DESABAFO DE PILOTO

SÃO PAULO (só verdades) – Recebi por e-mail de um blogueiro, o Luiz Antonio de Jesus Jr. Trata-se de um desabafo de uma rapaz de 27 anos, Ricardo, ex-piloto. Não consegui identificá-lo. Mas é um texto que merece ser lido. Vejam aqui. Abaixo, um trechinho:

Nos dias de hoje, onde as únicas categorias do automobilismo brasileiro que têm alguma projeção na mídia são a Stock Car e a Copa Montana (categorias mais artificiais que sorvete de groselha), meu cérebro saudoso me projeta na memória o cheiro de borracha queimada que eu sentia assistindo o Brasileiro de Marcas junto com meu pai. Ali, colado no alambrado do “S” do Senna. Vendo passar os Voyage, Escort, Uno, Passat e Corsa fazendo a primeira perna com a roda traseira esquerda fora do chão, vivia imaginando como seria um dia estar ali, largando no meio daqueles 20/30 carros…

O desalento é geral.

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Heitor
Heitor
13 anos atrás

Infelizmente Vivemos a Era do Ter e Aparecer, e Nem Precisa Saber Fazer, Basta Ter Dinheiro Para Pagar …. e Quem Disse Que Ter Dinheiro é Necessáriamente Prerrogativa Para Alguém Saber Fazer Alguma Coisa ?

Alfredo Gehre
Alfredo Gehre
13 anos atrás

Concordo com o cidadão, mas ainda existe uma luz no fim do tunel, como falou um amigo meu acima.
Tem gente batalhando e conseguindo formar categorias de baixo custo…
Existe a CCC, a nova TCMP e a Formula Vee Brazil a R$ 450,00 a inscrição por etapa.
É mais em conta do que kart.
Flávio, você é um dos que podia ajudar esse pessoal, divulgando no seu blogue !

Marcelo Pacheco
Marcelo Pacheco
13 anos atrás

Apesar de sabermos que tudo o que o Ricardo escreveu é verdade, da uma tristeza qdo leio um texto desses, belíssimo por sinal.
Eu tbm assistia pela TV as provas da Copa Shell de Marcas e Pilotos. Eu colecionava a revista Auto Esporte só pelas fotos da categoria que saim nela, com as matérias das corridas. Foi onde conheci e passei a torcer pela dupla Gunnar Volmer e Toninho da Matta andando de Passat, (só pq meu pai tambem tinha um, carro que aprendi a dirigir) e depois de Voyage, com aquele patrocínio da Tesa/Juvena…o saudade. Na terra, as corridas que tive o prazer de ir com o Sr Laurí Farias, eu ainda moleque, mas já vidrado no esporte, me permitiram ver os bons tempos, como disse um amigo acima, de campings e grids lotados, co marcas e modelos variados. O que percebo, é que os dirigentes, ficam mto tempo no poder, seja no automobilismo ou no futebol, por exemplo, (estão ai a CBF e FCF que não me deixam mentir, com seus “donos” Ricardo T. e Delfim de P. respectivamente) e vêem a chance de entrar “no esquema”, que num momento parece ser lucrativo e até é mas, a médio e longo prazo, vai desmontar equipes e clube, quebrando-as. O automobilismo aqui em SC vive esta realidade, seja no kart, rallye, ou velocidade na terra. O que eles fazem de bom pra ajudar, pra incentivar? Cobram R$ 3,00 o litro do álcoo!!! Olhem os estados das poucas pistas que restaram! Morreu São Bento, Mafra, São Carlos, Sta Cecília, Joinville, Lages e se não é o Sr Max, teríamos um catarinese em duas pistas. Cadê a pista de asfalto em Canelinha, tantas vezes anunciada? Assim como na política, onde até acredito que alguns entram com boas intenções, os dirigentes são corrompidos e forçados e entrarem no “jogo” dos interesses, ou não sobrevivem. A Copinha parece ter sido uma saída positiva, louvável por parte do Sr Mohr e sua equipe de colaboradores, a dita aqui, luz no fim do túnel. Mas, qdo os chefões percebem uma oportunidade, debandam pra esta mina e enterram suas dinamites, ficando nós pilotos e equipes, alem, do publico, esperando a explosão que se não matar, deixará na UTI respirando com ajuda dos aparelhos. Basta ver a situação do Catarinense. A Fauesc ta de olho vivo sobre a TCC, já viu uma oportunidade de lucro enquanto os pilotos viram uma chance de realizar sonhos, face aos custos até então bem mais baixos. Imagine que existe a expectativa real de termos cerca de 25 carros numa largada já na segunda temporada. Que suce$$o heim Federação? Mas me resta tentar ajudar (e esperar que demais membros tbm ajudem), para que nosso esporte a motor e falando pela minha categoria, a TCC, tenham vida longa.
Abç
Marcelo Pacheco
Scuderia #49

