TEDESCAS (2)

SÃO PAULO (e daí?) – Eu gosto do Webber, tenho até um pouco de pena dele. É aquele funcionário mais velho da firma, claramente menos querido pela chefia, mas necessário pela experiência, pela sabedoria. Enfrenta a ditadura da juventude, a vitalidade dos mais novos, geralmente arrogantes e autossuficientes (se estiverem certos esses dois “s”, me candidato à ABL), mas de vez em quando lhes dá uma lição. O velhinho aqui sabe das coisas, diz, depois de uma pequena vitória, uma decisão que se mostrou acertada, um conselho pontual.

Webber fez sua terceira pole no ano hoje, para mostrar ao talentoso coleguinha de escritório que nem sempre a juventude é tudo. Aliás, Vettel amargou seu pior resultado no ano e o pior desde o GP da Itália de 2010. Em Monza, ano passado, largou em sexto. Aí fez uma sequência de 14 primeiras filas, com 10 poles e quatro segundos lugares. Mark, o canguru muitas vezes tristonho e desolado, chegou a nove poles na carreira.

Era esperado que a Red Bull voltasse a andar na frente em Nürburgring com a liberação dos difusores bafo-quente. Ontem, a Ferrari ficou bem perto com Alonso. Hoje, um pouco menos. Quem acabou beliscando o tempo de Webber, 1min30s079, foi um surpreendente Hamilton — que eu, ontem, dizia estar desanimado; se animou. Lewis cravou 1min30s134, com Tião Alemão em terceiro e Fernandinho em quarto. O intervalo entre primeiro e quarto foi de 0s363.

Aí, a partir do quinto, começa outra categoria. Massa ficou 0s468 atrás do parceiro, seguindo na triste rotina de levar quase meio segundo por treino. Aproveitando, forneço a Vossas Senhorias alguns números desse duelo que tem sido desigual. Alonso largou na frente de Felipe em todas as corridas do ano. A diferença média entre os dois em classificações é de 0s399. A posição média do espanhol nesta temporada, em grid, é 4,1; de Massa, 6,2. No cronômetro, a maior sacolada foi na Espanha: Alonso 0s924 mais rápido que o brasileiro; a menor, no Canadá: 0s018 de diferença.

Quem também vem levando uma sova em classificações é Schumacher. Rosberguinho tem sido impiedoso com o veterano heptacampeão: 9 x 1 em grids, uma média de 0s475 por classificação no lombo de Michael, que tem como posição média de largada 9,8, enquanto Nico ocupa a posição 6,5. Ele larga em 6,5° toda corrida, sacaram?

Bom, isso não tem a menor importância. Falemos do treino.

Q1 tradicional, com Kovalento destacando-se dos demais nanicos — até porque Trulli foi abandonado na rua da amargura para Chandhok correr. Kobayashi, o Mito, ficou junto deles, o que é lamentável. Que passe todos na largada. No Q2, dois vencedores em duelos internos: Sutil sobre Di Resta e Petrov sobre Heidfeld. Os dois primeiros foram ao Q3, palmas para eles.

Schumacher, Sutil e Rosberg, no Q3, guardaram pneus macios. Não sei se será necessário, porque segundo meu amigo Diego Mejía, que está em Nürburgring, as chances de chuva amanhã na hora da corrida são de 83%. Isso mesmo, nem 80, nem 85. 83%. Os meteorologistas da região são muito precisos. E a temperatura no ameno domingo de Eifel deve bater na casa dos 11 graus. Lembro de um ano em que saí da França, acho, com 35 graus e cheguei a Nürburgring com 20 abaixo de zero. É um lugar esquisito, Nürburg.

Webber fez a pole na segunda tentativa e Vettel não chegou a ameaçá-lo, embora tenha sido o mais rápido no último treino livre. Hamilton, sim, fez uma voltaça. Com chuva, na prova, tudo pode acontecer. Frase das mais criativas, essa. Vamos refiná-la. Tudo pode acontecer de bom para pilotos como Vettel, Hamilton, Alonso, Button (bem ruim na classificação, em sétimo) e Schumacher, hábeis na água, assim como Sutil. Webber, o velhote da firma, que trate de largar bem se estiver molhado. Aí tem uma enorme chance de mostrar para a molecada e para a chefia que ainda tem lenha pra queimar.

