BOA PERGUNTA

GUARUJÁ (fantasia?) – O que o volante da Ferrari está fazendo na Ligier do Didier Pironi? A pergunta é do Paulo Tohmé, que saiu de madrugada como destaque da Unidos da Tijuca na ala dos gnomos e duendes. Não tenho a menor ideia.

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roberto
roberto
13 anos atrás

Daltônico????

Alexandre Furtado
Alexandre Furtado
13 anos atrás

Ah, se vocês repararem, no canto esquerdo do painel há um adesivo da McLaren e na bola do cambio o símbolo da Lotus… primórdios da era tunning!!! rsrsrs

Carlos Malfitani
Carlos Malfitani
13 anos atrás

Boa tarde Jefferson, tenta afivelar um capacete com luvas, e sua resposta estará respondida!

Abs.

Hélder
Hélder
13 anos atrás

Ligier JS11
Construtor: Ligier
Produção: 1980
Antecessor: Ligier JS9
Sucessor: Ligier JS17
Tipo de Carroçaria: Monoposto de corrida
Motor: Ford-Cosworth DFV V8
Caixa de velocidades: Hewland FGA 400 5 velocidades
Peso bruto (kg): 575 kg
Designer: Gérard Ducarouge
Michel Beaujon

Isso dito vale dizer que o Piron só correu pela Ligier em 1980 conquistou 5 pódios e o vice campeonato de contrutores indo para a Ferrari´para as temporadas de 81 e 82. Essa foto pode demostrar apenas que o piloto já estava se adaptando ao “guidão” da Ferrari…

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Zeca Caramez
Zeca Caramez
13 anos atrás

Simples: O Pironi era daltônico.

Mário Gasparotto
13 anos atrás

Concordo com o Sandro. Talvez alguma piada sobre a ida de Pironi para a Ferrari. Outra época que não volta mais…

Tohmé
Tohmé
13 anos atrás

Adoro ler as bobagens que aqui são colocadas…he, he

sandro
sandro
13 anos atrás

Essa foto é de 1980, e Pironi já tinha assinado com a Ferrari para 1981, creio que seja um brincadeira dos mecânicos da Ligier, já que o piloto francês deveria já estar só pensando em guiar os carrinhos vermelhos…

Paulo César Cicarello
Paulo César Cicarello
13 anos atrás

A foto foi tirada durante os preparativos para o GP do Canadá de 1980. Na ocasião, Pironi já havia assinado contrato com a Ferrari para substituir Scheckter em 1981. Os mecânicos da Ligier não perderam a chance de fazer uma “graça” com o francês…

luiz carlos barbosa
luiz carlos barbosa
13 anos atrás

O som alucinante da Ligier que o amigo diz, acho que foi em 1984 Chassi JS23 Motor Renaut EF1 1,5LT V6 turbo, deram um passeio não tinha para ninguém, pilotos acho que era D.Pironi e J.Lafitte bons tempos.

Pedro Costa
Pedro Costa
Reply to  luiz carlos barbosa
13 anos atrás

Olá, em 1984 os pilotos eram o François Hesnault. e o Andrea de Cesaris, o chassis era esse mesmo, o JS23 com motor Renault Turbo

philipe speed
philipe speed
13 anos atrás

acredito que na época minha gente, a ligier deste cidadão acima era impulsionada por um motor ferrari, tão simples quanto isso.

Pedro Costa
Pedro Costa
Reply to  philipe speed
13 anos atrás

Este modelo, o Ligier JS11 utilizava motores Ford Cosworth, a Ligier só utilizou motores Ford e Matra durante os anos 70 e 80…

Onde é que vc ouviu essa da Ligier usar motores Ferrari??

Vê aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Ligier_JS11

Basta ler a primeira linha do texto…

Pedro Costa

Antônio
Antônio
13 anos atrás

É isso aí.

Essa era uma época em que a F1 era uma corrida com arros normais e não naves espaciais, muita simplicidade e disputas de verdade nas pistas.

