ONE COMMENT

Realmente não tem sido fácil viver em São Paulo. Situação que se repete mais ou menos desde 1554…

Subscribe
Notify of
guest

81 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
sfernandes
sfernandes
13 anos atrás

Verdadeiro caos.

carlos costa
carlos costa
13 anos atrás

as chuvas e as enchentes podem ser iguais, mas a iluminação publica era muito mais bonita

TOM SEM FREIO
TOM SEM FREIO
13 anos atrás

Reparem que era o buraco do Adhemar e nao o da Erundina.

Leonardo
Leonardo
13 anos atrás

Vc trabalha na prefeitura? Realmente nem todos os prob são por causa desse partido… mas esteve no poder não mudou muita coisa. Políticos são todos iguais, só lembram do povo quando precisam de votos. Uma vez eleitos, ficam tempo demais preocupados em alianças, cargos no primeiro, segundo… décimo escalão, governabilidade e principalmente arrumar um culpado para os problemas. Resolver alguma coisa? Melhorar a vida da população? Não precisa….

rolemberg
rolemberg
13 anos atrás

glub glub glub!!!

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
13 anos atrás

Construir a cidade nas varzeas dos rios e acreditar que eles não tentaram recobrar o seu espaço original é mais ou menos como tentar revogar a Lei da Gravidade.

Pouca gente se lembra que o “Vale do Anhangabaú” é decorrente de um rio que passa por debaixo dele, rio este canalizado a algumas decadas atrás… muito antes do Maluf, PSDB, PT e outros nominhos e siglas famosas.

Erros seculares (tomada das áreas … que certamente levaram alguns séculos para serem consertados.

Segue o jogo…

Imperador

Andre
Andre
13 anos atrás

é isso aí FG… e a culpa das enchentes desde 1554 é do Kassab, como mostra a tag da foto postada…

antonio stricagnolo filho
antonio stricagnolo filho
13 anos atrás

Terreno bom e alto fica a casa grande do sinhozinho e varzea do rio e morro para senzalas.Não tem solução e o mais comico é que a cada eleição os politicos usam para obter votos e o povo acredita.

Rafael Gossn
Rafael Gossn
13 anos atrás

Qual é mesmo o nome desse lugar? Vale de alguma coisa?
O que esperar de um Vale em dias de chuvas???

Wolf
Wolf
13 anos atrás

Cara! nesse tempo já dava para fazer a Hidrelétrica do Anhangabaú!

E o coitado do Adhemar com o buraco cheio…..pelo menos dava para contornar!

Luiz Guimarães
Luiz Guimarães
13 anos atrás

Você não viu demais, não.
É que anteriormente ao “E”, de “estacionar” a placa era mesmo “P”, de “park”.

FES
FES
13 anos atrás

Velhos problemas…

Anarquista
Anarquista
13 anos atrás

Vale do Anhangabaú, Baixada do Glicério, Jardim Pantanal, córrego Aricanduva, marginais Pinheiros e Tietê e tantos outros nomes que exprimem exatamente o que são: várzeas inundáveis. Fora as várzeas que tem outros nomes.
Tivemos talento para batizar os locais pelo que são mas não para respeitá-los pelo mesmo motivo. Falta de escola, de berço ou de vergonha na cara (ou um pouco de cada)?

Beto Traballi
Beto Traballi
13 anos atrás

FG, isso que da fazer uma avenida sobre um rio, deste lugar saiam algumas Bandeiras para “explorar” o interior do estado. “O nome Anhangabaú é indígena e significa, em tupi, rio ou água do mau espírito. A história mais provável é que tenha sido batizado assim por conta de algum malefício feito pelos bandeirantes aos índios nas imediações desse rio, que hoje passa sob o asfalto no vale.”
Abs.

José Brabham
José Brabham
Reply to  Beto Traballi
13 anos atrás

Incrível que em SP fizeram uma avenida sobre a “água do mau espírito” e um aeroporto no “lugar de nuvens baixas” (Cumbica)…

Torres
Torres
13 anos atrás

Nossa, será que desde aquela época as bombas d’água não fucionavam? Cadê a viatura e os marronzinhos da CET?

