SILVER & STONES (2)

SÃO PAULO (dá tempo?) – Num rasgo de humildade, Schumacher disse na Inglaterra que Vettel pode, sim, bater seus recordes um dia. Para o alemão master, o alemão júnior tem condições de impor um domínio na F-1 que o leve a superar as marcas que ele, Schumacher, construiu entre 1991, quando estreou, e 2006, quando parou. Do ano passado para cá, Michael não somou nenhum número muito significativo ao seu cartel, exceto alguns pontinhos avulsos.

Eu, sinceramente, acho muito difícil. Afinal, são cifras que exigem uma enorme longevidade não só do piloto, como da hegemonia que sua equipe é capaz de levar a cabo. A Ferrari foi dominante na primeira metade dos anos 2000, quando Schumacher disparou na estatísticas, numa época em que se testava sem limites. E isso fazia diferença, porque quem tinha mais dinheiro acabava se impondo aos rivais, principalmente se soubesse usá-lo. E Maranello soube. Acho difícil um período tão longo de domínio hoje em dia. Basta ver a Brawn. Durou um ano. No ano seguinte, mesmo com a Mercedes por trás, miou.

Vettel pode, sim, se comparar a Schumacher no futuro no que diz respeito ao talento, à superioridade que é capaz de demonstrar com um equipamento bom nas mãos, essas coisas. Mas, como o veterano, depende mais de sua equipe do que dele. A Ferrari formou um dream-team de ponta a ponta sob a batuta de Jean Todt. A Red Bull ainda não chegou a tanto. E os recordes que Schumacher bateu não eram assim tão inatingíveis. O problema para os que vêm depois dele é que tais marcas foram se ampliando muito rapidamente. Basta ver que a diferença entre ele e o segundo no ranking de vitórias, por exemplo, é de 40: 91 para o alemão, 51 para Prost. Apenas três pilotos na história ganharam mais de 40 corridas: os dois citados e Senna, com 41.

E vocês, o que acham? Vettel engole Schumacher nos números?

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Rafael Chinini
Rafael Chinini
12 anos atrás

pergunto…será que se Vettel e RBR dominarem os proximos 3 anos ai, Vettel também será falado como schumacher de “nao teve adversário”>..”foi o carro que ganhou” ?

queria ver Vettel ter que correr atrás do resultado….

Marcio Vieira
Marcio Vieira
12 anos atrás

Pela idade, pelo carro, pelo talento, e pelo carisma, eu acho que ele chega numas 50 vitórias. Não mais que isso, depois ele vai para outras categorias se divertir, ou ficar participando dos shows esportivos promovido pela Red Bull, sei lá.

Alessandro Neri
Alessandro Neri
12 anos atrás

Do jeito que caminha a F1 , com circuitos ridiculos e sem grandes riscos para os pilotos , com carreiras chegando a inacreditáveis 18 anos de F1 , sem dúvida que vettel pode bater as marcas do outro alemão. Infelizmente isso é reflexo de uma categoria , que em prol da segurança máxima , se esqueceu da parte esportiva.

Sandro
Sandro
12 anos atrás

Vettel vai bater o recorde de pontos de Schumacher devido a turbinada no sistema da pontuação. Alonso idem.
Dependendo de quantas corridas o “Puto Maravilha” participe na F-1 (mais de 200, pelo menos) e “se” o carro for excelente vai superar o recorde de poles do “Miguel Sapateiro”.
Vitorias? Podios? Esquece!
P.S.: espero que ninguem fale para mim: “Falaste besteira! Queimou a lingua!” (hehehe)

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

“Engolir totalmente os recordes de Schumacher, com certeza, NÃO! Mais fácil ver o Galvão CHUPAR, CHUPA MEU FILHO!”

Alguns recordes podem até cair, mas um único piloto repetir o que Schumacher fez em termos de estatísticas, pode esquecer…

O recorde de melhor volta por exemplo, é imbatível, muito mais difícil de ser superado que os de poles, esse Vettel vai superar até com certa facilidade! Vai ser um belo tapa na cara da pachecada que achava o antigo recorde de Senna eterno, mais um piloto vai passar das 65 poles, e pior Galvão, é outro alemão! Hoje Vettel tem 70 GPs, 22 poles, curiosamente o mesmo que Senna quando tinha 70 corridas. Só que Vettel não precisou de motorzinho especial de treino com 100 cv a mais para chegar a 22 poles, essas coisas o trio parada dura Galvão/Leme/Burt nunca comentam.

