VALENTINAS (1)
SÃO PAULO (voltar também é bom) – Buenos dias, macacada. Apesar de Cumbica, deu tempo de desembarcar e ver a classificação de Valência. Back to ordinary life.
Aliás, Cumbica é uma coisa, não? Todo mundo anda falando mal dos aeroportos brasileiros, junto-me a eles. Não de todos, porque todos não conheço. Mas essa catacumba paulista, tenha dó. Uma hora e meia para sair do avião e pegar as malas, jogadas pelos corredores entre as esteiras. É uma vergonha nacional. Falado está.
Vettel na pole de novo, sétima em oito corridas, 22 na carreira. Os treinos de classificação neste ano têm sido mera formalidade para colocar Tiãozinho na primeira posição do grid. Proibiram mapeamento de motor diferente em treino e corrida. Bela merda. O problema não é cartográfico, mas de competência, mesmo: carro melhor, piloto melhor, pole e pronto.
O Q1 eliminou os seis de sempre e Alguersuari. Nada demais no cenário de videogame dessa pista mais artificial que tutti-frutti. Mas é bonito o cenário, isso não se pode negar. O Q2 teve como surpresa a cabeça de Petrov ceifada antes do tempo. Barrichello cometeu um erro banal e ficou em 13º. Mesmo se tivesse acertado a volta de sua vida não faria muita diferença. Tudo normal, também.
E o Q3 não teve nada de emoção. Vettel fez 1min36s975 e só voltou à pista para lixar um jogo de pneus. Não precisava. Webber ainda conseguiu arrancar uma volta boa e levou a primeira fila no apagar das luzes. Heidfeld e Sutil nem andaram e guardaram um jogo de pneus zero para a largada. E o resto foi o rodízio de sempre atrás da Red Bull: Hamilton e Alonso na segunda fila, Massa e Button na terceira, Rosberguinho e Schumacher na quarta.
Essa corrida esteve longe de ser muito comovente em suas três edições iniciais. Com a asa móvel em duas retas, agora, vai ter aquele monte de ultrapassagens de praxe. Dá para apontar alguém como favorito que não seja Vettel? Não, não dá. Com mapa, sem mapa, com escapamento aerodinâmico, sem, dá na mesma.
Volto daqui a pouco, depois que desfizer as malas.
Parabéns pela crítica ao Aeroporto. Não é porque o governo federal é melhor que os lixos estadual e municipal que não deve receber críticas. Isso também é exercício de cidadania, apontar os defeitos até mesmo de quem defendemos e admiramos para que possam melhorar ainda mais.
Só isso valeu a nota.
Essa história de de criar proibições no meio do campeonato é ridícula. A Fia esta deixando a F1 cada vez mais artificial. Isso é um baita desrespeito com a Red Bull e com Vettel.
* Tentando não entrar em discussão política, mas fazendo, a Dilma, num debate, disse aquelas palavras que o Philipe mencionou.
No entanto, é bom que se diga, apesar de alguns pontos absurdos pregados no atual governo, tal como essa questão da “não exigência” de licitação e o sigilo em relação a obras da copa do mundo e olimpíadas, o governo atual consegue ser bem mais sério que o anterior. Ela é muito melhor que o Lula.
Nao tenho dúvidas!! Ótima observaçào.
Flavio, você sabe porque os pilotos da Mclaren usam macação diferente no sabado?
Um abraço
Eles fazem um concurso pela internet com os fãs da equipe. Depois leiloam os macacões.
Engraçado foi ouvir o pessoal da Rede Bobo, comandados pelo Babão Bobueno dizendo que a Ferrari tinha evoluído e a que a McLaren tinha ficado pra trás.
Chega no Q3, o Hamilton em 3º, que acredito eu, não tinha mais tempo para outra volta e preferiu economizar pneus pra corrida, senão poderia ter tomado o lugar do Webber.
O mesmo serve pro Button, que poderia ter conseguido uma posição melhor.
A verdade é que na F1 a importancia de ter um bom carro só aumentou com o passar dos anos!
Pra mim a RBR disputa outro campeonato, assim nada anormal em Vettel fazer tanta pole e ganhar tantas corridas!
