FÓSSEIS

SÃO PAULO (corre, Gomes) – Rubens Barrichello e Felipe Massa são dois fósseis de um automobilismo que não existe mais no Brasil desde o final do século passado. É o tema da coluna Warm Up de hoje.

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Antonio
Antonio
12 anos atrás

Se a F3 inglesa não serve para indicar pilotos na F1 , pra que investir em Formula aqui no Brasil? Sejamos realistas. O gênio, se aparecer, vai acabar indo parar na F1. Pilotos medianos nós já temos de montão. Di Grassi, Piquezinho, Senna e esses não vingam.
Não é culpa da CBA ou de quem quer que seja. Ou então façamos como o Chaves, injetando dinheiro em equipe falida por meio de uma estatal e coloca um brazuca pagante lá.
Também estou esperando os talentos franceses, italianos, austríacos etc…

Rogerio
Rogerio
12 anos atrás

gostei do Coryntosaurus Flávio… se precisar de mais algum pode pedir pra mim mesmo, sou o unico representante do Paleontologicheskii Institut na America da Sul…

Igor Freire
Igor Freire
12 anos atrás

Sabe o que é pior? É a globo ficar passando imagens da Formula Futuro como se fosse uma SUPER CATEGORIA TOP, DE ACESSO À FORMULA UM…. Mas em nenhum momento citam que o número de carros no grid não chega a 10.

Valente
Valente
12 anos atrás

Some a esses os fósseis de Kanaan e Castroneves, oriundos do sítio arqueológico de Speedway, um bairro nao arredores de Indianápolis.

marcão
marcão
12 anos atrás

Todos os comentários tem lá um fundo de verdade !!!

Porem, a realidade é essa mesmo!
Da mulecada quem tem o tal do talento natural que precisa ser lapidado nem conseque hoje chegar peto de um Kart, é muito caro!!
Aqueles que conseguem tem sempre um belo cheque na frente pra mostrar, e o talento fica já em segundo plano…O cara chega já mandando em todo mundo e cheio de mimos, se tiver que por a mão na graxa, reclama…
Ai passa pra outras categorias, mas qual??? Não tem mais nenhuma que va ensinar o cara a sair de trazeira ou de dianteira,, isso hoje é problema pra todos, antigamente se faziam as curvas mais rápidas assim mesmo de lado, de trazeira.. Sobresterço e sobesterço hoje é problema do controle de tração ou do freio abs…
O que faz falta também é termos a alternativa horiginal de interlagos.
O circuito era deslumbrante e desafiador ao mesmo tempo…
Mas faz falta mesmo é perspectivas!! Isso sim faz falta!!!
E monopostos !! Que ensinem, que desenvolvam, que tenham seus degraus de dificuldades…
Pilotar carros, fazer certas curvas, saber frear, e dar alternativas de tangencias de curvas, é uma lapidação, é um aprimoramento que só se descobre com o tempo e com muito treino, mas muito treino, ou melhor, quilometragem..Desde o Kart até no nosso caso a F-3 passando por várias categorias desde as que não tem nada de aérodinamica ou auxilio eletrônico e hidraulico, passando pelas médias e chegando nas mais fortes e já com tudo o que a tecnologia e engenharia mecanica pode oferecer..
Sem industria automobilistica por trás para investir, nunca mais teremos monopostos no pais.. Sem eles adeus aos campeões que tanto falam…
Os maiores culpados por essa situação não é o pai do futuro piloto..
São as federações, os clubes e por fim a Confederação Brasileira, principalmente a dessa gestão que ficou teimando em não fazer o seu dever básico que é o de criar condições para que as categorias sobrevivam… É aquela história de sempre.. Quem como a carne que te alimenta acaba só com osso!!!
E isso foi o que a CBA fez nesses ultimos anos, essa atual administração andou comendo muito da carne, e agora o osso já está a vista….Restam aos clubes e as federações estaduais tomarem pé da sitação e tentar reverter esse quadro… Governo nunca ajudou em nada, Nem pra fiscalizar serve, e as vezes é o primeiro a entrar nas falcatruas….
É uma pena que estejamos vivendo esse momento!!!
Essa é hoje a nossa realidade !! Sem por nem tirar, é isso mesmo…
Basta termos visto na semana passada em interlagos a F-3 com 10 carros, e oito pilotos, dois precisaram vir da categoria que tinha acabado de correr pra compor o grid…Isso é lamentável, é muito triste… Como são as noticias recentes envolvendo patrocinadores pilotos e organizadores deixando o automobilismo por se sentirem envergonhados diante das ultimas atitudes da confederação e do ctdn…
Se a CBA estivesse mesmo preocupada com o automobilsmo na sua plenitude, hoje o cenário seria outro, afinal estamos vivendo um grande crescimento na industria e comercio em geral, só não no esporte citado…
Só a titulo de ex. a CBA poderia sobretaxar esses eventos todos cooporativos e angariar recursos para a criação de várias categorias de monopostos… Na porche, na stock, na gt3, na truck, e agora nesse de marcas de latarias de automoveis… Pegou moda isso…