Paulo Guerra
Paulo Guerra
13 anos atrás

Voçês já notoram que tudo que a tal de REDE GLOBO METE A MÃO ACABA,o automobilismo Nacional esta acabando por parte de alguns, ENGRAVATADOS E LADRÕES que só pensa em si proprios, até quando nós viciados em AUTOMOBILISMO vamos ficar a merce desse pessoal,a STOCK CAR ESTÁ CADA DIA PIOR,todos fãs do automobilismo BRASILEIRO PODIAMOS BOICOTAR TODAS AS CORRIDAS,NINGUEM IR AOS AUTODRAMOS NAS CORRIDAS DO BRASIL INTEIRO!!!!!!!!! E TUDO SÓ MIDIA PRA ALGUNS ENFIAR A DINHEIRAMA QUE ENTRA NAS CONTAS DELES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Antonio
Antonio
13 anos atrás

Por falar em fim do Automobilismo, o programa Limite acabou Flavio Gomes ou mudou de horário?
Obrigado

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Antonio
13 anos atrás

A questão deve ser dirigida à ESPN.

speed
speed
13 anos atrás

Acabo de ler os comentarios,e fica claro uma coisa…….muito deles sao pilotos frustrados que sonhariam em estar largando em um dos dois grids!!!
Mas realmente fica muito mais facil criticar do que lutar por estar largando.
Flavio acompanho seu blog esta sua persistencia em criticar as duas unicas categorias do automobilismo nacional, ja esta ficando chato, muda o foco!!!!

Márcio Fonseca
Márcio Fonseca
13 anos atrás

Pergunto: em que planeta vive esse cidadão? Não há país nenhum no mundo – vou repetir para deixar bem claro, NENHUM – onde o automobilismo mereça tanto espaço de mídia quanto no Brasil. Se não estou enganado, e estou certo que não estou, todas as TVs abertas transmitem corridas ao vivo. Os canais a cabo de esporte, além de exibir provas ao vivo, têm programas especializados. Há inúmeros portais importantes onde o que não falta é noticiário sobre automobilismo. As maiores rádios do Brasil, com penetração nacional, têm programas especializados e abrem espaço para todas as competições. Jornais de circulação nacional ou regionais dão largos espaços para o automobilismo, principalmente se compararmos com outros esportes. Se há algo errado com o automobilismo brasileiro, me desculpe, a mídia nada tem a ver com isso. E se o reclamante quer ver roda saindo do chão, apareça nas corridas do Trofeo Linea.

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Também acho tudo isso. Só não vou desistir. Vou continuar sentando na barata e acelerando enquanto tiver forças para abrir a porta e puder guardar cada tostão que sobre.

artur
13 anos atrás

Pena que ele e o pai só viram o carros passando no S do Sena.A curva 1 era muito mais empolgante.
Bons tempos

Tazio Nuvolari
Tazio Nuvolari
13 anos atrás

Com certeza é isso mesmo. Concordo com o Alan, cansei de ir a tarumã e o bixo pegava. Mas na época havia campeonato brasileiro. Aki no sul tem atualmete um regional de marcas que é legal, corsa, acho q um palio, corsa antigo, as vezes fiesta, ka, uns gol bolinha e por ai vai. Mas são corridas legais, com pista cheia. Foda é o pace car, q ai tu paga e fica um tempão vendo carro de corrida passear, ai ñ dá. Mas o campeoanato é bom, ao preço de R$ 5.000,00 ou R$ 4.000,00 a corrida, mais montar o carro. Bom, mas esse esporte por mais barato que seja é kro. O problema é q ñ há campeonato brasilerio, só campeonatos q o kra chega e bota a bunda no carro e anda. Ñ tem mais preparação, os camaradas a ajudar a colocar o carro na carreta etc. Tu paga R$ 200.000,00 (é esse o valor dos audi?) chaga no autodromo q tem q ter uma puta estrutura e deu. Era isso. Esses campeonatos q competiam os feras do automobilismo brasileiro já era, quem viu viu quem ñ viu compre revista da antiga para saber como era porque até na internet é dificil video do brasileiro de marcas, por exemplo. O trofeo linea ñ veio e nem vai andar em tarumã, pq os boxes são uma merda, tem q ter buffet, etc. Bons tempos q corrida era corrida e ñ encontro social.

