BUM!

SÃO PAULO (vivendo, navegando e aprendendo) – Daquelas coisas que eu jamais saberia se não fosse a internet… Graças a um link de uma página de fotos da revista “Trip” postado por uma tuiteira, acabei descobrindo que em 1945 um bombardeiro B25 bateu no Empire State. Parece doideira, não? Pois foi. Um acidente que pode ter inspirado Bin Laden & seus Barbudos a atirar dois aviões sobre as torres gêmeas do WTC, 56 anos depois.

Era uma manhã de sábado de julho e o coronel William Smith voava numa neblina desgraçada sobre Manhattan. Sem enxergar nada, acabou acertando o edifício no 79º andar. Era, na época, o mais alto do mundo. Morreram só 14 pessoas, um milagre. E o prédio não caiu. Tem mais imagens aqui.

Alguém já tinha ouvido falar nisso?

Subscribe
Notify of
guest

65 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
geraldo nunes
geraldo nunes
13 anos atrás

Bem explicado, o B25 era um bombadeiro médio, foi o avião utilizado no ataque a Tóquio liderado pelo Coronel Doolittle.

Para comparação, o B17 “Fortaleza Voadora” tinha 22,66m de comprimento e 31,62m de envergadura, e 16,36 toneladas, faria um estrago bem maior no Empire State. Abs!

P.S. – Sobre as “teorias de conspiração” do 11/Set, cada um tem o seu ponto de vista. Apenas lembrando que a estrutura da construção das Torres Gêmeas era bem diferente de prédios tradicionais, e planejados para suportar colisões até de 747, mas que estivessem CHEGANDO aos aeroportos de NY, com muito menos combustível nos tanques do que os aviões que colidiram no WTC. E por aí vai…

antonio santos
antonio santos
13 anos atrás

depois que dan brown escreveu suas novelas citando illuminattis a crentalhada que nao sabe nem o que e isso, começou a usar isso pra tudo agora……obvio que o predio nao caiu por causa do aviao que foi jogado la….mas sim pelo conjunto de estragos que a açao fez….experimenta jogar um simpels carro numa casa pra ver os danos que causam na estrutura….agora multiplique isso pra um predio de trocentos metros de altura….daqui a pouco vao citar os rockfellers

Marcio Japones
Marcio Japones
13 anos atrás

http://video.google.com/videoplay?docid=-1437724226641382024#
Esse video da uma outra visao do acontecido em 11/09

Alexei
Alexei
13 anos atrás

Já, falaram disso na época do ataque.
Jogar um Boeing 757 ou 767 contra o Empire State produziria um grande estrago mas não derrubaria a torre porque esse prédio, finalizado em 1931, tem estruturas muito fortes, superdimensionadas, de aço e concreto.
Já as torres gêmeas não tinham colunas! O peso dos prédios era totalmente suportado pelas paredes externas. Um histórico de incêndios iniciado ainda antes da inauguração do complexo já colocou o projeto conceitual em xeque porque o fogo colocaria as paredes em flambagem, “dobrando” as paredes.
A Al-Qaeda sabia disso. Osama e cia. já tinham “estudado” o WTC em outro atentado alguns anos antes. Atacar o Empire State não seria tão destrutivo.

Gusz
Gusz
13 anos atrás

Flávio, o World Trade Center não caiu por conta dos impactos dos aviões, foi implodido pelos próprios americanos com objetivo de justificar a “guerra contra o terrorismo”, que na verdade era o motivo para invadir o Iraque e lucrar com o petróleo. Mais informações em http://www.zeitgeistmovie.com/
Abraços,

Banana Joe
Banana Joe
Reply to  Gusz
13 anos atrás

bicho, essa teoria da conspiração é meio maluca, mas pode ter certeza que se dependesse dos Bush pai e filho, pra controlar o petróleo do Iraque eles derrubariam até o Madison Square Garden em dia de jogo…

Mefistófeles
Mefistófeles
13 anos atrás

Lí sobre o fato quando era moleque, na seção livro do mês da revista Seleções do Reader´s Digest. Boa parte das vítimas estavam em elevador que teve seus cabos cortados por hélice que saiu girando da asa do bimotor após o choque, e morreram na queda e também pelo peso dos cabos. Abriu buraco com 4 andares de altura, e o avião não caiu, ficou preso no prédio.

