QUANTA DIFERENÇA…

SÃO PAULO (um exagero) – O Tony Kanaan publicou em seu Twitter uma foto do volante de seu novo carro, da KV. Só para comparar, separei duas fotos de volantes recentes da F-1. Um da Red Bull de 2009 e outro da Sauber que me parece ser deste ano. Catei no Google, mas não tem muita importância se é o atual, ou um pouquinho mais antigo. É só para ter uma ideia da diferença. Coisa de doido.

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
João
João
13 anos atrás

Se for nessa linha de pensamento, os botões equivalente ao R+B na Ferraria seria F+M…

Al
Al
13 anos atrás

Podiam fazer um volante mais simplificado, com menos botões, para as mesmas funções…
Era só o piloto decorar os “combos”…
A + C : aciona kers
B + C: sobe asa traseira
B + A: desce asa traseira
R + B: abre pro alemão passar…

Renato
Renato
13 anos atrás

Flavio,
Daqui uns 15 anos alguem vai postar o volande deste Red Bull e dizer q isso sim era um autentico F1, onde o piloto tinha que ser bom o suficiente para guiar, configurar o carro e ainda falar no rádio.
Ao lado terá a foto de um holograma, no capacete vai ter sensor pra ler o q ele pensa e alguem vai dizer q isso não é F1, como o fazem hoje.

E daqui 35 anos alguem dirá que com holograma é q se fazia uma F1.

Se dependesse de vocês viveriamos dependendo de cavalo e carroça até hoje, nem fusca existiria, Lada muito menos.

Marcelo
Marcelo
13 anos atrás

Tecnicamente a F 1 de hoje é mais difícil para o piloto que nos anos 80, analisando só a parte de pilotagem, antigamente o piloto virava o volante, mexia em alguns botões e alavancas, dava para se concentrar melhor onde ultrapassar. As regras, os carros e as pistas também facilitavam muito as coisas. Hoje o piloto tem que ter mais sensibilidade no carro para “mapear” o volante, perde muito tempo mexendo em botões, outro problema é o desempenho “geral” nos carros, são mais constante, ninguém tem desgaste excessivo de pneus ou motor. Ainda bem que baniram o duto frontal, absurdo piloto ter que fazer curvas (de alta) com uma mão no volante.
O piloto a cada ano esta mais limitado com um monte de regras, antigamente não tinha limite de velocidade nos boxes, hoje qualquer coisinha é punição, e isso não diminuiu os acidentes nos boxes, lembram da roda do carro do Rosberg voando nos boxes? Se o piloto passou o limite nos boxes tinham que ter pelo menos uma tolerância… passou 1 km/h a mais lá vem punição, ridículo! Antigamente os pilotos não tinham essas preocupações.

Esportivamente, antigamente era mais legal, o piloto tinha mais liberdade dentro e fora da pista, não existia a palavra: “politicamente correto”. Na pista vários pilotos jogavam sujo e ninguém era punido, Berger mesmo disse que a manobra de Schumacher em cima de Rubens na HUN era comum nos anos 80/90! Fora da pista, Piquet chamou o Senna de viado, cutucou Mansell dizendo que sua mulher era feia, o mundo deu risada e ninguém foi advertido. Antigamente existia um “ódio mortal” entre os grandes pilotos que apimentava a F1, hoje tudo é controlado! Antes havia muita tolerância, Senna agrediu fisicamente vários profissionais na F1: jornalista, fiscais de pista, pilotos e nada acontecia. Fico imaginando o que o Galvão ia dizer se Schumacher, Hamilton, Alonso ou Vettel fizessem isso, o mundo com certeza ia desabar em cima deles, afinal hoje temos a net, o mundo pode falar, só que ninguém lembra das patifarias que o Senna fazia dentro e fora das pistas…

Metem muito o pau nos pilotos de hoje, mas se colocassem Mansell, Piquet, Prost e Senna correndo nos carros dos anos 2000, eles também iam reclamar muito da falta de ultrapassagens. Pra mim o grande vilão é a aerodinâmica, foi ela quem trouxe o bico alto, assoalho complexo, junto disso veio os pneus sulcados, freios super potentes, “asinhas”, etc.

Tem que voltar como era antigamente, bico do carro no chão e fundo plano! Trazer de volta a diferença de motor, tirar tudo na força mecânica (chassis/suspensão/pneus).

Dizer que a F1 dos últimos anos esta chata só se o torcedor for muito PACHECO, Massa e Rubens (que não são fora de séries) tiveram suas chances em 08/09, se não foram campeões, paciência! Depois que Massa perdeu o título em 08, veio os culpados: primeiro foi motor(HUN), depois foi a mangueira(CIN), depois o Glock(BRA), e por fim o culpado foi o Nelsinho(CIN), só rindo…Rubinho tomar surra do Button em 2009, foi pracabá!!!

Desde 2006 a F1 só teve campeões diferentes, esse ano 5 campeões vão disputar as primeiras posições, não existe domínio de piloto ou equipe.

Se alguém acha que o carro F1 hoje é fácil como pilotar vídeo game, então senta lá e faz melhor, o próprio Piquet(pai) disse que se fosse para sentar nos carros de hoje sem orientação dos engenheiros, nem ia saber como ligar o motor! Ninguém ganha 20, 30 milhões na moleza, o problema do torcedor brasileiro é o jejum de títulos, e não basta só vencer o torcedor exige SHOW, só vencer não basta.

Será que os torcedores alemães, ingleses, espanhóis estão achando a F1 dos últimos anos chata? Duvido! Torcedor brasileiro não gosta de esporte (muito menos F1), gosta apenas de ver brasileiro vencendo, se não estiver vencendo, dando show, não vale, ninguém tem valor, ninguém presta.

A pachecada ainda vai sentir falta dos tempos em que Rubens e Massa pelo menos venciam corridas, em poucos anos nem isso vamos ver mais!

Alex
Alex
13 anos atrás

Para andar em circuito oval não precisa de muita coisa… Agora na F1 os pilotos fazem varios acertos no carro durante um só volta! A Indy é para quem não consegue ir para a F1.

Jean Carlos Justino
Jean Carlos Justino
13 anos atrás

Na verdade tem bem mais botões do que um controle de joystick. Se continuar neste ritmo logo vão substituir todos os botões por um só, o de piloto automático. Daí até eu poderei ser campeão mundial…

Andy Viper
Andy Viper
13 anos atrás

Eu contei 25 botões no volante da Red Bull..

Leonardo Costa
Leonardo Costa
13 anos atrás

No volante do meu carro só existe um botão, que é a buzina. E é mais do que o suficiente.

Rafael
Rafael
13 anos atrás

é colocada sim

Leonardo Valerio
Leonardo Valerio
13 anos atrás

É que na F1 agora, vc tem que primeiro ir bem no PlayStation, aprender a manejar todos os botões do controle, depois já pode assumir o volante de um F1, que é um controle com mais botões… Viu?, é simples!….

PS.: Para a temporada 2012 a FIA já estuda a contratação de jovens pilotos com 6 dedos em cada mão para pilotar os monopostos, que no proximo ano terá alavanca de seta e buzina adicionadas ao cockpit… Segue em estudo a volta do botao de “afogador”, usados nos carros a alcool nos anos 80 para dar mais competitividade na pista.

André
André
13 anos atrás

Não vejo problemas por conta de excesso de botões. A F1 tem problemas mais importantes para se preocupar.
André / Piloto no http://www.f1bc.com

N I P O - L U S O
N I P O - L U S O
13 anos atrás

Nem o Joystick do PS3 e do Xbox 360 tem tantos BOTÕES, por isso uma vez o HAMILTON (???) apertou o BOTÂO de NEUTRO, invés da de LARGADA…

Conde
Conde
13 anos atrás

Estão faltando 3 : Ctrl , Alt , Del …

MSM
MSM
13 anos atrás

Amigo, isso é doideira. O piloto a cada volta mexe mais nesses botões do que consegue fazer uma ultrapassagem na corrida inteira.

