Até os 727s do Flight Simulator são mais bem-feitos, mas…viva o Boeing 727!
Bruno Abila
12 anos atrás
Nem Deus faz um pouso desse hehehehe. Fake, Flavio!
Gastão
12 anos atrás
CALMA GENTE!! É SÓ UM VIRAL DA NISSAN
Cristiano
12 anos atrás
engraçado como um vídeo Fake gera tanta discussão……
há uns dois anos, ou até mesmo em 2010 um foi transmitido ao vivo o pouso do piloto americano (acho) com o trem de pouso dianteiro quebrado (estava de lado).
nesse ano um piloto iraniano pousou em Teerã sem o trem dianteiro.
O cara pousou um Airbus A320 da Jet Blue (USA) e o piloto era estadunidense.
Henrique
12 anos atrás
Não entendo tantos comentários acusando o vídeo de fake e explicando que os flaps isso, a velocidade aqui, o impacto aquilo outro…
É óbvio que o vídeo é uma montagem po! É completamente absurdo e dá para notar pelo estilo do vídeo que não é para levar a sério.
Acho que os caras da Nissan quiseram fazer uma coisa do estilo “Chuck Norris Facts” para a Frontier.
É tudo uma brincadeira, ficou legal, engraçado, criativo.
Enfim… relaxa ai galera!!
Trata-se de um comercial da Nissan. A velocidade de aterrisagem de um 727 é de aproximadamente 140 nós, ou 260 km/h. Portanto, além de incrível velocidade final, a picape teria que ter grande capacidade de aceleração, já que surge abruptamente da lateral da pista e rapidamente equipara a velocidade do avião. Por último, a caçamba dessa Nissan aguenta 700kg de carga. Ou seja, o anúncio é totalmente inverossímil.
Eis um vídeo interessante de um piloto iraniano que aterrisou um 727 sem o trem de pouso dianteiro…
concordo. mas 140 kts geralmente é a velocidade de cruzamento da cabeceira (VREF) o pouso em si ocorre a velocidades menores. tudo depende dos outros fatores…
logisticamente falando é melhor bater o nariz no chão do que arriscar uma tragédia ainda maior porque um cara quis dar uma de herói com seu potente 4×4. o conjunto inteiro do trem de pouso do B727 pesa sozinho mais do que o utilitário da
Nisan
ags
12 anos atrás
FG. Boas tardes…………. Bom..vamos analisar……….a aeronave com apenas 35 % de combustivel…….reparem que os flaps….estão travados..parecendo uma codorna protegendo os filhotes… fake.. pode…pode muito bem.. a pick up..deu apenas uma fritada,no soco do bichano..fake..pode ser…mas……….. bem que se fosse um plane de fibra…ela a pick up aguentava.e bem…………… pelo fake..nota.8,5… pelo resto..nota c………bingo..
o B787 é feito com mais de 50% de composite (“materiais misturados” na aviação) e pesa mais que o B727.
o Cirrus é feito de fibra mas pesa mais que o 4×4 da Nisan, mas o trem de pouso é fixo…
o material não é o fator final nessas horas e sim o peso e velocidade. aliás o grande problema dos materiais composite é que não suportam porradas enormes sem se despedaçarem por inteiro. por isso que as longarinas são feitas de metal e geralmente são inteiriças…
o Flaps são do tipo Flowler e é perfeitamente normal estarem travados, aliás tem de estar travados, qualquer avião de asa enflechada precisa dos Flaps tipo flowler, se não estiverem travados aí sim é que existe o problema, principalmente de assimetria de flap…
35% é muito para uma situação dessas, o normal é vir com 15% ou menos de combustível, o suficiente para uma eventual arremetida e olhe lá, quanto mais leve menor a VAPP e VREF, e quanto menores forem esses valores menor o regime de N1 ou EPR e quanto menores forem esses valores menor vai ser o EGT ou TIT e menor vai ser o risco de incêndio ou explosão…
o vídeo é legal mas é iverossímil, um jato que pesa mais que o B737, que foi criado antes do B737 e portanto tem uma estrutura mais dura não seria tão gentil com o Nisan, mesmo um B727 “retrofitado” ainda é um B727 original, o 4×4 deveria ter a suspensão afundada no chão…
Eu. Trabalho na aviação, mas se ler o texto com calma, dá pra entender. Bem explicado.
