DE VOLTA
SÃO PAULO (que frio é esse?) – A Williams volta a usar motores Renault no ano que vem e em 2013. As negociações vinham acontecendo havia algum tempo. Foi com a Renault, na década de 90, que o time de Grove viveu seus melhores anos. O que não significa que eles vão voltar, como num passe de mágica. A Williams é, hoje, uma ex-grande. Reluto em chamá-la de pequena. Ex-grande fica bem. Que pode voltar a ser grande um dia, mas isso ninguém é capaz de adivinhar. O time vai sofrer mudanças drásticas nos próximos meses, inclusive com a saída de Patrick Head, que resolveu se aposentar.
Serão quatro as equipes que terão os motores franceses no ano que vem: Lotus, Red Bull, Renault-Lotus-Genii-preta e Williams. A Cosworth vai perdendo espaço, sem deixar saudades.
No que diz respeito a pilotos, já se sabe que a Williams tem um contrato com a PDVSA de cinco anos e, portanto, um deles será venezuelano até lá. Barrichello fica? Há uma boa chance. Mas tem um outro brasileiro correndo por fora, Bruno Senna. A ver.
E vocês devem estar se perguntando o que é isso aí embaixo. É o fruto dos tempos de vacas gordas da Williams e da Renault. Uma Espace com motor de F-1 que o Prost andou pilotando. Renault e Williams foram parceiras entre 1989 e 1997. Nesse período foram conquistados quatro títulos de pilotos e cinco de construtores, com 63 vitórias. E como lembrou o Bruno Mantovani, tinha um tal de Adrian Newey na época assinando os carros.
Este carro é pra história , senão me engano ele tinha suspensão ativa, o maior pecado de ser proibida , pois podrias estar usando os super esportivos hj com ela
Mas se a ferrari não sabe fazer não pode
Flávio obrigado pela matéria
A vega da Williams 2012 já é de Barrichello, NÃO TENHAM A MENOR DÚVIDA disso meus amigos…
Essa Espacé F1 é uma maluquice. Simplesmente socaram um motor, câmbio e transmissão da Williams-Renault 97 numa perua de rua. Tiveram até que cortar o teto pra fazer esse monstrinho.
Ah… eu pilotei um trem desse aí… no Gran Turismo :(
É o mais perto de um carro assim que eu chegarei um dia.
Nessa época eu era assinante da “4 Rodas” e li um texto escrito pelo Lemyr Martins, relatando umas voltas que ele deu nesse carro , pilotado pelo Prost. Que texto! Li várias vezes, sentindo na pele cada metro percorrido por eles. Lemyr soube transmitir como ninguém a sensação de estar de carona num bólido desses, pilotado pelo Prost. Grande Lemyr!
A Williams deu um azar com a morte do Senna… Poderia ter ganho tudo até 1997, e não apenas 1996 e 1997. Senna tinha material para bater Schumacher, apesar das falcatruas da equipe do alemão na época.
Tem que ver, que com motor meia boca, a Williams anda no meio do pelotão, logo, com motor de ponta, vai andar na ponta! Rubinho campeão!
Vou torcer pro Bruno Senna pegar esta vaga ou qualquer outra que aparecer , mas que o Rubinho não atrapalhe novamente a entrada do Bruno caso seja pela Williams que ele esteja negociando ( não aguento mais o Rubinho), ele merece uma chance e é sangue novo também .
Espero que o Bruno tenha uma chance de demonstrar se é bom ou não , e que pessoas que nem acompanham o campeonato fiquem falando que ele é pior que o indiano pois nas classificações e nas maiorias das corridas ele foi bem melhor , Chandock foi melhor no campeonato pelo fato de ter feito o 13 lugar em uma prova ( se não me engano) e de ter tido a sorte do carro não ter quebrado. Não dá pra analisar ninguém que corra pela Hispania.
Se o Rubens sair, o bom é a williams pegar um piloto ao menos do mesmo nível do rubens, ou alguém que demonstrou talento, koba talvez, agora Bruno este não é piloto, é um pseudo piloto com um pseudo cargo de 3 piloto.
agora só falta a mclaren… honda! rs.
Tinha na Europa o Clio Williams do início dos anos 90. nervosinho o carro.
Tinha na Europa o Clio Williams do início dos anos 90. nervosinho o carro.