Zé Rodrigo
Zé Rodrigo
13 anos atrás

Um B25 era feito de madeira, aluminio, papel e os dois motores. Não ia derrubar o Empire nunca.
:-)

Alexandre
Alexandre
Reply to  Zé Rodrigo
10 anos atrás

O B-25 era feito em alumínio t6 aeronáutico e não possuía partes em madeira salvo o piso da cabine e uma ou outra parte do acabamento interno (mesa de navegação) porem você está certo ele não faria o mesmo estrago pois é um avião bem menor se comparado com o 767-200

Zé Rodrigo
Zé Rodrigo
13 anos atrás

Fato venéreo???
:-)

Allan Jurk
Allan Jurk
13 anos atrás

Lembro deste episódio, foi publicado por Seleções num livro que narrava alguns fatos ocorridos mundo afora.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
13 anos atrás

Sabia… mas acho que não foi o que deu a ideia não.

Esse doido do Bin Laden queria mesmo é entrar para a historia.

Quanto ao ES resistir mais do que o WTC é mais do que explicado pela diferença dos forças envolvidas nas colisões… não dá para comparar a “panca” de um 767 (carregado de gasolina e acelerando) contra o impacto de um B25.

Não tenho duvidas em afirmar que as forças do impacto de um 767 são pelo menos 100 vezes maiores do que as de um impacto de um B25… basta apenas usar a velha fomula “F=m.a” -> “força=massa X aceleração”… um B25 pesa vazio menos de 10.000KG… já um 767 -300 pode levar a bagatela de 110.000 litros de combustivel… se não me engano os que se chocaram contra o WTC estavam de gasolina até a boca… depois voce agrega a componente da velocidade… que no caso do 767 era de no minimo (e bota minimo nisso) duas vezes mais rapida do que a do B25 que estava em aproximação para o “La Guardia”.

Segue o jogo…

Imperador

Jacaré e Capivara do Tietê
Jacaré e Capivara do Tietê
13 anos atrás

A foto me lembrou do Andraus e do Joelma…me entristeceu bastante!

Allan
Allan
13 anos atrás

Concordo com os comentarios 25 e 29..

ja foi comprovado em um documentario, inclusive com imagens da época, que apos os impactos, as torres gemeas foram implodidas!!!!
mostra-se ainda imagens das bases dos prédios cortadas..

enfim papo longo.. ( iluminatis, teoria da conspiração) e por ai vai…

Marinho
Marinho
13 anos atrás

Tu ta atrasado hein eu já sabia disso quando ainda era guri!

CLAUDIO AUN
CLAUDIO AUN
13 anos atrás

MEUS PAIS MORAVAM EM UM PREDIO EM MOEMA NA RUA GABRIEL DE RESENDE PASSOS QUE TAMBEM FOI SORTEADO COM UMA AERONAVE NO 10º ANDAR.

Gilson
Gilson
13 anos atrás

Já conhecia a história.
A sorte é que foi um B25 e não um B52 e desarmado (bombas), ai a historia seria outra.
Só a titulo de comparação, alen de serem tipos de construções diferentes, segue as medidas (aproximadas) dos aviões envolvidos:

B25 Boeing 737 Boeing 767
Comprimento 16,48 m 28,6 a 39,5 m 48,5 a 61,4 m
Envergadura 20,60 m 28,3 a 34,3 m 47,6 a 51,9 m
Altura 4,80 m 11,3 a 12,6 m 15,9 a 17,0 m
Peso 9,6 Tons 49,0 a 80, 0 Tons 81,2 a 100 Tons
Velocidade Max 506 Km/h 900 Km/h 900 Km/h

A variação de medidas nos Boeing 737 e 767, se devem aos vários modelos fabricados durante anos (ex. 737-100, 737-200, 737-300…)
Acho que somente um engenheiro para dizer o tamanho do estrago que sofreria o Empire State.
Sds

Fernando Kesnault
Fernando Kesnault
13 anos atrás

Sim, Flavio meus pais sempre me contavam esta história quando pequeno…e me mostravam o local do acidente e eu ficava curioso como ele não caiu de lá e consequentemente foi desmontado….

Paulo R. Filomeno
Paulo R. Filomeno
13 anos atrás

No dia 24 de março de 1979 um avião pequeno que ia descer em Congonhas também acertou um prédio em Moema. Não lembro de detalhes, mas os arquivos de jornais podem dar maiores informações. – 24 de março de 1979, 32 anos atrás.

