LEGIÃO URBANA

SÃO PAULO (aguante!) – Numa rara exceção às fotos que são sempre de minha autoria para esta seção, pingo esta linda Variant clicada pelo brother Marcelo Laguna por conta da bandeirinha do Uruguai, lindo Uruguai, no vidro traseiro.

Aliás, que demais o título charrúa, não? Que inveja de ter uma seleção para torcer, em vez desse time de coxinhas da CBF com seu comandante media training Mano Menezes, que virou um chato de galochas alinhado a essa chefia espúria do Ricardo Teixeira, sócio da Globo e de seu João Sorrisão (esse joão-bobo virou, para a maior emissora do país, o principal personagem do esporte nacional; é triste demais).

É outro mundo. Um país com menos de 4 milhões de habitantes, orgulhoso, educado, enfezado, às vezes. Civilizado, bonito, que se recusa a entrar na roda-viva da globalização desenfreada. Um oásis.

Quando me perguntam por que gosto tanto do Uruguai, respondo com dois pequenos exemplos bestas: lá, a cerveja se chama Patricia e as ruas estão repletas de carros antigos de todas as eras e glebas; aqui, se chama Nova Schin e a gente só vê Corolla e Tucson nas ruas.

O Uruguai é sensacional. E a propósito da seleção, leiam este texto do Thiago Arantes, ex-Grande Prêmio e agora na ESPN Brasil, sobre a Celeste. Genial.

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
hugo
hugo
12 anos atrás

orgulhoso, educado, enfezado, às vezes.

É isso aí…

Falou tudo.

Amo o Uruguai.

JC
JC
12 anos atrás

Muito bom o Uruguai, tenho ótimas lembranças de lá… Num dos comentários anterirores foi dito sobre estádios grandes e modernos enquanto escolas e hospitais continuam do jeito que estão, o verdadeiro BRASIL é o dessas escolas e hospitais deprimentes, com classe média de R$ 1000,00 por mês e um Celta ou Palio comprado em 120 prestações….Uma pena.

Tiozão
Tiozão
12 anos atrás

Pela que nem lá se vê tantos carros antigos, consegui clicar poucos. Na rota Montevidéu/ Punta Del Este existem à beira da estrada vários ferro-velhos com muitas preciosidades se deteriorando.

Rodrigo Romão
Rodrigo Romão
Reply to  Tiozão
12 anos atrás

Depende da Ruta que você pegou… A “subida” de Montevideo até Rivera, pela Ruta 9 (?) tem bastante. Especialmente dentro das cidades, como em Durazno.

lá tem papas
lá tem papas
12 anos atrás

além disso tem papas a vontade, não é mesmo???? e que outro país expõe carros antigos junto ao museu da aeronáutica em sua capital????

Eugene
Eugene
12 anos atrás

O Uruguay tem pouco mais de 3 milhões de habitantes e é um gigante. O BR, com 200 milhões, consegue ser menor. Tive o enorme prazer de viver por 2 anos neste país que preza o que aqui se despreza. Além de poder dar de cara com Hillmans, Triumphs e outras belezuras, o país tem a vantagem de não sediar porranenhuma, assim pode ser independente e se lixar pra todo esse circo de joões bobos, ricardos teixeiras e toda essa vassalagem. O BR ganhará estádios novos enquanto os hospitais e as escolas continuarão dando a medida exata da cretinice verde-amarela. Falando na Patty, certa vez fomos eu e minha esposa passar uma noite numa pousada que fica em um parque pertencente a empresa Salus, fabricante da cerva. O lugar é lindo, não tivemos que preencher ficha, dar email, nem cartão de crédito! Fomos recebidos como parentes! Quando a globalização terminar restará o Uruguay. A Variant é um carro que me traz ótimas recordações, mesmo na cor “burro quando foge”. Além do adesivo Charrúa tem também “We want Maschiach now” que quer dizer, nós queremos o Messias agora. Belo clique!

André Scud
André Scud
12 anos atrás

João Sorrisão… vergonha alheia.

Daniel
Daniel
12 anos atrás

Maravilhoso o texto do Thiago Arantes. Há muito tempo torço pelo Uruguai no futebol, e às vezes fico pensando o porquê de não conseguir mais torcer para o Brasil. O engraçado é que, nos outros esportes (basquete, automobilismo, vôlei, etc.), torço normalmente para o Brasil, mas no futebol simplesmente não consigo.
O Thiago tem razão quando diz que o Uruguai emociona. E há muito tempo. Nunca esquecerei o gol do Dario Rodrigues na Copa do Mundo de 2002. Aliás, já imaginaram se o Recoba, em pleno auge, estivesse jogando nesse time?
Lembro-me que, durante a copa de 2010, estava indo para Campos do Jordão durante o jogo contra Gana. O Loco Abreu iria bater o pênalti decisivo e eu me aproximando de um túnel. Não tive dúvida. Parei o carro no acostamento para ouvir. Fiquei como um louco vibrando desntro do carro. Foi um dos momentos mais emocionantes de uma copa para mim, e isso sem uma TV na minha frente.

Dilor
Dilor
12 anos atrás

Como jogador de futebol é burro em promover o tal joão sorris…eca! Êhhh povinho.

galileu
galileu
Reply to  Dilor
12 anos atrás

se ele fosse inteligente, não, seria jogador de futebol. rsrsrsrsrssr

Ronald Wolff
Ronald Wolff
12 anos atrás

Alfajor Punta Ballena…nâo há melhor!!!