tsc
tsc
13 anos atrás

ainda me lembro:
meu pai construindo a coberta metalica com seus funcionarios nos finais de semana e até a noite de alguns dias semanais de graça’, outros deram o terreno(eusebio ce) a pista,etc tudo doaçoões para o bem do esporte.
meu pai consturando bandeiras para eu e meu irmão junto com outros voluntarios sermos bandeirinhas de pista.
da minha mãe proibindo meu pai de comprar um fusca de corrida.
lembro dos delicuosos cheiros de queimados(pneus,embeagem , fuidos) e dos pilotos e mecanicos se divertindo, trabalhando e brigando tb rsrsrs.
lembro principalmente dos dias de corridas com o grid cheio e arquibancadas lotadas e grandes engarrafamento e na segundas grandes noíicias no jornal e na tv.
hoje aos 80s meu pai so curte(ama) antigomobilismo. Para ele carro antigo tem que andar e original e quanto mais antigo ou raro, melhor.
E eu hoje aos 45,desconto minha frustação de não ser piloto, acelerando minha suzuki 250cc dois tempos com os amigos em trilhas pelo setão, litoral e serras do ceará.
corridas so de vez em quando a f1 para torcer por kobaiache.
Ha quanta saudades de emerson,pace,piquet,senna,boesel(fazendo a curva da vitoria em jacarepagua em 81 ou 82 de ligier um espetaculo que presenciei ao vivo junto com a vitoria de piquet que não valeu),nacional de marcas,mil milhas,moto 500cc em goiania e no rio….
Eh como o companheiro disse acima, hoje e so tunning , aro20 e som de paredão……

ABG
ABG
13 anos atrás

Que saudade das carreteras andando pelas ruas da cidade a toda velocidade. Aquilo sim é que era automobilismo. Nada dessas coisas modernas e artificiais. Ops. Será que estou vendo um pé de carreteira logo ali?

FES
FES
13 anos atrás

Esperar dos governantes uma “reformulação” do automobilismo nacional é completamente fora de cogitação.

Acho que a iniciativa privada poderia investir nisso à longo prazo. Por exemplo: se eu tivesse uma fazenda, construiria um autódromo ou um kartódromo. Terras no Brasil não faltam.

darcio vieira
darcio vieira
13 anos atrás

Se o Otávio Mesquita pode ser chamado de piloto numa destas categorias cujo nome nem o mais fanático fã do automobilismo sabe dizer, dá para sentir a m… em que estamos metidos. Em compensação, alemãezinhos começam a dominar as categorias mundo afora. Não vencemos nada decente há 20 anos. E só chegamos perto porque tinhamos brasileiros na Ferrari na F1. Na Indy, Castro Neves e Kanaã já não são tão moleques e já estão mais próximos do fim da carreira do que do início, acho que até lá pelas bandas dos States, a coisa vai ficar feia.

ronaldin
ronaldin
13 anos atrás

falta também um interesse geral da nova geração em automobilismo de “raiz”….

tenho 23 anos e quando corro de kart amador o povo só quer ver quem bateu mais e tal…

é impossível ter um nelson piquet rebocando um super v hoje porque ningúem mais quer saber da parte mecânica, da tocada de cada piloto….

a nova geração não quer mais saber de carro mais rápido, quer saber é da maior tela LCD de led no painel….
imagino quando o cara tivesse que trocar uma vela no carro dele, nem queira ver o que iria acontecer….

Alexandre Furtado
Alexandre Furtado
13 anos atrás

É com nostalgia que me lembro o dia que meu pai chegou em casa numa sexta-feira, no final dos anos 80, com um par de ingressos para assistir em Interlagos a Copa Shell de Marcas e Pilotos. Foi o passeio mais importante da minha vida junto com meu pai, pois eu era (e ainda sou) um fanático por carros. Fiquei extasiado ao ver os carros nacionais naquela extensa pista disputando posições… até alguns anos atrás tinha guardado um adesivo para carro que vinha com os ingressos (aí você se casa e misteriosamente essas coisas somem!!! rsrs). Sonhei um dia ser piloto, mas o máximo que meu pai pode fazer foi isso. Restava torcer para os brasileiros na F-1 e Indy… e isso vai ser coisa rara daqui uns anos.

Flavio Almeida
Flavio Almeida
13 anos atrás

Estamos conseguindo enterrar o que sobrou do Automobilismo Brasileiro, salve as categorias dos patricinhos o resto morreu….teremos nesse ano um monte de categorias mono marcas.com isso estaremos colocando a terra no caixão. A CBA deveria sumir….não faz nada, não organiza nada…só cobra e aparece no GP de F1 é vergonhoso.
Campeoanto de marcas se existisse hoje seria explendido, VW, Ford, GM, Fiat, Honda, Toyota, Kia e mais alguns Coreanos….e quem sabe os Alemaes não poderiam fazer parte tb. É triste saber que isso não vai acontecer….não existe interesse $$$$ . O mundo esta acabando….tudo, todos, razões e definições priorizam somente $$$$ nada mais que isso.

