PARADOXO HÚNGARO

SÃO PAULO (história velha, mas boa) – O GP da Hungria não tem ultrapassagens, mas foi lá que aconteceu a maior de todos os tempos. É o tema da coluna Warm Up de hoje.

Subscribe
Notify of
guest

136 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
nelson maciel filho
nelson maciel filho
12 anos atrás

Acho Piquet um grande piloto, assim como o Emerson, todavia o Nelson está abaixo do Prost, do Lauda, do Alonso, do Shumack e principalmente abaixo do Sena, o maior de todos. Um gênio da fórmula um, eleito o mais completo e o mais veloz pela revista Racing. Eleito o maior de todos por 207 pilotos antigos e atuais. Eleito o melhor de todos pelos pilotos autais da fórmula um. O que fez o maior número de poles proporcional o número de corridas que disputou. O maior por que disputou com grandes pilotos e os venceu e conseguiu ser genial em carros ruins. Sena o enesquecível. A propósito quero assistir o documentário sobre a sua vida, que já ganhou vários prêmios e é recorde de bilheteria nos Estados Unidos, lógico na categoria documentário. Sinto orgulho de ter o Sena como ícone do esporte brasileiro.

Renê Matos
Renê Matos
Reply to  nelson maciel filho
9 anos atrás

Este Nelson Maciel é tão ruinzinho que nem sabe que o nome do Senna é com dois “enes”, insiste em “Sena”. Acho que o cara deveria ser comentarista de corrida de cavalos. Falar que o Schumacher e o Piquet foram piores que o Senna, beira ao ridículo. Aliás, é ridículo. A pressão em cima do Senna do Grande Prêmio de Ímola, quando ele morreu era tanta(melhor carro do mundo, melhor piloto do mundo) que o Schummi com um Benetton Renault, já estava 20 a zero no campeonato, em duas corridas, Brasil e Japão. Nesta que o Senna morreu, ficou 30 x 0. Olha, Nelson, só o seu nome é legal(Nelson Piquet), pois no resto você é apenas um brasileiro a procura de ídolos..

Juan
Juan
12 anos atrás

A terrível era Benetton, de um certo Piquet (não, não é o craque espanhol, não…é um antigo piloto de carros brasileiro)
.
Grande Prêmio da Itália, 1991
Schumacher, 22 anos (2ª corrida da sua carreira de F1, 1ª corrida pela Benetton, como companheiro (comedor) do Piquet)
Piquet, 39 anos!!!
Grid de Largada: Senna, 1º lugar; Schumacher, 7º; Piquet, 8º;
Classificação final: Senna, 2º; Schumacher,5º(2 pontos); Piquet, 6º (1 ponto).
.
Grande Prêmio de Portugal, 1991
Schumacher, 22 anos (3ª corrida da sua carreira de F1, 2ª corrida pela Benetton, como companheiro (comedor) do Piquet)
Piquet, 39 anos!!!
Grid de Largada: Senna, 3º lugar; Schumacher, 10º; Piquet, 11º;
Classificação final: Senna, 2º; Piquet,5º(2 pontos); Schumacher, 6º (1 ponto).
.
Grande Prêmio da Espanha, 1991
Schumacher, 22 anos (4ª corrida da sua carreira de F1, 3ª corrida pela Benetton, como companheiro (comedor) do Piquet)
Piquet, 39 anos!!!
Grid de Largada: Senna, 3º lugar; Schumacher, 5º; Piquet, 10º;
Classificação final: Senna, 5º; Schumacher,6º(1 ponto); Piquet, 11º.
.
Grande Prêmio do Japão, 1991
Schumacher, 22 anos (5ª corrida da sua carreira de F1, 4ª corrida pela Benetton, como companheiro (comedor) do Piquet)
Piquet, 39 anos!!!
Grid de Largada: Senna, 2º lugar; Schumacher, 9º; Piquet, 10º;
Classificação final: Senna, 5º; Piquet, 7º;
Schumacher (abandono, por quebra do motor)
Ayrton Senna é Campeão Mundial de Pilotos.
.
Grande Prêmio da Austrália, 1991
Schumacher, 22 anos (6ª corrida da sua carreira de F1, 5ª corrida pela Benetton, como companheiro (comedor) do Piquet)
Piquet, 39 anos!!!
Grid de Largada: Senna, 1º lugar; Schumacher, 6º; Piquet, 5º;
Classificação final: Senna, 1º; Piquet, 4º (1,5 pontos);
Schumacher (abandono, por colisão)

.
quáquáquá
Em 5 corridas com o novo companheiro Schumacher, de 22 anos, Piquet conseguiu a façanha de ficar atrás do novato em 4 grids de largada (só ficou à frente na última corrida, na Austrália…milagre!…talvez por causa da chuva) e conseguiu ficar 0,5 ponto à frente do “rival” (“incríveis” 4,5 pontos contra 4 conquistados por Schumacher…isso, em 5 corridas de F1 !!!)
.
Como resultado dessa heróica façanha, Piquet achou melhor pedir prá c*gar e sair, aposentado da F1, terminando o campeonato em melancólico 6º lugar (atrás de Senna, Mansell e Prost), vendo Senna ser bi-campeão mundial, de camarote…
.
quáquáquá, Piquet…(quem?)

Lukas
Lukas
Reply to  Juan
11 anos atrás

É bom lembrar que, quando o GP da Austrália foi paralisado, Piquet já estava em segundo, atrás apenas de Senna. Porém, como não foi possível uma relargada, levou-se em conta para fins de resultado a volta anterior à paralisação.
Legal saber que nosso tri-campeão mundial TAMBÉM venceu aquele que viria se tornar o maior piloto de todos os tempos.
Em 1991, Ayrton conquistou o seu terceiro título.

Edson
Edson
12 anos atrás

Viúvas, mostrando para o mundo que não sabem a diferença entre um spoiler e uma coxinha desde 1984.

Daniel
Daniel
12 anos atrás

E os argumentos das viúvas acabaram, a vida segue gente primeiro de maio do ano que vem vocês todas podem chorar no cemitério.

PS: Piquet até o ano passado foi o único companheiro de equipe a ter pontuado mais que o Alemão e em 94 até a morte do Senna o alemão tinha 30 a 0 pra cima do senhor Silva.

Foi mal galera, mas o melhor piloto brasileiro é tricampeão e sobreviveu à Tamburello, podem chorar a vontade mas Piquet foi muito melhor.

Daniel
Daniel
12 anos atrás

Se fosse o Senna na Williams de 87 Piquet não o veria porque teria batido e morrido na tamburello bem antes de 94.

Quanto a Lotus, Senna correu com o 99T que tinha suspensão inteligente enquanto Piquet correu com o 100T que não tinha nada demais e que também não seguia as recomendações da Honda. Por isso a Lotus de 89 teve que usar Judd.

Senna era tão bom que tomou 1,9 segundos do piquet com o mesmo carro e isso as viúvas não engolem.

Juan
Juan
Reply to  Daniel
12 anos atrás

Piquet: Humilhado, drogado e prostituído
(pelos SS: Senna e Schumacher)
Senna, 3 vezes em cima do pobre Piquet;
Schumacher, nem precisa comentar, né…ai, os anos Benetton…

Carlos Borba
Carlos Borba
Reply to  Daniel
11 anos atrás

O Senna é um grande piloto, talvez o mais rápido de todos os tempos, principalmente na chuva, na minha opinião também é um bom acertador de carros, aliás isto qualquer piloto de qualidade sabe acertar um carro porque é algo empírico e por tentativas, se o carro é ruim a culpa não é do piloto e sim do projetista e da estrutura da equipe. O Senna deveria ter um pouco mais de conhecimento técnico, acredito que o fato dele ser kartista por muito tempo lhe prejudicou, ele ficou muito habilidoso, mas não tinha um bom conhecimento mecânico algo que o Piquet, o Prost e o Schumacher tem demais, o Senna assinou com a Toleman uma equipe bem pequena com apenas 60 pessoas, tudo bem era o primeiro ano e ele tinha que aprender, pra mim não errou, uma equipe de ponta a exigência são maiores, mas o Senna errou em ir pra Lotus, por 3 anos eles estavam endividados até o pescoço com o escândalo Delorean. O histórico do projetista Ducarouge era horrível, cheio de desqualificações, foi até expulto da Matra e da Alfa, por isto o Senna sofreu muito na Lotus, o próprio Mansell falou muito mal da Lotus, no qual trabalhou 4 anos e nunca ganhou nada. O Senna deveria perceber que a Lotus com menos de 100 pessoas e cheia de dívidas não tinha como ser competitiva, a Lotus foi forte no passado, assim como a Alfa, Masserati, mas tudo passou. O Senna começou a achar na Lotus que o problema deles era de motor e não era, o problema era de chassis, acho que o Ducarouge fez a cabeça do Senna, assim como o do De Angelis e do Mansell que falavam muito mal do motor Renault, Pois bem o Senna convenceu a Honda a fornecer motores Honda para a Lotus em 1987, só que estes motores eram de 1986 (Honda RA 166-E) com 30 cavalos a menos que os de 1987 (Honda RA 167-E) que eram exclusivos da Williams, além disto o motor era mais pesado que o Renault e com o uso da suspensão ativa tornou os Lotus em média quase 20 kgs mais pesado que os concorrente, além de ter um motor fraco em relação a Williams, só esta diferença de peso e de potência deixam os Lotus 1,5 segundos mais lentos, seria melhor ter deixado o motor Renault. O Nélson Piquet, tudo bem ele não tem o talento do Senna, mas ele é bem mais forte na área técnica, ele foi na Lotus e levou para lá o mesmo motor da Mclaren (Honda RA 168-E). Quando a Honda ficou impressionada com o Senna liderando o campeonato de 87 com um carro pesado e menos potente que a Williams, a Honda pediu pro Senna escolher o carro do próximo ano e o Senna em vez de escolher a Williams que estava muito na frente de todo mundo em eletrônica, foi escolher a Mclaren, que é uma grande equipe, mas não tinha boa eletrônica, o próprio Nélson previu o domínio das Williams nos anos 90. Esta é a minha única restrição ao Senna ele não conhece mecânica, como piloto é fantástico, mas na mecânica nota Zero, um piloto como o Senna a partir de 87 podia escolher o carro que ele quisesse.

