FICA E PRONTO

SÃO PAULO (fim de papo) – Não é a primeira vez que Luca di Montezemolo reafirma que Massa fica na Ferrari em 2012. Talvez seja a hora de colocar fim às especulações sobre uma eventual saída do brasileiro de Maranello. Entre outras coisas, porque os nomes no mercado não são tão fartos assim. Dias atrás mencionei aqui um teste que o time vai fazer com Sergio Pérez e Jules Bianchi. Mas, sinceramente? Acho que não é nada para agora, não.

Ou é?

Transferindo a pergunta para a blogaiada: no lugar do presidente, você estaria pensando em alguém para o lugar de Felipe em 2012?

Subscribe
Notify of
guest

67 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcio
Marcio
12 anos atrás

Qualquer um é melhor que o Massa em qualquer equipe.

dg
dg
12 anos atrás

Vai continuar por mais um ano, mesmo pq , segunda as más linguas do povo que frequenta equipes pela Europa , ele concordou em reduzir pela metade seu salário, e continuar dando total apoio na fiat aqui no Brasil (provas/eventos/ etc).

mauro
mauro
12 anos atrás

hoje em dia, com a proibição de testes, trocar um piloto experiente pode ser uma temeridade. O regulamento que visava garantir igualdade de condições entre as mega equipes e as nem tanto, acaba prejudicando o aparecimento de novas caras na F1. Apesar disso, ainda aparecem alguns, como Perez, Maldonado, Koba e etc. Mas pena que Senna está ficando cada vez mais longe de um lugar em uma equipe.

galileu
galileu
12 anos atrás

enquanto o alonso estiver na ferrari, o massa tem emprego garantido.

galileu
galileu
12 anos atrás

chegamos ao ponto de torcer para o barrica e o massa permanecerem na f1, é brincadeira?
não, é muito sério, com a falta de pilotos de formula, não temos sucessores para eles e isso acarretará o fim da f1 no brasil, talvez nem as corridas sejam mais transmitidas por falta de interesse dos patrocinadores.
é minha gente, hoje aqueles 2 milões de dolares que foram tirados da f ford para ir parar na equipe daquele escoces sacana estão fazendo muita falta, é ou não é seu rubinho barrichelo?
acabaram com a unica escola de pilotos de verdade que existia no´país, para chegarmos hoja a isso que vemos agora.
profundamente lamentavel

Silvio Viana
Silvio Viana
12 anos atrás

Felipe… Nars. Com um ano ao lado de Fernando e estaria dando uma surra no espanhol (vide SennaXProst). Felipe Nars tem uma regularidade impressionante e já abriu 104 pontos numa categoria – Cooper Tires British Formula 3 International Series – em que os caras são feras e não alisam. Uma grande promessa nas escassas chances de brasileiros na F1 (já tô achando o Rubens um empada-fd).

Samuel
Samuel
12 anos atrás

Bruno Senna

peter von wartburg
12 anos atrás

pagaria mundos e fundos pra ter o kubica, com um braco só, correndo pra mim.

o maFFinha já foi. mas também, quer maldicao maior na Vida de um piloto do que receber uma mola na cabeca cuspida pela traseira do rubinho?!

Fernando Monteiro
Fernando Monteiro
12 anos atrás

Flávio, acho que a Ferrari está interessada em coisa “mais importantes” no momento. Ela deve ficar com o Massa, por que na verdade, por que o pessoal de Maranello não querem gastar energia com isso. A Ferrari já está começando fermentar a idéia de uma nova categoria administrada pelos fabricantes. Não foi de boa vontade que ela acatou a decisão da volta do tal difusor térmico, sabendo que seus carros perdem muito com isso. E ela tambem sabe que ano que vem a Red Bull vai continuar forte por que tem o melhor projetista que está sintonizado com as novas especificações técnicas. Circula pelos bastidores que a Renault está muito insatisfeita pela forma como a categoria está sendo gerida. O pessoal da Ferrari sabe da tradição que a montadora francesa construiu na F1 desde os anos 70 e quer atrair para seu lado este aliadop de peso. A verdade que já não é de hoje que os fabricantes querem fundar uma nova categoria. É nisso que o povo de Maranello tem pensado.

