ONE COMMENT

Para um “aposentado”, até que a primeira volta de Schumacher em Spa, saindo da última posição, foi legal… Mas falando em primeiras voltas, ainda acho a de Barrichello pela Brawn, na mesma Spa, em 2009, uma das mais espetaculares de todos os tempos. Só que não encontro no VocêTubo. Se vocês acharem, mandem o link que pingamos aqui.

ATUALIZANDO…

Mandaram o link do Barrichello em Spa/2009. Está aqui.

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Tales Vilar
Tales Vilar
12 anos atrás

O que a FIA quer? Tiraram do ar a volta… Acho besteira esse tipo de coisa nos dias atuais em que toda informação é praticamente coletiva. Atraso essa de cortar vídeos do youtube.com, não acha?

Paulo
Paulo
12 anos atrás

Além da largada kamikaze em 2009, o Rubetta fez uma ultrapassagem por fora na Blanchimont no Webber que foi de cinema

polga
polga
12 anos atrás

se pilotasse sempre assim seria o maior de todos os tempos..

Mauricio
12 anos atrás

Como vc disse FG, a primeira volta do Barrichello depois da largada horrorosa foi fantastica e assustadora. Realmente muito melhor que a do Schummy. Muito mais adrenalina. Muito mais arriscada já que encarou carro rodando, passou pelo meio da grama e coisa e tal.
Já ao mal educado gritão que entrou para comentar o meu comentário acima, digo apenas: Tenha calma, eu sei que o Schumy tava andando acima do limite e por isso mesmo errou feio. Isso não desmerece a qualidade dele como piloto, pelo contrário, demonstra o seu arrojo. Todos aqui sabem que isso não falta ao piloto alemão.

Victor
Victor
12 anos atrás

Impressionante o reflexo do Räikkönen na largada do GP de 2009, até agora fico de boca aberta.

Ps. Essa aza movél é uma palhaçada, ridiculo.

Victor
Victor
Reply to  Victor
12 anos atrás

“…asa*…”

Raphael
Raphael
12 anos atrás

Muito boa primeira volta, sem dúvida. Principalmente pela tranquilidade e inteligência na primeira curva. Freiou antes, sabia que ali a zona se instala. Vindo de último não tem opçao melhor; alivia um pouco pra não participar dos toques, desvia das merdas e vai embora. Ganhou muitas posições pela notória velocidade a mais que tinha nas retas em relação a carros bem inferiores. Não foi genial, mas foi muito bem.
Mas vendo esse vídeo nota-se a diferença de desempenho nas curvas entre uma Ferrai por exemplo e a Mercedes. Os prateados ainda tem muito a melhorar, o carro é muito mais solto, a marcha usada em cada curva não está totalmente estabelecida, é um eterno reduz-e-passa no meio da curva. Vejam um onboard do Alonso ontem e comparem…marchas certeiras para cada curva, tudo mapeado já. Não tem susto e briga com o carro. E a Red Bull é essa tranquilidade um pouco melhorada…

walter
walter
12 anos atrás

Êta véinho bão!!!!!!

Renato Reis
Renato Reis
12 anos atrás

Oi Amigos de F1, vocês concordam que o Shumi já está merecendo pelo menos 1 podio nesta volta da aposentadoria?

Conde
Conde
12 anos atrás

Achei maravilhoso o video e a tocada do MS . O cara mostra pq é o melhor .

Ron
Ron
12 anos atrás

Não vou entrar nas eternas brigas de quem é melhor.
Essa volta do Schumacher foi uma obra-prima, como também foi a recuperação do Rubens depois largada ruim em 2009, como foi a volta do Senna e, porque não, a do próprio Barrichello também em Donnington, como foi uma largada do Tony Kannan na Indy uma vez que saiu “costurando” pelo grid.
Por que perder tempo comparando? É melhor apreciar todas e outras voltas incríveis, quando estão disponíveis, Internet afora.

galileu
galileu
Reply to  Ron
12 anos atrás

ron, voce está certo, tudo e todos tem a sua época, o seu momento de fama, emersom, piquet, pace, senna. shummi, hill, vileneuve pai e filho, mansel, prost e muitos outros, viveram suas épocas, e o mundo evoloui a cada momento, o que é neste momento, daqui a pouco não é mais.
como disse certa vez um comentarista: ninguém é campeão por acaso.
essa idiotice de ficar comparando fulano é melhor, beltrtano é que é e etc…, não leva em conta as mudanças de tecnologia, a evolução dos equipamentos, compare um lotus 72com um carro de hoje já que voces gostam de comparar, o a maclarem do prost com a ferrari do shummi, ou a ferrari do mesmo shummi com a rbr do vettel ou até mesmo com o carro que ele guia hoje e verão as diferenças gritantes. bater em bebado é muito facil, mas e se o bebado reagir?
tem muita amante que critica viuva, mas um dia eles serão viuvas tambem. é o caso do macaco que senta em cima do rabo e ciritca o rabo do outro
acordem, ninguém senta em um formula um de graça, precisa ter algo mais, (dinheiro ou talento), fosse facilteriámos um 300 carros no grid.
mas como se diz; o brasileiro tem memória curta, e em certas ocasiões raciocínio lento, não que enxergar a realidade, e fica enchendo o saco com essa coisa de dar valor para as coisas dos outros, por isso não sabemos votar, somos dirigidos por um bando de raposas

galileu
galileu
Reply to  Ron
12 anos atrás

continuando, um bando de raposas que nos acharcam todos os dias, (agora para sanar o defict da saúde querem inventar mais um impôsto, ou aumentar o,seguro,obrigatório de nossos carros), e assim caminha a humanidade, (os brasileiros), com passos de formiga e sem vontade.
publique-se.

