SID

SÃO PAULO – Painted by Sid – Brasil. Só assim, já era demais. Com uma estrelinha do lado, piloto que já correu de Fórmula 1.

Essa era a marca de Sid Mosca, uma lenda. Mais que uma lenda. Um doce.

Aí, lá para 1988, tomei coragem e fui ao seu ateliê. Já tinha feito matérias com ele. Tratava-o com enorme reverência. Talvez maior do que a qualquer piloto. Foi assim até a última vez que o vi, não sei bem quanto tempo atrás.

Cheguei com um capacete Bell debaixo do braço, vermelho, comprado com as economias de alguns meses. Tinha passado semanas imaginando um desenho para ele. Queria um grafismo que lembrasse o logotipo da Vemag, em preto, branco e vermelho.

Em cinco minutos, Sid mudou tudo. Rabiscou numa folha de papel um desenho simples, prata na frente, verde musgo metálico atrás, um friso vermelho “Marlboro” grosso e outro branco separando as duas cores principais. Na testa, o emblema da Vemag.

E quem era eu para achar o que fosse? Ficou lindo. Nunca me cobrou nada. Quando trocar de capacete, me traz aqui que eu pinto de novo. Capacete tem validade. Não esquece.

Usei esse capacete por anos. Painted by Sid. Sem estrelinha, claro. Está comigo até hoje. O segundo, um Bieffe que ganhei do Felipe Massa, foi pintado do mesmo jeito e depois ganhou uma nova versão escolhida aqui no blog. Aí fui mudando sempre tendo como base as linhas curvas que terminavam em V. É assim até hoje, com cores diferentes, verdade, mas sobre a mesma ideia rabiscada num papel no ateliê de Santo Amaro.

A pintura do capacete é a outra face do piloto, dizia o Sid, que se foi hoje meio às pressas.

A face do automobilismo brasileiro vitorioso, brilhante, apaixonante, foi pintada por Sid. Ela não existe mais.

Subscribe
Notify of
guest

70 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
nilton "boca"
nilton "boca"
12 anos atrás

fica a lembrança do trabalho e do ser humano que todos nós aprendemos a admirar !!!

jaime
jaime
12 anos atrás

Foi fora do combinado , grande cara !!

Orlando Salomone
Orlando Salomone
12 anos atrás

Estamos perdendo gente importante demais, rápido demais. Meus sentimentos à família e a todos aqueles que amam o esporte a motor. Perdemos mais um.

Emerson Santos
Emerson Santos
12 anos atrás

Tenho uma história simples e legal com o Sid Mosca, aliás batizado como Sr. Cloacyr Sidney Mosca. Fui até seu atelier situado na Av. Washinton Luís 895 em 1999 e meio com receio juntamente com um amigo, o Alexandre Tozzi. E lá fomos recebidos pelo Alan e pelo Sid para juntos conhecermos a sua loja e seu trabalho, inclusive “atrapalhando” o andamento da loja, pois a oficina de pintura fica nos fundos e a loja é um show-room e não um museu de visitações…mesmo assim ele nos atendeu pacientemente, tiramos fotos e as pilhas alcalinas de nossa máquina se acabaram. Pois ele não teve dúvidas. Nos deu uma carona até a padaria mais próxima para comprarmos pilhas e ainda ofereceu um café. Quando fui pagar ele não deixou e fez questão de pagar a conta. Estes pequenos gestos de cordialidade me deixaram mais ainda encantados diante do gênio da pintura. Depois indiquei dois amigos meus que fizeram pintura com o Sid. Mas eu nunca tive esse prazer de ter um casco com a sua assinatura. Mas ainda vou ter porquê a história continua (espero) agora sob a condução do filho e amigo Alan Sidney Mosca. Descanse em paz meu querido…e obrigado pela companhia e pelo café…Seus 74 anos bem vividos serão sempre lembrados por quem teve a honra de conhecer este grande homem, profissional, pai, avô e “anfitrião”.

Paulo F.
Paulo F.
12 anos atrás

Meu respeito pelo Sid, um grande artista!

cacá Clauset
cacá Clauset
12 anos atrás

Tive a honra de ter dois carros de rally pintados por Sid. Um Peugeot 205 GTI, azul e amarelo, e um Kia Sportage vermelho e branco. Obras de arte. Pena que dei PT nos dois… coisas de corrida. De todos os personagens que o automobilismo me envolveu, o mais doce realmente foi o Sid. Perdemos.

