MOTOLAND

SÃO PAULO – Morreu hoje em Havana Alberto Granado, o companheiro de Che Guevara na histórica viagem que ambos fizeram em 1952 pela América do Sul com uma Norton 500 1939 — que acabou quebrando no meio do caminho, depois de vários meses. Foi essa viagem que despertou no jovem médico Ernesto o espírito de solidariedade e justiça, diante de tanta pobreza e miséria que ele pôde testemunhar nos países vizinhos de sua Argentina. Che acabaria sendo um dos nomes mais importantes da revolução cubana.

A epopeia virou filme em 2004, “Diários de Motocicleta”, obra-prima de Walter Salles Jr. Granado, bioquímico, acabou se fixando em Cuba em 1961 e suas memórias, registradas no livro “Con el Che por Sudamérica”, serviram de base para o filme, assim como os diários escritos pelo próprio Che.

“La Poderosa” era o apelido da moto, a que aparece abaixo em foto original de época, emprestada do site “La Pastera – Museo do Che”. Quem já fez uma longa jornada de moto (o que não é meu caso) sabe como elas — as motos e as jornadas — são mágicas. E Ernesto e Alberto são dois exemplos de jovens que viveram em função daquilo em que sempre acreditaram. Coisa rara neste planeta.

Subscribe
Notify of
guest

54 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo Duarte
Rodrigo Duarte
13 anos atrás

Sou fã desses caras. São peças raras no quadro mundial.

HNKOLAN
HNKOLAN
13 anos atrás

Ela pode vir ao Brasil, convidada pelo Eduardo “mogadon” Suplicy? E os lutadores cubanos no PAN? Se Cuba fosse essa maravilha, o pessoal estava fazendo fila para ir de Miami à Havana…

tevez
tevez
13 anos atrás

Viva El Che….Viva La Revolución!!!
Xupa leitores de Veja que votaram no Collor e tem peito de falar mal do Lula

Sergio
Sergio
13 anos atrás

Respeito as pessoas que têm a coragem que “Che” teve, apesar de pessoalmente ser totalmente contrário aos métodos utilizados. Para o fim esperado por eles, talvez não fosse possível usar outros métodos. Não existem apenas mocinhos e bandidos, depende do ponto de vista. Acredito que “Che” se julgava um mocinho no meio de bandidos. Assim como acredito que os EUA se julgam mocinhos no meio de bandidos….Todos tem o seu lado mocinho e bandido.

Pereira
Pereira
13 anos atrás

Por toda essa discussão sem muito fundamento, sou contra ter ídolos.
Melhor discutir idéias.

JCM
JCM
13 anos atrás

Muitos jovens vivem em função daquilo em que sempre acreditaram, só que poucos tem uma propaganda forçada tão bem feita como Che Guevara. Sua participação na revolução cubana não foi tão diferenciada de inúmeros outros, ele não foi um dos líderes, foi apenas mais um participante. Todos que conhecem a história sabem disso. Depois, suas incursões por Angola e Bolivia foram mal sucedidas. Quantos outros personagens históricos tiveram muito mais importância e eficiência em seus feitos e conquistas mas não são lembrados ou reverenciados como Che. Típico caso de que um rostinho bonito ajuda a fazer uma boa propaganda. Talvez, por causa de ídolos fracassados como esse, em que toda uma ideologia foi embasada, o comunismo não tenha dado certo.

rogerio kremer
rogerio kremer
13 anos atrás

Flávio, gosto muito dos teus comentários, continua assim, esses leitores de Veja são uns babacas mesmo, e o pior é que acham que sabem tudo, idiotas.

Jason Vôngoli
Jason Vôngoli
13 anos atrás

Conheci o Alberto aqui no Rio, já velhinho. Um sujeito excepcional, médico antes de tudo. Mudou-se para Cuba após a revolução, a convite do Che e lá praticou sua medicina desinteressado em dinheiro ou posição social.
De quebra, era doce e muito bem humorado. Ah: dirigia um Lada!

Ter conhecido o grande médico Granado e ler aqui os comentários recheados de ódio ideológico me deixou meio chocado. Acho que nem os cubanos mais opositores do regime fariam associações assim.