O Button fez algo parecido quando a Brawn tinha o melhor carro, então ainda que Vettel seja um bom piloto, fica dificil avalia-lo pq o que conta muito é o conjunto!!!
Que venha 2012, pq pelo visto os campeonatos de 2011 ja foram!!!
Alguém sabe se é muito complicado mudar o mapeamento? É algo feito por controle eletrônico?
Se for simples assim, aquela última saída do Vettel não pode ter sido prá andar na última volta com o mapeamento de corrida?… ele nem se esforçou e abortou a volta…o cara é bom mas fica meio ridiculo essa diferença constante…sei não.
O que impede de Vettel iniciar a última parte da classificação com um tipo de mapeamento, fazer a pole alterar o mapeamento para corrida e sair de novo para fazer de conta? Na verdade foi exatamente o que aconteceu.
Mas como os pneus, ele tem que largar na mesma configuração da melhor volta.
FG..Boas..tardes….bom..deixa eu postar o resultado..de domingo………………….1..HAMILTON..BRAÇO…CABRA SABE O QUE FAZ….2 SHUMISCADO…….. QUASE ARRASTANDO…3 ALONSOOOOO…. MALA…4 WEBER BOY….SEM VONTADE DE CORRE..5 BUTTON GOOD BOY..5 B A R R I C A..6 ROSBERG..FRUTA..7 PETROVIERA,,,,,8 O ZÉ SUTTIL…….9 O AMASSA BARRO CHORANDO DE NOVO… AHH O VETTELOIDE…FICOU NA MURTA ENROSCOU COM O AMASSA BARRO..MAS O BRAZUCA TEVE SORTE E VOLTOU PRO PIT..DANDO PITI…..ISSO………BOA…………..TARDES….
Uma pena o campeonato deste ano já acabou e não estamos na metade da temporada. Apostas para quem será o vice? Quanto aos aeroportos o problema era questão de tempo e faltou mais uma vez planjamento. Se o número de passageiros aumenta X por ano em Y anos vai estourar e isso aconteceu. O pior de tudo é que só vai aumentar e na Copa corremos o risco de dar um vexame. A única solução é privatização dos aeroportos, se for feito a longo prazo é de forma planejada funciona.
Uma coisa que me chama a atenção (faz tempo, aliás) é que o Q3 nunca tem emoção nenhuma, não sei se porque ninguém vai para a degola ou pela muquiranice de economizar pneus para a corrida. Sinceramente, a parte final do treino deveria ser modificada para trazer mais emoção…
Sempre atrás do Espanhol é o FELIPE, KKKKK. O Massa não ganha uma do Alonso. Já está 8 a 0 em posições de largada. Poderia ser 20 a 0 até o fnal do campeonato, contudo, como o GP do Bahein foi cancelado, será apenas 19 a 0, KKKKK.
A Red Bull tem o carro muito bom , muito equilibrado e com ótima aderencia mecanica, e por mais que os outros reclamem ou tentem, a Ferrari então nem se fala, não estão conseguindo se aproximar. Pode ser que na corrida fique um pouco mais dificil para Vettel, mas tudo correndo bem sem sustos, ele fatura outra. Mônaco e canadá, sejamos francos, aconteceram muitas coisas fora do comum. O que já circula pelo pacock é que provavelmente ano que vem os taurinos energéticos tambem irão andar na frente, pois o Sr. Adrian já está preparando as novas idéias para evoluir o já eficiente bólido. É por isso que a cúpula de Maranello está fazendo uma pressão danada, interna e externa, para mudar algo ainda esse ano, se não, a solução será tirar o tal projetista de cima daquele touro. Abraço a todos.
Eu acho as respostas do FG sempre muito divertidas, principalmente porque ele “encarna” um personagem que nada tem a ver com a pessoa de coração enorme que ele, de fato, realmente é.
Ué, mas segundo o governo PT (que você tanto apóia), o caos nos aeroportos é um bom sinal, de acordo com a demagogia petista, isso significa que mais brasileiros estão viajando de avião, e não que falta investimento na infra estrutura.
