O MONSTRO

SÃO PAULO (faz popopó?) – O R18 TDI da Audi que venceu ontem em Le Mans, a décima vitória das quatro argolas em 13 anos, já é um daqueles carros candidatos a entrar para a galeria de monstrengos da história do automobilismo. No bom sentido. Dá até medo de olhar para ele, como dava medo o urro dos quattro no Mundial de Rali nos anos 80. Vai fazer companhia, nos anais, aos Porsche 917, aos GT40, aos Peugeot 905 e outros tantos que enchem os olhos dos que gostam de corridas.

Marcel Fässler, André Lotterer e Benoît Tréluyer levaram o DKW prata à vitória desta vez, depois de um início de prova dramático, com dois R18 destruídos. E foi uma das chegadas mais apertadas de todos os tempos, menos de 14s separando os prateados dos leõezinhos franceses depois de 24 horas. Isso é corrida.

Domingo de manhã, o sobrevivente de Ingolstadt lutava com três Peugeot separados por poucos segundos. O que decidiu a prova foi a resistência do R18, que não precisou de nenhuma parada fora das programadas. E o bicho é econômico. O tanque leva apenas 65 litros de diesel.

Allan McNish bateu antes do final da primeira hora, quando liderava. Deu PT no carro, mas o escocês saiu ileso. À noite, Mike Rockenfeller estava a 300 km/h quando foi tocado por um carro da GT. Também escapou sem ferimento algum. No fim, as 250 mil pessoas que viram a prova em Sarthe aplaudiram de pé o Belcar cinza.

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Marcelo Couto
Marcelo Couto
12 anos atrás

Acabei de chegar de Le Mans e só tenho a dizer que é espetacular. Tudo funciona, não é a zona que relataram anteriormente. Zona é no Brasil. Não tinha flanelinha, nem cambista; não tinha moleque arranhando carro, nem assaltando ou pedindo dinheiro. Há muitos ingleses que aparecem com seus carros esporte (Triumph, TVR, Aston Martin, etc.). O estacionamento é num gramado gigantesco, mas não tem brazuca malandro parando o carro sem autorização. Vi muitos policiais e muita gente da organização. Saí do Brasil com as reservas na mão, com o local de estacionamento e com a programação da corrida. E tudo correu como o programado. Que bordel é este que afirmaram?! Não sei se os amigos que foram frequentam autódromos no Brasil. Aqui, quando não tem público, dá pena e quando tem público dá medo (flanelinha, assalto, arrombamento de carro, além da falta de estacionamento, gente bêbada urinando como animais pelos cantos). As duas últimas vezes que fui a Interlagos foram de lascar: numa caí nas mãos dos flanelinhas (não tem onde estacionar!) e enfiei meu carro num terreno baldio ou coisa que o valha; na outra parei quase em Santos pois não achava vagas. Por favor, dizer que é esculhambação é dose! Esculhambado é este país no qual vivemos. Corrupto, desorganizado e recalcado. Comparar com o Brasil é impossível! Onde estão as lojas em Interlagos? As barracas de comida? Banheiros? E estou falando do melhor circuito do Brasil! O que dizer de Jacarepaguá?! Le mans tem defeitos, mas sejamos mais sérios ao comentar, pois é uma experiência muito boa para quem gosta de automobilismo e não é correto com quem não teve ainda a oportunidade de ir. Creio que se o desejo é um mundo asséptico, sugiro a disneylândia.

JackSpeed
JackSpeed
12 anos atrás

o carro é incrivel mesmo mas cade a Porsche, Mercedes…imagina com todas as marcas envolvidas, com essa receita a Audi vai levar todas.

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

Esses prótótipos fechados são os carros de competição mais bonitos, na minha opinião, alguns nem fizeram muito sucesso como o Bentley de edições recentes mas, são lindos, cada um no seu estilo de época. O que me impressiona é a potencia dos motores diesel, qdo a ford lançou a Ranger diesel 2.5, tinha 115 cv, hj uma Nissan 2.5 tem 172, incrível, a Bmw tem um 6 cilindros 3.0 com algo em torno de 250 cv. Sem falar que são econômicos, e essa tecnologia foi desenvolvida nas pistas, pena aqui no Brasil ficarmos presos a subsídios inexplicáveis…o motor é mais caro de produzir mas dá retorno com o tempo e hj polui até menos que o gasolina. Desde que tenha diesel decente, não esse lixo que ainda é produzido aqui. Um dia ainda vou a Le Mans, por enquanto é speedchannel e o dvd do McQueen…

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
12 anos atrás

Tenho que dizer um palavrão…

TAQUELPARIUUUU!!! QUE CARRO DO CARALHO!!!