HJ
HJ
13 anos atrás

Não sei se é do conhecimento do Ricardo mas atualmente o Campeonato Paulista de Marcas e Pilotos está formando grids de mais de 50 carros e ele poderá ver novamente muitos “Bolinhas”, Corsas, Clios etc fazendo o S do Senna em 3 rodas, mas vá logo antes que acabe.

MM
MM
Reply to  HJ
13 anos atrás

HJ tem razão, e não é só o Marcas que tem grid cheio, Interlagos não tem muitos finais de semana sem alguma corrida, e tomada de tempo dividida em 2 grupos é normal nos campeonatos de kart em São Paulo.

É verdade que as categorias intermediárias definham, mas não é de hoje que os pilotos tem que ir pra fora pra tentar chegar a F1. E é claro que podemos criticar a a Stock car pela natureza comercial, abordagem desapaixonada e uma certa tendência a maracutais fiscais, mas se o que queremos é automolismo romântico, os grids da Classic, Marcas, Superbike e outros estão cheios de gente que corre por prazer apenas.

Fica td muito confuso qdo transformam td em guerra de classes, uma disputa de playboys x “pessoas honestas”.

Os nossos problemas não são novos. Os dirigentes do automobilismo tem velhos problemas típicos da gestão pública do nosso país, como corrupção e mau uso do dinheiro alheio, e é por esse problema que temos que começar.

Mateus Longo
13 anos atrás

Engraçado ter mostrado esse depoimento hoje, FG, pois os últimos dias têm sido de muita reflexão minha sobre isso, que culminou ontem com a primeira coluna que escrevi em meu site, e a finalizei enquanto assistia o seu twittcam.
Creio que o texto do Ricardo complementa o que escrevi lá e vice-versa.
Se alguém tiver paciência para ler: http://www.insideracing.com.br/content/?q=o_paradoxo
Não sei se gosta de propaganda aqui Flavio, mas por esse ser um assunto muito sério e pertinente ao post, espero que gostem.
Abraços!

MARCO ANTONIO
MARCO ANTONIO
13 anos atrás

VOCÊS ESTÃO TRISTES? PELO MENOS VOCÊS TÊM AUTÓDROMOS. NO RJ NÃO TEMOS MAIS NADA DE AUTOMOBILISMO. TEMOS MUITA COISA, MAS TÍNHAMOS TAMBÉM UM AUTÓDROMO COM UM BELO TRAÇADO QUE VIROU NADA! ACABOU A HISTÓRIA.

LEMBRO-ME:
1) DA DOBRADINHA BRASILEIRA PIQUET-SENNA EM 1986;
2) DO INGO, CHICO E PAULÃO ATRAVESSANDO OS OPALAS;
3) TAMBÉM DOS UNO, PASSAT, VOYAGE, ETC;
4) DA MEMORÁVEL CORRIDA DE MANSELL EM 1989;
5) DE UM SHOW DE CARLOS CHECA SOB CHUVA.

ASSISTI A TUDO ISSO E QUERIA QUE MEU FILHO TAMBÉM VIESSE A ASSISTIR. MAS EU FUI UM PRIVILEGIADO.

HOJE A F-1 NÃO TEM MAIS PERSONALIDADE. SÃO ROBÔS QUE REPETEM O QUE MANDAM FALAR. FALTA TALENTO E COLHÕES. NÃO FAZEMOS MAIS DIFERENÇA. QUANDO ACHAMOS QUE UM VAI NOS HONRAR ELE IMITA O OUTRO. MAS VALE ASSISTIR PELO HAMILTON, VETTEL E ATÉ PELO SCHUMACÃO!

Marcelo Martinez
Marcelo Martinez
13 anos atrás

Eu continuo no meu singelo raciocínio.
A questão não é, somente, o aumento dos custos que deixou o automobilismo mais caro e por isso diminuiu os talentos.
Na verdade, não há mais o interesse da população, num geral, pelo automobilismo.
Quer queiram ou não, vc precisa de um ídolo local para impulsionar qualquer coisa.
Por que vcs acham que o automobilsimo seria diferente de qualquer outro esporte? não há esse ídolo e, daí as empresas não tem interesse em investir, num primeiro momento, na imagem de nenhum piloto e num segundo momento, no automobilismo em si. Daí não há dinheiro de papai que suporte! necessita do patrocínio.
NÃO ADIANTA! O automobilismo não empolga mais. Vejo muita gente dizendo que não importa um ídolo nacional ( o tal ufanismo ), mas importa sim!!!
Vê se alguma empresa daqui vai investir no Alonso ou no Hamilton? preferem investir num ídolo nacional (gaúcho, marta, falcão, ricardinho do volei, marcelinho do basquete, belucci do tênis etc).
Nossa, me desculpem, mas isso é tão óbvio!
Já que não há mais ídolos no automobilismo e os escândalos que envolveram os últimos pilotos brasileiros na F1 (apesar de eu achar muito chata tal categoria é o carro chefe) sempre ligados à manipulaçao de resultados quem quer ver isso? Só quem gosta mesmo que é a minoria!
Eu não conheço nenhum jovem que curte F1 ou anda num Kart.
Então é um declínio em progressão geométrica que, infelizmente, não tem como parar.