Vettel
GPs disputados 70
Títulos 1
Vitórias 16
Poles 22
Pódios 27

Senna
GPs disputados 70
Títulos 0
Vitórias 10
Poles 22
Pódios 31

Já Schumacher não teve vida fácil como muitos comentam, nunca começou com carro pronto para ser campeão, se chegou ao domínio foi graças a paciência e trabalho na equipe! Em 95 largou uma equipe que vencia tudo para correr de Ferrari lixo em 96, logo de cara venceu 3 corridas históricas. Metem o pau no velho alemão, mas, sem Schumacher em 97/98/06 os campeonatos não teriam graça, mas lá estava o alemão disputando o título com carro inferior(na metade da temporada de 06 Alonso tinha um carro melhor, depois teve o caso da proibição do amortecedor de “massa”, fizeram justiça pois FERRARAM a Ferrari em 05 com um novo regulamento). Antes, em 03 a FIA já tinha tentado sacanear a Ferrari mudando radicalmente o regulamento, fez isso, para deter o domínio do alemão em 02, mas Schumacher ganhou o campeonato de 03, aliás, um ano bem disputado, e com regulamento CONTRA, feito exclusivamente para ele.

Em 2005 a FIA conseguiu “ferrar” a Ferrari, mas advinha quem estava em 2006 disputando o título com Alonso? Ele…Schumacher!

Não foi campeão, mas Schumacher fez uma coisa que ao meu ver, é melhor que vencer um campeonato, pela TERCEIRA vez “erguia” a equipe para disputar o título, aconteceu isso em 97/03/06. Em 06 foram 7 vitórias de Schumacher, o alemão deixou a equipe novamente no topo para 07. Lembrando que antes disso, Schumacher já tinha feito o mesmo na Benetton chegando a 2 títulos. O velho alemão não foi um piloto qualquer, em 11 temporadas pela Ferrari, disputou por 8 vezes o título, vencendo 5 e sendo vice em 3. No total, Schumacher disputou diretamente 10 títulos, ganhou 7, sendo vice por 3 vezes, é muita coisa. Vamos ver se Vettel consegue motivar uma equipe(dentro e fora das pistas)como Schumacher, na RBR esta se saindo muito bem, tudo funciona como um relógio.

Raikkonen foi campeão em 2007, mas muito, GRAÇAS ao trabalho de Schumacher entre 05 e 06, se Schummy não se aposentasse, ele seria o campeão!

Sete títulos foi até pouco para o alemão, se não mudassem o regulamento em 05, Schumacher seria campeão em 05/06 e porque não, 07?

Quero ver a cara de BUNDA do Galvão daqui a 10 anos(ou menos) quando Vettel estiver a frente de Prost e Senna nas estatísticas, serão dois alemães no topo. Qual vai ser a DESCULPA dessa vez? Que Vettel pegou adversários fracos? Vettel logo de cara na primeira disputa por título, bateu 3 campeões em 2010! Hoje, domina sem dó a tabela…é rápido e raramente erra! Pra que a RBR precisa de Hamilton, pra jogar resultado fora?

O jovem alemão pode se tornar o melhor piloto da F1 desde 1950, os torcedores alemães devem estar rindo a toa,(não dos brasileiros) e sim dos ingleses. Existe uma rivalidade ferrenha entre essas duas nações pela supremacia no automobilismo, na verdade a briga é mesmo entre as marcas, mas com Vettel e Lewis na pista é uma ótima oportunidade para um cutucar o outro! E no momento, Vettel esta OFUSCANDO legal Hamilton, o inglês é fera, mas muito AFOBADO! Lewis começou em equipe de ponta em 07, logo de cara jogou um título fora, depois foi campeão em cima do Massa, que aliás, nunca foi campeão, portanto Lewis não fez nada muito especial, além disso, ganhou o título RASPANDO em Interlagos. Já Vettel subiu junto com a equipe desde a Toro Rosso, fez história ao vencer corrida em 08 por essa equipe, em 09 tirou o vice campeonato de Rubinho, em 2010 teve forte oposição do companheiro na equipe, ganhou o campeonato de “virada” batendo 3 campeões, impedindo o Tri de Alonso. Sem dúvidas seus feitos na pista são melhores que de Lewis…ninguém pode dizer que a carreira de Vettel começou fraca, muito pelo contrário. Muitos vão dizer que Newey faz a diferença na vida de Vettel, mas isso também ocorreu com Clark, Fittipaldi, Piquet, Prost, Senna e Mansell, entre eles tinham: Chapman, J.Banard, G.Murray e o próprio Newey.