totiy
totiy
12 anos atrás

ele erra pra caramba ,isso é inegavel

Jose Roberto
Jose Roberto
Reply to  totiy
12 anos atrás

É, foi errando muito que ele conquistou sete títulos e todos os outros números de sua carreira!

Jose Roberto
Jose Roberto
Reply to  totiy
12 anos atrás

Só uma coisa, me mostre um único piloto que faça uma corrida inteira, andando no limite do carro, e não cometa um único “erro”.

Renato
Renato
12 anos atrás

Vale cortar caminho?

Roberto Valle
Roberto Valle
12 anos atrás

O cara sabe tratar uma máquina. E não pode nos privar de presenciar o seu talento.

peter von wartburg
12 anos atrás

o sapateiro cagao tirou o pé na eau rouge na 2a volta. e errou a chicane na les combes. mas pra um velhinho de bengala ele tá bem.

e que som estranho é esse do motor mercedes?! parece amordacado.

Jose Roberto
Jose Roberto
Reply to  peter von wartburg
12 anos atrás

Peter, vc tem noção do que é andar a 320 km/h?! Com uma pista limpa, o Schumacher não tira o pé na curva, mas preste bastante atenção nas imagens, perceba que mesmo aliviando um pouco, ele cola no carro da frente.

Não são todos os pilotos que fazem aquela curva com o pé cravado, é exatamente por isso que quando vc vem atrás, recuperando posições e não tem a pista limpa, é natural que se alivie o pé, pois andar a 320km/h não é a mesma coisa que andar a 60 km/h!!!

É mta ignorância é brincadeira.

Flávio, tem como vc filtrar alguns comentários?

Flavio Rezende
Flavio Rezende
Reply to  peter von wartburg
12 anos atrás

Eu também notei a tirada de pé. Seria interessante comparar com a onboard do Nico e de todos os ponteiros.

Lucas
Lucas
Reply to  peter von wartburg
12 anos atrás

Pois eh, realmente o pessoal, inclusive o Schumacher, fazem a Eau Rouge de pé embaixo, até porque ele não conseguiria imprimir o ritmo que conseguiu imprimir ao longo da corrida perdendo tempo no retão depois da Eau Rouge.

É aquela história mesmo, início de corrida, pneus frios, carro pesado, e ele veio lá de trás, isto é, é um risco desnecessário fazer a Eau Rouge voando e dar de cara no carro lerdo da frente.

Enfim, nada de mais.

Guilherme
Guilherme
Reply to  peter von wartburg
12 anos atrás

kkkkkkkk esse cara é um palhaço fazer a eau rouge a 300km/h deve ser a coisa mais fácil do mundo né? e alcançar 317km/h sem a asa aberta e depois freia pra fazer a curva tb é brincadeira de criança né? cara sai da frente do video game e vem pra realidade ai vc comenta blz

Nelson Weiss
Nelson Weiss
Reply to  peter von wartburg
12 anos atrás

Este mesmo cagão fez flat na estreia sem conhecer a pista nem o carro.Não percebeu que não estava livre ou não entende mesmo?Vou falar de novo:se tivesse uma RBR,teria podio sempre.Agora um Wartburg genuino não seria tão…………..É melhor ficar AMODACADO.

peter von wartburg
Reply to  peter von wartburg
12 anos atrás

nao sabia que nelson weiss, guilherne ___, lucas ___, e josé roberto eram pilotos, ou ex-pilotos tarimbados de F1 acostumados a andar em spa todo ano marcando pontos e alegrando seus fans. e fazer a eau rouge flat me parece ser algo tao comum para eles como comprar limao no supermercado pra fazer caipirinha.

comprem logo um playstation e nao me encham o saco.

ps. abracos ao flavio rezende, o único que entendeu o espírito da coisa.

