MEIO ASSIM

SÃO PAULO (basta por hoje) – O automobilismo vai bem, diz a CBA e os que se locupletam. Pujante, cheio de categorias e carros bonitos. O automobilismo vai mal, digo eu. Nem uma chicane conseguem construir em Interlagos, a F-3 tem oito carros e a F-Future, nove. Os dois lados da moeda na coluna Warm Up de hoje.

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alex
Alex
12 anos atrás

Escutei uma reportagem de um piloto da Montana que reflete bem o que é esse ótimo automobilismo brasileiro, com as palavras dele, disse que hoje os patrocinadores estão gostando mais das categorias porque tem um pessoal de “classe alta”, que não arruma “confusão”. Sinceramente não entendi, pelo que entendo nos boxes sempre teve uma turma que possui mais dinheiro, claro automobilismo é caro, o que mudou? Acho que esse pensamento que faz a realização de provas sem divulgação para o publico, as categorias tops do Brasil cobram ate R$ 20 para o povão ficar no sol, e distribuem cortesias VIPs para os “formadores de opinião” ficarem bebendo e comendo de graça. Não entendo essa matemática! Só consigo assistir as corridas de kart, porque vou ao autódromo para saber quando serão, porque não aparece nem uma notinha nos jornais. Acho que todos conseguiriam mais patrocínios com as arquibancadas cheias! Automobilismo é um esporte de ricos, mas que nós, pobres mortais, gostamos de assistir!!!

Davi Ribeiro
Davi Ribeiro
12 anos atrás

O Gomes está certíssimo, como sempre. O pessoal usa o automobilismo para ganhar dinheiro, sem pensar em sustentabilidade do negócio ou sequer gerar novos talentos.
Aqui em Salvador, por exemplo, o máximo do automobilismo Bahiano é a prova de rua da Stock Car. Todo ano o governo do estado diz que investe 5 milhões no circuito de rua. Ora! Já tem 3 anos ou mais que correm por aqui. Com 15 milhões dava para construir um autóromozinho meia boca, não dava não? Sem contar que serviria para o crescimento do automobilismo local, que hoje se resume a karts, rally e provas num barródromo – autódromo de terra.
Simplesemente lastimável!

carlos alberto moraes
carlos alberto moraes
12 anos atrás

O jeito bom seria copiar o modelo americano. esse modelo europeu de muita tecnologia muito caro . e so ver quanto uma volvo caminhoes e uma Mercedes investem e quanto uma ford caminhoes coloca no seus caminhoes te garanto que o lucro maior e da ford. nao a dinheiro nem capital humano que possa pagar e acompahar esses europeus . a mao de obra praticamente nao existe neste setor sao as mesmas pessoas as mais de 40 ou 50 anos que fazem essse esporte andar . e um esporte de velhos . que tem medo de ensinar os mais novos .porque o esporte e tao pequeno que ficam com medo de perder o serviço .as pessoas nao sao bem remuneradas . e ai fica uma outra questao . o cara novo com curso em tecnologia vai se aventurar para ganhar 1.500 .2000 se a industria paga quatro . na minha epoca eu podia me dar ao luxo de trabalhar de graça . hoje o pessoal vai direto ao caso quanto paga nao existe nada pelo amor ao esporte . veja os dirigentes . o mundo e outro nao e o mesmo da super ve ou antigos divisao 3 . tem e que mudar esse conceito. escrevo isso nao para desanimar mas para voçes procurarem aproximarem o esporte para os mais novos.que investe nesse esporte hoje sao so velhos com ferrari ou gt40 ou corvette .essa gente nao precisa de povo para ver corrida isso e entre eles so . coisinha de amigos que um dia sonharam em andar nesse carros e conseguiram legal . e vai para com eles . . nao sei quem pode mudar isso mas tenho pena de que tem viver desse esporte hoje . MORAES

