UM DIA COM SENNA

SÃO PAULO (ótimo) – Este vídeo vale mais do que o documentário inteiro sobre Senna, do ponto de vista da rotina de box, da competição propriamente dita. Está no canal de Pétricus Portiglius no YouTube e foi enviado pelo Felipe Silva. Trata-se de um resumo de um dia em Monza, as discussões com Giorgio Ascanelli, as decisões que têm de ser tomadas, um certo desânimo do piloto… Tudo da temporada 1993, sua última na McLaren. Um ano tumultuado, mas um dos melhores de Ayrton na F-1, com cinco vitórias diante de uma Williams imbatível.

Subscribe
Notify of
guest

55 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bruno
Bruno
12 anos atrás

o Filme do Senna é o segundo documentário mais visto na história…. só perde para o do michael moore sobre o 11 de setembro… Recorde de bilheteria no Japão, Brasil e em toda Europa…..
(leia-se Inglaterra de grande pilotos, Alemanha de Schummy, França de Prost…..)

Ganhou dois premios importantes nos Estados unidos, país que não sabe o que é formula um direito….. de tanto sucesso vai ser lançado lá no mês que vem em grande circuito, coisa que nem a produtora imaginava…..

Isso sobre um cara que morreu a quase 20 anos….

Como que tem gente que não entende o poder que esse cara tinha.

Piquet, Schummy e Prost eram ótimos, e muitos outros, mas esse cara era de outro planeta

Procurem na net histórias do Grande Edgard de mello filho, falando obre o Senna (em audio) é de arrepiar…….

Eduardo Di Lascio
Eduardo Di Lascio
12 anos atrás

A impressão que passa é que o Ayrton achava o Ascanelli um saco, porque relutava para fazer o que ele pedia e que o Ascanelli achava o Ayrton um saco pq ele tinha um gênio difícil. É muito ruim de se trabalhar assim.

Antonio
Antonio
12 anos atrás

Acabei de voltar de Londres e lá o documentário do Senna é o maior sucesso , aclamado pela crítica e record de bilheteria e propaganda em todas as estações do underground.
mas o documentário deixou passar a temporada de 93 que pra mim foi talvez a mais brilhante do Senna, com um carro fraco ele foi a sensação da temporada.

Filipe
Filipe
12 anos atrás

Isso é um trecho de um documentário da BBC. A Team acompanha toda a temporada da McLaren em 1993 e é sensacional, porque vai fundo nos bastidores do time, sem restrições de espaço. Recomendo.

Eu o tenho, mas em inglês. Não consigo entender muito bem os diálogos de rádio e foi isso que me impediu de legendar. Quem quiser, sinta-se à vontade de entrar em contato comigo.

Eduardo-SC
Eduardo-SC
12 anos atrás

Será que alguém com 16 anos acha a F1 tão legal hoje em dia como eu achava que era em 93 quando tinha a mesma idade? Eu envelheci e fiquei chato, ou foi uma época excepcional mesmo. Lembro dessa corrida, o Senna foi muito mal. Largou em oitavo acho…Ah se a Ford tivesse dado o mesmo motor da Benetton aquele ano…cederam só no final do campeonato e o Senna fez corridões…tanto que em 94 aquele motor deu canseira na Williams.

focacruz
focacruz
12 anos atrás

não é monza. dá pra ver quando aparece um monitor. parece estoril.

gustavo
gustavo
12 anos atrás

Pois é Piquetada, vc um cara experiente que é vivido, testemunha ocular e com provas cabais de tudo que afirma, tenho grande estima por ti, por isso ciente de sua doença, mesmo não sendo médico, aconselho a procurar um, pois tudo indica que a sua cura só com o famoso remédio “cotovelol”
Abraçõs

Anderson Ramos
Anderson Ramos
12 anos atrás

Meu “Deus” será que da para vocês deixarem o Ayrton Senna descansar em paz….o Kara era um dos melhores da F1…..ponto final. Eu sempre torci mais para o Piquet, mas nunca deixei de admiram os grandes pilotos, como Lauda, Gilles Villeneuve, Keke Rosberg, Alain Prost, Mansell, Didier Pironi, todos grandes pilotos, mas sempre tem os Gênios do Esporte, e ele o kara tem que ser campeão dos campeões ou seja ser pelo menos Bi-Campeão entendeu moçada….
Vamos tirar desta lista só o Sr. Farsa Michael Schumacher que não deixa seus companheiros competirem contra ele….