Mauricio
Reply to  peter von wartburg
12 anos atrás

Como comentei anteriormente, ele realmente entrou muito chutado na segunda volta, tirou o pé tarde demais, quase subiu no carro da frente e logo na sequência da ultrapassagem passou reto na chicane… E um panaca gritou comigo que ele tava andando no limite e por isso não errou… rsrsrsr!
Errou sim, por excesso de arrojo.
Mas isso não tira o mérito do alemão. Eita piloto bom sô!
Da gosto ver caras assim ainda correndo.

galileu
galileu
Reply to  peter von wartburg
12 anos atrás

peter, eu tambem ignorava essas qualidades dos citados, eles estão de parabéns. pena não tere sidos descobertos antes, quem sabe não teriámos que ntorcer para o massa e o barrica, e sim para eles, Há, tem dois outros pilotaços o roberto andrade e um tal de marcelo, os caras são o máximo, tenho um amigo que correu um ano lá de lamborguini junto com mum frances que corria aqui no campeonato paulista, ele disse que é assustador, precisa sim ter muito sangue frio na eau rouge, sem esquecermos que lá morreu a primeira promessa alemã o stefan bellof ao tentar passar o jack icx, que o prejudicou tambem naquela corridade mônaco, onde ele seria segundo e o9 senna primeiro.

Wilson Oliveira
Wilson Oliveira
12 anos atrás

Prezado Flávio,
Para os fãs de velocidade pura, talento e arrojo, não importando quem esteja pilotando, aqui está:
http://www.viddler.com/explore/Desdi/videos/2/
http://mais.uol.com.br/view/pdlcfx539y51/largada-de-spa-2009-na-viso-de-alguns-pilotos-04023568E0B11366?types=A

E pra quem só sabe criticar, se sentar num cockpit destes carros, QUALQUER um, não vai nem conseguir andar 500 metros. Sobre o Schumi, ele não é 7 vezes campeão a toa certo ?

Gabriel, o Pensador
Gabriel, o Pensador
12 anos atrás

Como você mesmo disse, não superou o Barrichello de 2009.

Mas tem um coisa: como ele escapou de tanta “sujeira”?

Abraço!

Mauricio
Reply to  Gabriel, o Pensador
12 anos atrás

Ele passou a esquerda da bagunça que o Bruno fez, então a sugeira toda ficou presa no miolo dos oito carros que estavam se desviando, ele veio bem por dentro, não viu não?

Leonardo
Leonardo
12 anos atrás

Aos 0:37 de video ele passa uma HRT que não da pra ver de quem sub bandeira amarela, logo após passar da la source, como era largada e o carro da hrt tava desviando de detritos a ultrapassagem foi legal?

Mauricio
Reply to  Leonardo
12 anos atrás

Todas as ultrapassagens mostradas no video foram legais, inclusive a derrapada que o fez passar reto na chicane no começo da volta, foi logo depois de completar a ultrapassagem. Sem reparos a fazer.

Tiago Mio
Tiago Mio
12 anos atrás

Muito louco o video

tonho
tonho
12 anos atrás

Fantastica. O maior de todos os tempos ainda tem o que mostrar.Uma volta dessas nao foi sequer comentada pelos incapazes da Globo.
Mas agora eles vao ter que aturar outro alemao.
Vettel é o melhor piloto da atualidade e Jenson Button vem em seguida, mas eles so falam
no tal “Dom” Alonso, que e um grande piloto tambem, mas inferior a Vettel e Button.

Mauricio
Reply to  tonho
12 anos atrás

Inferior até ao Hamilton e ao Webber.

Fabio
Fabio
12 anos atrás

Se o Schumi tivesse numa ferrari ou Mclaren estaria lutanto de igual pra igual com o Vettel e se tivesse numa red bull o campeonato ja teria acabado.

Roberto Andrade
Roberto Andrade
Reply to  Fabio
12 anos atrás

Perfeito, Fabio, se tivesse na RBR, estaria 12 vitórias e 12 poles em 12 GPs, e 12 a 0 contra o companheiro de equipe, fosse quem fosse!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Mauricio
12 anos atrás

Legal FG. O Schumi realmente não perdeu a mão. Só no imbroglio que o Bruno armou ele passou 8 carros. Porém errou feio em duas tomadas de curva, a ultima logo depois que ultrapassou o decimo primeiro carro ja no inicio da segunda volta, passou quase reto na chicane.
Esse tipo de motivação esta faltando pro Massa. Estou mordido com esse cara por ontem. Corridinha chocha. Burocratica, parece que fez de birra.
Quanto ao Rafael, acho que tem rasão, nós exigimos demais de nossos ídolos. O que vc acha FG?

Roberto Andrade
Roberto Andrade
Reply to  Mauricio
12 anos atrás

Errou feio nada!!!!!!!!!!!!! O cara estava pilotando acima do limite!!!!!!!!!!!! Quem errou “feio” foi o Senna no brasil-94!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Mauricio
Reply to  Mauricio
12 anos atrás

Vixe!
RA, não precisa gritar não.
Mas ele errou sim.

wilson
wilson
12 anos atrás

DA UM CARRO BOM PRA ELE PRA VOCÊ VÊ O QUE ELE FAZ

Roberto Andrade
Roberto Andrade
Reply to  wilson
12 anos atrás

Ganhava as 19 corridas e fazia 19 poles!!!!!!!!!!!!!!!!!

Raphael
Raphael
12 anos atrás

Significados segundo os brasileiros, gurus da F1…

Schumacher fazendo um campeonato pífio na F1… falta de motivação
Rubinho fazendo um campeonato pífio na F1… falta de talento

Schumacher tomando um pau do Rosberg na F1… falta de motivação
Rubinho tomando um pau do companheiro de equipe na F1… falta de talento

Schumacher passando todo mundo e chegando em quinto lugar, ajudado e muiiiiiiito pelo SAFETY CAR, que tirou a diferença de tempo entre os pilotos… ELE É UM GÊNIO… FANTASTICO… O MELHOR DE TODOS OS TEMPOS, O PELE DA F1…
Rubinho com um carro parecido no ano retrasado passando todo mundo… Fraco, passou por causa da batida, passou apenas carros da hispania…

pois é… por isso que somos países de terceiro mundo… o brasileiro é um torcedor nato… não importa quanta besteira ele diga, ele é dono da razão… acho que os chefes de equipe da F1 deveriam ser todos brasileiros, que entendem muito do assunto.
Agora a piada do dia foi o cara que colocou as 10 maiores corridas da história (na opinião dele lógico) e ainda disse que a primeira volta do Schumacher de ontem foi melhor que a do Senna em Donington.
Lembrando que a volta do Senna em Donington ele passou pelo Dick Vigarista tão facinho… e com um motor inferior ao do Dick Vigarista…

sieg
sieg
Reply to  Raphael
12 anos atrás

Não é questão de degradar brasileiros e favorecer estrangeiros, mas de conseguir ver o esporte sem nacionalismos. Barrichello, brasileiro ou não, tem, sim, talento, posto que ainda está na F1 e nesse tempo já teve atuações brilhantes. Embora, em minha opinião, Barrica seja bem limitado e mostre apenas flashes de genialidade, não mantém constantemente uma postura arrojada ou mesmo calculista, além de ser cheio de mimimi. Já Schumacher, sendo ou não alemão, o que é indiferente, sempre foi muito combativo, por vezes até demais (como o idolatrado Senna, que também não ponderou muito antes de tacar o carro pra cima do Proust) e, mais do que isso, competente e inúmeras vezes demonstrou brilhantismo, arrojo e postura calculista, quando necessário.

Nelson Weiss
Nelson Weiss
Reply to  Raphael
12 anos atrás

Mas quase ninguem fala que o SEMIDEUS tinha o melhor controle de tração da epoca.E foi o campeão que mais errou em todos os tempos e pior,quando errava se perdia todo.O Mansel quase sempre quando errava conseguia controlar o carro.Só para lembrar,aquela rodada em interlagos no seco e deixar o motor morrer………….

Marcos
Marcos
Reply to  Raphael
12 anos atrás

Baseado em quê Senna foi “o campeao que mais errou em todos os tempos”? vamos discutir abandonos por erro? Vamos discutir erros em CORRIDAS DECISIVAS, vamos?

Schumacher decidiu 5 campeonatos na última corrida: 1994, 97, 98, 2003 e 06.

Descontemos 2006, em que não havia mais nada a fazer.

em 1994: errou, saiu da pista, bateu no muro;
1997: se borrou inteiro e nem tirar o Villeneuve da pista conseguiu;
1998: na largada, deixou o carro morrer, e largou dos boxes – o motor quebrou, depois.
2003: fez o 14º tempo porque errou na volta lançada; bateu no Sato, perdendo o bico do carro, e tirou o Ralf da pista;

Resultado: Quatro corridas decisivas, Quatro erros grotescos! 100% de aproveitamento!!!!!!

Veja os números de Schuamcher SEM CONTAR 2010-11, porque aí seria sacanagem…

Abandonos na carreira: 56 (22,4%)

a) Falhas Mecânicas: 25 (10% do total de GPs, 46,3% dos abandonos)
b) Acidentes: 21 (8,4% do total de GPs, 37,5% dos abandonos)
c) Desclassificações: 2 (0,8% do total de GPs, 3,5% dos abandonos)
d) Erros: 8 – Imola-92, Donington-93, Japão-93, Mônaco-96, Canadá-99, Brasil-2003, China-2005 e Austrália-2006 (3,2% do total de GPs, 14,28% dos abandonos)

Senna

Abandonos na carreira: 64 (39,75%)

a) Falhas Mecânicas: 45 (27,95% do total de GPs, 70,31% dos abandonos)
b) Acidentes: 12 (7,45% do total de GPs, 19,67% dos abandonos)
c) Desclassificações: 3 (1,86% do total de GPs, 4,68% dos abandonos)
d) Erros: 4 – México-87, Mônaco-88, Espanha-92 e Brasil-94 (2,4% do total de GPs, 6,25% dos abandonos)

Roberto Andrade
Roberto Andrade
Reply to  Raphael
12 anos atrás

Baseado em quê Senna foi “o campeao que mais errou em todos os tempos”? vamos discutir abandonos por erro? Vamos discutir erros em CORRIDAS DECISIVAS, vamos?

Schumacher decidiu 5 campeonatos na última corrida: 1994, 97, 98, 2003 e 06.

Descontemos 2006, em que não havia mais nada a fazer.

em 1994: errou, saiu da pista, bateu no muro;
1997: se borrou inteiro e nem tirar o Villeneuve da pista conseguiu;
1998: na largada, deixou o carro morrer, e largou dos boxes – o motor quebrou, depois.
2003: fez o 14º tempo porque errou na volta lançada; bateu no Sato, perdendo o bico do carro, e tirou o Ralf da pista;

Resultado: Quatro corridas decisivas, Quatro erros grotescos! 100% de aproveitamento!!!!!!

Veja os números de Schuamcher SEM CONTAR 2010-11, porque aí seria sacanagem…

Abandonos na carreira: 56 (22,4%)

a) Falhas Mecânicas: 25 (10% do total de GPs, 46,3% dos abandonos)
b) Acidentes: 21 (8,4% do total de GPs, 37,5% dos abandonos)
c) Desclassificações: 2 (0,8% do total de GPs, 3,5% dos abandonos)
d) Erros: 8 – Imola-92, Donington-93, Japão-93, Mônaco-96, Canadá-99, Brasil-2003, China-2005 e Austrália-2006 (3,2% do total de GPs, 14,28% dos abandonos)

Senna

Abandonos na carreira: 64 (39,75%)

a) Falhas Mecânicas: 45 (27,95% do total de GPs, 70,31% dos abandonos)
b) Acidentes: 12 (7,45% do total de GPs, 19,67% dos abandonos)
c) Desclassificações: 3 (1,86% do total de GPs, 4,68% dos abandonos)
d) Erros: 4 – México-87, Mônaco-88, Espanha-92 e Brasil-94 (2,4% do total de GPs, 6,25% dos abandonos)

Roberto Andrade
Roberto Andrade
Reply to  Raphael
12 anos atrás

Se liga, Nelson, isso é o que uma viúva escreveu pra mim, vamos derrubar esse cara!!!!!!!!!!!!!!

Raphael
Raphael
Reply to  Raphael
12 anos atrás

Quem ainda está comparando o Schumacher e o Senna tem mais um absurdo que não tem como incluir em lugar nenhum. Quando o Senna corria pela Lotus teve um ano que era proibido o reabastecimento e o tanque de gasolina tinha limitação. Resultado muitas provas o Senna não podia nem acelerar, porque o carro já estava faltando gasolina para o final da prova. Um absurdo…

Gerson
Gerson
Reply to  Raphael
12 anos atrás

Tenta você meu caro apostar uma corrida pelo quarteirão com seu vizinho. Vc de carro usando só a primeira marcha e ele largando de bicicleta e me diga quem vence.

O cara da bicicleta.

Mas se vc fosse o tio do Bruno Senna…ah…faria té milagre! Conversaria, “via” Deus num túnel do trajeto e chegaria em primeiro com uma marcha só…subindo e descendo ladeira inclusive!!

Ora, É UMA VERGONHA COMO TEM CARA QUE ACHA QUE ENTENDE ALGO EM AUTOMOBILISMO E AINDA DESACREDITA O TALENTO DO SCHUMACHER, ACHA O BARRICHELLO TALENTOSO E INJUSTIÇADO E ACREDITA NOS “MILAGRES” de marketing pessoal DO “SANTO SENNA”, PERPETUADOS NA IGNORÂNCIA DE MUITOS GRAÇAS Á GALVÃO BUENO E Á REDE GLOBO.

Meu caro! Faça um favor a todos aqueles que gostam de automobilismo: acompanhe outro esporte. Lamento te informar: SENA MORREU E BARRICHELLO É SIM UM PILOTINHO BEM MEDIANO!!

Rogério Moutinho
Rogério Moutinho
12 anos atrás

Flavio, concordo qdo você fala sobre a largada do Rubens e o único vídeo que achei que pode dar a noção do que foi a 1º volta do Barrichello em Spa – 2009 está nesse link: http://mais.uol.com.br/view/316845 . Muito legal esse vídeo, ele mostra a visão de largada de dentro de 4 cockpits ( Rubens Barrichello, Kimi Raikkonen, Jenson Button e Lewis Hamilton). Vale a pena conferir. Valeu!

luizpaz
luizpaz
12 anos atrás

Eu tenho o vídeo no meu computador da época que foi colocado no you tube. Se você precisar…

Gerson
Gerson
12 anos atrás

Ultrapassagem do Barrichello?

Você tá louco? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Do que adianta uma volta com ultrapassagem do barrichello, se chega no fim da corrida, todo mundo já sabe o resultado?.

A Ferrari devia colocar o Massa trancado numa sala e pôr este video da primeira volta desta corrida, do “aposentado” Schumacher, para ele lembrar o que é ser um piloto de F1.

Nota zero para Massa. Quando ultrapassado, baixa a cabeça e desiste da briga.

Que vergonha!

Pedro José Carguero
Pedro José Carguero
Reply to  Gerson
12 anos atrás

Amigo, você deveria estar mais preocupado com o aumento do salário mínimo do que com automobilismo, visto que você entende mais daquele do que deste.

silva jr
silva jr
12 anos atrás

O alemao mostrou porque é o melhor de todos…..sabe como ninguem explorar o maximo do carro e ter persistencia durante a corrida, ser um lutador, brigar com o carro e consigo mesmo, ja que o desanimo deve bater e forte na cabeça do piloto, porem, com o Schumacher a palavra desanimo nao faz parte do dicionario, e o cara é fogo na jaca, anda demais. O que mais me impressiona é a garra, vontade, determinação do alemao, coisa que nao se ve hoje em dia na molecada. Parabens ao Schumy, o melhor esportista da sua area de todos os tempos, assim como foram, Pelé, Jordan, Armstrong, Nadia Comaneci, Serguei Bubka, ou seja, LENDAS que surgem a cada 1000 anos.

Roberto Andrade
Roberto Andrade
Reply to  silva jr
12 anos atrás

COm certeza, não interessa se o kareem Abdul-Jabbar e o Bill Russel conquistaram mais títulos, pontos, MVPs que o Jordan, ele é o maior de todos!!!!!!!!!!! E veja só, Jordan o nome é Michael!!!!!!!!!!! Michael é sinônimo de rei do esporte, Michael Phelps, Michael johnson, valeu silva jr!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

galileu
galileu
Reply to  silva jr
12 anos atrás

flavio, aproveitando o gancho que o silva jr deu ao falar de nadia conamecci, te mandei um video com a neta dela em uma apresnetação de ginastica olimpica, dá uma olhada e vibre.

Ronald Wolff
Ronald Wolff
12 anos atrás

O duro para quem larga em último é enxergar a luz vermelha se apagando laaaaaá na frente……….

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
12 anos atrás

alguém reparou nas onboard do massa? errado todas as saídas de curva, impressionante, não dá pra comparar.

Rolemberg Filho
Rolemberg Filho
12 anos atrás

Gomes,

poderia nos relembrar o que aconteceu com Barrichello em SPA/2009?

abs

Roller

Raphael Morais
Raphael Morais
Reply to  Rolemberg Filho
12 anos atrás

Roller

o Rubens teve problema na largada. Ele tava em 4º ou 5º nao lembro…
a marcha não entrou e todo mundo passou ele que recuperou varias posições depois

Michael Schumacher
Michael Schumacher
12 anos atrás

“A Rubinha fala que não gosta de Schumacher, MAIS GOSTA!!! Rubinha só não admite em pública porque tem muito meda do Galvon”

Tales Ramalho
Tales Ramalho
12 anos atrás

Emocionante. Ontem com certeza foi um dia divertido para o Schumi.
O Gavião falou na transmissão que o alemão estava com a faca nos dentes?

Gerson
Gerson
Reply to  Tales Ramalho
12 anos atrás

Não falou não! Também não ficou gritando, fazendo ironia dizendo que o Schumi estava atrás do Rosberg, nem quando o Alemão fez a ultrapassagem no Nico no fim da corrida.

Aliás, ontem, pra variar, se falou mais do tio falecido do Bruno Senna do que dos 20 anos de F1 do Schumacher. (claro!)

Um desavisado poderia achar que eram 20 anos da morte do tio senna…

E teve outra: Galvão falou que haveria briga por posição entre Schumacher e barrichello, os dois estariam brigando pela décima possição, quando na tela da tv, já aparecia a classificação durante 2 voltas com Schumi já em SÉTIMO E BARRICHELO EM DÉCIMO-PRIMEIRO!!

Barrichello não viu o Schumacher nem de binóculo!!

Acho que GB é único cara no mundo que vê equilibrio numa disputa em Schumi e barrichello!!

E o pior é ter esperança que um dia o Brasileiro (azar o nosso) é melhor que o Alemão!!

Joao
Joao
12 anos atrás

A batida do Bruno ajudou um bocado as primeiras ultrapassagens.

Mauricio
Mauricio
12 anos atrás

Ah, passando um bando de Hispania, Virgin, Lotus Verde e mais uns tantos que se tocaram na largada.

Roberto Andrade
Roberto Andrade
Reply to  Mauricio
12 anos atrás

Tem que ter capacidade pra conseguir isso, nem venha!!!!!!!!!!!! Ele passou mais de dez pilotos no braço, só o maior de todos os tempos, ninguém mais, conseguiria isso!!!!!!!!!!!!!!!