Gilberto Neto
Gilberto Neto
12 anos atrás

Pode ser impreção minha mas axo que o zaka ta melhorando um pouco, mas bater o El Fodon nunca. So levando outra molada para voltar o que era antes

Eli Dias
Eli Dias
12 anos atrás

Com toda certeza.

gabriel
gabriel
12 anos atrás

o Massa é util pra ferrari, não dá trabalho pro “el fodon” e ajuda a equipe.

galileu
galileu
Reply to  gabriel
12 anos atrás

ajuda no que? explique melhor.

Bringel
Bringel
12 anos atrás

O Brasil é a melhor opção da Fiat no momento. Portanto, nem adianta especular, a ferrari tem obrigações mercadológicas em manter um brasileiro, e o melhor, no momento, é o Felipe. O próximo será outro Felipe, aguardem.

Gustavo
Gustavo
12 anos atrás

Alonso deve ter pedido para Massa ficar, então o Pres. não contraria o atual Mestre das pistas.

Gustavo
Gustavo
12 anos atrás

Sérgio Perez

Thiago Brasil
Thiago Brasil
12 anos atrás

Esse assunto enche.

Massa tem sido correto, o suficiente pra ser um bom segundo piloto. É da casa, tem uma boa relação com o Alonso e, embora não seja mais aquele potencial campeão de 2008, tem ido bem. E de fato a Ferrari não tem tantas opções disponíveis.

Em 2013 ele muda de equipe, até porque já terão sido 7 anos de Ferrari, o cara mesmo n]ao vai querer forçar situação pra ficar (ainda mais com Alonso soberano até 2016). Aí sim pode pintar um Perez ou algo assim.

Batista Lara
Batista Lara
12 anos atrás

Uma “molada” na cabeça e “Alonso is faster than you”. Na minha opinião , dois fatores que acabaram com o Massa. Depois disso, ele perdeu a combatividade. Para mim, o Massa de hoje é 70% (ou menos) do Massa de três anos atrás… Espero que ele recupere a velocidade , a confiança e o arrojo de antes.

Banana Joe
Banana Joe
12 anos atrás

Do jeito que está fica bom pra todo mundo.
O Massa submisso não ameaça o El Fodón.
O espanhol sabe que não precisa se preocupar dentro de casa.
E a ferrari não precisa quebrar a cabeça e arriscar com um cara novo.
Vai que vem um novo Badoer.
E mesmo nessas equipes com 1 e 2 bem definidos ( as vezes até em contrato ) o segundo tem que ser bom, pra ficar como sombra empurrando o primeiro, senão o cara pode ficar numa zona de muito conforto e vacilar demais…

Jota
Jota
12 anos atrás

Qualquer um no Lugar do Zacarias… eu gostaria muito de ver o Koba ou o Kubica. O que nao pode é ter um segundo piloto com tanta cara de segundao. Eu teria vergonha de levar tanto tempo do meu companheiro de equipe. Zacarias é mercenario tambem.

André
André
12 anos atrás

Perez.

karkara
karkara
12 anos atrás

com Alonso na Ferrari ou fica o Massa ou recontratam o Rubinho.

Fernando
Fernando
Reply to  karkara
12 anos atrás

Melhor comentário….

Felipe Silva
Felipe Silva
12 anos atrás

eu mesmo se fosse massa sairia da Ferrari e me colocar em outro canto melhor

Carlos Tavares
12 anos atrás

Putz, tirar o cara pra capacho é triste, não? Não é por aí.

Fernando Alonso terminou 2010 à frente de Massa, e permanece dando uma surra no brasileiro simplesmente porque é mais piloto. Não é porque Massa é lambe-saco, capacho, ou a Ferrari quer sacanear mais um brasileiro, pois é perversa e adora ver o Galvão reclamar.
Alonso é melhor. Anda na frente, vence mais, faz mais pontos e ganha mais. Pronto.

É por isso que quando tem festinha e um vai guiar a Ferrari do Ecclestone, é o Alonso quem vai.

E se o Massa aceitar ficar, tá certo. Vai pra onde? A não ser que a Red Bull quisesse pagar pelos seus serviços, o que eu não acredito. Aí, acho que deveria trocar, mesmo tendo o Vettel por lá. Afinal, o carro é ainda melhor. Tem o Newey por lá, e tal.