LucioSP
LucioSP
13 anos atrás

Focando apenas na viagem………Puta viagem….e o filme tb eh bem interessante….Vc ve o filme e fica com vontade de jogar tudo pro alto e sair por aí

Uma coisa que eu reparei…na primeira metade da decada de 00 foi o meu “auge” como mochileiro…..foi a época q eu mais viajei……e após o filme todo canto q se ia aqui na sudamerica, tinha gente escrevedo as memorias de sua trip (não q antes não houvesse, mas pelo menos em 05 e 06, todo canto q se ia, tinha um sujeito fazendo seu proprio diario).
.

Qto ao resto da discussão, é sempre o mesmo papo………
Pessoal de Esquerda = modernos, justos, antenados, etc e tal….
e quem não concorda (como eu) – = alienado, reacionario, sem cultura, desinformado, etc etc………

Tomare que começa a emporada da F1 logo!!!
abs a todos

rafael
rafael
13 anos atrás

Cheirava a rim cozido e foi vital pra propaganda do regime.
Conquistou os corações de artistas e jovens de vários anos atrás. Defendia a revolução permanente.
Mas que conquistou , conquistou!
Já devem saber que a música “fernando” do grupo ABBA foi pra ele.
Morreu baleado, jovem e sujo.
Ainda retiraram suas mãos.
Triste história da américa andina e central.
Fui…

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

“Che” Guevara, p’ra mim, não passava de um assassino.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Orlando Salomone
13 anos atrás

Você deve tê-lo conhecido pessoalmente, para falar com tanta convicção. Conte os detalhes. Desenvolva o tema. Mas sem abrir o Google, ou a Veja.

Marco Aurélio
Marco Aurélio
Reply to  Orlando Salomone
13 anos atrás

Orlando Salomone, Eu Li este livro e recomendo
O verdadeiro Che Guevara Autor: Humberto Fontova Editora: Realizações.

Eduardo
Eduardo
13 anos atrás

Quer dizer que é mentira que há uma ditadura em Cuba? O “paredón” é uma invenção da Veja? Não houve milhares de mortes de dissidentes políticos em Cuba? É tudo mentira? Chamar alguém de “leitorzinho da Veja” é debater alguma coisa? Che Guevara não ajudou a matar milhares de pessoas em Cuba? Não foi um guerrilheiro de m. que acabou abatido pelo pior exército da América do Sul, o boliviano? É sempre fácil ser a favor da ditadura Cubana vivendo milhares de quilômetros de distância de lá e aproveitando as delícias do capitalismo. Ser blogueiro deveria ser considerado atividade de burgueses por gente com a sua linha ideológica, você não acha? Ficar sentado ne frente de um computador(invenção americana) e conectado à internet(invenção americana) não é coisa de um sujeito revolucionário como você. Acho que você deveria ser COERENTE e se mudar para o paraíso cubano e começar a trabalhar cortando cana ou enrolando charutos. Tudo em nome da COERÊNCIA…

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Eduardo
13 anos atrás

Mais um leitorzinho de Veja detected.

Guilherme
Guilherme
Reply to  Eduardo
13 anos atrás

Ande pela américa de motocicleta e veja todos os seus problemas como esse Alberto fez….. mas antes crie coragem mas muita coragem …e se puder fazer isso ainda lembre que esse cara fez isso em 1952…. agora olhe no nosso pais aonde um assassino pega o carro e atropela um monte de ciclista… ou coisa pior …. e depois crie coragem mas coragem de verdade não de internet e lembre em quem votar….e se preocupe mais com a tua casa e depois que a tua casa se arrumar se preocupe com a dos outros.

galileu
galileu
Reply to  Eduardo
13 anos atrás

concordo contigo eduardo, não tem jeito flavio, nessa voce perdeu.

HNKOLAN
HNKOLAN
13 anos atrás

Aqui, pelo menos vc pode ler Veja, Carta capital, Plyboy, oq vc quiser. Em Cuba, censuram atá a blogueira…

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  HNKOLAN
13 anos atrás

Censuram? E como ela escreve e manda suas mensagens?

galileu
galileu
13 anos atrás

existem publicações piores que a veja, inclusive no ramo automobilistico, a quatro rodas é tendionalista para a vw por exemplo, a isto é, é favoravel ao PT, os jornais todos pendem para um lado, em resumo,em materia de informação nós estamos à pé, pelados e com a mão no bolso.
em tempo: sem falar nos telejornais que são uma desgraceira só

Pedro Leonardo
Pedro Leonardo
13 anos atrás

Tiveram uma grande aventura. Jornada mágica mesmo. No Museo del Che de Alta Gracia (Cordoba), têm uma réplica da Norton usada por Granado e Guevara.

http://www.altagracia.gov.ar/img/museos/che/i05.jpg

ALEX B.
ALEX B.
13 anos atrás

Ernesto Guevara, herói de Gomov! Não “relem” no santo nome do Che! Po Flavinho, parece que só a Veja publicou algo sobre a “conduta” dele! Sejamos justos, anjo ele nunca foi!

galileu
galileu
Reply to  ALEX B.
13 anos atrás

como medico sanitarista ele foi dez, como revolucionáriuo, por mais bem intencionado que fosse,cuba se mostrou um desastre
um simples funcionário por se recusar a utilizar em sua mesa de trabalho uma propaganda de fidel e a revolução, sofreu os maiores horrores no cárcere, como já postei leiam contra toda a esperança de armando valadares e tirem suas conclusões.
opinião é como bunda, cada um tem a sua, só não,concordo com certos elementos que teiman em ofender quem lê esta ou aquela revista, a essas pessoas, nós leitores solicitamos nos informar qual a revista ideal na opinião deles para que possamos nos informar melhor, já que a revista veja não, presta e é desinformativa, está lançado o desafio. QUAL REVISTA?.
Leio muito e tudo o que me cai nas mãos, até tio patinhas, em todos os livros que li nada achei sobre o bem que o socialismo fez em cuba no governo fidel, sim havia corrupção no tempo do fulgencio batista, alguem tinha que libertar o povo, mas será que o povo foi mesmo liberto? tão logo o barbudo assumiu o poder, começou a verdadeira “caça as bruxas”. o che saiu de cuba e tentou libertar a america do sul, mas a america do sul já tinha o seu libertador e heroi, o Simom Bolivar.

Roberto Rangel
Roberto Rangel
13 anos atrás

Acho que ela não estava querendo pegar…

Rodrigo Monassa
Rodrigo Monassa
13 anos atrás

Independentemente de toda coisa ideoogico-politica que esta jorada de moto despertou nos dois, a epopeia de viajar pela america latina de moto é realmente algo impressionante, da vontade de viajar tb.

youssef
13 anos atrás

Pena que tudo descambou em mais uma ditadura estúpida.
É uma pena que tanta coisa que começa com um idealismo saudável acabe engolida pela mediocridade de quem vem depois.
Nao leio veja e nao sou anti-comunista, s’o nao consegui ainda ver como colocar os bons ideais da teoria em pr’atica sem usaar do expediente nefasto de uma ditadura.

http://www.blog-do-tiozao.blogspot.com

Tiozão
Tiozão
Reply to  youssef
13 anos atrás

Coerente

galileu
galileu
Reply to  youssef
13 anos atrás

queria ver se o DN teria coragem de fazer iusso com uma moito, até o garoito de bike é melohor do que ele.
aliás (embora não tire o merito da questão), se as motos tivere mo0mesmo erro dos velocimetros ele estaria a 239, 20 km hora e não 299.

Francisco Libânio
Francisco Libânio
13 anos atrás

Antes do partidarismo (que admiro em Che e em Granado, que salvaram sim um país e seus sucessores seguraram a batata até não saber mais como fazer), eu imagino que cruzar um continente todo de moto deva ser uma aventura do caraleo. E, certamente, os babacas vejistas e macdonaldistas que falam que Che era um assassino, que repudiam o comunismo sem nem saber o que é (pq Cuba NUNCA foi comunista de fato como país algum foi), se tivessem tido a experiência que Che teve, certamente teriam a cabeça mais aberta e conheceriam o mundo muito além do Discovery Channel e do Globo Repórter. Eu não tivesse tal sorte, mas baseado nesses relatos, muita coisa veio à mente.

Mas os seres superiores (e coloco ao lado de Che, o Jesus histórico e não o Cristo, Sidarta, Gandhi) quando se deparam com o que os cerca, se indignam, se revoltam e fazem algo para mudar. Os babacas continuam achando tudo normal.

Grande cara. Vai fazer falta.

ALEX B.
ALEX B.
Reply to  Francisco Libânio
13 anos atrás

Sendo assim, até o dada Stalin vira anjo! :) Já o sr. Granado viveu a vida!

galileu
galileu
Reply to  Francisco Libânio
13 anos atrás

francisco, primeiro babaca é o cumpadre do teu padrinho, eu leio veja como milhares de pessoas, e não admitimos sermos chamados assim por um otario como voce ou quem quer que seja, temos os nossos direitos, Leia contra toda a esperança escrito por armando valadares e assimile quem são os governantes de cuba. é só

Francisco Libânio
Francisco Libânio
Reply to  Francisco Libânio
13 anos atrás

Ficou nervoso, Galileu? Morde o cotovelo que passa, babaca-mor. Já vi que pra voce, meio mundo se fudendo com menor de um real pra viver não é problema seu desde que não te tirem o conforto. Quem você acha que é pra me passar leitura. Leia você Gramci, Caio Prado Júnior e, sobretudo, Eduardo Galeano pra ver que maravilha é esse continente pelo qual Che e Granado andaram até a metade e se eles não tinha motivo pra se indignar, Ah, sim, leia também a biografia oficial do Che, material que a Veja descartou pra escrever as bobagens em que acusou ele de assassino, escrita pelo Michael Lowy. Aí quem sabe entra alguma coisa nessa cabeça cheia de mainardices vazias e pseudo-intelectuais. E voc6e lê mesmo a Veja, como milhares de pessoa. tenho pena do intelecto delas e do seu, totalmente defasado e mal-moldado.

Maurício MV.
Maurício MV.
13 anos atrás

Olá, Flávio, você deveria fazer “uma longa jornada de moto” qualquer dia. É uma experiência fantástica.

ChristianS
Reply to  Maurício MV.
13 anos atrás

Era isso que eu ia dizer. Peguem as motos e vão para estrada. Pode ser de CG125 ou BMW 1200 no fim todas chegam lá.

Quem faz isto sozinho viaja no espaço e descobre coisas internas que dificilmente descobriria de outra forma.

Eu recomento uma off road e saiam do asfalto, no Brasil dá para ir por terra de qualquer lugar para qualquer lugar. Esqueçam o GPS em casa e perguntem nos sítios os caminhos, assim vão encontrar pessoas que por bem ou por mal vão lhe proporcionar experiências diferentes do dia-a-dia.

Motos recomendadas: KTMs, BMWs, Tenerrés – mas se quiserem curtir mesmo: DT200R, KDX200 ou RMX 250 (2T é mais legal!)

Andre
Andre
13 anos atrás

Bicho,

Voce poderia dar umas replicas mais inteligentes e explicativas do que “ui”, “leitor burro de Veja detected.”

Deixa a raiva um pouco de lado e procura informar. Assim voce so cria mais antipatia e resistencia de quem nao esta, ou nao procura se informar a respeito da vida de Alberto ou Che.

A anos nao leio Veja, mas com certeza outras pessoas poderiam dizer o mesmo da Folha, Estadao ou outros que em algum momento de suas historias tambem serviram como mecanismos de Governos.