Poxa espero que a Willians se recupere, é uma equipe que eu torço, não só por causa do Barrichello, mas pq é uma equipe de tradição e tb uma sobreviente.
Agora esse carro aí eu conheci jogando Gran Turismo 2, era o barulho de motor mais legal do jogo e andava demais. Bem legal vc ter citado ele aí.
O povo tem raiva de Rubens e Massa porque eles não vencem corridas. Mas eles não andam no fundo do pelotão. Eles não são o Senna, o Piquet ou o Emerson, então parem com essa reclamação! Ninguém aqui ajudou com centavo algum na carreira dos dois, então, com que direito querem cobrar algo deles?
Flavio flavio, vc não cansa de aposentar o rubens não?? Rubens fica e tenho dito.
Se motor ganhasse corridas, a STR seria o bicho, olha o motor Ferrari aí.
Boa notícia, quem sabe assim a Williams volta a ter apresentações mais dignas de sua história do que nesses tempos Cosworth…
E que fim teria levado essa peruinha invocada? Está em algum museu ou coisa assim? Foi depenada? Ou ainda está no jeitinho para ser acelerada em alguma pista por aí?
Quem acerta carro é projetista. Piloto explora os acertos e tenta conviver com os erros.
Já Posso até ver Adrian Newey ou Mike Coughlan mexendo na suspensão de um carro, reclamando do calor.
Renault ? Não foi o Tarso Marques que andou em Curitiba, carro pronto para uma nova categoria via CBA?
2012 e 2013 depois entram os turbos. Dai o Rubinho aposenta.
Se Rubinho ficar, ADEUS casamento!
Tudo tem limite,e eu já estou de SACO CHEIO!!!
Rubinho esta que nem o programa Legendários do Marcos Mion, NINGUÉM AGUENTA MAIS!!!
É, mas o $$$ tá caindo na conta, né?
Agora só falta a Williams colocar piloto melhor para liderar a equipe, Rubinho por ser piloto que recebe salário, esta saindo caro, reclama muito e produz pouco! Até o novato Maldonado esta dando sufoco ao brasileiro. Bons resultados a Williams só vai conseguir depois de muito trabalho, isso leva uns 4,5 anos.
Pode voltar pra casa Rubinho…
…ou fica e continua dando vexame!
Aonde o Maldonado tá dando sufoco? O cara tá tomando até das novatas… só pq entrou no Q3 (e não pontuou ainda por sinal)…
Acho que Barrichello fica sim. Lembrem-se que o vínculo de Bruno Senna com a Renault é com a EQUIPE, não com a MONTADORA. A equipe é apenas cliente (e dizem, inadimplente) da motandora, como Williams, Lotus e Red Bull, de modo que não vejo os franceses interferindo pra arranjar vaga pro Bruno Senna, que não mostrou tanto talento nem capacidade de aglutinar patrocinadores para facilitar sua vida.
Além disso, colocar o inexperiente Bruno junto ao quase-tão-inexperiente-quanto Pastor Maldonado para acertar o completamente novo carro de 2012 seria um tiro no pé nas ambições de crescimento e desenvolvimento da Williams.
Barrichello – em querendo – fica na Williams.
Quem apostar contra vai perder miseravelmente.
O que é “acertar o carro”. Dizem que o Rubinho acerta bem o carro, mas ele nunca conseguiu ganhar nada acertando, ou conseguiu? O Schumacher e o Button foi que levaram o caneco. “Acertar o carro” é totalmente overrated. Hamilton, Alonso e Vettel campeões jovens. Eles “acertavam o carro também”? Do que adiantou o “acerto do carro” do Barrichello, a Williams deixou de ser terrível esse ano por isso?
Esqueçam essa conversa de “acertar o carro”.
Caro S.V.
Acho que acertar o carro, é colocar um carro ruim/equipe sem rumo, em um nível mais competitivo. Coisa que Hamilton não teve, e quando tem reclama da equipe, ameaça sair, e não ganha nem corridas, nem campeonato! idem a vettel com sua toro rosso em 2008, com a diferença de não ter choradeira (ganhou monza na sorte e na chuva).
Não entendo a dificuldade das pessoas em entender que hoje o piloto não chega a 5% do desempenho final do carro. Caso contrário todos os pilotos que vcs chamam de ruim não passariam na regra dos 107%.
