CUBA!

SÃO PAULO (e vão vender tudo…) – O vídeo foi mandado pelo Jason Vôngoli, chamando a atenção para o carrinho que aparece aos 2min30s. Coisinha mais fofa. E os clássicos em Cuba, todos sabem, estão em uso, fazem parte da frota do país. É o maior barato.

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
12 anos atrás

Sei lá… de Cuba tenho apenas dó. Taí um povo sofrido na mão de uma camarilha que não larga o osso nem a pau.

O que Eu acho mais engraçado é que de uma hora para outra o Governo Russo nos final dos anos 80 deu uma bica na bunda de Cuba e deixou os caras com uma mão na frente e outra atras… e quem leva a culpa de tudo o que acontece de errado por lá são os Americanos…

Segue o jogo…

Imperador

Jason Vôngoli
Jason Vôngoli
12 anos atrás

Uma observação: na Cuba socialista sempre foi possível comprar e vender, sem qualquer intermediação do Estado, os carros pré-revolução (isto é, fabricados antes de 1959). Daí ainda haver tantos clássicos em circulação.

O que se liberou recentemente foi a venda direta de carros pós-revolução (ou seja: Lada, Fiat 125 polacos, modelos coreanos…). Estes automóveis eram subsidiados a perder de vista pelo Estado, para médicos, professores etc. Por isso, não podiam ser revendidos diretamente a outros particulares. Para não entregar o carro usado ao Estado por preço baixo, muita gente fazia negócio na base da palavra – mas os papéis ficavam eternamente em nome do proprietário original.

Desde outubro, quando o governo cubano liberou as transações com os carros pós-revolução, mais de dois mil desses automóveis já foram vendidos e outros 600 tiveram sua documentação regularizada.

Outra: desde o fim dos anos 80 ou começo dos 90, a exportação de carros antigos está proibida. antes disso, o próprio estado estimulava os cubanos a trocarem seus clássicos beberrões por econômicos Lada 0km (e ficava com o lucro da exportação)… Uma hora, caiu a ficha de que os carros antigos são um patrimônio do país – e o governo fechou as portas.

Do jeito afobado que os jornais descrevem, parece que “liberaram as vendas dos carros antigos em Cuba”. Ah, o simplismo da imprensa…

Venax
Venax
12 anos atrás

O que o Ford Falcon 1974 faz em Cuba? O tal bloqueio econômico a Cuba não existe a mais de 50 anos?

Jason Vôngoli
Jason Vôngoli
Reply to  Venax
12 anos atrás

O Falcon que aparece é argentino e não americano.

Em seu segundo mandato como presidente (1973-1974), o general Juan Domingo Perón forçou a barra para que as marcas americanas instaladas na Argentina furassem o embargo dos EUA e exportassem para Cuba.

Daí que até hoje se veem Ford Falcon e Chevrolet Chevy II (Nova) na ilha. Há também muitos Fiat 600 e Peugeot 404 argentinos – mas como estes são de marcas europeias, nunca tiveram que dar satisfação aos ianques….

jose san pedro
Reply to  Jason Vôngoli
12 anos atrás

tambem ha FIATs 125 argentinos, eu tinha um quando morava la, muito parecidos com os Ladas 1500 e 1600…muito bons.

Cristiano
Cristiano
12 anos atrás

Realmente Cuba é um paraíso aos amantes de carros antigos….

jose san pedro
Reply to  Cristiano
12 anos atrás

um paraiso so se você tiver muito dinheiro para manter seu carro rodando. a maior parte dos donos de carros não conseguem manter os carros rodando, pois as peças são dificeis de achar e quando aparecem são muito caras.

a maioria dos carros antigos americanos não conservam o estado original, quase todos tiveram que trocar os motores ou grande quantidade de peças deles para conseguir rodar. muitos trocaram os motores a gasolina por motores a diesel, porque e mais facil de conseguer e mais barato.

eu tinha um FIAT 125, de 1974 argentino, e não tinha peças para esse carro. ainda bem que muitas das peças dos Ladas eram iguais ou similares e dava para adaptar e rodar mais um pouco, ate quebrar outra….e muito dificil para a maioria dos donos de carro…

Jason Vôngoli
Jason Vôngoli
Reply to  jose san pedro
12 anos atrás

Jose,
Lada e Volga, são os doadores universais, né? E, para motor diesel, há Toyota, Mitsubishi, Perkins – afinal, manter o cacharro bebendo gasolina no es fácil…
Recentemente, mandei uma ignição eletrônca completa para o Chevrolet 52 de um amigo habanero. O carro dele já está com direção hidráulica de Nissan, se não me engano.
Os mecânicos cubanos são os melhores do mundo!

jose san pedro
Reply to  Jason Vôngoli
12 anos atrás

pois e, lá os mecânicos tem que ter a imaginação muito boa! tem que fazer de tripas, coração, como se diria em Cuba, mas nem sempre e possivel. os donos muitas vezes viram mecanicos ou eletricistas para poupar o dinheiro da mao de obra. eu mesmo fazia a parte eletrica do meu carro e algumas outras coisinhas simples….

e tudo na base do sufoco e do sacrificio…mas e desse jeito mesmo e o pessoal tenta levar na boa.