Luciano
Luciano
12 anos atrás

Bonita ultrapassagem sim.

Só que, se os carros fossem invertidos (Senna na Williams e Piquet na Lotus) ela NUNCA aconteceria, pois o Piquet sequer iria ver o Senna na pista. Só iria ultrapassá-lo, talvez, como retardatário (o que, por sinal, aconteceu muito em 1988, quando Piquet foi para a Lotus e Senna para a McLaren-Honda, que passou a ser a “Williams” da época.

Quem duvida, que faça a comparação mais justa que pode existir entre os dois: compare a campanha de Senna em 1987 (pilotando uma Lotus-Honda com projeto de Gerard Ducarouge) e de Piquet em 1988 (pilotando a mesma Lotus-Honda com projeto de Gerard Ducarouge).

Senna foi terceiro no campeonato de 1987 e venceu duas vezes (Mônaco e Detroit), quase sempre brigando pelo primeiro lugar.

Piquet foi sexto no Mundial de 1988, não venceu nada e seu melhor resultado foram terceiros lugares.

Lukas
Lukas
Reply to  Luciano
11 anos atrás

No ano de 1988, 89 também foi bem parecido, a melhor equipe ficava a uma volta das McLaren que venceu 15 das 16 corridas. Só não venceu todas porque no GP de Monza o motor do Prost estorou e Senna bateu num “japonês” (não tenho certeza na nacionalidade do piloto) a 2 ou 3 voltas do fim quando tinha uma minuto de vantagem sobre Berger.

Daniel
Daniel
12 anos atrás

Ler os comentários das viúvas é sempre muito engraçado.

Querer comparar os campeonatos ganhos por idade é algo de dar cambalhota de tanto rir. Que tal comparar que Piquet foi vice na segunda temporada completa e campeão na terceira enquanto Senna demorou 4 anos para ganhar o primeiro título.

Isso sem contar que Senna só ganhou título com McLaren/Honda enquanto Piquet ganhou de Brabham/ford Brabham/BMW e Williams/Honda

Depois ainda querem dizer que Piquet tinha despeito por um piloto que levou 1,9 segundos de diferença quando testou o mesmo carro (Brabham BT52).

Fora que Piquet bateu na Tamburello e sobreviveu e o Senna por sua vez virou porpurina.

Juan
Juan
Reply to  Daniel
12 anos atrás

Senna, 3 vezes em cima do Piquet…

dg
dg
Reply to  Daniel
12 anos atrás

UAHAUAHYAUAHAUAHAUAHAUIUA… COMO TEM GENTE RIDICULA……………
Presisa avisar o mundo disso que vce falou aí em cima……………….uahauahauahauahauahauahauahauahauhauahauahauahauhauahauahauahauahuahauahauahauahauahuahauahauahauahuahauahauahauahuaha

Aymoré Telê
Aymoré Telê
12 anos atrás

1986?
Piquet, 34 anos, há 8 na F1;
Senna,26 anos, há 2 anos na F1.
.
Piquet, 8 anos mais velho que Senna.
.
Adivinha quem, com 20 anos, seria candidatíssimo a fazer “bulling” num garoto de 12 anos?
(acharia uma “brincadeira” muito engraçada…tipo, xingar velho, também (um tal Enzo Ferrari, por exemplo)
E, o pior de tudo…O marmanjo “brincalhão” (retardado) ainda apanharia do garoto (melhor preparado fisicamente, digamos assim)…
.
PS: Em que pese a diferença de gerações, Senna foi campeão aos 28 (Piquet, aos 29), bi-campeão aos 30 (Piquet, aos 31) e tri-campeão aos 31 (Piquet, aos 35)…
Senna foi tri em cima do Piquet, Piquet 1 vez campeão em cima do Senna

silva jr
silva jr
12 anos atrás

Eu acho que é a melhor de todos os tempos da F1, tiveram tantas outras bem legais, mas essa é demais, vale a pena rever 1000 vezes.