Muller
Muller
13 anos atrás

Gostei dos comentários na sequência do fórum.
Tem um rapaz que cita lá:

“A mulekada esta mais preocupada em aparecer pros coleguinhas e as minininhas do colégio falando que são pilotos ( pois não sabem nem a pressão usada nos pneus) , e seus pais lavando a grana, pouco se importando com o valor de uma inscrição , com o valor da M.O da equipe, ou até mesmo com o valor absurdo das carteirinhas.”
“Como o forum é aberto não vou citar nomes, mas alguns andaram de kart, f-sp, f3 , e agora que o papai já lavou o dindin que precisava, eles pararam de correr , e nem ligam pra isso. Como’ herança’ deixaram os ‘vícios’ aos nossos cartolas, que ganhavam dinheiro fácil, e pouco se importavam com o automobilismo.”

É isso. Não tem nada de “armadilha da evolução tecológica”, senão vc não veria um Kadett 1984 correndo de Bergrennen na Alemanha. É apenas grana fácil rolando – se tem quem pague, pra que baratear? O Esporte em si – quem é bom de braço, quem prepara melhor o carro, as belas exibições – não importam mais.

Mario Souto-Maior
Mario Souto-Maior
13 anos atrás

Acho que o automobilismo montou uma arapuca para ele mesmo, e agora não consegue sair e esta morrendo. Deixando de lado a incompetência dos dirigentes, o automobilismo hoje é extremamente tecnológico, e isso custa muito caro , então, é difícil fazer uma categoria barata, veja a GT, onde só milionário corre. Fica impossível imaginar nos dias de hoje, um Nelson Piquet chegando sozinho trazendo seu F Super-Vê rebocado na sua Kombi velha, descer o material, trocar o motor, tudo praticamente sozinho e ainda ganhar a corrida, se fizer uma categoria assim, a garotada não quer, pois não tem o que aprender em termos de tecnologia, já que hoje, se entra no automobilismo muito cedo com uma só intenção: chegar a F1. Então, vamos imaginar uma categoria como a divisão 3 dos anos 70, seria legal, limita-se a tecnologia prá baixar os custos, mas logo vão arrumar um jeito de liberar isso ou aquilo, pois que corre quer vencer, a própria Stock é um exemplo disto, começou com os Opalas quase como saiam da fabrica, e hoje, de original, não tem mais nada. Sempre me lembro de uma frase do Emerson:
-O dinheiro que se coloca no carburador, é o desempenho que sai no escapamento.
È um circulo vicioso…

Claudio Antonio Cesario Dasilva
13 anos atrás

Eu aproveitei ,e fechei os olhos para me lembrar deste campeonato,AÍ me veio na cabeça a Copa Shell , e me lembrei que voce ia até o posto da Shell, e pegava os convites, só me lembro de pagar uma vez quando houve na ultima prova de 1991 uma corrida de side car junto com a ultima provas da copa Shell de marcas e pilotos, era muito bonito ver os carros fazendo as curva de lado, uma serie de totós , e , não tinha nada de muito sofisticado na pista não, eram os sonhos de consumo de uma geração gol, voyage . escort.Saudade !!!!!

drews
drews
13 anos atrás

Também adoro cheiro de borracha queimada. Me lembra minha noite de núpcias…

Alan Magalhaes
Alan Magalhaes
13 anos atrás

Não que eu não concorde com as palavras, mas o Corsa nunca disputou um Brasileiro de Marcas. Nos tempos auros, 1984 em diante, era Escort, Passat, Voyage, Oggi, Uno e Chevette. Depois o regulamento foi escrafunchado não vou dizer por quem (até porque já morreu) e sobraram apenas os modelos da “Autolatrina”, no fundo um monomarca. Depois disso, nada que mereça nota, poucas tentativas, com Corsas e Fiestas velhos da escolinha que se soltavam fumaça não era dos pneus, mas dos motores. Os bons marcas foram mesmo o Regional de Turismo no Rio Grande do Sul e este de 84, únicos que reuniram todas as montadoras presentes à época. Como disse, concordo com a colocação, mas parece que falar mal da Stock virou mania nacional.

