DÁ (E ENTORTA) ASAS

SÃO PAULO (hum…)Este blog foi indicado pelo Ricardo Divila. Dei uma sapeada, e noto que cada vez tem mais gente na Europa questionando a flexibilidade das asas dianteiras da Red Bull.

Sei lá… Deixo para vocês comentarem, em cima das fotos que seguem.

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Marcelo
Marcelo
13 anos atrás

A FIA informou que asa da Red Bull não tem nada demais. A própria FIA interpreta de diversas maneiras o regulamento. Na transmissão pela tv foi fácil verificar esse “fenômeno”. As questões que se põem agora são: será realmente imbtível o carro rubro-taurino? O anunciado domínio avassalador da equipe energética não se deve à pequenas “gambiarras” que burlam as regras? Se fossem os McLaren, já não estariam os bólidos considerados irregulares? Se a FIA obrigar a Red Bull à rever a asa dianteira, se adequando à regra, não será a McLaren a equipe imbatível? Assim fica fácil.

Afonso Sousa
Afonso Sousa
13 anos atrás

No acidente de Vettel em Spa, quando o alemão perdeu o controle e acerto o Button, deu para ver o tanto que a asa dianteira oscilou quando saiu do vácuo.

Que a asa trabalha, e muito, todo mundo sabe, a questão é: esta dentro das regras??

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Desculpem a ignorância, mas minhas perguntas são: Após flexionarem, por acaso o ângulo de ataque diminui? Se não diminui, em que isso altera o down-force ou o arrasto? Se não altera, qual é a suposta vantagem? Me parece que as asas flexionam na vertical, o que por si só, não altera o ângulo de ataque, isso dependeria dos pontos de fixação. O ângulo só mudaria se as asas, quando flexionadas, girassem em torno do seu eixo transversal, abaixando a parte frontal. A única possibilidade que enxergo é o fato de, ao abaixarem-se as pontas das asas, ocorresse uma mudança no fluxo de ar que atinge os pneus dianteiros, diminuindo o arrasto, mas só estou teorizando.

Fabiano
Fabiano
Reply to  Orlando Salomone
13 anos atrás

Orlando,

A distância entre um objeto e o solo, causa mudanças aerodinâmicas… se chama “Efeito Solo”… mudar o ângulo de ataque não é a unica maneira de se aumentar o downforce.

Estando mais proxima do solo, modifica-se a velocidade que o ar passa por baixo da superficie da asa, criando uma baixa pressão, que aumenta a pressão no lado oposto ( parte de cima ) aumentando o downforce.

Todo tipo de medida do carro em relação ao solo está definido no regulamento, esse é que é o ponto…

Marcio
Marcio
13 anos atrás

Reparem fotos e tentem eliminarem as linhas vermelhas, as duas asas etão com a mesma flexão, porem a da redbull esta mais proxima do chão, o que o Sr. Adiran conseguiu, foi construir uma suspensão que consegue afundar a frente do carro, reduzindo o arrasto aerodinamico, ou seja, enquanto todos suspeitam das assa, ele da show usando outro recurso.
Acredito que seja algo similar aos antigos amortecedores de massa que a Renault usou entre 2005 e 2006 ajudando os titulos do Alonso e depois foi proibido pela FIA diante das reclamações da Ferrari e Michael.

Julio Cesar Fabio
Julio Cesar Fabio
13 anos atrás

As asas estão mais próximas do chão nas bordas porque elas flexionam sim. Entrei no blog que o Gomes indicou e assisti o vídeo mais de uma vez, quando acelera nas retas dá para perceber que elas abaixam cerca de 2 cm, nas pontas. Tomei por base a estrutura de resfriamento do freio que é fixa e fica sempre na mesma altura do solo, pois está diretamente ligada ao sistema da roda que também sempre está na mesma altura. Quando ele freia, a asa volta a posição normal, quando vai pegando velocidade ela abaixa, com certeza deve fazer alguma diferença, pois estes carros são dependentes da aerodinâmica.

