F-1 DO B

SÃO PAULO (vira?) – Com apenas três ovais num calendário de 14 corridas em 2012, a Indy se estabelece de vez como uma espécie de Série B da F-1. As informações sobre a próxima temporada são do Victor Martins.

Acho ótimo. Por mim, a Indy eliminaria todos os ovais, exceto Indianápolis, por questões óbvias. E, mesmo assim, acho que as 500 poderiam ter um regulamento técnico específico, eventualmente até cobrindo as rodas dos carros. Corridas de rua e em circuitos mistos devem dar o tom do campeonato. Ah, e no ano que vem vai ter uma prova na China.

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Ricardo Arcuri
Ricardo Arcuri
12 anos atrás

Discordo!!! A Indy teve sua identidade oriunda de um estilo americano de correr. E os ovais fazem parte da categoria desde 1979. Pq agora seria diferente?

Vcs tem que parar de ir na modinha da Europa e pensar so um pouquinho: basta apenas um regulamento tecnico decente (que na ocasiao meio que nao existia) para que corridas em ovais sejam possiveis sem ser uma arena da morte. Sempre foi possivel e nem por isso fizeram esse escarcel anos atras. A Indy pode nao ser mais grande, mas é a que melhor avalia um piloto em condiçoes diferentes de corrida.

Acho mesmo uma pena que as pessoas nao consigam ver isso…

Tiago
Tiago
Reply to  Ricardo Arcuri
12 anos atrás

Concordo PLENAMENTE.

MSM
MSM
12 anos atrás

O festival de pancadas e mortes vai diminuir bastante, e aí os americanos vão deixar de ir aos autódromos. Pista de rua é um lixo, mas nos EUA tem bons autódromos mistos e poderia render um bom campeonato, além de algumas pistas em outros países.

Sam
Sam
12 anos atrás

Indy = Oval
Sem oval, deveriam mudar até o nome da categoria.
Vai minguar.

E esse chassi novo, não foi desenvolvido pensando também nos ovais?

luiz alberto
luiz alberto
12 anos atrás

Tavez o que deveria ocorrer é que os organizadores da Indy perdesse o medo da comparação com a F1,pois todos que conhecem um pouco de mecânia moderna aplicada sabe que um Indy car seria mais lento até que uma hispania em circuito misto travado e isto não desmerece a categoria que tem pilotos muito bons,eu particularmente não gosto de fornecedor unico para coisa nenhuma,pois pela falta de concorrencia,não ha avanço tecnológico,que é a essência do automobilismo,pois se quero ver o homem correr e vencer,vou asssistir corridas de atletismo.E na america do norte houve uma categoria muito interessante que era a CAN-AM que corria carros bi-postos abertos com até 1200hp.pena que acabou.E ao meu gosto não há coisa mais estupida que circuito de rua onde ninguem passa ninguem ,salvo por erro ou acidente,ovais só os longos,em automobilismo quem tiver medo de morrer que vá correr de patinete.A pista que mais matou piloto na história do automobilismo foi Indianapolis e nem por isso deixou de ter participantes,desde 1911.Sera que para que se pratique montanhismo com segurança teremos que aplainar as montanhas e para saltar de paraquedas o salto não podera exeder a 3.5 m.Quem dirige por ruas e estradas brasileiras jamais deveria escrever uma linha sobre medo de acidentes e suas consequências,pois aqui é muito mais arriscado do que em um autodromo.

Pedro Paulo
Pedro Paulo
12 anos atrás

Os organizadores da indy só podem estar de brincadeira , de ter somente 3 ovais , caso isso ocorrer na opnião a categoria acaba logo pro mercado americano , já não tem piloto americano bom e ainda tira os ovais , deveria sair era esses ovais curtos de 1, 5 milhas , mas ficar só com 3 e burrice > Vai ser bom pro Powel né quem sabe ele torna se campeão .acho que com esses poucos ovais a categoria deixa de ser tão competitiva , a ameção das bandeiras amerals nas últimas voltas serão poucas , que pena .

Alexandre Lannes
Alexandre Lannes
12 anos atrás

A Indy chegou a “assustar” a F-1. Mas como muitos dos sócios/investidores da categoria tinham mais interesses nos EUA e nos estilo deles (ovais), a categoria perdeu investidores e rolou aquela porradaria.

Voltando a andar mais em mistos, indo cada vez mais pra fora dos EUa (o ideal é correr sempre em mistos fora dos EUA), com pilotos não EUAnos e etc, tem tudo para voltar ao que um dia foi… digamos… em uns 10 anos ou menos.

Tb seria inteligente ficar de olho em autódromos que a FIA detona. Lembro que qd a F-1 começou a queimar SPA, a Indy foi com bastante sede ao pote para fechar com SPA.
A F-1 que segurou a onda depois…

Na verdade, a Indy é o que mais se parece com a F-1 dos anos 80. Ou, nos anos 90, se PARECIA mais com a F-1 dos anos 80, que a própria F-1 (dos 90 e de hoje!).

Torço sempre para a existência de boas categorias, que tenham bons pilotos e etc.

Com o excesso de política, dinheiro gasto a toa e poucos cockpits na F-1, nada mais interessante e correto, que a existência de outras boas categorias de monopostos com muitos cavalos. Melhor ainda, MUITO MELHOR, qd não precisam responder a Tio Bernie e interesses que apagam qq um que chegam perto da F-1 ou tenham potencial pra isso. O WRC já sofreu com essa politicagem babaca.

diogo c.
diogo c.
Reply to  Alexandre Lannes
12 anos atrás

Não consigo imaginar essas barcas da Indy subindo a Eau Rouge, mas seu ponto é interessante: deviam ir atrás dos circuitos rejeitados e/ou ignorados pela F1.

Muller
Muller
12 anos atrás

Agora a Indy vai pro ralo mesmo, feito a CART. Isso se essa notícia for 100% verdadeira, pois tô achando pouca corrida para um ano inteiro.

Se fosse pra colocar circuito misto, por que raios não voltam as pistas de Cleveland, Portland, Laguna Seca, Elkhart Lake? Os ovais de 1,5 milha podem ser perigosos pela inclinação para aumentar a média horária, mas o que dizer de Milwaukee, Phoenix (o oval, não essa aberração atual) e ainda mais a do Texas,que teve um público gigante esse ano?

Muito estranho. Seria bom faar diretamente com o Randy Bernard pra tirar isso a limpo. Se for, então acabou. Vai apodrecer aos poucos feito a CART.

João Calango
João Calango
12 anos atrás

Não curto muito a falta de ovais, seria melhor deixar os carros mais seguros e que não possam voar….mas concordo que alguns circuitos mistos podiam fazer parte do calendário, como Portland, Cleveland, Laguna Seca, Gilles Villeneuve, Hermano Rodriguez, etc…

Mas tirando os ovais não significa que terão sucesso, pois foi esta formula mais corridas em outrso países que acabou com a CART….

O certo seria juntar o marketing e pilotos americanos criando uma identificação com o público e quem sabe formando um novo piloto para a Formula 1, esta sim acho que devia ser a missão da formula indy.

Fabio
Fabio
12 anos atrás

a indy é chata pra c…… motor unico, ovais, pilotos meia boca, regulamento esquisito como gri por sorteio… meia boca!!

Ricardo
Ricardo
12 anos atrás

a Indy já está acabada, anyway.

Thiago Barbosa
12 anos atrás

Rumo ao mesmo buraco que a CART e a ChamCar.

Thiago Barbosa
Reply to  Thiago Barbosa
12 anos atrás

*ChampCar

José Morelli
José Morelli
12 anos atrás

Que palhaçada! Infelizmente o automobilismo norte-americano foi pro ralo mesmo. Ficam apenas as lembranças do mágico anos 90, grandes carros, fornecedores, pilotos, pistas e tudo mais. Agora, só 3 ovais? P* palhaçada, olha quanto oval médio e curto existe nos Estados Unidos da América, por que só três ovais??? Que engraçado, projetam o carro especificamente pra andar em oval com segurança e me colocam três etapas no ano de oval. Na boa? Pra mim IndyCar tá tomando o mesmo rumo da exinta ChampCar…a diferença é que se a Indy se dissolver, não vai ter mais nenhuma outra entidade pra “unificar” a série….Por que não tem Phoenix? Por que não New Hampshire, que voltou esse ano e foi uma corrida de sucesso? Por que o oval da Disney está abandonado, jogado apenas pra atrações do parque? Por que Homestead não recebe mais a Indy? PERGUNTAS-CHAVE que dão indícios do grande insucesso da Indy e que são dúvidas que não calam os fãs. Quem faz a categoria são os fãs, se a categoria não toma medidas que possibilitem a atração dos fãs – novos e dos veteranos (este em maior número e cada vez mais desgostosos com os rumos e decisões tomadas), como a categoria quer sobreviver? Por isso a NASCAR tem tanto sucesso nos EUA…..e ainda tem gente que pergunte o por quê.