Paulo "McCoy" Lava
Paulo "McCoy" Lava
Reply to  Alan Magalhaes
13 anos atrás

Pouco para acrescentar no comentário do jornalista Alan Magalhães. Até porque, ele está 100% correto sobre os notáveis certames de Marcas de 1984 e Regional de Turismo (Rio Grande do Sul).
Particularmente, gostaria de acrescentar que o certame gaúcho, por ele coordenado entre 1985 e 1987 foi um SUCESSO — acompanhei de perto e me julgo no direito de expressar a VERDADE. E se usei a palavra SUCESSO, não estou exagerando. O Campeonato Regional de Turismo foi sucesso de público, imprensa — acreditem, houve época no qual jornais e revistas abriam espaço para este evento — e, porque não dizer, em termos de participação: Entre 1986 e 1987, o ‘grid’ médio ficava em torno de 40 carros e, registro importante, TODAS AS QUATRO MONTADORAS NACIONAIS AQUI INSTALADAS NO PERIODO ESTAVAM PRESENTES. Posto a paridade do regulamento, TODAS possuíam chances de vitória. Patrocinadores? A lista de empresas ligadas ao certame e as equioes poderia constar no ‘quem é quem’ da revista Exame. Não vou me estender; quem viveu de perto lembra bem de nomes como Shell, Firestone e Coca Cola, por exemplo.
Por último mas, não menos importante, fica um pedido: que alguém ligado ao automobilismo gaúcho tenha a ‘coragem’ de CONTESTAR o que estou dizendo — principalmente no que tange ao trabalho do competente Alan Magalhães. Aliás, eu não ficaria surpreso se alguma categoria nacional o contratasse para atuar na coordenação promocional: o SUCESSO seria uma mera consequência (atenção promotores nacionais de automobilismo: o Alan é ‘o cara’. AZAR de vocês se não souberem aproveitar o potencial deste renomado profissional. E tenho dito!).
With kind regards,

Paulo McCoy Lava
Jornalista & Pesquisador de Automobilismo (RGS)

João Carlos S. Bevilacqua
João Carlos S. Bevilacqua
13 anos atrás

Em compensação, teremos MAIS UMA CATEGORIA MONOMARCA, com um Audi sei-lá-o que para “pilotos” endinheirados e sem talento, como são todas as outras. Como disse o Brother Fowler, seria preciso que estes “manés” ouvissem a palestra da LENDA. Bird Clemente, para saberem o que era automobilismo DE VERDADE.

marcão
marcão
13 anos atrás

Tá falando bem o cara! É isso infelismente!!!

Para o esporte voltar o que era é só a plin plim para de transmitir que os custos baixam rapidinho….Todo mundo visa só o lucro hoje… Alguem sabe que a CBA cobra um montão de din din só para homologar um campeonato novo? r Que cada etapa desse novo campeonato é tabelado da sequinte forma, Regional ou estadual preço no céu, Basileiro preço na lua, e se for internacional vai pra marte o preço… É isso mesmo existe uma tabela só pra se comparar, pois cada campeonato é analizado dependendo do tipo de carro (nacional ou importado) e do tipo de patrocinador para o campeonato. Que hoje é chamado não de campeonato mas sim de evento…
Tai CBA? as federações todas? Tão só pensando numa coisa. Na grana.. E noutra também!! Na grana que rola dentro dos autodromos e que lá mesmo troca de mãos um montão…
Enguanto isso os pilotos e equipes vão pagando!

As vezes um ou outro percebe a maracutaia e cancela o evento!! Como foi o do 1000 Km em janeiro deste ano… Todo mundo saiu do templo chupando o dedo.. Tem que fazer assim ou fazer campeonatos sem se preocupar com CBA…
E, kart.!!!. Só um detalhe!!! Hoje é mais barato o cara andar de marcas do que manter um kart….A receita foi dada. Tanto é que no ultimo grid do paulista tinham inscritos quase 60 carros…. Esse capeonato pegou no Brasil inteiro. OS envolvidos diretamente com o esporte e com o motor já abriram os olhos… CBA e federações logo logo vão valer tanto com uma nota de um cruzeiro…
E o “templo” continua abandonado, largado, sujo, é uma lástima… Uma vergonha,,,Esse atual adm.. pelo menos estrá assinando o contra cheque? Ou term um peocurador pra isso também? Que cara lisa esse dai tem…Pior do que o pintor de zebras e o empregado da vicar.. Tá fazendo bem o papel dele que é representar a SPTuris e o Kassab…Só um detalhe que está salvando o templo de uma implosão..
São as mudas de pau brasil que estão vingando lá.. Uma senhora que as plantou…. Ela sabe onde estão e eu também sei.. Nós combinamos de não contar pra ninguem até que elas sejam mapeadas… (Senão vem os Kassabianos na calada da noite pra estirpa-las ) O legal é que onde tem uma muda ,só uminha, nada podem fazer , é uma espécie protegida, e lá hoje temos oito que já passaram da faze de muda… Foi um presente de uma biologa ao templo pelos setenta anos …Parabens a essa senhora.. Graças a ela o templo também está preservado… Falta só tirarem esse Bozo de lá pra que as coisas voltem ao normal..