Lucas
Lucas
Reply to  Mauricio
12 anos atrás

Ih, Roberto, você precisa se informar mais. Eu posso citar vários pilotos que passaram mais de dez carros no braço. Como o Gomes comentou, Barrichello já fez isso e outro bom exemplo é a primeira vitória dele, na época em que não tinha o DRS pra ajudar. Até o Massa, que é bem ruinzinho, já fez umas corridas de recuperação similares. Se for falar dos grandes então vira covardia: Fittipaldi largando de 21 e indo pro pódio num Copersucar, John Watson e Niki Lauda fazendo dobradinha tendo largado de 22 e 23, Räikkönen largando em 19 e chegando no pódio com a McLaren de 2006, Jackie Stewart vencendo na áfrica do sul em 73 tendo largado de décimo sexto, Mansell vencendo também na travadaça Hungaroring em 89 tendo largado em décimo segundo… O pessoal da velha guarda certamente vai lembrar de mais um montão de exemplos. Enfim, sugiro fortemente que você pesquise um pouco mais sobre a história da F1, e você vai perceber que essa história de que “tal coisa só o Schumacher faz” é uma grande bobagem. Schumacher foi um grande piloto, mas há outros tão bons quanto (e até melhores em certos aspectos – afinal pilotos têm qualidades muito diferentes).

galileu
galileu
Reply to  Mauricio
12 anos atrás

roberto andrade, amante descarada do shummy, cuidado com a corina. rsrsrsrs
não sei porque no lucas perde o tempo com esse cara, manda ele plantar ovo.

João Luiz Marques
João Luiz Marques
12 anos atrás

Olá, Flávio.

Havia um vídeo, mas foi removido do Youtube.

JEFFERSON
JEFFERSON
12 anos atrás

a palhaçada vai ser esse revezamento de spa com le castelet , por causa de dinheiro eles mantem um gp estupido num pais como abu dhabi etc e revezam uma pista espetacular como spa

é brincadeira.

Fabio Amparo
Fabio Amparo
12 anos atrás

Flavio

Este video tem uma boa amostra do que foi a primeira vfolta de 2009, sob alguns angulos diferentes.

http://www.viddler.com/explore/Desdi/videos/2/

Abraços

Lucas
Lucas
12 anos atrás

É bom lembrar que aquele pessoal que anda de décimo quinto pra baixo é uns bons segundos mais lento que o pessoal do top 4 (a melhor volta da HRT foi nada menos que dez segundos mais lenta que a do Webber). Claro que isso não tira o mérito, e acho que em termos de quantidade, provavelmente entra pro panteão das primeiras voltas mais impressionantes.

Mas se o critério for qualidade dos carros ultrapassados ao invés de quantidade, acho obrigatório incluir o início de prova do Alonso na Hungria em 2006 (aquela em que ele estava fazendo a corrida da vida dele e a porca soltou) – de décimo quinto pra sexto após a primeira volta e líder após mais algumas, num circuito que é considerado um dos mais travados da F1. Aquela corrida teria sido lembrada como a Donington Park de Alonso não fosse a cagada nos boxes.

Outra memorável é Suzuka 2005 (uma das grandes obras-primas da F1 moderna). Kimi e Alonso largando em 17 e 16 e os dois indo pro pódio (o Alonso foi de 16 pra oitavo na primeira volta).

Roberto Andrade
Roberto Andrade
Reply to  Lucas
12 anos atrás

nada demais nessas duas aí, se comparadas a ontem!!!!!!!!!!!!!!!! e ainda, bélgica 95 e brasil 06, do mesmo schumacher, humilham essas duas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Lucas
Lucas
Reply to  Lucas
12 anos atrás

Bélgica 95 de fato foi uma corrida espetacular, mas Brasil 2006 é forçação de barra. Considerando que o Schumacher tinha o melhor carro naquela corrida (desde a intervenção técnica da FIA que a Ferrari estava tão superior à Renault que até o Massa conseguia ser mais rápido que o Alonso em boa parte das corridas, sendo que com o melhor carro ele é geralmente meio segundo pior que o espanhol), chegar em quarto não é difícil numa pista fácil de ultrapassar como Interlagos. Com a vantagem que a Ferrari tinha naquele momento, não havia qualquer dificuldade em fazer ultrapassagens, já que a maioria dos carros era tão mais lentos que dava pra passar antes mesmo de chegar no S do Senna, não precisava nem disputar freiada.

Se for usar esse critério, então ainda melhor que Schumacher em Interlagos 2006 é o Webber na China esse ano (e não, eu *não* acho que o Webber merece figurar entre os melhores de todos os tempos por causa dessa corrida – foi só um exemplo pra mostrar que esse critério não faz muito sentido).

Lucas
Lucas
Reply to  Lucas
12 anos atrás

ops, o correto é “sendo que com o mesmo carro ele é geralmente meio segundo pior que o espanhol”

Lucas
Lucas
Reply to  Lucas
12 anos atrás

Calma meu xará!

Brasil 2006 foi sim uma das corridas mais incríveis de Schumacher não por ele ter vindo lá de trás, mas por ele ter vindo lá de trás a praticamente uma volta atrás do líder que era seu companheiro de equipe, e terminar em torno de apenas 20 segundos atrás.

kay
kay
12 anos atrás

Fica claro que se o alemão tiver um carro competitivo e se motivar ele disputaria de igual para igual com a nova geração. É compreesivel seu marasmo em corridas em que se larga la trás com os de cesaris da vida, como disse o piquet uma vez essas situações desanimam qualquer campeão. Porém nessa última etapa ele mostrou que estando motivado ele ainda consegue fazer boas corridas e manter um bom ritmo. Entretanto lhe falta carro.