Aldemir Gouveia
Aldemir Gouveia
12 anos atrás

infelizmente não tive o prazer de conhece-lo pessoalmente.mas sempre o admirei e sempre conto uma historia que achei engraçada….o tel. tocou pedindo para falar com o Sid e disseram que era da parte do conde, ele atendeu pensando se tratar de algum piloto com brincadeira e foi dizendo: quem é porra ou coisa parecida e a pessoa do outro lado, muito educada falou: sr. Sid aqui é o secretario do Conde John Danfruy(acho que se escreve assim) ele quer que o sr. pinte o capacete dele….o Sid pediu mil desculpas e se prontificou de pintar o capacete do Conde…o Conde foi companheiro de Senna na Lotus preta.

Alexandre Lourenço -SP
Alexandre Lourenço -SP
12 anos atrás

O que me conforta é que o Sid teve a vida que pediu a Deus , fez o que mais amava, foi reconhecido aos 4 cantos do mundo e fez grandes amizades e é por isso que eu acho que quando a gente faz o que ama a gente nunca trabalha e o resto é consequencia.

Murilo de Souza
Murilo de Souza
12 anos atrás

Era meu sonho ter um dia um capacete pintado por ele….

Vá com Deus Sid… que voce agora pinto o azul do céu pra gente ….

DIMAS
DIMAS
12 anos atrás

Não tenho comentarios sobre esse doçe ser humano. Mas vai uma lista de feras que ele pintava seus capacetes.MIKA HAKKINEN, SHUMACHER, IGO HOFFMANN, FITTIPALDI, ROSBERG( PAI ) e para fechar o maior de toda a historia da f1 AYRTON SENNA no qual pintava todos os seus capacetes. Descanse em paz ALAN SIDNEY MOSKA………….

galileu
galileu
12 anos atrás

embora alguem já tenha comentado, (roubou a minha idéia, mas vou aperfeiçoá-la).
se um dia voce ver algumas nuvens ou o arco iris com colorido diferente, não se espante, será o mestre SID com suas pistolas e aerografos ensinando os anjinhosa lá no céu a embelezar ainda mais este mundo de DEUS.

Helio Herbert
Helio Herbert
12 anos atrás
Helio Herbert
Helio Herbert
12 anos atrás
Helio Herbert
Helio Herbert
12 anos atrás

Na segunda metade dos anos 70,ao procurar o SID no seu atelier em Stº Amaro para fazer um trabalho em minha TX 650 B,o Sid me perguntou o que eu tinha em mente, e eu disse para ele…O que você tem em mente?,ele sorriu e disse… Sério,posso fazer o que eu quiser?.O resultado está aí,perfeita.
Nessa época o Alan ainda era muito jovem e também ajudou o Sid nesse trabalho.
Veja as fotos em meu face.

https://www.facebook.com/profile.php?id=100002170217434#!/media/set/?set=a.238761276144712.58821.100000325247973&type=1&notif_t=like

Dav
Dav
12 anos atrás

Uma grande perda para o automobilismo brasileiro

Haroldo Costa Filho
Haroldo Costa Filho
12 anos atrás

Grande Sid agora é uma estrela no céu.

Ron
Ron
12 anos atrás

O automobilismo nacional ficando cada vez mais cinza…
Se aparecer um colorido especial no céu daqui em diante, a gente já sabe quem é o artista.
Que descanse em paz.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
12 anos atrás

Ele era um baita artista. Quem tiver a honra de ter uma de suas jóias, que guarde com carinho. Que ele descanse em paz, e, força para a família.
O céu esta cada vez melhor…

Lauro
Lauro
12 anos atrás

Transformar um sentimento em imagem, e esta imagem, em marca eterna. Dom que cabe a pouquíssimos gênios, dos quais um se foi hoje.
Descanse em paz Sid.

DURVAL PEREIRA
DURVAL PEREIRA
12 anos atrás

Quanto ao Sid só a lamentar mas, é a vida, quanto ao piloto em questão…bem…piloto de F-1 estrelinha, piloto de lada…buraco negro…
Sid junta-se a galeria dos grandes, Senna,Fangio,Petterson,Cevert,Regazzoni,De Angelis e tantos outros…deve ser um papo “cabeça”…

Eric
Eric
12 anos atrás

Putz…desde pequeno sonho em ter um “painted by Sid” no meu capacete….a gente cresce, reliza sonhos, e agora que de repente podemos ter….não mais…o mestre se foi.

