DOIS-GRIA

SÃO PAULO (agora sim) – Dessa vez teve briga, sem aquela frescura de ficar guardando pneus, e por isso a classificação para o GP da Hungria foi a mais bonita da semana. E Vettel, que algumas pessoas já diziam estar “pressionado”, “decadente”, “abalado”, cravou todo mundo de forma espetacular. Fez sua oitava pole no ano e a Red Bull manteve a hegemonia na temporada, com 11. Já são 23 na carreira. Na próxima, empata com Piquet.

Claro que todos os pilotos leram este blog durante a semana e chegaram hoje cedo aos escritórios de suas equipes com estatísticas eloquentes na ponta da língua, exigindo de seus engenheiros providências imediatas. “Olha aqui, 64% de vencedores na primeira fila! E vocês querem que eu largue onde? Onde, hein? Digam!”, gritava Hamilton com Ron Dennis. “É o seguinte: deem-me a pole e eu lhes darei 44% da vitória”, prometeu Vettel, com ares de superioridade. “Eu fico com os 8% que ganharam largando acima do quarto lugar, não se preocupem comigo”, balbuciou Webber, falando com as paredes porque quem mais o ouve no time é a menina do café, apaixonada pela figura do marsupial desamparado, e naquele momento ela estava preparando um copo de refresco de groselha para Seb, como chamam o alemão na intimidade.

Alonso, que fez aniversário ontem, trintão, portanto não confiemos mais nele, ensaiou uma briga pela pole, mas tudo que conseguiu foi largar atrás de Massa pela primeira vez na temporada. Piorou do Q2 para o Q3 (1min20s262 e 1min20s365) e vai falar, daqui a pouco, que pelo menos larga do lado mais limpo da pista. Felipe é o quarto no grid, uma posição à frente. À frente deles, pela ordem, Vettel, Hamilton e Button. Ferrari e McLaren seguem se revezando na tentativa de bater a Red Bull. Em treinos, pelo menos, não deu até agora.

Mas eu dizia que teve briga, e realmente teve. Não foi daquelas poles tranquilas e absolutas. Tião Alemão vinha tendo desempenho discreto nos treinos até o livre da manhã, quando fez o melhor tempo. Mas em nenhum momento houve demonstrações claras de virilidade no cronômetro. Por parte de ninguém. E na hora do vamos ver, Hamilton foi o primeiro a baixar de 1min20s e, sinceramente, achei que ninguém seria capaz de superá-lo. Ele, sim, vinha andando bem desde sexta. Mas Vettel fez uma daquelas voltas que dirá que foi perfeita e especial, e esteve mesmo perto disso: 1min19s815 para ele, 1min19s978 para Lewis, com Jenson, o Bonitton, colado no companheiro (ui) com 1min20s024.

Webber ficou em sexto, atrás da dupla da Ferrari, o que deixou a menina do café ainda mais apaixonada quando ele chegou tristonho e cabisbaixo ao motorhome. Levou mais de meio segundo de Vettel, e é por isso que ela, que odeia o alemão, tem deixado a groselha dele meio aguada. Vettel até já reclamou, outro dia. Essas coisas não sou eu que estou inventando, foram-me relatadas por um amigo que faz bico na Red Bull, um careca.

E fecham os dez primeiros na pecaminosa Budapeste Rosberguinho, Sutil, Schumacher (todos usaram só um jogo de supermacios no Q3) e Pérez (que nem tempo marcou). A turma da segunda leva de degolados ostenta algumas decepções, como os dois da Renault e Koba-Mito, que tem se mostrado muito melhor em corrida do que em classificações. E na primeira fornada caíram os seis de sempre (a Lotus verde já se descolou de vez nos tempos em relação a Virgin e Hispania, mas segue longe do Q2) e o glorioso Buemi.