marcio ximenes
marcio ximenes
13 anos atrás

Se as Federações e a CBA tivessem um depto de marketing profissional, que procurasse patrocinio para custear as provas, pagasse premios em $$$, ou qualquer outro incentivo, o automobilismo domestico iria renascer.A culpa tambem é da imprença que não divulga provas domesticas, e por isso a porcaria de publico nos autodromos. Afinal, é um conjunto de coisas.Culpar esse ou aquele é muito facil, mas todos que vivem, amam, automobilismo, tem sua parcela de culpa.Os (poucos) participantes não fazem nada para melhorar as coisas. Nem ao menos reclamar e se rebelar com tudo que acontece.

Antonio
Antonio
13 anos atrás

Eu tenho lido muito chororô sobre isso, falta de pilotos, aí uma manchete me chamou a atenção no Grande Premio hoje.

Nasr lidera dia inicial de testes da F3 Inglesa em Rockingham. Fantin é 6º
Felipe Nasr foi o mais rápido do primeiro dia de treinos coletivos da F3 Inglesa em Rockingham, superando Carlos Huertas. Estreante, Pietro Fantin foi o sexto.

jmt
jmt
13 anos atrás

aqui no RS, na decada de noventa, o grid dos marcas e pilotos passavam de 40 carros,e a speed 1600(fusca) tambem, para que conhece taruma tinha carro largando entre as curvas 8 e 9, era muito bom aquele tempo, pegas de verdade chevette, gol, voyage,uno,escort, tudo andando grudado, descendo a curva do tala, fazendo em 3 rodas, o troço era muito bom.

fiquei muito de cara quando vi o grid da ultima ediçao das 12hr taruma, havia em torno de vinte cinco carros, alguns pilotos estavam reclamando do alto preço cobrado pela direçao.

por favor organizadores, vamos buscar fazer corridas atrativas para os pilotos e publico, e nao venham buscar ganhar dinheiro aki. automobilismo nao tem meio termo, ou se gosta ou nao. eu trabalharia de graça para organizar um final de semana, tudo por amor ao cheiro de borracha e do alcool.

Milton Eller
Milton Eller
13 anos atrás

Infelizmente o comentário está corretíssimo, o automobilismo brasileiro acabou. Nós amantes deste esporte ainda vamos chorar muito, uma pena.

Wolf
Wolf
13 anos atrás

Rapaiz, para participar de um campeonato estadual de rally (beeem amadorzinho) ano passado vc tinha que pagar R$400 paus piloto mais R$400 paus navegador para a CBA. Fora cada etapa R$300 paus.

O problema todo é quando a coisa passa a ser vista como negócio. Quem gosta do que faz, faz por amor, e não pela grana! O cidadão que organiza acha que tem que ganhar…e bem!!!

Neste pensamento, se eu for querer ter ” lucro” em tudo o que faço, vou deixar até de ir ao cinema. Afinal não ganho ($$$$) nada indo lá. Só gasto!

victor freire
victor freire
13 anos atrás

atualização: li em um site especializado em assuntos militares que um autódromo será construído em uma área hoje ocupada por um quartel do exército, já que a unidade que lá estava estacionada foi removida para niterói.

será que rola ou é mais uma história daquelas pra inglês ver?

victor freire
victor freire
Reply to  victor freire
13 anos atrás

oops, esqueci de colocar: o quartel fica no rio de janeiro.

Fernando
Fernando
13 anos atrás

Pode ser um tanto leigo mas, porque então não se cria uma liga paralela a CBA? Se eles não estão interessados em ‘cuidar’ do kartismo no Brasil, que crie uma outra liga voltada à esse propósito e, com o perdão da palavra, pau no cu da CBA.

Mário Sérgio
Mário Sérgio
Reply to  Fernando
13 anos atrás

Fernando, já houve intenção de criar uma. A Biland tentou, creio que foi em 2008, mas as múmias da CBA não gostaram e deu um rolos dos diabos na justiça.
Enfim, a CBA não ajuda e ainda por cima atrapalha.