Uma pena.

Junior
Junior
12 anos atrás

o cara era um genio nas pinturas, duro foi ver os comentarios ridiculos de alguns internautas babacas no terra

Willian
Willian
Reply to  Junior
12 anos atrás

Cara, se eu fosse vc nem perdia meu tempo com os comentários do Terra. São crianças de férias que ficam floodando nas notícias…

Douglas Ricardo
Douglas Ricardo
12 anos atrás

Sid, “Mosca”, voou para a eternidade…
Os bastidores do automibilismo têm muito a perder… Uma pena!

Carlos Santista
Carlos Santista
12 anos atrás

“”Capacete tem validade. Não esquece””
um gesto tão simples e imensamente nobre !

Helio
Helio
12 anos atrás

A entrevista dele para o Reginaldo Leme junto com o Bruno Senna é emocionante! Varias vezes voce ve o Sid com lagrimas nos olhos enquanto lembrava de acontecimentos e ia falando num tom muito emocionado! O video inclusive está no ar no site dele:

http://www.sidmosca.com.br/

Alexandre Lourenço
Alexandre Lourenço
12 anos atrás

É como disse o amigo , esse mundo esta cada vez mais cinza, sem graça e com um clima pesado, portanto eu estou triste agora por que esse mundo sinistro esta em dando medo.

hugo
hugo
12 anos atrás

Sem pachequismo nenhum, o mais bonito é o do Senna.

André
André
12 anos atrás

É uma notícia muito triste.

Pelo menos fica o orgulho de saber que aqui em casa mora um Painted by Sid. Infelizmente não tive o prazer de conhecê-lo, mandei o capacete, um Arai GP5 todo branco, novo, pelo correio e recebi no dia que estava de malas prontas pra embarcar pra Valência, Espanha, na seletiva da Formula BMW. Saí de Florianópolis com destino a Guarulhos, e foi só lá, na verdade com horas antes de embarcar pra Valência, que fui buscar meu capacete numa loja do aeroporto, onde o Alan, filho do Sid, tinhe deixado com um amigo. Lembro até hoje como foi abrir a capa (também com a logo do Sid) onde estava o capacete, e ver aquela obra de arte. Lindo, nunca tinha visto um capacete tão bonito, e aquele eu podia chamar de meu.
Infelizmente minha carreira não foi pra frente. Mas o capacete, esse sim, está sempre à mostra no meu quarto, onde posso admira-lo e lembrar daquela época tão boa, quando achei que seria mais com a marca do SID nas pistas.

Obrigado Sid, que Deus lhe acompanhe.

Fernando Monteiro
Fernando Monteiro
12 anos atrás

Que pintura bacana Flávio. Gostei muito mesmo. O símbolo da Levis não é o máximo tambem? Abração

Pequim
Pequim
12 anos atrás

É… o automobilismo brasileiro tá indo pro saco…mesmo.
Agora se foi o maior artista do automobilismo. Um cara reconhecido pela simplicidade e pela capacidade de criar lindas assinaturas para muitos pilotos.
Cinza. Muito cinza ficou este dia.
Mas, tudo tem seu tempo.
Ele apenas mudou de plano.
Vá em paz !!
R.I.P.!!

Luiz Filipe Dias Genesi
Luiz Filipe Dias Genesi
12 anos atrás

O problema dos artistas é que também são mortais. Não deveriam! Mas agora é desejar força a sua família. Ele já deixou o seu nome na história do automobilismo mundial (e isso não é eufemimismo).

Vá em paz mestre. E que a raiz do capim não lhe sege amarga!

Lazlo Barbieri
Lazlo Barbieri
12 anos atrás

O artista não morre, vive eternamente em suas obras.

Fique com Deus Sid.

Glauco Porciuncula
Glauco Porciuncula
12 anos atrás

Se arrependimento matassa… ano passado quando estava em São Paulo fiz meu roteiro prevendo passar na loja dele, mas não deu tempo….

Fabio Farias
Fabio Farias
12 anos atrás

BOA !!!!!!!!!

Felipe
12 anos atrás

Adeus SID

Marquinho
Marquinho
12 anos atrás

Gente fina demais, que Deus abençõe e q o Alan de continuidade.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
12 anos atrás

Uma grande perda, realmente o dia ficou triste… sempre tive um sonho de poder pintar um capacete com o SID Mosca… vai ficar na vontade.

Agora… lá no céu deve estar a maior Festa… o que tem de piloto que vai renovar o “guarda-roupa” em materia de capacete não dá nem para contar

Segue o jogo… de maneira triste… mas segue o jogo!!!

Imperador

Willian
Willian
12 anos atrás

Putaquepariu, hein Flavio Gomes…

“A face do automobilismo brasileiro vitorioso, brilhante, apaixonante, foi pintada por Sid. Ela não existe mais.”

é pra fazer qualquer marmanjo que goste de corridas ir as lágrimas…

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
12 anos atrás

É, acho que esse chamado só pode ter vindo pra ele porque a trupe de mestres do volante que estão no andar de cima está precisando trocar as pinturas dos capacetes… então mandaram buscar outro mestre… só pode ser…

Alexandre Salvador
Alexandre Salvador
12 anos atrás

Perda irreparável…

ricardo arruda jr
ricardo arruda jr
12 anos atrás

é a ultima vez que vou postar um elogio de forma genérica (se não começa a soar meio gay platônico).
das próximas vezes posto se tiver algo a dizer sobre o texto ou o assunto em si.
lá vai: meu caro, você escreve muito bem! seus textos longos não cansam (o do show do Paul, por exemplo, foi incrível) e os curtos dizem muito (como esse).
parabéns e obrigado.

CARLOS PIMENTA
CARLOS PIMENTA
12 anos atrás

Com certeza o mundo fica menos colorido e um pouco mais cinza. Lamento profundamente.

Valente
Valente
12 anos atrás

Ele foi grande na arte, na humildade, na simpatia e na amizade. Eu o conheci em 1981 e virei fã desde então. Nos últimos anos, a cada ida minha a S Paulo a visita aos Mosca é obrigatória. Eu terei o Sid “sempre na cabeça” pois ele criou a pintura do meu capacete. O Alan, outro grande amigo, continua tocando a obra prima do pai com a mesma maestria. Que Deus esteja sempre com você, grande amigo.

Em tempo: Flávio, o Sid sempre me dizia que a “estrelinha” ao lado do “Painted by Sid” era somente para “quem chegou lá”, e não apenas F1. O Tony Kanaan, por exemplo, tem as tais estrelinhas nos seus capacetes pintados na casa.

Alex Melo
Alex Melo
12 anos atrás

Boa tarde Flavio.

Parabéns pela singela homenagem.

Tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente. Em ocasiões diferentes, adquiri duas de suas “obras”: uma réplica do capacete do Senna e outra do Piquet.

Além de ser um grande artista, era de uma simpatia e humildade muito grande.

Que o seu legado continue firme e forte nas mãos de seu filho Alan.

Um forte abraço,

Alex Melo

Alexandre Santiago
Alexandre Santiago
12 anos atrás

Eu conheci o Sid pessoalmente em 2001, quando fui no ateliê dele comprar uma réplica do capacete do Senna. E a experiência de ter estado naquele lugar foi sensacional.
Eu entrei, comecei olhar os carros que haviam ali dentro.
Havia a Jordan que foi do Barrichello e um F-Indy que pertenceu ao André Ribeiro.
Eu estava olhando para dentro do Jordan e estava encantando, quando ouvi uma voz dizendo ‘-Se quiser pode entrar’. Olhei para frente, era o Sid.
Perguntei ‘-Posso mesmo?’. Ele riu e disse, ‘Claro, só tirar o volante e escorregar pra dentro’.
Depois que eu sai, começamos a conversar, eu admirando os capacetes expostos pelo salão e ele contando a história de cada capacete. Inclusive ele estava pintando alguns capacetes para a FIA em comemoração aos 50 anos da F1.
Depois da apresentação das obras dele, o Sid subiu comigo pro escritório dele e foi me mostrar coisas que ele havia ganho do Ayrton, do Piquet, Stewart. Itens que ficavam no seu escritório. Ah, que sorte a minha.
Fiquei acho que umas 4 horas ali com ele conversando sobre tudo e todos do mundo do automobilismo. Minha única reclamação foi pelo tempo que passou voando como um F1 e quando vi já precisava ir embora, pois ele também não poderia ficar ali o tempo todo, ele tinha o que fazer. Alegrar o mundo do automobilismo com suas cores e desenhos, rs.
Mas sai de lá realizado, primeiro por ter comprado uma réplica de um capacete de F1 pintado pelo artista que o Sid era, segundo pela própria pessoa do Sid, que me tratou extremamente bem, educadíssimo, simples e cativante.
Eu nunca mais na vida vou esquecer aquele dia, nem hoje pela morte dele, pois perdemos um artista e uma figura importantíssima no mundo automobilístico mundial, mas vou sempre contar essa história, de ter conhecido um mito pessoalmente. Sou um felizardo.
Vai em paz camarada.

