Esse circuito era absolutamente fantástico! As cruvas 1, 2, 3, 4, ferradura, Sol, laranja… Todas absolutamente desafiadoras.
Hoje o Tilke faz circuitos copiando curvas e retas e juntando e ganha bilhões com isso. Falem sério!
João Carlos Bifulco Gomes
13 anos atrás
A F1 para os brasileiros está agonizando!
Acordem Rede Globo, Federações, Montadoras e fornecedores, políticos honestos!
Retornar Interlagos ao circuito original pode ser a redenção do automobilismo brasileiro!
Vocês estão esperando o Brasil ficar fóra da F1?
Luiz
13 anos atrás
Bela pista, tinha Sargento, retão, 1e 2, ferradura, curva do sol, do lago. Uma pena mesmo.
NIlton
13 anos atrás
Mexendo no voce tubo encontrei isso aqui http://www.youtube.com/watch?v=3BD3xhX0TcE.
A corrida na integra de Monaco em 1984 que quase o Ayrton teve sua primeira vitória de Tolleman.
Pude apreciar a tocada de outro Alemão “fera” um tal de Stefan Bellof que era ainda mais rápido do que Senna, fiquei entristecido por saber do tremendo talento e morrer no ano seguinte, foi considerado o 35 maior piloto da história sem ganhar um unico GP ou disputar um Campeonato Inteiro.
Seria muito interessante ver este cara nas pistas junto com Prost e Senna, talvez ele tivesse tirado alguns títulos dos dois.
Comentários a respeito desta corrida davam conta que os motores aspirados davam vantagem para os pilotos na pista molhada de Mônaco, por isso as grandes corridas de Senna e Bellof, até que ponto isto e verdade e por que?
E ver novamente o Nigel Mansell disparar na frente e aprontar as dele matou um pouco das saudades tambem.
ValdoWELLASCO
13 anos atrás
Não sei se percebi direito, mas, esses caras vinham lá da junção acelerando e só freavam no final da reta oposta? Como a maioria, também acho esse traçado fantástico. entretanto, a tecnologia chegou com muita coisa boa, maior segurança e talvez o preço disso seja essa perda de emoção nas corridas. Acho que o atual circuito de Interlagos ainda desafiador e também muito ultrapassado. ´W possível encontrar uma forma de melhorá-lo.
V. Maguetti
13 anos atrás
Sensacional!!! Chegam a ser risíveis as trocas de pneus, quando comparadas às atuais! E as condições de segurança? Bicões por todos os lados, se um carro entrar correr o risco de fazer um “strike” em todo mundo! Tempos heróicos!
Burn baby Burn..
13 anos atrás
legal esta prova de Monza 78.. vejam em que cockpitt de que carro o Piquet está sentado.. incrivel este vídeo também..
Em tempo.. é interessante perceber as diferenças com a formula 1 daquela época e a de hoje.. a partir do time 9:57 Andretti inicia o ataque a Villeneuve na reta que antecede a parabólica, mais a frente o tenta emparelhar na reta de chegada e consegue.. mas Villeneuve audacioso como era compra a briga até a chegada da chicane na lealdade sem fechar o oponente e não deixa nenhuma chance para Andretti mais técnico de ultrapassá-lo “naquele instante”.. retardando a freada segurando no braço aquele barata que tinha material ali para fazer dois F1 de hoje na coragem na habilidade, o lotus que era muito mais rápido que sua Ferrari No12
Já se fosse hoje.. rsrsrrs com certeza o locutor diria -“Andretti já pode abrir a asa… abriu!! agora não tem mais como segurar” e com certeza passaria mesmo logo esta nova era de ultrapassagens com asa móvel e Kers acabaram virando um óbvio até para locutores e telespectadores, abril passou.. e são nestes detalhes que o show muda de visual, se torna monónoto, previsível com poucos momentos de emoção. parece até menos agressivo mesmo com a incrivel velocidade dos bólidos de hoje
O que destaco é que mesmo sendo vídeos antigos, não precisei assistir muito para me contagiar com a competitividade, a agressividade, e por incrível que pareça eram carros muito mais lentos que os F1 de hoje.. Mas a agressividade dos antigos sem cambio automático etc.. é de encher os olhos pela a dinâmica visual das corridas daquela época em relação a dinâmica atual.
Saudosismos a parte… pondero de maneira racional em relação aos dias de hoje que não seria necessário radicalizar muito para obter esta mesma dinâmica hoje em dia, e ter aquela agressividade no corpo a corpo que hoje é totalmente fake.. de plastico..
1- introduzir Cambio manual com alavanca e embreagem no pedal
2- Abolir Kers e Asa móvel e controle de tração.
Tais atitudes propiciariam aos pilotos de hoje a oportunidade de se valerem de suas principais armas naturais: talento, habilidade, raça e coragem.
E então, ficaríamos novamente colados ao tubo dos catódicos.. Plasmas e LCD’s de hoje como zumbis mortos vivos… babando nas ultrapassagens, com a barata derrapando “nas quatro”dominada no braço nas entradas de curvanods divertiríamos quando o piloto errase uma marcha cedendo a ultrapassagem impotente diante da falha humana óbvia, sem por a culpa na eletronica..Aí seria possivel diver Fulano é um Ás e ciclano é um “Porr.. Rala”
Simples assim!
Este sim é o meu sonho de consumo pessoal..
Será que tem jeito Mr Mosley? Será que tem jeito Mr Bernie?