LUIZ BAD
LUIZ BAD
Reply to  Fernando
13 anos atrás

Fernando, outros já tentaram mas misteriosamente sem sucesso. O Piquet já tentou, outro piloto e empresário na área de informática também tentou (não tenho certeza mas acredito que suas iniciais sejam P.B.) , várias indicações foram feitas ao FG mas parece que também não vingou e a que me parece estar mais próxima de conseguir é a F.Truck

JC
JC
13 anos atrás

A equipe em que participava foi campeã do Paulista de Marcas e Pilotos em 1988, Roberto Manzini, Luiz Pankowisky, Zé David, Leandro de Almeida entre outros, muitas saudades, onde começei treinar fotografias, tenho algumas, inclusive com “rodinha tras. esquerda levantada, rs,
FG, as vezes envio algumas fotos desta época, mas não sei se recebe, se puder confirmar seu e mail através do meu, envio outras.

Mauro Batera
Mauro Batera
13 anos atrás

Concordo com o Luiz, e aqui em Curitiba eu e meu pai fazíamos o mesmo, tempo bom!!!

Mas sabe qual é a impressão, é que no automobilismo, tanto Massa quanto Barrichello não se tornaram ídolos do mesmo calibre como Fittipaldi, Piquet e Senna, e desta maneira, com o passar dos anos, o brasileiro tende a rumar para onde lhe da alegria, foi assim com o Guga, e agora com o Cielo.

Infelizmente isso vai acontecer logo, e é por isso que eu gosto de ver e rever corridas antigas, pois isso eu não corro o risco de deixar de ver, mas passar um dia inteiro fazendo churrasco no barranco do autódromo, infelizmente, nunca mais!

É de chorar!

Fowler T Braga Filho
Fowler T Braga Filho
13 anos atrás

Bom como jurássico assumido, tenho só que concordar totalmente com o “garoto” ( é carinhoso ok ?). A maneira como ele descreve um dia de domingo no Templo, é o mesmo sentimento que eu tenho ao ouvir uma palestra do Bird Clemente falando de Mil Milhas, 24 Horas e a inimitável equipe Willys, como na última exposição de carros antigos na Faculdade Mauá, no mês passado.
E. inevitável, recordar como era um final de semana normal nos anos70 em que eu trabalhava como fiscal de box ou pista pela Federação.
TRiste … muito triste.

anonimo
anonimo
13 anos atrás

Cba e sua ditadura

Regulamento abaixo:

PENALIZAÇÕES
70. Pilotos não serão desclassificados depois de dada a bandeirada de chegada; a ordem de chegada dos carros não será alterada.
Na vistoria técnica realizada imediatamente após a prova, caso seja constatada alguma irregularidade técnica no veiculo, contrariando o Regulamento, o Piloto;Equipe terá que pagar uma multa no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais) para a organização do evento, valor este que será dividido entre todas as equipes
Parágrafo Único: Caso o Piloto/Equipe, recorra da penalização imposta, ao STJD/CBA e este confirmar a punição, o Piloto/Equipe serão excluídos sumariamente do Campeonato
.

João Colatrello
João Colatrello
13 anos atrás

Olhá por um tempo, fui bandeirinha e era bem isto chegavamos as 6:30 e iamos embora as 19:00 era o dia inteiro de pegas com grid cheio. o tempo bom

Valmir Passos
Valmir Passos
13 anos atrás

O cara disse tudo. Acabou mesmo.

roger v
roger v
13 anos atrás

É…( gostaria de fazer algo pelo nosso ‘quase’ finado automobilismo) !

Milton Rubinho
Milton Rubinho
13 anos atrás

Bom…

Mais triste que seja, ainda ha alguma luz, por menor que seja, no fim do tunel… é o que posso dizer.

Fabio Amparo
Fabio Amparo
13 anos atrás

Flavio

O desalento não é tão geral assim.

Com certeza para a CBA e seus chupinhadores implacáveis está tudo indo muito bem.

Abraços

Luiz Colmenero
13 anos atrás

As pessoas se esquecem da Fórmula Truck! Autódromos lotados, excelente transmissão em HIGH DEFINITION na Band, Categoria com veículos com diferentes pesos e potências, Montadoras Participando, ótimos pilotos…etc!

É uma categoria que serve de exemplo para as outras categorias do Brasil. Bem que o Grande Prêmio e o Blog poderiam ter uma atenção maior com a Truck, ela merece!

Eric
Eric
13 anos atrás

Muito bom, irretocável.
Só tenho minhas dúvidas sobre marcas e pilotos no autódromo reformado…