Paulo Torres Garcia
Paulo Torres Garcia
13 anos atrás

Fábio Ferreira, tu não estas enganado não. Houve um outro acidente, anterior a este do bombardeiro B25, quando uma avião bimotor, pequeno, bateu no Empire State, ficando pendurado no prédio.
Paulo Torres Garcia

Maurício MV.
Maurício MV.
13 anos atrás

Essa história foi contada numa revista “Super alguma coisa” alguns anos atrás. Dizia também que o Empire State foi construído em apenas 410 dias e que 5 trabalhadores perderam a vida durante a construção. Se fosse em terras tupiniquins esse número seria alarmante.

gUSTA
gUSTA
13 anos atrás

Eu já tinha lido em alguma revista há muito tempo atrás! Mas era sobre uma avião pequeno, não um bombardeio.

JONAS
JONAS
13 anos atrás

O prédio não caiu porque não foi implodido…..como as torres…e o Anexo 7 do WTC, que a midia não mostra muito, mas que também caiu naquele dia…detalhe, nenhum avião o acertou, e o filme de sua queda é igualzinho a um prédio sendo implodido…

Igor
Igor
Reply to  JONAS
13 anos atrás

E a teoria da conspiração nunca acaba! Inclusive quem apertou o botão pra implodir as Torres Gêmess foi Ulisses Guimarães…

antonio
antonio
Reply to  JONAS
8 anos atrás

Concordo contigo jonas ao ccontrario que disseram la em cima o world trade Center era extremamente mais reforçado que o impare soh o núcleo dele era de no mínimo 47 vigas maciças de sustentaçao tinha sistema anti incêndio e anti colisao de aeronavees…eu jao não tenho dúvida de que foram implodidos…

Wilian Esteves
Wilian Esteves
13 anos atrás

Na ocasião do ataque ao WTC essa história da colisão no Empire State foi comentada por diversos canais de televisão.

Claude Bes
Claude Bes
13 anos atrás

os motores atravessaram o predio r cairam na rua do outro lado do impacto.

Martim
Martim
13 anos atrás

O bombardeiro B 25 Mitchel era de tamanho médio, bimotor, muito utilizado na 2ª guerra no Pacífico. Após o ataque a Pearl Harbor pelos japoneses, os EUA empreenderam uma
contra-ofensiva bombardeando Tóquio, chamada operação Doolittle, com dezesseis
B25 decolando de um porta-aviões na costa japonesa. Eram aeronaves bem menores que os pesados B17,bombardeiros quadrimotores, conhecidas como fortalezas voadoras que se destacaram principalmente no cenário europeu.

abraço

Martim

Ron
Ron
13 anos atrás

Sabia que um avião havia colidido com a torre, mas não que era um bombardeiro.
Pensava que havia sido uma aeronave leve.

Conde
Conde
13 anos atrás

Cada foto ! Beleza de link , tks Abay.

cacalo kfouri
cacalo kfouri
13 anos atrás

a partir deste acidente passou a ser obrigatório o uso de luz vermelha no topo dos edifícios

FES
FES
Reply to  cacalo kfouri
13 anos atrás

Na época era o maior arranha-céu do mundo. O piloto deveria estar voando há uns 100m abaixo do topo.

J
J
13 anos atrás

É, na época do 11/09/2001 alguém falou dessa coincidência histórica, muito interessante.

Rick Lucas
Rick Lucas
13 anos atrás

Na época dos atentados de 2001, assisti a um documentário (Discovery? NetGeo? Não lembro.) onde o sujeito responsável pela construção do WTC dizia que as torres foram projetadas para suportar o impacto de aparelhos do porte de Boeings 727, que eram popularíssimos na época de sua construção. Em 2001 as Torres foram atingidas por Boeings 767, que são muito maiores. Daí o estrago.
B25’s, além de muito mais lentos, são consideravelmente menores que os 727. Não é de se admirar que o Empire State tenha suportado bem o impacto de um desses.

FTrack
FTrack
Reply to  Rick Lucas
13 anos atrás

As torres do WTC resistiram ao impacto dos Boeing 767 (160 toneladas a 800 km/h), tanto que não caíram imediatamente após a colisão. O que não foi previsto no projeto do prédio foi o incêndio resultante, cujas altas temperaturas modificaram a estrutura molecular do aço e o fez perder resistência, o que o impediu de suportar o peso dos andares restantes acima do incêndio. O enorme impacto da queda dos andares altos sobre a estrutura restante causou a sua implosão e o colapso total do prédio.

