JÁ ERA

SÃO PAULO (e vai tarde) – O governo do Bahrein decretou estado de emergência por três meses no país, que recebeu a “visita” de tropas da Arábia Saudita e de outros países do Golfo ontem. A maioria xiita exige a saída do rei, sunita. O país está prestes a entrar numa guerra civil. Mas os sauditas, vizinhos por uma ponte, vão ajudar o rei. Ô, se vão. Até porque o Bahrein é o quintalzinho livre dos rigores do Islã, onde os barbudos que temem Alá do lado de lá não se preocupam tanto do lado de cá.

No que diz respeito à F-1, é praticamente a decretação do cancelamento definitivo da corrida. Não que ela pudesse ser remarcada para os próximos três meses, porque não há datas. Mas a situação de absoluta instabilidade na ilhota não permite que se programe nada para este ano.

Sendo assim, ao menos em 2011, já dá para dizer bye-bye, Bahrein.

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fernando Rees
13 anos atrás

Acho que não haverá guerra civil, não. O Irã certamente está influenciando a insurgência xiita no Bahrein; e os Estados Unidos estão certamente influenciando o apoio da Arábia Saudita à família real barenita. Guerra no quintal dos outros é mais conveniente.

Acho que ambos os lados deixaram de gastar dinheiro com isso em breve. Para o Irã, é mais questão de mostrar força mesmo. Para os Estados Unidos, perder esse aliado para um governo que se identificaria com o Irã seria a maior perda dos últimos anos. Entre o Bahrein e o Irã passa cerca de 40% do petróleo que abastece o Ocidente.

R.CASAGRANDE
R.CASAGRANDE
13 anos atrás

Ok, mas não é algo ruim. As corridas lá sempre são chatas, melhor começar em Melbourne. Será que vai ter querra civil nos Emirados Árabes?

TConde
TConde
13 anos atrás

Mais uma vez, se é pra comentar a política em vigor e alianças de outros países, mais vale se informar melhor antes.
Evitar comentários (que alguns vão alegar que foram apenas “mais ácidos”) preconceituosos, ajuda.
Abraços.

Otto Jenkel
13 anos atrás

Espero que não tenha G.P. do Bahrein em 2011 nem nunca mais. Pista horrível, país sem nenhuma tradição em automobilismo, público que não entende nada do que está acontecendo. O que temos que lamentar é que não temos mais G.P. da França, Holanda, Áustria…

gUSTA
gUSTA
13 anos atrás

Já vai tarde; eles que façam corridas com suas Toyotas Land Cruiser e Prado pelas dunas locais…é mais a cara deles, e não de fórmula 1.

Lionel de Campos Jorge
13 anos atrás

Como gostamos de prever os acontecimentos …..aqui vai uma previsão que não gostaria que acontecesse …mas temos que realistas será que o GP do Japão vai acontecer ? digo por causa da RADIAÇÃO que esta bem critico e são 4 reatores um explodindo atraz do outro o risco de espalhar é enorme e outros paises ali perto..tambem correm risco de contaminação e cancelamento …..tomare que me engane …mas vejo mais problemas para Bernie resolver….abs Lionel

ags
ags
13 anos atrás

FG.. Bem que a mãe DILMA.poderia fazer o mesmo com fdp..da C.B.A. (CASA DOS BANDIDOS AMIGOS)..pois desde os tempos do Sr Ali baba Bufaiçal,que não se muda de cachorros..apenas a coleira……..diga-se de passagem,que o chefe da Armada do Ali Babba Bufaiçal irá conseguir vender o Autodromo de Goiania,por meros R$ 100. MILHOES isso sim sr…milhoes de dinheiros,,e que servirá de area de expansão do Alfa Ville,e que em troca o Sr Louza dono das terras e mais terras em Goiania fará uma Outra doação para que, faça outra praça desse esporte,ato nobre desse Sr das terras,asm quem é que irá compor aprovação da nova area??quem?quem?? o manda recados do Sr Ali Baba Bufaiçal..o sr Ney Lins…..e junto vem a prolé,,,,,Andre Lins,,etc etc,,,,,,,,,Não somos de familia real..mas temos nossos ALI BABAS..POR AQUI…….pau neles…….. M.P.F. e P.F. tenho dito……………

Talles
Talles
13 anos atrás

corrida substituta no Algarve, JÁÀÀÀ!