Mário Gasparotto
12 anos atrás

Pena que só um deles pode contar esta história para os seus netos…

Edson
Edson
12 anos atrás

Meu deus, quanta idolatria xiita… os sennistas não podem ver essa ultrapassagem que sentem calafrios e ficam nessa necessidade ridícula de justificar o porque do cara ter levado o passão. Piquet tinha mais carro? Tinha, mas havia sido bi na Brabham sem ter, coisa que Senna nunca foi, campeão sem o melhor equipamento do grid. Parem com essas asneiras e apreciem a genialidade de Nelson Piquet, o tri-campeão transparente e sem marketing.

dg
dg
Reply to  Edson
12 anos atrás

É, o complexo do Piquet passou para seus seguidores, uahauahuahaua……….. qurem provar o quê? O que tdo mundo sabe, a ultrapassagem foi linda, pq foi conseguida em cima do SENNA, e simplesmente só!!!
O mundo inteiro sempre compara quem é o melhor (uns quatro ou cinco nomes são citados) piloto do mundo…………o nome do Piquet é citado em alguma destas listas?
UAHAUAHAUAHAUHAUAHAUAHAUA………….

Daniel
Daniel
12 anos atrás

Sempre a cutucada no Rubens. O brasileiro tem essa mania de só elgiar alguma coisa comparando-a com outra, que considera desprezível. Não podemos simplesmente dizer que as duas foram grandes manobras, sem necessariamente compará-las? Ninguém nunca disse que a ultrapassagem do Rubens sobre o Schumi foi a maior de todos os tempos. Na minha, opinião, não foi sequer a melhor manobra realizada pelo Rubens, muito embora tenha sido evidentemente corajosa (para mim, a melhor de todas foi a ultrapassagem sobre o Ralf em Suzuka, em 2001, na curva 1).
A ultrapassagem do Piquet sobre Senna é superior? É claro. Aliás, o Senna foi vítima de um sem número de ultrapassagens memoráveis (só do Mansell, duas famosas: aquela na Espanha em 1991 e uma na própria Hungria em 1989). O que em nada depõe contra sua genialidade.
Precisamos, enfim, parar com essa coisa estúpida de torcedor de futebol.
A propósito, o Galvão, em um momento de lucidez, lembrou ontem que o Button empatou em número de vitórias com Massa e Barrichello. E disse, COM TODA A RAZÃO, que não damos o devido respeito ao que ambos conseguiram. É claro que Button conseguiu mais. Foi campeão mundial. Mas o fato de só agora, após já ser campeão mundial, ter conseguido igualar esse número diz muito sobre o nível dos pilotos brasileiros, que tanto desprezamos.
O Brasil tem os dois e nenhum valor atribui a eles. Imagino o que dariam franceses, argentinos, canadenses e mais alguns para ter pelo menos um deles…
Por fim, desprezar a manobra do Rubens só porque valia um 10º lugar é dose. Um piloto busca sempre a ultrapassagem. Não importa por que colocação está lutando. Aliás, nem se lembra disso durante a disputa. o importante é superar o cara da frente. Você, como piloto, deveria saber disso.
O fato é que essa ultrapassagem será sempre lembrada nos “rankings” que fazem por aí. Pouco importando o que estava em disputa. Schmi continuará lembrado como o maior campeão de todos. E Mansell, o grande “ultrapassador” da F1 moderna (mais duas para lembrar: dando um drible no Piquet e sobre o Berger, por fora, na Peraltada, coisa de quem tem quatro bolas), continuará sendo considerado inferior tecnicamente a Senna, Piquet e Prost.

Wilson
Wilson
12 anos atrás

O melhor comentário dessa ultrapassagem foi de Jack Stuart: “Foi como fazer um loop com um Boeing 747”.

fernando
fernando
12 anos atrás

isto era F1 de verdade, não o que vemos hoje, saudades!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Lukas
Lukas
Reply to  fernando
11 anos atrás

A Fórmula 1 de hoje também é muito boa. Com pilotos como Alonso, Vettel, Hamilton, Buton e equipamentos muito próximos. Ao contrário do que ocorreu na época de Prost e Senna em que os demais não tinham carros a altura.

JOSE RENATO
JOSE RENATO
12 anos atrás

Morrendo de rir aqui. Espetacular!!!!!!!!!

Fábio
Fábio
12 anos atrás

Coisa de gênio!
Não a ultrapassagem, mas tirar a voz do Chatão Bueno e colocar os Stones.
Parabéns!

