ONE QUESTION

Será que se eu colocar um DKW no scanner sai outro de verdade? Não é possível que essas coisas existam. Deve ser algum truque!

Subscribe
Notify of
guest

29 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Varlei
Varlei
12 anos atrás

O desenvolvimento desta impresora tambem vai fazer que ela mesma se auto- fabrique, ela mesmo tem a capacidade de fazer 30% das peças dela, muito interessante, enquanto no Brasil o povo só pensa em futebol,pagode e musica sertaneja, exclui-se mulher e cerveja que penso tambem, rs, o mundo anda rapido e nós engatinhamos feliz por ter um milzinho na garagem a muito custo, já estão até fazendo uma impressora organica baseada no estudo da celula tronco para fabricar orgãos humanos, enquanto isso o Brasil vai fazer Copa da roubalheira, vai enteder.

Plácido de Araujo SBCampo
Plácido de Araujo SBCampo
12 anos atrás

Achei a matéria do Jornal da Globo. É de Julho de 2009.
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1087856-7823-CONECTE+IMPRESSORA+DE+TRES+DIMENSOES+DEVE+FICAR+POPULAR,00.html

Plácido de Araujo SBCampo
Plácido de Araujo SBCampo
12 anos atrás

Faz uns dois anos ou mais, no Jornal da Globo, o jornalista Ernesto Paglia tinha um espaço chamado Conecte. E ele mostrou uma impressora dessas em ação. Fiquei perplexo. Até pouco tempo atrás eu tinha o link mas troquei de PC e perdi. Acho que, na época ele imprimiu um protótipo de uma moto.

luiz carlos
luiz carlos
12 anos atrás

Para o mundo que eu quero descer!!!

Leandro Castro
12 anos atrás

O problema é que ele vai ser feito com um plástico de alta resistência. Mas terá todas as partes do carro que for escaneada.

Um brinquedo desses, no caso a impressora e não o DKW, sai em torno de 20.000 dolares.

Abs

Luciano Terto
Luciano Terto
12 anos atrás

Como diria o Trajano: “Quer saber de uma coisa: parei!’

zé clemente
zé clemente
12 anos atrás

dá pra fazer outro dkw incrivelmente semelhante ao físico e em futuro nao tão distante assim se puser a mecanica anda, fica funcional
o problema de um dkw nesse caso é o tamanho, o modelo reproduzido alem de custar os tubos vai padecer de questões estruturais
mas q um dia vai dar pra fazer um negocio desses andar, não tenha dúvida, vai sim

Luciano Silveira
Luciano Silveira
12 anos atrás

Diferentemente do que dizem, não são poucas que existem não. Ano passado fui sondado a iniciar um negócio de prototipagem em 3D, visto que todas as empresas do setor metalmecânico aqui utilizam dessa tecnologia para impressão de moldes, verificação de falhas, etc…
.
Não fui adiante, pois a meu ver esse negócio ficará obsoleto, sendo englobado por empresas de plotter e gráficas maiores.
.
O valor das impressoras era relativamente alto, mas vai cair demais em pouquíssimo tempo.

Renan brait
Renan brait
12 anos atrás

Na super interessante desse mês, fala de uma impressora como essa de órgãos! Que já funciona imprimindo tecido, mais ainda nao da a funcionalidade!

Edson Del Rio
Edson Del Rio
12 anos atrás

A prototipagem rápida ou também conhecido como “rapid prototyping” , desenvolve-se a passos largos e, atualmente, é utilizada largamente pela indústria, principalmente aquela ligada a bioengenharia. Mas diferentes indústria encontram-se utilizando o processo, como a indústria de jóias, brinquedos, etc. Fizemos, aqui no sertão de São Paulo, o primeiro modelo de prototipagem rápida em 2003, para controle de pressão intracraniana (pressão no interior do cérebro humano).
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/bis/33004099082P2/2005/pinto_jrc_me_ilha.pdf
Hoje, a prototipagem rápida, o controle numérico computacional (CNC), o corte a laser e o scanner de mão, provocam revoluções nos sistemas produtivos e muitos trabalhadores especializados com longos anos de experiência , como os modelistas, ourives encontram dificuldades de colocação no mercado de trabalho. O tempo de construção do protótipo de um automóvel ou avião ou de um modelo de ensaio ou mesmo de um mock-up foi reduzido drasticamente. Sinais dos tempos, tais processos são rotineiros e revoluções no sistemas produtivos ocorrem produzindo rapída obsolescência. A indústria automotiva “nacional” (pois não existe montadora brasileira em operação atualmente, todas são de algum lugar da gringolêndia) vende carros caros e um dos motivos é o atraso tecnológico imposto por suas matrizes, pois quando a novidade chega até aqui, abaixo do equador, não é mais novidade!

Ricardo Biasoli
12 anos atrás

Flávio,

Dê uma olhada:

http://www.youtube.com/watch?v=hRi7BlzO6cM

Foi feita em novembro do ano passado, na FIAP (ali no Cambuci), durante o Executive Seminar, da Singularity University (a chamada Universidade do Google), pelos alunos da FIAP e pelo pessoal da SU. Assim, caseira, improvisada…

E imprimiu peças, todos os dias do seminário e esteve ao alcance da mão de todos…

Muito, muuuuuuito legal, mesmo!

