UM-GRIA

SÃO PAULO (e sai correndo) – Normalmente a sexta-feira da Hungria é a pior de todas, porque a pista é tão suja, por não ser muito usada, que os primeiros treinos servem apenas para fazer faxina no asfalto. Foi mais ou menos assim hoje.

A primeira sessão teve importância apenas para Bruno Senna, que teve sua chance única de andar em fim de semana de GP. Não fez nada de mais, nem de menos. Completou duas dezenas de voltas, um pouco mais, com tempos aceitáveis. Não se deve julgar ninguém por um único treino, nem para o bem, nem para o mal. A única vez que me espantei com o resultado de uma sexta-feira foi na Turquia, em 2006. Naquele ano, todas as equipes podiam usar um terceiro carro na sexta. O primeiro colocado foi um tal de Sebastian Vettel. Era a terceira ou quarta vez que ele se sentava num F-1 e só conhecia Istambul dos livros de História. Não tinha nem barba, o moleque.

Hoje Lewis Hamilton foi o mais rápido nas duas sessões. A Red Bull foi discreta, Alonso continua cravando Massa à razão de meio segundo por volta, e nada de muito mais importante aconteceu. Não dá para cravar que a McLaren virou favorita de uma hora para outra, embora a equipe tenha o hábito de fazer boas apresentações em Budapeste (na verdade, Magyoród, mas é bem pertinho e por isso a gente fala que é em Budapeste). Tanto que até Kovalainen conseguiu ganhar uma corrida, na época em que era prateado.

Amanhã a briga pela pole é mais decisiva do que o normal. Como já demonstrado fartamente com números aí embaixo, a taxa de vitórias para quem larga nas duas primeiras filas é superior a 90%. Assim, que seja um sábado divertido.

Subscribe
Notify of
guest

53 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fábio Pinto
Fábio Pinto
12 anos atrás

Caro Flávio Gomes, concordo com vc quando vc diz que ninguém te representa, tb não acho que Massa ou Senna quando corria pensava no “povo brasileiro”, na verdade todo piloto, assim como qualquer atleta luta por “ele” e não por “nós brasilianos”, e não vejo nada de errado nisso.

Entretanto, os políticos usam o esporte para mostrar o país no exterior, e às vezes para demonstrar uma pseudo pujança racial ou econômica, vide o caso da ex-URSS, que mesmo quebrada batia os EUA nas olimpiadas, ou de Cuba, um país extremamente pobre mas que investe no esporte olímpico para demonstrar algo que não tem.

E é por esse mesmo motivo que nosso governo vai nos empurrar goela abaixo um altíssimo custo de uma Copa e de uma Olimpíadas, aí sim, dentro desse contexto, os atletas “nos representam”

Fábio
Fábio
12 anos atrás

Concordo Lúcio, o problema é que para o brasileiro, dizer que um de seus pilotos não é de ponta é uma grave ofensa, ou se acham isso, imediatamente dizem que o cara é ruim e tal.

Não penso assim, considero Massa um ótimo piloto, assim como Barrica, mas daí p ser um piloto do nivel de Shumy, Senna, Hamilton e Alonso é outra história, estes últimos estão no nível dos “gênios” o que não tira o mérito dos bons.

Abraços

Lúcio
Lúcio
Reply to  Fábio
12 anos atrás

Pois é, Fábio. Não gosto de opiniões extremadas, desse “patriotismo” ao estilo Global. Gostaria que o Massa andasse na frente, que fosse campeão, etc. O mesmo vale pro Rubinho. Mas sem essa que eles nos representam, que é o Brasil na F-1! Lógico que é melhor ver um brasileiro vencer em vez dos outros. Mas, acima de tudo, gosto da F-1 bem disputada, e que vença o melhor na pista (e de preferência fora dela tb)! Atualmente não há brasileiros entre os melhores…e acho que vai demorar! Paciência…

marciojn3
marciojn3
12 anos atrás

NAO TORCO CONTRA BRAZUCAS,CONHECO TODOS QUE ESTAO CORRENDO FORA,DESDE O KART,NAO TENHAM TANTA ESPERANÇA,TALVEZ SE BRUNO SENNA NAO TIVESSE COMECADO TAO TARDE…..TERIAMOS UMA CHANCE.TORCO POR UM BRAZUCA QUE ESTA NA TRUCK SERIES..DA-LHE PAULUDOOOOO…..

Lúcio
Lúcio
12 anos atrás

É bem verdade que o Bruno Senna não fez nem brilhareco (tb não dá pra cravar que o cara tinha condições de fazê-lo). Certo é que continuam os exageros do “sistema” Globo. No SPORTV, por exemplo, chegaram a dizer que o treino do piloto tinha sido excepcional e que tinha tinha boa repercussão na Europa (mais ou menos isso). Putz! Por falar em exageros, chega a ser risível a maneira como os narradores e comentaristas ainda creditam o Massa em condições de brigar em igualdade de condições com as Red Bull, Hamilton e Alonso, quando ele, todo mundo vê, infelizmente está um (ou mais) degrau(s) abaixo.

Caique Pereira
Caique Pereira
12 anos atrás

Rodrigo Assis,

Tirou e colocou…kkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
12 anos atrás

B Senna fez o certo, não comprometeu, não bateu, não estragou o carro… Tem duas opções pro que ele fez hoje:

1) Não quis se comprometer e foi lento;

2) Deu tudo de si e foi lento.

Não sei qual é pior…

Gilles_Senna
Gilles_Senna
Reply to  Rodrigo Moraes
12 anos atrás

Num único treino livre alguma vez poderia ser muito rápido???

Muito fez ele e muito melhor faria com mais tempo no carro e um novo jogo de pneus. O melhor tempo dele foi obtido na 21.ª volta, quando os pneus já não estavam no seu melhor. Até aí esteve a apanhar o ritmo, pois estando parado nunca poderia ter o ritmo dos outros, inclusivé daqueles que participam nas sessões de treinos livres desde o início, caso de Hulkenberg. Tenho a certeza que com um novo jogo de pneus e mais sessões de treinos iria melhorar bastante e ficar bem mais próximo do russo, que aliás bateu Kubica o ano passado neste circuito.

Leandro Mello
Leandro Mello
12 anos atrás

Nunca ví um jornalista torcer tanto contra os pilotos brasileiros quanto este Flávio Gomes…
Nenhuma palavra de apoio, nenhum comentário positivo…
Está certo que os pilotos que nos representam hoje na fórmula 1 não são da mesma competência de um Emerson, um Piquet ou um Senna, mas daí a coloca-los como mero coadjuvantes, é a total falta de boa vontade.
O Rubinho hoje é muito melhor do que muito moleque que está pilotando carros mais competitivos e só não foi campeão porque quando teve um carro bom, teve um péssimo contrato.
O Massa, também pilota muito e o Senninha… bom… vamos torcer…!!!

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Leandro Mello
12 anos atrás

Desde quando jornalista tem a obrigação de torcer, rapaz? Jornalista tem a obrigação de NÃO TORCER para ninguém. Quem faz diferente é torcedor, não jornalista. E que papo furado é esse de “pilotos que nos representam”? Ninguém me representa em esporte algum. Em outras palavras: não seja retardado. Aprenda a ver o mundo do jeito que ele é.

galileu
galileu
Reply to  Leandro Mello
12 anos atrás

flavio, a exessão à regra é o galvão, que torce descaradamente, por isso que ele foi banido da stock car, vide declarções do mesmo quando o cacá foi desclassificado no paraná e seu carro estava fora do regulamento.
jornalista tem que ser frio e imparcial, apenas publicar os fatos.
tem jornalista, (principalmente o acima citado), que gosta de promover as polemicas e rivalidades entre os esportistas, (brasilxargentina, sennaxpiquet e outros exemplos mais).

Joaq
Joaq
12 anos atrás

O Kova só ganhou em 2008 porque a Ferrari de Massa quebrou o motor à duas voltas do final…

Max
Max
12 anos atrás

ninguém gosta dos resultados repetidos sempre com o mesmo piloto fazendo a pole e/ou ganhando a corrida, eu sou fã do hamilton, ele passa dos limites e exagera nas declarações, mas é quem sempre está trazendo emoção às corridas, é agressívo e não tem medo de tentar ultrapassar, mas não podemos dizer q o vettel ganhou quase tudo só por causa do carro, se a situação fosse inversa, estariamos vendo ele tão combativo quando o hamilton.

marciojn3
marciojn3
12 anos atrás

BRASILEIRO COM CHANCES DE VENCER NA F-1,TALVES DAQUI UNS 10 ANOS OU MAIS.TEM QUE MUDAR A TOCADAAAAAAAA…..