Carlos Santista
Carlos Santista
12 anos atrás

toda vez que vejo essse vídeo, só consigo dizer uma coisa: ” vai tomar no …!”

Aymoré Telê
Aymoré Telê
12 anos atrás

Todo “piquesista” histórico, não passa de um “discípulo do Reginaldo Leme”, aquele que “ouviu o galo cantar, mas não sabia onde”…
.
Quando o Senna surgiu na F1, com a Tolleman, lá pela 3ª corrida o BRASIL INTEIRO viu que estava diante do maior piloto brasileiro de todos os tempos (e maior do mundo, também)…E olha que o Brasil já tinha “dado ao mundo” o Emerson Fittipaldi (àquela altura, aposentado)
.
O Reginaldo Leme, o “especialista em F1” (como todos os piquesistas)…quáquáquá…diante de uma obviedade daquelas, que fazia uma nação inteira perceber o gênio no nascedouro, sem necessidade de “intérprete”, resolveu fazer “c* doce” (como se estivesse em condições para tal)…RESOLVEU NÃO RECONHECER O TALENTO DO SENNA E PASSOU A ATUAR COMO “TORCEDOR” DO PIQUET NAS TRANSMISSÕES…E o Senna, lá…Detonando a tudo e a todos (Lauda, Prost, Mansell, Piquet, etc)…Empolgando a F1…E O BRASIL ASSISTINDO A TUDO E OVACIONANDO CADA VEZ MAIS SEU NOVO E GRANDÍSSIMO ÍDOLO (no nível de Pelé e Garrincha e Emerson)…e o tal de Reginaldo. o do “c* doce”, o que “ouviu o galo cantar, mas sem saber aonde”, clamando no deserto (para os gatos pingados piquesistas), vendo a caravana passar (a torcida do Brasil inteiro, por Senna) e latindo (xingando), ELEGENDO UM TAL DE ALESI COMO NOVO FENÔMENO DA F1 (palavra de “especialista em F1”, palavra de piquesista) …quáquáquá
.
Ser “piquesista” não passa disso…
ser um reles discípulo do reles Reginaldo, o 1º dos “piquesistas” históricos…
PLIM PLIM

Wilson
Wilson
Reply to  Aymoré Telê
12 anos atrás

Não interessa viúva. Não adianta querer justificar. Foi uma baita ultrapassagem (a melhor de todos os tempos) e mostrou que Piquet era um pilotaço, algo que as viúvas não querem admitir. A Globo sempre foi puxa-saco do Senna porque Piquet não dava a mínima para os jornalistas e não fazia onda.

ERALDO.A
ERALDO.A
12 anos atrás

Elementar meu caro Flavio: justamente porque as ultrapassagens deste circuito é mais dificil ocorreu essa grande ultrapassagem pelo nosso Tricampeão. Mas eu gosto muito da ultrapassagem do Mansell em cima do Senna, em Silverstone, lado a lado durante toda a reta, os dois fritando pneu no fim. Abraço!

gilles
gilles
12 anos atrás

Bons tempos Flavio, que o Brasil tinha PILOTOS na F1 e nao motoristas que aguardam o PIT STOP para ultrapassar –

Assisti uma entrevista do Piquet que essa ultrapassagem foi “orgasmica” .

Abraços.

Gilles

Mauricio
Mauricio
12 anos atrás

Acho que as duas tentativas não foram consecutivas.
Piquet tentou uma vez e levou o X. Como ele espalhou na curva, sujou os pneus e deu uma volta inteira para limpá-los antes da segunda tentativa, esta bem sucecida.

Reinaldo
Reinaldo
12 anos atrás

De vez em quando você escreve muito bem!!!!

Moon Over Marin
Moon Over Marin
12 anos atrás

Mas tem gente que é boba mesmo. Ao invés de admirar uma das maiores ultrapassagens da Formula 1, fica querendo analisar, explicar e justificar o porque do Senna ter tomado a ultrapassagem. É muita idolatria viu…

Paulo Fonseca
Paulo Fonseca
12 anos atrás

Prezado Flávio Gomes,

Uma Imagem vale mais do que mil palavras.
Linda e maravilhosa tocada e ultrapassagem.

Simão
Simão
12 anos atrás

é FG,

essa aí muita gente reclama pra engolir…

Lotus Renault
Lotus Renault
12 anos atrás

Com todo respeito…esssas comparações são realmente necessárias? Lógico que foi uma ultrapassagem sensacional, uma das melhores da Fórmula 1, mas vocês também irão negar que a Williams naquela época não era melhor que a Lotus? Aí a gente declara os fatos e nos chamam de viúvas. É pra rir ou pra chorar? Ridículas comparações. Torci muito pro Piquet, acompanho a Fórmula 1 desde o Gilles Villeneuve com aquela Ferrari sem o bico. Ali comecei a acompanhar o esporte. Não foi nenhum brasileiro. Não fui impulsionado por nenhum ato de patriotismo. Gosto do esporte. Então, acabem com essas ridículas comparações. Piquet teve sim muito despeito com o Senna. Isso é um fato. Agora, dizer que quem fala a verdade é viúva, é tapar o sol com a peneira. O que os fatos mostraram é que tudo que o Piquet falou contra o Senna, voltou em dobro pro Piquet. A vida é assim. Faz aqui, paga ali. Então, não reclamem de fatos inconstestáveis! Não mudem a história!

Lukas
Lukas
Reply to  Lotus Renault
11 anos atrás

“Todo mundo” diz que essa foi a mais bela ultrapassagem de todos os tempos porque, além da beleza da manobra, foi feita numa pista em que, na época, era impossível ultrapassar. Ou melhor, quase.

ALEX B.
ALEX B.
12 anos atrás

Kart puro!!! Se eu faço uma destas, me aposento! Se eu levo…tambem!

Caique Pereira
Caique Pereira
12 anos atrás

Ô Viuva Porcina (Aymoré Telê),

deixa seu amante descansar, pois já se passaram 17 anos…Sem essa de frear antes para não bater também, ele tomou A ULTRAPASSAGEM, porque o Piquet teve CULHÃO… e na verdade o Ayrton não acreditou ou nem acreditava que poderia tomar até levar esse tôco, só isso, levou um PASSÃO…

Paulo F.
Paulo F.
12 anos atrás

Four wheel drift em carro asa!. Piquet arrasou. Realmente é a maior ultrapassagem da F1.

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Paulo F.
12 anos atrás

Paulo F. também concordo que o Piquet arrasou, mas carro-asa? Haviam sido banidos da F 1 em 1983, ok!

Zé Maria

Antonio
Antonio
12 anos atrás

A ver esse vídeo, o Piquet deve agradecer todos os dias pelo fato de Senna ser mais rápido do que ele, porque senão esta ultrapassagem não aconteceria. A Williams era muito mais carro que a Lotus, e não deveria estar andando atrás e Piquet sabia disso.. E foi do jeito que deu..

fabio
fabio
12 anos atrás

Porque sempre às vésperas do GP Hungaro nós temos que revisar isso?. Tinhamos dois grandes pilotos na F.1, um com grande carro e o outro com uma ousadia jamais vista na Fórmula 1. Parem com isso, aliás, eu sei o porque disso, é a falta de pilotos brasileiros barbarizando na F.1 e que jamais farão o que esses dois faziam .

Léo
Léo
Reply to  fabio
12 anos atrás

Outra “viúva bobinha” indignada.

Lukas
Lukas
Reply to  fabio
11 anos atrás

Alguém está sendo denegrido com essas imagens? Elas são exibidas porque relatam a maior ultrapassagem de todos os tempos.Vc acha pouco?

Rafael Monteiro
Rafael Monteiro
12 anos atrás

Flávio, teve uma outra corrida muito legal na Hungria em 1997, aquela que o Damon Hill com uma cARROWSça liderava até a última volta quando deu uma pane e ele acabou perdendo pro Jacques Villeneuve, ficando em segundo lugar.

Sandro - Niteroi
Sandro - Niteroi
12 anos atrás

Rubens sobre o Schumacher ano passado foi espetacular tambem.

Schumacher quase joga ele no muro
http://www.youtube.com/watch?v=0sIQ7AlWo9o

galileu
galileu
Reply to  Sandro - Niteroi
12 anos atrás

o rubinho de pneus novos era quase um segundo mais rapido que o shummy,,podia ultrapassar onde e como queria, puro sensassionalimo do galvão.
embora a ultrapssagem do piquet no sena seja fenomenal, ainda fico com o duelo arnoux x villeneuve, aquilo durou uma volta e não apenas uma curva.
se analisarmos com friesa veremos que o circuito da hungria não é tão perigoso assim, tanto é que propiciou essa ultrapassagem com certa margem de segurança, (senão o nelson não a faria, o instinto de sobrevivencia do cara falmais alto em momento de perigo),, (paras as pensionistas e viuvas, não tiro o mérito de nenhum dos dois).
e se realmente om nelsom fez o gesto com o dedo, ele matou toda a graça do feito, mostrou ser antiesportivo e não, aceitar as coisas como são, foi igual ao mão santa insentivando a galera a vaiar a seleção de volei de cuba.
afinal o que ele queria? que o adversário lhe estendesse o tapete vermelho?
foi corajoso?, foi, mas jogou tudo fora com um gesto sem necessidade, não se conformando em estar tomando pau do rival.