Realmente parece incrível um edifício não cair ao receber o impacto como o do WTC, mas o que acontece é que não temos noção da gigantesca inércia (massa) de um prédio ou uma ponte. Basta ver nas imagens do tsunami no Japão barcos pesqueiros de centenas de toneladas sendo esmagados por viadutos que ficam intactos.

Yalam Caroso
Yalam Caroso
13 anos atrás

A quem interessar busquem pelo documentário Zeitgeist – The Movie.

Muitíssimo interessante!

JOSÉ CARLOS
JOSÉ CARLOS
13 anos atrás

Sim ,em visita ao prédio há o histórico onde relata o acidente.Mas não relata a escalada do King Kong.Porque será? rs

Eu presenciei em Janeiro de 1980 um acidente similar.Um bimotor que iria pousar em Congonhas passou perdido na região da Rua Rouxinol em Moema em noite de muita neblina e se chocou no 10 andar de um prédio da Rua Inhambú.Entrou pela janela do banheiro.

JOSÉ CARLOS
JOSÉ CARLOS
Reply to  JOSÉ CARLOS
13 anos atrás

Corrigindo.,…….foi em 1979…eu éra bicho da Fei engenharia

Júlio Lima
Júlio Lima
13 anos atrás

Quando aconteceu o atentado ao WTC, este fato foi divulgado na imprensa.

JT
JT
13 anos atrás

O melhor canal da TV aberta é a TV Escola, que tem ótimos documentários no horário nobre. Foi num deles que ouvi sobre o episódio relatado neste post. Estavam contanto a história dos edifícios arranha-céus, que tem ínicio na cidade de Chicago.

O Empire State quase levou seus investidores à banca rota. Levou muito tempo para se pagar. A moda dos edifícios que são verdadeiras caixas de vidro não se deve a uma opção estética do modernismo, mas à grande redução de custo. Com o tempo tais construções começaram a ficar tão altas que os arquitetos tiveram que bolar um sistema de contra pesos para evitar que a força do vento derrubasse as obras.

A brincadeira de fazer prédio alto ganhou adeptos na Malásia e outros países em franco crescimento econômico no oriente asiático. Muita vaidade e ostentação para o meu gosto. Pessoalmente, prefiro as obras mais baixas. Galpões que guardam carros antigos, por exemplo :)

abay
abay
13 anos atrás

Descobri isso faz um tempo, quando procurava fotos da construção do mesmo. Aliás, vou deixar o melhor link q fotos que eu achei, é uma coisa impensável para os tempos de hoje.
http://acidcow.com/pics/11897-the-construction-of-empire-state-building-64-pics.html

Allan Jurk
Allan Jurk
Reply to  abay
13 anos atrás

Parabéns pela descoberta do link. Quantos morreram nesta obra com toda a segurança disponível na época ? Ninguém teve tontura ?

Varlei
Varlei
13 anos atrás

Tambem quem mandou pegar o king kong lá do meio da selva.

Felipe Passos
Felipe Passos
13 anos atrás

Nome do documentário no Discovery Turbo é Supermáquinas: Buscando o Céu

Felipe Passos
Felipe Passos
13 anos atrás

Está passando agora no Discovery Turbo um documentários sobre construções de prédios e mostrou esta história.

Williams
Williams
13 anos atrás

De fato quem derrubou as torres gêmeas foram os próprios EUA. Em toda história da humanidade, as torres foram as primeiras a cairem devido ao “fogo dos combustíveis dos aviões”. Muito caô! Ainda impludiram também um prédio do governo a duas quadras dali. Foi uma implosão controlada. Fato venéreo!

Luiz
Luiz
Reply to  Williams
13 anos atrás

Ninguém disse em momento algum que ós prédios caíram por causa do combustível, mas a somatéria de diversos fatores, incluindo o incêndio do combustpivel que fez com que o momento de stress da estrutura se antecipasse e ainda a enxorrada causada pela caixa d`água no subsolo causando uma força lateraL que a estrutura não estava apta a suportar num intervalo de tempo tão pequeno.
Só para informação o B25 mais pesado pesava em torno de 15 toneladas.
O WTC foi projetado para receber o impacto de um 727 que o podia variar entre 45 a 70 toneladas.
Um 767 igual ao que derrubou a torre pesa no mínimo 90 toneladas vazio, como não estava, deveria estar com umas 120ton.
Ademais americanos não são idiotas ao ponto de lhes causar prejuízos bilionários só pra arrumar pretexto para uma guerra, que consomo outros bilhoes, isso eles fazem com bem menos custo como fizeram no Iraque.
Controle-se rapaz.