Cada categoria teria que fornecer, motores, ou suspenções, chassis, todos padronizadospara as equipes e essas iriam criando categorias mais fortes… Tudo com insentivo e valorização de quem detem a obrigação de manter o esporte….
Por ex… Um Formula SP, já usa o motor AP 2.0 ou 1.8.. Esses chassis receberiam esse motor á partir do 1.4 ou 1.5, passariam para o 1.6 já com alguns aperfeiçoamentos aerodinamicos, numa outra categoria teriamos o 1.8 já com a opção de freios inteligentes e o cambio de borboletas por ex: e numa outra teriamos o motor 2.0 ou 2.2 já com materiais em friba de carbono, todos os apetrechos aérodinamicos e com toda a tecnologia possível desde nascionais, ai sim passariam para o formula 3 … Esse da F.SP é apenas um ex.O chassis seria sempre igual para baratear os custos.. Esse seia um investimento inícial, que a CBA os clubes e federações fariam só pra começar a divulgar e depois as fabrica iriam chegando e fazendo suas categorias.. Como é hoje a F-Future, que da a oportunidade de algo junto a ferrari aos seus campeões…
Sei lá pode até demorar um pouco, mas como tudo hoje é rápido em questão de alguns anos a coisa vingaria de novo….
Mas não, sonho é sonho, e realidade é realidade… Hoje, desde quem promove até quem gerencia o esporte( que são os atuais mandandes da CBA) só querem mesmo é o dinheiro facil e rápido que os esporte corporativo pode proporcionar….
E indo assim o pais continuará a cultuar seus antigos campeões e únicos ídolos verdadeiros no esporte a motor…
Uma pena !!!

marcão
marcão
12 anos atrás

Todos os comentários tem lá um fundo de verdade !!!

Porem, a realidade é essa mesmo!
Da mulecada quem tem o tal do talento natural que precisa ser lapidado nem conseque hoje chegar peto de um Kart, é muito caro!!
Aqueles que conseguem tem sempre um belo cheque na frente pra mostrar, e o talento fica já em segundo plano…O cara chega já mandando em todo mundo e cheio de mimos, se tiver que por a mão na graxa, reclama…
Ai passa pra outras categorias, mas qual??? Não tem mais nenhuma que va ensinar o cara a sair de trazeira ou de dianteira,, isso hoje é problema pra todos, antigamente se faziam as curvas mais rápidas assim mesmo de lado, de trazeira.. Sobresterço e sobesterço hoje é problema do controle de tração ou do freio abs…
O que faz falta também é termos a alternativa horiginal de interlagos.
O circuito era deslumbrante e desafiador ao mesmo tempo…
Mas faz falta mesmo é perspectivas!! Isso sim faz falta!!!
E monopostos, sim!! Que ensinem, que desenvolvam, que tenham seus degraus de dificuldades…
Pilotar carros, fazer certas curvas, saber frear, e dar alternativas de tangencias de curvas, é uma lapidação, é um aprimoramento que só se descobre com o tempo e com muito treino, mas muito treino, ou melhor, quilometragem..Desde o Kart até no nosso caso a F-3 passando por várias categorias desde as que não tem nada de aérodinamoca ou auxilio eletrônico e hidraulico, passando pelas médias e chegando nas mais fortes e já com tudo o que a tecnologia e engenharia mecanica pode oferecer..
Sem industria automobilistica por trás para investir, nunca mais teremos monopostos no pais.. Sem eles adeus aos campeões que tanto falam…
Os maiores culpados por essa situação não é o pai do futuro piloto..
São as federações, os clubes e por fim a Confederação Brasileira, principalmente a dessa gestão que ficou teimando em não fazer o seu dever básico que é o de criar condições para que as categorias sobrevivam… É aquela história de sempre.. Quem como a carne que te alimenta acaba só com osso!!!
E isso foi o que a CBA fez nesses ultimos anos, essa atual administração andou comendo muito da carne, e agora o osso já está a vista….Restam aos clubes e as federações estaduais tomarem pé da sitação e tentar reverter esse quadro… Governo nunca ajudou em nada, Nem pra fiscalizar serve e as vezes é o primeiro a entrar nas falcatruas….
É uma pena que estejamos vivendo esse momento!!!
Essa é hoje a nossa realidade !! Sem por nem tirar, é isso mesmo…
Basta termos visto na semana passada em interlagos a F-3 com 10 carros, e oito pilotos, dois precisaram vir da categoria que tinha acabado de correr pra compor o grid…Isso é lamentável, é muito triste… Como são as noticias recentes envolvendo patrocinadores pilotos e organizadores deixando o automobilismo por se sentirem envergonhados diante das ultimas atitudes da confederação e do ctdn…
Se a CBA estivesse mesmo preocupada com o automobilsmo na sua plenitude, hoje o cenário seria outro, afinal estamos vivendo um grande crescimento na industria e comercio em geral, só não no esporte citado…
Só a titulo de ex. a CBA poderia sobretaxar esses eventos todos cooporativos e angariar recursos para a criação de várias categorias de monopostos… Na porche, na stock, na gt3, na truck, e agora nesse de marcas de latarias de automoveis… Pegou moda isso…

Cada categoria teria que fornecer, motores, ou suspenções, chassis, todos padronizadospara as equipes e essas iriam criando categorias masi fortes… Tudo com insentivo e valorização de quem detem a obrigação de manter o esporte….
Por ex… Um Formula SP, já já usa o motor AP 2.0 ou 1.8.. Esses chassis receberiam esse motor á partir do 1.4 ou 1.5, passariam para o 1.6 já com alguns aperfeiçoamentos aerodinamicos, numa outra categoria teriamos o 1.8 já com a opção de freios inteligentes e o cambio de borboletas por ex: e numa outra teriamos o motor 2.0 ou 2.2 já com materiasi em friba de carbono, todos os apetreços aérodinamicos e com toda a tecnologia possível desde q

Caio
Caio
12 anos atrás

Caro Flávio, concordo com você temos que parar com esse eufemismo que a Globo tenta impor e lutar pelo renascimento do automobilismo. Contudo gostaria de fazer uma observação, faltou o Luiz Razia, nos pilotos em busca de espaço na atual formula-1.

Mario Simas
Mario Simas
12 anos atrás

De arqueologia você está fraco. Confundiu múmias com fósseis.

André
André
12 anos atrás

É isso mesmo Flávio. O automobilismo no país não existe mais. Quer dizer ainda se anda de carro aqui, mas, como muitas coisas, nada é levado muito a sério, principalmente pelos órgãos competentes. Acho que vo mudar pra Argentina viu…

magoo
magoo
12 anos atrás

Caros,

Tenho 36 anos.

Tive a sorte, desde quando pequeno, de ver corridas da F1. Lembro, sim, de ver ao vivo os sopapos ao chileno na Alemanha e o segundo lugar no GP de Mônaco, a mais longínqua lembrança foi de acordar alegre falando “hoje tem corrida de Fittipaldi”, e levei dois anos pra sacar que F1 não era de “Fórmula Fittipaldi”… (bom, lembro também de acompanhar a Guerra das Malvinas (torci para a Argentina), das Diretas já e do Laranjito. Mas são outras histórias…).

Naquela época, e muito antes disso, precisa de incentivo (patrocínio, coragem, ideias) para alguém procurar seu lugar, e nos mostrar seu valor.

Hoje o dinheiro mudou de interesse e intensidade, e infelizmente o nosso esporte favorito não é o foco do investimento pelo esporte. Se transformou apenas no investimento pelo interesse.

Esse interesse de investimento acabou. Existem outros produtos, sejam esportivos ou culturais, ou televisivos, que dão mais lucros.

Infelizmente, o automobilismo não é mais algo que chame as massas, como no final dos anos 80 com a F1, ou até mesmo a F-Indy no final dos 90.

O problema é que olhamos para os resultados. Sem algo que for uma conquista sem precendentes, o brasileiro perde o interesse. (cara, tivemos 3 Indianápolis na última década… como que isso não gerou algo!)

Essa perda acabou com várias categorias, nenhuma gerou muito retorno. Ou se gerou, como a Fórmula Truck, foi muito efemera.

É triste, mas é a verdade. Nós brasileiros em geral pedimos por isso.

Torço. E torço muito, para continuar a ver um brasileiro no grid da F1 ou da F-indy, de forma que ainda possa torçer com meus sobrinhos em um domingo despretensioso.

Mas está difícil, bem difícil.

Ainda bem que nos sobra a história. Para aqueles que a sabem contar, e a manter lembrada.

Flávio,

Daqui a alguns anos, algum dos Gominhos estará acelerando por diversão em Interlagos. Talvez será um ninguém para o automobilismo nacional, mesmo porque esse talvez seja concretizado por ele mesmo, pois não queira ser profissional do ramo. Mas estará lá por diversão.

Isso sim, eu sei, que pessoas que fazem o automobilismo por amor vão fazer acontecer. Manter a lembrança e a vontade de acelerar, nem que seja eu um kart indoor. Será que até esses sucumbirão?

[],
Magoo.

PS: Tenho uma conquista em minha vida: completei umas quarenta e poucas voltas com um fórmula ford em Interlagos, somando duas oportunidades, tem uns 10 anos e 7 anos, em aulas de pilotagem. Cumpri, com isso, uma boa parcela do automobilismo que precisava em minha vida, mesmo que seja como um amador…. dá hora… em um dos dias o goleiro do São Paulo tava lah pra filmar para em um progama sua experiencia em um stock car. Fui ultrapassado pelo stock em suas voltas de instalação e vi o carro quebrar sem completar uma volta com o goleiro. Meu cunhado, são paulino, ficou com uma foto com o cara até hoje.

galileu
galileu
Reply to  magoo
12 anos atrás

alguem mencionou o futebol, nada em haver com o tema, mas vai uma sugestão, leiam jogo sujo o mundo secreto da fifa e preparem um balde ao lado para vomitar)
hoje tudo o que envolve dinheiro, virou jogo de interesses, alguem acha que perdemos 4 penaltis assim de graça? misteérios.

carlos eduardo
carlos eduardo
12 anos atrás

E muito desanimador .

eduardo
12 anos atrás

O BRASIL JA DEIXOU A MUITO DE SER O PAIS DO FUTURO EM ALGUMAS AREAS E NO ESPORTE MOTORIZADO JA VIROU PASSADO A MUITO É UMA PENA , ATE A PROPRIA INDUSTRIA AUTOMOBILISTICA LOCAL VAI DEIXAR DE EXISTIR NOS PROXIMOS 20 ANOS VAMOS TER APENAS MOTADORAS QUE RECEBERAO PEÇAS CHINESAS OU COREANAS E MONTAR OS CARROS ‘ NACIONAIS ‘ QUEM VIVER VERÁ

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

Brasil, ano 5.048

Pachecada chora…

“Ahhhhhh que SAUDADE dos tempos de Rubens e Massa na Ferrari, pelo menos o “nosso” Brasil vencia algumas corridas, o alemão até deixava o Rubinho e Felipe vencer algumas corridas, com Alonso isso nem acontecia”

Na Indy é o mesmo caso Gomes, muitos acham que Rubens poderia ARRASAR na Indy vencendo vários campeonatos, mas não é bem assim, não é uma categoria fácil!

Na época de “ouro da CART tivemos campeões em:

1989 – Fittipaldi
2000 – Gil de Ferran
2001 – Gil de Ferran
2002 – Cristiano da Matta

Já na IndyCar Series entre 1996 e 2010, somente Tony Kanaan foi campeão em 2004, depois de Castro Neves e Kanaan, adeus vitórias na F.Indy.

Brasileiro tem uma FALSA impressão que piloto de carro é como jogador de futebol, aparece um fora de série em cada canto, grande engano! Atualmente, se não tiver FORTE investimento, pode esquecer título na F1. Lembrando que o Nelsão investiu no filho, tinha amisade com Briatore e nem assim deu certo. Se o piloto não chegar como Vettel ou Hamilton, fica complicado achar vaga em equipe que aposte tudo em um único piloto, no passado também foi assim com Fittipaldi,Senna, Piquet, Prost, sorte também faz parte do jogo.

Na minha opinião os títulos de Fittipaldi, Piquet e Senna foram conquistas pessoais, o Brasil não leva mérito nenhum, pois NUNCA se preocupou em formar pilotos para correr a nível mundial. Diferente do caso da Alemanha que investiu forte na era Schumacher, o resultado esta na pista! Isso se chama, PLANEJAMENTO, coisa que o Brasil não sabe o que é, e quando toma SURRA no esporte, fica (Galvão) numa puta choradeira, chega ser hilário…

Rubens e Massa até que foram longe na F1, não precisam ficar se lamentando, tem que dar muito valor naquilo que conquistaram! O Massa devia dar uma BANANA para essa pachecada que vive cobrando enchendo o saco. O Rubinho nem tem como fazer porque caiu no oba-oba do Galvão e da emissora Global, sempre querendo salvar a pátria, dar alegria aos brasileirinhos, vingar o Senna, etc…

l

galileu
galileu
Reply to  Marcelo
12 anos atrás

marcelo, sem esquecer que o emerson na época da coperçucar foi pedir dinheiro ao figueiredo, (último presidente militar do Brasil), e esse preferiu dar a grana para o manco do boesel só porque ele gostava de cavalos tambem, aí tinhámos o jarrier correndo com o melhor carro da ligier e com um patrocinio do café do brasil e o nosso construtor indo a falência na europa
ESSA FOI UMA PUTA DE UMA INJUSTIÇA.

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
12 anos atrás

Acho que eles são os ultimos sobreviventes.