Vinicius
Vinicius
12 anos atrás

Flávio,
Não é o mesmo carro q ganhou todos esse anos não??
Pelo q me lembro eles trocaram por esse a pouco tempo!
Mesmo assim, Fantástico o que a Audi faz nesses carros,
Conseguir o equilíbrio entre Durabilidade e Velocidade é o que os mortais querem em seus carros de rua!!
Parabéns a Audi, e também a Peugeot por ter sido um adversário a altura!
abs

Vinicius: @viniciustia25

Luiz Ronaldo
Luiz Ronaldo
12 anos atrás

Se a primeira metade da corrida foi morna, à excessão do acidente de McNish, sem dúvida as últimas 4 ou 5 horas entraram pra história. A ultrapassagem do Trelluyer encima do experiente Simon Pagenaud nem se fala. Sou torcedor da Peugeout no mundo do eanduurance por laços familiares, mas tenho que admitir que deram sorte com as batidas dos Audi #1 e #3. Teria possivelmente dado 1-2-3 da Audi.

Destaque pra Oreca, o melhor time “cliente” dos últimos anos, que vem se consolidando como uma das maiores equipes do automobilismo mundial. Quase uma ProDrive francesa. Seria show vê-los entrando na F1, mas o Huges de Chaunac não deve querer perder tempo e sujar as mãos nos processos obscuros de seleção da FIA.

Pedro Queirollo
Pedro Queirollo
12 anos atrás

Não concordo que a Ferrari tenha “fechado” o McNish. A Ferrari tinha um Audi no retrovisor e não podia adivinhar que outro vinha fazendo ultrapassagem dupla por dentro. Não dava para ver, principalmente com a grande diferença de velocidade.
Impressionante foi a resistência do Audi. Porque a panca foi muito forte.

Gustavo Oliveira
Gustavo Oliveira
Reply to  Pedro Queirollo
12 anos atrás

Exatamente, o erro foi 100% do McNish, o Beltoise já vinha fazendo a curva.

Levi Davet
Levi Davet
12 anos atrás

R18 mal-e-mal conseguiu ganhar dos Peugeots (14 segundos é uma diferença mínima em Le Mans) e já merece entrar pra história do automobilismo? Certamente que não! Ano que vem a Peugeot ganha de novo e aí, cadê o carro genial? Se tivesse sido uma vitória maiúscula, vá lá, mas foram 14 segundos apenas. Tudo bem, não era o melhor trio da Audi, mas os melhores trios estavam muito ocupados se acidentando mesmo…

Sem falar que em fotos o carro é horrível. Achei mais bonito em movimento.

Falando em vencedores históricos de Le Mans, esqueceram de citar um recente, antes desses carros diesel sem-graça dominarem a corrida, o McLaren F1 GTR, equipado com motor BMW, carro que corria em categoria GT mas que mesmo assim bateu os protótipos da época.

Vinicius Goncalves
Vinicius Goncalves
12 anos atrás

FG, pra falar a verdade esse carro nao é tao economico assim, ele fazia 10 voltas por tanque, enquanto a Peugeot fazia 11

Mas o R18 era muito mais veloz e constante e a equipe era muito mais rapida nos pits, entao eles compensavam a volta a menos que faziam.

