão total!
Da forma que estava antes era ótimo! Fica a dica!

Abraços!

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Andre
10 anos atrás

Clique na janelinha que abre todos os comentários e pronto.

Henrique
Henrique
10 anos atrás

Vem aí o Cesar Ramos, campeão de F3 na italia!! acompanhem a World Séries e comprovem!

Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
10 anos atrás

Simples, Alonso é melhor que Massa!! Sendo assim Alonso tem a equipe ao seu lado e a mesma fez sua opção por quem é o 1º piloto. O que sobra pra ele é o 2º posto na equipe e se conformar em ser no máximo um piloto mediano, assim como Rubens. Na verdade, é que estamos mal das pernas na F-1!! Só nos resta é observar o que o futuro tem para o Brasil lá na F-3 e outras categorias de base.

Wagner Campos
Wagner Campos
10 anos atrás

N sei, mas deve ter algo a ver com o acidente. Até aquele dia o desempenho do Massa vinha numa ascendente, basta ver o retrospecto. A questão n é (só) o Alonso. Raikkonen tb era um grande desafio dentro da mesma equipe. E o Schumacher? Até com ele o Massa demonstrava mais garra do q agora. Acho q foi o acidente, o filho talvez, os dois. O Fato é q o Massa definitivamente n é mais o mesmo.

Brasuca
Brasuca
10 anos atrás

Achei que o Massa foi prejudicado por um erro de stratégia da Ferrari.

Se ele tivesse feito as trocas de pneus na mesma sequência do Alonso certamente teria conseguido melhor resultado.

O Alonso usou: 1º set mole, 2º set mole e 3º duro.
O Massa usou: 1º set mole, 2º set duro e 3º mole (fazendo inclusive a melhor volta da prova por estar com pneus moles e com o carro mais leve).

Ficou claro que deixar o jogo de pneus duros (teoricamente mais lentos para o meio da prova é um erro, e a Ferrari resolveu cometer esse erro justamente com o Felipe.

galileu
galileu
10 anos atrás

o fato dele estar cheio de gás e deois ir muchando, só justifica o apelido de bexiga, que tambem quando recebe muita pressão acaba estourando
ficar quasetres voltas para passar o buemi, só ele mesmo.

ELVIBRUNO
ELVIBRUNO
10 anos atrás

Bravo Gomes, até que enfim, SAMARA.
Quanto ao Massa, nada de anormal, o piloto medíocre de sempre, tudo isso ele já vinha mostrando a várias temporadas. Como ele próprio disse a poucos dias, estaremos sem pilotos na F1 logo logo. Eu já não conto com ele há um bom tempo.

Henrique
Henrique
Reply to  ELVIBRUNO
10 anos atrás

Temos piloto simmmm, Cesar Ramos , campeão de F3 na Itália ! Acompanhem a World Séries e comprovem!!

MSM
MSM
10 anos atrás

Mas uma vez o Alonso tirou mais do que pode deste carro da Ferrari, se perdeu na largada, mas depois conseguiu encontrar o ritmo para chegar na frente, só parou no Petrov, mas isso já é normal. Enquanto isso, o Massa largou bem, disputou todo o espaço na pista com o Button que vinha como um alucinado, mas depois se perdeu, tomou pressão até da Sauber. Pelo jeito, mas um ano apagado, só que dessa vez, não terá outra oportunidade na Ferrari. Aliás já escrevi isso: se a equipe achasse que o Massa tinha condições de ser campeão, não teria contratado o Alonso.

Mauro Batera
Mauro Batera
10 anos atrás

Minha opinião é seguinte:

Depois do assinte o Massa não é mais o mesmo, é só comparar as suas apresentações em 2009 antes do acidente, e em 2010, a diferença é muito gritante.

Também ficou claro que, quem é o primeiro piloto na Ferrar é o Alonso, pois o Massa disputou com o Buton com todas as forças que tinha, e quando perdeu a posição para o inglês, não apresentou sinais de combate para enfrentar o seu companheiro de equipe, que duas curvas depois o superou com facilidade..

Uma pena, mas quem dá as cartas na Ferrari, é o Alonso Chorão!

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
Reply to  Mauro Batera
10 anos atrás

E a Ferrari está certíssima em privilegiar o melhor piloto. O melhor que esse Massa faz é segurar piloto rival,mesmo. É da escola do Rubinho..rs

rodrigo
rodrigo
10 anos atrás

é flávio, como disse a ” molada ” ainda tá batendo no cérebro:

é o q diz alguns internautas da gazeta tb.

A proposito di Felipe
Ex collaudatore promosso a seconda guida (anche se formalmente non sarebbe così) ha sfiorato il mondiale piloti e l’anno scorso ha subito un terribile incidente le cui ferite psicologiche non si sono forse anciora rimarginate. Trovo disdicevole tutto il gufare ed il criticare che gli viene fatto da tanti miei connazionali, naturalmente propensi a correre sempre in soccorso dei soli vincitori. Il punto non è Massa, ma la squadra Ferrari, la sua conduzione e la “politica” che la regge. Ad un pilota come Massa andavano o messi dei paletti, ovvero si doveva favorirne il passaggio ad altro team. Per la parte più strettamente tecnica un po’ di maggior acume avrebbe consigliato di interrogarsi sulla filosofia costruttiva eminentemente telaistica ed aerodinamica che consente alla Red Bull di vincere alla grande senza neanche usare il Kers e l’alettone mobile. Prima di trovare Todt, Brawn e Byrne (e pilota Schumi) la Ferrari visse la controversa esperienza con Barnard ( anche allora le idee erano un po’ confuse). Oggi abbiamo la squadra diretta da un ex addetto alle relazioni sindacali in una multinazionale italiana (forse ottimo P.R. man) ma niente a che vedere nè con Todt né quantomeno con Cesare Fiorio. Insisto fortemente, aspetto il risveglio di Montezemolo!!!