Hoje tá uma m*** só, com essa corridinhas bem previsíveis em seus tilkódromos de b*** já se sabe até quem vai vencer o campeonato bem no início da temporada.

Eles ainda tentam fazer um marketing em cima de Massa com coisas como “… Agora eu tenho o carro que eu queria…” Mas a gente já sabe que carro mesmo só para o Alonso.

Por essas m*** e por outras é que eu digo: VIVA A NASCAR!!!

galileu
galileu
13 anos atrás

para manobrar o carro dentro dos boxes precisa de luva?

brauliostafora
brauliostafora
Reply to  galileu
13 anos atrás

Vai ver o cara esqueceu as luvas no mesmo lugar que o volante da equipe…

Arnaldo
Arnaldo
13 anos atrás

Não e o motor q todos tao falando q e ferrari alias o motor e o ford coswoth dfv pirronni era piloto da ferrari emprestado a ligier quando juddy schekter saiu ele entreou no lugar

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Isso é técnica de visualização. O cara põe uma foto do objeto de seu desejo em lugar visível e fica mentalizando para que se realize.

Jefferson
Jefferson
13 anos atrás

Eh uma montagem pessoal……..o que estaria fazendo o Pironi de capacete e sem luvas? Naquele tempo ja se usavam luvas para pilotar……

Fábio Ravelli
Fábio Ravelli
13 anos atrás

Pô, Flávio! Não tenho a menor idéia, é sacanagem. Ainda bem que nosso amigo português (ou em Portugal) salvou essa. Brincadeira com o Flávio: ele sempre responde umas bombas que nós mandamos. Aliás, bom comentário do amigo que disse que naquela época volantes eram somente volantes: hoje são verdadeiros gamesboys+playstations+DS+PS2+PSP+WII+KNECT (sei lá se escreve assim), ou seja, para ser bom piloto não precisa acelerar: somente ser bom de VG. Se tem até campeonato de Guitar Hero, daqui a pouco vai ter F1 Hero também …

Professor Neto
Professor Neto
13 anos atrás

Motor Ferrari, Flávio…..

ags
ags
13 anos atrás

FG….Boa tarde….Me diz uma coisa….como eu posso te enviar um video….de poucos minutos creio que 2,25 de um SOM que arrepia até defunto……………………….gostaria de mandar para que vce ver o que é a natureza.rss em cilindros…bla bla…como eu posso faze isso …Grato e até breve..

vitão
vitão
13 anos atrás

Squa, impagável …huahahauhaaaauaha

Luca
Luca
13 anos atrás

…………essa foto me fez lembrar de uma piadinha. O tio do interior disse que ia buscar o sobrinho (riquinho da cidade grande) na rodoviária com alguma coisa que tinha um “cavalinho na frente”…..o moleque ficou empolgadíssimo, quem não ficaria, MAS………..era uma charrete !!!

N
N
13 anos atrás

Ligier, motor Ferrari.

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  N
13 anos atrás

Desculpe, amigo!!

Era o Fordão de sempre mesmo, ok!!

Mauro Batera
Mauro Batera
13 anos atrás

Tempos em que a camaradagem reinava entre as equipes naqueles anos dourados!

Dú
13 anos atrás

O som das Ligier em Interlagos era algo de alucinante.

Allan
Allan
Reply to 
13 anos atrás

Com motorzão Matra V12, né? Se bem que não creio que os Matra tenha corrido em Interlagos (em 81 esse era o Motor, e correram no Rio).

Zé Maria
Zé Maria
Reply to 
13 anos atrás

Dú, ainda era o Ford mesmo. . .

Foi em 79 e 80, ok!

O Allan tá correto.