Viva a nova geração de Gênios, Lewis Hamilton, Sebatian Vettel, e quem sabe Nico Rosberg, Bruno Senna e se tiver outra oportunidade Nelsinho Piquet…

Sonhar não custa NADA mesmo…..

Anchor
Anchor
12 anos atrás

Se estivesse vivo Senna nao seria campeao em 94 e 95. Seria Schumacher como aconteceu. Quem nao seria campeao seria Hill e Villeneuve e talvez o Hakkinen. Estes sim sao pilotos que tiveram a sorte de ter grandes carros que compensaram a falta de talento. Afinal nao sao pilotos do nivel de Senna, Piquet, Schumacher, Alonso e cia. Senna teria ganho talvez 6 ou 7 titulos, ai nao haveria duvidas de quem e o melhor pilotos de todos os tempos. Logico pra nos brasileiros, afinal faca essa pergunta pra algum alemao. A resposta seria outra.

Silvio Viana
Silvio Viana
Reply to  Anchor
12 anos atrás

Anchor, o Hill não foi campeão pela bela manobra do Dick. YouTube, of course.

Pedro Zimmermann
Pedro Zimmermann
Reply to  Anchor
12 anos atrás

Anchor o Sívio tem razão, o Schumacher jogou o carro em cima do Hill depois de ter passado reto em uma curva e danificado o carro e quando o Hill se aproximou ele fez a cag….

Tássilo Vinicius
12 anos atrás

Muito bom o video foda é ler opiniões bestas!!!!!

Bruno Eugenio
Bruno Eugenio
12 anos atrás

Interessante! Fui lá no canal do cara do você tube agradecer também por colocar um video desses no ar!
Como as coisas mudam, hoje em dia parece que tem um mecânico/engenheiro para cada porca que o carro tem… Hoje em dia a F1 é uma bolha cheia de gente sem sal. Saudades dessa galera toda: Hill, Shumi, Senna…

Mario Souto-Maior
Mario Souto-Maior
12 anos atrás

Muito bom o vídeo, mas não é Monza…

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Mario Souto-Maior
12 anos atrás

Não? Onde é, sabichão?

Ricardo
Ricardo
Reply to  Mario Souto-Maior
12 anos atrás

É em Estoril.

Thiago
Thiago
Reply to  Mario Souto-Maior
12 anos atrás

É Estoril mesmo. Aparece em algum momento no monitor da equipe o tracado da pista portuguesa.

Rafael Chinini
Rafael Chinini
Reply to  Mario Souto-Maior
12 anos atrás

ah não ser que por uma boa coincidência aquela imagem de Estoril apareceu sem querer na edição do vídeo..mas, acho que era estoril mesmo

marcio ippolito
marcio ippolito
12 anos atrás

Ao comentario de PIQUETADA :
Realmente SENA náo era nada , seu comentario contradiz tudo e todos os entendidos de automobilismo do mundo todo !!! Sua opiniáo , SENA ERA UM ROBOT !!! punham no carro e controlavam por controle remoto !!!! Tenha a Santa Pacienciaaaaa!!!! Qto a ser esquentado, isso era próprio de Piquet apelidado de Limao !!!!!! VC SABIA QUE PROST falou a Sena que sem ele as disputas estavam sem motivaçaoo?
MAS DEIXA TD COMO ESTA, O SEU FA CLUB SO PODERIA MSM QUERER POR AREIA NA FAMA DE UM CAMPEAO COMO SENA

Ander
Ander
Reply to  marcio ippolito
12 anos atrás

Na realidade por trás do nick Piquetada está o Adrian Newey,manja tudo de F1,bem que o site Grande prêmio podiam contratá-lo,é um talento nato,como diz o Galvão:”Sabe tudo e mais um pouco”.
Deixando a piada de lado,não sei porque uma pessoa que odeia o Senna perde seu tempo precioso vendo um vídeo dele e ainda perde mais tempo ainda comentando,é a mesma coisa que um torcedor rival do Corinthians querer assistir ao filme do centenário,é um perfeito idiota mesmo.

