AINDA A CHICANE

SÃO PAULO (a ver) – No fim de semana, numa das provas da Linea, o José Vitte sofreu esse acidente do vídeo. Ainda se recuperando, com fraturas diversas mas, pelo visto, nenhuma muito grave, criticou duramente a nova chicane do Café. A palavra do piloto, qualquer piloto, deve ser sempre levada em consideração. Mas vendo, revendo e vendo de novo esse acidente, não consegui entender direito o que aconteceu. A chicane reduz bem a velocidade. A saída, com a segunda perna para a esquerda, tem sido criticada porque a zebra é alta e o carro pode dar uma decolada. Mas, nesse caso, o prejuízo tem sido mais material, com suspensões e rodas quebradas, do que qualquer outra coisa.

Vitte não puxa o carro para a esquerda, vai reto, em direção ao muro. E não consegui ver uma freada forte, o que seria normal — trepar no pedal do meio. As rodas não travam, não sai fumaça dos pneus. Com todo respeito ao Vitte, acho que ele cometeu um erro e não soube direito lidar com a perda do traçado, e depois hesitou para evitar a batida.

Não sou fã dessa chicane, sabe-se que é uma solução provisória, mas, nesse caso, não colocaria a culpa nela, não.

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Sávio Rocha Barbosa
Sávio Rocha Barbosa
12 anos atrás

estou ancioso para o proximo post sobre interlagos q será o post numero 200

Clenio Azevedo Vilela
Clenio Azevedo Vilela
12 anos atrás

A velha frase: Tem tanta gente neste país mandando sem inteligência, que penso se a burrice é uma ciência! Abaixo êstes b….. que gerenciam o belo autodromo de Interlagos! Arrumem uma bôca no DENIT!

Orlando Salomone
Orlando Salomone
12 anos atrás

Errou feio, acontece. Mas que essa chicane é muito mal feita, isso é.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
12 anos atrás

Não dá pra ver como ele entrou na chicane, só dá pra ver que a trazeira já tinha ido e ele tentou trazê-la de volta. Naquela situação, na segunda perna da chicane, nem que ele quisesse passar reto ele faria.

luiz alberto
luiz alberto
12 anos atrás

Bem.bem,bem ! Depois que a prefeita Eradaruina autorizou a destruição do verdadeiro Interlagos,fazendo este kartodromo metido a besta,esta chicane é só mais uma porcaria a mais destes dirigentes do automobilismo que na verdade sê entenderem de algum esporte,seguramente será de futebol e devem gostar muito de tecnicos retranqueiros.
Para mim que conheci e comecei a gostar de automobilismo vendo corridas no velho e desafiador circuito,simplismente me recuso a ver ao vivo,corridas neste Interlagos atual de traçado tão mediucre quanto a atual participação de pilotos brasileiros no atual automobilismo internacional,tão mediana quanto mediano é este autodromo.
Eu acredito que a estupida diminuição do circuito tinha por base o seguinte fato;como para recapiar e cuidar de um circuito de 7960m. o custo realmente seria alto o melhor é fazer um circuitinho menor onde se pode conseguir um “acerto´´ com a empreiteira e o valor não ficaria tão astronômico,ou seja;não levantaria tanta suspeita de super faturamento.
Más o mais iteressante é que concidentemente após a destruição do verdadeiro Interlagos no cenário internacional os pilotos que se surgiram não passaram de tristes e covardes co adjuvantes na F1 e na categoria top americana tambem acabou-se os potênciais campeões.só temos promessas de dias melhores que nunca chegam(para um já passou a muito tempo,más ele como é muito chato e insistente continua mandando JABÁ para falarem que no proximo ano será melhor).
E tambem se deveria levar em conta se os acidentes que tem acontecido seria culpa do traçado ou do nivel técnico dos atuais pilotos.(não vamos falar dos fogões,ops,dos chassis ruins,pois tem muita força de bastidores) Ao que eu saiba o unico grande pioto que faleceu no antigo Interlagos em corrida foi Celso Lara Barberis e num enrrosco com outro concorrente e não por culpa do traçado e outros graves acidentes que houveram foram causados por erros ou falhas mecânicas. Será que para diminuir os riscos no alpinismo teriamos que aplainar as montanhas? Quem tem medo de acidente em pista que vá disputar o virtual,ora bolas !!!