William
12 anos atrás
A pick-up teria de alcançar 230km/h e aguentar pelo menos 30ton na caçamba.
Completamente fake.
Mas, bem feito
ac
12 anos atrás
Imagem do flight simulator com rendering muito ruim.
Smirkoff
12 anos atrás
Está na cara que é uma propaganda bem sem-vergonha da Nissan. E inspirada naquele velho episódio de “Thunderbirds” em que salvam um supersônico, o “Fireflash”, usando uns carrinhos pra substituir os trens de aterrissagem.
Fazem com o adobe premiére.
A sitauação é tão absurda que a Frontier nem mesmo alcança a velocidade do avião em pouso, depois, que os pneus da frontier não são feitos para altas velocidades e ainda, o pior, a frontier não aguenta o peso do nariz do avião.
O que me intriga é com que objetivo as pessoas fazem esse tipo de coisa.
ChristianS
12 anos atrás
Viral da Nissan
José Morelli
12 anos atrás
Se ocorresse de verdade, a suspensão traseira da caminhonete arrebentava na hora e a parte de trás seria esmagada com tantas toneladas exercendo pressão…mas bem bolado…observando com atenção, em todas as tomadas dá pra notar que o avião é totalmente reproduzido por computador. As tomadas do carro são verdadeiras, e aí com edição eles juntaram as duas partes. Na hora que o avião assenta o trem de pouso na caçamba do veículo, o piloto da caminhonete dá uma “sambada” com o carro pra simular que um grande peso acabou de se apoiar ali em alta velocidade. Bem bolado, bem bolado….
Pela naturalidade dos depoimentos está na cara que é cascata……Um duble e um piloto de avião experiente fariam a cena depois de algum treinamento……Mas de ter ocorrido como salvamento é cascata da grossa
Ricardo Bigliazzi
12 anos atrás
Tipica noticia do Jornal Sensacionalista… rs rs rs. (que por sinal é muito bom).
Deve ser comercial da Nissan Frontier.
Um belo trabalho de computação grafica.
Imperador
EduRSR
12 anos atrás
A velocidade de pouso mais baixa deste avião ao nível do mar e vazio é de 104 nós, ou seja, uns 193 km/h… é engraçado e interessante, mas totalmente inverossímil…
em uma situação real o pouso poderia ser feito no STALL máximo do B727, que vazio é de menos de 100Kts, no vídeo o “jorjão” está estabilizado, se estivesse próximo ao STALL não estaria estável, deve-se levar em consideração que aviões de asa baixa tem um efeito solo mais duradouro e o pouso é mais macio.
mas logisticamente falando é prejuízo. melhor pousar e bater o nariz do que destruir o nariz e a caminhonete. o seguro da Nisan não vai pagar por atropelamento causado por Boeing 727…
sergio
12 anos atrás
Muito fake….Quando o trem de pouso toca a pick-up, onde está a sombra da Nissan?
Mais um absurdo: um avião que pesa toneladas,pousado sobre a caçamba de um utilitário, e a suspenção lá,normalzinha…Era pra ter afundado a pickup no chão….
E finalmente, o dono dando entrevista em frente à pickup e nenhum arranhão na caçamba..
Rodrigo Mota
12 anos atrás
dependendo do avião isso é tecnicamente possível…
não no caso do B727 aí do vídeo. mas se fosse uma aeronave menor como um turbo-hélice do porte do ATR-72 ou semelhante seria sim possível.
claro que independente do caso o 4X4 também seria danificado pelo impacto do trem de pouso dianteiro na carroceria da caminhonete, uma velocidade de aproximação do ATR/DASH-8 gira em torno de 80 a 100 KTS dependendo do peso, em uma emergência essa velocidade pode ser reduzida até a 75 KTS um pouco antes do flare para permitir que a caminhonete sobreviva a porrada.