Quebra essa para a gente vai.. a adrenalina será nossa, e audiência mundial será toda de vcs.
Fuiiiiiiii
Burn baby Burn..
13 anos atrás
Alguem já reparou que o Emerson levanta o braço direito várias vezes a partir do time 7:00 deste vídeo quando estava em 4o lugar?
Levi Davet
13 anos atrás
Só feras no grid!
Rodrigo R
13 anos atrás
Flavio Gomes, pode até ser uma pergunta utópica e sonhadora, mas existe algum projeto ou pelo menos discusões a respeito da restauração e reativação do traçado antigo de Interlagos ?
ALEX B.
13 anos atrás
Máááázzzzz que “deferença” vivente! Oigalê! Manda este video pra aquele tedesco doido, o tal de Tilke! Isto é que eram “carreras” no templo. Pena que mutilaram tudo…
ALDO ROGÉRIO
13 anos atrás
MARAVILHOSO!!!!!! INTERLAGOS antigo é muito melhor que os “Tilkódromos” de hj em dia!!!!
Carlos
13 anos atrás
Um bando de velhos, vivendo do passado…fórmula 1 não é esporte, não tem competição, não tem brilho….acordem.
O termo adequado não é “Vivendo do passado” mas sim “Vivemos no passado” .. e agora sofremos com esta merda de presente gerando inglóriamente toda esta tecnologia burra e estes pseudo kartódromos do circo que transformaram a rainha dos monopostos nesta merda sonolenta, abre asa fecha asa.. e ai a galera diz noooooossa o cara pilota muito rsrsrsrsr
Mas se vc gosta.. tudo bem sempre respeitarei a tua opinião:
Remela e…. Fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
uka
13 anos atrás
Emerson era fantástico! Na 2ª volta, já tinha pulado de 10º pra 5º, correndo com sua Fittipaldi de fabricação caseira.
Regi Nat Rock
13 anos atrás
Depois o povo vem com má vontade quando meto o pau no finado que [e o responsável pelo estupro da pista antiga. Mas ele era Deus né? Quem ousaria ir contra o que decidia? Das 3 opções escolheu a pior mas que eternizava sua logo marca. E pensar que nunca correu ali. HOje, houvesse boa vontade daria para recuperar uns 75% da pista antiga, sem grandes complicômetros. O diabo é que se o caboclo se perder na 3 vai parar no quinto andar do Cingapura….Quem viu, viu, quem não viu, babe no tube. ô tristeza, né não Cerega???
regi. o,falecido como voce disse, não teve nada a ver com a mutiliação de interlagos, se informe melhor, o maximo que ele opinou foi na construção do S que eleva o seu nome, o projeto previa a construção de uma curva que começava na 1 e ligava na reta oposta,
a mutilação se deu por imposição do todo poderoso bernie eclestone dono do evento com a alegação de ele ser comprido de mais para a f 1, e foi feita na gestão de luiza erundina do PT.
parem de atribuir malfeitos a quem nada teve de culpa.
espero, pela enesima vez ter esclarecido a polêmica. não gostava do cara, dseixa ele em paz, não comente o que não sabe. detalhe, não sou viuva como voces dizem, mas não tolero falsidades como essa.
Sem polemizar Galileu, mas seria bom se vc conversasse também com quem estava dentro e foi chamado a opinar quando se discutia o que era melhor para atender ao que o tio Bernie exigia, ou seja a diminuição do traçado. Ocorre que eram 3 alternativas e foi escolhida a PIOR e teve o ‘dedo’ dele na escolha. Fosse hj, a opção teria restrições ambientais pois ali tem uma mina d’água que provoca o riozinho sempre que chove um tantinho. .
Criam-se fatos, ficam as versões; vc com a sua e eu com a minha, estribada em gente que merece (muito) crédito. De qualquer forma, estupro realizado, conserto impossível. Assim também no Rio como o Seabra bem destacou. De fato, nunca fui muito com a cara do finado, mas sempre reconheci o incrível talento que tinha.
A Formula 1 só voltava pra São Paulo, se houvesse a redução do traçado de Interlagos, isso era a condição número 1.
Além de Senna, Piquet também deu palpites no novo desenho.
O traçado antigo era fantástico, em 72 dei 8 voltas numa prova de estreantes e novatos, prova do Centauro M. C. com uma Yamaha 350cc.
Quase caí na curva do Sol, fui parar do acostamento externo, mas conseguí voltar.
Boas lembranças !
Antonio Seabra
13 anos atrás
O Brasil tinha 2 circuiutos internacionais de alto nivel, entre os melhores do mundo: (i) Interlagos com seu traçado excepcional, inigualvel, com curvas de todos os tipos, subidas e descidas, uma pista que separava os homens dos meninos. (ii) e Jacarepaguá, traçado nao tao impressionante, pista plana, mas era um belo complexo automobilisco, bons boxes, boas areas de escape, comprimento adequado e curvas interessantes, como a Sul, a Norte, a Pace e o “cheirinho”. E ainda tinha Brasilia.
Hoje o que temos? Jacarepaguá destruido, Interlagos mutilado, Brasilia abandonado….o resto sao autodromos para uso local.
Triste, muito triste.
Antonio
Luiz Eduard
13 anos atrás
Hoje não teria como ter a mesma extensão desse tempo, mas a curva 1 e 2 tinham que voltar!
elas estão lá assim com a 3 e o anel externo e a 4 que vai até a ferradura, dali en diante começa o drama.