Zé Maria

ags
ags
13 anos atrás

FG Bom dia…………………..volante MOMO…. e Ferrari foi azul algun dia…………………….esse mandou bem quando tinah carro….andava bem…………………………

Carlos Malfitani
Carlos Malfitani
13 anos atrás

Rubem, além do FD-01 utilizar o sistema rack and pinion do Chevette. O consagrado Lotus 72 utilizava a caixa de direção do Ford Cortina…

Hoje as caixas são hidráulicas… O entre eixos é maior que o da Quantum, a marcha se muda em borboletas e os pneus não são slicks…. e tbm não são os Dunlop e Firestone da década de 60….

Os carros de F-1 nunca foram tão feios! tão sem graças…

O último carro bonito de F-1 foi o Jordan J191 de 1991…

Abs.

Abraços!

Carlos Malfitani
Carlos Malfitani
13 anos atrás

Fala Zé, esses espelhos são clássicos! Até onde me lembro o primeiro carro a atilizá-los foram os Ferrari 312B3 de 1974 do Lauda e do Regazzoni. Acredite são fabricados até hoje pelo mesmo fabricante a Vitaloni.

http://www.talbotco.com/vitaloni_mirrors.html

O modelo em questão é o Californian.

Cai bem em qualquer carro de corrida da década de 70 e 80.

Abs.

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Carlos Malfitani
13 anos atrás

Boa, Carlos!!

Se bem que esse atual tem uma espécie de dobradiça para pivotar o braço. . .

Mas é de fato o mesmo modelo.

Zé Maria

Squa
Squa
13 anos atrás

Já, asa móvel também. Esqueci de mencionar que o difusor traseiro duplo era a Brawn que fornecia.

adilson
adilson
13 anos atrás

a ferrari emprestou seu volante pq, a ligier esquçeu o dela em casa kkkkkkkkk

Mário Salustiano
Mário Salustiano
13 anos atrás

é amigos, isso foi uma outra epoca, epoca em que uma bricadeira não renderia processos, epoca em que mecanicos podiam tirar sarro sem medo, epoca em que as pessoas eram mais acessiveis e sem frescura, epoca em que havia menos ganancia e o esporte se sobressaia, epoca em que pedir emprestado componentes era atendida, bem mais hoje em dia com o “politicamente correto” norteando tudo deve ser bem melhor, cada um na sua, cada um querendo “fuder” com o “concorrente”, afinal o que vale é o “mercado”…..e os “brothers” mostrando como se compete nesse mundo cheio de graça e principalmente de valores “eticos” louvaveis

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
13 anos atrás

De vez em quando vemos Fuscar com o distintivo da Audi, Fiats 147 e Chevettes com distintivos da Ferrari… O piloto ali também é fã da Ferrari, uai!

Ronei
Ronei
13 anos atrás

O painel é o da RD 350!!

André
André
13 anos atrás

Atualmente ainda fazem brincadeiras, mas utilizando pinturas de capacete, alguma coisinha escrita na asa traseira. Não vejo falta de humor na F1 atual. Mas a história é muito boa. Essa Ligier era maravilhosa. E era uma época onde os capacetes tinham simplicidade e personalidade. Hoje é uma rabisqueira de dar pena.
André / Piloto no http://www.f1bc.com

galileu
galileu
13 anos atrás

os stock de hoje usam caixa de direção de mercedes classe A e bomba de direção eletrohidraulica do astra, a coluna de direção era derivada da fiorino, (usavam apenas as cruzetas)

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
13 anos atrás

Só para lembrar que o Copersucar Fittipaldi usava uma prosaica caixa de direção de chevette, que diga-se de passagem serve maravilhosamente para fazer aquilo para que foi projetada: esterçar as rodas…….excelente função para uma caixa de direção acionada por um volante. Hoje deve ser feita de 32.543 ligas diferentes e fundidas provavelmente em algum forno idêntico ao usado para fundir o santo graal e ao invés das 500 pratas da caixa do chevette deve custa rno minimo uns 100.000 reais…. disperdício e futilidad sem aplicação prática para algo que ainda quer ser chamado de esporte….