Ritter
Ritter
12 anos atrás

Uruguay é um país de merda, bom mesmo é meu estado de São Paulo, oligarca e bandeirante. Estado que em breve há de se separar do lixo do Brasil e ser governado pelo glorioso staff do PSDB e assim poderá deportar todos os impuros da região acima à direita!

Espero que entendam que fui irônico.

luiz oliveira
luiz oliveira
12 anos atrás

Como praticamente não assito a bobo, desconhecia o que era o joão sorrisão…Pensei primeiro que era o Cagão do Dunga….O Careca Escobar…..Pensei depois de ser um chato caipira que não sei se ainda faz programas em SP……Depois acabei vendo o que era no Gúgú…….Infelizmente nem mais a Glenda se salva…Todos ficaram Galvanizados. e caminham para a extinção…..Quanto a Seleção, quando ela tiver técnico e jogadores vai merecer comentários….Enquanto foi o XV de Araípoca dirigdo por um “tar” de Mano não merece comentários.

galileu
galileu
Reply to  luiz oliveira
12 anos atrás

a globo com seu estilo gritante, (todos gritam ao microfone), nos programas esportivos é irritante demais, não dá para assistir.

victor freire
12 anos atrás

na próxima encarnação, se não puder nascer novamente no nordeste, eu quero nascer no uruguai.

Batista Lara
Batista Lara
12 anos atrás

Flavio, imagino que o Belchior tenha a mesma opinião que você. Ele se “empirulitou” por lá e não avisou ninguém! E os malas conseguiram achá-lo por lá e acabaram com o seu sossego…

Paulo
Paulo
12 anos atrás

Isso sem falar no museu do automóvel clube. Belos exemplares. Bela história.

ags
ags
12 anos atrás

Fg..boas tardes…………Então… sei que é pagina só de automobilismo…mas..vamos dar um espaço pra turma da bola..Olha… esse Manu sem vez…ta precisando de um tune pu..o cara pra falar ta parecendo motor 2t em fim de vida…. os garotos..(não existe garoto nenhum..garoto da estudando…).. são um bando de mercenarios… com esse salario que ganham,,meu caro editor…pra que jogar.??jogar o que mesmo?? NENMAR..GANSO GASTADO…ROBINHA ..FREDI PE FRIO.. JULIO SANTA…MAICON HEIRO… KAKA RECO…TODOS DEVERIAM VOLTAR E JOGAR NOS TIMES ONDE ESTÃO…VAMOS LEVAR UNS 20 anos pra ganhar alguma P…. mas com jogadores.. brazucas..e não uns Mierdas de pe´chato…manda essa turma procurar outras tetas.. a do SEO Ricardo Besteira…ta muito enrolada com a não Copa no pais avacalhado …tenho dito…….boa tarde FG.

Maurício MV.
Maurício MV.
12 anos atrás

Ótimo texto. Reflete a realidade.

Rodrigo Meira / Niterói RJ
Rodrigo Meira / Niterói RJ
12 anos atrás

Aqui no Brasil vende a Patricia e a Nortenha (que por sinal é melhor). São duas execelentes cervejas!

galileu
galileu
Reply to  Rodrigo Meira / Niterói RJ
12 anos atrás

concordo

Durvaldisko
Durvaldisko
12 anos atrás

Acompanhado de “matambre”,que só eles fazem e assam.

Ladario
Ladario
12 anos atrás

humm… Patricia é boa desce fácil…
Vou comprar uma hoje para tomar…

Guest
Guest
12 anos atrás

E não podemos esquecer a façanha da Nike: conseguiu produzir a camiseta mais feia de toda a história da seleção brasileira de futebol (e pode incluir os demais esportes nisso).

A camiseta do Uruguai, porém, “simplesmente um luxo” em sua simplicidade: o manto azul celeste, límpido, com númerais bem desenhados e visíveis.

Andreas
Andreas
12 anos atrás

Fora que faz o melhor alfajor do mundo!!!!

Sergio SP
Sergio SP
Reply to  Andreas
12 anos atrás

doce de leite também!

Carlos Tavares
12 anos atrás

Não torci pelo Brasil na Copa 2010, não torci na Copa Ameria. Vibrei com os pênaltis cobrados daquela forma. Reflexo da gestão do esporte no País. Reflexo da cultura, que faz caras como o Neymar se acharem o último gás da coca.

Brilhante, Celeste. Desde a Copa 2010 vem mostrando ao mundo como ser uma Nação.

vitorio soder
vitorio soder
12 anos atrás

Concordo com vc flavio eu morei 20 anos na fronteira com o uruguai na cidade de s.do livramento/rivera povo maravilhoso,comida da melhor qualidade.
A cerveja de meu gosto é a pilsem litrão…..abraço.,

galileu
galileu
Reply to  vitorio soder
12 anos atrás

a cerveja nortenha tambem é muito boa. parabéns uruguai, qualquer dia vou aí.
nossa seleção parecia a arca de noé, tinha uma raposa, um burro, uma cacatua, um pavão, um frango, um pato e um ganso, e perdemos nos penaltis para uma seleção que tinha um marreco

Al Unser Jr.
Al Unser Jr.
12 anos atrás

Então são dois que gostam do Uruguay!