existe um porém que deve ser levado em consideração…
se o pouso for feito sem a caminhonete a aeronave vai parar mais rápido por causa do atrito da fuselagem com a pista, a remoção da aeronave não demoraria tanto quanto se imagina e no caso dos EUA o aeroporto tem muitas pistas (e eu sei bem disso, voei nos EUA), pode-se fechar a pista afetada mas não necessariamente interditar o aeroporto, embora as operações fiquem mais lentas…
agora o grande problema é que se o pouso for feito com a ajuda da caminhonete o grande risco é que o 4X4 não consiga manter o controle direcional com o peso extra (que não será pouco) concentrado na suspensão traseira, a sintonia entre os Pilotos (que não vão estar enxergando o motorista da caminhonete) e o próprio motorista dele ser muito boa, a tendência é que os Aviadores direcionem o avião para o sentido oposto ao da guinada enquanto o motorista vai tentar acompanhar essa guinada. se a frenagem do Avião for muito antecipada o 4X4 pode “perder” o avião, se for muito tardia pode não haver pista suficiente, não se pode confiar um peso de no mínimo 10 toneladas (por baixo) a um sistema de freio projetado para um carro de 3 toneladas, o freio deve ser feito pelo Avião…
tipos de pouso como estes até existem nos EUA, mas são feitos com aviões menores, com no máximo 15/18 assentos (Beechcraft 1900 D ou E) que embora pesados e velozes tem asa baixa e um peso que não vai estuprar muito a suspensão da caminhonete…
o do vídeo seria “realizável” sim mas certamente a caminhonete seria tão ou mais danificada que o Avião. agora motivos para este vídeo ser fake:
1) não existem muitos B727 Winglet para passageiros nos EUA, os que existem pertencem a CIAs bem conhecidas nos EUA…
2) a pintura e layout classificam um B727 executivo, mas em poucos segundos da pra notar que é um B727 para passageiros…
3) o flare é feito com uso de spoilers, em uma situação real isso faria o avião ser jogado no chão e destruiria a caminhonete…
Bela explicação! Realmente acredito que com uma aeronave semelhante ao ATR72 seria possível.
O que me chamou MUITA atenção foi o uso dos spoilers no flare, como você citou. Muito fake. Mas eu ri haha.
o grande macete dos turbo-hélices é que como são feitos para pousarem curto podem vir a velocidades menores, não adianta você ser leve se a velocidade for alta, a porrada vai ser igual. além disso no caso do B727/Fokker-100/B717 que tem motores na causa não compensa fazer uma coisa dessas sem um real motivo, melhor pousar de barriga ou de nariz e consertar depois que o dano vai ser menor…
o que faz o vídeo ser fake é o seguinte. do ponto de vista do Aviador.
Eu pouso o Avião, não vejo o 4×4 na minha frente ANTES do pouso logo presumo que irei bate o nariz na pista, o nariz não bate no solo e o avião começa a guinar, eu presumo que o trem de pouso desceu mas não travou na tesoura o que eu faço?
eu posso frear o avião o mais forte possível para que a velocidade baixe e elimine o “shimmy”. o 4×4 da Nisan “perde” o avião e o jato bate o nariz no chão causando um estrago tanto no avião como na caminhonete. se a caminhonete não estivesse ali e eu soubesse disso eu alongaria a frenagem após o pouso, mas ocorreu uma suspeita então eu vou parar o avião o mais rápido possível pra evitar problemas.
OU
sem saber o que aconteceu de fato e com suspeita de que o trem de pouso não travou e eu estou veloz eu posso usar o freio diferencial ou até mesmo o reverso diferencial para tentar travar o trem dianteiro na tesoura. o problema é que o motorista do 4×4 não vai saber disso. as reações do B727 podem ser fortes e podem deslocar a caminhonete do lugar que pode perder o controle e pode atingir a asa do jato de Seattle, que vair perder o controle e aí vai causar um grande estrago.
ou ainda se o jato tenha algum combustível remanescente, o que sempre ocorre pode-se arremeter a partir daquele ponto e tentar um pouso final em algum outro ponto, aí o que vai acontecer é que o 4×4 vai decolar junto e depois vai cair feito um meteoro.
operações deste tipo são previstas em aeroportos nos EUA, mas são coisas absurdamente coordenadas, no vídeo o 4×4 interceptou o 727 de surpresa o que dá margem para interpretações. em uma situação real o 4×4 ficaria alinhado na pista muito antes do pouso, a aceleração da caminhonete seria gradual e os Pilotos do Avião e o motorista da caminhonete estariam falando diretamente um com o outro sem interferência…
um pequeno deslize de um dos dois e a tragédia será enorme…
Acho que não é não, eu devo ter visto esse video nos iutubi da vida. mas o video parece ter sido feito pela nissan pq o carro usado no episodio era um nissan frontier.