Marcio
Marcio
13 anos atrás

Acho ridículo ficarmos culpando PSDB, PT, DEM… temos que focar no que tem que ser feito.
Temos que aprender e entender que temos vigente desde 2002 um PLANO DIRETOR bem completo e discutido com setores técnicos e a sociedade que regulamentam e direciona as melhorias e o crescimento desta cidade. Inclusive onde deve ser construído as obras (piscinões, etc.) e organizar a cidade para tentar evitar estas enchentes que vemos sempre.
Tem o PLANO DIRETOR ESTRATÉGICO que abrange a cidade inteira e o PLANO DIRETOR REGIONAL que tem detalhado para cada sub-prefeitura o que tem que ser feito.

O problema é que desde 2002 quase nada foi feito… e os vereadores e a prefeitura estão mais preocupados em alterar o PLANO DIRETOR para favorecer certos segmentos da sociedade.
Falta a imprensa informar a população sobre este plano diretor e o que pode ser feito para melhorar esta cidade. Ao contrário disso vemos os jornalistas sempre falando a mesma coisa… “choveu ontem o que estava previsto no mês inteiro”… é a mesma coisa todos os anos.

O pior é a prefeitura culpando a chuva.

galileu
galileu
Reply to  Marcio
13 anos atrás

é isso mesmo que voce comentou, marcio, de 2001 a 2009, não tive problemas de enchentes na minha rua, elas voltaram em 2010 e 2011, pois o governador anterior, macomunado com o nosso prefeito “perfeito” nada fizeram p,ara diminuí-las, e ainda tem a cara de pau de culpar são pedro.
mas vamos tambem colocar a canga em quem merece, a população que coloca lixo na rua fora do horario da coleta, que joga o mesmo lixo nas ruas, que joga entulho e moveis velhos nos picinões ou na calçada mesmo.
TAMBEM TEMOS A NOSSA PARCELA DE CULPA. quando vemos um carroceiro, ou mesmo um morador do local jogando lixo na rua ou na calçada devemos denunciar sim, pois seremos prejudicados de alguma forma lá na frente, a limpurb está aí para isso mesmo, fiscalizar e multar os infratrores.

Ricardo Pradas
Ricardo Pradas
Reply to  Marcio
13 anos atrás

E isso aí!!! e Depois quand o poder público vai tirar gente que construiu de modo irregular nas margens, algum defensor dos direitos vem criticar. Se deixa, criticas, se tira, criticas…. o que falta é ter plano diretor e principalmente, cumprir……

Alfredo
Alfredo
13 anos atrás

achei curiosa a placa de sinalização, na placa de proibido estacionar tem um “P” no lugar do “E” ou eu vi demais ???

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Alfredo
13 anos atrás

Alfredo, era P mesmo, de “Parking” em inglês!

Depois mudou para E de “Estacionar”.

Dionisio
Dionisio
13 anos atrás

É ISSO FLAVIO !
EM 1554 JÁ ALAGAVA, AI VIERAM OS ESPERTOS E CONSTRUÍRAM NAS MARGENS E VÁRZEAS DOS RIOS.
SÃO PAULO TEM UMA BACIA HIDROGRÁFICA PODEROSA, E NÓS MORAMOS EM CIMA DE RIOS CANALIZADOS.

Ricardo Pradas
Ricardo Pradas
Reply to  Dionisio
13 anos atrás

Como espertos vale quer dizer: “ocupação irregular de grileiros” como nas margens da Guarapiranga?

luiz alberto
luiz alberto
13 anos atrás

Na verdade ,na verdade a razão verdadeira do desespero do FG é ver o DKW em atitude de suicidio indo em direção ao buraco do Ademar e ainda saber que se no Anhangabaú estava assim no Canindé o pessoal estava andando de snorkel (é assim que se escreve?).

Paulo Hüvös
Paulo Hüvös
13 anos atrás

Coincidência ou não tem um Link Patrocinado de Limpa Fossa logo abaixo da foto.

Jose Herrera
Jose Herrera
13 anos atrás

A culpa é de todos! E a data da foto comprova que não há vontade política NENHUMA de se fazer NADA sobre esse assunto! Estamos fodidos!

André Silva
André Silva
13 anos atrás

Surpreendente como a galera não consegue captar a ironia do “1554” e ficam corrigindo o post.