Huller
Huller
13 anos atrás

Sim, e o prédio não caiu porque simplismente foi construido de um modo inimaginável paras os padrões de hoje. Com uma pesadissima estrutura de aço, rebitados no local da construção e revestido por milhões de tijolos e pesadas placas de granito. Ao contrario dos arranha céus mais novos que são revestidos com vidro, como o WTC.

luis antonio da matta machado
luis antonio da matta machado
13 anos atrás

Como assim ” Bin Laden e seus barbudos inspirados atiraram dois aviões nas Torres?”
Voce acredita mesmo nisso? Tenho certeza que não.
Aquilo foi o maior fogo amigo consciente, da história da civilização moderna. E acho até que Bin Laden não existe.
Aqui no Rio , existia na mídia , e só na mídia, nos anos 70 um tal de “mão branca” . Este personagem matava e degolava os marginais e outros próximos a eles , diariamente, e deixava um cartaz assinando “mão branca”. Só que a caligrafia era sempre diferente.
Nunca encontraram o tal do “mão branca”.
Assim como o Bin, o Mão era uma fraude.

FAbio Ferreira
FAbio Ferreira
13 anos atrás

Sabia, mas nao q era um B52! Achava q fosse um aviaozinho qualquer.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  FAbio Ferreira
13 anos atrás

B25, não B52.

RAFAEL CRUZ
RAFAEL CRUZ
13 anos atrás

Galera

Eu conheço um pouco desta historia do B25 MITCHEL.

O tempo em NY no dia estava encoberto e ele estava baixo demais, e terminou colidindo.

Vou checra a historia e passo para k ainda hj

Abraçao

RAFAEL CRUZ

Ulisses Rodolfo
Ulisses Rodolfo
13 anos atrás

E quem falou que foi o Bin Laden que fez o atentado contra as torres gemeas???

moacir
moacir
13 anos atrás

esta é velha flavio…

Bruno Carrilho
Bruno Carrilho
13 anos atrás

Sim. O que comprova que as construções dos anos 30 são melhores do que as dos anos 70! :)

maxwell
maxwell
13 anos atrás

E o WTC caiu…! Na boa, esse atentado tá muito mal contado.

maxwell
maxwell
Reply to  maxwell
13 anos atrás

Me refiro ao 11 de Setembro. E tem um documentário do Michael Moore sobre isso que é imperdível.

Dsf
Dsf
Reply to  maxwell
13 anos atrás

Um B25 tinha peso maximo de decolagem de 19 toneladas, um 767 de 140. Fora a diferença de velocidade…

Hofstetter.
Hofstetter.
13 anos atrás

Flávio,

Sou engenheiro civil.

Por conta deste acidente, a hipótese de choque de avião deve ser prevista durante os cálculos de uma estrutura de um prédio.

ABRAÇO.

drews
drews
13 anos atrás

Foi um dos argumentos apresentados para contrariar a tese de que a colisão do avião foi responsável pela queda dos dois prédios no WTC em 2001.

galileu
galileu
Reply to  drews
13 anos atrás

nós tivemos um maluco que sequestrou um boeing e tentou jogar na cabeça do sarney lá no palacio. tudo porque ele trabalhava em uma construtora no iraque, perdeu o emprego, e devido ao alto salario não conseguia arrumar outro no brasil.
o comandante do avião fez acrobacias com o boeing para tentar dominar o cara.
hoje mora no rio e está impedido de voar, a boeing só acreditou nas manobras porque viu as fotos tiradas por alguem, eles alegaram que o avião não suportarias tais manobras.
o sequestrador foi dominado em terra e morreu misteriosamente no hospital dias depois.

Nilton
Nilton
13 anos atrás

Já, numa velha Seleções do Reader’s Digest.
Ao amigo Libanio, em 45 os soviets ainda eram aliados, o macarthismo começou uns 2 anos depois.

guilherme
guilherme
13 anos atrás

Já.