Rafaaph2011
Rafaaph2011
12 anos atrás

Legal o video, para quem gosta do Senna mas sim pelo super talento dele esse é um video super legal.

O video e o momento do Senna e um dos momentos com mais adrenalina da F1 além de Gilles Villeneuve – Ferrari X Rene Arnoux – Renault
GP da França – 1979 foi o de Mônaco em 1984.

miltonjr
miltonjr
12 anos atrás

A pessoa que passa na frente da camera por volta dos 03:53 do filme é o Cristian Horner da Red Bull???

Fco Monte
Fco Monte
Reply to  miltonjr
12 anos atrás

Pois é fiquei com essa impressão também de que seria o Cristian Horner.
Alguém mais conhecido na F1 de hoje?

Gustavo
Gustavo
12 anos atrás

É um documentário chamado A Season With McLaren, a parte 1 está aqui http://www.youtube.com/watch?v=Vs9VIjeBbAA. É muito interessante, vale a pena ver.

Ander
Ander
12 anos atrás

É inimaginável nos dias de hoje uma equipe de TV filmando a rotina nos boxes como foi feito naquela época,hoje tudo é secreto,kkkk o mais engraçado é o Senna chegando ao autódromo num Fiat Tipo,podiam ter arrumado um carrinho melhor.

galileu
galileu
Reply to  Ander
12 anos atrás

voce reparou no tratamenjto dado a ele na chegada, no brasil esse cara é criticado até hoje, e no mundo ainda é tido como un dos melhores pilotosm que já existiu.
não damos valor aos nossos idolos, preferimos elogiar o fangio que nada fez pelo nosso automobilismo
SÓ NO BRASIL.

sfernandes
sfernandes
12 anos atrás

Saudades….

Ricardo Bigliazzi
12 anos atrás

Tirando o motor, acredito que este carro da Mclarem era superior ao da Williams. A Mclarem deve ter ficado puta do regulamento ter sido completamente alterado no ano de 1994.

Sempre pensei dessa maneira, o piloto faz a diferença e o Senna era um piloto que a fazia de verdade… mas quando ele teve carros medianos ele não conseguiu ganhar titulos.

Se colocássemos o motor Renault nesse carro da Mclarem o Senna seria Campeão em 1993, não tenho duvidas disso.

Imperador
“torcedor do Piquet”

Segafredo
Segafredo
Reply to  Ricardo Bigliazzi
12 anos atrás

Ricardo, vc pode identificar algum campeão que conseguiu seu titilo tendo um carro mediano??
Carro Mediano NUNNNNNNNNNNNNNCAAAAA ganhou titulo, agora piloto Mediano ja ganhou varias vezes…

Pequim
Pequim
12 anos atrás

Tenho esse vídeo completo (todas as partes). Muito bom para entender a Mclaren de 93 internamente.
Coisas interessantes sobre o Andretti e o Hakinen…
Agora chamar o Ascanelli de bobo é sinal de perturbação… rs
Ron Dennis era 10 vezes mais chato do que é hj,,, não iria admitir um bobão para ser o engenheiro do seu piloto número 1.

Abraços

Antonio Carlos
Antonio Carlos
Reply to  Pequim
12 anos atrás

oi Pequim,

Será que você me mandar esse vídeo.

abraços

Raphael
Raphael
Reply to  Pequim
12 anos atrás

Amigo vc tem esse video inteiro gostaria de saber aonde posso encontrá-lo. Meu email [email protected] valeu!!

Pequim
Pequim
Reply to  Pequim
12 anos atrás

Oi Antonio Carlos
mande uma mensagem para [email protected]

Abs

Pequim

"El Pelado" Almeyda
"El Pelado" Almeyda
12 anos atrás

Este vídeo deixa claro que o Senna foi a maior prima donna da história da Fórmula 1. Detestaria trabalhar com alguém assim, por melhor que fosse. Não há talento individual que sobreponha ao grupo. Deixa de ser empáfia, é desrespeito, mesmo.