Não fez o calor que sempre faz em Mogyoród, o vilarejo que recebe a corrida, a uns 20 km, se tanto, da saída de Peste. Assim, a grande ausência de hoje foram as moças de biquíni nas arquibancadas, que torravam sob o sol implacável do Leste em outras eras. A prova não será chata como costumam dizer que são os embates húngaros (vi ótimos GPs naquele ponto abençoado do planeta), entre outras coisas porque vai ter muita troca de pneu. Não sei se será recorde no ano, mas vão parar pacas. Talvez até quatro vezes. Isso garante emoção nos boxes, mecânicos enlouquecidos, estressados, destroçados nesta última corrida da fase pré-férias do campeonato.

Estão todos precisando descansar um pouco. Eu também.

Subscribe
Notify of
guest

42 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos
Carlos
12 anos atrás

Quando o Flávio fez aquele post com um vídeo de testes para uma cobertura (caputa) para os corros de F-1, expus minha opinião constrária, citando como exemplo um carro em chamas entre elas. Uma pessoa respondeu rebatendo, dizendo algo como:

“Incêndio é coisa do passado, há quanto tempo não acontece um na F-1?”

Pois bem.. aí está. Coitado do Heidfeld. Queria ver ele sair rápido com aaquela capota e a velocidade que as chamas se alastraram.

wag
wag
12 anos atrás

“…trintão, portanto não confiemos mais nele…”
Essa foi do caraleo…
Como disse o Peter, ele escreve bebaço. E nos adoramos!(Até porque eu tb estou, culpa da caipirinha feita de nectar da mãe russa…)

gilles
gilles
12 anos atrás

Ola Flavio,

Se\os penus aguentarem Hamilton leva, se os pneus nao aguentarem Button na cabeça-

Parece que a Mclaren tem mais carro nesta pista.

Abraços.

GILLES

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
12 anos atrás

Gente, só me corrijam, por favor: eu não ouvi na Globo eles falando sério sobre o Massa ser pole, ouvi? Acho que foi loucura minha, ou a globo conseguiu mais uma vez piorar seu jornalismo.

alberto
alberto
12 anos atrás

Achei curiosa a diferença de parciais nessa pista. Tinha nego que vinha baixando dois ou três décimos do tempo do Vettel e perdeu tudo depois.

Outra coisa, entre as corridas nas quais Hamilton andou bem na temporada, acho que as duas melhores foram Nurburgring (óbvio) e Barcelona, onde andou apertendo Vettel a corrida toda e deu volta nas Ferraris. Circuitos mais travados. Pode ser só coincidência, mas acho que ele se dá bem amanhã e janta mais essa.

Carlos Roberto da Silva Junior
12 anos atrás

Que sensacionalismo barato Massa largando na frente do Alonso e já estão esquecendo que o Massa está levando mais uma paulada grande do Alonso esse ano e ainda levara outra no ano que vem.

guilherme
guilherme
12 anos atrás

Seu puto, é impressionante como você escreve bem na média e espetacularmente em certas ocasiões. Você é um mala de carteirinha, um sócio-atleta remido do clube dos malas, mas um mala do bem, daqueles que o mundo sentiria muita falta se não existisse.

Não precisa nem publicar esse cómentário, mas, se publicar, será apenas uma babação de ovo explícita e merecida.

Marco A.
Marco A.
12 anos atrás

Nas provas que o acerto do carro para corrida era mais importante, Barrichello priorizou este tipo de ajuste, e os caras diziam: “tá vendo tá tomando pau na classificação do Maldnado” mesmo sabendo que em corrida o Barrichello esta dando um pau danado no parceiro.

Mas o que quero dizer é que na sexta feira Barrichello disse que em que neste circuito, ele iria priorizar a classificação devido a ser travado e devido ao fator pneu e etc…

Batata , falou e fez, em todos os treinos andou na frente e na classificação mandou ver no parceiro.