Sem contar que no fim eles deram o “pulo do gato” fazendo 1 dos pilotos andar 5 stints com pneus usados, sendo q o normal era 4. Entao na ultima parada eles tiveram vantagem pra trocar pneus e voltar na frente. A peugeot acabou sendo obrigada a correr o ultimo trecho de pneu velho e nao teve o que fazer…

De vez enquando eu escrevo umas bobagens no meu blogzinho tosco q tenho pra passar tempo, falei bastante da corrida, se puder dar uma olhada, eu ficaria grato

http://vinnygoncalves.blogspot.com/2011/06/24-horas-de-le-mans-corrida.htm

Rodrigo Meira / Niterói RJ
Rodrigo Meira / Niterói RJ
12 anos atrás

Esse monstro é muito lindo. Mas o que mais impressiona é o silêncio do motor turbo Diesel. #Soda

Edu Paumgartten
Edu Paumgartten
12 anos atrás

Belcar…por isso sou seu fã!

Nilton Lopes
Nilton Lopes
12 anos atrás

Vi um documentário sobre a Jaguar e nos D Type, para estabilizar na Mulssane, tiveram a ideia de se colocar uma barbatana logo atrás do piloto. Meio “sem querer” o arrasto também foi diminuido drasticamente e a velocidade final aumentou, mas o carro só andava bem em Le Mans.
60 anos depois a barbatana está de volta na F1 e no R18 a barbatana está presente. Alguém sabe se essa barbatana tem a ver com os resultados aerodinamicos dos Jaguares e por que ficou de fora tanto tempo?

Gustavo Oliveira
Gustavo Oliveira
Reply to  Nilton Lopes
12 anos atrás

Não, na verdade a barbatana foi imposta pela FIA como medida de segurança para evitar que os carros decolem, como aconteceu com o Courage da Oreca nos 1000Km de Monza em 2008. Logo, ela funciona com um freio aerodinâmico lateral.

vitão
vitão
12 anos atrás

e sem contar a tática suja da equipe francesa que antecipou o pit stop dos outros carros ( e do carro da MAtmut, que teve a infelicidade de sair da pista e perder o capô traseiro) para entrar na frente do Audi e segura-lo no tráfego.
E deviam também tirar os jeguinhos de Maranelo, quando não pegam fogo , essas tralhas viraram chicanes ambulantes , só atrapalham os ” flecha de prata ” . Perderam até para os Vettes, com motor V-8 de caminhonete, ÔÔÔÔ vergonha.

vitão
vitão
Reply to  vitão
12 anos atrás

faltou dizer que a antecipação do pit foi na última parada.

JackSpeed
JackSpeed
Reply to  vitão
12 anos atrás

faltou dizer que a Ferrari tem uma infinidade de titulos em varias categorias, inclusive numa tal de F1, conhece?esse audi corre sozinho.

JackSpeed
JackSpeed
Reply to  vitão
12 anos atrás

faltou dizer também que esse ai deve ter levado um baita chifre de um dono de Ferrari,é a unica explicaçao para essa doença.

Gastão
Gastão
12 anos atrás

Ainda bem que os pneus dos Audi e dos Peugeot não se esfarelam depois de 15 voltas…

Gustavo Oliveira
Gustavo Oliveira
Reply to  Gastão
12 anos atrás

Não mesmo, no começo da corrida a Audi usou o mesmo jogo por 4 horas seguidas!

jovino
jovino
12 anos atrás

O carro está lindo, mas esta barbatana em cima do carro ficou parecendo um peixe cascudo,muito conhecido aqui pelas bandas do rio Araguaia.
Jovino

Yuri Mota
Yuri Mota
12 anos atrás

Assisti a corrida em le mans e tenho algumas coisas a dizer:

– Uma corrida fantastica onde você pode ver por quase todas os pontos do autodramo sem frescura de area vip com boa visão da pista.

– Acordar no camping de madrugada com o barulho dos carros é impressionante. Parece que voce esta num filme de guerra, Incrivel!

– Também incrivel como em todas as voltas os carros não perdem o ritmo, é sempre no pau, sempre, todas as voltas no limite nas curvas. De noite também!

– Acho uma coisa boa de saber é que a estrutura fora da pista é péssima. Realmente impressionante considerando que é na França. Os banheiros sao poucos, sujos como num estagio de futebol; Eu lembro de ter visto duas caixas para retirar dinheiro, imagina isso para aquele mundo de gente e as lojas na maioria nao aceitava cartão. Existem pouco transporte para se mover pelos 13 km de pista. Falta de segurança e poderia aqui dizer muito e muito mais… Dificil de entender como os franceses deixam o espectador nesse abandono.