O mais hilário de tudo(para RAIVA do Galvão) é saber que Schumacher gosta muito de Vettel, quando um recorde cair, Schumacher não vai se importar:

“Decepcionado, nada disso, esta tudo em casa, nossos torcedores na Alemanha devem estar felizes, não há motivos para cara feia”

Só resta o Galvão soltar a pérola:

“O melhor de todos os tempos se decide por ELEIÇÃO, Vettel nunca vai ser o número 1”

Claro né Galvão, essa eleição é feita (escondida) pelos ingleses…

…aliás, essa eleição é oficializada pela FIA? Se não, então só vale a título moral…

Lucas
Lucas
Reply to  Marcelo
12 anos atrás

Eita, e eu que achava que já tinha visto de tudo… FIA tinha tentado sacanear a Ferrari mudando radicalmente o regulamento? Uma das grandes mudanças pra 2003 foi justamente o fato de terem proibido motor de classificação (a Williams tinha um tão bom em 2002 que Montoya fez tantas poles quanto o Schumacher, mas em corrida o ritmo não era tão bom). Qual seria essa “mudança radical” que afetou a Ferrari? Mais “viajante” ainda é dizer que Schumacher “ergueu” a equipe em 2006. A Ferrari não se “ergueu” em 2006: foi a Renault que “desceu”, à força, devido à estúpida proibição dos amortecedores de massa: vale lembrar que a Renault já tinha consultado a FIA a respeito de sua legalidade ainda quando do seu desenvolvimento no fim de 2005, Charlie Whiting também deu o ok, os próprios comissários de pista os aprovaram quando o carro foi analisado, e aí subitamente eles decidem que o negócio é ilegal, fazendo artificialmente com que a Ferrari se tornasse o melhor carro na segunda metade de 2006. E só pra constar: lembram que a FIA nem deu bola pras asas ilegais da Ferrari aquele ano? Depois de uma pré-temporada pífia, eles começaram o ano fechando a primeira fila, graças às asas traseiras ilegais, ignoradas pela FIA naquela corrida apesar dos protestos. Algumas corridas mais tarde eles usaram também uma asa dianteira que abria e fechava se o carro estava em reta ou em curva, a TV mostrou, mas nada de punição também. FIA “ferrou” a Ferrari em 2005? Naquela que foi a única mudança de regulamento que de fato afetou negativamente a Ferrari naqueles tempos, o resultado foi completamente improvável (ao fim de 2004 ninguém imaginaria que obrigar as equipes a usar um só jogo para toda uma corrida iria afetar tanto a Ferrari), mas, coincidência ou não, essa medida foi revertida para 2006. E isso sem falar de coisas como proibirem os sistemas de largada quando esses eram permitidos e o da Renault era melhor que todo mundo, etc. Eu até acho exagero falar que a FIA queria fazer a Ferrari vencer a todo custo, mas é nítido e claro que eles foram os maiores favorecidos naquela época. Ver gente dizendo que a FIA “ferrava” a Ferrari é, pra dizer o mínimo, bizarro.

Lazlo Barbieri
Lazlo Barbieri
12 anos atrás

Concordo em número gereno e grau.

Vettel não chegará aos números do Shummy, talvez não por falta de talento, mas porque dificilmente as condições que propiciaram ao alemão senior obtê-las, vão se repetir.