Stevan
Stevan
12 anos atrás

Estava inspirado hoje hein Flavio! Dei boas risadas lendo o post… Legal ver o Massa na frente do Alonso, uma vez na vida… hehe

Moreno
Moreno
12 anos atrás

O Massa poderia fazer uma largada dessas na mesma Hungria amanhã: Hungria 2008 http://www.youtube.com/watch?v=kC7-Qdcj7wQ Mas o brabo é que em quarto lugar… fica no lado sujo da pista. Mas essa de 2008 foi uma bela largada…

Mãe do Button (mais calma)
Mãe do Button (mais calma)
12 anos atrás

Só foi avisar que comprei um rolo de macarrão, que o carro do Jenson melhorou! Espero não ter que usar ele amanhã na cabeça de alguém (R.Dennis), vai que o carro quebra…

…quebrando, tem velório na segunda.

Weber
Weber
12 anos atrás

Acho que o Alonso largar em quinto foi pura malandragem. É melhor largar em quinto (no limpo) do que em quarto (na sujeira). Aposto que o Massa perde a posição na largada… infelizmente!

Walter
Walter
Reply to  Weber
12 anos atrás

Rapaz, se isto aconteceu, o Alonso é o melhor estrategista de todos os tempos, largar atraz do Massa de proposito, o ArrogAlonso? e outra, pelo menos em uma coisa até agora, o Massa supera o Alonso; sempre larga melhor, e tomara que hoje, não seja diferente. E mais tomara que a Ferrari não dê ordem pra ele deixar o Alonso passar.

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

Carlo Gil disse que o Rubinho MINIMIZOU o placar de 6 x 4 na batalha de grid em favor ao NOVATO Maldonado porque, esse ano se ultrapassa muito mais em corridas e pits, e que ele (Rubens) PREFERE (ahh tá) largar mais ATRÁS, mas conseguindo chegar aos pontos. Mas, reconheceu que na Hungria é MAIS importante largar a FRENTE de Maldonado, porque nessa pista é difícil de ultrapassar…pqp

Rubinho devia ter um pouco mais de HUMILDADE e admitir que Maldonado esta melhor nas classificações, mas não, foi ARROGANTE minimizando o pacar 6 x 4, lembrando que, o venezuelano teve o câmbio quebrado no Q1 na EUR, e na HUN preferiu não fazer tempo, o placar agora esta 6 x 5 para Maldonado, mas poderia ser muito mais.

Pera aí, dx eu entender o Rubinho (me ajuda aí Gomes), nas 10 primeiras corridas não teve problema Maldonado largar a frente, mas na DÉCIMA PRIMEIRA corrida tem?

Só que, o Rubinho antes falava abertamente que sua meta era chegar ao Q3, superando Maldonado, que aliás, conseguiu esse feito 3 vezes, Rubinho nenhum.

Pra vc ver como Rubinho é uma pessoa MAL RESOLVIDA, nunca ADMITE que esta tomando SUFOCO do companheiro!!!

Quando questionaram Schumacher por ser mais lento que Nico nas classificações, Schumacher já MATOU o assunto, sem choramingar:

“Rosberg é mais rápido em classificações, Nico é piloto de ponta, então, não há desculpas, como companheiro, é o mais duro com quem já disputei”

Schumacher, sempre reconheceu a velocidade das novas gerações, Rubinho NÃO!!! Depois, o alemão que é arrogante, santa hipocrisía…

R.Leme desceu a ripa no Heidfeld, disse que o alemão esta “devendo” na Renault, mas e o Rubinho na Williams?

roberto
roberto
12 anos atrás

vettel nao e melhor ,e mais um shumi na vida ter o melhor carro e uma vantagem enorme na formula 1 de hoje eu queria ver se fosse nos tempo de ayrton,allan prost,manssel,etc.ayrton o melhor que eu ja vi correr que fazia das zebras como se fosse pig pong hoje um f1 e controlado por computador que na chuva ayrton fazia magia dava 1,2 voltas no 2,3,4,5 lugar numa corrida com chuva.