TOM SEM FREIO
13 anos atrás
Bons tempos que ano voltam mais. Quem esteve lá, e viu os caras desde a largada, fazendo a 1 e a 2 com o pé embaixo e embalado, ai sim teve uma idéia do que era a Formula 1 antigamente.
Jonas Martins
13 anos atrás
Sou grande fã da Formula 1 das antigas, principalmente da década de 80. Mas este vídeo serve, além de vermos o quão maravilhoso era o circuito de Interlagos, para comprovar como os esforços para dar mais equilíbrio a Formula 1 tem funcionado. Os carros andam muito mais próximos, certo que em duas semanas teremos muito mais ultrapassagens na corrida do Brasil do que neste distante GP Brasil de 1979. Os carros eram muito mais bonitos, mas acredito que a categoria está mais competitiva do que nunca. Não sou apegado as estatísticas, mas nunca antes na história desta categoria (hahaha…) houveram tantas ultrapassagens em uma só temporada. É um prazer relembrar os velhos e bons tempos, mas é importante brindar a geração atual.
ultrapassagens artificiais voce quiz dizer, com asa movel, kers, fica mais facil, se não der certo eles implantam injeção de nitro e vai por aí
naquela época quem frava mais tarde levava a curva, era na coragem, na raça, e saem controle de tração, escorregava, já era perdia tempo consertando.
Infelizmente a tecnologia chegou e não vai mais embora. Concordo apenas em partes quando dizem que as ultrapassagens são artificiais, afinal, todos tem Kers e Asas Móveis, e nem por isso todos se ultrapassam o tempo todo. O acerto do carro, o braço do piloto ainda é importante. Menos, é verdade, mas ainda importante. E na minha opinião, os circuitos são mais culpados do que os carros, afinal Spa, Monza e Interlagos ainda continuam dando grandes corridas. Frear dentro, na raça, com culhões e tudo é realmente o máximo, mas não tem como abrir mão da segurança, pelo menos não com a velocidade que os carros de hoje alcançam. Como disse no meu comentário acima, sou grande fã da Formula 1 das antigas, dos carros mais lindos já desenhados, pilotos que brigavam, fumavam, bebiam e ganhavam corridas no dia seguinte, mas esse tempo passou… E o que tem pra agora não é tão ruim, se dermos uma fuçada vamos ver corridas, principalmente da década de 90, que acabavam sem uma ultrapassagem sequer. Agradando ou não, as corridas estão melhores.
Concordo com você que o piloto tem que ter culhão e “sangue nos zóio” para frear o mais dentro da curva possível, esta é a feição do piloto de verdade, do fora de série, afinal vir embalado em uma reta a 300 por hora e frear dentro de uma curva realmente é uma arte, e eles estão lá porque são os melhores, os eleitos, afina classe dos melhores pilotos de monopostos do mundo. alguns são Ases, outros medianos e alguns básicões..
O primeiro X da questão estão nestas abomináveis asas móveis e Kers que habilitam os fatidicos 10 Km /hora a mais para o carro que vem atras..
E então finalmente após entrar na curva seguindo-se a freada. segue o re-tracionamento, onde o piloto além de estar sujeito a forças G deve manter o giro com com pericia para não rodar pecando pelo exagero.. ou perder velocidade pecando por falta na retomada da aceleração, antigamente realizada pela famosa manobra realizada nos pedais chamada de “punta taco”..
E justamente aí está o segundo X da questão.. o controle de tração, que tirou este diferencial entre os grandes pilotos e os cabeças de bagre , a habilidade dos pés do piloto, Hoje ultrajantemente surrupiado pelo controle de tração, o computador oniciente que doma o “touro bravio” mascarando os pilotos excelentes dos medianos…
Logo minha tese.. abolir tudo asa, tração, e incluir embreagem e cambio manual na piso do cockpit, pneu único um para seco, outro para chuva e um terceiro para diluvios de Noé, monomarca em ata para para sempre, iguais para todos, com largura maior, para uma melhor aderencia e segurança nas manobras e dos pilotos, e com certeza teríamos ultrapassagens dentro das curvar incríveis como no passado. .
E aí com certeza independente se os circuitos são travados ou não, teremos de volta batalhas épicas como as dos vídeos abaixoque muitos aqui já estão carecas de assistir.. mais de repente não relevaram o porque de duelos assim terem literalmente desaparecido do menu das corridas de F1 atuais.
Só assim teríamos de volta a emoção viciante de assistir colados na sofá as corridas.. porque temos sim uma boa safra de excelentes pilotos, não muitos. mas que não podem mostrar o que sabem, e são obrigados a se valerem dos artifícios eletronicos..
Citando a musica como exemplo coincidente, foi como aquele famoso show da Britney Spears no Brasil onde o publico percebeu que a Britney dublava.. e as vaias rolaram soltas naquela noite a dentro…
esta na hora da gente vaiar e ladrar também pelo espetáculo.. que ultimamente, e a julgar pela grita por aqui.. está indo de mal a pior..
Apenas para aqueles que testemunharam coisas assim do passado..
Valeu amigo.. e claro é apenas a opinião pessoal de alguem que adora a formula 1 de verdade e se sente literalmente enganado pelos Mosley da vida..