Carlos Eduardo Galvão
Carlos Eduardo Galvão
12 anos atrás

Se ele tiver nas mãos um super-carro como o Schumacher teve, acho bem provável. Agora em questão de talento, acho que o Vettel já é melhor que o Schumacher. O veterano quando não teve o melhor carro nas mãos perdeu campeonatos para pilotos medianos(Hill, Villeneuve e Hakkinen), com um carro mais ou menos igual foi batido duas vezes pelo Alonso(esse sim um piloto de alto nível). Já o Vettel vem esmagando excelentes adversários(Alonso, Hamilton e cia). As comparações com o Schumacher são naturais já que os dois são compatriotas, e o Schummy é detentor de todos os recordes. Mas na minha opinião a pergunta deve ser: será que ele vai chegar ao mesmo nível de pilotagem de Prost e Senna(os dois melhores de todos os tempos).

peter von wartburg
12 anos atrás

engole. e com folga.

Flavio Almeida
Flavio Almeida
12 anos atrás

Hehehe, nunca.
Os numeros de Shumi, são imbativeis…ainda bem que vc escreveu o porque. Não existe melhor explicação que a sua.
Parabens!!!

O Thião é sem duvida um explendido piloto, fará sua história, deixará marcas, fará corridas maravilhosas, mas não chegará aos numeros do Shumi, não sou fã do Alemão multicampeão, longe disso, mas não sou cego, muito menos desinformado de F1, Seus numeros são sim uma lenda para esses pilotos de hoje em dia.

marcio cordeiro
marcio cordeiro
12 anos atrás

Depende de uma serie de fatores,tais como a continuidade do contrato de Newey, a subserviencia de um companheiro castrado e sua habilidade aliada a uma dose de sorte que todo campeao tem.

Nelson Weiss
Nelson Weiss
12 anos atrás

Possivelmente lá para 2099 deve aparecer um outro tão bom e tão regular.Não pensem so no espantoso numero de vitórias.Há de se considerar quantas corridas seguidas sem quebrar,quantas corridas sem bater,quantos pódios seguidos e por aí vai.

Fowler T Braga Filho
Fowler T Braga Filho
12 anos atrás

Acho que faltou uma coisa importante no teu texto Flavio. A constante mudança de regras na categoria, que pode quebrar qualquer hegemonia. Mesmo a Ferrari na época áurea do dream team que você colocou, não resistiria a esta política burra.
Assim sendo, eu acho difícil para alguém bater todos os números do Schummy

Anna Carolina
Anna Carolina
12 anos atrás

Concordo que os números de Schumacher são impressionantes, mas acho que o Vettel pode alcançá-lo sim. A Red Bull ainda não tem o “Dream team” , mas está próxima. Já tem o melhor piloto e o melhor carro, logo conseguirá formar o resto do time… E como aconteceu com o Schumacher e a Ferrari, Vettel e Red Bull se encaixaram perfeitamente…

Arthur Schieck
Arthur Schieck
12 anos atrás

Acho improvável mas perfeitamente possível por uma razão muito simples: ele é alemão e os europeus na F1 levam sempre uma pequena vantagem na hora de conseguir uma vaga em boas equipes. Mesmo que a RedBull não dure tanto, a forte candidata a vaga é a MacLaren. Com Button se aposentando, há sempre essa possibilidade de transferência.
Ah, já ia esquecendo. O cara é fera!… e seus concorrentes mais duros nos próximos anos são apenas dois: Alonso e Hamilton. Não sei se Kubica volta um dia.

Victor
Victor
Reply to  Arthur Schieck
12 anos atrás

Europeus levam vantagem porque lá o automobilismo existe e a indústria automobilística é de verdade. O topo aqui é Stock Car, que qualquer mimadinho entra se quiser.

MarceloPOA
MarceloPOA
12 anos atrás

Outro elemento que se faz necessário acrescentar é que hoje a gama de bons (ou ótimos) pilotos presentes no grid é maior que no tempo áureo do Schumy. Alonso, Hamilton, Button, Kubica (se Deus quiser) não são pilotos que se possa desprezar e fazem, sim, frente ao alemão.

Outra coisa. FIA e FOM não estão a fim de outra era com hegemonia absurda de um piloto e uma equipe. Prova disso é essa história do cano de descarga da Red Bull.

