F111

SÃO PAULO (patética) – A Hispania, equipe que não desperta a menor simpatia — menos por seu desempenho no ano de estreia, muito mais pelo estilo de seus comandantes —, apresentou seu carro hoje em Barcelona. Não foi à pista. Amanhã é o último dia da pré-temporada. O carro deve andar. E chegará à prova de abertura, em Melbourne, com um dia de testes. Se sair do lugar, claro. Um pouco melhor que no ano passado, quando estreou sem nunca ter ligado o motor.

A pintura é igual àquela que apareceu em desenhos de computador semanas atrás. Vai na linha “anuncie aqui”. Karthikeyan descolou uns cobres da Tata indiana. Liuzzi deve estar correndo de graça, ou então arrumou permuta com alguma fábrica de macarrão.

De novo, no F111, a caixa de câmbio cedida pela Williams — compacta, leve e tal. No mais, uma previsível tranqueira.

Penúltima colocada no ano passado, porque os carros da Virgin só quebravam, a Hispania deve ser firmar em último nesta temporada. Isso se chegar ao fim dela. Esse Carabante, dono da bagaça, não parece ser dos mais confiáveis. Bruno Senna que o diga. O mesmo se aplica a Colin Kolles, o chefe de pista. Uma equipe, em resumo, dispensável. Ao contrário da Lotus verde e, de certa forma, da Virgin Marussia, que sugerem ter planos de médio e longo prazo.

Eu, em geral, gosto de times pequenos, esforçados, bravos e valentes. Mas não é o caso hispânico. Liuzzi e Karthikeyan serão chicanes ambulantes e o objetivo maior desses caras é embromar patrocionadores ou lavar dinheiro. Isso não tem graça nenhuma.

Subscribe
Notify of
guest
23 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo Duarte
Rodrigo Duarte
10 anos atrás

Bem diferente da Minardi, que tinha a simpatia de todos.

Bruno
Bruno
10 anos atrás

Lá atrás em 2009, com a eminência de racha entre as montadoras e a FIA, o sucesso surpreendente da Brawn (equipe montada às pressas com os “restos” da Honda e motores Mercedes conseguidos por Bernie Ecclestone), alguns gaiatos começaram a fazer aquele coro de que nos anos 70 e 80 era melhor por que tinham os garagistas, que tinham amor ao esporte, que não tinham comprometimento com vendas de carro e por aí vai…

Houve até quem desdenhasse das montadoras. Cheguei a ver um comentário do tipo “Se a Ferrari sair, talvez não faça falta. A Lotus saiu e o mundo não acabou”…

No final todo mundo apoiou a entrada das novas três equipes. Todo mundo estava convencido de que, assim como a Brawn fez (que usou um carro já pronto da Honda), qualquer um poderia inventar uma equipe na mesa de um bar e em apenas quatro meses colocar dois carros no grid andando de igual para igual com as outras equipes já estabelecidas…

No caso particular da Hispania, quando o Adrian Campos viu que ia dar m…, os corneteiros verde-amarelos estavam apreensivos na possibilidade do Bruno Senna não estrear em 2010 e torceram para que alguém comprasse os restos da Campos…O Ramón Carabante simplesmente o fez.

Então a Hispania não está aí a toa…Foi fruto de um processo falho que envolveu vários responsáveis, inclusive aqueles que lá atrás cornetavam pelo resgate dos “garagistas”, “dos amantes do esporte”, “contra o poder capitalista das montadoras”…Talvez seja uma lição que a F-1 e seu público tenha que aprender…A de que o milagre da Brawn, não acontece toda hora…

Carlos Roberto da Silva Junior
Carlos Roberto da Silva Junior
10 anos atrás

Hispania e o próximo carro de Rubens Barrichello e ele já disse que prefere peder á mulher do que parar de correr e não ache isso estranho não.

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
10 anos atrás

ESSE JÁ NASCEU PARA FICAR NA PONTA……………….. DE TRÁS…………..

Esse carro é muito parecido com………………………….. o Hispania do ano passado!!!!!!!!!!!!! acho que pegaram o carro e mudaram….. a pintura……com 100% de certeza será dificílimo tirar esse carro da ponta…….. da ponta de trás………………

GEcKodriver
GEcKodriver
10 anos atrás

Ainda acho que a Hispania nem vai alinhar em Melbourne.
Depois me falem…

JoE
JoE
10 anos atrás

Equipe de F1, hehehe hahaha HeHeHe HaHaHa HEHEHE HAHAHA HHAHAHHAHAHAHAHAHA
HWAHWAHWAHAWAHWAHWA QWAQWAQWAQWAWQWAQWAQWA, cof,cof,cof… putz até engasguei.