Rodrigo Fernandes
12 anos atrás
Faz me rir rsrss cada absurdo que aparece kkkk
Samuel
12 anos atrás
Tem cara de ser viral da Nissan
Luis Fernando Borro
12 anos atrás
Totalmente fake. basta saber que a velocidade de pouso de uma avião como aquele, pelo que pude ver um MD-11 da Boeing, gira perto dos 230KM/H. Nem com um super turbo a Frontier sairia da inercia até a velocidade do avião.
ia comprar um march da nissan, deois dessa vou desistir
prpaganda enganosa.
Danilo
12 anos atrás
Este é fake, mas lembro que há alguns anos aconteceu algo parecido, com um avião pequeno, acho que nos EUA.
O trem de pouso dianteiro não desceu completamente. Então um cara subiu na caçamba da picape (ou pelo teto solar do carro, não tenho certeza) e puxou o trem de pouso no braço antes do avião pousar. Imagino que tenha o vídeo no Youtube, o problema é saber como achá-lo. Procurei por “landing gear”, mas não está entre os primeiros resultados.
hahah Pelamor, Flavio… “deve ser mentira”? Ce gosta de provocar, hein?!
A cereja do bolo é a pickup dando aquela balançadinha na freada final, com sua ‘pequena’ carga. E olha que nem arriou nada. Divertidas essas propagandas que tiram um pouco de humor do absurdo.
Sergio
12 anos atrás
marketing viral da Nissan, bem bolado, mas é propaganda “disfarçada”
Renato
12 anos atrás
Fake é pouco! O trem de pouso dianteiro suporta algumas toneladas de carga, algumas vezes maior que a capacidade de carga da pick-up. Mas é divertido ver como o vídeo se espalha rapidamente!
CarlonePapa
12 anos atrás
Uma mentirinha bem contada pode até passar por verdade para muitos…
Boa.
o pessoal de Seattle não vai acreditar até o dia em que a Nisan pague por um teste real…
Victor
12 anos atrás
Isto e uma propaganda da pick-up truck aqui nos EUA.
Pablo
12 anos atrás
Baita Caô… Iria estourar a picape toda. Deve ser algum comercial
Maia
12 anos atrás
ósó, Gomes, confere: http://www.flyingheritage.com
Trata-se do site da coleção de aviões do Paul Allen, co-fundador (tem hí-fen?) da Microsoft (ou Pequenomole).
Recomendo especialmente a foto do POLIKARPOV U-2. De uma só vez junta um monte de coisa de que você gosta: Mãe Rússia, U-2, a pintura é quase uma homenagem à Portuguesa e com certeza uma das opções para a pintura do Meianov para 2012.
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
comercial da NISSAN FRONTIER
http://www.e-farsas.com/caminhonete-da-nissan-salva-aviao-de-acidente.html
Até os 727s do Flight Simulator são mais bem-feitos, mas…viva o Boeing 727!
Nem Deus faz um pouso desse hehehehe. Fake, Flavio!
CALMA GENTE!! É SÓ UM VIRAL DA NISSAN
engraçado como um vídeo Fake gera tanta discussão……
há uns dois anos, ou até mesmo em 2010 um foi transmitido ao vivo o pouso do piloto americano (acho) com o trem de pouso dianteiro quebrado (estava de lado).
nesse ano um piloto iraniano pousou em Teerã sem o trem dianteiro.
O cara pousou um Airbus A320 da Jet Blue (USA) e o piloto era estadunidense.
Não entendo tantos comentários acusando o vídeo de fake e explicando que os flaps isso, a velocidade aqui, o impacto aquilo outro…
É óbvio que o vídeo é uma montagem po! É completamente absurdo e dá para notar pelo estilo do vídeo que não é para levar a sério.