Em fim, pra mim, os recordes do Schumacher são, de agora em diante, imbatíveis.

Carlos Santos Jr
Carlos Santos Jr
12 anos atrás

Bater os numerais de shumacher muito dificil, alias considero o alemão um monstro do automobilismo por causa disso, ele corria sozinho, e foi perfeito, com chuva, sem chuva, ele demonstrou ser perfeito, o vettel vai ter algo que o senna tem, tem um talento muito grande, e vai disputar com pilotos de mesmo nivel, isso da um carisma pro piloto, não tem aquele comentário” tendo alguem pra tirar o pé todo mundo ganha”.
Mas é uma discussão de um nível acima, muito dificil de definir.

Fabio
Fabio
12 anos atrás

Oi Favio,

O seu amigo Fábio Seixas escreveu defendendo a volta dos testes ilimitados. Veja abaixo:

01/07/2011

Sexta, coluna

(O paralelo com o título de Button é inevitável. Há dois anos, a esta altura _42% das provas_, ele tinha 26 pontos sobre o vice, Barrichello, e 32 sobre o terceiro, Vettel. As outras equipes corriam para desenvolver seus difusores, mas, sem testes, demoraram para alcançar a Brawn. Quando conseguiram, Button já administrava sua folga.
Alonso, agora, estima que a Ferrari vá levar dois meses até alcançar a excelência aerodinâmica da Red Bull. Mesmo se Newey ficar parado _o que não vai acontecer_, periga de Vettel já ter fechado matematicamente o título até lá.
Houvesse os testes, a reação seria mais rápida e o Mundial, menos previsível.

Se a F-1 se autoproclama “o pico do automobilismo”, que acabe com o veto aos testes. Se a ideia é buscar os limites, que extinga todos. Se o marketing é reunir a nata, que cesse a preocupação com custos. Como dizem por aí, “quem não sabe brincar que não desça pro play”.
A coluna de hoje na Folha fala sobre (mais) um efeito colateral da proibição dos testes. Quem larga na frente no campeonato dificilmente é alcançado. A regra, estúpida, mina o poder de reação de quem largou atrás.

O texto está aqui, para assinantes da Folha e do UOL. Na Folha Digital, é só ir clicando até a pág. D9.)

Voce acha que os testes deve ser ilimitados ou so aumentados um pouco? Como fazer uma media entre as equipes de £££ das outras.

Abraco

Fabio

Victor
Victor
Reply to  Fabio
12 anos atrás

Acho que os testes não deveriam ser ilimitados, até para não haver uma outra era de vitórias de só uma equipe.
Mas concordo que o veto é um contrassenso, já que se é para as equipes estarem no limite da engenharia automobilística, como tirar a chance da equipe evoluir ? Penso a mesma coisa de motores pequenos e da necessidade das peças durarem mais do que um GP.
No final das contas, abaixar os custos até funcionou de um certo ponto de vista, pois a F1 tem mais times agora. Entretanto eles estão sempre lá no final do grid e quem tem dinheiro continua ganhando tudo. Então, o que mudou de verdade?

Mario Simas
Mario Simas
12 anos atrás

Nem f.ndo. O Jr é muito bom mas o domínio do Schumacher só se repetirá quando o Halley voltar.

André
12 anos atrás

Ainda acho mais plausível o Hamilton bater estes recordes. O Alonso tem chances também, vide a comparação da carreira dele com a do Schumacher. Nos primeiros anos, sofrendo com uma Ferrari não tão competitiva. Nada garante que o Alonso não domine dos 30 aos 34 anos, como o Schumacher fez.
André / Piloto no http://www.f1bc.com

lubbi
lubbi
12 anos atrás

Acho quase impossivel bater os recordes, mas não por falta de mérito do vettel e sim devido as condiçoes da atual f1.
Agora nao acho certo o pessoal malhar o dick shumacher, com certeza ele está entre os 3 maiores de todos da historia da f1, nao so por causa dos numeros,, Mika hakkinen era sim um rival forte , o que acontece hoje com o shumacher é algo natural relacionado a idade, na época auge dele o cara tocava muito, era visivel na pilotagem, tanto em camera onboard ou mesmo em interlagos no laranjinha por exemplo ele era o último a frear e o primeiro a acelerar, o rubinho com quase ´mesmo´carro nao conseguia algo parecido.

abs

Nelson Weiss
Nelson Weiss
Reply to  lubbi
12 anos atrás

A maioria dos TORDEDORES,só sabe o que GAVIÃO lhes fala,ou seja:nada

Ferrara
Ferrara
12 anos atrás

Não. Acredito que quando as outras equipes conseguirem equiparar seu equipamento com o da Red Bull, a vida do Alemãozinho será complicada.