Rodrigo Assis
Rodrigo Assis
Reply to  Alexandre Santiago
12 anos atrás

Parabéns a você pelo tempo que ficou com este Sr. Eu. Acho ele um artista, um mestre nos desenhos e pinturas. Essas pessoas boas, alias, otimas é que vão embora cedo e de certa forma, com algum um tipo de sofrimento.

Milton Eller
Milton Eller
12 anos atrás

O Flavio escreveu tudo “A melhor face do Automobilismo não existe mais”, que Deus abençoe ao Sid e sua familia

regi natrock
regi natrock
12 anos atrás

quer saber?
tô de saco cheio de ir a enterros, missas e eventos do tipo.
Nesses últimos 12 meses já foi um punhado.
Dói pra cacete.
PQP. tanto tranqueira que não faz falta por aí ocupando espaço e os amigos se vão sem nem avisar.
ô tristeza.

Rodrigo Assis
Rodrigo Assis
Reply to  regi natrock
12 anos atrás

Concordo com você, dói demais quando se ama uma pessoa profundamente.

Mario
Mario
12 anos atrás

O admirava pela beleza e importância de tudo que fez. A estória do automobilismo brasileiro — nos seus anos de ouro — não pode ser contada sem citar seu nome. Que a sua família e os seus amigos só tenham orgulho e boas lembranças de você. Todo o Brasil lhe agradece, Sid.

TOM SEM FREIO
TOM SEM FREIO
12 anos atrás

Sempre morei proximo de sua oficina, na Washington Luis, e sempre que podia entrava e passava alguns bons momentos olhando seus capacetes e alguns carros de corrida expostos ali, feitos por ele. O Sr. Sid, sempre foi uma pessoa muito simples e sempre que me via por lá, me comprimentava. Da mesma maneira que me comprimentava na Padaria ou no Supermercado, porque sempre moramos no mesmo bairro. Ele apesar de ser famoso, no meio, nunca deixou de ser o que todos deveriam ser , ou seja uma pessoa simples e humilde. Obrigado Sr.Sid, por me permitir de estar ao lado destas obras de arte que o Sr. fez, foram momentos maravilhosos. E que seu filho Alan siga o mesmo caminho de sucesso.

Egon Kniggendorf Jr.
Egon Kniggendorf Jr.
12 anos atrás

O mundo tá ficando cada vez menos engraçado… sem gosto…
Quando se perde um cara como Sid, é essa a impressão que fica.
Quando Deus decidiu me levar pra Curitiba, pra aprender a mais difícil lição de minha vida; decidi que lá só usaria minha moto, uma Honda 750K.
Comprei um capacete e levei a ele. A réplica do Senna já não era permitida pela fundação, mas ele e o Alan, me deram a idéia de fazer a parte de trás como a do Senna, e na frente uma Bandeira quadriculada, como se ele tivesse tomado a bandeirada na cara, e grudado no capacete.
Quando fui buscar ele falou: “Leva nossa Marca pra Curitiba” como se lá ninguém o conhecesse… com a simplicidade de um iniciante que precisava fazer o nome…

Camilo Fontana
Camilo Fontana
Reply to  Egon Kniggendorf Jr.
12 anos atrás

Imagina, eu Curitibano, desde criança queria conhecer esse Dr. Mesmo sem correr em coisa alguma e nem tendo essa pretensão, há algum tempo penso em fazer um casco meu. Sempre pensando o quão dificil é criar um capacete bonito, simples e marcante como os dele. Uma perda e tanto. Força aos familiares…