marcão
marcão
12 anos atrás

Se ler-mos essa coluna com atenção veremos que uma unica leitura é pouco para entende-la de tão abrangente e reveladora que é!!!
Essas palavras são sim muito preocupantes pois revelam a atual realidade que vive o automobilismo nacional…..
Merece nossa reflexão …
Temos sim que rever as coisas e tentar de todas as formas reformular essas questões todas…
Parece que o tempo não está a favor do esporte!!!
É preciso uma grande união dos realmente engajados com o esporte para resolver as questões todas que nos mostram a realidade..
Sem demora e sem a atual cúpula da CBA…
Tenho a impressão, embora não goste nem um pouco de admitir, mas parece que os caras estão ganhando essa partida…
Precisamos sim mudar esse jogo e a hora é essa…
Se há realmente um conchavo dentro da CBA pra manter as mesmas idéias atuais, temos a obrigação de não aceitar passivamente o que estão impondo…
O importante é reverter esse quadro em favor do esporte, com investimnetos sérios e com categorias de base baratas e atrativas…
Pessoas sérias são importantes e pra agora, pra já !! Não pra daqui um ano e meio, é pra ontem…..
Se não a coisa vai desabar de vez como nos mostram as noticias dos ultimos tempos, e principalmente essa de hoje do Banco BVA e do grupo Petrópolis… E a de alguns dias atrás a luz amarela que a Red Bull colocou nas nossas caras…
Tudo só por uma coisa… Uns Zés Manés, uma meia duzia de mal intencionados que se infiltraram na Confederação Brasileira de Automobilsmo com um único propósito de aniquilar e minar as possíbildades de investimentos dos grandes patrocinadores e investidores…
Ninguem sério quer colocar dinheiro nessa apologia ao crime fiscal e financeiro que se tornou a Confederação… E o que sobra???
Essa é a pergunta!!!
Reflexão essa é a palavra do momento !!! Nos minutos que se seguem teremos que partir para a ação. O primeiro passo será o de reunir essas pessoas todas que são realmente as verdadeiras mantenedoras do esporte a motor nacional e decidri “”definitivamente “” Qual rumo o esporte deve tomar….Se para a remodelação ou para o seu desmantelamento..
De uma forma ou de outra esses corrosivos de plantão também estarão perdendo e muito…

A realidade mostra no agora que, todos nós já estamos perdendo …
E nem importa mais qual é o lado.. Ou certo ou errado, todos já estão perdendo…

Lazlo Barbieri
Lazlo Barbieri
12 anos atrás

O automobilismo nacional vai bem…

É, se virmos apenas o lado financeiro, tem (muita) gente lucrando (muito).

Do ponto de vista esportivo, o automobilismo brasileiro está no fundo do poço, e com essa cambada da CBA e seus parceiros no comando, vai ficar lá por muito tempo.

Papillon
Papillon
12 anos atrás

Excelente coluna, abordagem perfeita. Espero que os dirigentes (aqueles que andam de Ferrari as custas de valores absurdos cobrados extra-oficialmente) tenham um pouco de escrúpulos e vejam que estão matando o automobilismo nacional que em tempos de alta inflação, proibição de importação e mercado de carros amarrado teve sua glória e agora enquanto o Brasil é observado por todos o automobilismo apequena por detrás de amadorismos, corrupção e conchavos políticos.

claudio aun
claudio aun
12 anos atrás

O pior cego é aquele que não quer ver !!!

Emerson de Oliveira
Emerson de Oliveira
12 anos atrás

Parabens Flavio, concordo com tudo que escreveu. É triste ver o nosso esporte nessa penúria e tão mal administrado… Em cima disso, será que existe alguem no meio capaz de fazer alguma coisa de verdade em favor do automobilismo? O país vive um otimo momento econômico e entendo que agora é o momento de dar uma injeção de animo e de competencia no esporte, mas sinceramente não consigo ver alguem capaz disso. É o momento de equipes, pilotos e participantes também pararem de só reclamar e se mexerem um pouco, pois talvez somente eles poderão reverter essa situação. Tomara, pois como você bem colocou, o futuro é uma tragédia que está sendo anunciada. Abraço

jefferson
jefferson
12 anos atrás

go bmw gooooooooooooooooo

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
12 anos atrás

Mandou bem mais uma vez.

Eu só acho que um dia os capangas da CBA vão cortar os dedos da tua mão pra vc não escrever mais.

Gomes, vc é o apocalipse automobilistico em pessoa!!! :D

Eduardo Zine
Eduardo Zine
12 anos atrás

FG, sem querer botar (mais) lenha na fogueira, mas acho que os pilotos também tem uma parcela de culpa na atual situação do automobilismo brasileiro. Se todos iniciassem um boicote à qualquer evento feito pela cba, acredito que as coisas mudariam com certa rapidez.

Pq quem sustenta essa cambada são os pilotos, não é mesmo? É hora de todos os verdadeiros interessado no automobilismo brazuca (não conte os dirigentes, se bobear não sabem nem o que significa automobilismo) se unir e acabar com essa palhaçada.