Daniel
Daniel
12 anos atrás

Na verdade, o domínio da Brawn durou apenas meio ano. No segundo semestre de 2009, o time, já liderado por Rubens (no que se refere a resultados), passou a apanhar de Red Bull, McLaren e Ferrari.

Quanto aos recordes, acho que Vetell pode bater o recorde de poles, mas o de vitórias vai ser difícil.

Carlos Henrique
Carlos Henrique
12 anos atrás

Acho que não, Flavio. As coisas hoje na F1 mudam mais rápido que antes. Fecho contigo.

Banana Joe
Banana Joe
12 anos atrás

Se o Vettel levar a sorte de ter a melhor equipe e ainda adversários do naipe de Jacques Villeneuve, Mika hakkinen, Rubens Barrichello e Damon Hill pode passar décadas ganhando em sequencia.
Prost sem Senna seria no mínimo hexa.
Emerson sem Jack Stewart seria no mínimo tetra.
E por aí vai…

alexandre
alexandre
Reply to  Banana Joe
12 anos atrás

Prost sem Senna seria tetra do mesmo jeito, pois Senna tomou um espaço que era de Piquet. Emerson seria tetra não sem Jackie Stewart, mas sim sem a Copersucar. Ganhou dois títulos em cinco temporadas disputadas de fato…gênio.

Ana
Ana
Reply to  Banana Joe
12 anos atrás

Por que realmente o Mika hakkinen era muito ruim…

doug
doug
12 anos atrás

flavio eu acho q em numeros de vitoria ele pode chegar lá sim, se vc observar o calendario de agora a senao me engano sao de 20 corridas e como ele é novo em 4 anos ele pode ter vencido mais de 60…vamos ver oq o futuro reserva pra esse garoto…

Lucas
Lucas
Reply to  doug
12 anos atrás

Bom, quando o Schumacher começou já eram 16 corridas por ano, e ao fim de 2006 já eram 18. Não acho que isso vá fazer graaaande diferença, muito mais importante é ter um carro competitivo por muito tempo. E creio que nenhum outro piloto na história da F1 teve um carro excelente por tantas corridas quanto o Schumacher. Vai depender de quanto tempo a Red Bull ficar no topo, e duvido que isso vá durar muito tempo.

Valmir Passos
Valmir Passos
12 anos atrás

Dificil dizer, ainda mais com essa palhaçada de mudarem o regulamento no meio do campeonato para diminuir a vantagem da melhor equipe. Quando a Ferrari dominava nas pistas, ninguém da FIA mexia no regulamento com o intuito claro de tirar a vantagem dos italianos. Agora a Red Bull está sofrendo isso. Ridículo.

Lucas
Lucas
Reply to  Valmir Passos
12 anos atrás

Pelo contrário: quando alguma equipe ameaçava, mudavam o regulamento justamente pra prejudicar quem tava correndo por fora. Vide Williams que, se não tinha o ritmo da corrida da Ferrari em 2002, pelo menos era excelente em voltas lançadas – até a FIA proibir os motores de classificação, ou a Renault, que quando os sistemas de largada automática eram permitidos era melhor que todo mundo (a coisa mais comum era o Alonso passar uns quatro ou cinco a cada largada naquele tempo), e aí a FIA proibiu o dito cujo. Ou quando resolveram forçar todo mundo a usar motores por várias corridas (do contrário, punição de dez posições no grid) numa época em que a Ferrari era a única que tinha um motor “indestrutível”. Claro que a Ferrari tem seu mérito, em especial o Rory Byrne, gênio que pelo seu estilo de privilegiar as evoluções ao invés das revoluções, conseguiu fazer carros que por anos e anos eram velocíssimos e extremamente confiáveis (ao contrário do Newey, dado a arroubos que se às vezes resultam em carros espetaculares, em outras simplesmente não funcionam), mas não dá pra negar que a vida era bem mais fácil pra Ferrari que pra concorrência, naqueles tempos de Mosley no poder.