Walter
Walter
Reply to  roberto
12 anos atrás

Rapaz, quem é o melhor hoje na F1 em minha opnião é o Hamilton, mas menosprezar o que o Vetel já fez é brincadeira né. Ele tem muito talento e mostrou isso enquanto estava em uma equipe pequena. Quanto a dizer que o Airton foi o melhor respeito sua opnião, mas acredito que voce não tenha visto muitas corridas do Piquet que na minha humide opnião foi o melhor piloto que o Brasil já teve na F1. Neste mesmo circuito, fez o que é de longe considerado uma das melhores ultrapassagens da historia da F1, Há, quem ele ultrapassou (colocando o carro todo atravessado na curva), foi o Airton. Se voce não teve opotunidade de ver, busque o video.

klaus
klaus
12 anos atrás

Agora que o Massa tirou o dedo do rabo, quem sabe ele volta a pilotar. Nos ultimos tempos ela andava dirigindo e olhe lá…

foca
12 anos atrás

no finalzinho da transmissão, enquanto aquele chato do locutor da globo falava feito um papagaio mostrou o pequenoerro do hamiltinho na última curva, que fez perder a pole praquele chatinho do fettel. quer coisa mais jacú do que dizer “that’s talking about”… pelamordedeus!

J. Alves
J. Alves
12 anos atrás

“Vettel, que algumas pessoas já diziam estar “pressionado”, “decadente”, “abalado”, cravou todo mundo”

Pois é, como tem mané… O garoto enraba todo mundo por sei lá quantos meses (mais de ano?), mas tem um errinho aqui e ali e todo mundo começa a salivar. Ô, coisa feia, a inveja do sucesso alheio… Como se os grandes todos do passado não tenham também feitos suas cagadas. Várias vezes. Mas, só por que o menino Vettel não é brasileiro, é só ele dar uma bobeada que já vira um pé-de-chinelo.

peter von wartburg
12 anos atrás

“marsupial desamparado” hahahahaha, vc parece que escreve bêbado. e quando estou chapadpo, como aagora, gracas ao aperol, aquavit, cerva alema, caipirinha e prosecco, te entendo mellhro.

don gomes, mvc esesvecreveeveeeee escreve para os BÊBADOS, HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA. EU TE AMO, vc é um cara de coracao gigante que merece tudo que tem, todos os amigos que conquistou e ainda vai conqeuistar. vc é duracalralho, hhahahahahahaha

tá rolando uma festa aqui emc asca. com caldo de feijao, e canijca doce feito lepa do na JUJU, coahocochorro quente feito poer mim, e um pao de queijo MÀGICO feito por ELA, sempre ELA, a mellhro r mulher do UNIVERSO!!! sou um sortudo e sei disso. até a rpórimamaximaeprósimaxima,

hahhahahahhahaa

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  peter von wartburg
12 anos atrás

Grande Dom Pedro! Sem fazer zona no quarto dos moleques, hein? E quando tiver festinha aí avisa. Avião tá barato!

Carlão
Carlão
12 anos atrás

Tudo isso aí é verdade. Só falta saber quem é misterioso careca. Por que se vocês não sabem, o sr. projeta carros maravilhosos, exige por contrato que todos usem peruca, num é verdade Gomes ???

Eder Casagrande
Eder Casagrande
12 anos atrás

nossa… quero dizer, acima… (foi horrível essa!!!)

Eder Casagrande
Eder Casagrande
12 anos atrás

“vi ótimos GPs naquele ponto abençoado do planeta”…

Nunca tive a oportunidade de estar em Budapeste, ou na tal Mogyoród, porém sei muito bem oque quis dizer com a expressão assima… rsrsrsrs

MULHERES!!!! As mais lindas do mundo estão lá.

Alexandre Gomes
Alexandre Gomes
12 anos atrás

Lewis errou a última tentativa, e 0,2s dava para tirar.

Bem, amanhã vamos ver o “babyschumi” defendendo a posição desde a primeira volta..

Mas bom mesmo seria embolar os 5 primeiros. e a estratégia de 3 paradas vai ser show mesmo.