BF
BF
10 anos atrás

Eles poderiam fazer uma parceria com a Copersucar e pegar o patrocínio da Gurgel.

Michael
Michael
10 anos atrás

Acho que a Hispania deve fazer umas poucas corridas, as que não exigem tanta downforce, tipo Monza. Nas outras, não chegam nos 107%. A pintura ficou bonita sim, mas não achei que seria lançada com os dizeres de “Cool spot” e “This could be you” que lançaram na simulação. Ridículo. E depois a FIA não aceita a Epsilon Euskadi, Prodrive e talz…

Michael
Michael
Reply to  Michael
10 anos atrás

Ah, esqueci de falar… O Guaraná Dolly, que tanto aparece na RedeTV!, seria um ótimo patrocinador para a Hispania…

Rodrigo
Rodrigo
10 anos atrás

A caixa da Williams que eles compraram é a do ano passado. Acho que foi o Colin Kolles que disse em alguma entrevista. Faz sentido: a Williams não ia passar a mega-revolucionária desse ano… ou se fosse, eles não teriam grana pra comprar.

Mesmo assim, é melhor que a caixa que eles usavam ano passado.

André Almeida
André Almeida
10 anos atrás

Acho que vou sugerir a ida do patrocinador daqui de refrigerantes.

Chama Gury Cola…

Será que rola?

Jonas
Jonas
10 anos atrás

É ruim e tem pilotos ruins, mas qqualquer um no lugar dos caras, faria como? O unico jeito é conseguindo patrocinios, e estao tentando, nao podemos julgá-los. Suas intenções podem ser as melhores possiveis. O pior é ficar exaltando o cara da Force India, que já era multitrilionário… Estes são bem mais guerreiros.

hugo
hugo
10 anos atrás

Mas nem pra colocar o logo da Pirelli na horizontal???

Entendem muito bem de marketing.

2SIX
2SIX
10 anos atrás

Eu era mais a Prodrive. Faria menos feio…

Danilo Candido
Danilo Candido
10 anos atrás

Pilotos (Liuzzi e Karthikeyan): lamentável.
Pacote técnico (um Dallara maquiado): ôôô dó !
Chefia (Carabante / Kolles): sem comentários…
Estratégia de marketing: esqueceram apenas de pôr um pires na porta do box…
Mas não é que, apesar de tudo isso, até que a pintura ficou bunitinha ?!?!?!?!?!

pc
pc
10 anos atrás

Desponta para a obscuridade.

FES
FES
10 anos atrás

“uma permuta com alguma fabrica de macarrão” foi muito bem bolado!

Já é péssimo ver uma equipe como a Mclaren andando para trás por não haverem testes, agora, uma equipe pequena, sem engenheiros decentes, sem simulador, sem nada colocar o carro para andar no ultimo dia (na hipotese de dar 100% certo) é sacanagem.

Ou o Carabante está economizando até na gasolina dos testes, ou teremos mais uma vez um carro 4 ou 5s mais lento no grid.

David
David
Reply to  FES
10 anos atrás

Esse ano voltam os tais 107%. Acho que não veremos as Hispanias em muitas corridas.

Alexey Karpov
Alexey Karpov
10 anos atrás

Eu até que gostei do carro. O colorido lembra as pinturas dos carros dos anos oitenta e noventa… sei lá… achei simpático. Pena não andar pelo menos em velocidades e tempos compatíveis com as outras equipes. Isso o torna perigoso na pista. Não muito diferente do que ja foi Pacific, Simtek e Minardi nos últimos tempos.

Fabio Amparo
Fabio Amparo
10 anos atrás

Chcane ambulante é ótimo… hehe.

Quem sabe assim esses caras não caem na real e saem da F1 já na segunda corrida?

Abraços

Valmir Passos
Valmir Passos
10 anos atrás

Na boa, pra mim nenhuma dessas nanicas merece estar na F1. Ridículas.

Rodrigo Assis
Rodrigo Assis
10 anos atrás

Tarde Gomes 69,
Quando li que o espertalhão do Kolles ia ser chefe da Hispania pensei comigo: mais uns picareta a vista. Quem conhece o passado dele, sabe que ele e o Flávio Briatore é tudo farinha do mesmo saco. Alias, dois gatos de armazém. Agora o que falar desses dois pilotos? eu falei em um post seu a tempos atras, a F1 esse ano vai ser boa na turma da frente. Agora na turma do fundo:? prepara Gomes, cheio de traquinagens novas, acho que vai acontecer muita batida.
Abraços..

Rafael
Rafael
10 anos atrás

“Your Logo Here”