Daniel
Daniel
12 anos atrás

Achei este vídeo por acaso no you tube. Fala de como a Nascar evoluiu em função dos acidentes. Não é preciso esperar que tais acidentes se repitam em outras categorias para que providências sejam tomadas.
http://youtu.be/-eHrV_x0_lo

Valter Prieto
Valter Prieto
12 anos atrás

A chicane na curva do café é mais uma das coisas ridículas que existem “neçepaíz” sem instrução.
O cara que teve a idéia, o que projetou, o que autorizou, o que pagou e os que fizeram deveriam ficar sentados ali ao lado em todas as provas de Interlagos, durante todos os treinos e corridas, até ficarem surdos.
Imbecis !!!!

Winston
Winston
12 anos atrás

Cinseramente piloto brasileiro ta se machucando muito fácil. Sera que estão com preparo fisico adequado?

Ssppock
Ssppock
12 anos atrás

Contra piloto ruim, não há autódromo bom!!!

Coisa feia!!!

Só mesmo um paitrocínio para bancar um zé goiaba como este!

Seguuura peão!!!!!

Abs

Alemão
Alemão
12 anos atrás

Concordo com o Gabriel, o Vitte errou a primeira perna da chicane e ao invés de tangenciar foi parar no meio da curva. Aí quando quis sair o angulo estava errado.

Danilo Candido
Danilo Candido
12 anos atrás

Parece que houve erro do piloto sim, por ter “abusado” um pouco além do que deveria, erro este causado por um arremedo de chicane, tosca e medonha como é. O que acaba por tornar a discussão em torno de uma possível “falha” de pilotagem absolutamente relativa, até pelo fato de ser normal e aceitável que qualquer piloto erre justamente por buscar determinado limite…mem]smo o Schumacher cometeu uma falha “boba” durante os treinos livres para o GP Brasil de 2004, dando uma bela traseirada e enterrando sua F2004 na barreira de pneus do Laranjinha:

http://www.youtube.com/watch?v=nx1DrzqVkD4

Guardadas as devidas proporções, ao meu ver, parecem ser casos semelhantes. Aqui também houve erro do alemão, provavelmente causado pelo “bump” existente bem no ponto de tangência da curva, na junção do asfalto antigo (subida da Landi) com o novo, na curva propriamente dita.
Resumindo: em ambos os caso, serviço “porco” causando problemas e arruinando cada vez mais a imagem do autódromo. Nestes casos, o piloto jamais poderia ser culpado.

Davi Ribeiro
Davi Ribeiro
12 anos atrás

Na boa companheiros. Estamos discutindo sobre algo que não deveria existir. Algo que foi criado como um paliativo, que já provou não resolver o problema. Qualquer chicane, seja ali, um pouco antes, onde for, será um paliativo, além de alterar as características originais da pista.
O que resolveria o problema, seria derrubar uma parte das arquibancadas criando uma área de escape na cruva do café. Mas aí tem que mexer mais no bolso…

Fernando Assis
12 anos atrás

Como se diz aqui no sul do mundo: ” Cagou-se a paca véia!”

MARCOS LIMA
MARCOS LIMA
12 anos atrás

Pois é Flavio, outra coisa que percebi nesta etapa do trofeu Linea é que punição não vale para todos…Os pilotos Faria Jr. e Caca Bueno deram na porta de seus adversarios e só o Faria Jr. foi penalizado em 20 s, voce pode me dizer porque??Será que tem proteção pro filhinho de papai??

Rodrigo Melo
12 anos atrás

Não sei se sou eu que estou vendo demais, mas acho que vi 2 travadas e umas 2 tentativas de corrigir pra esquerda do carro. O que pelos vídeos que vi não descarta o fato dele estar acima da velocidade normal naquele trecho.

Kico
Kico
12 anos atrás

Assinado embaixo, Pedro Jungbluth & Claudio Ceregatti. FG, não é só Classic Cup que eu registro. Olha ai no instante 5:50 http://t.co/7ZIznjw

Gabriel
Gabriel
12 anos atrás

Gente, o Vitte errou na primeira perna, entrou rápido demais, tentou traser o carro na segunda tangência, escapou a traseira e saiu reto, esse tipo de escapada é bem comum em carros de turismo. Ele freia e quando travam as rodas ele alivia o pé fazendo um “ABS” manual, para ten tar frear mais e dar dirigibilidade no carro, já que quando as rodas estam travadas não consegue virar o carro. Mas ele estav a tão rápido que é como se o carro saisse de frente em uma curva, vai reto. Dá para ver ele tentando consertar. O problema que essa chincane é rápida e quanto mais alto o centro de gravidade e menor os pneus, esse tipo de acidente será comum, pois chincane só tem uma trajetória. O piloto na verdade, não deve tentar corrigir, quando entrar errado, tem que voar por cima da zebra , reto, para não acontecer o que aconteceu com o Vitte. Mas para fazerem uma cnhincane tão mal feita, era melhor continuarem com a bandeira amarela no local…….

Geraldo Casselli Júnior
Geraldo Casselli Júnior
12 anos atrás

Eu por mim, arrancava esta porcaria……

Mauro Batera
Mauro Batera
12 anos atrás

Acho esta chicane muito veloz, ela deveria ser mais lenta!
Mas…

Flavio Tozzo Jr
Flavio Tozzo Jr
12 anos atrás

De qualquer forma, por ser uma saída de chicane, deveria haver uma barreira de pneus!

Mais grosseiro que o erro do Vitte, que aparentemente ficou indeciso entre trazer o carro devolta pra pista ou evitar a pancada (pelo menos diminuir a intensidade, freando e trazendo o carro um pouco pra esquerda), foi a CBA e os administradores do autódromo não colocarem uma barreira de pneus num muro de concreto posicionado frente a uma saída de chicane contornada em alta velocidade.

É bobagem criticar o Vitte, bom piloto inclusive, que teve algo em torno de 2 ou 3 segundos para tomar uma decisão. A CBA e os administradores do autódromo, estudaram uma chicane provisória/descartável por quase seis meses, sendo que primeiramente a construíram invertida (nunca ví nada tão absurdo no automobilismo brasileiro, e olha que de absurdos o automobilismo brasileiro está cheio!). Agora ela até parece razoável, mas os detalhes (que em situações como a do Vitte são essenciais) foram esquecidos.

Bruno Terena
Bruno Terena
12 anos atrás

Tudo bem que poderia ter uma barreira de pneus naquele muro, mas a chicane é para Reduzir a velocidade.

http://500px.com/photo/1552259

A foto deste link mostra que o Vitte e alguns outros pilotos ( até o Massa ) tentaram “abusar” da chicane algumas vezes, mas no video, acho que ele abusou demais e se atrapalhou. Na stock alguns pilotos erraram nos primeiros treinos também, quebraram peças da suspensão, mas na corrida tudo foi bem tranquilo.

César
César
12 anos atrás

Pela primeira vez, assisti uma parte do Trofeo Linea. Para o que vi, a chicane está bem “torta” pra fazer mesmo, entra rápido e sai devagar, tipo curva mal projetada de rodovia. O Cacá era um dos que mais atacava a “ilha” da chicane, e dava pra ver como o carro dele traseirava bastante.
Acho que o Vitte fez o certo: quando sai de traseira (mais do que isso, acho que saiu nas 4 mesmo), tentou acertar acelerando (tração dianteira, acelera para corrigir), ao ver que não tinha jeito meteu o pé no freio e foi “bombando” para tentar puxar o carro de volta. Ao contrário do que disseram, o volante está sim virado para a esquerda, mas a cambagem altamente negativa engana ao ver de fora.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
12 anos atrás

Putz, voz idêntica.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
12 anos atrás

Eu acho meio idiota terem feito uma chicane com entrada rápida e saída travada. Na minha opinião, Chicane para reduzir velocidade e aumentar segurança é o contrário, com entrada lenta (forçando uma freada forte antes de entrar na chicane) e a saída aberta, o que deixa ela bem segura.
Já imaginou na F1 se algum idiota coloca uma chicane em que os carros entram freiando?

Então, a chicane é perigosa. Esse acidente foi muito rápido, ou seja, o carro reagiu de forma brusca demais, perdendo a frente. A reação normal seria frear, mas todo piloto tenta consertar antes de parar o carro, e nisso ele foi para o muro.

Olhando assim, a chicane é mais périgosa que a curva do café sim.