Silvio Viana
Silvio Viana
Reply to  "El Pelado" Almeyda
12 anos atrás

Você tem toda razão. A mediocridade não permite que o sol a revele.

lubbi
lubbi
12 anos atrás

heehhe mequetrefe o baralho, a versao do motor ford da benneton era a mais atualizada e melhor que a da mclaren que ficava com a versão anterior.

mas de chassis/ suspensao ativa a mclaren realmente deu um puta salto em relaçao a 92.

94 a williams tinha um puta motorzao, carro bem instável e a benneton vc sabe que tava fora do regulamento, comprovado no meio pro final da temporada ( nao vale falar que foi coisa da fia/fota para dar tesao no campeonato) o queixudo abasteceu o carro em interlagos em muito menos tempo.

abraços

Valmir Passos
Valmir Passos
12 anos atrás

Muito bom Flavio…..
E ainda tem gente que fala que o Senna era ruim para desenvolver equipamento….putz. sabe tudo de engenharia o sujeito…..

Mozart
Mozart
12 anos atrás

Realmente foi um melhores anos de Senna na F-1.
Principalmente a vitória em Suzuka, onde arrasou Prost., Quando começou a garoar, Senna tirou quase 8 segundos de Prost em uma volta !!

vitão
vitão
12 anos atrás

1- interessante ver como o staff ainda era pequeno, só 4 ou 5 para tomar as decisões, e não como hoje com 20 ,e o pessoal conversa teclando para não falar e assim os concorrentes não poderem gravar os acertos.
2- a questão da McLAren andar para trás no início da década de 90 tem a ver com o contrato do Senna, em que ele disse pro Ron que ele tirava meio segundo no braço, e portanto ao invés de pagar os engenheiros, Ron podia pagar o valor para o piloto. Lógico que o time sofreu no desenvolvimento, quase ficou sem motor ( só conseguiu um acordo de última hora com o presidente da Ford Europa , o Jac Nasser, casado com uma herdeira Ford e pai do KA e Focus) , e patinou até os campeonatos do Mika . Ron declarou a Motorsport que achou um erro a decisão de valorizar o piloto sobre o staff técnico e que nunca mais faria o mesmo, porque os pilotos vão, mas o conhecimento fica na equipe. Parece que ele tinha razão.

Silvio Viana
Silvio Viana
Reply to  vitão
12 anos atrás

Qual a fonte dessa informação? Por que Ayrton se privaria dos que podiam fazê-lo andar melhor? A McLaren não não andava com a Williams pelo simples motivo dessa ter suspensão ativa. Amigão, você esquece que a Williams pagou a multa de rescisão do Prost pra ter o Ayrton? Nesse ano, Ayrton estava furioso com a FIA que lhe roubara o título em Suzuka, e havia ameaçado abandonar de vez a F1, causando euforia. Pelo que sei, cada corrida era feito um contrato, não o obrigando a seguir na MacLaren. Daqui a pouco você vai dizer que Pedro Álvares descobriu o Brasil.

Fernando Cesar Bueno
Fernando Cesar Bueno
12 anos atrás

Pelo amor de Deus!!! Depois de Mônaco 84, Suzuka 88 e 89 e Europa 93, o que mais esse cara tinha que provar que era gênio!!! Gênio ainda é pouco, o cara era um monstro!!!

Roberto Andrade
Roberto Andrade
12 anos atrás

Esse Ascanelli é aquele diretorzinho da Toro Rosso, que trabalhou com Schumy na Benetton e Piquet, e disse que Senna e Vettel são os melhores????????? Invejoso!!!!!!!!!!!!!!! bem dito, Flavinho, enfrentando a Williams imbatível, mas só conseguiu 5 vitórias porque Schumacher estava com uma Benetton mequetrefe, e mesmo assim, foi GÊNIO ao ganhar uma corrida, e ainda ia ganhar em Mônaco, Senna sortudo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Sortudo
Sortudo
Reply to  Roberto Andrade
12 anos atrás