Lazlo Barbieri
Lazlo Barbieri
Reply to  Yuri Mota
12 anos atrás

Yuri,

A legião de fãs de Le Mans é formada em sua maioria de irreverentes e beberrões (principalmente os ingleses, que naquele ano eram maioria entre os 180 mil malucos das arquibancadas). Uns poucos realmente entendem de automobilismo, mas entendem mesmo com direito a histórias incríveis, e o local para encontrá-los é perto dos boxes.

A facilidade de acesso permitiu que, entre quarta e quinta-feira (dias das defini~ções no grid) eu obtivesse autógrafos do Piquet, do Maurizio Sandro Sala , do Antonio Hermann, Alboretto, e até do Pierluigi Martini (dei uma canja para ele pois estava ao lado do Alboreto e ficava chato ignorá-lo).

Ao lado do circuito ficava o parque de diversões para onde a turba ia, tinha de strip-tease a montanha-russa, e a cidade de Le Mans fica a 5 km do circuito, com boa infra-estrutura. No circuito realmente é muito precário, mas faz parte. Os seguidores das 24 Horas são malucos, nem ligam para isso.

Lazlo Barbieri
Lazlo Barbieri
Reply to  Yuri Mota
12 anos atrás

Ah, o ano a que me refiro é 1998, último em ue estive lá.

Yuri Mota
Yuri Mota
Reply to  Yuri Mota
12 anos atrás

Muito legal saber da sua historia, Lazlo. Soube conversando com o povo que sempre foi assim. Ja viajei um bocado por lugares sem infraestrutura como bolivia e o proprio brasil, mas não da para ignorar aquilo la, a corrida é muito bem organizada, os caras ganham bastante dinheiro e não conseguem nem fazer o basico.

Mas deixando isso de lado foi incrivel ver os alemaes e ingleses fazendo a zona num pais tão comedido que é a frança. Todo mundo bebendo de tudo, varios pontos com carros fazendo queima de pneu, cavalo-de-pau e etc. No camping colossal, mas de estrutura precaria era surreal ver ferraris, GTRs, porshes, ducatis, TVRs do lados das barracas de seus donos. Na noite de sexta tinha uma multidao de bebados, partes do camping pegando fogo, fogos, churrascos, muita musica eletronica…

Resumindo com uma palavra bem francesa: foi o grande bordel do automobilismo!

Jason Vôngoli
Jason Vôngoli
12 anos atrás

Belcar? Tá doido?
Isso aí é o GT Malzoni!

Rafaaph2011
Rafaaph2011
12 anos atrás

Evolução com tecnologia… é um super carro! e o legal disso é que a Audi gosta disso pois a tecnologia aplicada a esses carro tem mais em comum do que os F1 apesar de a F1 estar super emocionante.

Mas esse fim de semana foi de “longa duração” 24 horas, F1 com 4 horas e Indy com rodada dupla, ufa! valeu Flávio.

galileu
galileu
Reply to  Rafaaph2011
12 anos atrás

a indy com rodada dupla foi um barato, o que o dario franguite chiou porque teve que largar em 28° lugar por causa do sorteio, duvido,que chiasse se fosse pole, aliás esse foi o cara que no domingo não autorizou a corrida em sampa por causa da chuva, medrou a boneca
o tony antews de virar o,seu pneu sugeriu uma troca om o helinho que não aceitou. tony e 1° helio em 6°
e que bela prova fez o tony liderou 43 voltas com um carro inferior aos demais, esse é o piloto
teve nascar tambem.

danilo kravchychyn
12 anos atrás

Flávio,

Aposto que vai ser o próximo Batmóvel.

Abraço,

Danilo Kravchyn
Ponta Grossa – PR

João Carlos Dias
João Carlos Dias
Reply to  danilo kravchychyn
12 anos atrás

Danilão, sempre gozador. Um abraço.

hugo
hugo
12 anos atrás

Lindo, o bicho… até a “bigorna” que poderia estragar o conjunto, da um toque a mais…

Lazlo Barbieri
Lazlo Barbieri
12 anos atrás

Ops, digitação falha: dois anos seguidos: 1991 e 92. Três anos no total com 1998.