André
André
13 anos atrás

Se tornarem isso legal como parece, as outras que copiem e pronto, estará equilibrado o campeonato.
André / Piloto no http://www.f1bc.com

Samuel
Samuel
13 anos atrás

Como muito bem apontou Hamilton, toda a vantagem da Red Bull vinha no trecho 3 – de alta velocidade – onde esta asa faz a diferenca.

Tenho certeza que os engenheiros de McLaren, Ferrari, sao espertos o suficiente para copiar a “sacada/sacanagem” da Red Bull, e por isto nao creio que o campeonato esta decidido.

Flavio Almeida
Flavio Almeida
13 anos atrás

Isso, ao meu ver mostra que os carros da REDBULL tem sim uma super pressão nas asas dianteiras e numa reta a mais de 250km por hora não quer dizer que ddevam ficar retinhas, afinal segundo a FIA elas devem suportar 100kg´s e inclinar pouco ou quase nada, sei lá qual é a pressão sobre as asas no final de uma reta.
Se pegaram o pessoal da SAUBER, com as asas traseiras, porque não falaram nada a respeito na inspesão do final de corrida…Ontem ouvi uma excelente de um genio jornalista automotivo, imagina se o pessoal da REDBULL que faz Energetico, soubesse fazer carro de corrida, o que deveria ser bom o carrinho. O Sr. Adrian Neyei…é um dos grandes genios da F1, por ande passou levantou equipes, fez carros vencedores por muitos anos, ele a meu ver não joga sujo, joga limpo, joga com competencia de campeão. Para aqueles que acham que o carro ta fora de regulamento, sinto em informar que não esta…e vamos ver bastante eles no Podio.
FG, meu velho.
Grande abraço.

Mário Campos
Mário Campos
13 anos atrás

A resposta é a mais simples possível. A física não mente. As asas têm a flexibilidade dentro da regra. O que faz entortar mais? Bom, existem duas respostas simples:

1 – O material não possui flexibilidade linear e entorta mais a partir do ponto de medição da FIA. Que se mude a regra de novo, oras… vão poder chamar de emenda Red Bull do regulamento.

2 (e mais importante) – Eles conseguem mais downforce e uma força maior empurra as asas para baixo. Não é a asa que é mais flexível (mole, no popular), é a força sobre ela que é maior!

Mário Campos
Mário Campos
Reply to  Mário Campos
13 anos atrás

Estava revendo a suspensão, que é bem diferente. Pode ser que a suspensão dianteira mais rígida da Red Bull faça com que a força que flexiona a asa seja sustentada pela suspensão na outra ponta, e a mesma força na McLaren não tenha oposição e em vez de flexionar a asa, comprima a suspensão.

A McLaren opta pela aderência mecânica em curvas de baixa com uma suspensão mais flexível, especialmente do meio para o fim da curva. A Red Bull, perde nas curvas de baixa mas ganha em downforce, nas curvas de média e alta velocidade.

Reparem como o meio da asa da McLaren está mais baixo, comprovando o argumento.

Martinho
Martinho
13 anos atrás

As fotos podem ser do mesmo ponto, mas se a da Red Bull foi tirada com o carro freando e o da MCLaren ainda não, tai a diferença…

ALEX B.
ALEX B.
13 anos atrás

Tinha que ter um “miguézinho”. Esse Newey não dá ponto sem nó, hein maestro Divila?

Valmir Passos
Valmir Passos
13 anos atrás

Difícil falar em irregularidade, mas que inclina mais que as outras, não há dúvida.

Dino Dragone
Dino Dragone
13 anos atrás

Hummm, aí tem. Acho q vai dar merda…

klaus
klaus
13 anos atrás

A FIA já comentou oficialmente que as asas estão dentro do regulamento, foram executados todos os testes previstos no regulamento e elas foram aprovadas. O resto é chororô de projetista incompetente…

Alvaro Megamix
13 anos atrás

O Newey é o cara rssss, Parabéns pra ele , se ele consegue fazer uma asa que enverga, ou entorta , ou o bico que desce sei la , e a FIA nao ve o erro parabéns pra ele.
abraço

Daniel Nishikawa
Daniel Nishikawa
13 anos atrás

Fotozinha safada essa. É só observar que a linha traçada na foto da McLaren NÃO acompanha o perfil inferior da asa.

Julio Cesar Fabio
Julio Cesar Fabio
Reply to  Daniel Nishikawa
13 anos atrás

Entra no blog que o Gomes linkou, e assiste o vídeo, preste atenção que em relação ao dispositivo de resfriamento do freio a asa abaixa sim nas retas e quando ele freia ela sobe nitidamente.

Jamil
Jamil
13 anos atrás

Eu imagino o seguinte: Como a FIA faz a vistoria colocando pesos apenas em alguns pontos eles devem ter feito uma asa que cede apenas quando a força é uniforme em toda a asa (como a resistência do ar). Ou seja, algo do tipo colocar reforço apenas nos pontos aonde a FIA coloca peso (estes pontos são padronizados) e quando a resistência é uniforme por toda a asa ela cede como na foto.

FernandoMoser
FernandoMoser
13 anos atrás

Acredito que as asas estão fora do regulamento mas, apesar disso, Flávio, estas fotos são de fonte confiável? Pergunto porque salta aos olhos que a faixa da pista na foto da McLaren está côncava e na foto da RedBull está convexa… Se as fotos foram tiradas exatamente no mesmo lugar acredito que essas fotos foram manipuladas… [ou pelo menos 1 delas foi].

mss
mss
Reply to  FernandoMoser
13 anos atrás

Putz … bem reparado

Fabiano
Fabiano
13 anos atrás

Puta merda !!!

Isso é a coisa mais facil de resolver e acabar com essa conversa, se bem que eu acho que o tio Bernie não quer que acabe… pois dá é muito IBOPE !!!! rsrsrsrsr…

É bem facil colocar um sensor laser, igual aos que usavam nas suspenções ativas, na ponta da asa dianteira e medir a distancia do solo… e perar com essa conversa de 200kg !!!

Outa coisa, não é o fato da asa dianteira diminuir um pouquinho a distancia do solo que faz com que a RedBull seja quase 1s mais rápido que todo mundo !

Conversa !!!

veber
veber
Reply to  Fabiano
13 anos atrás

caro amigo,, a RBR já tem o melhor carro e com mais pressão aerodinamica que os outros,, e ainda consegue fazer sua asa dianteira praticamente colar no chaõ em altar velocidades,, isso dá um ganho ainda maior,, com certeza pelo menos meio segundo. Pode ser campeã e parabens,, eles merecem muito,, mas em automobilismo partimos do principio que estamos andando nas mesmas regras,, nos mesmos pneus por exemplo. Imagina alguem com um pneu diferente e mais rápido,, é o mesmo que acontece com as asas. Mas a FIA com certeza vai tomar alguma providência.

Fabiano
Fabiano
Reply to  Fabiano
13 anos atrás

Veber,

Não estou discutindo se flexiona ou não, isso é um fato ! estou discutindo o método que é utilizado no teste. Sei bem dos efeitos que uma brecha em regulamento criam.

O que propus, foi inclusive para se deixar mais transparente o regulamento. No lugar de colocar peso em determinados pontos, que deixa lacunas para este tipo de situação, passar a medir em tempo real a altura do carro em relação ao solo. É facil, simples ( para a F1 ) e principalmente transparente. Basta usar componente que ja existem… uma tecnologia que ja exite, inclusive hoje em dia temos novamente a telemetria ativa, ou seja, a própria FIA pode “mexer” nos carros, como por exemplo liberar o uso da asa movel… poderiam até mudar os tipos de punição… por exemplo, cortar 1.000RPM do motor do cabra durante uma volta, no lugar de fazer o piloto passar pelos boxes.