Ai ai ai….

regi nat rock
regi nat rock
13 anos atrás

Pobre São Paulo querida; enxovalhada, massacrada, ofendida, vilipendiada, despojada a fórceps de sua história ( a boa e a ruim) mas, quem não quer morar por aqui, apesar das chuvas? Sempre na mesma época, sempre os mesmos problemas que são, sim, INSOLÚVEIS,
Cada vez se lacra o piso e as águas temm que ir pralgum lugar e os lugares são os rios que a cortam assim como suas margens que deveriam ter sido preservadas mas… é mais barato construir uma avenida em fundo de vale né?
façam um grande favor voces que criticam TODAS as administrações: se moram por aqui, podem ir embora, e se não moram, nem se deêm ao trabalho de vir pra cá especialmente com seus SUV`s me atravancam o transito mais e mais. Gastem seu dinheirinho pela Internet que mandamos entregar. A “minha” São Paulo, agradece. Eu posso falar mal , se quiser, nasci aqui, moro aqui, mas não reconheço o direito de ninguém que critíca vendo pela TV e que mora numa cidade (qualquer cidade) que tem muito menos a oferecer.. Apesar de tudo, a desgraceira por aqui, é infinitamente menor que em outras plagas…

Paulo Victor
Paulo Victor
13 anos atrás

Enfrente o transito de São Paulo 2, 3 ou 4 horas por dia todo o dia, anos a fio, num percurso, digamos , entre o autodromo de Interlagos e o bairro do Tatuapé.

Num dia de enchente, encare os congestionamentos, semaforos desregulados, mil cameras pra te multar, gente de tocaia pra te assaltar, buracos, mais e mais buracos de varios tamanhos, a escala Kassab varia de 1 a 10 exponencialmente. Lembre que esta chegando a hora de renovar a habilitação, arranjar de tempo e paciência para fazer aula noturna, doutorado na Sorbonne, proficiência em primeiros socorros para extraterrestres, navegação com astrolábio, etc…. tudo isso para conseguir ir e voltar pro trabalho.

Pense no seu tempo de vida perdido e na inoperancia do estado para abordar qualquer problema, educação, transportes, justiça, infraestrutura. Pense nas mil taxas e impostos que são cobrados. Resolva o enigma, onde encontrar combustivel de qualidade e conseguir passar na inspeção da poluição. Pense na obrigação de escolher os ilustres que vão te explorar nos proximos 4 anos.

De repente, você vira a esquina e dá de cara com uma rua bloqueada por uns caras de bicicleta manifestando pró ou contra qualquer coisa. O caldo entorna. Pode ser uma entornadinha de nada, um gesto obsceno, um palavrão. Pode ser uma atropelamento coletivo furioso, como o que vimos na tv. A diferença é um triz, uma gota a mais de adrenalina ou outro hormonio qualquer.

Evidente, não se pode apoiar muito menos justificar o que o sujeito fez no Rio Grande do Sul. Mas parece obvio que alguem para fazer alguma coisa desse tipo deve estar com o picuá muito, mas muito cheio, sabe lá por quais motivos.

Chego a ficar com pena do cara, quase tanto quanto dos atropelados. Afinal, um dia vai cair em si, daí fica um peso enorme na cabeça. Palavra de quem ja se descontrolou pelo menos uma vez no transito e que agora anda de moto, buzinando pelos corredores, as vezes molhado, mas muito zen e feliz.

Depois

Zé Alonso
Zé Alonso
13 anos atrás

– “A 25 de Janeiro do Ano do Senhor de 1554 celebramos, em paupérrima e estreitíssima casinha, a primeira missa, no dia da conversão do Apóstolo São Paulo e, por isso, a ele dedicamos nossa casa”. Informe do padre José de Anchieta em carta aos seus superiores da Companhia de Jesus:(www.sampa.art.br).

"Seu Obturado"
"Seu Obturado"
13 anos atrás

Prezado Flávio

Alguns comentários me lembram o Obturado impagável personagem do saudoso Walter Dávila.

Aquele que entendia a piada muito tempo depois.

Esclareça que 1554 é o ano da fundação da Cidade e não o ano que ocorreu a enchente.

Deco
Deco
13 anos atrás

Flávio, segue resposta da Garoto sobre a atitude do Diego Nunes, para quem reclamou no site:

“Não só acolhemos plenamente seu protesto em relação à atitude do piloto Diego Nunes, como ainda nos identificamos com sua posição. O apoio ao esporte faz parte da filosofia de atuação de nossa empresa desde a sua origem. A prova 10 Milhas Garoto e o apoio à equipe de basquete de Vila Velha (CEFAT) fazem parte do programa de estímulo ao esporte em nossa comunidade e estão inteiramente identificados com nossa marca.

O incentivo à formação e ao desenvolvimento de atletas de alto nível, como a octacampeã mundial de bodyboard Neymara Carvalho e a campeã de karatê Mariana Machado, é também parte desse programa.

Patrocinamos o Diego Nunes desde o início de sua carreira, uma história de sucessos que confirma a assertividade de nossa orientação. Por isso, ao tomarmos conhecimento do vídeo postado no Youtube, procuramos o piloto, preocupados com sua atitude.

Consciente das repercussões de seu gesto, foi o próprio piloto quem tomou a decisão de retirar o vídeo e retratar-se ante o público. Percebemos na sinceridade dessa atitude aspectos positivos, decidindo manter nossa confiança junto ao atleta.

Queremos agradecer pela confiança demonstrada em nossa marca, e fique certo de que não pouparemos esforços para merecê-la.

Atenciosamente,

galileu
galileu
Reply to  Deco
13 anos atrás

deco, a garoto fez molecagem com a gente, não, nos querem mais como clientes, o DN émais importante pois come chocolate a 299 kmh.
ainda bem que só posso comer chocolates diet, e eles não tem essa linha.

Thiago Teixeira
Thiago Teixeira
13 anos atrás

Beedito Calixto pinta o atual Parque Dom Pedro II durante enchente do Tamanduateí em 1892. http://amadeudeprado.files.wordpress.com/2011/01/varzea_do_carmo_detalhe_1.jpg
Até Anchieta escreveu relatos sobre as violentas enchentes na cidade no Século XVI!!!
Já tinha PSDB nessa época?

Esquecem de como a cidade ocupou as várzeas com avenidas e impermeabilização ao logo dos tempos, como o Tietê foi retificado e mutilado, como o Tamanduateí sofreu o mesmo processo. Isso sem falar os rios “ocultos” por avenidas, como o Itororó, Saracura, Anhangabaú…

Culpar o governo atual por problemas que ocorrem desde o Século XVI é coisa para mentes pequenas! Que Tal todas as instâncias governamentais se unirem em torno de um plano para desocupar várzeas a longo prazo? Para extinguir as marginais através de um projeto sério?

Enquanto existir essa tacanha briga entre dois partidos, todo mundo se lasca.

galileu
galileu
Reply to  Thiago Teixeira
13 anos atrás

porque o psdb? e o mdb a arena e os outros partidos que existiam naquela época, o unico a fazer algo para que o rio tiete não transbordasse mais foi o alkimim, mas o seu sucessor paralisoun as obras de limpesa da calha e desasoriamento e olhe no que deu esta semana.
criticar é muito facil sem conhecer o p.roblema de perto, pástei muito com enchjentes na minha rua, desde 2002 isso não acontecia mais até o ano passado e este ano, hoje minha casa é a mais alta da rua, mas mesmo assim me preocupo com os vizinhos que nãotiveram a mesma sorte.

F1
F1
13 anos atrás

Coisa do Maluf

Bruno Mantovanelli
Bruno Mantovanelli
13 anos atrás

Essa foto não é de 1554 e nem de 1954.
Com certeza é dos anos 60, pois em 1954 o Fusca ainda tinha o vigia “oval”, e o que aparece na foto já tem o vigia grande.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Bruno Mantovanelli
13 anos atrás

Ai, meus sais…

edu
edu
Reply to  Bruno Mantovanelli
13 anos atrás
galileu
galileu
Reply to  Bruno Mantovanelli
13 anos atrás

e o aero willis 63 que vinha no sentido contrario, ao lado do onibus?
Alguem perguntou se estava vendoi certo na placa havia um P de proibido parar, mesmo.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
13 anos atrás

Desculpe, você é assessor da prefeitura, ou algo assim? Eu vivo onde quiser, rapaz.

José Freire
José Freire
13 anos atrás

Nossa! De quando será essa foto? Pelo DKW ali inundado, seria 55? 56? E provavelmente, já naquela época o problema de alagamento (Inundação?) em Sampa já devia ser “um velho conhecido”…

E o mais duro é saber que ao longo de todo esse tempo… NINGUÉM FEZ NADA EFETIVO para acabar com isso?

E estamos falando simplesmente da maior, mais rica, mais importante, mais cosmopolita, mais o que quer que lhe venha a mente, cidade do País! Do continente Sul-Americano, Da America Latina e de toda a metade do globo localizada abaixo da linha do equador…

Lamentável! E olha que nem sou paulista nem moro em Sampa! Mas, mesmo assim me indigno a cada ano que assisto na TV exatamente os mesmo noticiários quando começa a chover por ai…

http://www.twitter.com/F1Admirador

gustavobala
gustavobala
13 anos atrás

TALVEZ O “PROBLEMA” seja a cidade, concorda?

JC Simonassi
JC Simonassi
13 anos atrás

É Flávio … é triste !!!

Mas o que mais impressiona é como o Estado mais próspero do pais (~35 % do PIB), o Estado cujo PIB é maior que Chile e Argentina somados, a maior cidade da América do Sul, 2a. maior da América Latina … conseguiu chegar a isso ???

Os paulistas (pobres paulistas) tem mantido no poder os mesmos governantes (se é que que podem ser classificados como tal) a mais de uma década (Maluf, Covas, Serra, Alkmin …) e os paulistanos que parecem estar se acostumando com a lama por toda parte insistem em eleger e reeleger, de um modo geral, os mesmo nomes, também a décadas (Maluf, Serra, Marta, Serra, Kassab …). Tudo isso que vejo acontecendo dia após dia em SP me faz perguntar. Pra onde vai o dinheiro do Estado mais rico da nação ???

JCS

Alvaro Junior
Alvaro Junior
Reply to  JC Simonassi
13 anos atrás

Para o o Governo Federal, como de costume desde uns 200 anos atrás.

Alejjandro
Alejjandro
Reply to  JC Simonassi
13 anos atrás

Pois é, JC, aí elegeram a Marta do PT, que nunca mais voltou… como se o problema da cidade fossem os partidos anti-PT… haja saco, hein?!

Geraldo
Geraldo
13 anos atrás

Olha o que tem de água no “buraco do Adhemar” … na subida, à direita, parece uma Rural, com água “pela cintura” … mas, falando sério, São Paulo está complicado … eu já pensei em comprar um “overkraft” ou um daqueles aerobarcos que navegam nos “Everglades” (acho que é assim que se escreve) … pensei até em helicóptero – o Serasa, na Indianópolis, tem heliponto (ou heliporto) e em frente de casa tem um campo de futebol, para a aterrisagem … o problema é que as vezes a chuva é muito forte e os helicópteros não podem decolar … eu trabalho no Planalto Paulista e moro em Santo André … para chegar em casa, tenho que cruzar vários rios (que sempre transboradam) e, basta chover, para eu sintonizar a SulAmérica trânsito e ficar de olho no site da Ecovias (tem uma câmera no Ribeirão dos Couros) e no site do Centro de Gerenciamento de Emergência … verdadeira “Operação de Guerra” .. Minha esposa trabalha em Diadema e nós nos comunicamos sobre os melhores caminhos .. quem tiver a informação, avisa o outro … nessas, desde que voltei de férias, na metade de Janeiro, temos conseguido escapar (graças a Deus) de todos os alagamentos …

Wilson
Wilson
13 anos atrás

Tem um Fusca refrigerado a agua na foto !!!!!!!!!!