Não precisa ser num F1… sente-se num F3 ou GP2 e divirta-se encontrando o ângulo exato das asas, a tensão dos amortecedores e barras anti-rolagem, a menor altura possível sem deixar o carro raspar demais o chão, distribuição de frenagem, indicar pra equipe se deve mudar algo na relação de marchas, etc etc… realmente, “acertar” bem um carro é mero detalhe numa corrida.
Bruno Senna de novo ???!!! Já imagino os infelizes dos jornalistas (sendo muito gentil) fazendo propagando do mais novo fenômeno do automobilismo mundial. E assim caminha a mediocridade…
como se fosse possível colocar um novato ao lado do Maldonado pfffffff mais fácil Senninha catar o lugar do trulli na lotus, ou do kubica, se esse não puder voltar.
Mas sinceramente, o Senna tomou do Chandock (mesmo fazendo só metade do campeonato chandock ficou à frente da classificação final!!) e quase tomou do Sakon Yamamoto!!
Tá meio difícil ele pegar vaga na F1, nunca foi campeão de nada…ACho que as pessoas ainda confudem-no com o tio.
Se não foi o Lemir Martins, foi o Bob Sharp, mas de qualquer maneira era uma bela minivan!!! Quanto a F1, deveriam liberar os testes novamente, a economia esta se recuperando, visto as montadoras voltando as pistas, como por exemplo a Porsche e a BMW, pq ai sim poderiamos voltar a ter um F1 nivelada por cima, no meu ponto de vista…
Mais brilhante ainda é o Clio Williams.
Boa pra Wilians e pode surgir uma vaga nova ai.
Grosjean ou Senna.
Ha boatos que um tempo atras andava no Brasil um Kombi co motor Cosworth V8 igual os que eram usado nas benetton. Já pensso emparelha junto dessa space.
Se a Willians terá novamente “o carro de outro planeta” isso é muito cedo afirmar. Afinal de contas, o motor ajuda, mas se o carro não tiver uma boa aerodinâmica não adianta. Agora que seria bom ver a Willians voltando ao seus anos dourados seria… Equipe charmosa que ainda tem o nome do seu dono!
Quanto ao Rubinho, convenhamos qual seria a outra equipe que estaria interessada nele neste momento? Provavelmente fica na Willians, se eles quiserem…
O barrichelo diz estar insatisfeito, olha a vaga do bruno ai!!
Impressionante como a Cosworth não consegue fazer bons motores já há muito tempo. Lembro que desde os tempos que ela voltou à F1 com a Arrows e Jordan, os motores eram muito ruins. Um motor que eu achava que era muito subestimado eram os Mugen-Honda. Além de ter um ronco muito bonito, eram motores que davam um reforço bom pras equipes que o usavam, espero um dia ver a volta dos Mugen. Espero também algum dia o retorno de motores japoneses à F1 porque fazem muita falta…..daqui a pouco a F1 vai se tornar monomotor, porque muita gente usando só Renault e Mercedes. Já está quase bimotor Mercedes/Renault…..to vendo o dia que vai se tornar bimotor, com excessão claro do motor Ferrari, que é único.
Gosto da Williams. Excelente notícia! Motor, agora eles vão ter. Só espero que Frank Williams tire o escorpião do bolso e invista em um bom carro!
Um piloto vai ser da Venezuela e o outro, bem que poderia ser o Barrichello. 2012 e 2013 seriam as últimas chances de ele fazer alguma coisa na F1!
Um dos que tiveram a inesquecível experiência de andar nesta Espace foi Lemyr Martins.
Na época cogitaram desenvolver também um Twingo (!) com o mesmo motor, mas por razões óbvias o projeto foi abortado. Na reta Mistral de Paul Ricard a geringonça amarela atingia 303 km/h…
http://www.youtube.com/watch?v=ideOEsshob0
Impressionante e insólito ver esse “carro de madame para levar as criancinhas no colégio e parar em fila-dupla para ferrar o trânsito” com esse som maravilhoso de motor !!!
SE NÃO ME ENGANO O LEMIR MARTINS ANDOU NELA EM PAUL RICARD COM O PROST.
VALE A PENA CONFERIR.