Andre

Rafael Rodrigues
Rafael Rodrigues
Reply to  Andre
13 anos atrás

Amigao, no mundo de hoje, onde a informação está em todo lugar, dizer que não conhece ou nunca ouviu falar de Che não cola. Eles são informados, sim, mas no padrão “Revista semanal” de conhecimento. São o que nos filmes de quando era criança chamavam de “Lavagem Cerebral”

É muito fácil falar que o socialismo é ruim porque não possui imprensa livre na maioria dos casos. O povo tem memória fraca. Há 8 anos, toda sexta-feira tinha Globo Reporter mostrando história de criancinha nordestina chorando de fome ou comendo sopa de mandacaru. Pergunta a quem tem fome ou a quem mora nos EUA e não tem plano de saúde (pra colocar um bom exemplo), o que ele quer.
Pergunta se ele prefere uma vida controlada, mas com acesso universal à saúde, educação e comida ou uma merda de país capitalista onde o dinheiro manda e a imprensa escreve a bosta que quer, às custas de gente sofrendo nas periferias.

galileu
galileu
Reply to  Andre
13 anos atrás

concordo

Rafael Krauss Renda
Rafael Krauss Renda
13 anos atrás

Só pra variar, neste ótimo blog, temas nobres trazem comentários de nobres desconhecidos e ignorantes.
Pois só lhes digo uma coisa: Se informem!!!
Não, ele não matava presos políticos.
NÃo, o socialismo ( não o comunismo,anta) vai muito além dessa visão preconceituosa e parcial do ocidente capitalista e desinformado.
NÃO, ele não é um sistema político. Ele é um homem, um exemplo a ser lido em variadas formas, que pode nos representar só coisas boas. Se por um lado, na visão dos que aqui destilam pobres e rasos comentários, pode ser um exemplo do que não fazer.
Por outro lado pode ser um exemplo de superação, aventura e (PRINCIPALMENTE) um conhecimento de si e do mundo que leva a uma atitude mais justa em relação ao próximo.
Afinal de contas, querer melhores condições para os outros, em qualquer regime político, é justo e nobre.
Pois então, se informem!!!
Foi-se um ótimo exemplo, basta que vocês saibam o que interpretar dele.
Não esperar que a Veja, a Época ou qualquer meio de comunicação restrito por sua natureza, venha lhes informar que lado escolher nesse mundo artificialmente maniqueista.

P.s.: Força aí FG, pra aguentar isso toda vez que o assunto não é V8 ou velocidade.

galileu
galileu
Reply to  Rafael Krauss Renda
13 anos atrás

no coments.

galileu
galileu
13 anos atrás

afinal, o que voce tem contra os leitores da veja? o che foi traido pelo seu maior amigo, o fidel. leia e historia.

Sípoli
Sípoli
13 anos atrás

Deu uma saudade da minha Ariel 500cc monocilindro 1947… o que a falta de dinheiro nos obriga a fazer…

ChristianS
Reply to  Sípoli
13 anos atrás

Pow Sípoli uma Ariel 500 – 47. Também é bom ter do que ter saudade.

Elaine
Elaine
13 anos atrás

Boa noite Flavio.
Gostaria de ter a coragem deles…..

Marco Aurélio
Marco Aurélio
13 anos atrás

O que ? estourar a cabeça de presos políticos com uma 45? belo exemplo de vida.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Marco Aurélio
13 anos atrás

Leitorzinho babaca de Veja detected.

Pablo Munõz
Pablo Munõz
13 anos atrás

Podiam ter feito a m. toda na Argentina. Acabaram detonando minha ilha maravilhosa e a população paga o pato até hoje.

Don Victor
Don Victor
13 anos atrás

Como repudio o comunismo e qq forma de estrutura semelhante, prefiro não comentar… por mais importante q possa ter sido, foi-se tarde!!!

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Don Victor
13 anos atrás

Ui.

Sergio
Sergio
Reply to  Don Victor
13 anos atrás

Que tal então “ir-se cedo”?

giovani jardim
giovani jardim
Reply to  Don Victor
13 anos atrás

nada a ver….

Pereira
Pereira
13 anos atrás

Poucos? Alah discordaria, creio eu.

Eduardo
Eduardo
13 anos atrás

Será que esse Alberto também era um assassino?

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Eduardo
13 anos atrás

Leitor burro e desinformado de Veja detected again.

ChristianS
Reply to  Eduardo
13 anos atrás

É como diz o ditado: “Leu na Veja? Azar o seu!”