Roberto Borges
Roberto Borges
12 anos atrás

Seu texto foi duro, até certo ponto melancólico no conteúdo, mas muito bem nas palavras.
Infelizmente parece ser um retrato realista do nosso automobilismo.
Quando eu era adolescente torcia para termos mais grana e carrões, triste por ver a Divisão 3 morrer, embora a Stock estivesse nascendo. Por outro lado, nosso kart estava sempre disputando títulos mundiais, podia não ganhar mas disputava, e as categorias de fórmula alinhavam mais de 20 carros, fácil. Havia uma sequência lógica: kart, F-Vê, F-Ford e/ou F-SuperVê.
Ficávamos, os aficcionados, apostando em quem seria o herdeiro de Emerson…
Hoje, nem dá pra apostar em nada!

galileu
galileu
Reply to  Roberto Borges
12 anos atrás

boa roberto, eu tambem vivi esta fase.
tambem vi o sonho se perder por falta de patrocinio, (cheguei a perder a chance devido a um pilotasso que andava na europa e fazia Kgadas com o nome do patricinador, e ao ter o contrato encerrado, processou a empresa, fazendo que a mesma desistisse de carros de corrida) não vou citar nomes por ética, mas o cara sabe que eu estou falando dele, (se ele ler este blog).

fagner andre
fagner andre
12 anos atrás

Prestígio só dá dinheiro pra Nestlé, se não tiver um patrocinador a lá Santander ,fica na mão.mas isso é como acertar no mega senna… mas não adianta falar de sorte, pois se ferradura desse sorte, burro não puxava carroça.
O pavão de ontem é o espanador de amanhã.
aos nossos pavoes rubens e felipe…

Gilles_Senna
Gilles_Senna
12 anos atrás

A família Senna não deixou o Bruno seguir o seu caminho na altura certa mas mesmo assim acredito que ele seria já um dos melhores se tivesse entrado com a Brawn. Barrichello teria prestado um grande serviço ao automobilismo brasileiro se tivesse ido embora no final de 2008, após 16 anos de F1.

galileu
galileu
Reply to  Gilles_Senna
12 anos atrás

caro gilles, discordo de ti em relação ao rubinho, o bruno ficou muito tempo parado não por imposição da famiília como voce postou, tão logo faleceu o tio ele perdeu o pai em um acidente de moto na av sumaré, isso meche com a estrutura de qualquer um.
o bruno tinha a pista de kart, (na fazenda do ayrton), de avaré a sua disposição para treinar todos os dias da semana, assim como, o danilo dirani, (esse se o pai tivesse grana ia dar trabalho, {dava pau no nelsinho} ).
com a falta de testes toda equipe gostaria de ter um rubinho no seu staff pewlas iinformações passadas durante os 300 km de um gp.

Alan Ruggero
Alan Ruggero
12 anos atrás

Não concordo com o texto da coluna Warm Up (ou talvez não o tenha entendido).

O Brasil não está revelando mais ninguém na F1. Fato. Mas vejamos:

Vamos comparar nossa revelação de talentos com outros fortes países no automobilismo. A quanto tempo não surgem bons pilotos italianos, franceses ou até mesmo ingleses na F1? – considero Lewis Hamilton um caso a parte.

Todos esses países citados no parágrafo acima possuem ótimas categorias de base, com grids cheios e tudo mais.

O problema não é só interno. A questão é que o automobilismo está ficando cada vez mais globalizado (odeio essa palavra, mas não encontrei outra melhor). Estão surgindo pilotos de países sem muita tradição em automobilismo, mas com grana cheia no bolso. E isso pesa, e muito.

Vamos abrir nossa cabeça pra outras categorias importantes no mundo. Nós temos o Augusto Fárfus, Jaime Melo Jr, João Paulo de Oliveira, Nelson Angelo Piquet, e mais outros grande talentos guiando carros dos sonhos. Infelizmente sem grande reconhecimento no Brasil.

E não precisamos ir buscar lá fora. Aqui mesmo temos pilotos na Stock Car e F-Truck com potencial pra andar na frente em grande parte das categorias internacionais.