O que disse, foi que isso talvez não seja de interesse, o interesse politico da F1 é ter assunto, para estar na mídia, e este assunto dá e muita midia !

P.S. só escrevi errado “suspensão”… imperdoavel !

Um abraço!

João Zeggio
João Zeggio
13 anos atrás

Dá pra ver na TV…fácil, fácil…..

kbssaum
kbssaum
13 anos atrás

Vettel é realmente um piloto fora de série, mas fica fácil ser rápido com um carro que está nitidamente fora das regras. Tem que ver se a asa do Webber enverga igual a essa. Eu acho que não…

É por essas e outras que estou começando a desistir de acompanhar F1. Ser um bom piloto vale cada vez menos. O negócio mesmo é estar no melhor carro.

Fiquei mais satisfeito assistindo a Indy, vendo o Tonny ir ao pódio sem nem mesmo conhecer o carro e a equipe. A Indy é uma categoria menos tecnologica, mas com certeza muito mais interessante. Pena que circuitos mitos são minoria no calendário. Os ovais são cansativos de acompanhar…

Rafael
Rafael
Reply to  kbssaum
13 anos atrás

A asa está dentro das regras. Se essas regras traduzem o que a FIA gostaria de ver é outra coisa…

Gleidson
Gleidson
13 anos atrás

O Newey encontrou algo que deixa rigido nos testes da FIA e flexiona bem em alta velocidade, coisa de gênio mas…

Vi em outro site um comentário sobre outra matéria de um jornalista gringo onde ele pesquisou na corrida da Austrália, o movimento das asas dianteiras e constatou que as asas da McLaren e Mercedes também flexionam fora do normal em alta velocidade.

Quem acusa tem o teto de vidro tão frágil quanto o acusado.

Rafael
Rafael
13 anos atrás

Caros, creio que o papel dos engenheiros é justamente esse: fazer tudo o que é permitido dentro da regra. Se a asa atende à deflexão máxima com a carga estipulada pelo regulamento, está dentro da regra, pronto! Se esse requisito não é suficiente para atender ao que a FIA quer dizer com essa regra, cabe à ela alterar o valor da carga de ensaio.

No meu entender tudo que se pode dizer é parabéns aos engenheiros da Red Bull, que conseguiram uma asa que dá muito mais carga no fim da reta do que a FIA imaginou que seria o típico.

Rafael Apache
Rafael Apache
13 anos atrás

O que a Red Bull pode ter conseguido, e se sim merece um prêmio não punição, é ter construído as asas com uma disposição das fibras que suporte o peso de teste sem flexionar e flexione com a pressão do ar. Algo que a FIA só vai detectar se alterar o regulamento e fazer com que os testes não utilizem pesos e sim um túnel de vento…

Pedro
Pedro
Reply to  Rafael Apache
13 anos atrás

Bem lembrado… o mesmo comportamento dinâmico do compósito pode ser visto nas asas do novo 787… o princípio é o mesmo… a red bull todo ano dá um baile em engenharia aerodinâmica nas outras equipes…

Ubaldir Jr.
13 anos atrás

O problema nem é a asa envergar, mas sim a distância livre do solo nas pontas. As da Red Bull estão significativamente mais próximas do asfalto que as da Mc Laren nas bordas.
Sei não, tenho quase certeza de que a FIA vai tomar medidas drásticas. Muito menos por respeito às regras e muito mais por querer tirar a astronômica diferença de patamar em que se encontra a Red Bull em relação ao resto. Tudo pelo espetáculo!

FES
FES
13 anos atrás

Acho até que a RB não é tão errada assim. Acho que as outras é que deveriam seguir o mesmo rumo.
Ganha-se campeonatos com essa coisa de “o regulamento dá a entender”.

