EMOCIONANTE

SÃO PAULO (21 anos, já) – Foi nos treinos para o GP da Espanha, em Jerez, que Martin Donnelly sofreu o acidente mais impressionante que vi ao vivo, em 1990. Seu corpo estendido no chão, grudado ao banco que foi arrancado do carro, é imagem que entrou para as clássicas da F-1. E hoje, em Goodwood, Donnelly voltou a guiar uma Lotus 102, igual àquela em que bateu.

Naquele dia, fui correndo para o meio da pista. Cheguei antes da ambulância. Eram tempos sem muitas restrições nos autódromos. Guardo até hoje alguns pedaços amarelos daquele carro que catei no chão.

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rafael Prete
Rafael Prete
12 anos atrás

uau… eu nem sabia que ele tinha condições de fazer algo – pensei que estivesse numa cadeira de rodas e tals. mas muito boa noticia! e esta última imagem é a que fica!

Mário Gasparotto
12 anos atrás

Que ótimo ver esta imagem. Sabia que ele estava vivo e recuperado do acidente, mas vê-lo andando na Lotus novamente é emocionante mesmo. Coisas que somente em Goodwood acontecem.

2SIX
2SIX
12 anos atrás

Guardo três eventos da F1 que vi ao vivo e que me marcaram muito: – morte do Senna, acidente do Donelly e aquele caso do carro que capotou e incendiou e o companheiro de equipe dele não conseguiu salvá-lo (acho que foi em Nuburgring)

Outro chocante que me lembrei depois foi a morte de Paletti no Canada, devido à precariedade da tentativa de salvação. Por acaso, alguém sabe se teve alguém condenado por esta morte?

Danilo Candido
Danilo Candido
Reply to  2SIX
12 anos atrás

“Condenado” ??!?!?!?!?! Na F1 ?!?!?!?!?! E ainda por cima naquela época ????? Tá de brincadeira…nem na Williams alguém foi condenado pelo remendo na barra de direção no carro do Senna…quantos e quantos morreram por negligência e/ou imperícia de outros pilotos:Peterson, muito por culpa do afobamento do Patrese, Pryce (atropelou um incauto atravessando a pista com um extintor de 10 kg na mão), Revson, Williamson, Bandini, Courage (morreram queimados lentamente com os fiscais de pista só assistindo, sem fazerem nada), Rindt (houve falha mecânica nos freios absolutamente por erro de projeto), e o próprio Donnelly, salvo por milagre…o chassi do carro era absolutamente frágil, partiu-se num impacto não tão forte assim, pelo menos não à ponto de causar tamanho estrago. Dificilmente pune-se alguém pela morte de um piloto, por mais que hajam evidências. O argumento é sempre o mesmo, de que o perigo é inerente ao esporte…

Rodrigo Duarte
Rodrigo Duarte
12 anos atrás

Esse acidente também fica na minha memória. Outro é de um canadense que correu de F-Indy, esqueci o nome, que o carro dá várias piruetas no ar depois de bater no muro e o cara morre. Pelo menos não aconteceu nada com o Martin Donnelly.

Rodrigo Duarte
Rodrigo Duarte
Reply to  Rodrigo Duarte
12 anos atrás

Lembrei, foi o Greg Moore.

Nikolas Spagnol
Nikolas Spagnol
12 anos atrás

O Donnelly e o Nick Lauda são os 2 maiores sobreviventes da Fórmula 1. Estiveram muito perto da morte.

Interessante como uma Minardi ficou parada justamente logo antes do piloto estendido no chão. Acho que a ideia era servir como uma “barreira” para que o Donnelly não fosse atropelado.

Amazing Spiderman
Amazing Spiderman
12 anos atrás

Pessoal, a não ser que seja um outro Martin Donnely, tem um vídeo no qual ele pilota um Subaru Impreza num Rally Francês em 2009:

http://www.youtube.com/watch?v=zZ76CTvK-lM

janus
janus
12 anos atrás

Aquele foi também o dia da pole #50 do Senna. Uma marca muito pouco comemorada, no entanto, por causa da preocupação com o estado de saúde do Donnelly.

Squa
Squa
12 anos atrás

Po Flavio, poe umas fotos desss pedaços pra gente ver.

Alan Magalhaes
Alan Magalhaes
12 anos atrás

Vi o Martin há alguns anos em Siulverstone, comandando sua equipe de Fórmula Opel. Ele andava com dificuldade e era obrigado a utilizar um aparato metálico numa das pernas. Mas estava em pé, trabalhando. Saber que ele voltou a guiar um F1 realmente é uma notícia boa, principalmente para quem viu aquela foto aterrorizante.

Bruno Oliveira
Bruno Oliveira
12 anos atrás

Eu vi essa cena no filme do Senna, e fiquei muito chocado! Na hora me deu um nó na garganta, achei que ele tinha morrido ao ver aquele corpo retorcido na pista! Foi realmente um milagre ele ter sobrevivido a um acidente daquele porte.

Antes do filme eu não sabia desse acidente, afinal foi antes de eu nascer, sou de 1991.

Lotus Renato
Lotus Renato
12 anos atrás

Aquela imagem do corpo estirado no meio da pista, com uma das pernas visivelmente fraturada dificilmente sai da memória. Nesse vídeo tem alguns detalhes interessantes:

http://youtu.be/3NxP98H-vG4

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás
Pablo
Pablo
12 anos atrás

O cara ter saído vivo daquele acidente é uma vitória. Voltar a pilotar o mesmo carro, 20 anos depois daquele acidente é a confirmação da vitória!

Ernesto Longhi
12 anos atrás

Cara, que jóia! Isso é lindo. Palmas para os britânicos.

Claudio Antonio Cesario Da Silva
Claudio Antonio Cesario Da Silva
12 anos atrás

Puxa vida , já faz tempo mesmo!, É muito reconfortante saber que dentro do possível ele está bem, por que aquilo foi horrível de se ver, imagino para quem como você acompanhou ao vivo

Lucas C. C.
Lucas C. C.
12 anos atrás

Vendo essa propaganda enorme da Camel, me lembrou que a Souza Cruz não venderá mais cigarros com a marca no brasil

Amazing Spiderman
Amazing Spiderman
Reply to  Lucas C. C.
12 anos atrás

Graças a Deus. Por não se venderia nenhum cigarro de marca alguma em terras tupiniquins.

Amazing Spiderman
Amazing Spiderman
Reply to  Lucas C. C.
12 anos atrás

Corrigindo: Por mim não se venderia nenhum cigarro de marca alguma em terras tupiniquins.

Lott
Lott
12 anos atrás

Hoje eu também encontrei um ex-acidentado que esteve entre a vida e morte. Estava eu pedalando minha bike, no meio do mato, pelas trilhas da Grande BH, quando de repente surge Cristiano da Matta mandando muito no pedal. Sempre soube que ele praticava o MTB, diversas vezes já encontrei com os irmãos dele nas trilhas, mas ele foi a primeira vez que vi. Pela forma que estava pedalando (forte), parece que, fisicamente, o acidente não deixou sequelas.