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Não fará falta.

Francisco Libânio
13 anos atrás

Uma corrida chata a menos. Só faltam agora Abu Dabi, Malásia, Barcelona…

luiz alberto
luiz alberto
13 anos atrás

Só que é uma no cravo e outra na ferradura pois muito provavelmente e por motivos mais do que obvios o Japão tambem não terá um GP,pois eles tem coisas muito mais importantes para resolver . A reconstrução do pais e não é possivel num momento destes pensar em dar dinheiro para um inglesinho ganancioso,que acha que será eterno !

Thiago Barbosa
13 anos atrás

Bye Bye Bahrein, que não volte nunca mais.

Marco Túlio Parodi
13 anos atrás

Para quem tem interesse, segue o ink da Carta maior com o título: “O silêncio internacional diante das ditaduras”. Este artigo mostra bem o porquê das maiores potências mundiais não se meterem no que diz respeito aos direitos humanos.

Boa leitura: http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=17544

Abç´s, Túlio Parodi

Lemo
Lemo
13 anos atrás

Essa pista é tão chata que não vai fazer falta.

Neto brucutu
Neto brucutu
13 anos atrás

Posso estar sendo pessimista demais, me precipitando e viajando na maionese, e até lá muita coisa vai acontecer, mas e o Japão??
A situação tá preta. Não só pela devastação, mas também pela situação da usina, que da missa nós não sabemos a metade.

Um abraço a todos,

Kid Cudi
Kid Cudi
13 anos atrás

ainda bem ! esta corrida nunca acrescentou nada.

Rodrigo Assis
Rodrigo Assis
13 anos atrás

Tarde Gomes69, quero ver que o velho lobo vai fazer, aquele não custuma perdoa nada.

ALEX B.
ALEX B.
13 anos atrás

Menos uma! Quantas mais cairão com as revoluções?

Mauro Batera
Mauro Batera
13 anos atrás

Que notícia MARAVILHOSA Flavio Gomes!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Bye-Bye, Bahrein!!!!!!!!!!!!!!!!

Valdner
Valdner
13 anos atrás

Tomara que não volte mais, é uma pena ter que ser possivelmente tirada do calendário por causa de uma guerra civil do que pelo discernimento dos dirigentes, a pista é medíocre e as corridas eram chatas, ou seja, uma falha total.

Rafael Chinini
Rafael Chinini
13 anos atrás

Tomara que tudo isso resulte no melhor pro país.
Quanto a corrida, que pena, das pistas novas, a do Bahen não é de todo ruim.

Podiam ter cancelado pelo menos umas 4 mais podres: Valencia, China, Abu Dhabi, Koreia..etc..etc..

José Brabham
José Brabham
Reply to  Rafael Chinini
13 anos atrás

Concordo que das novas, a pista barenita era das menos piores.

Quem deveria ser deletada mesmo era Valência, Abu Dhabi ou o supra-sumo da excrescência que fizeram na Coréia.

Pra mim vai fazer falta sim.

André
André
13 anos atrás

Acho que não terá nunca mais este GP. A crise é implacável, não deixará as coisas ficarem em ordem nos proximos dois a três anos. E o Bernie logo fecha essa 20ª vaga com Estados Unidos. Depois ele irá atrás de mais algum país, pois a intenção é sempre ter países interessados na fila, para que ele enfie a faca mais profundamente nos atuais.
André / Piloto no http://www.f1bc.com