Paulo F.
Paulo F.
12 anos atrás

Vai fazer companhia, nos anais, aos Porsche 917, aos GT40? Os mitos recebem respeito. Menos! Dos atuais o Porsche 956/962 e o carro a ser batido:

1982 – Jacky Ickx / Derek Bell – (Porsche 956)
1983 – Vern Schuppan / Al Holbert / Hurley Haywood – (Porsche 956)
1984 – Klaus Ludwig / Henri Pescarolo – (Porsche 956)
1985 – Klaus Ludwig / Paolo Barilla / John Winter – (Porsche 956)
1986 – Derek Bell / Hans-Joachim Stuck / Al Holbert – (Porsche 962C)
1987 – Derek Bell / Hans-Joachim Stuck / Al Holbert – (Porsche 962C)
1988 – Jan Lammers / Johnny Dumfries / Andy Wallace – (Jaguar XJR-9 LM)
1989 – Jochen Mass / Manuel Reuter / Stanley Dickens – (Sauber Mercedes C9)
1990 – John Nielsen / Price Cobb / Martin Brundle – (Jaguar XJR-12)
1991 – Volker Weidler / Johnny Herbert / Bertrand Gachot – (Mazda 787B)
1992 – Derek Warwick / Yannick Dalmas / Mark Blundell – (Peugeot 905)
1993 – Gary Brabham / Christophe Bouchut / Eric Hélary – (Peugeot 905)
1994 – Yannick Dalmas / Hurley Haywood / Mauro Baldi – (Porsche 962 LM)

Sete vitórias entre 1982 e 1994. Que longevidade!

O Audi? É mais um carro de corrida.

Luiz Ronaldo
Luiz Ronaldo
Reply to  Paulo F.
12 anos atrás

Mais um carro de corrida que ganhou 5 vezes as 24Hrs em 6 anos. Realmente, qualquer carrinho de rolimã consegue isso fácil.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Paulo F.
12 anos atrás

Paulo eu também tenho saudade desses tempos românticos em que os carros tinham uma baita longevidade, mas hoje isso não mais acontece…

O R18 é um monstro e o simples fato de ter sido vencedor já o coloca entre os grandes carros de endurance.

2000 – Frank Biela / Tom Kristensen / Emanuele Pirro – (Audi R8)
2001 – Frank Biela / Tom Kristensen / Emanuele Pirro – (Audi R8)
2002 – Frank Biela / Tom Kristensen / Emanuele Pirro – (Audi R8)
2003 – Tom Kristensen / Rinaldo Capello / Guy Smith – (Bentley Speed 8)
2004 – Tom Kristensen / Rinaldo Capello / Seiji Ara – (Audi R8)
2005 – Tom Kristensen / JJ Lehto / Marco Werner – (Audi R8)
2006 – Frank Biela / Emanuele Pirro / Marco Werner (Audi R10 TDI)
2007 – Emanuele Pirro / Frank Biela / Marco Werner (Audi R10 TDI)
2008 – Tom Kristensen / Rinaldo Capello / Allan McNish (Audi R10 TDI)
2009 – David Brabham / Marc Gené / Alexander Wurz (Peugeot 908 HDi FAP)
2010 – Mike Rockenfeller / Romain Dumas / Timo Bernhard (Audi R15 TDI Plus)
2011 – Bénoit Tréluyer / Andre Lotterer / Marcel Fässler (Audi R18 TDi)

Melhor até que a Porsche, e se levarmos em consideraçãoo que o Bentley de 2003 era um Audi R8 carenado a coisa beira o absurdo, não!

Dá-le DKW!!!!!

Lazlo Barbieri
Lazlo Barbieri
12 anos atrás

Comecei a acompanhar a categoria em 1987, quando o Boesel foi campeão mundial, e de lá para cá só fiquei cada vez mais apaixonado. Foi pena terem detonado o mundial em 1992 (último ano). Acho que a ALMS não conseguiu, ainda, recuperar o prestígio que a categoria tinha naquela época.