Sandro
Sandro
12 anos atrás

Eu acho a Indy muito legal, especialmente em ovais, é a sua essência. Os circuitos de rua dos EUA que são chatos, alguns (poucos) até nos trazem alguma emoção o restante é estreito, curto e quase sem nenhum ponto de ultrapassagem.

Beto Estuqui
Beto Estuqui
12 anos atrás

Agora o power consegue o título!

Junior
Junior
Reply to  Beto Estuqui
12 anos atrás

Pensei exatamento o mesmo ao ler a notícia.

André
12 anos atrás

Os pilotos, ao invés de se conscientizarem e pilotarem decentemente sem colocar 3 carros lado a lado, preferiram rifar os ovais que permitiam isso. Que decisão patética. Só mostra que estes pilotos não tem noção mesmo, então que se danem eles e a Indy.

Danilo Candido
Danilo Candido
12 anos atrás

Fazem falta Elkhart Lake, Portland, Cleveland e os ovais de Michigan e Milwaukee.

Jader
Jader
12 anos atrás

Anos atrás, quando houve o desmembramento da Indy em duas (IRL e CART) a categoria quase morreu e o motivo eram muitas provas foram dos EUA e circuitos mistos. Será que não vai dar problema novamente, principalmente, por causa das corridas foram dos EUA?

Ivan
Ivan
12 anos atrás

Circuitos de rua são um horror para a Indy, uma droga. Ovais longos é que são legais, e algumas poucas pistas mistas americanas como Elkhart Lake por exemplo. 14 corridas e apenas 3 ovais será o começo do fim da Indy.

2SIX
2SIX
Reply to  Ivan
12 anos atrás

Concordo que circuitos de rua são só para a organização ganhar dinheiro. As equipes deveriam se recusar a correr neles (aumenta o custo com a quantidade de batidas), agora ovais longos são morte certa!! Reparem que não se corre em Talladega e Daytona: em caso de acidente os pilotos cairiam de volta à pista já fedendo podre de tanto tempo que demoraria… Obs: aviões de carreira decolam a aproximadamente 190 Kph…

Luiz Filipe Dias Genesi
Luiz Filipe Dias Genesi
12 anos atrás

Pronto, acabaram com a categoria! É inegável que os ovais são perigosos, e os de 1 milha e meia da SMI (Speedway Motorsports Inc.) com suas inclinações fortes não serviram para os atuais monopostos da Indy. Mas agora demonizar todos os ovais??
De nada adiantou retirarem Tony George do comando da categoria, agora é fechar o caixão.
E sempre haverá a comparação com a F-1…

Henrique
Henrique
12 anos atrás

Pena que falta uma emissora que leve o esporte a sério e transmita todas as corridas ao vivo.

FTrack
FTrack
12 anos atrás

E eis a Indy repetindo o mesmo caminho que a então popularíssima CART seguiu em meados do anos 90, o que propocionou seu próprio nascimento.
O mundo é uma roda, já dizia minha bisavó.
A sorte da Indy é que não existe hoje uma categoria paralela atraindo patrocinadores e as grandes equipes, como foi a IRL para a CART há dez anos. E não existirá: hoje os ovais são demonizados, naquela época eram o último reduto para os EUA verem pilotos da casa ganharem corridas de monoposto.

ranierinery
ranierinery
12 anos atrás

A indy em mistos e rua, não é a mesma coisa. Os carros são grandes, pesados. Trambolhos lentos. Sem graça de assistir.
A categoria foi feita para competir nos ovais. Basta usar a tecnologia para trazer segurança. Com rodas cobertas, muitos acidentes graves podem ser evitados. As pancadas mais comuns, fazem parte do espetáculo.

2SIX
2SIX
Reply to  ranierinery
12 anos atrás

INDY com rodas cobertas = NASCAR !!!

Junior
Junior
Reply to  2SIX
12 anos atrás

Cada besteira que a gente vê. Quer dizer que então a Grand-Am é igual a Nascar?
A Indy para correr em ovais tinha utilizar carros com a carroceria similar a LMP1, mas nunca tirar os ovais que é a origem da categoria.

Agora o que eu gostaria mesmo seria de ver 2 corridas por ano em Indy. Uma no oval e outra no misto que a F1 usava. Ia ser muito interessante.

2SIX
2SIX
Reply to  Junior
12 anos atrás

O que eu quiz dizer é que JÁ existem categorias (p.e. a NASCAR para “turismo”) muito bem estruturadas e com público cativo. Uma possível adaptação da Indy seria só mais uma tentativa de enfrentar os mais fortes…