Antonio Eduardo Gomes
Antonio Eduardo Gomes
12 anos atrás

FG, vou expressar uma opinião minha sobre o treino do Bruno Senna, em comparado com o do Nick Heidfeld. O brazuca, fez em sua melhor volta 1:25.855, 15º colocado na classificação do primeiro treino. O alemão, por sua vez 1:23.861 no segundo, 14º colocado. Agora, considerando apenas o fator desempenho de pista, excluindo qualquer ponderação favorável ou não, o trabalho do Bruno não foi ruim, uma vez que ele foi exatos 2.505 mais lento que o mais rapido da manhã, Luishamilton. Já o Nick, foi 2.843 mais lento que o mais rapido da tarde, também Luishamilton. Levando em consideração que a condição da pista estava mais emborrachada a tarde do que de manhã, concluo que Bruno foi mais rápido que Nick e que, conforme sabemos, o carro da Lotus Renault não é lá essas coisas. Bruno não iria colaborar com nada no time, já que falta um cara tipo Alonso, ou até mesmo Kubica, que lidera a equipe a um objetivo, coisa que nunca existiu em Nick, falta em Bruno, e não acredito que Romain Grosjean seja esse cara. Mas acredito que, por esse treino, o primeiro-sobrinho merece uma chance, quem sabe….

Abraços,

Eduardo

galileu
galileu
Reply to  Antonio Eduardo Gomes
12 anos atrás

eduardo, sem contar que as quanto tempo mesmo ele não senta em um F 1?
o nicjk está correndo desde o início da temporada.

Fernando
Fernando
12 anos atrás

O que o BS ganharia fazendo o melhor tempo do treino? Só faria isso com pouquíssimo combustível , pneus macios e configuração de classificação…O mais imortante: o que a equipe ganharia com isso? Ele treinou para acertar o carro para a corrida , não fez bobagem e , portanto , fez exatamente o que a equipe esperava dele.Ganhou pontos com a equipe , fim.

Zeuxis
Zeuxis
12 anos atrás

O legal é que muita gente acha que o B senna é piloto de formula 1, tomar 8 décimos do Petrov, sendo que para 1 era apenas um treino e para o outro chance de mostrar serviço.

Gilles_Senna
Gilles_Senna
Reply to  Zeuxis
12 anos atrás

Num único treino livre não é possível alcançar grandes tempos. Sobretudo quando se está parado e os outros em competição há cerca de meio ano. Senna ficou a 0,762 segundos da marca de Petrov. Aguentou perfeitamente a pressão e não cometeu erros, melhorando progressivamente os seus tempos e trabalhando bem com a equipa durante a sessão. Mais do que os tempos, isto foi o mais importante.

Quanto ao cronómetro, mais importante do que a diferença do Bruno para o Petrov foi o facto do seu melhor tempo ter sido feito já com os pneus em pior estado, devido ao tempo que demorou a readquirir ritmo e tirar partido do DRS. Isso quer dizer que ele chegaria provavelmente a uma marca muito idêntica à do russo apenas com um pouco mais de tempo no carro. Petrov deu o seu melhor e não esquecer que neste circuito o russo é muito forte. (Bateu Kubica em 2010)

Por isso seria extremamente interessante ver o que o Bruno Senna poderia fazer em Spa, um circuito onde o talento do piloto faz a diferença e onde ele sempre andou muito bem. Seria ótimo para ele poder participar no primeiro treino livre na pista belga, onde poderia mostrar mais do que mostrou na Hungria, pois seria já o segundo treino oficial e demoraria certamente menos tempo para tirar um bom partido do DRS e colocar-se no melhor ritmo.

