MENU

Tuesday, 29 de November de 2011 - 11:44F-1

KIMI IS BACK

SÃO PAULO (que beleza) – Kimi Raikkonen está de volta à F-1 depois de dois anos dando cabeçadas no rali. E a Genii atropelou na reta final. Contratou o finlandês para ser o líder da Lotus por duas temporadas (a partir de agora, este blog chamará a ex-Renault só de Lotus, e a Lotus verde só de Caterham, OK? Senão fica uma puta zona).

Algumas coisas ficam claras a partir do anúncio de hoje: 1) A Lotus não tem a menor esperança de que Kubica volte a correr; 2) A segunda vaga passou a ter um valor razoável e os três que lutam por ela terão de correr muito atrás de grana; 3) O lugar na Williams, que ficou algumas semanas à espera de Kimi, é outro que vai render uns bons cobres à equipe.

Petrov x Senninha x Grosjean é a briga agora. Quem pagar mais leva. Vitaly tem a vantagem de ser representante único de um país prestes a receber seu GP e carregado de mecenas que não se importam em gastar fortunas com investimentos no Ocidente, como times de futebol. E já está há dois anos no grupo. Bruno, por sua vez, é piloto de um país com economia forte, onde a Genii busca negócios, e tem potencial de angariar patrocinadores. Grosjean é o menos favorecido nessa briga. Tem apoio da Total, Boullier gosta dele, mas não sei se terá cacife.

E com a volta de Kimi, o Mundial de 2012 terá nada menos que seis campeões mundiais na pista: o próprio, mais Alonso, Schumacher, Hamilton, Button e Vettel. Bem legal, isso.Na Williams, a vaga interessante que restou, muita gente vai aparecer com a carteira recheada e curriculum vitae floreado, pastinha com fotos e apresentação em powerpoint. Barrichello e Sutil são dois deles. E quem dançar na Lotus — Petrov, Grosjean, Senna —, idem. Não se deve esquecer que a Renault também fará os motores da Williams no ano que vem e pode dar um empurrãozinho a um desses. Todos têm relações com os franceses. Petrov, por causa da Lada (OK, estou forçando um pouco a barra); Grosjean, via Total; Senninha, por conta de Carlos Ghosn (presidente da Renault, brasileiro) e dos interesses da montadora no Brasil.

Vai ser uma briga de foice.

90 comentários

  1. Luiz Antonio says:

    Tem o fator PDVSA que parece cortou a mesada do Maldonado. Tem a segunda vaga da Force India, assim ficam 4 vagas (2 na Williams, 1 na Lotus e 1 na Force india) para Sutil, Bruno, Petrov, Barrichello, Alguersuari (já cumpriu aviso prévio) Hulk, mais todos pilotos de teste e o grid todo da Gp2. Nesse balaio creio que Sutil, Petrov e Bruno sem dúvidas correm, já Barrichello vai “depender”, gostaria de ver nosso Herói Highlander correndo mas “com carro” e não de velotrol.

  2. Marcelo says:

    Flavio,

    Meu palpite é:
    Kimi e Bruno na Lotus Renault, apesar do carro do Bruno não ter andado bem a Renault apareceu bem mais vezes na TV, em SPA por exemplo, apareceu mais que as corridas anteriores com o Heidfeld juntas. Não tem como negar, patrocinador quer ver sua marca aparecendo, neste caso seja com o Kimi ou com o Bruno, as marcar estampadas vão aperecer bem no ano que vem.

    Rubens e Petrov, Rubens por experiencia e Petrov leva o Din Din da Russia, já o Maldonado vai dançar por causa de problemas na terra do Hugo Chaves.

    Sutil e Grojeam, ficam de reserva de alguém.

    Até…

  3. Alex says:

    Nenhum dos dois é grande coisa, pelo menos não ainda, mas Petrov apresentou melhores resultados que Senna. Meu pitaco:
    Renault: Raikkonen e Petrov
    Willians: Maldonado e um dos reservas da Renault (Sutil só não entra por causa da tal briga com o chefe da equipe francesa. Ele é bom o suficiente pra voltar por cima em 2013, longe dos motores Renault. Quem sabe na Ferrari).
    Force India: De Resta e Hulkenberg
    Barrichelo é um grande piloto, mas já deu. Mendigar vaga é constrangedor.

  4. emerson57 says:

    kimi volta para andar láááá atras,
    inclusive do companheiro da equipe.
    talvez termine o primeiro ano, por força de contrato.
    não emplaca o segundo.
    bola fora(do estádio) da lotus.
    recorte e guarde.

    • Farad says:

      Eu acho que o Kimi não toma pau de Petrov/Senna/Grosjean de jeito nenhum. O Kimi bêbado anda mais que eles.