Subscribe
Notify of
guest

43 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Andre
Andre
12 anos atrás

“Quem também vem levando uma sova em classificações é Schumacher. Rosberguinho tem sido impiedoso com o veterano heptacampeão: 9 x 1 em grids, uma média de 0s475 por classificação no lombo de Michael, que tem como posição média de largada 9,8, enquanto Nico ocupa a posição 6,5. Ele larga em 6,5° toda corrida, sacaram?

Bom, isso não tem a menor importância. Falemos do treino”

Nao? ah so teria se o alemao nao estivesse tomando tanto pau do garoto, nao e?

kalil gomes
kalil gomes
12 anos atrás

Flavio ótimo post (como de costume).
Talvez fosse legal, agora que chegou a metade da temporada, vc fazer um “balanço geral” da temporada, com enfase nos brasileiros, pq, pelo meos eu, gostaria de ver uma opinião sobre eles sem todo aquele ufanismo patriótico de costoume de alguns que deixam de falar algumas coisas por não serem convenientes.

andre sassi
andre sassi
12 anos atrás

Em Silverstone, Alonso conseguiu a inesperada primeira vitória da Scuderia sobre a Red Bull após pilotar a Ferrari histórica de Froilán González. Mitologicamente, e não racionalmente, o mundo fez sentido.

Amanhã vai chover e o mundo fará sentido novamente. Schumacher, depois de pilotar o Mercedes-Benz W196 de Fangio, vencerá em casa, revivendo a lenda do “Regenmeister”. Nada diferente disso terá tanto peso histórico.

Rodrigo
Rodrigo
12 anos atrás

Poxa… e pensar que o Massa no inicio do ano declarou: Não tomo meio segundo de ninguém!

Toni
Toni
12 anos atrás

É impressionante como o Brasileiro é recalcado e rancoroso. Não valorizam seus próprios pilotos. Falar que o Rubinho é um fiasco, é pura falta de conhecimento do que realmente esta acontecendo com a Willians. Ano que vem ele vai calar a boca de todos vocês.

Renan Bastos Leite
12 anos atrás

Tô com pena do Massa, sério… Uma coisa é perder, outra coisa é sempre perder. Felipe não merece tamanha humilhação, mas parece que nem ele mesmo faz questão de reagir. Uma pena.

Ah, uma propagandinha pessoal (gratuita, espero):
http://f1emdestaque.blogspot.com

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

Se colocar 2 Rosberg na Mercedes não muda muita coisa, isso mostra que o grande problema é o carro e não os pilotos, a Mercedes é a quarta força, não tem nem grana nem o staff de Maclaren, Ferrari e RBR, tudo é mais complicado. Entre os dois pilotos, Schumacher vem fazendo corridas mais divertidas, nada contra o Rosberg, ele é um piloto muito eficiente, mas não vi até agora disputas ou lances brilhantes de Nico. Schumacher deu show em cima de Alonso em MON 2010, segurou Button com carro mais rápido na ESP, na HUN Schumacher segurou Rubens por CINCO VOLTAS, e o brasileiro estava com um carro 4 segundos por volta mais rápido, teve o ponto alto da corrida com a “espremida” no muro lembrando os pilotos dos anos 80.

Em MON esse ano Schummy novamente deu show de ultrapassagens,e sem precisar usar asa móvel. Também fez uma corrida incrível no CAN na chuva, já admitiu que Rosberg é melhor nas classificações, mas em largadas Schumacher dá o troco em Nico. Quando erra nas corridas admite seus erros, muito diferente do Rubinho que sempre arruma uma desculpa( a última foi que seu carro é mais pesado que Maldonado, tenha dó). Para um piloto de 42 anos Schumacher não esta tão ruim, G. Hill fez 18 temporadas, mas nas últimas 5(anos 70) foi um tremendo fiasco, pior até que Schumacher. Rosberg corre desde 2006, para Berger é tão bom quanto Vettel, só falta carro de ponta, Schumacher não esta correndo contra um novato, para avaliar melhor Schumacher e Nico em relação aos pilotos de ponta, os mesmo teriam que estar com um carro melhor.