Léo Engelmann
Léo Engelmann
13 anos atrás

Mas fala que pode? ( @oclebermachado feelings )

Burn baby.. Burn
Burn baby.. Burn
13 anos atrás

Mas não vejo culpa e teorias conspiratórias esdrúxulas politicamente incorretas, e que já deram muito barraco de baixo nível por aqui.

Em minha opinião o Massa está com um simples problema de “mola na cabeça”. O cara “medou grandão” desde que ficou com aquela cara de “sapo cururu de zóio torto” depois daquele infeliz acidente, também desde o ano passado dá para perceber que ele não faz frente para o Dick Alonso de maneira alguma, nem jogando sujo muito menos no braço.

è notótio que para complicar a cabeça dele que existe uma forte pressão da alta cúpula da Ferrari, que já declarou aos quatro cantos que “precisa de dois pilotos competitivos”, e acho que precisa mesmo, caso o contrário nem pontuar de maneira decente no mundial de construtores ela conseguirá este ano,porque em relação ao mundial de pilotos.. Com este carrinho.. Mr. Alonso já “Élvis” tambiem!!.

Melhor rezarem lá em maranello para que esta polemica das asas flexiveis da Red ter veracidade.. e mesmo assim acho que a Red poderoia pegar o carro do ano passado e dar um baile em todo mundo assim mesmo.

Para mim melhor seria o Massa terminar esta temporada e ir correr de turismo como fazem os vovôs e titios da F1, aliás, coisa que o Michael deveria ter feito ao invés de voltar para pagar estes vexames.

Ron
Ron
13 anos atrás
Diógenes Pacheco
Diógenes Pacheco
13 anos atrás

É bem o que foi comentado acima. Que a diferença salta aos olhos, não se discute. O que o regulamento diz disso é que há que se ver.

[]´s

Rodrigo Assis
Rodrigo Assis
13 anos atrás

Gomes 69, sei não viu chefia, pela foto ta entregando o ouro. Alias, o Touro.

hendrix
hendrix
13 anos atrás

nesse site da foto (http://axisofoversteer.blogspot.com/) tem um video phoda, phoda, PHODA de dentro dos carros, com menos de 1 minuto já tinha ligado o DownloadHelper e olha q são 13 minutos de video, to assistindo

brigadão flavio

Lionel
Lionel
13 anos atrás

Esqueci de falar da ” ASA ” Eu como engenheiro e acomanhar à mais de 30 anos automobilismo e ter projetos para a Formula 1 no meu site …digo que sei qual é o PROJETO QUE A RED ESTA USANDO …..MAS NINGUÉM ME ESCUTA….DIGO AS OUTRAS EQUIPES…azar deles …as REDS vão continuar ganhando…abraços Lionel

Roberto Borges
Roberto Borges
13 anos atrás

Alguém sabe se faz diferença?
Que enverga, enverga.

Dynastes Neves Marinho
13 anos atrás

Fala FG

Durante o segundo treino gravei a tomada que filma a asa dianteira das duas RBR’s e comparei com a asa dos outros carros.
Segue o link do youtube : http://www.youtube.com/watch?v=WIDWQ3jC04c
Coloquei a info no twitter e no meu site (www.trilhamundo.com.br) e tive mais de 1.000 acessos nos vídeos.
Na minha opinião a asa é flexível sim. Na transmissão em HD dá para ver ainda mais claro.
Durante a frenagem a asa sobe e no início da retomada da aceleração ela abaixa.
Mas eu acho que a parte de cima da asa dianteira (bico) é que esta flexionando, pois a FIA alterou o regulamento para que a ponta da asa não flexione com uma carga específica.
Ou seja, na minha opinião, a RBR alterou o ponto de flexibilidade que é verificado durante a vistoria. Tanto que em Melbourne a RBR passou na vistoria final sem problemas.
De qualquer forma, a RBR deu uma pau tão grande na concorrência que agora ninguém vai querer saber o cor da placa do caminhão.
Correram sem KERS, que no regulamento permite 40 kg a menos no peso total do carro.
Pois bem !! Fizeram uma estripulia no regulamento e o Adrian continua lendo e fazendo o que ninguém no grid consegue. E o cara é engenheiro aeronáutico !!!