Mario Souto-Maior
Mario Souto-Maior
13 anos atrás

Creio que você quis dizer 1954….Mas o Anhangabaú era um vale com um rio exatamente onde mostra a foto, a natureza só retoma o que é dela…

DEX
DEX
13 anos atrás

Quem foi o idiota que optou por construir uma cidade entre rios, riachos, córregos, brejos e banhados. Só têm aréa alagadiça e aí enfiaram uma Vila. Ganharam espaço das aréas alagaveis, impermebilizaram o solo e construiram uma cidade. Isso aqui poderia ser Veneza sem todas aquelas belas construções e com uma história ainda a ser escrita – mas com tando córrego e riacho só pode é ter enchente…

A. Hayashi
A. Hayashi
Reply to  DEX
13 anos atrás

Concordo com o camarada aí em cima… Claro que o homem é capaz de fazer obra incríveis, etc etc… Mas vales e áreas de várzea são áreas alagadiças, sempre foram, e pela natureza, nunca deixarão de ser, com impermeabilização ou não do solo. A questão aí é que tem chovido demais, e não acredito que alguma obra (exceto uma superbomba de água – o que nos traria o problema de onde jogar essa água toda… quem sabe no sertão?)

A. Hayashi
A. Hayashi
Reply to  DEX
13 anos atrás

(…continuando) não acredito que haja obra suficiente para absorver essa quantidade de água que cai…

Marcelo D
Marcelo D
Reply to  DEX
13 anos atrás

Uma vila no século 16 no interior precisava de bons rios por perto… transporte, fonte de água, despejo de dejetos…

sergio
sergio
Reply to  DEX
13 anos atrás

Manoel de Nobrega e Anchieta,Maluf e Erudina,Figueredo Ferraze Olavo Setubal,A.E.Carvalho e Faria lima,Kassab e Pitta,Marta e Janio,vc culpar alguem que não tinha ideia no ,que SP ia se transformar e muita idiotice sua DEis

DEX
DEX
Reply to  DEX
13 anos atrás

Sergio idiotice é você não perceber a ironia…. mas veja que Veneza foi fundada bem antes de São Paulo e sempre teve estudos para tentar conter as enchentes e até agora não conseguiram controlar as aguas. Por isso é burrice sim construir em areas alagadiças…e isso o homem já conhecia ha alguns séculos –

Ivo Necchi
Ivo Necchi
13 anos atrás

Flávio, em 1554 tenho certeza de que as ruas não alagavam. Não havia ruas. Será que não era em 1954? Abs,

Rafael Machado
Rafael Machado
Reply to  Ivo Necchi
13 anos atrás

Alguem não entendeu a ironia…

Tiago
Tiago
Reply to  Ivo Necchi
13 anos atrás

“Flávio, em 1554 tenho certeza de que as ruas não alagavam. Não havia ruas.”
É mesmo, Ivo? Jura?

Valmir Passos
Valmir Passos
13 anos atrás

Pois é Flavio. E de lá pra cá, ninguém fez nada para que a cidade melhorasse, portanto, tudo piorou.

Alejjandro
Alejjandro
13 anos atrás

E o povo ainda acha que as enchentes são culpa da “ditadura imposta pelo PSDB há 16 anos”… ah, tenha santa paciência!

Francisco Libânio
Reply to  Alejjandro
13 anos atrás

O PSDB não tem culpa das enchentes, mas do agravamento dos danos que ela provoca, disso não cabe menor dúvida. Na verdade, o DEM… O kassab tá se mostrando um merda. Mas quem achava que seria diferente?

Fabio
Fabio
Reply to  Alejjandro
13 anos atrás

Tico Santa Cruz, em algumas vezes a culpa é do PSDB e em outras também. Tirar um barato da cara da tucanalhada é sempre muito bom.

Cleiton Pessoa
Cleiton Pessoa
Reply to  Alejjandro
13 anos atrás

Ah tá… agora colocar culpa em político é a hora da vez.
Pra quem tem um mínimo de estudo, quando falo mínimo, pode ser pelo ao menos o segundo grau, o problema das enchentes são um problema tanto da população quanto do poder público, quando digo poder público, digo TODOS os funcionários públicos.