]Muguello[
]Muguello[
12 anos atrás

Acho que El Fodon funciona melhor quanto mais pressao. *Hamilton* esse faz El Fodon virar Choronso ;-)

El Fodon eh foda mesmo!

luiz oliveira
luiz oliveira
12 anos atrás

Poderia ser o Perez se houvesse problema financeiro com a “saída” da P. Morris…..Não vejo mais o Massa como opção para a Ferrari, e sim como acomodação

Bruno Saranz
Bruno Saranz
12 anos atrás

Ferrari é equipe de um piloto só. E este piloto é o Alonso. Ficar com Massa é bom pra todas as partes… Até acho que o Massa ja se conformou (Barrichelizou) de que nao vai superar o El Fodon…

wilcimar
wilcimar
12 anos atrás

Segundo piloto de ponta pra atrapalhar o Dom Alonso da Astúrias do Galvão Bueno? Pra que um segundo piloto melhor do que o Zacarias Massa? Ele que fique lá e não encha o saco!

Luís Carlos Gonçalves de Oliveira
Luís Carlos Gonçalves de Oliveira
12 anos atrás

Don “Cordero” precisa fazer a Ferrari produzir carros competitivos. Quanto aos pilotos, Alonso é um dos melhores da atualidade e Massa não serve para nada mas não atrapalha. A equipe não teria qualquer lucro trazendo o Koba porque é um porra-louca sem futuro.

didi
didi
12 anos atrás

Deixe ele la como dizem esse a natureza marca é fraquinho……….

Sidinei Gadelha
Sidinei Gadelha
12 anos atrás

Eu acho que dentre os pilotos disponíveis, o Massa ainda é a melhor opção, o fato de ser superado pelo Alonso não significa que ele seja um piloto ruim, mas acho que é vacilo ele continuar na equipe após o fim da temporada de 2012.

Fernando Linhares
12 anos atrás

Sim. O Felipe não anda competitivo há tempos e temos outros pilotos melhores no mercado: Kobayashi, Kubica (se voltar bem), Rosberg e outras apostas mais obscuras.

João Kohl
João Kohl
12 anos atrás

E eu que ouvia muitos falarem do Rubinho… O lambedor de saco agora é o Massa?
O sentimento que o brasileiro em geral tem de se diminuir frente aos povos do primeiro mundo, não reflete o que algúns de nós sentem. Não acredito que o Massa sinta-se mal na presença do Alonso, ou diminuido perante os resultados do colega. Cada um tem seu estilo de pilotagem e portanto mostram resultados diferentes.

Costa
Costa
Reply to  João Kohl
12 anos atrás

É e cada um tem o seu talento. Ou não.

Hallan
Hallan
12 anos atrás

Kubica

João Kohl
João Kohl
12 anos atrás

Sou brasileiro, portanto é óbvio que vou torcer por um conterrâneo. Fora isso eu acho também óbvio que as equipes estão constantemente a procura de novos pilotos, seja por uma substituição de pêso em patrocínios e/ou talento de sobra. A Ferrari é uma grande empresa e obrigada a pensar em tudo sempre… Respondido?

Fabio Rogers
Fabio Rogers
12 anos atrás

Contratava o Nelsinho Piquet,tomava menos tempo do El Fodon que o Felipe,e com o carro sem as atualizações que iam primeiro pro carro do Espanhol e o osso sobrava pra ele…se não fosse aquele muro…

gian_racer
gian_racer
12 anos atrás

sergio peres,tanto pelo piloto que é….quanto pelo patrocinio que carrega….perfeito.

EduardoRS
12 anos atrás

Se o Enzo Ferrari estivesse vivo, ele contrataria o Koba. Seria o Gilles Villeneuve do século XXI.

Mas como quem apita agora é o Montezemolo, vai ficar do jeito que está. O Fodón carrega o time nas costas, o Massa mostrou que abaixa as calças sempre que for necessário, só falta conseguir um projetista bala pra fazer um carro bom. O resto tá pronto.

Helton Fernandes
Helton Fernandes
12 anos atrás

O mais chato do que ter um piloto apático tomando pau do companheiro de equipe dia sim e outro tb, é ter que aguentar a empolgação do galvãobueno tentando inventar um novo herói a cada temporada com milhares de justificativas pro desempenho desinteressado do Massa…
Fulano tá mais preocupado com grana do que em ser campeão de qualquer coisa.
A Ferrari deve ser uma maravilha de trabalhar. Quantos caras quase bons já ficaram meia vida trancados por lá?
Rubinho, Massa, Alesi, Irvine e mais uma penca. sempre ali, alisando algo que nunca terão…
Todos ficaram amarrados por lá, mesmo tendo contas bancárias muito maiores do que poderiam gastar por gerações…
Estranho isso.