Küster
Küster
Reply to  Sandro - Niteroi
12 anos atrás

Menos Sandro… o Rubinho estava de pneus novos e estava rodando quase 2 segundos mais rápido por volta… e demorou a passar ainda o Schumacher… Cuidado com o sensacionalismo do GB!

Lazlo Barbieri
Lazlo Barbieri
Reply to  Sandro - Niteroi
12 anos atrás

Concordo com o Galileu,

Ultrapassagem em uma manoba, de longe a do Piquet foi a melhor da história, mas duelo na pista como o de Arnoux e Villeneuve nunca mais haverá igual (até porque as atuais regras da FIA não permitem).

Jairo Fernando
Jairo Fernando
12 anos atrás

Lembro que eu e meu cunhado assistíamos à prova, bons amigos com preferências distintas na F1.
No X do Senna ele vibrou. Eu aplaudi.
No troco do Piquet, foi minha vez de vibrar. Ele ficou mudo e estático.

Alessandro Neri
Alessandro Neri
12 anos atrás

Caro Carlos Pimenta , foi no gp da Alemanha de 1981. Alan Jones de Williams mergulhou por dentro da Renault de Alain Prost ( que colocava 1 volta no companheiro de equipe Rene Arnoux tbm de Renault) e assumiu a liderança da corrida. Até a referida ultrapassagem do Piquet no Hungaroring , essa do Jones era a maior na minha opinião.

Aymoré Telê
Aymoré Telê
12 anos atrás

E o olé que o Mansell deu no Piquet?
.
O Mansell deu uma de brasileiro (Garrincha) e o Piquet deu uma de João…

Léo
Léo
Reply to  Aymoré Telê
12 anos atrás

Desliga o computador e vá assistir ao Show da Xuxa, pq de F1 vc não entende nada.
Continua uma “viúva bobinha”.

EduardoRS
12 anos atrás

Bons tempos, com pilotos do mais alto nível, e que não tinham medinho de estragar o penteado ou de quebrar uma unha tentando ultrapassar.

Aymoré Telê
Aymoré Telê
12 anos atrás

Não foi uma ultrapassagem de Pelé…
.
Por que?
.
Porque o Piquet ficou exposto ao rival.
.
A sorte dele foi que o seu rival era o Ayrton Senna, o maior piloto de todos os tempos, sem dúvida alguma, que teve espírito esportivo e não mandou-o (Piquet) para a caixa de brita.
.
PS: Não confundir com o chega-rá-lá que o Senna deu na Ferrari do Prost, na largada do GP do Japão que deu o 2º título de campeão ao Senna. Ali, o Senna agiu com espírito esportivo, de novo. Estava exercendo o legítimo instrumento da “legítima defesa”, do “troco aos cartolas” (Balestre, Prost, Jaque Icqx)
.
Boa a ultrapassagem do Piquet. Mas o Senna, “a vítima”, ajudou, ao frear o carro e não causar a colisão.
.
Imagina o Piquet ultrapassando o Prost desse jeito, todo exposto…

Everson Abreu
Everson Abreu
Reply to  Aymoré Telê
12 anos atrás

E colocando a vida dele, de outro piloto e de um monte de espectadores também. ” Legítima defesa “… É pra rir…

Mauricio
Mauricio
Reply to  Aymoré Telê
12 anos atrás

Vc está brincando, né?
Pq se estiver falando sério, é melhor consultar seu neurologista logo.

Luiz Morais
Luiz Morais
Reply to  Aymoré Telê
12 anos atrás

Caro Aymoré, o Senna freou e evitou uma colisão, não pq ele era o maior e a ultrapassagem foi insignificante como vc sugere, mas pq ele era menos obtuso que vc e sabia que uma colisão tiraria os dois da prova. O Senna ficou puto com a ultrapassagem mas era melhor ficar com a 2ª posição do que nenhuma.
Acho que vc precisa de tratamento psiquiátrico, bem como a maioria das viúvas que não enxergam bem os fatos e acham que o Senna era imbatível. Volto a dizer que os melhores são os que estão vivos para contar suas histórias.

Léo
Léo
Reply to  Aymoré Telê
12 anos atrás

Quanta besteira. Você é realmente um “bobinho”.
Piquet deu show e o o Ayrton “arregou”. E tem mais a corrida do Japão foi “com espírito esportivo”? kkkkkk., volto a afirmar só pode ser uma “viúva bobinha”.

Mauricio
12 anos atrás

Como definiu o Jakie, foi como fazer um looping com um junbo.

Divertido e cheio de adrenalina.

Quem costumava fazer do F1 um kart o tempo todo era o Mansel.