Vi um site a pouco tempo atrás sobre uma petição para recuperar o antigo traçado, o que tecnicamente é possivel. Mas infelizmente o automobilismo no Brasil não é levado a sério. Uma pena eu não ter conhecido esse circuito, que se hoje ainda fosse assim, seria disparado o melhor da fórmula 1.
Chico Camargo
13 anos atrás
Mataram a curvas 1, 2, 3, ferradura, sol para fazer esta porcaria de S no final da reta do box.
só a ferradura, sol e sargento, já que o laranja está lá, o resto continua no lugar.
Chico Camargo
13 anos atrás
Não é saudosismo, é pura constatação: a pista/traçado antiga era muito melhor,mais bonita, desafiadora. Os pilotos amavam acelerar em Interlagos. Interlagos era lendária para pilotos lendários e por sua história,tradição e passado semantém até hoje no calendário. A pista atual embora ainda tenha alguns atrativos não é mais considerada obrigatória no circuito.
Até quando teremos F1 em Interlagos?
Eduardo - SP
13 anos atrás
O autódromo era demais. Além disso, gosto muito de ver essas largadas nos gps antigos. Era uma bagunça minimamente organizada. Alguém sabe dizer quando passou a se tornar mais rígido o controle de largada, impedindo, por exemplo, o piloto queimar?
tem uma musica que diz: a saudade mata a gente morena…..
nesse caso é a saudades mata a gente velho e glorioso interlagos.
só quem andou aí sabe o que era legal, lembrei os tempos de opala com disco a tambor na traseira, um sufoco brecar na 3, (tinha que bombar o freio com o pé esquerdo na placa dos 300 metros).
poderiam até fazer o que fizeram, mas deveriam ter mantido o original para as provas nacionais.
quem vai gostar deste video é o rum, baby, rum, é, exatamente o que ele pede nos post, (eu tambem), nessa época a formula um era mais emocionante, ( o mais ruim matava o pai e a mãe para entrar em baile de orfão).
bonitas essas ligier, o copersucar do emerson, a willians que era patrocinada pela familia do bin laden.
curva 1 e 2, poucos a faziam de pé em baixo.
ver os carros sem controle de tração derrapando nas 4 rodas é demais para quem não conheceu esse tempo.
o anel extgerno ainda pode ser utilisado, quanto ao resto, com um pouco de boa vontade acho que dá para salvar, o problema é que o tio bernie nunca deixaria, enquanto a f 1 ai estiver não haverá a volta, tambem tem o caso do investimento que a nossa “gloriosa” cba nunca iria fazer, pois enquanto o caixa dessa instiuição for de pano nunca haverá verbas para nada.
obrfigado flavio e quem postou o video.
matei a saudades.
Paulo
13 anos atrás
se alguém tiver o email do Tilke, manda para ele…
Helton Fernandes
13 anos atrás
Flávio,
Até que ano vai o atual contrato da F1 com Interlagos?
Considerando a hipótese de só haver um brasileiro na F1 em 2012, o massa, e nenhum em 2013, existe a possibilidade do Brasil ficar sem corridas???
Sergio Pires
13 anos atrás
Eu estava nessas corridas.. Na de 79, vitória do Laffite, com dobradinha da Ligier, e 80, primeira vitória do Arnoux, ambas no setor “B”, que nem sei se existe mais. LIndo, o melhor autódromo do mundo. Saudades.
Carlão
13 anos atrás
Gomes, só corrigindo : Bonitos, eram os carros. O Circuito era MARAVILHOSO. Os caras deviam adorar correr em uma pista de verdade. A Ferradura, melhor que a Karussel (Nurburgring); as curvas 1 e 2, eram pros corajosos que a faziam com pé embaixo, isso sem citar a curva do Sol e a antiga Junção. Tilke poderia aprender alguma coisa vendo esse vídeo ai…
carlão, na freada da ferradura havia uma depressão que chamavámos de gela saco, gelava mesmo cara.
Fernando Monteiro
13 anos atrás
Sem querer desmerecer os pilotos de hoje, mas correr naquelas baratas feitas de duro aluminio e com um tanque em volta cheio de gasolina fazendo a grande curva depois da reta dos boxes pegando o retão a 340 Km/h não era para qualquer um não. Vejam o nipe de pilotos: Villeneuve, Pironi, Jaboullie, Scheckter, Fittipaldi, Hunt, Laffite, Depailler, Reutemman, Andretti,… puxa vida que saudade quando começa uma temporada daquelas, que saudades do meu tempo de jovem.
Abraço a a todos
duraluminio e honey comb, que era uma éspecie de colmeia de aluminio, (semelhante a uma colmeia de abelhas), recheada de uam resina para dar resistência e levesa ao conjunto, mudança de marchas manual na alavanca, cambio seco, (não tinha sincronizadores), quem escolhia a relação de marchas era o piloto e o engenheiro, e não um computador, eletrônica embarcada, só o essencial, embreagem super dura, direção mecanica.
ox pneus tinham que durar a corrida inteira, (depois o piquet inventou um tal de pit stop para a categoria),
o cara tinha que ser bom para pílotar, mesmo que fosse o último carro do grid.
Anarquista
13 anos atrás
Que saudade…
felipe
13 anos atrás
bonito? bonito sou eu, esse circuito ai era um tesão.
será q é possivel reformar e fazer algo parecido?