Daniel
Daniel
12 anos atrás

Acho que Felipe Massa é a melhor opção no momento. Apesar de os resultados estarem abaixo do esperado, ele tem bom transito dentro da Ferrari e a equipe ainda confia muito em seu trabalho (é o que aparenta, ao menos).

Tailor Jr.
Tailor Jr.
12 anos atrás

Putz, é claro que a Ferrari quer a permanencia do Felipe, ficou conviniente pois Massa realmente com a pilotagem atual é um segundo piloto nato, tudo que El Fodon deseja.

Douglas Heinz
Douglas Heinz
12 anos atrás

Mas se terminarem as especulações como vão vender jornais?

José Morelli
José Morelli
12 anos atrás

Bem, previsível em diversas instâncias uma vez que o Massa é piloto-mordomo e ao que tudo indica não se importa em servir o Alonso, a principal arma da Ferrari. Tudo como nos conformes, Massa ao que tudo indica não se incomoda com a medriocridade. Única ressalva que faço é que no começo do ano nem pra mediocridade o Massa tava servindo, de modo qu eu esperava que a Ferrari o tirasse da equipe, mas ele melhorou nos últimos GPs, tem mostrado que ainda é competente pra ser um assistente. Carreira vitoriosa na F1 nem pensar, isso é coisa pra pilotos que estão num outro patamar.

Marlon Maestri
Marlon Maestri
12 anos atrás

Olá Flávio

É porque no Japão não se vende Fiat senão Koba-mito era o cara que eu queria ver ao lado de Alonso. Seria sensacional um japonês guiando uma Ferrari. O problema é que os italianos precisam vender carros e o Brasil ainda é um grande consumidor. Acho que esses campeonatos que o Felipe organiza é pra isso mesmo. Encontrar talentos em mercados estratégicos para a Fiat. Vai sabê.

Abraços Flávio

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
12 anos atrás

Eles tem Alonso, para que mudar? Talvez um piloto que de mais pontos ao time? Mas é complicado se adaptar na Ferrari, um novato agora iria fazer menos pontos. Eu esperaria 2013

Kleber Acquesta
Kleber Acquesta
12 anos atrás

Tanto no lugar do Alonso ou do Massa colocaria o Kobashow.

Davi Ribeiro
Davi Ribeiro
12 anos atrás

Eu colocaria o Koba, mas se fosse ele não iria para a Ferrari. Ser segundo piloto de um reconhecido piloto que faz de tudo – de tudo mesmo – para vencer, não é uma boa idéia. Tem uma grande chance de virar uma queimação e levar a carreira do piloto pro brejo.

Marcelo Trindade
Marcelo Trindade
12 anos atrás

Se depender do Choronso é claro que Massa fica.
Ele não cansa de afirmar que nunca “dominou” um companheiro de equipe com tanta facilidade.
E é claro que a opinião dele sobre este tema deve valer bastante dentro da Ferrari.

Tolentino
Tolentino
12 anos atrás

Não encomoda o Alonso, não causa atritos na equipe, lambe o saco de todo mundo la. É isso que a Ferrari quer para um segundo piloto, então fica como está.

Caco
Caco
12 anos atrás

Por mim, ficaria sim….
Alonso já tem uma grande batalha contra as Red Bull…. Um duelo interno não seria a melhor coisa neste momento.
Ficaria com Massa, afinal, pra ser escudeiro, ta mais do que bom.

Do que adianta ter um outro piloto novato e bom ao lado de Alonso, se a Ferrari vai focar o campeonato no espanhol????

Deixa como está, que tá bom!

Roberto Borges
Roberto Borges
Reply to  Caco
12 anos atrás

Tou com você, e com quase todo mundo que escreveu!
Infelizmente, é isso aí mesmo.

kleber rezende
kleber rezende
12 anos atrás

tenho um percepção unica sobre Massa na Ferrari. Envolve muito mais mercado
do que competencia. O Brasil e o melhor mercado para a Fiat, e e estrategico
manter um piloto Brasileiro la.