Roberto Andrade
Roberto Andrade
Reply to  kay
12 anos atrás

isso tá claro desde sempre!!!!!!!!!! ele só perde pro nico nas classificação porque não está a fim, em condições normais, estaria 31 a 0 até agora!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! e ao schumy bastaria ter uma ferrari que ele já venceria diversas corridas!!!!!!!!!!!!!

Lucas
Lucas
Reply to  kay
12 anos atrás

Meu deus, isso aqui tá ficando cada vez mais engraçado… “Ele só perde pro nico nas classificações porque não está a fim”? Essa foi a melhor do ano :D

Leonardo Brum Fornasier
Leonardo Brum Fornasier
12 anos atrás

Grande Shumy.

Roberto Andrade
Roberto Andrade
Reply to  Leonardo Brum Fornasier
12 anos atrás

Grande não!!!!!!!!!!!!!!!!!! O MAIOOOOOOOOOOOOORRRRRRRRRRRRRRRR!!!!!!!!!!!!!!!

Thiago Raposo
Thiago Raposo
12 anos atrás

achei um trecho da primeira volta dele aqui:
http://www.viddler.com/Desdi/videos/2/

Rodrigo Ruiz
12 anos atrás

Achei um que mostra a largada de Rubens Barrichello, Kimi Raikkonen, Jenson Button e Lewis Hamilton. http://mais.uol.com.br/view/pdlcfx539y51/largada-de-spa-2009-na-visao-de-alguns-pilotos-04023568E0B11366?types=A

Gustavo
Gustavo
12 anos atrás

Agora sim um desempenho digno da biografia esportiva do alemão; a melhor corrida dele desde a volta!

Ricardo Homrich
Ricardo Homrich
12 anos atrás

Se ninguém achar o vídeo do Rubinho serve algum do Schumacher na chuva no GP do Canadá deste ano.

Nelson Weiss
Nelson Weiss
Reply to  Ricardo Homrich
12 anos atrás

Boa!!!! será que ninguem esquece do segundinho de carteirinha?

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

Ops…corigindo!

Teve safetcar em 2011, mas não no começo da prova e sim no final.

Leandro
Leandro
12 anos atrás
Arthur Brendler
Arthur Brendler
12 anos atrás

Boa essa Flávio.
Como fã do “Alemão” também fico torcendo para ele deslanchar.
Sei que é difícil a Mercedes fazer um “carrão” pra 2012, mas se fizer o alemão vai dar o ar da graça definitivamente e se “retirar” com um “cala a boca” geral.
Se tiver no YT, coloca as primeiras voltas dele em Spa 1995.
Abraço

Lopes
Lopes
12 anos atrás

Nada contra. Mas não achei Schumacher essa coca cola toda. Além na sua época não ter um Piquet, Senna, Prost, Mansel para fazer frente, ainda teve coisas mal explicadas de “acertos” nos carros e além de tudo fazer aquelas coisas horriveis em jogar o carro para cima do adversario (uma contra o Hill e outra Villenauve). Já o Vetel, bem melhor, acho justo se ganhar esse ano antecipadamente o campeonato…

antonio santos
antonio santos
Reply to  Lopes
12 anos atrás

falando assim percebe-se que vc deve ter acompanhado formula um em outro planeta….parece que senna, prost e piquet nunca fizeram as mesmas coisas que ele e foram santos a ser canonizados ne?

sieg
sieg
Reply to  Lopes
12 anos atrás

Se não me engano, Schumacher começou em 91 e Senna foi até 94, já sendo pressionado pelo desempenho dele (ah… mas sempre tem de por a culpa na Benetton irregular, na Williams de outro mundo, etc). Schumacher foi um monstro que quando adentrou na Ferrari, que não se achava havia décadas, trabalhou duro para torná-la não só competitiva, mas imbatível.

Roberto Andrade
Roberto Andrade
Reply to  Lopes
12 anos atrás

Schumacher não é coca-cola mesmo, você está certo!!! Ele é champagne francesa de 20 anos, whisky Royal Sallut, Johnnie Walker em garrafa Svarowski!!!!!!!!!!!!!! ele matou o Senna e aposentou o Piquet, rpecisa mais????????

As viúvas INVENTAM HISTÓRIAS de que o carro de 1994 era ilegal, pra justificar o injustificável: “o ídolo”, tomando um pau em todos os momentos desse “medíocre” que você fala!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nelson Weiss
Nelson Weiss
Reply to  Lopes
12 anos atrás

Voce é só desinformado ou é viuva disfarçada?

Carlos
Carlos
12 anos atrás

Nao vi nada de especial. So passou galinha morta e carro batido. E ainda teve dois erros bizonhos!

Marcelo Rezende
12 anos atrás

E aquela primeira volta do Tarso Marques aqui em Interlagos, acho que foi em 1996. Ele tava de Minardi e ultrapassou 11 na primeira volta na chuva.