Henry Weinert
Henry Weinert
13 anos atrás

Pensei que o da Indy tivesse menos botões até.

Antonio
Antonio
13 anos atrás

Isso não pode mais ser chamado de volante. parece mais um joystick de playstation 3.

Leonardo
Leonardo
Reply to  Antonio
13 anos atrás

Opa,

Eu ia mencionar isso… meu joystick tem menos botões!

Fernando Giti
Fernando Giti
13 anos atrás

O da Red Bull é um absurdo. Como disse o Rael, o da Indy é para humanos…

http://pessoalprofissional.blogspot.com

Williams
Williams
13 anos atrás

Esse do Vettel parece o painel do TU144! Faltaram uns giroscópicos e umas alavancas!

Hélder - Campinas/SP'
Hélder - Campinas/SP'
13 anos atrás

FG
Voce já deve ter visto a molecada jogar video game ou algum game no PC, é uma caos de tanto apertar botão…
Isso me parece uma vantagem para os jovens (Tiao Alemao; o Luis; Koba entre outros que estã abaixo dos 25…ainda)
Já nossos velhinhos (el FODON; Rubens; Massa…) vai ser bem dificíl, pensar, falar, guiar e apertar botões !!!!

raoni
raoni
13 anos atrás

Gostei do da Red Bull… Um manche de avião cheio de m&m’s no volante assim o piloto pode comer se estiver com fome…

Anderson
Anderson
13 anos atrás

Gente, detalhe que o do Tony é o do meio. Tem gente se confundindo aqui.

Thiago Barbosa
13 anos atrás

Acho que no volante da Indy ainda tem botão demais.

Rael Gugelmin Cunha
Rael Gugelmin Cunha
13 anos atrás

O da Indy é para humanos.

Lucas Carioli
13 anos atrás

O da Indy é o mais bonito.

Marcos Ferreira
Marcos Ferreira
13 anos atrás

Um volante assim não tem como existir disputa(ultrapassagens) na F1, ai vem o Sr. Bernie Ecclestone e inveta chuva artificial…..é bem capaz de alguma equipe coloca um botão a mais no volante para chuva.
A F1 tem que rever algumas coisas para voltar a ter um pouco mais de emoção, com todos esses botões exitem várias configurações, é possível que uma para cada entrada de curva e saída de curva.
A minha sugestão seria retirar tudo isso dos volantes, nada de asa traseira flexível ou chuva artificial, o ideal mesmo é que no máximo KERS, NEUTRO, RÁDIO e algum tipo de Mistura do combustível, nada de controle de torque, asa flexivel, controle nos freios se mais pra dianteira ou traseira, etc
O piloto tem que acertar o carro pra pista toda e pronto, nada de ajustes durante a corrida, exceto ao entrar nos pits, que também não deveria existir botão de controle de velocidade, tem que ser no RPM do carro, sentir a velocidade e ai existir a possibilidade de errar de cada um.
Feito isso, não teríamos ajuda ao piloto e ele poderia “escorregar numa saída de curva, freiar demais com a traseira ou dianteira, ou seja, ERRAR.
Do jeito que está é mais fácil errar um botão do que errar na pilotagem. É uma corrida ou um videogame?

José Brabham
José Brabham
Reply to  Marcos Ferreira
13 anos atrás

Concordo 1000%

giovani jardim
giovani jardim
13 anos atrás

incrível….

não sou contra a tecnologia, acho que ela faz parte da F-1
mas ja ta ficando exagerado né….

Leandro Angelo
Leandro Angelo
13 anos atrás

Depois se perguntam porque pouos pilotos da Indy deram certo na F1 e muitos F1 se deram bem na Indy…

Márcio K
Márcio K
13 anos atrás

Imagino que nos ovais aquela “cola” do traçado do circuito não é colocada… :)

Dú
13 anos atrás

Em 2007 na MotoGP do Alex, imagina hj. Neguinho tem de fazer malabarismo e olar ainda. E os pilotos de F1 reclamam. http://youtu.be/S_gs_XmIyAU