MENU

terça-feira, 15 de março de 2011 - 11:58F-1

JÁ ERA

SÃO PAULO (e vai tarde) – O governo do Bahrein decretou estado de emergência por três meses no país, que recebeu a “visita” de tropas da Arábia Saudita e de outros países do Golfo ontem. A maioria xiita exige a saída do rei, sunita. O país está prestes a entrar numa guerra civil. Mas os sauditas, vizinhos por uma ponte, vão ajudar o rei. Ô, se vão. Até porque o Bahrein é o quintalzinho livre dos rigores do Islã, onde os barbudos que temem Alá do lado de lá não se preocupam tanto do lado de cá.

No que diz respeito à F-1, é praticamente a decretação do cancelamento definitivo da corrida. Não que ela pudesse ser remarcada para os próximos três meses, porque não há datas. Mas a situação de absoluta instabilidade na ilhota não permite que se programe nada para este ano.

Sendo assim, ao menos em 2011, já dá para dizer bye-bye, Bahrein.

23 comentários

  1. Fernando Rees disse:

    Acho que não haverá guerra civil, não. O Irã certamente está influenciando a insurgência xiita no Bahrein; e os Estados Unidos estão certamente influenciando o apoio da Arábia Saudita à família real barenita. Guerra no quintal dos outros é mais conveniente.

    Acho que ambos os lados deixaram de gastar dinheiro com isso em breve. Para o Irã, é mais questão de mostrar força mesmo. Para os Estados Unidos, perder esse aliado para um governo que se identificaria com o Irã seria a maior perda dos últimos anos. Entre o Bahrein e o Irã passa cerca de 40% do petróleo que abastece o Ocidente.

  2. R.CASAGRANDE disse:

    Ok, mas não é algo ruim. As corridas lá sempre são chatas, melhor começar em Melbourne. Será que vai ter querra civil nos Emirados Árabes?

  3. TConde disse:

    Mais uma vez, se é pra comentar a política em vigor e alianças de outros países, mais vale se informar melhor antes.
    Evitar comentários (que alguns vão alegar que foram apenas “mais ácidos”) preconceituosos, ajuda.
    Abraços.

  4. Otto Jenkel disse:

    Espero que não tenha G.P. do Bahrein em 2011 nem nunca mais. Pista horrível, país sem nenhuma tradição em automobilismo, público que não entende nada do que está acontecendo. O que temos que lamentar é que não temos mais G.P. da França, Holanda, Áustria…

  5. gUSTA disse:

    Já vai tarde; eles que façam corridas com suas Toyotas Land Cruiser e Prado pelas dunas locais…é mais a cara deles, e não de fórmula 1.

  6. Lionel de Campos Jorge disse:

    Como gostamos de prever os acontecimentos …..aqui vai uma previsão que não gostaria que acontecesse …mas temos que realistas será que o GP do Japão vai acontecer ? digo por causa da RADIAÇÃO que esta bem critico e são 4 reatores um explodindo atraz do outro o risco de espalhar é enorme e outros paises ali perto..tambem correm risco de contaminação e cancelamento …..tomare que me engane …mas vejo mais problemas para Bernie resolver….abs Lionel

  7. ags disse:

    FG.. Bem que a mãe DILMA.poderia fazer o mesmo com fdp..da C.B.A. (CASA DOS BANDIDOS AMIGOS)..pois desde os tempos do Sr Ali baba Bufaiçal,que não se muda de cachorros..apenas a coleira……..diga-se de passagem,que o chefe da Armada do Ali Babba Bufaiçal irá conseguir vender o Autodromo de Goiania,por meros R$ 100. MILHOES isso sim sr…milhoes de dinheiros,,e que servirá de area de expansão do Alfa Ville,e que em troca o Sr Louza dono das terras e mais terras em Goiania fará uma Outra doação para que, faça outra praça desse esporte,ato nobre desse Sr das terras,asm quem é que irá compor aprovação da nova area??quem?quem?? o manda recados do Sr Ali Baba Bufaiçal..o sr Ney Lins…..e junto vem a prolé,,,,,Andre Lins,,etc etc,,,,,,,,,Não somos de familia real..mas temos nossos ALI BABAS..POR AQUI…….pau neles…….. M.P.F. e P.F. tenho dito……………

  8. Talles disse:

    corrida substituta no Algarve, JÁÀÀÀ!

  9. Orlando Salomone disse:

    Não fará falta.

  10. Francisco Libânio disse:

    Uma corrida chata a menos. Só faltam agora Abu Dabi, Malásia, Barcelona…

  11. luiz alberto disse:

    Só que é uma no cravo e outra na ferradura pois muito provavelmente e por motivos mais do que obvios o Japão tambem não terá um GP,pois eles tem coisas muito mais importantes para resolver . A reconstrução do pais e não é possivel num momento destes pensar em dar dinheiro para um inglesinho ganancioso,que acha que será eterno !

  12. Thiago Barbosa disse:

    Bye Bye Bahrein, que não volte nunca mais.

  13. Marco Túlio Parodi disse:

    Para quem tem interesse, segue o ink da Carta maior com o título: “O silêncio internacional diante das ditaduras”. Este artigo mostra bem o porquê das maiores potências mundiais não se meterem no que diz respeito aos direitos humanos.

    Boa leitura: http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=17544

    Abç´s, Túlio Parodi

  14. Lemo disse:

    Essa pista é tão chata que não vai fazer falta.

  15. Neto brucutu disse:

    Posso estar sendo pessimista demais, me precipitando e viajando na maionese, e até lá muita coisa vai acontecer, mas e o Japão??
    A situação tá preta. Não só pela devastação, mas também pela situação da usina, que da missa nós não sabemos a metade.

    Um abraço a todos,

  16. Kid Cudi disse:

    ainda bem ! esta corrida nunca acrescentou nada.

  17. Rodrigo Assis disse:

    Tarde Gomes69, quero ver que o velho lobo vai fazer, aquele não custuma perdoa nada.

  18. ALEX B. disse:

    Menos uma! Quantas mais cairão com as revoluções?

  19. Mauro Batera disse:

    Que notícia MARAVILHOSA Flavio Gomes!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Bye-Bye, Bahrein!!!!!!!!!!!!!!!!

  20. Valdner disse:

    Tomara que não volte mais, é uma pena ter que ser possivelmente tirada do calendário por causa de uma guerra civil do que pelo discernimento dos dirigentes, a pista é medíocre e as corridas eram chatas, ou seja, uma falha total.

  21. Rafael Chinini disse:

    Tomara que tudo isso resulte no melhor pro país.
    Quanto a corrida, que pena, das pistas novas, a do Bahen não é de todo ruim.

    Podiam ter cancelado pelo menos umas 4 mais podres: Valencia, China, Abu Dhabi, Koreia..etc..etc..

    • José Brabham disse:

      Concordo que das novas, a pista barenita era das menos piores.

      Quem deveria ser deletada mesmo era Valência, Abu Dhabi ou o supra-sumo da excrescência que fizeram na Coréia.

      Pra mim vai fazer falta sim.

  22. André disse:

    Acho que não terá nunca mais este GP. A crise é implacável, não deixará as coisas ficarem em ordem nos proximos dois a três anos. E o Bernie logo fecha essa 20ª vaga com Estados Unidos. Depois ele irá atrás de mais algum país, pois a intenção é sempre ter países interessados na fila, para que ele enfie a faca mais profundamente nos atuais.
    André / Piloto no http://www.f1bc.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *