ITAMAR
SÃO PAULO – O ex-presidente Itamar Franco morreu hoje em SP aos 81 anos. Assumiu o país em meio ao caos deixado por Fernando Collor. Terra arrasada. Bancou o Plano Real, acabou com a inflação, manteve o Brasil no trilho da democracia (e olha que o que não faltou, na época, foi quepe ouriçado para uma nova “redentora”) e relançou o Fusca.
Foi em 1992, acho, que Itamar manifestou à Autolatina o interesse pela volta do Fusca, um verdadeiro carro popular. Em 1993 ele estava de volta à linha de montagem em São Bernardo do Campo. E durou até 1996. Essa última série acabou ganhando informalmente o nome de seu patrono. Hoje, entre os colecionadores, um Fusca Itamar é um item raro, querido e desejado.
Itamar Franco fez muitas coisas boas e importantes, cometeu seus pecados, teve todas as qualidades e defeitos que os políticos brasileiros têm, mas ninguém o acusa de desonesto. Já é muita coisa. Era mulherengo e divertido. E virou nome de carro. Uma honraria para poucos.
Quem matou a Gurgel foi FHC, e não Itamar, que não quis socorrer a empresa e sim socorrer o , falido, banco econômico.
E pelo visto não sou apenas conhece a história do ACM e Itamar
Vá com Deus, velhinho! Parabéns pela vida que teve… =(
Caro FG,
sem exageros,
assistindo neste final de semana algumas intrevistas com analistas políticos e jornalistas especializados em política, o que possibilitou relembrar em poucas horas tudo o que o ex presidente Itamar Franco fez, é fácil concluir. Ele foi o melhor presidente deste país !!!
Como vc mesmo citou:
– Pegou o pais aos cacos e em meio a enorme turbulência política.
– Criou o Plano Real.
– Elegeu seu sucessor (FHC)
– Saiu do governo com 84% de aporvação (+ que o Lula em 2010)
– Criou condições no pais para a fabricação de carros mais baratos
Infelizmente perdemos um gde homem público !!!
Simão
…triste situação essa e fim da picada total achar que Itamar fez um bom governo galera!!
modelo Itamar :
era fraquinho, ultrapassado, não acomodava todos, gastava muito , custava caro, tinha farois sem muito alcançe , enfim mediocre como o carrinho que relançou …e ainda pisou na mão do coitado do Gurgel na beira do poço!
Itamar é que criou o Plano Real, com o pessoal da PUC RJ. fhc apenas foi o “caronista”, adulado e protegido pela mída, que roubou o crédito. Quanto aos “escandalos”, vale a frase no episódio Lilian Ramos
“Lilian Ramos estava na dela. Quem não estava na dela era a calcinha.” Ignácio de Loyola Brandão
Sei que hoje o Brasil está na estabilidade econômica. Graças ao nosso querido Itamar Franco. Graças a ele e FHC, que foi ministro da fazenda que começou a arrancada do desenvolvimento. Lula e Dilma continuaram dando prosseguimento a este espetáculo de crescimento que hoje é o Brasil. Tudo começou com a coragem deste homem que se foi. Itamar Franco com sua política pão de queijo, “mineirim como ele era sô” Fique na paz de Deus.
Acho que poucas vezes na história. Talvez mundial. Um mandatário de um país conseguiu relançar um veículo. Não por força da ditadura, mas sim pela democracia. Será que a montadora teve algum lucro ou prejuízo. Só pela montadora ter trazido de volta um carro histórico não têm preço.
deixo aqui registrado meus sentimentos. Concordo com um dos comentários feitos “O simples fato de ser um político e não ser taxado de desonesto já vale muito”. Mudando de assunto, onde ou com quem está esse Fusca conversivel usado no passeio do Itamar pela fábrica fa VW……….ficou muito SHOW.
Um cara que realmente foi importante para o País, ao contrário de centenas de políticos que aí estão.
Vendo a reportagem, vemos que algumas coisas não mudam nunca: professores em greve sendo atacados pela polícia, a mando do governador fascista.
O incentivo para ressuscitar o Fusca, na época, foi só mais um factoide criado por Itamar, afinal, popular por popular o Uno Mille daria um sucessor melhor, mais barato e econômico. O Fusca do Itamar acabou tendo sucesso mesmo só entre aficcionados e no interior, pois dizem que não há nada melhor para se andar no barro das estradas de chão.
Enfim, descance em paz, Itamar. Pelo menos era honesto e tinha carisma, coisa que não dá pra dizer dos políticos de hoje.
Tudo bem, o tal de Feranando Collor não tem defesa !!! Mas foi o dito cujo quem declarou que os carros fabricados no Brasil pareciam CARROÇAS, e acabou com a odiosa reserva de mercado mantida por VW, FORD, GM e a “caçula” FIAT !!! Collor simplesmente mandou abrir os portos para a importação e, curiosamente, a primeira marca de importados a pisar em solo tupiniquim foi nada mais nada menos do que a LADA !!! Sim, Flavio Gomes, a LADA !!!! Não fosse o Collor vc nunca teria um LADA, Flavio Gomes !!!
Opa, agradecemos o Collor por isso! Pra alguma cosia serviu…. abrir o mercado. Pena que a proteção abusiva ao lucro extremo da ind nacional não cai nunca. As vezes tenho a impressão que o Brasil teria endireitado na decada de 90 a qualquer custo… ou pelo custo da globalização e interesses externos em dar uma sugadinha por aqui.
O Fusca Itamar era lindo, equipado, “luxuoso” e potente.
A pena foi a VW pensar que poderia pensar que poderia vender um carro projetado nos anos 30 pelo preço de um popular atual.
Uma puta sacanagem!!! A VW pôs no traseiro de todos os fãs do carro. Um projeto totalmente pago e a propria montadora cansou de ganhar dinheiro em cima dele. Custava custar 10% menos? Tenho certeza que o itamar (o fusca) só sairia de produção junto com o Vocho (fusca mexicano).
E hj em dia, as pessoas compram o Mille como sendo “modelo de entrada”…. otarios… a Fiat lucra uma barbaridade nesse carro que custa “R$100” a menos que um Palio.
Sem dúvida! E olha que o fusca Itamar era famoso pelo desleixo que a fábrica tinha com ele. Como falei, usaram como vantagem para baratear a Kombi, pois o desconto negociado com o Itamar (via Lobby) foi para todos os carros com motor a ar.
Isso é um grande exemplo de lobby, fez o desconto para 1.0 por que a FIAT tinha um 1.0 prontinho e fez lobby, sabendo da dificuldade dos concorrentes, e depois deu o desconto para a Autolatrina por lobby tb… quem mais se deu mal nessa história foi a GM, que levou um ano pra lançar o Chevette Jr, que foi um fracasso.
Curioso que em 1994 a GM lançou o Corsa, na época a única plataforma, ao lado do Mille, capaz de ter um motor 1.nada
E a Volks teve a oportunidade de dar um calote na Ford com o projeto do novo Gol, e a Ford ficou vazia, só com o Escort Hobby como “popular”.
Então, lógico que o Itamar tem o mérito de ter dado estabilidade ao país num momento delicado. Mas ao mesmo tempo conseguiu transformar a indútria automobilística local, que já era mal acostumada, em uma verdadeira máfia.
Por que até hoje não baixam o imposto dos importados, já que a indústria nacional está tecnologicamente estagnada e com preços inflacionados?
Muito lobby, muita grana indo pro bolso de muito político.
Sabedoria popular diz que não existe defunto ruim. Mas vale lembrar que honestidade não é virtude seus trouxas (povo brasileiro). Ser honesto é o mínimo que uma sociedade civilizada espera de seus governantes. Sobre o fusca teve uma bela história.
Tem coisa bem menos glamurosa nessa história toda. A Volks, principalmente, nunca quis vender fusca, apenas conseguiu criar um desconto de imposto para motor a ar, que melhorou as vendas da Kombi, que durou mais algumas décadas sem seer modernizada.
E Sobre Itamar, está passando pelo processo de endeusamento que todo mundo que morre pass no Brasil. Virou santo, criador do real, etc etc, esse monte de bobagem, tipo “homem que faz”. Me desculpe, mas o Itamar era o rei do Lobby, e não acho isso honesto. O Brasil foi tomado por lobbystas, exatamente o mesmo jogo que Collor recusou, e que causou seu impechment.
Esse lobby se tornou tão forte que hj é essa prática que domina o país. Uma praga que não vamos nos livrar tão cedo! Obrigado por isso, Itamar!
Outra coisa sobre Itamar: foi graças a ele, quando retirou as vantagens de imposto de popular das emrpesas nacionais para dar para as empresas multinacionais, que a Gurgel quebrou. Lógico, ele não fez isso sozinho, teve grande ajuda do Ciro Gomes, outro que se morresse não faria nenhuma falta.
Vou sair um pouco da grande perda que tivemos hoje, de um político honesto, espécie em extinção.
O fusca custava 7.500 dólares. A reportagem diz que ele está caro, pois quando saiu de linha em 1986, custava 3.000 dólares…
Alguém calcula a inflação de lá para cáem dólar para saber o quanto o carro aumentou?
Ele estava internado no Albert Einstein desde 21/05/11, e não foi visitado ou lembrado por ninguem do atual governo
É, figura emblemática o Itamar… governo que colocou as coisas novamente no lugar depois da aventura collorida, um cara literalmente topetudo que namorava filha do Cícero Lucena em banco de Fusca pelas esquinas de Brasília, pediu e levou a volta do Fusca à linha de montagem da VW, que compartilhou a companhia da tal da Lilian não sei o quê e sua “perseguida” sorridente para câmeras estrategicamente posicionadas abaixo do palanque carnavalesco, que bancou um aparente maluco plano econômico capitaneado por um sociólogo que entrou no posto depois do antigo titular ser pego pela boca em bastidores pré-entrevista para um jornalista com a coisa do “o que é bom se mostra, o ruim se esconde”…
Um presidente à moda antiga… deixará saudades nesse meio político tupiniquim de tristes figuras… o único senão é deixar seu posto no Senado pro picareta do Zezé Perrela… mas enfim, nem tudo é perfeito, ainda mais na nossa política tupiniquim…
Que Deus o acolha bem, Itamar!
Enquanto isso, o Sarney…
Itamar era desdenhado pelo próprio Collor, mas sem ele na chapa, o governo não teria base no Congresso. Sempre teve muito bom trânsito nos bastidores. Como bom mineiro, ouvia calado e fazia. Quando pegou aquele tremendo rabo de foguete pós-impeachment, colocou esse país nos trilhos. Pena que muitos peguem para si a paternidade do plano Real, quando todos sabemos que o grande responsável por isso foi o Itamar. E como JK, um grande presidente deste país, tinha ótimo humor e grande admiração pelas mulheres. Tem muito crédito. Fará falta por aqui.
Ele morreu….
Mas quem acabou morrendo foi a GURGEL que foi obrigada a parar e teve um concorrente desleal com o Maldido Estado financiou a volta do fusca.
Só do episódio que ele enquadrou o ACM já valeu. Quem não lembra, o ACM que era tipo Sarney ,queria mandar$$$.. Como o Itamar não deu chance, ele veio com uma de acusar o governo de corrupto. Veio com chantagem, falou que tinha graves denúncias contra o governo. O ACM chegou no planalto com uma pastinha debaixo do braço e o Itamar abriu as portas para a imprensa e falou para fazer as acusações na frente de todos…. ACM, virou, foi embora, está com a pastinha debaixo do braço até hoje.
Só em não ter fama de ladrão, para um político já é uma coisa absurdamente invejável.
Que descanse em paz.
Concordo totalmente.
Se foi o verdadeiro pai do plano Real. Lembro-me de participar de um encontro de carros antigos em Juiz de Fora-MG e lá estava o fusca de propriedade dele. Os que devem mesmo morrer não morre de modo algum…enfim, R.I.P
precisamos de mais politicos iguais a ele.
falta um pouco de coragem à nossa presidenTE para se livrar dos ranços do antigo governo, que só,iludia o povo, para governar este país.
tomara que um dia ela consiga, tem dado passos importantíssimos para que isso aconteça.
que venha o futuro.
Infelizmente se foi um politico honesto. Nada do que temos hoje (relativa estabilidade, crescimento mediano e economia controlada) seria possível sem o Plano Real.
Se em Jun/94 não tívessemos aquela virada, acho que já teriamos nos tornado uma Alemanha pré-primeira gerra mundial.
O FHC, o Lula e a Dilma deveriam acender uma vela e agradecer de joelhos a estabilidade que começou com o Itamar e o Plano Real.
Sem isso eles não poderiam se vangloriar de crescimentos econômicos e estabilidades.
Quanto a Veja criticar, é normal. É o que ela mais faz…rs
Bom descanso Itamar.
Faltou o “u” no Guerra…rs
Sorry
Acho que o Flavio Gomes vai gostar mais desta propaganda: http://www.youtube.com/watch?v=APt3n7PaSa4&feature=related
E como tomou porrada da Veja (só porque não era paulista…).
Perdemos um grande brasileiro, sem dúvida. Me lembro bem da entrevista que ele deu logo após a confirmação do afastamento de Collor, no meio de um corredor da Câmara, onde disse: “- Nesse governo não haverá corruptos!”. Bom, até deve ter havido, mas com certeza sem a anuência do Sr. Itamar. Como bem disse, Flávio, teve seus erros e acertos, estes em maioria absoluta. Teve muita coragem de no auge de uma crise econômica colocar um sociólogo no ministério da fazenda. Talvez seu maior acerto, que resultou numa estabilidade econômica que jamais haviámos experimentado em décadas. Bem verdade que essa estabilidade às vezes é mascarada por indices que flutuam de acordo com os humores e desmandos de nosso governo, mas vá lá, a moeda se mantém! Só para encerrar deixando uma homenagem ao Presidente Itamar, gostaria de lembrar algo marcante, que muitas vezes é esquecido pela população (não, não é o caso da falta de calcinha de sua acompanhante num dos camarotes carnavalescos!). Lembro-me de que certa vez o Sr. Antonio Carlos Magalhães bradou ao povo que havia sérias denúncias a serem feitas e as apresentaria ao Sr. Itamar no Palácio do Planalto. Itamar, que na sua simplicidade era uma “raposa política” marcou data e hora e recebeu ACM em seu gabinete com toda a imprensa convidada a documentar tais denúncias. ACM do alto de sua imponência política (não vou julgar ou adjetivar o personagem) assutou-se, recuou e não apresentou uma única denúncia, que obviamente naquele momento nem deveria haver. Uma jogada de mestre de Itamar, onde provou que não tinha medo, não devia nada a ninguém, e ainda, conseguiu calar a voz oposiocionista de ACM até o fim de seu governo. Que Deus o tenha!
Me lembro da capa da Veja na primeira semana de governo Itamar, que dizia “Início Pífio”, comentando à respeito da escolha do seu ministério. E fiquei feliz quando em dezembro de 1994, nas últimas semanas do seu governo, a Veja trazia “Os anos Itamar. Um Presidente que deixa um país melhor”. Como vc propriamente disse, Flávio, nao sao poucos os méritos de um Presidente que mantém a democracia num momento de maior turbulência política do país e ainda consegue navegar em direçao à estabilidade economica. Morreu hoje um político complicado, rabugento, e mulherengo. Mas antes de tudo, um político que honrou sua missão . Um bom Presidente e que deve ter seu lugar na historia.
Esse aqui tá melhor: http://www.youtube.com/watch?v=g2q764JNmgo
É realmente uma pena a morte de Itamar, mas a pena ainda é maior quando se vê quem é o suplente dele no Senado Federal.
Acho que aceitar Zezé Perrella de suplente em sua chapa foi o maior erro de sua carreira política.
Esse vídeo aqui bem que poderia servir como uma espécie de despedida do Itamar: http://www.youtube.com/watch?v=w_I2rcr0FdM
Desonesto ele não foi… a bem da verdade o pessoal de hoje faz questão de reconhecer o que ele e sua equipe fizeram em 10 anos.
Segue o jogo… o Brasil é maior do que qualquer grupelho.
Imperador
Realmente no Brasil um politico ja e grande coisa se nao for ladrao. Pena que nao temos um maior numero de politicos “medianos” como foi o Itamar.
R.I.P.
JK e Itamar. Algum outro?
Marta Rocha, Zé do Caixão, e Fafá de Belém. Desses só JK era nome oficial mesmo.
E era mineiro, pra variar…
Foi o melhor presidente que esse país já teve! Pelo menos desde o tempo em que nasci. Meu pai enchia 3 carrinhos de supermercado no carrefour. E o corcelzão 76 carregava, firme e forte. Morreu um homem simples, lúcido e honesto.
acho que o Lula foi em um Polo conversivel para os 50 anos da VW