Pq só F1? Automobilismo é muito maior do que isso.

galileu
galileu
Reply to  Alan Ruggero
12 anos atrás

ALAN. a f 1 é o supra sumo do automobismo mundial, mais que a nascar, que a indy, que le mans, pena ter perdido aquela aurea romantica para a tecnologia que não nos propicia nada em termos de desenvolvimentos de nossos carros, mas é aí que está o charme do negócio, fora o dinheiro que gera.
nossos pilotos de stock e truck estão muito longe de andar na frente de categorias internacionais, os outros brasileiros que lá estão, tem meritos para ocupar o lugar, e a quanto tempo já estão na europa fazendo isso?
hoje o cara vem com um caminhão de dinheiro e compra uma vaga em detrimento daquele piloto que está desenvolvendo o seu talento mas é um durango, (isso funciona tanto no BRasil como no mundo todo)

Emerson Santos
12 anos atrás

O automobilismo brasileiro passa por uma fase de grandes mudanças, que espero, sejam para melhor. Enquanto milhões serão desvi..ooops destinado às obras para Copa e Olimpíadas o automobilismo recolhe algumas migalhas. Como se explica isso? Temos oito títulos mundiais mas como a maioria dos espectadores possuem memória curta e patrocinadores não a possuem isso não faz a menor diferença. E com uma indústria automobilística inexistente por aqui então….resultado: pouco interesse. Este esporte não vive só de paixão…

luiz alberto
luiz alberto
12 anos atrás

Uma pequena nota que havia esquecido más se alguem tiver alguma explicação,por favor me adiante,pois a algum tempo isto esta incomodando o meu raciocinio;A fase atual da pobresa de PILOTOS GANHADORES e com perssonalidade de campeão ao invés de simplesmentes meros e bons SEGUNDÕES vem “coincidentemente´´ ocorrendo desde a MUTILAÇÃO do Interlagos de 7960m. Será que tem alguma coisa haver pessoal?
Seria pura e simples maldição de Sanson ou tambem a atual gestão do automobilismo brasileiro,más no tempo que Emerson foi para a europa ele saiu completamente desacreditado e até ridicularizado e as “otoridades´´da epoca como hoje só sabiam criar dificuldades para o automobilismo,pois o pais é do futerbol(desde que não haja disputa por penaltis)

galileu
galileu
Reply to  luiz alberto
12 anos atrás

nada a haver luiz, o senna foi da época da mutilação e chegou ao tri campeonato, o rubinho e o massa fizeram boas corridas , chegaram a ganhar algumas e disputar campeonato. o que faltou foi uma categoria escola, (sempre falo isso), para os nossos pilotos recém saidos do kart, e que sem preparo algum, vão para a europa deixar fortunas nas mão de dirigentes de equipes inescrupulosos, (nem todos o são); novamente: foram desviados 2 milhões de dólares da extinta formula ford para seu barrica sentar na wtuart, e acabamos ficando a pé sem a nossa categoria escola como já disse.
tá certo, tivemos a formula chevrolet, mas o que aconteceu? o kanaã foi para a indy, o massa deu no que deu, os giaffones, todo mundo sabe, o felipe carbone, (acelerava muito o batatinha), nãom sei onde foi parar.
na minha opinião, faltou dinheiro de investimentos e patrocinios, daí a estagnação no que se trata de pilotos de formulas, investiu-se muito nas categorias de turismo que é mais facil de guiar.
corremos o sério risco de ficarmos se pilotos e sem gp do brasil, (talvez até sem transmissão do efento f1 pela televisão por falta de patrociadores), num futuro não tão distante assim
CBA= Como Burlar Automobilismo no Brasil
ACORDEM PILOTOS.

luiz alberto
luiz alberto
12 anos atrás

Na minha humilde opinião eles ainda estão a nivel de “CARNIÇA´´

Orlando Salomone
Orlando Salomone
12 anos atrás

Parece que os fósseis, em qualquer segmento da vida nacional, são os únicos que conseguem fazer as coisas continuarem funcionando. Se dependermos das gerações mais recentes, estamos fodidos.