Sorte, mas sorte MESMO é competir 5 anos seguidos com o melhor carro e piltos medianos (2000 a 2004).

lubbi
lubbi
12 anos atrás

eheh muito bom

tinha visto ja este video , tem um momento( nao sei se esta neste video ) em que o senna diz algo como ´´i must do it ´´ ( ele era mimadão ) como se nao tivesse escolha e tivesse que compensar alguma deficiencia da velocidade do carro no acerto, a impressao que deu é sobre utilizar pouquissima pressao na asa traseia para dar mais velocidade , no filme mostra ele fazendo uma curva que era flat ( a la tamburello )e a traseira sai um pouco ele da uma compensada e nao alivia nada.

haha esse gordinho giorgio era competente mais tinha uma personalidade meio fraca e de bobão que parecia irritar o senna hehe

abraços

Antonio Luiz Siqueira
Antonio Luiz Siqueira
12 anos atrás

Saudades da porra.

Piquetada
Piquetada
12 anos atrás

Só pra lembrar, Prost e D.Hill mesmo com carro superior em 93, na chuva eram pilotos fraquíssimos, por isso Senna venceu muitas corridas nesse ano. Já com o mesmo carro em 92, Mansell(bom de chuva) foi o grande bicho papão. Aí, Senna ficou na choradeira ameaçando sair da F1 por não ter carro para disputar o título. Curioso que a Mclaren era a segunda força na F1, mais curioso é saber que nessa época um certo alemão se preocupava no desenvolvimento do Benetton que era apenas a terceira força.

Um piloto que vence 5 corridas não tem motivos para mudar de equipe, tem que trabalhar e fazer o carro melhorar. Senna era muito ACOMODADO, na Lotus depois da FRUSTRAÇÃO em 85/86/87 o que fez? Foi correr com o melhor carro dos anos 80, que vencia tudo, curiosamente quando o carro caiu de nível técnico(saída de Prost na equipe), o que Senna fez? Foi novamente correr com carro do outro mundo, a Williams, só que dessa vez deu tudo errado. O Curioso é que D.Hill nunca criticou o carro em 94.

Até na Lotus quem desenvolvia o motor não era o Senna e sim…Nakagima! O japonês foi exigência da Honda na Lotus em 87, além de desenvolver o motor na fábrica, Nakagima fazia também o trabalho em pista. Na mclaren quem fazia tudo era o Prost, mas quando viu Senna entrar de férias disse ao R.Dennis: “Ele entra de férias e eu fico desenvolvendo o carro? ADEUS, estou saindo”. E lá foi Prost “erguer” a Ferrari em 90 e disputar o título, a equipe melhorou só no final do ano, mas em 91 foi um fiasco.

Senna era bom de “braço”, mas fraquinho pra desenvolver equipamento, com ele a Lotus pouco evoluiu em 3 anos, e em 87 não faltou motor! Por isso Senna nunca correu na Ferrari, lá ele sabia que só “braço” não ia fazer diferença. Desenvolver equipamento e dar estabilidade a equipe não era o forte do Senna, deu para perceber isso nos anos de 85/86/87/92/93. No “conjunto”, Piquet e Prost eram mais completos, sabiam desenvolver equipamentos e chegar ao título. Até Alonso começou por baixo na Renault em 03 e chegou aos títulos em 05/06, mas não foi melhor que Schumacher que “ergueu” Benetton entre 92/95 e Ferrari por três vezes em 96/03/06.

Senna não era esse DEUS todo, tinha muitos pontos fracos, na pista era muito afobado, jogou várias vitórias fora, em 89 fez uma péssima temporada! Para mexer nos carros Senna era como Mansell, sempre dependende de um grande carro para conseguir ser campeão. Outro ponto fraco era como pessoa, o mundo estava sempre errado e Senna sempre o certo. Qualquer besteira o “herói” partia para agressão física. Que vexame…

Fico imaginando o que o Galvão diria se Vettel, Schumacher ou Alonso desse um murro na cara de um jornalista ou piloto novato. O mundo ia desabar…

Samuel
Samuel
Reply to  Piquetada
12 anos atrás

Este deve ter bebido petroleo pra falar tanta besteira

Carlos Henrique
Carlos Henrique
Reply to  Piquetada
12 anos atrás

Era meio afobadinho mesmo. Nesta corrida, por exemplo, abandonou na 8ª volta depois de encher a traseira de outro carro na freada da segunda chicane.