Mas de qualquer forma, não há nada parecido com o clima de Le Mans (nem Indianápolis, nem qualquer GP da F1), só quem já esteve lá para entender. Estive lá por três anos seguidos: 1991 – única vitória de um protótipo japonês – Mazda; 1992, primeira vitória do Peugeot 905; e 1998, última vitória da Porsche). Inesquecível.

Ano que vem tem mais.

galileu
galileu
Reply to  Lazlo Barbieri
12 anos atrás

o boesel só, foi campeão graças aos outros pilotos do time. maior enganado esse cara, ganha até do helinho castro neves.

Luiz Ronaldo
Luiz Ronaldo
Reply to  Lazlo Barbieri
12 anos atrás

Aquele Mazda de motor rotativo também era mágico… coisa única na história do automobilismo… do naipe dos Porsche dos anos 60, dos carros com efeito solo de Chappman… etc etc etc.

Tiveram que mudar o regulamento, proibindo o motor rotativo, pra evitar um domínio da Mazda.

Anderson
Anderson
Reply to  Lazlo Barbieri
12 anos atrás

Ganhar 3 Indy 500 é coisa de enganador… Preciso aprender mais sobre automobilismo então, pois pareço ser ingnorante!

Lucas S.A.
Lucas S.A.
12 anos atrás

O carro parece um tubarão com essa quilha entre o teto e o aerofólio…

Rodrigo Venturini Hassel
Rodrigo Venturini Hassel
12 anos atrás

Flavio;

Abaixo vai a dica pra procurar no youtube.com os highlights da corrida e quem tem uma conexão de internet mais veloz ou tenha mais paciencia vale a pena assistir todos eles em 720p HD.

Esse aqui http://www.youtube.com/watch?v=W5ryn6kJ0wo&feature=related acompanhe a partir dos 40 segundos do vídeo a bela ultrapassagem do Audi #2.

Eu pessoalmente sou mais fã da Pegeout, mas é questão de gosto.

Orlando Salomone
Orlando Salomone
12 anos atrás

Belo brinquedo.

galileu
galileu
Reply to  Orlando Salomone
12 anos atrás

tem car de bicho bravo,´pronto pra dar o bote. mas é eficiente( alguém pode digitar alguma coisa com um gato sentado na frente da tela e com a perna no teclado e brincando com a seta do m,ause na tela?)

Leonardo
Leonardo
12 anos atrás

Os Peugeot eram mais economicos realmente , mas faltou a velocidade para vencer a prova. A Audi encontrou um equilíbrio melhor entre esses dois fatores. Melhor em 13 segundos. Sensacional mesmo.

Henrique
Henrique
12 anos atrás

Eu tive o prazer de acompanhar in loco essa prova e digo que foi um dos melhores fins de semana que já tive! A atmosfera das pessoas em torno dessa corrida é fantástica, uma grande confraternização de amantes do automobilismo. E ver (e ouvir!!) todos esses carros ao vivo, ainda mais com a Audi levando a vitória de forma tão apertada e dramática, não tem preço. Altamente recomendado a quem um dia puder ir!

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
12 anos atrás

O carro é bonito pacas… vai marcar época mesmo. Pelo que tenho visto nos ultimos anos este carro vai marcar uma tendencia no designe e na aerodinamica da categoria.

Imperador

Tamandua
Tamandua
12 anos atrás

Muuuuuuito melhor que ver F1, dessa vez deu para assistir algumas horas da prova pelo Speed, show no final com essa pequena diferença.
Pena que os Peugeot não conseguiram, tava torcendo (irracional, só pq eram V8).
Aliás, só deu Corvette nas GTE.
Coisa linda o onboard com o Vette 73, voltas e voltas de sinfonia 8canequística.
Enquanto isso sir David Richards deve estar muy putón com a Aston . . .
Que venha a próxima do campeonato, em Ímola, 6 horas.

marcio riva
marcio riva
12 anos atrás

Prova fantástica realmente, assisti pelo menos umas 17horas da prova, as ultimas 4 horas nem vi passar de tão emocionante a disputa pelo primeiro lugar geral e também a GTe PRO que deu corvette voltando ao lugar de costume. Mas uma coisa tem que ser dita, os Peugeot eram mais economicos, fizeram menos pits stops que os AUDIS mas perderam, por pouco mas perderam. Agora recomeça a contegem regressiva para a próxima, mal posso esperar.