Acho que os caras da Nissan quiseram fazer uma coisa do estilo “Chuck Norris Facts” para a Frontier.
É tudo uma brincadeira, ficou legal, engraçado, criativo.
Enfim… relaxa ai galera!!
a nissas roubou a idéia desse curta aqui, na cara de pau!
http://www.youtube.com/watch?v=6CkSjE8xyYI
Trata-se de um comercial da Nissan. A velocidade de aterrisagem de um 727 é de aproximadamente 140 nós, ou 260 km/h. Portanto, além de incrível velocidade final, a picape teria que ter grande capacidade de aceleração, já que surge abruptamente da lateral da pista e rapidamente equipara a velocidade do avião. Por último, a caçamba dessa Nissan aguenta 700kg de carga. Ou seja, o anúncio é totalmente inverossímil.
Eis um vídeo interessante de um piloto iraniano que aterrisou um 727 sem o trem de pouso dianteiro…
http://www.youtube.com/watch?v=V_ddHSwhsRQ
concordo. mas 140 kts geralmente é a velocidade de cruzamento da cabeceira (VREF) o pouso em si ocorre a velocidades menores. tudo depende dos outros fatores…
logisticamente falando é melhor bater o nariz no chão do que arriscar uma tragédia ainda maior porque um cara quis dar uma de herói com seu potente 4×4. o conjunto inteiro do trem de pouso do B727 pesa sozinho mais do que o utilitário da
Nisan
FG. Boas tardes…………. Bom..vamos analisar……….a aeronave com apenas 35 % de combustivel…….reparem que os flaps….estão travados..parecendo uma codorna protegendo os filhotes… fake.. pode…pode muito bem.. a pick up..deu apenas uma fritada,no soco do bichano..fake..pode ser…mas……….. bem que se fosse um plane de fibra…ela a pick up aguentava.e bem…………… pelo fake..nota.8,5… pelo resto..nota c………bingo..
não adianta ser de fibra se o peso for elevado…
o B787 é feito com mais de 50% de composite (“materiais misturados” na aviação) e pesa mais que o B727.
o Cirrus é feito de fibra mas pesa mais que o 4×4 da Nisan, mas o trem de pouso é fixo…
o material não é o fator final nessas horas e sim o peso e velocidade. aliás o grande problema dos materiais composite é que não suportam porradas enormes sem se despedaçarem por inteiro. por isso que as longarinas são feitas de metal e geralmente são inteiriças…
o Flaps são do tipo Flowler e é perfeitamente normal estarem travados, aliás tem de estar travados, qualquer avião de asa enflechada precisa dos Flaps tipo flowler, se não estiverem travados aí sim é que existe o problema, principalmente de assimetria de flap…
35% é muito para uma situação dessas, o normal é vir com 15% ou menos de combustível, o suficiente para uma eventual arremetida e olhe lá, quanto mais leve menor a VAPP e VREF, e quanto menores forem esses valores menor o regime de N1 ou EPR e quanto menores forem esses valores menor vai ser o EGT ou TIT e menor vai ser o risco de incêndio ou explosão…
o vídeo é legal mas é iverossímil, um jato que pesa mais que o B737, que foi criado antes do B737 e portanto tem uma estrutura mais dura não seria tão gentil com o Nisan, mesmo um B727 “retrofitado” ainda é um B727 original, o 4×4 deveria ter a suspensão afundada no chão…
Flap “Fowler”.
hehehe. foi mal :)
alguém entendeu?
Eu. Trabalho na aviação, mas se ler o texto com calma, dá pra entender. Bem explicado.
A pick-up teria de alcançar 230km/h e aguentar pelo menos 30ton na caçamba.
Completamente fake.
Mas, bem feito
Imagem do flight simulator com rendering muito ruim.
Está na cara que é uma propaganda bem sem-vergonha da Nissan. E inspirada naquele velho episódio de “Thunderbirds” em que salvam um supersônico, o “Fireflash”, usando uns carrinhos pra substituir os trens de aterrissagem.
http://www.youtube.com/watch?v=ANLgWY6I9uk esse é real, e o cara tinha bolas, como diria o Hamilton!