Rodrigo
13 anos atrás
Fui ao show do Eric Clapton no HSBC Arena, que foi construído em cima da reta dos boxes. Que dor no coração ver aquilo daquele jeito…
hendrix
13 anos atrás
impressionante como pessoas e carros ficam a disposição nas areas de escape
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
Esse circuito era absolutamente fantástico! As cruvas 1, 2, 3, 4, ferradura, Sol, laranja… Todas absolutamente desafiadoras.
Hoje o Tilke faz circuitos copiando curvas e retas e juntando e ganha bilhões com isso. Falem sério!
A F1 para os brasileiros está agonizando!
Acordem Rede Globo, Federações, Montadoras e fornecedores, políticos honestos!
Retornar Interlagos ao circuito original pode ser a redenção do automobilismo brasileiro!
Vocês estão esperando o Brasil ficar fóra da F1?
Bela pista, tinha Sargento, retão, 1e 2, ferradura, curva do sol, do lago. Uma pena mesmo.
Mexendo no voce tubo encontrei isso aqui http://www.youtube.com/watch?v=3BD3xhX0TcE.
A corrida na integra de Monaco em 1984 que quase o Ayrton teve sua primeira vitória de Tolleman.
Pude apreciar a tocada de outro Alemão “fera” um tal de Stefan Bellof que era ainda mais rápido do que Senna, fiquei entristecido por saber do tremendo talento e morrer no ano seguinte, foi considerado o 35 maior piloto da história sem ganhar um unico GP ou disputar um Campeonato Inteiro.
Seria muito interessante ver este cara nas pistas junto com Prost e Senna, talvez ele tivesse tirado alguns títulos dos dois.
Comentários a respeito desta corrida davam conta que os motores aspirados davam vantagem para os pilotos na pista molhada de Mônaco, por isso as grandes corridas de Senna e Bellof, até que ponto isto e verdade e por que?
E ver novamente o Nigel Mansell disparar na frente e aprontar as dele matou um pouco das saudades tambem.
Não sei se percebi direito, mas, esses caras vinham lá da junção acelerando e só freavam no final da reta oposta? Como a maioria, também acho esse traçado fantástico. entretanto, a tecnologia chegou com muita coisa boa, maior segurança e talvez o preço disso seja essa perda de emoção nas corridas. Acho que o atual circuito de Interlagos ainda desafiador e também muito ultrapassado. ´W possível encontrar uma forma de melhorá-lo.
Sensacional!!! Chegam a ser risíveis as trocas de pneus, quando comparadas às atuais! E as condições de segurança? Bicões por todos os lados, se um carro entrar correr o risco de fazer um “strike” em todo mundo! Tempos heróicos!
legal esta prova de Monza 78.. vejam em que cockpitt de que carro o Piquet está sentado.. incrivel este vídeo também..
http://www.youtube.com/watch?v=NHAemcc7d4k
Fuii
Em tempo.. é interessante perceber as diferenças com a formula 1 daquela época e a de hoje.. a partir do time 9:57 Andretti inicia o ataque a Villeneuve na reta que antecede a parabólica, mais a frente o tenta emparelhar na reta de chegada e consegue.. mas Villeneuve audacioso como era compra a briga até a chegada da chicane na lealdade sem fechar o oponente e não deixa nenhuma chance para Andretti mais técnico de ultrapassá-lo “naquele instante”.. retardando a freada segurando no braço aquele barata que tinha material ali para fazer dois F1 de hoje na coragem na habilidade, o lotus que era muito mais rápido que sua Ferrari No12
Já se fosse hoje.. rsrsrrs com certeza o locutor diria -“Andretti já pode abrir a asa… abriu!! agora não tem mais como segurar” e com certeza passaria mesmo logo esta nova era de ultrapassagens com asa móvel e Kers acabaram virando um óbvio até para locutores e telespectadores, abril passou.. e são nestes detalhes que o show muda de visual, se torna monónoto, previsível com poucos momentos de emoção. parece até menos agressivo mesmo com a incrivel velocidade dos bólidos de hoje
O que destaco é que mesmo sendo vídeos antigos, não precisei assistir muito para me contagiar com a competitividade, a agressividade, e por incrível que pareça eram carros muito mais lentos que os F1 de hoje.. Mas a agressividade dos antigos sem cambio automático etc.. é de encher os olhos pela a dinâmica visual das corridas daquela época em relação a dinâmica atual.
Saudosismos a parte… pondero de maneira racional em relação aos dias de hoje que não seria necessário radicalizar muito para obter esta mesma dinâmica hoje em dia, e ter aquela agressividade no corpo a corpo que hoje é totalmente fake.. de plastico..
1- introduzir Cambio manual com alavanca e embreagem no pedal
2- Abolir Kers e Asa móvel e controle de tração.
Tais atitudes propiciariam aos pilotos de hoje a oportunidade de se valerem de suas principais armas naturais: talento, habilidade, raça e coragem.
E então, ficaríamos novamente colados ao tubo dos catódicos.. Plasmas e LCD’s de hoje como zumbis mortos vivos… babando nas ultrapassagens, com a barata derrapando “nas quatro”dominada no braço nas entradas de curvanods divertiríamos quando o piloto errase uma marcha cedendo a ultrapassagem impotente diante da falha humana óbvia, sem por a culpa na eletronica..Aí seria possivel diver Fulano é um Ás e ciclano é um “Porr.. Rala”
Simples assim!
Este sim é o meu sonho de consumo pessoal..
Será que tem jeito Mr Mosley? Será que tem jeito Mr Bernie?