Roberto Mota
Roberto Mota
Reply to  Piquetada
12 anos atrás

Nossa,baseado no seu compêndio,por que Nelson então não desenvolveu a Lotus,e só ganhava com carros bons?

Dennis
Dennis
Reply to  Piquetada
12 anos atrás

Nossa, nunca vi tanta besteira escrito no mesmo tempo, no mesmo texto vc fala que Prost era fraquinho e depois que ele era bom, “esquece” do titulo de 1991 que Senna ganhou sem ajuda de ninguem ou vc só esqueceu de dizer que Berger é que acertava o carro. Em 1989 vc diz que Senna fez um campeonato ruim, sendo que ele ganhou mais corridas que o Prost neste campeonato e teve várias quebras em corridas em que seria primeiro ou segundo sem problemas.

Silvio Viana
Silvio Viana
Reply to  Piquetada
12 anos atrás

Se você continuar sem tratamento, não tem “marcha da liberdade” que acalme seu espírito. Senna não era Jesus, ou o que valha, mas quando ele explodia o motor da Lotus eu vibrava, pois sabia que ali ele mostrava que não queria ser sexto, quinto… como diria minha rainha: Number One! It´s champion”. Nelson derrotou o Nigel, mas não topou o Ayrton na equipe. Então quer dizer Ayrton era melhor? Claro que não! Se você se der ao trabalho de pesquisa, verá que o companheiro do grande Fangio tinha que parar o carro no box pro argentino pegá-lo. Fanfio ficou menor? Agora me mostre um vídeo do Nelson, do Fangio, do Prost, trapaceando. Como um bom petista deve ser, continue aloprando.

Deyvison
Deyvison
Reply to  Piquetada
12 anos atrás

Nakagima para desenvolver o motor e fazer o trabalho de pista… haaahuaauuaa, eu ri muito desta piada… sensacional!

Roberto Santana
Roberto Santana
Reply to  Piquetada
11 anos atrás

O Piquet trabalhou na Lotus 2 anos na Lotus, sendo que em 1988 tinha um Honda turbo, e o carro foi ainda mais para trás, o Ducarouge dizia que o Piquet era um mau acertador de carros. Quanto ao Prost eu concordo ele além muito rápido sabia acertar carros e sempre teve bons carros, os Renaut turbos, os Mclaren, a Williams 1993, a Ferrari 1990 com seu câmbio semi-automático e um motor V12 com 710cv igual em potência ao Honda, 10 cvs a mais que o Renault V10, o Prost quando viu que a Williams ia massacrar em 1992 ele não quis ir competir, o que é o correto, em 1993 é óbvio que o Frank Williams ia pegar o Prost no lugar do Mansell, no confronto entre os dois na Ferrari em 1990 o Prost era 1,0 segundo por volta mais rápido, acredito que 0,7 segundos era por causa do peso o Prost pesava 59 kgs e o Mansell 82 kgs, em 1994 o Prost caiu fora quando previu a queda da Williams por causa do novo regulamento, já o Senna foi o mais rápido piloto da história, mas demorou para amadurecer, ele ficou bom em 1993 com a nona temporada, já o Prost amadureceu em 1984 na quinta temporada, quanto ao Piquet acho um bom piloto mas muito inferior ao Prost e ao Senna. O próprio Nakajima disse que o Senna era 1,5 segundo mais rápido que o Piquet.

Rafael Botto
Rafael Botto
12 anos atrás

Que animal! Obrigado, Flávio!

Daniel Médici
12 anos atrás

A montagem é meio mal feita, misturando cenas do GP de Portugal e da França. Mas é legal ver Senna trabalhando nos bastidores, preocupado na reunião, descobrindo uma falha no motor que os engenheiros não conseguiram detectar.