Nelson Weiss
Nelson Weiss
Reply to  Valmir Passos
12 anos atrás

Está esquecendo que mudaram muitas vezes para i Schummy não ganhar.Até a pontuação aos vencedores foi trocada.

Lucas
Lucas
Reply to  Valmir Passos
12 anos atrás

E a regra de pneus de 2005?
E a mudança na pontuação de 2003?

Lucas
Lucas
Reply to  Valmir Passos
12 anos atrás

Mudança de pontuação? Francamente, eu aqui falando de coisas como proibirem amortecedor de massa, motor de classificação, sistema de largada, e perguntam sobre “mudança de pontuação”? A não ser que tivessem passado a dar mais pontos pra quem chegava em segundo que quem chegasse em primeiro, é óbvio que isso não muda em absolutamente em nada quem está dominando a categoria, no máximo vai dar uma ajudazinha praqueles times mais fracos que com a pontuação só pros 6 primeiros raramente conseguiam pontuar. A questão são as mudanças *técnicas*. Se a FIA tivesse mudado a pontuação de 92 pra 93, isso faria alguma diferença? Óbvio que não – a Williams ia continuar ganhando tudo. O que fizeram foi proibir o controle de tração e a suspensão ativa, áreas em que a Williams era de longe melhor que todo mundo, e isso sim fez efeito. Quanto aos pneus, aí sim foi algo que interferiu para a Ferrari, mas ao contrário das outras mudanças naquele tempo, claramente direcionada a algumas equipes em particular (tipo proibir amortecedor de massa ou sistema de largada quando a Renault estava muito acima das demais nessas tecnologia, ou os motores de classificação quando a BMW tinha um tão bom que a Williams fazia um monte de poles em 2002, etc.), a regra do pneu único era algo cujo resultado absolutamente ninguém podia prever (aliás, o que se achava era que quem ia se dar mal eram as equipes de Michelin, já que com as regras antigas eles se desgastavam bem mais que os da Bridgestone). E foi justamente a única dessas mudanças que foi revertida. O fato de terem escolhido reverter justamente aquela que afetou a Ferrari pode ter sido coincidência, o que não dá pra negar é que a esmagadora maioria das mudanças técnicas afetaram negativamente muito mais os rivais da Ferrari que ela própria.

Ricardo
Ricardo
12 anos atrás

sem esquecer de que hoje com 20 corridas por ano e mais facil ter mais vitorias na temporada.

Fabio Amparo
Fabio Amparo
12 anos atrás

Flavio

Acho que Vettel é um excelente piloto, mas bater as marcas de Schummy é outra história.

Só que bem mais difícil de se repetir.

Abs

Bruno Ribeiro
Bruno Ribeiro
12 anos atrás

Tanto faz… Vettel ao menos foi campeão disputando corrida a corrida com o companheiro, mesmo a preferência do dono não sendo essa. Schumacher tinha uma politicagem tão grande dentro da Ferrari que os italianos “evitaram” um título quase certo de Irvine só porque o alemão não pode disputar o título daquele ano em virtude de contusão. Até porque seria trágico, depois de tanto preparo com o staff do time, um piloto mediano como Irvine ser o cara a tirar a Ferrari da fila. Muitos pilotos na F1 teriam sido destruidores de recordes se tivessem o mesmo privilégio naquela época e naquele time. Se no lugar do Schumacher fosse colocado um outro piloto de mediano para bom, teria conquistado 80%, se não mais, dos recordes de Schumacher.

Vettel é daqueles pilotos que nunca será esquecido pelo que fez com um carro pequeno (Toro Rosso).

Nelson Weiss
Nelson Weiss
Reply to  Bruno Ribeiro
12 anos atrás

Mulher de padeiro tambem vive de sonho.

Walter - Poa RS
Walter - Poa RS
Reply to  Bruno Ribeiro
12 anos atrás

Concordo