Quebra essa para a gente vai.. a adrenalina será nossa, e audiência mundial será toda de vcs.
Fuiiiiiiii
Alguem já reparou que o Emerson levanta o braço direito várias vezes a partir do time 7:00 deste vídeo quando estava em 4o lugar?
Só feras no grid!
Flavio Gomes, pode até ser uma pergunta utópica e sonhadora, mas existe algum projeto ou pelo menos discusões a respeito da restauração e reativação do traçado antigo de Interlagos ?
Máááázzzzz que “deferença” vivente! Oigalê! Manda este video pra aquele tedesco doido, o tal de Tilke! Isto é que eram “carreras” no templo. Pena que mutilaram tudo…
MARAVILHOSO!!!!!! INTERLAGOS antigo é muito melhor que os “Tilkódromos” de hj em dia!!!!
Um bando de velhos, vivendo do passado…fórmula 1 não é esporte, não tem competição, não tem brilho….acordem.
Se me permite a correção caro amigo Carlos..
O termo adequado não é “Vivendo do passado” mas sim “Vivemos no passado” .. e agora sofremos com esta merda de presente gerando inglóriamente toda esta tecnologia burra e estes pseudo kartódromos do circo que transformaram a rainha dos monopostos nesta merda sonolenta, abre asa fecha asa.. e ai a galera diz noooooossa o cara pilota muito rsrsrsrsr
Mas se vc gosta.. tudo bem sempre respeitarei a tua opinião:
Remela e…. Fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
Emerson era fantástico! Na 2ª volta, já tinha pulado de 10º pra 5º, correndo com sua Fittipaldi de fabricação caseira.
Depois o povo vem com má vontade quando meto o pau no finado que [e o responsável pelo estupro da pista antiga. Mas ele era Deus né? Quem ousaria ir contra o que decidia? Das 3 opções escolheu a pior mas que eternizava sua logo marca. E pensar que nunca correu ali. HOje, houvesse boa vontade daria para recuperar uns 75% da pista antiga, sem grandes complicômetros. O diabo é que se o caboclo se perder na 3 vai parar no quinto andar do Cingapura….Quem viu, viu, quem não viu, babe no tube. ô tristeza, né não Cerega???
regi. o,falecido como voce disse, não teve nada a ver com a mutiliação de interlagos, se informe melhor, o maximo que ele opinou foi na construção do S que eleva o seu nome, o projeto previa a construção de uma curva que começava na 1 e ligava na reta oposta,
a mutilação se deu por imposição do todo poderoso bernie eclestone dono do evento com a alegação de ele ser comprido de mais para a f 1, e foi feita na gestão de luiza erundina do PT.
parem de atribuir malfeitos a quem nada teve de culpa.
espero, pela enesima vez ter esclarecido a polêmica. não gostava do cara, dseixa ele em paz, não comente o que não sabe. detalhe, não sou viuva como voces dizem, mas não tolero falsidades como essa.
– Cada imbecil que a gnt encontra pela internet né galileu.
Sem polemizar Galileu, mas seria bom se vc conversasse também com quem estava dentro e foi chamado a opinar quando se discutia o que era melhor para atender ao que o tio Bernie exigia, ou seja a diminuição do traçado. Ocorre que eram 3 alternativas e foi escolhida a PIOR e teve o ‘dedo’ dele na escolha. Fosse hj, a opção teria restrições ambientais pois ali tem uma mina d’água que provoca o riozinho sempre que chove um tantinho. .
Criam-se fatos, ficam as versões; vc com a sua e eu com a minha, estribada em gente que merece (muito) crédito. De qualquer forma, estupro realizado, conserto impossível. Assim também no Rio como o Seabra bem destacou. De fato, nunca fui muito com a cara do finado, mas sempre reconheci o incrível talento que tinha.
A Formula 1 só voltava pra São Paulo, se houvesse a redução do traçado de Interlagos, isso era a condição número 1.
Além de Senna, Piquet também deu palpites no novo desenho.
O traçado antigo era fantástico, em 72 dei 8 voltas numa prova de estreantes e novatos, prova do Centauro M. C. com uma Yamaha 350cc.
Quase caí na curva do Sol, fui parar do acostamento externo, mas conseguí voltar.
Boas lembranças !
O Brasil tinha 2 circuiutos internacionais de alto nivel, entre os melhores do mundo: (i) Interlagos com seu traçado excepcional, inigualvel, com curvas de todos os tipos, subidas e descidas, uma pista que separava os homens dos meninos. (ii) e Jacarepaguá, traçado nao tao impressionante, pista plana, mas era um belo complexo automobilisco, bons boxes, boas areas de escape, comprimento adequado e curvas interessantes, como a Sul, a Norte, a Pace e o “cheirinho”. E ainda tinha Brasilia.
Hoje o que temos? Jacarepaguá destruido, Interlagos mutilado, Brasilia abandonado….o resto sao autodromos para uso local.
Triste, muito triste.
Antonio
Hoje não teria como ter a mesma extensão desse tempo, mas a curva 1 e 2 tinham que voltar!
elas estão lá assim com a 3 e o anel externo e a 4 que vai até a ferradura, dali en diante começa o drama.
Bons tempos que ano voltam mais. Quem esteve lá, e viu os caras desde a largada, fazendo a 1 e a 2 com o pé embaixo e embalado, ai sim teve uma idéia do que era a Formula 1 antigamente.
Sou grande fã da Formula 1 das antigas, principalmente da década de 80. Mas este vídeo serve, além de vermos o quão maravilhoso era o circuito de Interlagos, para comprovar como os esforços para dar mais equilíbrio a Formula 1 tem funcionado. Os carros andam muito mais próximos, certo que em duas semanas teremos muito mais ultrapassagens na corrida do Brasil do que neste distante GP Brasil de 1979. Os carros eram muito mais bonitos, mas acredito que a categoria está mais competitiva do que nunca. Não sou apegado as estatísticas, mas nunca antes na história desta categoria (hahaha…) houveram tantas ultrapassagens em uma só temporada. É um prazer relembrar os velhos e bons tempos, mas é importante brindar a geração atual.
ultrapassagens artificiais voce quiz dizer, com asa movel, kers, fica mais facil, se não der certo eles implantam injeção de nitro e vai por aí
naquela época quem frava mais tarde levava a curva, era na coragem, na raça, e saem controle de tração, escorregava, já era perdia tempo consertando.
Infelizmente a tecnologia chegou e não vai mais embora. Concordo apenas em partes quando dizem que as ultrapassagens são artificiais, afinal, todos tem Kers e Asas Móveis, e nem por isso todos se ultrapassam o tempo todo. O acerto do carro, o braço do piloto ainda é importante. Menos, é verdade, mas ainda importante. E na minha opinião, os circuitos são mais culpados do que os carros, afinal Spa, Monza e Interlagos ainda continuam dando grandes corridas. Frear dentro, na raça, com culhões e tudo é realmente o máximo, mas não tem como abrir mão da segurança, pelo menos não com a velocidade que os carros de hoje alcançam. Como disse no meu comentário acima, sou grande fã da Formula 1 das antigas, dos carros mais lindos já desenhados, pilotos que brigavam, fumavam, bebiam e ganhavam corridas no dia seguinte, mas esse tempo passou… E o que tem pra agora não é tão ruim, se dermos uma fuçada vamos ver corridas, principalmente da década de 90, que acabavam sem uma ultrapassagem sequer. Agradando ou não, as corridas estão melhores.
Amigo Jonas,
Concordo com você que o piloto tem que ter culhão e “sangue nos zóio” para frear o mais dentro da curva possível, esta é a feição do piloto de verdade, do fora de série, afinal vir embalado em uma reta a 300 por hora e frear dentro de uma curva realmente é uma arte, e eles estão lá porque são os melhores, os eleitos, afina classe dos melhores pilotos de monopostos do mundo. alguns são Ases, outros medianos e alguns básicões..
O primeiro X da questão estão nestas abomináveis asas móveis e Kers que habilitam os fatidicos 10 Km /hora a mais para o carro que vem atras..
E então finalmente após entrar na curva seguindo-se a freada. segue o re-tracionamento, onde o piloto além de estar sujeito a forças G deve manter o giro com com pericia para não rodar pecando pelo exagero.. ou perder velocidade pecando por falta na retomada da aceleração, antigamente realizada pela famosa manobra realizada nos pedais chamada de “punta taco”..
http://www.youtube.com/watch?v=qdWSyrqEnE4
E justamente aí está o segundo X da questão.. o controle de tração, que tirou este diferencial entre os grandes pilotos e os cabeças de bagre , a habilidade dos pés do piloto, Hoje ultrajantemente surrupiado pelo controle de tração, o computador oniciente que doma o “touro bravio” mascarando os pilotos excelentes dos medianos…
Logo minha tese.. abolir tudo asa, tração, e incluir embreagem e cambio manual na piso do cockpit, pneu único um para seco, outro para chuva e um terceiro para diluvios de Noé, monomarca em ata para para sempre, iguais para todos, com largura maior, para uma melhor aderencia e segurança nas manobras e dos pilotos, e com certeza teríamos ultrapassagens dentro das curvar incríveis como no passado. .
E aí com certeza independente se os circuitos são travados ou não, teremos de volta batalhas épicas como as dos vídeos abaixoque muitos aqui já estão carecas de assistir.. mais de repente não relevaram o porque de duelos assim terem literalmente desaparecido do menu das corridas de F1 atuais.
http://www.youtube.com/watch?v=kl2tIFxSEGA
http://www.youtube.com/watch?v=YR9fRJFZ6Ps
Só assim teríamos de volta a emoção viciante de assistir colados na sofá as corridas.. porque temos sim uma boa safra de excelentes pilotos, não muitos. mas que não podem mostrar o que sabem, e são obrigados a se valerem dos artifícios eletronicos..
Citando a musica como exemplo coincidente, foi como aquele famoso show da Britney Spears no Brasil onde o publico percebeu que a Britney dublava.. e as vaias rolaram soltas naquela noite a dentro…
esta na hora da gente vaiar e ladrar também pelo espetáculo.. que ultimamente, e a julgar pela grita por aqui.. está indo de mal a pior..
Apenas para aqueles que testemunharam coisas assim do passado..
Valeu amigo.. e claro é apenas a opinião pessoal de alguem que adora a formula 1 de verdade e se sente literalmente enganado pelos Mosley da vida..
Valeuuuuuu
Era enorme isso sim!!!
parodiando paulo silvino: ah como era grande….
Vi um site a pouco tempo atrás sobre uma petição para recuperar o antigo traçado, o que tecnicamente é possivel. Mas infelizmente o automobilismo no Brasil não é levado a sério. Uma pena eu não ter conhecido esse circuito, que se hoje ainda fosse assim, seria disparado o melhor da fórmula 1.