    • Josemj says:

      Aí emerson57

      Concordo plenamente com você. Além de ser um cara de dificil relacionamento, dúvido que esteja de fato motivado após a frustração com os raliyes. Bola fora mesmo. É o tipo do cara que toca a coisa se estiver vencendo. O que não será o caso na Lotus. Duvido que tenha motivação para ficar o tempo que será necessário para desenvolver o carro (Isso se o projeto de 2012 for bom)

  5. Eu says:

    Com o massa em sua tour de despedida e o rubinho e senna disputando uma vaga numa equipe secundaria a tapa puts o ano vai ser feio

  6. konnyaro says:

    Este lance de ter 6 campeões mundiais em 2012 é furado, pois para mim o finlandês não é um campeão legítimo, visto que em 2007 a Mclaren entregou o campeonato apenas para não ser punido com a exclusão em 2008. Talvez fora essa marmelada toda que fez o Kimi perder a motivação em 2008 e posteriormente dar um tempo na F1 e ir para a WRC.
    Em relação ao companheiro dele em 2012, o Petrov deu com a lingua nos dentes revelando que poderia estar fora no próximo ano, ou seja, Grosjean seria o segundo piloto com certeza, já que o Bruno, apesar dos patrocínios, não conseguiu mostrar que é veloz e consistente o suficiente para continuar na equipe.

  7. Flávio says:

    Quanto a Renault empurrar alguem, acho que não pode acontecer, já que a montadora é somente fornecedora de motores, e já não tem nenhum vínculo administrativo com a equipe. Até o Grosjean eles chutaram.

  8. julin says:

    Se ele levava pau do massa,vai empatar com quem???

  9. marcos jose says:

    Sutil será a próxima bomba na Lotus, vamos esperar! O Bruno e o Vitaly não serão titulares, a briga é entre Sutil e Grosjean. O Bruno poderá ser reserva na equipe e o Vitaly ir para a Hispania, esse é o meu palpite. O Kimi está como acionista na equipe, isto explica o anuncio de duas temporadas, se sentir que não terá um crescimento na competividade assume a equipe e manda o Eric toma vodka em algum lugar. Com isso Barrichello terá mais um ano na F1 junto com Maldonado (se não der nada errado). O Ricciardo será reserva na Red Bull, o Vergne assume a vaga na Toro Rosso no lugar do Buemi, o Hulkenberg na Foça India ao lado de di Resta.

  10. Lente de Aumento says:

    FG, vamos fazer uma aposta? Você no Schumacher, claro, e eu no Raikkonen? Vamos ver quem será melhor ano que vem? Quero ver, depois, você dizer, “ah, mas o Kimi é 10 anos mais novo…”

    • Roberto Andrade says:

      O Kimi raikkonen, nem se corresse de red bull seria melhor que o schumacher!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Flçavinho, fala pra ele!!!!!!!!!!!!!!!!! nosso schumy é imbatível, único, insuperável!!!!!!!!!!! eu aposto com você qualquer coisa, “lente”!!!!!!!!!!!!! schumacher será octa ano que vem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  11. MARCO ANTONIO says:

    Chegou a hora do EIKE BATISTA entrar no negócio. A RENAULT precisa do mercado brasileiro e isso pesa muito também. Juntando tudo isso eu aposto que BRUNO SENNA continuará. É bom pra ele, pra nós, pra RENAULT e pro EIKE. Ele é carismático, simples e talentoso. Correndo um campeonato inteiro ao lado de RAIKKONEN ele terá uma grande chance de se firmar. Só dependerá dele.

  12. Anderson Puff says:

    2012…

    Lotus; Kimi e Petrov
    Williams; Rubinho e Maldonado

    Eu ainda arrisco que o Kubica volte pela Ferrari em 2013… e Massa tá fora…

    • Daniel Borgo says:

      Anderson, até seria bom, mas o Alonso é o “campeão” que a Ferrari está apostando, e ele não vai decepcionar se o carro permitir. Pèlo que vi a Ferrari já sinalizou que deseja um piloto novo, estilo a RBR fez com Vettel. Para criar…

  13. È só falta agora o Rubinho anunciar sua despedida da F1 e o nosso Felipe Massa ano que vem estará batendo na porta da Williams, isso depois de mais uma surra grande de Fernando Alonso que será á terceira que ainda será demais.

  14. Paulo simões says:

    Sempre achei que o bruno deveria ter assinado com a Mercedes para correr na DTM. A F1 não é tudo. E as melhores equipes estão fechadas. Ele não tem chance de ir para nenhuma das 4 grandes e andar em carroças não leva ninguém a nada. O Ricardo Zonta, que para mim é o melhor pós Senna, que o diga.

  15. Costa says:

    Tenho a impressão de que, antes da metade da temporada, o Kimi pega seu trenó e volta para a Finlândia, fazer o que eles gostam: “No verão, as pessoas pescam e fazem sexo. No inverno, a pesca não é boa”…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *