NOMES (2)

SÃO PAULO (pobres estatísticos) – Saiu a decisão da Comissão de F-1 reunida em Genebra. Três equipes mudam de nome definitivamente no ano que vem. A Lotus verde de Tony Fernandes passará a ser Caterham, marca inglesa de carros esportivos que o empresário comprou e já usa na GP2. A Marussia Virgin vai ser apenas Marussia, outra marca de carros — no caso, superesportivos russos. E a Renault da Genii, a preta, vai ser Lotus.

Agora, os estatísticos da categoria terão de decidir o que fazer com os números da Lotus verde. Eles devem ser incorporados aos da velha Lotus de Colin Chapman? E os números da Lotus preta? Serão somados aos da Lotus de Chapman ou aos da Renault?

Uma zona danada, esse negócio.

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
granito
granito
12 anos atrás

Por mais incrível que pareça as estatísticas ficaram da seguinte forma a lotus verde vai contar os dados estatísticos pra Lotus antiga até o GP Brasil deste ano. A partir do ano que vem a lotus preta assume o fornecimento de gps , pontos, pódios etc pra lotus antiga , mantendo até o final do ano suas estatísticas ligadas a Renault turbo e a Renault Briatore . A virgim encerra seu primeiro ciclo de estatisticas a Marrussia inicia do zero , assim como a Carterham.
Viu fácil, fácil sem complicações hehehehehe

Ashpool
Ashpool
12 anos atrás

O q mais me preocupa é como a RGT vai chamar essas equipes.
Dá até medo só de pensar…

Márcio Vilarinho Amaral
Márcio Vilarinho Amaral
12 anos atrás

Bom, não acho correto acrescentar as estatísticas da Lotus Renault às do Team Lotus, nem as da Lotus Renault Genii às da Renault ou do Team Lotus, mas quanto à Mercedes a situação é diferente. No caso do time alemão, trata-se da mesma empresa, obviamente com novos funcionários (a não ser que haja algum Highlander na empresa); então não haveria porque não se somar os resultados. Agora no que se refere aos novos nomes, acho que a Lotus Renault Genii deveria mudar não para Lotus, mas para Zepellin. No final, vai ficar a mesma merda.

Paulo Emilio
Paulo Emilio
12 anos atrás

Colin Chapman, Peter Warr, Rob Walker, Jim Clark, Graham Hill, Jochen Rindt, Ronnie Peterson, Gunnar Nilsson ,Maurice Phillippe,Tony Rudd já se foram ! A equipe Lotus de Formula 1 deixou de existir há mais de 20 anos ! Usar o nome Lotus na Formula 1 de hoje é quase um sacrilégio ! É tão comercial que chega a me dar nojo !

João Bergamotta
João Bergamotta
Reply to  Paulo Emilio
12 anos atrás

Concordo em gênero, número e grau! Deveriam colocar “Malaysia 1” e “Genii”, respectivamente. Honesta foi a Marussia, colocou seu nome e fez um favor a Sir Branson, que não quer ver sua marca Virgin associada a algo que não sai do lugar.

Telo
Telo
Reply to  Paulo Emilio
12 anos atrás

Então, o que dizer da Ferrari e da McLaren que, levavam os nomes dos seus fundadores, mas não são as mesmas faz décadas, desqe que foram compradas por grandes grupos… Que na verdade compraram as “marcas”…

Por essa linha… As estatísticas só são válidas para a Williams do tio Frank…

Abraços,

Roberto
Roberto
12 anos atrás

Tentando resgatar um nome como homenagem é justo. Mas, não fica nada original para os dias de hoje esta briga por nomes. Nomes são o que não faltam para colocar num carro de corridas. A Redbull não precisou pegar um nome do passado para ser uma equipe vencedora. Se vocês repararem a cor dos carros da Tyrrel e dos Red Bulls e Toro Rosso são bem parecidos. Estatísticamente falando vai ser complicado fazer estatística. A FIA têm que resolver este problema também.

Quem conseguiu o nome do Lotus Team têm direito a continuar com as estatísticas da anterior. No caso a Renault Genii. A Renault não vai poder usar a estatísticas do seu próprio time. A Lotus Renault Preta vai ficar com a estatísticas da Renault ou não. Sendo este um campeonato particular. Lotus Preta (1 temporada) e a partir do ano que vêm contar com as estatísticas da Lotus de Colin Chapman.

A Lotus Verde de Tony Fernandes também ficará com as estatísticas particular somente dos anos que competiu (2 temporadas?). E do ano que vêm como se chamará Caterham será uma nova equipe.

Já a Marussia Virgin vai pegar os pontos da temporada deste ano e jogar para o ano seguinte da Marussia.

Roberto
Roberto
Reply to  Roberto
12 anos atrás

Se errei em alguma parte, por favor me corrijam!

Roberto
Roberto
Reply to  Roberto
12 anos atrás

rs

Jacaré e Capivara do Tietê
Jacaré e Capivara do Tietê
12 anos atrás

É da lama do pântano que nasce a flor de lótus.
Se a equipe fosse brazuca (senão me engano este termo foi criado pelo lendário Big Boy) poderia se chamar Vitória Régia.
Este também é o apelido de um bróder meu por causa das catarradas verde que o porco soltava!!!!

Vês! Ninguém assistiu ao formidável
Enterro de tua última quimera.
Somente a Ingratidão – esta pantera –
Foi tua companheira inseparável!

Acostuma-te à lama que te espera!
O Homem, que, nesta terra miserável,
Mora, entre feras, sente inevitável
Necessidade de também ser fera.

Toma um fósforo. Acende teu cigarro!
O beijo, amigo, é a véspera do escarro,
A mão que afaga é a mesma que apedreja.

Se a alguém causa inda pena a tua chaga,
Apedreja essa mão vil que te afaga,
Escarra nessa boca que te beija!
Angel’s Gugu

Marcus Simões
Marcus Simões
12 anos atrás

Zzzzzzzzzz…

Ricardo
Ricardo
12 anos atrás

A Lotus verde é igual ao Botafogo da Paraíba. Mesmo nome, mesmas cores, mas nada a ver com o original.

João
João
Reply to  Ricardo
12 anos atrás

O Botafogo da Paraíba, como chamamos, é apenas uma homenagem ao homônimo do Rio de Janeiro.

marciano de brito
marciano de brito
Reply to  João
12 anos atrás

E O Botafogo é uma homenagem ao bairro Botafogo do Rio: nada a ver com o original.

Lucas
Lucas
12 anos atrás

Que números? A “Lotus” atual chegou sequer a pontuar?

Andre L
Andre L
Reply to  Lucas
12 anos atrás

Tambem nao entendi essa.

Valdner
Valdner
Reply to  Lucas
12 anos atrás

São estatísticas do tipo, número de GPs que participou, posições que largou/encerrou no grid, número de abandonos, quais pilotos já guiaram pela equipe e etc.

Rodrigo Lombardi
12 anos atrás

Baita “b(m)alaio de gato”, essa Lotus verde.
Mentirosos.

Hélton Fernandes
Hélton Fernandes
12 anos atrás

Só falta os caras criativos da Renault Lotus Genni pintarem o carro do ano que vem de british green…
não é por nada não, mas esses caras da Lotus preta são meio chatos…

Ainnem Agon
Ainnem Agon
12 anos atrás

Ainda estou cronologicamente confuso…

Carlos
Carlos
12 anos atrás

Se for para respeitar a memória da Lótus de Colin Chapman é melhor ignorar tudo isso. Se bem que a ex-Lótus verde, futuramente Caterham faz mais juz ao nome do que a Genni-Renault sei lá o que. Aliás, essa Genii- Renault nem deveria também ser lembrada como Renault, aquela da década de 1980.

vitão
vitão
12 anos atrás

sugiro somar todos os números e tirar a raiz quadrada, ou melhor, redonda.

Victor
Victor
12 anos atrás

E vão ser consideradas como novas equipes – e consequentemente perderão a fatia do bolo?

Danilo Candido
Danilo Candido
12 anos atrás

A Lotus “que é Lóóóótus mesmo” (criada pelo Mr. Chapman) acabou em 1994. “Punto e basta”, como diriam. Nada de acrescentar números dessas Lotus “fake” às estatísticas da original (até pelo fato de que elas não tem número algum para acrescentar, a não ser o de GPs disputados, nada mais). A Lotus Renault Caterham (que agora será só Caterham Renault) é uma mesma equipe desde 2010, quando nasceu, do zero (sem nada à ver com a Lotus antiga), independente de mudar de nome agora, continua sendo uma outra equipe qualquer. Já a Lotus Renault Genii, mesmo tornando-se Lotus Renault “sem Genii” em 2012 continuará sendo também a mesma merda, sem nada à ver (como sempre) com a Lotus original.
Pqp, que confusão…

Danilo Candido
Danilo Candido
Reply to  Danilo Candido
12 anos atrás

P.S.: Da mesma forma, acho meio “forçado” dar continuidade aos números da Mercedes Benz de 1930 à 55 com a Mercedes Benz de agora, que, além do nome e do motor, nada tem à ver com a equipe original. Nem a cor dos carros é a mesma (as W25, 154, 165 e 196 etc. sequer eram pintadas…).
Enfim, “business are business”.

guilherme
guilherme
Reply to  Danilo Candido
12 anos atrás

Bem por aí, uma coisa e uma coisa e outra coisa é outra coisa. Não é porquê reeditaram o nome que a equipe ressucitou. No caso da Mercedes, pelo menos, é a mesma empresa por trás do nome, então nao chega a ser tão grave somar os números. Assim como se, sei lá, a Toyota retornar à F1. O que não dá é pra pessoas completamente desconectadas da equipe original comprarem os direitos do nome Lotus e serem considerarados a reencarnação da equipe.

Um simples nome não faz a equipe, assim como uma equipe pode mudar de nome e continuar sendo a mesma, desde que a estrutura e chefia permaneçam. A William, McLaren e Ferrari já trocaram de nome por conta de patrocinadores e/ou parcerias e nem por isso as estatísticas foram zeradas. Os números de ambas as Lotus atuais devem ser computatos para os novos nomes, simples assim. A Renault deveria ter o histórico da equipe atual dividido em dois: a parte quando a montadora ainda mandava e custeava vai para o time dos anos 80 e o restante soma-se à Genii, que de Lotus não tem nada além do nome. Os estatísticos que coloquem um asterisco diferenciando os dados ou criem um pseudônimo para a Lotus nova (Lotus Genii, por exemplo)