Rodrigo Assis
Rodrigo Assis
Reply to  rubem rodriguez gonzalez
13 anos atrás

Boa noite Rubãoo!
Rapaz, essa da caixa do Chevette não sabia. Para você ver como era legal a F1 de antigamente, os caras faziam magica. Hoje em dia, o cara sem muita grana, não passa nem pretinho nos pneus dos carros.

Harerton Dourado
Harerton Dourado
13 anos atrás

Ah, já ia me esquecendo, o belo casco GPA do Pironi!

Harerton Dourado
Harerton Dourado
13 anos atrás

Outro detalhe… o volante da foto é Personal, enquanto os volantes usados pela Ferrari eram da Momo! Como disse o colega acima, deve ter sido brincadeira mesmo!

J
J
13 anos atrás

Naqueles tempos pré-super-eletrônica ainda era possível fazer isso… o volante não tinha nem um botãozinho sequer, a jabiraca poderia usar até volante de fusca que funcionaria. :-)

beto santos
beto santos
13 anos atrás

Tempo de quando a utilidade do volante era apenas direcionar o carro

hj em dia com akele monte d botões…

George McCrae
George McCrae
13 anos atrás

Pelo jeito ele colocou um emblema da Ferrari no volante do “famoso carro azul Gitanes Blondes” por ficar tão alegre, mas tão alegre por assinar um contrato com a Ferrai para 1981 no lugar do sul-africano Jody Scheckter. Acho que deve ter sonhado com este momento, por isso resolveu colocar um emblema do Cavalo Rampante, pra ficar imaginando como seria pilotar o carro vermelho 28. Uma nota sobre o Pironi, que é o único segundo piloto da história (e se tiver outro que desafiou o primeiro piloto da Ferrari, me avisem) da Ferrari a desafiar o primeiro piloto Gilles Villeneuve no famigerado GP de San Marino de 1982 (aquele dos 14 carros) onde o francês ultrapassou o canadense e venceu a corrida. O resto da história vocês conhecem e que isso sirva de lição para o Felipe Massa né, para desafiar o Phodon e o resto da equipe.

galileu
galileu
Reply to  George McCrae
13 anos atrás

o ricardo zonta desafiou o villeneuve filho, se não me engano foi em spa

Muller
Muller
Reply to  George McCrae
13 anos atrás

Que não seja o mesm fim, né? Alonso morrendo e Massa se acidentando num off-shore e… sei lá, Mark Webber levando o caneco….

tplayer
tplayer
13 anos atrás

Hoje em dia algo do tipo daria processo por uso indevido de marca.

Como o mundo ficou sem graça.

Danilo Candido
Danilo Candido
13 anos atrás

Isso daí me fez lembrar disso:

http://3.bp.blogspot.com/_0MhOv_BZ34s/TNs_9x4fkyI/AAAAAAAABCo/4Yrg_Ra7H88/s1600/davidcoulthard-monaco1996.jpg

No GP de Mônaco de 1996 o Coulthard correu com capacete emprestado do Schumacher, pois alegava problema de embaçamento e não tinha em mãos um capacete reserva (!)

Outros tempos, embora não tão distantes assim. Hoje esse tipo de coisa é improvável. Imagine então se um volante de um carro iria servir no de outra equipe…mas nunca !

Valente
Valente
Reply to  Danilo Candido
13 anos atrás

Hoje os caras tem 3, 4 ou 5 capacetes de reserva; um para nublado, um para garoa, um para chuva, etc. etc… Tudo muito previsível e irritantemente organizado.

samu
samu
Reply to  Danilo Candido
13 anos atrás

danilo teve mais ae,o patrocinador dos dois times era a do cigarro (malboro) ae facilitou as coisas e por ironia do destino,foi a melhor colocação da mclaren naquele ano,segundo lugar!

willian
willian
Reply to  Danilo Candido
13 anos atrás

Rapaz, eu já tava começando a achar que era uma ilusão minha essa corrida em que o Coulthard correu com o capacete do Schumacher! hahaha! Obrigado pela lembrança!