Concocordo com Chico que disse que o Piquet era mais estrategia que agressividade. Ele era agressivo quando necessário, só arriscava quando podia. Reginaldo Leme na época definia bem essa face de Piquet. Ele tinha tres momentos em toda corrida. No começo andava no ritimo dos que iam a sua volta analizando a situação. Por dez doze voltas no meio da corrida rasgava a camisa e virava hum Hulk e depois administrava o que conseguia com isso. E virava um Hulk mesmo. Ultrapassva até onde não dava.

Era muito divertido assistir uma prova de F1 naquele tempo.

Ivan
Ivan
12 anos atrás

Maravilhosa essa ultrapassagem! E seu arremate versando sobre idolatria, a maldita idolatria, o grande mal de hoje, é ótimo também.

valmir lopes
valmir lopes
12 anos atrás

Renê Arnoux e Villeneuve duelaram curva após curva de maneira fantástica num gp que não lembro qual agora. Há outras tantas ultrapassagens memoráveis. O problema é que esta ai, até pelas leis da física tem-se dificuldade de explicar. Acho que Piquet, a exemplo de Albert Eintein, subverteu as leis da física. Eistein diria assim: as leis de Newton se aplicam ao GP da Hungria, porém, dependo de Piquet, isso é relativo.

Faster than you (anarfa)
Faster than you (anarfa)
12 anos atrás

Diria: éramos felizes e não sabíamos…

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
12 anos atrás

Esse filminho não dá a dimensão do que foi essa ultrapassagem pra quem viu ao vivo. Curiosamente, eu estava assistindo a essa corrida com um amigo recém iniciado na F1, e obviamente torcedor do Senna. Quando o Senna deu o X no Piquet, ele gritou tanto na minha orelha, e ficou falando até o Piquet dar o troco. O Piquet dá uma pedalada, o Senna vem fechar a linha de dentro, o Piquet vem por fora, o Senna o joga pra grama, Piquet vem com duas rodas no asfalto, duas na grama e, pra não tomar o X de novo, e talvez também por estar com os pneus sujos da grama, atravessa na frente do Senna. Gênio! E o silêncio que ficou meu amigo no resto da corrida foi impagável…

galileu
galileu
Reply to  Rodrigo Moraes
12 anos atrás

viajou legal eim rodrigo, em momento algum eu vi o piquet colocando rodas na grama. a attravessada se deve ao fato de ele deixar para frear na última hora desequilibrando o carro e fazendo a correção con contra esterço.
dois genios que se respeitaram, pois se o ayrton tivesse tambem freado mais tarde o toque seria inevitável

Squa
Squa
12 anos atrás

Falando em paradoxo, hein!

Wanderley
Wanderley
12 anos atrás

Quem postou primeiro ? Flavio Gomes ou Fabio Seixas ? Na verdade tanto faz, são dois dos jornalistas que mais entendem do assunto, dentro de um time pequeno e seleto …

Marcio Rezende
Marcio Rezende
12 anos atrás

Piquet, o melhor piloto que vi guiar na F1. Melhor porque não tinha medo de nada, nem de falr o que pensava, nem do que iam falar dele. Esta ultrapassagem, é obra prima, única, não interessa se o carro dele era melhor do que do Senna, hoje ninguém passa ninguem na Hungria, só se deixarem…
As maiores lembrançaas que tenho da formula 1 tem o nelson piquet como protagonista. São várias manobras, declarações e até a surra no Eliseu Salazar depois que este tirou os dois de uma corrida…
O arrojo do Hamilton e do Alonso não chega aos pés do grande Piquet.

Geraldo Casselli Júnior
Geraldo Casselli Júnior
Reply to  Marcio Rezende
12 anos atrás

Assino embaixo !!!

PAULO MOREIRA
PAULO MOREIRA
12 anos atrás

Já fiz algumas dessas no campeonato de Kart rsrsrssss

Sem dúvida a maior ultrapassagem de todos os tempos entres os dois maiores de todos os tempos.

Se no kart já arrepia, num F1 é simplesmente impossível descrever.

André Almeida
André Almeida
12 anos atrás

Aliás, alguém se lembra disso?

http://www.youtube.com/watch?v=bKhSZBl0ZxA

O Piquet é o cara!

galileu
galileu
Reply to  André Almeida
12 anos atrás

piloto de lotação, será que ele aceitava vale trtansporte. rsrsrsrs

Luiz Augusto Lima
Luiz Augusto Lima
12 anos atrás

Muito feliz a escolha da música. Não tenho nada mais interessante a dizer, a não ser que quase chorei.

Dú
12 anos atrás

Piquet Forever. Como essa http://www.youtube.com/watch?v=bKhSZBl0ZxA