Mataram a curvas 1, 2, 3, ferradura, sol para fazer esta porcaria de S no final da reta do box.
só a ferradura, sol e sargento, já que o laranja está lá, o resto continua no lugar.
Não é saudosismo, é pura constatação: a pista/traçado antiga era muito melhor,mais bonita, desafiadora. Os pilotos amavam acelerar em Interlagos. Interlagos era lendária para pilotos lendários e por sua história,tradição e passado semantém até hoje no calendário. A pista atual embora ainda tenha alguns atrativos não é mais considerada obrigatória no circuito.
Até quando teremos F1 em Interlagos?
O autódromo era demais. Além disso, gosto muito de ver essas largadas nos gps antigos. Era uma bagunça minimamente organizada. Alguém sabe dizer quando passou a se tornar mais rígido o controle de largada, impedindo, por exemplo, o piloto queimar?
Acho que foi em 1996.
Amputaram Interlagos! Uma pena o que fizeram com a pista.
O que eu gostei mesmo foi do troféu deste ano. Vai ser difícil de baterem no troféu do Brasil. Para mim, o mais bonito até hoje: http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2011/11/com-rocha-do-pre-sal-trofeu-do-gp-do-brasil-e-revelado-nesta-segunda.html
tem uma musica que diz: a saudade mata a gente morena…..
nesse caso é a saudades mata a gente velho e glorioso interlagos.
só quem andou aí sabe o que era legal, lembrei os tempos de opala com disco a tambor na traseira, um sufoco brecar na 3, (tinha que bombar o freio com o pé esquerdo na placa dos 300 metros).
poderiam até fazer o que fizeram, mas deveriam ter mantido o original para as provas nacionais.
quem vai gostar deste video é o rum, baby, rum, é, exatamente o que ele pede nos post, (eu tambem), nessa época a formula um era mais emocionante, ( o mais ruim matava o pai e a mãe para entrar em baile de orfão).
bonitas essas ligier, o copersucar do emerson, a willians que era patrocinada pela familia do bin laden.
curva 1 e 2, poucos a faziam de pé em baixo.
ver os carros sem controle de tração derrapando nas 4 rodas é demais para quem não conheceu esse tempo.
o anel extgerno ainda pode ser utilisado, quanto ao resto, com um pouco de boa vontade acho que dá para salvar, o problema é que o tio bernie nunca deixaria, enquanto a f 1 ai estiver não haverá a volta, tambem tem o caso do investimento que a nossa “gloriosa” cba nunca iria fazer, pois enquanto o caixa dessa instiuição for de pano nunca haverá verbas para nada.
obrfigado flavio e quem postou o video.
matei a saudades.
se alguém tiver o email do Tilke, manda para ele…
Flávio,
Até que ano vai o atual contrato da F1 com Interlagos?
Considerando a hipótese de só haver um brasileiro na F1 em 2012, o massa, e nenhum em 2013, existe a possibilidade do Brasil ficar sem corridas???
Eu estava nessas corridas.. Na de 79, vitória do Laffite, com dobradinha da Ligier, e 80, primeira vitória do Arnoux, ambas no setor “B”, que nem sei se existe mais. LIndo, o melhor autódromo do mundo. Saudades.
Gomes, só corrigindo : Bonitos, eram os carros. O Circuito era MARAVILHOSO. Os caras deviam adorar correr em uma pista de verdade. A Ferradura, melhor que a Karussel (Nurburgring); as curvas 1 e 2, eram pros corajosos que a faziam com pé embaixo, isso sem citar a curva do Sol e a antiga Junção. Tilke poderia aprender alguma coisa vendo esse vídeo ai…
carlão, na freada da ferradura havia uma depressão que chamavámos de gela saco, gelava mesmo cara.
Sem querer desmerecer os pilotos de hoje, mas correr naquelas baratas feitas de duro aluminio e com um tanque em volta cheio de gasolina fazendo a grande curva depois da reta dos boxes pegando o retão a 340 Km/h não era para qualquer um não. Vejam o nipe de pilotos: Villeneuve, Pironi, Jaboullie, Scheckter, Fittipaldi, Hunt, Laffite, Depailler, Reutemman, Andretti,… puxa vida que saudade quando começa uma temporada daquelas, que saudades do meu tempo de jovem.
Abraço a a todos
duraluminio e honey comb, que era uma éspecie de colmeia de aluminio, (semelhante a uma colmeia de abelhas), recheada de uam resina para dar resistência e levesa ao conjunto, mudança de marchas manual na alavanca, cambio seco, (não tinha sincronizadores), quem escolhia a relação de marchas era o piloto e o engenheiro, e não um computador, eletrônica embarcada, só o essencial, embreagem super dura, direção mecanica.
ox pneus tinham que durar a corrida inteira, (depois o piquet inventou um tal de pit stop para a categoria),
o cara tinha que ser bom para pílotar, mesmo que fosse o último carro do grid.
Que saudade…
bonito? bonito sou eu, esse circuito ai era um tesão.
será q é possivel reformar e fazer algo parecido?
Fui ao show do Eric Clapton no HSBC Arena, que foi construído em cima da reta dos boxes. Que dor no coração ver aquilo daquele jeito…
impressionante como pessoas e carros ficam a disposição nas areas de escape