Fernando Kesnault
Fernando Kesnault
12 anos atrás

Não se esquecendo do Bentley que venceu no inicio dos anos 2000, do Porsche 958,…não…é melhor visitar o museu lá em Le Mans e ficar o dia inteiro admirando as maquinas…mon dieu.

Andre Nascentes
Andre Nascentes
12 anos atrás

Essa pintura é fantastica. Agora é esperar Nurburgring dia 25. Só que lá vão com o R8 GT.

joão victor moretti
12 anos atrás

A corrida foi espetacular! Assisti pelo menos umas oito horas dela, inclusive as duas finais! O Audi é muito bom e vai ficar ainda melhor para o próximo ano. Mesmo com três paradas nos boxes a mais que os Peugeots e com dois carros a menos os alemães dominaram de novo, do inicio ao final! Inacreditável!

http://segue-o-jogo.blogspot.com/2011/06/24-horas-de-le-mans-azar-e-dominio-da.html

Paulo Coimbra
Paulo Coimbra
12 anos atrás

Monstruosos, LINDOS, perigosíssimos de dirigir e verdadeiros Tanque de Guerra!
A célula de sobrevivência foi a responsável pelas vidas do Alan Mc Nish e do Mike Ronckenfeler.
Literalmente desintegrados resguardaram os pilotos dentro do cockpit.
Perigosos pq parecem ser nervosos a reações rápidas na direção ou parecem estolar se levantam poucos centímetros da pista. Assim como nos carros da NASCAR, merecem alguns spliters na parte superior para compensar a perda de sustentação.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Paulo Coimbra
12 anos atrás

Acho que eles não “estolam”… na verdade eles VOAM!!!

Luiz Ronaldo
Luiz Ronaldo
Reply to  Paulo Coimbra
12 anos atrás

Cara, o caso foi mais azar… os acidentes aconteceram em pontos inoportunos da pista. No começo dos Esses tocar outro carro bem mais lento é muro na certa, e qualquer carro do Mundo que ande a mais de 250/H se for tocado na traseira vai rodar… e o toque aconteceu em uma das retas mais fechada da pista.

Valmir Passos
Valmir Passos
12 anos atrás

Belcar??/

Ah tá….

Esse carro é lindo, e anda que é uma barbaridade. Mas em nada lembra um DKW. Ainda bem.

André
12 anos atrás

Eu falei que não daria pra comemorar antes da hora. A Audi passou um perrengue lascado, por muito pouco não teve a derrota mais vexatória de sua história. Investiram muito nos carros, agora precisam investir em pilotos melhores.
A Audi ficou esnobando a Fórmula 1, e quase perderam uma corrida em que disputavam sozinhos. Na DTM eles perdem pra unica concorrente que é a Mercedes. Levariam pau se fossem pra F1.
André / Piloto no http://www.f1bc.com

Nelson Weiss
Nelson Weiss
Reply to  André
12 anos atrás

Desculpe mas acho que está ruim da vista.Claramente os 2 Audi foram fechados por duas Ferraris.O piloto escocês é sem duvida um dos 5 melhores em endurance atualmente e Rochenfeler também é ótimo na DTM.Os unicos fracos são os do carro que venceu.

speed racer
speed racer
Reply to  André
12 anos atrás

Sozinhos? então você considera a PEUGEOT que gastou o que tinha e o que não tinha como NADA?

Luiz Ronaldo
Luiz Ronaldo
Reply to  André
12 anos atrás

Olha, eu até concordo que não são um dream team, mas Fassler foi incrivelmente regular, Trelluyer teve um duelo épico com Simon Pagenaud, e o Andre Lotterer foi insanamente rápido na última hora, nas últimas voltas abriu quase 1s por giro. O trio fez bonito e mereceu a vitória.

O carro da Peugeout em 2009 era incrível, em 2010 era de papel, em 2011 ganhou confiabilidade mas perdeu muito ritmo. Melhor voltar pra prancheta e pros desenhos, tanto de chassis quanto de motor. Nas 12Hrs de Sebring eles sofreram uma derrota, senão pior, tão vexatória quanto a STR ganhar em Monza em 2008. A Oreca Matmut ganhou com um carro do ano passado (!!!) encima dos 3 times de fábrica.