Já o caso de Rubens, é um total fiasco, como grande experiência tinha que estar dominado Maldonado, mas não é isso que acontece, esta passando vexame com o “pagante” nas classificações.

Rubinho pontuou em 2 corridas, mas o fez porque os pilotos da frente quebravam ou batiam. Buemi, Alguersuari não tem carro bom e estão fazendo boas corridas, geralmente largando do fundão. Maldonado por ser novato é a grande surpresa na Williams. Em MON Maldonado fez uma grande classificação e fazia a melhor corrida da equipe, pena que Hamilton o tirou da prova. Maldonado já tinha feito outras boas classificações e boas corridas, mas o carro acabou quebrando, mas pelo menos na pista vem convencendo.

Rubinho até agora não se destacou em nada, só se arrasta na pista e pontua na base da sorte, Rubens esta sim, passando vexame com o venezuelano. Por receber salário, Rubens esta saindo CARO a equipe, esta produzindo muito pouco! O carro é ruim, mas Rubinho não pode tomar esse SUFOCO de um novato que tem o mesmo equipamento…

Nelson Weiss
Nelson Weiss
Reply to  Marcelo
12 anos atrás

Achei um sensato.Aleluia.

didi
didi
12 anos atrás

Bem; pelo menos aquela mola na cabeça serviu pra alguma coisa: ele percebeu que ele é um piloto comun , e só podia vir de outro piloto comum que o o barrilento , que coincidencia nao .

Cezar
Cezar
12 anos atrás

Chega a dar nojo ter que ver esse Rubens e saber que a Williams quer renovar com ele. PQP. Alguém me diz o pq dele correr? Para ser campeão mundial não é e, nunca foi. Massa nem tem o que falar, perde para um dos melhores do grid, se não o melhor, além de ser um piloto fraco, não sei se alguém ainda acredita que um dia irá ganhar um mundial.
Se o Massa está levando 10×0 na ferrari, na Red Bull estaria levando 10×0 do Vettel ou uns 7×3 do Webber, na McLaren 10×0 do Hamilton ou 9×1 do Button. Na Mercedes estaria levando 9×1 do Nico e acredito que poderia empatar em 5×5 com o Schumacher, ou mesmo estar perdendo para o vovô. Ainda assim é duro de admitir, mas o Massa é menos pior que o Rubens.

Lucas
Lucas
Reply to  Cezar
12 anos atrás

Há controvérsias. Barrichello ao menos fez algumas boas corridas ao longo da carreira. Já o Massa… Só ganhou quando tinha carrão e largava na primeira fila. Massa na atual Williams duvido que chegasse a pontuar.

ags
ags
12 anos atrás

FG..Boas tardes…………palmiteiro como sou… vamos desenhar a largada………….Lewis pula na frente..deixando a rapadura pro Webber boy…e o Vettel mongol…e o EL FODON fazendo o Pula pirta do Amassa Barro chorar de raiva……………isso………….Mcs ganha amanha,,,,,,,,,,,
FG…desculpe a minha ingerencia mas…….vce viu o NYT..de hoje,,,,tem uma materia linda dos Caminhôes das antigas equipes de F1… no festival de Monterey California…entra e viaja nos Trucks.. http://www.nyt.com.. primeira pagina..do lado direito em baixo…
veja por favor………Abrçs.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
12 anos atrás

Bem sei que a idade é um fato mesmo, mas confesso que não esperava ve o Schumacher tão trá assim do Rosberg nos treinos. Acho que nas corridas ele até está se recuperando, mas nos treinos chega a ser surpreendente, para quem tem o recorde de poles na história da F1. Abs.

Dino Dragone
Dino Dragone
12 anos atrás

Post inspirado, hein, titiu? Muito legal.

Carlos Tavares
12 anos atrás

Amanhã tem pódio para o Schumacher.

Araujo
Araujo
12 anos atrás

Em pensar como foi difícil a vida de Piquet. jr andando ao lado de Alonso, com pouca experiência e uma pressão gigantesca de ninguém menos que Briatore, numa equipe prestes a fechar as portas e necessitando de bons resultados urgentemente. Piquet tinha um talento excepcional a ser explorado.

Gilles_Senna
Gilles_Senna
Reply to  Araujo
12 anos atrás

Piquet Jr. tinha talento para fazer pelo menos igual ao que Massa e Barrichello estão a fazer. Mas a verdade é que teve uma época e meia na Renault e não mostrou muito. Tomara Bruno Senna ou Lucas di Grassi terem tido as oportunidades que o Piquet mesmo assim ainda teve. O HRT e o Virgin não lhes permitiram mostrar o seu verdadeiro potencial. Ambos têm valor para fazer melhor do que Barrichello e Massa estão a fazer, quando tiverem mais experiência, mas o problema é que agora o dinheiro é que manda. O dinheiro e a nacionalidade. Bruno Senna poderia ter entrado na Lotus no lugar do Trulli mas como não é asiático não entrou. Entrou agora o Chandhok e fez logo melhor do que o Trulli estava a fazer nas qualificações. Bruno Senna faria provavelmente ainda melhor, basta ver que no GP2, na mesma equipa, foi muito superior ao indiano, sendo segundo no campeonato enquanto Chandhok foi décimo.

Roberto Mota
Roberto Mota
12 anos atrás

Flávio,procede que o Buemi foi desclassificado da corrida por irregularidades na gasolina????

TOM SEM FREIO
TOM SEM FREIO
12 anos atrás

Para a corrida só espero que se chover, eles larguem normalmente e nao com pace car adiante como já aconteceu. E se realmente chover, vai ficar bem disputado, e no meu modo de ver, ai fica dificil fazer uma previsao do resultado. Só digo que fica entre Hamilton, Button e Vettel.

Mario Simas
Mario Simas
12 anos atrás

Flavio: só não podemos esquecer que o Weber foi um dos novatos mais arrogantes que a F1 já viu.

Costa
Costa
Reply to  Mario Simas
12 anos atrás

Costumava moer o Pizzonia para saboreá-lo à bolonhesa… nos tempos da Jaguar…

Guilherme Carneiro
12 anos atrás

Queria ver os comparativos entre Nelsinho x Alonso, so pra ter ctza que o zacarias com “toda sua experiencia” levando fumo do fodon dia apos dia!!!

Nelson
Nelson
12 anos atrás

Acho uma grande bobagem todas estas criticas sobre o Galvão. Acho que ele faz seu trabalho e muito bem, por isso esta na Globo todos estes anos e com certeza deve ter um grande salário. Sempre tenta estimular os brazucas em todas as competições, vencendo ou não. Nunca o vi falando mal ou fazendo criticas pesadas a qualquer atleta brasileiro, sempre torce ate o final mesmo quando a coisa vai mal. Com relação a geração brazuca atual da formula 1, também não adianta detona-los, sao apenas pilotos, diria pilotos medianos, com muitos outros que disputam a categoria. Não sao brilhantes, fantásticos e preciso aceitar isso.Apenas poucos sao realmente geniais e tivemos a sorte de ter 3 grandes capeoes . Vamos torcer que novos pilotos brasileiros talentosos aparecam

Fabiano
Fabiano
Reply to  Nelson
12 anos atrás

o problema é justamente o fato dele nunca criticar os “brazucas”,inventar desculpas e falácias pra proteger as cagadas que o Rubinho e cia fazem. Aliás,quem realmente gosta do esporte estaria muito melhor sem ele e todos os babacas que só assistem F1 pra torcer pelos brasileirinhos…

Antonio
12 anos atrás

Estava quase desistindo de assistir F1 este ano, mas o vício é cruel… Que bom que deu uma animada, e realmente ver o Tião tomar uma paulada foi legal. Gosto muito de Webber tb, e acho que ele merecia mais do que tem alcançado. Surpresa enorme Lewis, onde esse cara tirou aquela volta hein? Carro ruim, treinos péssimos ontem e hoje. Belíssima pista que deveria ser cativa, a briga amanhã promete. Fodonso vai trepar em todos na largada, torcer pra não dar uma lambança daquelas. Abraço.