Para tudo existe projeto e leis. A ocupação dos morros é ilegal (área de risco), ocupação em área de recarga de lencol freático tb, tem que se respeitar mata ciliares, fazer o famoso”cimentado” na área verde das casas, ou seja, tirar o capim… vou cimentar pq fica “bão” a área aki du fundu”, isso tudo contribui para as enchentes, justamente porque aonde era pra água ir, vai ter que andar mais 3 a 4km pra chegar, ou seja, nos rios. A água quer era pra infiltrar no teu terreno vai descer pela guia, tomar velocidade, vai somar com milhares de comércios, residências, edifícios comerciais, e o escambal que não tem caixa de capatção pluvial, e vao desaguar milhões ou bilhões de litros de água acima da capacidade de um rio de merda igual o tietê (pelo menos no trecho q cruza SP capital). Somando-se a isto, caras como a maioria aqui, que vêem os políticos como culpados mas joguam papel na rua, deixam sacos de lixo no chão, ou quando vêem alguém fazendo não fazem nada. O problema é generalizado. Macho do político que mandar prender (pena que essa justiça manda soltar) quem impermeabilizar os quintais, de quem jogar lixo na rua, quem entupir um boca de lobo, de quem não fizer uma caixa de captação de água pluvial de no mínimo 1000lts em casa. Quero ver o macho(pode ser fêmea) que vai fazer e os machos(idem) dos cidadãos de “bem” que aceitarão.

Querem soluções, dou 2, uma simples e uma complicada.
1) cada morador faz uma cx de captação pluvial proporcional à área construída para aliviar as enxurradas e descarregar os rios dos excessos de volume das chuvas. *isso só funciona se TODOS fizerem.
2) http://en.wikipedia.org/wiki/Tunnel_and_Reservoir_Plan (chicago fez vem fazendo e funciona) Leiam e sigam o exemplo, quem não sabe um tiquinho de ingles pode comprar o dvd de megaconstruções da discovery se tiver em português..

Carlos Cwb
Carlos Cwb
Reply to  Alejjandro
13 anos atrás

O Kassab não tá preocupado, ele sabe que merda não afunda…

Ricardo
Ricardo
13 anos atrás

Flávio, não seria 1954 ?

Abs

Dino Dragone
Dino Dragone
13 anos atrás

Ô dó do DKW. hehehe

Fowler T Braga Filho
Fowler T Braga Filho
13 anos atrás

É só parar de tomar o lugar que é dos rios, que tudo se resolve. Esta foto é do Vale do Anhangabaú, ou seja, o próprio nome já diz de quem é o lugar, não é ?

Fabio
Fabio
Reply to  Fowler T Braga Filho
13 anos atrás

Acho que foi Brecht quem disse: “Do rio que tudo arrasta se diz violento, mas não dizem violentas as margens que o comprimem”.

Rodrigo Assis
Rodrigo Assis
13 anos atrás

Boa tarde Flávio 69!
A coisa ta feia em São Paulo, se os politicos não abrirem os olhos, não demora coisa ficar mais feia. Sem arvores e sem lugar para mais nada!

RobertoJP
RobertoJP
13 anos atrás

Ri muito do tag que colocastes na foto… :-) já tinha visto essa imagem do Vale do Anhangabaú antes em algum lugar, mas não sabia que já nessa época os estragos eram nessas proporções aí…

E me fez lembrar da única vez que tentei peitar uma cheia com um… Fusca 67, em 1989. E me dei muito mal. Foi na saída da Raposo Tavares, altura de Osasco, e o babacão aqui foi tentar bancar o bonzão mesmo tendo visto veículos pesados não se arriscarem em atravessá-lo, e deu no que deu. Pior: umas duas semanas depois, o motor acabaria fundindo porque o maldito do mecânico fez uma péssima limpeza interna (se é que fez alguma limpeza) no motor…

Cléber Fabbri
13 anos atrás

Tá bom. Eu e mais quantos mandamos a foto?

Marcelo
Marcelo
13 anos atrás

“Em um futuro muito distante…”

Brasil
Ano 4.099
Blog do “tatatatatataaraaaaaneto” do Gomes:

“Realmente não tem sido fácil viver em São Paulo. Situação que se repete mais ou menos desde 2011…”

Foto confirma tunel Anhangabaú alagado em 2011:
http://veja.abril.com.br/assets/pictures/26307/chuvas2-1101-original.jpg

Benicio
Benicio
13 anos atrás

Esse 1554 foi de propósito??? Será que teremos a mesma situação em 2054?
Abraço.

Geraldo
Geraldo
13 anos atrás

Isso prova que não sabemos votar a 457 anos!