Abr
Dynastes Mairnho
Brasília – DF

Lvcivs
Lvcivs
13 anos atrás

Flavio, segundo o F1Technical.net, o nariz é q anda flexionando, não a asa, assim a asa passa no teste sem problemas.

pedro arnaldo
13 anos atrás

O mais engraçado é que a Red Bull assume cinicamente em suas propagandas que sua criação “DA ASAS” e ninguém fala nada, mas quando ela da asas ao seus pilotos, tem gente querendo que as outras equipes também dêem o Red Burro pro seus contratados né? A angulação da linha vermelha diz tudo sobre esta questão!

Renan Moura - São Gonçalo - RJ
Renan Moura - São Gonçalo - RJ
13 anos atrás

OooOOOOOOOooO Gomes??? Puxa Vida cadê o melhor programa da tv brasileira…????
Tava louco pra temporada da F1 voltar, pra poder assistir o “Limite” na ESPN Brasil com vc Mauro e João Carlos e cade vcs? Hj fiquei aqui esperando assistindo o “sportcenter” e acabei de ver um “resumo” do fds com o Mauro,,, espero q o programa não tenha acabado… “/ pois amo automobilismo e é raro um programa como o Limite…

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

Ano passado fizeram os testes nas asas e deu OK. Esses testes se não estou errado são realizados colocando-se pesos nas pontas e verificando a flexão da asa. Agora me passou pela cabeça, será que o comportamento da asa só acontece em corrida e não pode ser reproduzido parado e por isso passam nos testes mas na corrida flexiona?

Se o material da asa “aquecer” durante a corrida pra permitir a curvatura? Ou um mecanismo elétrico promova a flexibidade em tempo de corrida? Não existe uma forma de roubar no teste da fia de forma inteligente? Talvez essa possa ser a explicação.

Guilherme
Guilherme
13 anos atrás

Basta assistir os vídeos da câmera onboard no youtube. Parece que as extremidades das asas cedem em alta velocidade e “levantam” quando o Vettel pisa no freio.

Eder Casagrande
Eder Casagrande
13 anos atrás

Vendo o video on board, fiquei com a impressão que tem maracutaia aí sim….

Aguardaremos os próximos capítulos!!!

Hericsson Pacheco
13 anos atrás

Poderiamos dizer então que Red Bull tenha conseguido fazer a asa vergar com a pressão do ar em altas velocidades (provalmente devido ao fortado dela fazer com que o ar faça mais pressão em determinada direção, no caso…para baixo?), mas que seja forte o sifuciente para que isso não aconteça nos testes com os “pesos regulamentares” da FIA?

Gian
Gian
13 anos atrás

Ano passado vi um video de uma camera on board no carro da Red Bull e era nítido que as asas dianteiras baixavam com o aumento da pressão aerodinâmica. Isso ajuda e muito nas retas e principalmente nas curvas de alta. McLaren e Ferrari reclamaram e a FIA fechou o cerco e aumentou o peso que se coloca para verificar se a asa enverga ou não… A Red Bull passou no teste. O ponto é que continuamos vendo imagens como esta que o Flávio publicou. A questão é: as asas envergam com uma pressão acima dos 200kg? (Eu nao sei qual a pressão exercida pelo ar na velocidade a partir da qual as asas começam a envergar) Ou a grande sacada do Adrian Newey é saber ‘enganar’ a FIA?? As outras que corram atrás… e é o que eu espero, pq a vantagem no treino da Austrália foi humilhante…
Ano passdo a Red Bull dominava os treinos com folga, mas na corrida eles não eram mto confiaveis ou os pilotos faziam alguma cagada… Esse ano eles continuam mto rápido, mas o Vettel (principalmente) parece estar mto mais maduro, e se McLaren e Alonso não se recuperarem, e “Tião Alemão” ganha fácil…

Sergio Magalhães
Sergio Magalhães
13 anos atrás

Alô Flavio, comento pouco, mas nunca deixo de acessar seu blog diariamente.