MARCO ANTONIO
MARCO ANTONIO
12 anos atrás

O SCHUMACHER está acertando e só está ali pelo talento que te, pois se fosse outro não daria nem pra saída. É mais mico o RUBENS levando passeio do MALDONADO. HAMILTON é o talento mais visceral. O VETTEL é mais ponderado. O ALONSO é menos rápido que os dois, mas é muito mais completo. E fiquem satisfeitos por ainda termos o MASSA “segundão” porque quando ele sair não haverá mais ninguém.

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

Rubinho esta muito gordo e o Massa esta fazendo muito sexo, esse é o problema!

Costa
Costa
Reply to  Marcelo
12 anos atrás

Massa está muito gordo e Rubinho fazendo pouco sexo, esse é o problema!

Marco A.
Marco A.
Reply to  Marcelo
12 anos atrás

N é isto n. segundo Sam Michael,
We have improved on our performance from practice yesterday, but not enough to get into the top 10 in qualifying here today. We did run with quite different specifications between the two cars, with Rubens using the new diffuser and front wing and not running KERS, in order to give us more information going forward. On Rubens’ car we chose not to race with KERS here in order to get some more data for comparison. Now we’ll have a look through all of that data tonight while focussing on the important race decisions.”

Eles fazem os testes com o Rubinho, é natural que a cada corrida sempre tem algo novo a se testar,
Acredito que o Barrichello n aceitaria ser o testador, se a Williams estivesse no páreo, mesmo assim Barrichello em corrida tem se mostrado melhor do que na classificação.
E tem também o fator patrocínio do Maldonado , é interessante um só se ferrar do que os 2.

Alexandre Gomes
Alexandre Gomes
12 anos atrás

Menos carro, falta piloto… Vettel 3#?

Mudando de assunto, respeito é bom e preserva os dentes, e se diverte o Alemão.

Alonso vs Schumi

http://www.youtube.com/watch?v=4dyt3_NljHE

Ibisen
Ibisen
12 anos atrás

Belo texto, mas, confesso que sempre estarei em prol da juventude, só ela é capaz de quebrar paradigmas e impor recordes* (quero dizer, record de mérito, de talento, etc., não de extensão, como Rubens) Lewis sempre vai correr mais que o carro, lembra daquela pole no GP do Canadá em 2010, aquilo foi Lindo! Alonso, EL FÓDON, é o velho chacal, sabe o momento de agir e não desperdiça chances, por isso, amanhã aposto ou no Lewis ou no Alonso, braço x braço Vettel não tem chances com Lewis ou Alonso!

Samuel
Samuel
Reply to  Ibisen
12 anos atrás

Perfeito comentário..
Até que enfim gente inteligente comentando…

vitão
vitão
12 anos atrás

aproveitando o tema do difusor aquecido, alguns Renault 4 CV tinham o motor 750 cc trocado por um VW, daí ganhando o apelido de rabo quente; pasados 50 anos , a histõria volta, desta vez como peça de anatomia abrasadora que saiu da mente criativa ( e digamos pervertida) do Newey . Em certos dias, um bom rabo quente muda tudo .
Tudo isso para dizer que com rabo quente ou frio, fogo nos jeguinhos.

fagner andre
fagner andre
12 anos atrás

vamos lá senhor galvão bueno,
que hoje começou a transmissão dando desculpas pois ja sabia que seu filho adotivo, felipe massa, iria levar outro sacode…
Crescer é compreender que o fato de a vida ser falta não a torna menor. Sim, a vida é insuficiente. Mas é o que temos. E é melhor não perder tempo se sentindo injustiçado porque um dia ela acaba.
Existe alguém que viva sem se confrontar dia após dia com os limites tanto de sua condição humana como de suas capacidades individuais?

Nossa classe média parece desprezar o esforço. Prefere a genialidade. O valor está no dom, naquilo que já nasce pronto. Dizer que “fulano é esforçado” é quase uma ofensa. Ter de dar duro para conquistar algo parece já vir assinalado com o carimbo de perdedor.

pois é , nosso querido massa é apenas esforçado, e isso é o maximo que deveriam dizer deste cara.

Quando o que não pode ser dito vira sintoma – já que ninguém está disposto a escutar, porque escutar significaria rever escolhas e reconhecer equívocos – o mais fácil é calar.

meio segundo parar mim é um piscar de olhos, sou manso e sossegado, mas para este esporte é uma eternidade,
abram seus olhos…

Costa
Costa
Reply to  fagner andre
12 anos atrás

Na falta de motivos para elogiar o Zé da Mola, o GB começou a elogia sua inteligência, ao “mandar’ a Ferrari aumentar a pressão de seus pneus. Resultado da experiência: os mesmos 5 décimos que costuma levar dominicalmente de dom Alonso.

Maurício MV.
Maurício MV.
12 anos atrás

Maldonado também está dando calor em Rubinho e é o que tem menos experiência em relação ao companheiro de equipe.

Gilles_Senna
Gilles_Senna
12 anos atrás

Chandhok foi um dos que esteve bem, pois perdeu para Kovalainen por 0,8, ou seja, fez melhor do que o Trulli estava a fazer nas qualificações.

Os “pagantes” estiveram bem, batendo de forma clara os seus colegas de equipa. Petrov, Maldonado e Perez estão de parabéns. Podem não ter todos o nível de alguns reservas que estão de fora por falta de dinheiro (Bruno Senna, Hulkenberg ou Grosjean) mas têm ainda assim valor mais do que suficiente para estar na F1. Sobretudo o mexicano.

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

Se esta ruim para Schumacher, esta péssimo para os brasileiros, o alemão já fez história na F1, não deve mais nada.

E aí Galvão, quando o Felipe vai largar pelo menos 1 vez a frente do espanhol, Schumacher pelo menos uma vez conseguiu em cima do Rosberg, e o Rubinho que nunca chega ao Q3?

Batalha de Grid:

Mercedes:
Rosberg 9 x 1 Schumacher

Ferrari:
Alonso 10 x 0 Massa

Williams:
Maldonado 6 x 4 Rubens

Batalha chegar ao Q3:

Maldonado 3 x 0 Rubens

Chega ser hilário o Galvão só destacar a briga Schumacher x Rosberg, mais patético é ver o Rubinho tomando CALOR do “pagante” Maldonado. Ué, mas piloto “pagante” não é fraquíssimo? Pelo menos era isso que a pachecada comentava, não é o que acontece com Petrov e Maldonado, eles estão dando muito trabalho aos companheiros mais experientes.

Marco A.
Marco A.
Reply to  Marcelo
12 anos atrás

Em corrida em matéria de chegada o Barrichello esta melhor.

wendel
wendel
Reply to  Marcelo
12 anos atrás

o Maldonado tem mostrado que é um piloto rapido, mas seu ritmo de corrida nao é muito bom. E nao tem batido tanto como se esperava. Por enquanto, acho que ele esta mandando melhor que o Hulk.

Larissa
12 anos atrás

Largar em terceiro, pior resultado da temporada. Chega a ser cômico.

Felipe S.
Felipe S.
12 anos atrás

Muito bacana o texto Flavio. Sinceramente, eu gosto do Webber. Confesso que muitas vezes torço para ele chegar na frente do Vettel justamente pela questão do mais velho versus o mais novo e queridinho de todos.

Al Unser Jr.
Al Unser Jr.
12 anos atrás

E pensar que tinha nego “garganteando” só por que o Nelsinho ficava lenvando tempo ruim do “El Fodón”!