Quanto a Formula, começaram de novo as palhaçadas pra tentar a todo custo tirar a vantagem da Red Bull, igual fizeram com a Ferrari nos tempos de Schumacher.
Agora vão começar a perseguir tudo que a Red Bull tem de superior pra tentar parar os caras. E vai dar na mesma de quando fizeram isso com a Ferrari… O Vettel vai continuar levando todas…
Agora o que impressiona mesmo é o Barrichello admitindo que erra!!!!
Ele ter assumido que errou a freada hoje é algo que poucas vezes se viu.
Sério, sabichão? Não estou reclamando de haver muita gente viajando. Acho isso ótimo. Você gostaria que ninguém viajasse? O que falei de Cumbica não tem nada a ver com partido algum. Não seja babaca.
Flavio,me desculpe.Pode não ter com o partido em si mas certamente com o DESGOVERNO que a incompetência(para citar só uma das qualidades) destes pertencentes a um partido que disse que era diferente.Mas realmente é:muito pior.
É. Bons eram os governos anteriores aos do PT. O Brasil era próspero e justo. Uma coisa linda.
Tenho esperanças, ou melhor, torço para que a corrida seja emocionante, que haja briga pela vitória. Achei que Schumacher, pelo 7° tempo conquistado por Rosberg, nem deveria ter ido para a pista, mas o ego falou mais alto… Alonso, a meu ver, ficou aquém do esperado. Se Massa, que está se arrastando este ano, ficou à frente de Button, o espanhol deveria ter feito o mesmo com Hamilton, não? O campeão de 2008 pode fazer algumas cagadas, mas é muito rápido, aposto que luta pela vitória amanhã – ele, Button e Alonso, além de Vettel, é claro. Mark Webber, mesmo quando vai bem, foram só dois décimos, vai mal… Apanhou de novo! O que mudou do ano passado para este? Começo a achar que era Vettel que tinha problemas, sentia a pressão pelo título e, só por isso, não conseguia dar o melhor de si, e o australiano foi o mesmo o tempo todo… Agora campeão e mais relaxado, o alemão sobra em cima do companheiro. Quanto ao mapeamento do motor, acho prudente esperar a corrida para ver se alguns não vão abrir o bico. Seria legal para o campeonato, se os da primeira fila o fizessem…
sobre os aeroportos: são paulo anda urgentemente precisando de um novo aeroporto. ou então, de transferir uma parte dos vôos internacionais pro galeão.
Como já escreví no meu último comentário aqui neste blog: vão tentar fazer os caral…para tentar segurar o Tião Alemão ( royalties p/Fávio Gomes ). Como há pouco descreveu o Mauricio, agora com a mudança de regulamento em pleno campeonato em andamento !?!?!? São uns escroques !!!
Na era Schumacher pelo menos mudavam o(s) regulamento(s) para o temporada seguinte. Porém não adiantava de nada. Nem a FIA conseguia segurar o Sapateiro Alemão voador !!! Rsss…
Já falei, e falo de novo: Vettel me lembra o Senna em classificação, e a não ser que vá pra uma equipe furada, passa fácil do recorde atual de Schumacher. Vettel só vai pra pista três vezes por que ter o Q1-2-3. Se fosse como nos anos 80, início dos 90, faria como o Senna. Espera até os 5 minutos finais, faz um par de voltas pra aquecer, e crava a pole no último minuto. E que coisa é a vida, o moleque mal viu o Senna correr… :-)
Schumacher também fazia isso nos anos em que a classificação era de 60 minutos.E em 2006 quando esse atual sistema classificatório entrou em vigor,fazia o mesmo que o Vettel,faz hoje.Pena que o cara hoje é um tio no meio dos moleques
Aliás, esportivamente a F1 é um elefante branco.
Em que outra modalidade esportiva se vê mudança de regulamento com o campeonato em andamento, para impedir que o líder do campeonato se distancie ainda mais dos demais? Repito: com o campeonato em andamento.
Além disso, qual outra modalidade permite que um competidor “entregue o jogo” para outro? Na maioria delas, isso é passível de punições desportivas severas. Isso quando o caso não vai parar na justiça comum.