O problema é Romain Grosjean, o protegido de Eric Bouiller. O dirigente da Renault quer dar uma oportunidade ao seu compatriota e não convém que o Bruno possa brilhar e atrapalhar os seus planos de dar a Grosjean o carro de Heidfeld a partir de Singapura, ou seja, logo após o final do GP2. Este é o problema. Sem este obstáculo talvez Bruno Senna pudesse até entrar já em Spa no lugar do alemão, o que seria bem melhor do que fazer apenas treinos livres. Além de que teria muito mais hipóteses de brilhar, num circuito mesmo à sua medida.

ags
ags
12 anos atrás

FG…………Boas tardes………………………..Só pra contrariar a cabeça das Reds…e da SF.. o Aluciado Alonso faz a pole…..e pra deixar todos sem saber….como…o Hamilton..vai ganhar..e fazer dobradinha das Macs…. e claro..o Spaniard..ficando em terceiro… arrancando tinta do escapde do Button… em quarto chega o Webber Boy…. quinto Ele…..sim sr..ele..Barrica…………………… sexto Shamuscado o idoso tedesco..ahhh e sestimu o Pula pirata da grobu..sem vocação pra piloto…………………ahh o Vettel mongol…ficou na brita…….. e cozinhando uns chukrus depois da ka ga da……………..e ponto……

galileu
galileu
Reply to  ags
12 anos atrás

como pode?

Marcelo Rezende
Marcelo Rezende
12 anos atrás

Vetel está pressionado… será que vai amarelar, não creio, mas está esquisito. Bom pra ver o quanto o carro fazia diferença neste talento todo.

Agora as voltas mais rápidas em Hungaroring foram desta galera aqui no link abaixo. Vejam só, a Volkswagen estava escondendo o jogo sobre entrar na F1. Olha os testes que fizera com os motores para o protótipo que estão construindo em Wolfsburg. A câmera onboard é o máximo:

http://snelheidwereld.blogspot.com/2011/07/fuscas-e-kombis-acelerando-em.html

clodoaldo rodrigues
clodoaldo rodrigues
12 anos atrás

Infelizmente acho que na f1, tão cedo vamos ter um campeão mundial, o nosso pais não ajuda apoio financeiro, e a nossa infra estrutura e bem ruim, mas como se diz somos brasileiros e não desistimos nunca acelera massa, e o bruno senna de um bom carro a ele e um pouco de tempo que teremos resultados, acho.

Leonardo Fornasier
Leonardo Fornasier
12 anos atrás

Felipe Massa é um piloto sabidamente é pior que Fernando Alonso hoje.

Não sei se no passado ele foi melhor ou é apenas uma fase, geralmente é difícil fazer este tipo de analise nesse esporte por depender de varios fatores, a verdade é que ele não é mais rápido que o espanhol, mas ele tem qualidades é combativo e geralmente larga muito bem, Massa lembra alguns pilotos que davam prazer de ver correr com: Alesi e Berger, muita habilidade e pouca velocidade, tenho impressão que este ano ele mesmo se convenceu disso.

Outra verdade.

Bruno Senna nunca vai figurar entre os grandes da Formula 1, é um fato ele tem pouca experiência com monopostos e na minha opinião deveria ter corrido mais de GP2 ou outra categoria TOP como a WORLD SERIES.

Parece uma estrategia pra não queimar o filme e entrar na Formula 1 com a força de sobrenome incógnita e patrocínios.

Vamos combinar o currículo do Bruno não credencia ele a ser piloto de testes da RENAULT, puramente estratégia para markenting e patrocinadores.

De resto sobre o treino começamos a ver o Webber andar parelho com o Vettel, é o mais importante, de resto Button, Hamilton e Alonso sempre tocando em altíssimo nível e Massa atras de ambos.

Abraço a todos.

Gilles_Senna
Gilles_Senna
Reply to  Leonardo Fornasier
12 anos atrás

“O currículo do Bruno não credencia ele a ser piloto de testes da Renault”

Damon Hill – 0 vitórias na F3000
Bruno Senna – 3 vitórias no GP2 e vice-campeão

Damon Hill – 10 anos nos automóveis antes de chegar à F1
Bruno Senna – 4 épocas nos automóveis antes do teste onde ficou a 0,3 décimos do Button

Pois é, o currículo do Bruno credencia-o a ser titular numa equipa boa e mais ainda numa equipa apenas razoável como a Lotus Renault. Tivesse ele as condições que um Damon Hill teve (testes quase ilimitados e entrada com o melhor carro) e faria certamente melhor do que o inglês também na F1.