Marcelo Rezende
Marcelo Rezende
12 anos atrás

Fui um dos que falei que o Vetel estava pressionado e tombei feio com a cravada da pole. Bom ver o Massa na frente do Alonso. Vamos ver amanhã o que vai rolar na primeira curva quando o Lewis jogar pra cima do Tião.

Dudu
Dudu
12 anos atrás

E Vettel Skywalker ataca novamente.

Willian
Willian
12 anos atrás

Vettel fez a pole e mandou um CHUPA aos criticos. Sem mais.

Tato
Tato
12 anos atrás

kkkkk
q brisa …
vc viaja mano

Eduardo-Sc
Eduardo-Sc
12 anos atrás

Nesses tempos de Uma formula 1 cada vez mais asseptica, também estou com esperanças que este gp será bom, embasado muito mais no que aquelas paredes de hungaroring viram durante sua história do que na corrida em si. Alias, esse gp deixou de ser chato faz muito tempo depois que começaram com o gp da Malásia . E quando começa …

ags
ags
12 anos atrás

FG……………………………..Final do GP…..Hamilton………El Cabron… Button… Shumiscado tedesco.. Barrica…Mongolide Vettel.. Arnica Rosberg… Amassa Barro or Zacarias,,,ou Pula Pirata…chorando de vontade de andar menos de ,50s que o El Cabron…. isso..segunda podem me cobrar..

fagner andre
fagner andre
12 anos atrás

nao mudo minha opinião quanto o alonso ser melhor que massa, imagina esperar mais um ano e meio para ver isto novamente.
torço para que amanha o massa meio segundo da silva ande pela primeira vez proximo ao seu companheiro, senão virá a famosa frase…..

Emerson Dias
Emerson Dias
12 anos atrás

Como diria tua avó…Danadinho esse Vettel…

Clayton
Clayton
Reply to  Emerson Dias
12 anos atrás

Massa na frente de Alonso.

2012?

JEPeres
JEPeres
12 anos atrás

O grande problema é ter que ouvir, como um mantra, que o Massa vai largar na frente do Alonso.

Gustavo
Gustavo
12 anos atrás

Pô, Gomes, bota uma foto dos meninos da rua Paulo aí, pô!

Thunderbird
Thunderbird
12 anos atrás

Perdi o treino. Sabe como é, tenho show hoje e é cedo. Portanto, deixei que o gomismo tomasse conta dos “relatos magiares”(sic). Se foi como você retratou aqui, essa corrida deve ser bem interessante. Pedi pras minhas groupies húngaras instalarem micro-câmeras nos principais motorhomes estelares. Passo as imagens após a corrida. E amanhã estarei no seu encalço na Rádio Eldorado ESPN. Obrigado, Gomes!

Erick Breder
Erick Breder
12 anos atrás

Não tenho muito o que comentar hoje… só a respeito de Fernando Alonso.
Com Massa largando pela primeira vez na frente do espanhol… cheguei a uma conclusão.

“A idade pesa”. E deve pesar coisa de 20 ou 30 kilos. Peso suficiente para fazer Alonso perder a vantagem de aproximadamente 0,5s que sempre teve para Felipe Massa.

David
David
Reply to  Erick Breder
12 anos atrás

Então quer dizer que de uma semana para a outra, por culpa da data de nascimento, Alonso não é mais o mesmo? pff…

Eduardo
Eduardo
12 anos atrás

Cadê o pessoal de ontem, que reclamou da manchete do Grande Prêmio, que citava o Massa em sexto lugar nos treinos. Vai bronquear outra vez?

Fabio
Fabio
Reply to  Eduardo
12 anos atrás

Quarto lugar,campeão. Não se empolga ainda não. rs

Orlando Salomone
Orlando Salomone
12 anos atrás

Tenho um carinho especial por Hungaroring, e estou guardando uma grana para andar no F1 2006 de Alonso. Acho que daqui há uns dez anos, vai dar.