O que precisa saber é se as duas fotos foram tiradas no mesmo local. Porque se a da McLaren foi tirada em local plano, e a da Red Bull num trecho de ondulação, pode gerar este efeito devido ao trabalho da suspensão.

Isso ainda vai gerar polêmica, e se nas próximas corridas a Red Bull imprimir dominio avassalador, não duvido que a FIA vai dar um jeito de forçar a barra para que Newey mude a asa para que o campeonato não perca a graça.

Um abraço.

Leonardo
Leonardo
13 anos atrás

Olhem as fotos de novo e notem a linha vermelha desenhada em ambas. Notem que na McLaren, a linha está reta, mas a asa está curvada!!!! É só ver a distância entre a linha e a asa na mediana da reta (falei bonito mas não sei se falei certo… malditas aulas de geometria).

A foto foi montada de forma a criar uma ilusão que a asa da Redbull enverga e a da McLaren não. Mas para minha surpresa, a foto mostra que ambas as asas envergam, logo a McLaren não tem do que reclamar.

Alguém discorda? Dai alguém pode dizer que a da Redbul enverga acima do permitido. Isso é impossivel dizer pela foto e eu acredito na FIA quando ela diz que botou um porrilhão de peso e a asa não envergou…

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Leonardo
13 anos atrás

Sr. as asas se curvam, sim, todas elas. O problema é que isso tem um limite. Note que a asa da Red Bull quase toca o chão, isso não é permitido pelo regulamento.
A Red Bull está com essa conversa desde o ano passado, vigaristas.

Maycon Tavares
Maycon Tavares
Reply to  Leonardo
13 anos atrás

Leonardo meu filho, se você ver, olhe bem nas laterais das asas, você vai ver que a da asa da Red Bull quase encosta no chão, se você ver a camera on-board dos carros da Red Bull em reta, você vê nitidamente a asa entortando pra caramba.
Se você olhar bem as fotos estão no mesmo ângulo nenhum foto foi tirada para criar ilusão nenhuma.
Olha o centro da asa da Red Bull e olha o centro da asa da McLaren, a asa da Red Bull só não quebra porque é de um material muito bom, agora o da McLaren está SIM reto, se você ver bem, vai perceber que a asa da McLaren, nas partes laterais são mais baixas, é só o canto da asa, não a asa descendo até praticamente encostar no chão.

Anderson
Anderson
Reply to  Leonardo
13 anos atrás

Também percebi isso. Na corrida dá pra perceber as asas envergando também. Mas esse bico da Red Bull é assim desde o ano passado.

petrafan
petrafan
13 anos atrás

a Red Bull está aprendendo com a Ferrari…

Sanzio
13 anos atrás

A asa da Red Bull não está tão envergada quanto as riscas vermelhas na imagem sugerem, mas estão envergadas sim.
Agora, se só isso aí dá toda essa vantagem, não sei não, muito provavelmente não. Com certeza há muita coisa em baixo da tampa traseira que ninguém vê e que faz muita diferença.

Há de se dar parabéns também para a McLaren que, mesmo sem tal flexibilidade, não ficou tão longe das Red Bull.

Ricardo Rossi
Ricardo Rossi
13 anos atrás

Red Bull te dá asas…

galileu
galileu
Reply to  Ricardo Rossi
13 anos atrás

tortas por sinal.

Gabriel, o Pensador
Gabriel, o Pensador
13 anos atrás

Temos que saber se os carros foram fotografados nas mesmas condições.

Se foram, é algo para ser investigado. Pode ser que mesmo sem a “flexbilidade” a Red Bull esteja muito acima da concorrência.

Abraço!

Wladimir
Wladimir
13 anos atrás

Tá envergado que nem a arara do meu guarda roupa.