Venax
Venax
13 anos atrás

Photoshop?

Zé Maria
Zé Maria
13 anos atrás

Bom piloto, fim inglório. . .

As Ligier JS 11/15 de 79 e 80 andaram muito!!

Lafitte venceu as 2 primeiras em 79, Argentina e Brasil, dando um “passeio”!

E esses espelhos retrovisores eram (ou são, caso ainda sejam fabricados) lindos, absolutamente TODO MUNDO usava, em várias categorias.

Zé Maria

galileu
galileu
Reply to  Zé Maria
13 anos atrás

acidente de lancha de corida,

Marcelo (1 Carioca em SP)
Marcelo (1 Carioca em SP)
13 anos atrás

Nos tempos em que volantes eram apenas…………. volantes!

Pedro Costa
Pedro Costa
13 anos atrás

Olá Flávio, tudo bem?

Li algures que foi uma brincadeira dos mecanicos da Ligier para provocar Pironi pois o mesmo já tinha assinado contrato com a Ferrari para a época seguinte onde iria pilotar o Ferrari 126CK Turbo, foi quase em jeito de “isso vai ser aquilo que vc vai ver à sua frente no próximo ano”

Hoje em dia beincadeiras como esta seriam completamente improvaveis, a F1 está demasiado asséptica…

Um grande abraço de Portugal.

Pedro Costa

Blog Mania dos Carrinhos – Modelismo

http://www.mania-dos-carrinhos.com

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Pedro Costa
13 anos atrás

Pedro parabéns, mandou bem!!

PS: espero que entenda essa giria brazuca!!

Zé Maria

galileu
galileu
Reply to  Pedro Costa
13 anos atrás

caro pedro costa, gfostei muito do seu blog, sua iniciativa de mostrar o plastimodelismo é ótima, já montei uns 300 modelos, aquelas laminas que voce mostrou, não são da x acto e sim de bisturis cirurgicos.
nos anos 80 por aqui correu um patricio seu na stock car, o pedro queiroz pereira, cara muito legal e que acelerava muito, ele utilizava tecnicas de rally nas pistas,m dava cada atravessada, como eloe utilisava o apelido de PQP, um dia ao sair da pista e assustar um fiscal, este falou no radio para a central, meu, o puta que pariu quase me matou de susto, quando contamos a ele o mesmo caiu na gargalhada e foi lá abraçar o fiscal. grande cara o pqp.
blogueiros, vejam o blog do cara vale a pena

Pedro Costa
Pedro Costa
Reply to  Pedro Costa
13 anos atrás

Olá galileu, obrigado pela dica, o Pedro Queiroz Pereira, mais conhecido aqui como PQP ainda corre em provas de históricos aqui em Portugal, é uma verdadeira fera do automobilismo Português, correu em rali, velocidade, resistência, tudo.

Um abraço.

Pedro Costa

Squa
Squa
13 anos atrás

Naquela temporada o conjunto KERS, Asa Móvel, Duto de Ar da Ligier era fornecido pela Ferrari.

George McCrae
George McCrae
Reply to  Squa
13 anos atrás

Já tinha KERS naquela época?

Cesar
Cesar
Reply to  Squa
13 anos atrás

Já tinha KERS, sim senhor. A suspensão ativa se eu não me engano é que era fornecida pela Williams

Rael Gugelmin Cunha
Rael Gugelmin Cunha
Reply to  Squa
13 anos atrás

George: não, apenas a asa móvel e o duto de ar.

Aldemir Gouveia
Aldemir Gouveia
Reply to  Squa
13 anos atrás

George,
tu é louro,é? kkkkkkkkk……como se diz aqui no Ceará ….há Jumento…..kkkk

Julio Cezar Kronbauer
13 anos atrás

Este é um trabalho para… RIANOV ALBINOV!