Um abraço,

Ricardo

Geraldo Casselli Júnior
Geraldo Casselli Júnior
12 anos atrás

OOOOOOOPPAAA…Hoje num duvido de nada, mas se tratando de DKW, só um “upgrade”, mais nada: ignição eletronica, freio a disco, homocinética e amortecedores a gas e pneus radiais !!!!

jbchaves
jbchaves
12 anos atrás

Melhor ainda são as máquinas de corte que, usando desenhos executados em CAD, esculpem um bloco de motor ou outras peças à partir de um bloco de metal maciço, aplicadas por exemplo, na produção de um motor de fórmula 1.

André Soler
12 anos atrás

Flávio na Tv Globo temos uma recém chegada impressora exatamente igual a esta!!! Ela esta alojada no prédios de efeitos especiais. Sei também que a ROBTEC em SP tem uma e O INT no Rio tem também!

Ernesto Longhi
Ernesto Longhi
12 anos atrás

E que perigo…

Simão
Simão
12 anos atrás

Não FG … não é truque não !!! Esses coisas já existem. Tô tentando convencer uma gostosa que conheço pra fazer uma cópia dela pra mim …
Abraço

André Micheloto
André Micheloto
12 anos atrás

Flavio, sou engenheiro mecânico e tive contato com trabalhos de prototipagem rápida durante alguns anos numa montadora no Brasil.

As “novidades” neste caso (esse maquinário já deve estar disponível no mercado há algum tempo) são duas:

– não seria mais exclusivamente necessária a elaboração de um desenho num software 3D. Um scanner forneceria informações de uma “cópia”. Utilidade limitada na prototipagem, na minha opinião;

– a confecção, não de uma única peça, mas de um mecanismo, com as peças já montadas (isso eu acho útil e sensacional).

zé clemente
zé clemente
Reply to  André Micheloto
12 anos atrás

André, a reprodução direta sem passos intermadiários ainda é muito limitada
as terminações das topologias pode ficar muito imprecisas
o software de engenharia reversa q tratam nuvem de pontos ainda são empregados continuamente
mas essa tecnologia sempre evolui e um dia mt coisa vai poder ser feita em ‘ligação direta’

os software que gerenciam o processo melhoraram muito para conseguir fazer mecanismos e podem até fazer aqueles que nem desmontam depois de impressos
isso vai ser o grande up dessa tecnologia, importar uma montagem e fazer sair o conjunto com cores diferenciadas, é isso que vai ter mercado dentro das montadoras e fabricas de eletrodomesticos, no desenvolvimento

Carlos Caldeira
Carlos Caldeira
12 anos atrás

E sem contar que quando as impressoras pessoas estiverem funcionando, não mais comprarmos produtos, e sim projetos para serem impressos em casa.

Lucas Martin
Lucas Martin
12 anos atrás

Soube que as mangas dianteiras da F1 são impressas em máquinas como essa mas em liga metálica. Aqui em curitiba tem uma máquina dessas para polímeros, alguns colegas do colégio fizeram estágio lá.

antonio stricagnolo filho
antonio stricagnolo filho
12 anos atrás

Pra quem quiser comprar o representante é a http://www.sisgraph.com.br/segmentos/dimension.asp
Já foi mais caro,já esta quase no preço de ter uma na oficina para fazer peças de acabamento e ate mesmo funcional.

Paolo Cruz
12 anos atrás

Opa FG, tudo bom? Aqui aonde eu trabalho, temos uma impressora 3D. POucas existem no Brasil, e na região Norte do país, aonde eu trabalho, temos uma delas. Uma maravilha da prototipagem, algo que designers de produto como eu sempre sonhamos, tornou-se realidade.

Gastão
Gastão
12 anos atrás

A Michelin usa esse sistema, para a produção de moldes para a banda de rodagem, dos pneus que ainda estão na fase de protótipo.

Pedro
Pedro
12 anos atrás

Será que dá pra scanear a Angelina Jolie?

zé clemente
zé clemente
Reply to  Pedro
12 anos atrás

sim dá, existem scanners com braços articulados que podem fazer isso, são usados em animação

Luciano
Luciano
12 anos atrás

Olá Flávio!

Existe sim! Impressoras 3D são capazes de “imprimir” objetos e também conjuntos de objetos, mecanismos complexos, com movimento (com engrenagens, roscas, etc.) e os materiais utilizados (sintéticos) podem substituir o aço ou outros materiais metálicos em muitas aplicações. A principal utilização deste tipo de “impressora” seria em lugares de difícil acesso ou distantes, como a estação espacial internacional.

robertão
robertão
12 anos atrás

Ô se existe. E esse video já é velhinho. Olha só o que ja tem por aí.
http://www.technewsbr.com/2009/07/11/tenha-uma-impressora-3d-no-seu-escritorio/

Luis Fernando Borro
Luis Fernando Borro
12 anos atrás

Gomes, é verdade sim. MInha esposa é consultora do Sebrae aqui em Curitiba e um dia desses me disse que um cara aqui quer importar uma dessas. não tinha visto funcionando, mas a engenhosidade humana é maravilhosa.

Tohmé
Tohmé
12 anos atrás

E quer mais? Já existem umas “caseiras”, ou seja, em breve, poderemos comprar uma.