Júlio Morsch
Júlio Morsch
12 anos atrás

FG, faça uma enquete para ver quantos conhecem o “gajo ” da foto.

Parabens pela lembrança

marcolla
marcolla
12 anos atrás

e o Puskas vai assistir de camarote!

Rodrigo Assis
Rodrigo Assis
12 anos atrás

Boa tarde!!

Agora quero ver o Tião tirar no braço. Ferrari e Maclaren encostaram nos Touros, vamos ver se o garoto tira leite de pedra como faz o Hamilton e Alonso.

jão
jão
12 anos atrás

Puscas, é o cara da foto. Dizem que jogou mais bola que o Maradona.

Mauricio
Mauricio
12 anos atrás

Será divertidissimo, espero.
To até pensando em não vir trabalhar para poder assistir ao classificatório das 9 horas.

foca
12 anos atrás

Olas,
Na boa Gomes, balela. Hamiltinho fez igual, Kubica fez igual a essa historinha que vc contou do Fettel e vcs jornalistas não chamam de “mito”. Pode ser simplesmente que a equipe na época deixou o(s) menino(s) descerem a bota e ea Renaut não… mas na historia do mundo, sabemos bem, mitos são feitos na maior parte de mentiras que de tanto falarem que era verdade, se tornou verdade…

p.s.: vixe, quase esqueço, o Senna tbm fez isso, entrou no carro e os jornalistas OOOHHHH!!!

FTrack
FTrack
Reply to  foca
12 anos atrás

É, mas veja onde estão hoje os pilotos que você mencionou e onde está Senna…

Rodrigo Vilela
Rodrigo Vilela
Reply to  foca
12 anos atrás

@ftrack: veja o que esses pilotos conquistaram e o que o Senna conquistou… então, porque ele morreu ele é ruim? Pelamordedeus…

Eric
Eric
12 anos atrás

Essa é uma das corridas mais chatas do ano (senao A MAIS CHATA!).

Pode ser um lugar lindo…um vilarejo dos sonhos…e um GP cheio de história…mas que é CHATO BAGARAI, é!

Pelamordedeus! Liberem uns turbos ou molhem a pista de Hungaroring…ou então inventem chicanes mirabolantes…mas façam algo pra nos manter acordados. Senão ficamos dependendo das maluquices do Hamilton (o novo e melhorado Mansell?) e do Koba-mito pra ter alguma diversão nessa porra!

Ah…e tomara que o Massa não foda a porra toda de novo! (FG, muito engraçado esse post…e muito correto a meu ver. Concordo com vc e não aguento mais esse patriotismo forçado dos caras da transmissão. Existem 20 e tantos pilotos ali, todos bons, mas todos que lutaram – uns mais e outros menos – pra estarem ali. E ficar secando os outros só porque dá ibope pra massa ignóbil que espera um novo Senna é desleal e feio. Se nã odá ibope torcer por outros pilotos q ue merecem vitorias tanto quanto os nossos, passem a F1 pra Sportv e liberem a gente do Galvão e dessa chatisse toda! Ponham mais uma novela no lugar que vcs terao sua audiência e nos teremos nossa F1 direito.)

silva jr
silva jr
12 anos atrás

Nao dá para analisar por um treino, porem, o Bruno ja andou um ano de HRT, tudo bem que o carro era um trolho, mas ficar ha 0,7s do Petrov é para ficar preocupado. No segundo treino o Nick ficou a frente do Petrov, tudo bem que é apenas treino, mas acho que o Bruno deveria ter andado mais rapido, pelo menos proximo do Petrov. O problema é o Grojean assumir o 2º carro a partir da penultima corrida, no lugar do Nick, assim o sonho do Bruno de arrumar um lugar em qualquer equipe no ano que vem vai por agua a abaixo, isso porque ele nao andou, nao testou, na ofez nada neste ano, portanto, chance zero de ter aprendido algo para poder assumir um carro em 2012.

Gilles_Senna
Gilles_Senna
Reply to  silva jr
12 anos atrás

No segundo treino o Petrov teve problemas, por isso fez pior do que o Heidfeld. O alemão ficou a 2,8 segundos do tempo do primeiro (Hamilton), enquanto o Bruno tinha ficado a 2,5. A pista melhorou muito na aderência e todos os pilotos foram cerca de 2 segundos mais rápidos.

