LEMBRAM DELE?

SÃO PAULO (já vi isso antes) – Lembram de Gordon Murray? O genial projetista da Brabham, depois da McLaren, roqueiro, figuraça da F-1 nos anos 80. Pois se afastou das pistas já há um bom tempo, trabalhou na McLaren Cars e de uns anos para cá envolveu-se em projetos próprios. Agora saiu o primeiro produto, o T.27, um carrinho elétrico cujo projeto consumiu 9 milhões de libras.

Murray se baseou num princípio para começar a fazer o carro: peso. Para ele, tudo passa pelo peso: consumo, emissões, baterias menores etc e etc e etc. Um veículo leve é um veículo sustentável, porque exige menos potência, gasta menos e tal.

Algo que a IFA descobriu lá pelos anos 50, quando desenvolveu o Duroplast. Aliás, até a corzinha do carro de Murray aí embaixo me lembra alguma coisa bem familiar…

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
fernando amaral
fernando amaral
12 anos atrás

interessante ver o quanto será eficiente, comparando a outros minis urbanos de agora.

há poucos dias vi algo na tv, é o gordon murray que projetou o novo batmóvel, eu acho. era incrivelmente futurista no desenho, e imagino se ele não reinventou coisas também na estrutura do carro, conforme idéias de como serão no futuro.

Edilson Vieira
Edilson Vieira
12 anos atrás

Cara, as grandes fábricas já investem em carros elétricos. Bonitos e tecnologicamente avançados. Prá que o grande Gordon Murray fez um com cara de protótipo de laboratório de faculdade de engenharia?

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
12 anos atrás

Me lembrou os gordini. Por causa do número de parafusos de cada roda.

Leonardo
Leonardo
12 anos atrás

O cara que fez o melhor carro esportivo de todos os tempos merece meu crédito.

Carlos Cwb
Carlos Cwb
12 anos atrás

O fato de ser inovador dá licença pra ser feio?

galileu
galileu
12 anos atrás

concordo contigo marcelo, mas com uma restrição.
tudo o que voce disse sobre grandes campeões e grandes projetistas é a mais pura verdade.
mas não devemos esquecer que o newey, foi contratado pelo emerson no tempo da copersucar, (até hoje não sei porque copersucar se escreve com S se açucar é com Ç), mas em fim, vamos em frente; e foi demitido pelo wilsão por incompêtencia. (absurdo)
quando a equipe nacional faliu na inglaterra, os irmãos ficaram proibidos de pisar por aquelas terras sob pena de serem presos, (isso lá da cadeia), sabem quem pagou as dividas da copersucar? Sir frank willians quando a equipe estava no auge e ganhando muito dinheiro, ele alegou que nos tempos das vacas magras o emerson sempre o ajudou, por isso o gesto de retribuição.

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

“Eu lembro, o Galvão…NÃO”

Depois de Colin Chapmam, Murray foi o “mago” dos anos 80, muitos ATACAM Vettel por ter Newey como projetista.

Só que o mesmo aconteceu com Emerson, Piquet e Senna , eles também dependeram de Chapmam e Gordon Murray, foram eles quem criaram o Lotus 72, os Brabhams 81 – 83 e as Mclarens de Senna/Prost.

Bom, isso não contra para a pachecada, eles só sabem ATACAR Schumacher por ter Rory Byrne e Vettel por ter Newey.

A lista de campeões que dependeram de um grande projetista é ENORME! Piquet, Prost, Mansell e Senna não venciam tudo sozinho, será que o Galvão lembra disso? Duvido…

Na época de Colin Chapmam quem era a grande ESTRELA, o carro ou o piloto?
O mesmo serve para J.Barnard, G.Murray, R.Byrne e A.Newey…

Um grande piloto completa um grande projetista, acho que o Galvão e a pachecada não tem CAPACIDADE mental para absorver isso, para eles, Emerson, Piquet e Senna venciam tudo no braço.

Dos três, apenas Emerson construíu seu próprio carro, isso no Brasil pouco importa, mas Wilsinho e Emerson são respeitados na Europa por ter comandado a Copersucar. Aqui no Brasil só tem valor depois da medalha de ouro no peito, o resto que se fod…

Caso do Bruno Senna é um exemplo, onde esta os grande empresários para ajudar na carreira do piloto. E olha que é um Senna, ou não é?

Dú
12 anos atrás

Belo design da Romiseta.

Silvio Viana
Silvio Viana
12 anos atrás

“O céu todo azul, mil estrelas a brilhar (sic)…”