Tá na hora dos gauleses chamarem a Oreca num canto, conversarem com o De Chaunac e pensarem em transformar o time dele em works team, deixando ele no comando.

Sanzio
12 anos atrás

Não sei não, mas pude perceber certas linhas de Belcar e Fissore nesse carro.
Sapeca essa Audi, veio buscar os DKW aqui com a desculpa de colocar no Audi Tradition, mas na verdade queriam é copiar nossa tecnologia…

Jackie Fã (O(###)O) #96 !!
Jackie Fã (O(###)O) #96 !!
12 anos atrás

DKW lindão !!!!

porsche 917
porsche 917
12 anos atrás

E com essa vitória, a Audi superou a Ferrari que tem 9 vitorias; agora, os maiores vencedores em Le Mans são a Porsche com 16 vitorias e a Audi com 10, isto é tá tudo em casa com a VW.

Felipe
Felipe
12 anos atrás

É certo que se as grandes montadoras que abandonaram esta corrida em 2000 (correram até 1999), como Porsche, Mercedes-Benz, Toyota, BMW e Nissan, ainda estivessem correndo (oficialmente), a Audi não teria ganho essas 10 provas, provavelmente nem uma, pois tanto os Audi R8 quanto os Peugeot só em 2007 conseguiram igualar o tempo de volta que os Porsche 911 GT1 e Toyota GT1 estavam fazendo ainda em 1999… Aliás, só ganhou quando nenhuma dessas montadoras não participou mais da prova (com carro oficial).

Dudu
Dudu
Reply to  Felipe
12 anos atrás

Falou a Mãe Dináh!

marcão
marcão
Reply to  Felipe
12 anos atrás

É isso mesmo Felipe, bem lembrado….

Luiz Ronaldo
Luiz Ronaldo
Reply to  Felipe
12 anos atrás

Tenho que concordar que tem muitas montadoras que poderiam voltar ou entrar pras 24Hrs e pra Le Mans Series… mas discordo totalmente da parte de a Audi só estar dominando pela ausência dos rivais, porque houveram uma penca de mudanças de regulamento nos últimos 5 anos, e ano após ano a Audi se mantém rápida e confiável. Sem contar com a presença de Tom Kristensen, na minha opinião um dos maiores pilotos do automobilismo Mundial na atualidade. Melhor que MUITA gente da Formula 1.

Mas no fim das contas, como sinto falta do GT-One da Toyota… carro bonito da porra. Fora a Mercedes, que podia tentar apagar a má impressão dos vôos dos CLK de 1999. A BMW bem que podia tentar reviver os tempos de seus monstrões do grupo C. E a Ford podia encampar a Jaguar dinovo por lá.

A Porsche não volta pra competir com a co-irmã Audi. A Volks apesar de ter dinheiro não parece interessada no automobilismo como um todo. E Citroën e Ford não vão desviar o foco do WRC tão cedo. A Ferrari, que tem muita história, como a Porsche, na prova, tem o lado esportivo prejudicado pelo presidente, que só enxerga F1, e jeitos de vender seus brinquedos de milhonários, como os Ferrari Challenge pelo mundo e categorias locais menores.

Érico BSB
Érico BSB
12 anos atrás

Assisti a corrida ao vivo e de repente um louco à toda bate num fusca e vai parar no muro…o piloto deve ter se lembrado dos Raimundos…carrão da p….tu pisava ele voava, tu freava ele ancorava… e eu lá dentro a me debater…
Meu preferido no PS3

Danilo Candido
Danilo Candido
12 anos atrás

Fora que o carro é bonito pra c******* …
E nestes anais, Flávio, certamente devemos incluir os R8, aqueles que foram o início desta linhagem de máquinas quase imbatíveis feitas pela Audi, vencedores (com poucas modificações) em 5 de 6 edições, entre 2000 e 2005.

Diogo
Diogo
Reply to  Danilo Candido
12 anos atrás

Dá até pra dizer que são de 6 de 6 edições, já que os Bentley campeões em 2002 (ou 2003, me falha a memória) eram Audis com outra casca…