Não era em hora e meia que o Bruno iria recuperar do atraso que tem em relação ao Petrov em termos de ritmo competitivo. Sobretudo tendo ainda de adaptar-se a tirar o melhor partido do DRS nas curvas de alta velocidade, o que não é fácil para quem está sem ritmo. Sem isso o Bruno teria ficado bem mais próximo do tempo do russo, pois teria os pneus ainda no seu melhor. Assim, quando o Bruno fez o seu melhor tempo (à 21.ª volta) já tinha os pneus mais desgastados, daí a diferença de quase 0,8 entre eles.

Quanto ao futuro, acho que se não for titular no próximo ano o Bruno tem de procurar uma forma de manter o ritmo competitivo, nem que tenha de voltar ao GP2 como o Grosjean este ano. Embora seja sempre mais difícil para o Bruno, pois o Grosjean tem corrido todos os anos no GP2 (meia época em 2009, algumas corridas em 2010), enquanto o Bruno não corre no GP2 desde 2008. Além de que enfrentaria um Bianchi e outros jovens lobos mais maduros e experientes do que aqueles que Grosjean está a enfrentar este ano, pois o Bianchi este ano é estreante nessa categoria e no próximo ano será certamente mais forte.

Marcelo Trindade
Marcelo Trindade
12 anos atrás

O Massa tem sido muito regular. Temos que reconhecer.
Regularmente a 8 décimos do Alonso.
Não é a toa que o Choronso gosta de tripudiar afirmando que nunca teve tanta facilidade para embolsar um companheiro de equipe.

Rafael Chinini
Rafael Chinini
12 anos atrás

pelos tempos, não da pra saber mesmo, se Bruno Senna foi bem ou mal.

da só pra torcer que ele tenha feito suficiente pra ser util pra equipe.
e torcer pra ele entrar em outros treinos de outros circuitos também

Maxwell B. Medeiros
Maxwell B. Medeiros
12 anos atrás

É só um palpite de um cara sem cultura. mas esse cara da foto é o Férenk Puskas?

Gerson Treml
Gerson Treml
Reply to  Maxwell B. Medeiros
12 anos atrás

É o Puskas.

Eduardo
Eduardo
12 anos atrás

Memória boa serve pra lembrar coisas de mais de um ano atrás: “O dia que eu tomar meio segundo, 6/10 de alguém é o momento de eu parar de correr.” Por Felipe Massa.

Pedro
Pedro
12 anos atrás

Só completando o meu comentário anterior. Achei a matéria (link abaixo)
Só quero resaltar, que torço para que ele retome o rítmo que tinha antes do Alonso tomar conta da casa ferrarista.

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100515/not_imp552047,0.php

FTrack
FTrack
Reply to  Pedro
12 anos atrás

Na boa Pedro, lembra daquilo que nossos avós diziam
“faça o que eu digo mas não o que faço”?

Falar é só abrir a boca que sai. É muito fácil.

Felipe é um bom piloto, capaz de mostrar mais na pista. Mas já entrou naquela fase de acomodação, guiando F1, pela Ferrari, salário na casa dos 8 dígitos anuais e outras benesses, igualzinho ao que o Barrichello fez. A diferença é que conta-se nos dedos as vezes que Rubens tomou mais de meio segundo do companheiro. Que vocês lembram bem quem era.

FTrack
FTrack
12 anos atrás

ÓBVIO que não se deve tirar conclusões em apenas um treino, MAS se Bruno Senna fosse o piloto que a viuvarada e o Galvão queriam que fosse, não tomaria 8 décimos do Petrov. É muito.
Por outro lado, está aí escrito pelo FG o que o atual campeão fez com uma Sauber há 5 anos atrás em uma pista que não conhecia (Senna já andou em Hungaroring).
Sinto que o timing do Bruno para a F1 está se encerrando.
E lamento profundamente tudo o que ocorreu com o Nelsinho Piquet. Um enorme talento brasileiro desperdiçado para a F1. Vejam os resultados que ele está obtendo na briga de foice que é a Nascar Truck, num carro que é a antítese dos fórmulas que sempre guiou.

Volto à pergunta: será que o próximo campeão brasileiro na F1 já nasceu?

Gilles_Senna
Gilles_Senna
Reply to  FTrack
12 anos atrás

Não, 8 décimos (ou 7 e meio) não é muito tendo em conta que o Bruno enfrentou um Petrov já com milhares de quilómetros de treinos livres, qualificações e corridas, enquanto ele está parado. Além de que a diferença seria bem menor sem o tempo que demorou para tirar partido do DRS nas curvas de alta velocidade. Por isso o melhor tempo do Bruno foi feito já com os pneus algo desgastados, na 21.ª das 25 voltas que deu.

Outro pormenor que escapa a muitos observadores é o fato do Petrov ser muito forte neste circuito, onde bateu Kubica o ano passado na qualificação e na corrida.

Mais um pormenor: no segundo treino livre todos melhoraram cerca de 2 segundos, pois a pista tinha muito mais aderência do que no primeiro treino. No primeiro treino Senna ficou a 2,5 segundos do melhor tempo do Hamilton, enquanto no segundo Heidfeld ficou a 2,8 segundos do inglês da McLaren.

Quanto ao Vettel, o alemão nunca pilotou um Sauber, apenas um BMW na sua estreia em 2007 e depois fez algumas provas com a Toro Rosso nesse mesmo ano. Não sei que confusão o FG fez, pois em 2006 o Vettel ainda não estava na F1, mas sim na F3, onde perdeu o campeonato para o di Resta. Eu não me recordo mas mesmo que tenha acontecido o alemão já tinha feito vários treinos livres antes, enquanto o Senna fez agora o primeiro, enquanto todos os outros pilotos já participaram em 10 fins de semana de GP.

Pois, o timing do Bruno para ser titular está a ficar apertado mas não por falta de capacidade do piloto, que apenas não é uma fora de série (como um Hamilton ou um Vettel).. Se tiver a oportunidade de ser titular no próximo ano tem tudo para ter sucesso na F1. Basta ver que foi quase tão rápido como o Button no primeiro teste e andou no nível do Heidfeld em Jerez, quando todos os pilotos estão com pouco ou nenhum ritmo de competição e é o talento que faz a diferença.

Andre L
Andre L
Reply to  FTrack
12 anos atrás

aprenda a comparar a F1 somente no mesmo dia, hora e local

nao existe cabimento nessa comparacao q vc fez

tb acho q o cara qdo e’ bom ja vem do ovo e ja mostra na primeira chance
o Bruno e’ bom, bom mediano como Massa e Rubens
pelo menos nao e’ ruim

Andre

Gilles_Senna
Gilles_Senna
Reply to  FTrack
12 anos atrás

“O Bruno é bom mediano como Massa e Rubens.”

Por enquanto ele não tem experiência mas quando a tiver poderá ser melhor do que eles, esta é a questão. Infelizmente para ganhar experiência pode precisar de dinheiro (como o Perez) e só então mostrar o que vale. Mas isso não é culpa dele, mas sim do estado em que está a F1. Cabe aos brasileiros apoiar, para que ele tenha a oportunidade. Só assim poderá progredir e vir a ser um dos melhores.

Pedro
Pedro
12 anos atrás

Não tenho certeza, mas acho que no ano passado que o Felipe Massa disse: “O dia em que eu tomar 0,5s do meu companheiro de equipe, eu paro de correr”.
Então, está na hora de reagir ou ……

Andre L
Andre L
Reply to  Pedro
12 anos atrás

de parar mesmo.

Andre

roxxon valdez
roxxon valdez
12 anos atrás

‘Supremo, Hamilton ponteia segundo treino livre na Hungria. Massa é sexto”

porque vcs insistem neste tipo de manchete.?tem que informar sobre massa e deixar quem ficou em 2ºou 3º de fora????será que tem tanta gente mais interessado em saber a posição do massa ou quem vem logo atrás do primeiro??? e isso não é só no site é em toda a imprensa dos botocudos tupiniquins.

Andre L
Andre L
Reply to  roxxon valdez
12 anos atrás

hehehehehehe

gostei !

Andre

fagner andre
fagner andre
12 anos atrás

Felipe meio segundo massa do Brasil, quem precisa fica e torce por ele , quem entende vai de Hamilton ou Alonso.

Eduardo - SP
Eduardo - SP
12 anos atrás

Sua questão com o Kova é pessoal, hein!