Cleiton Pessoa
Cleiton Pessoa
Reply to  Pedro Jungbluth
12 anos atrás

Discordo, todo piloto anda na pista, conhece o traçado e sabe qual o seu limite técnico naquele ponto. Mesmo que chicane seja uma merda um piloto tem que saber o limite do seu carro e da sua técnica, se ele tivesse batido de lado ainda vá lá, mas de frente foi contra inclusive a física.

Eduardo
Eduardo
12 anos atrás

O automobilismo precisa ter segurança, sem dúvida. Agora, o pessoal precisa parar de achar que ele é isento de riscos…

marcão
marcão
12 anos atrás

Eu repeito muito quando um piloto fala, afinal é ele quem está lá!!
E, falar é muito fácil também pra quem está de fora…A grande verdade é que nunca se sabe onde vai parar um carro desgovernado….
O Zé é conhecido de tempos das pistas, se não me engano já foi até campeão da Clio, ganhou corridas, liderou, rodou bateu!! Então falar só é pouco. O importante é que temos um problema com aquela chincane, na sua saida para a pista ela é mais baixa, frezaram muito e não preencheram o que tiraram, então ela está abaixo do nível da pista ali na curva do café, com isso pra se chegar na pista foram obrigados a fazer um aclive, se o piloto entrar de frente pra pista vai encontrar esse aclive que vai levantar um pouco o carro fazendo com que ele perca mesmo que por alguns instantes o grip necessário para contornar a curva…Pode ser isso que aconteceu.. Vejam estou dizendo que pode ser isso, não afirmo nada, nem estava lá, mas em outro vídeo mostra mais ou menos isso acontecendo com quem erra a tomada de saida da chincane, outros nem fazem tomada, simplesmente a atacam fazendo com que as rodas do lado direito do carro fiquem no ar, e essa era a maneira como Zé fazia a chincane, só que numa dessas o carro escorrega sai de lado e pronto vai direto pro muro, sem nenhuma reação… Ele mesmo reconhece que errou pois fala em traseirada.. Mas nem sempre deixar um carro de corridas escorregar de traseira é um erro…
Eu mesmo tenho dúvidas quanto ao erro.. O que importa mesmo é que essa chincane tem problemas e sérios,,, na entrada no contorno e na saida, principalmente por não ter nada de pneus dentro dela, nem nas laminas, e principalmente ali no concreto onde o Vitte bateu.. Se tivessem ali pneus o estrago seria menor…
Mas mesmo assim aqui estão as palvras dele…
“””””””””””””””””””””“É um suicídio. Qualquer traseirada lança o carro contra o muro. É um negócio maluco, porque a gente faz um voo cego para chegar ali, já que aquele trecho é em subida e sem visibilidade. A segunda perna tem um caroço que faz o carro decolar. Aquele negócio foi muito mal projetado, essa é que é a verdade.””””””””””””””””””””
Tá ai!!
Ainda bem que o cara tá legal, a perda será apenas o tempo de recuperação, espero que volte logo….É um cara gente boa….
Ainda acho que o erro todo está na CBA/CTDN.. que pra esconder a fragilidade estrutural dos carros da Vicar ficaram com essa de curva de subida e de chincane… O autodromo não tem culpa, nem a curva…. O proprio presidente da FIA disse isso, “”o problema está nos carros””
E agora????
Eis a pergunta que tão fazendo!!
Estamos esperando a resposta dos responsáveis por toda essa lambança..
Só que ela pode nem vir…..

Dado Miler
Dado Miler
Reply to  marcão
12 anos atrás

Marcão,
A impressão que tive, foi que o Vitte nem tocou na zebra interna e bateu no muro numa braçada das feias…Assisti um video de +- 10 min no You Tube e foi essa minha impressão…Mesmo concordando que essa chicana é um absurdo pra não dizer uma imbecilidade…No resto, assino embaixo…Abs

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
12 anos atrás

Se não quebrou o carro – freio, direção, suspensão, sei lá…
Só quem tava sentado pode dizer.
Se nada quebrou – bela “braçada”.
Daqui a pouco vai parecer algum espírito de porco achando que, “graças a esse novo acidente que poderia ter sido grave”, deveriam arrancar as arquibancadas e fazer uma área de escape até o outro lado da Av. Interlagos…
De novo: Essa chicane é (mais uma) excrecencia, assinatura da incompetencia do orgão (que se diz) competente, aliado a um administrador (que se diz) especialista.
Por falar nisso: dançou o engenheirinho inepto e permanece o administrador brilhante?
Quando vão substituir aquela (outra) excrecencia e botar gente (não que se diz, mas comprovadamente) capaz para administrar o Templo?
A SP Turis esqueceu que foi ridicularizada merecidamente por (ainda, e até quando?) bancar o inepto “administrador”?

smoker
smoker
12 anos atrás

Hummmmm!!, parece motorista que acha que é piloto , corre bastante na reta, e freia no meio da curva , que é isso josé? …acho que ele confundiu freio com a buzina heheh!

galileu
galileu
12 anos atrás

engraçado mesmo, o cara não freia, não corrige, dá impressão que travou o acelerador e ele sai reto, muito estranha essa batida.
mas isso pode mesmo acontecer, se der uma traseirada ali vai fatalmente para o muro, não tem contra esterço que de jeito já que o cara sai da gincane acelerando forte para embalar na subida dos boxes.
graças a DEUS não tivemos acidentes na stock, senão isso mutilaria ainda mais o autodromo.
e afinal; e a reforma da curva com a retirada da arquibancada, como andam as obras?
será que irão utilizar essa coisa na f1 tambem?
no video não dá para ver se ele tomou algum totó na saida da gincane, mas se isso vier a ocorrer em alguma corrida, irá acontecer exatamente igual.
em tempo vi agora na folha de spaulo um video em tres partes onde o aniversáriante de hoje sacaneia 2 reporters e o alam prost. parabéns nelsom piquet souto mayor 59 anos, ano que vem chego lá.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  galileu
12 anos atrás

Sai acelerando, vê que não vai fazer, freia. Ninguém é obrigado a acelerar até o muro.

galileu
galileu
Reply to  galileu
12 anos atrás

aí é que tá, ele não freia, continua reto, a reação naturalde qualquer motorista comum é contra esterçar, imagine então o poder de reação de um piloto, o instinto de sobrevivência nessa hora fala mais alto e a correção ocorre naturalmente.
tambem gostei dessa dupla, principalmente o edgard
estou fundando um novo partido politico: o C B G… cala a boca galvão, aceito afiliados, voce será nosso candidato a precidencia da CBA.

Rodrigo Meira / Niterói RJ
Rodrigo Meira / Niterói RJ
12 anos atrás

Mas o Narrador desse vídeo é o Silvio Santos? Ai… Ai… Ai…

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Rodrigo Meira / Niterói RJ
12 anos atrás

Edgard Mello Filho, com comentários de Felipe Massa. Acho difícil dupla melhor.

Dú
12 anos atrás

É um redutor de velocidade. Tem os que contornam e os que atravessam. As fotos do RR mostram bem isso. http://bit.ly/rcgEqb

Adriano Reis
Adriano Reis
12 anos atrás

Concordo com vc, Flávio… ele errou e não conseguiu consertar, errou duas vezes, uma vez ao atacar de forma inadequada a zebra interna da segunda perna da chicana, que jogou o traseira do carro pra fora, apontando o bico do carro pro muro e errou não conseguindo corrigir.
Lembro-me do filme “Grand Prix”, em que o personagem Jean-Pierre Sarti (Yves Montand) diz que para pilotar um carro de corridas há que se ter falta de imaginação… quem imagina que um carro a mais de duzentos por hora pode voar de encontro a uma árvore por conta de qualquer bobagem jamais se sentaria em um cockpit… eu poderia acrescentar que para se projetar uma pista há que se ter muita imaginação… imaginar o inimaginável para que haja a maior segurança possível. Aquele trecho é o mais seguro possível ou ainda não?Infelizmente, quem projeta, constrói e administra autódromos sempre se verá responsável, mesmo quando não é…

Stevan
Stevan
12 anos atrás

Que acidente mais estranho! Vi as rodas travarem e acelerarem em seguida duas vezes logo após sair da chicane e depois ou ele acelera ou deixa na banguela. Em momento algum vejo as rodas dianteiras estercidas em diração ao traçado normal, sempre direcionadas ao muro… Poderia ter quebrado a barra de direção? Espero que sim, pois se realmente nada aconteceu e foi erro do piloto, ele não deveria ter nem CNH!! Esse tipo de erro é inconcebível (ficar totalmente perdido e nem tentar desviar do muro…