Anac já regulamentou?
Não duvido nada uhahuahuahu
não esquenta não que vai sair na próxima RBAC XD, que provavelmente virá da inspiração do FAR/AIM da FAA
RBAC cápitulo “procedimento de pouso de emergência com patrão mão-de-vaca”
subparte “patrão tem 4X4 fodão”
parágrafo “filho do patrão é campeão do Xrace”
com adendo “se quebrar a caminhonete quem paga são os Pilotos”
kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Gostei dessa uhahuha
Fazem com o adobe premiére.
A sitauação é tão absurda que a Frontier nem mesmo alcança a velocidade do avião em pouso, depois, que os pneus da frontier não são feitos para altas velocidades e ainda, o pior, a frontier não aguenta o peso do nariz do avião.
O que me intriga é com que objetivo as pessoas fazem esse tipo de coisa.
Viral da Nissan
Se ocorresse de verdade, a suspensão traseira da caminhonete arrebentava na hora e a parte de trás seria esmagada com tantas toneladas exercendo pressão…mas bem bolado…observando com atenção, em todas as tomadas dá pra notar que o avião é totalmente reproduzido por computador. As tomadas do carro são verdadeiras, e aí com edição eles juntaram as duas partes. Na hora que o avião assenta o trem de pouso na caçamba do veículo, o piloto da caminhonete dá uma “sambada” com o carro pra simular que um grande peso acabou de se apoiar ali em alta velocidade. Bem bolado, bem bolado….
Porra! comercial da nissan claro!
É óbvio que isso é um viral da Nissan.
Tem cara de viral.
Um amigo me mandou a resposta, estou repassando
É apenas um comercial.
Fake, portanto…
Olhe aqui:
http://www.airliners.net/aviation-
forums/general_aviation/read.main/5278285/
Se servir para elucidar, ok
Abraços
Pela naturalidade dos depoimentos está na cara que é cascata……Um duble e um piloto de avião experiente fariam a cena depois de algum treinamento……Mas de ter ocorrido como salvamento é cascata da grossa
Tipica noticia do Jornal Sensacionalista… rs rs rs. (que por sinal é muito bom).
Deve ser comercial da Nissan Frontier.
Um belo trabalho de computação grafica.
Imperador
A velocidade de pouso mais baixa deste avião ao nível do mar e vazio é de 104 nós, ou seja, uns 193 km/h… é engraçado e interessante, mas totalmente inverossímil…
em uma situação real o pouso poderia ser feito no STALL máximo do B727, que vazio é de menos de 100Kts, no vídeo o “jorjão” está estabilizado, se estivesse próximo ao STALL não estaria estável, deve-se levar em consideração que aviões de asa baixa tem um efeito solo mais duradouro e o pouso é mais macio.
mas logisticamente falando é prejuízo. melhor pousar e bater o nariz do que destruir o nariz e a caminhonete. o seguro da Nisan não vai pagar por atropelamento causado por Boeing 727…
Muito fake….Quando o trem de pouso toca a pick-up, onde está a sombra da Nissan?
Mais um absurdo: um avião que pesa toneladas,pousado sobre a caçamba de um utilitário, e a suspenção lá,normalzinha…Era pra ter afundado a pickup no chão….
E finalmente, o dono dando entrevista em frente à pickup e nenhum arranhão na caçamba..
dependendo do avião isso é tecnicamente possível…
não no caso do B727 aí do vídeo. mas se fosse uma aeronave menor como um turbo-hélice do porte do ATR-72 ou semelhante seria sim possível.
claro que independente do caso o 4X4 também seria danificado pelo impacto do trem de pouso dianteiro na carroceria da caminhonete, uma velocidade de aproximação do ATR/DASH-8 gira em torno de 80 a 100 KTS dependendo do peso, em uma emergência essa velocidade pode ser reduzida até a 75 KTS um pouco antes do flare para permitir que a caminhonete sobreviva a porrada.
existe um porém que deve ser levado em consideração…
se o pouso for feito sem a caminhonete a aeronave vai parar mais rápido por causa do atrito da fuselagem com a pista, a remoção da aeronave não demoraria tanto quanto se imagina e no caso dos EUA o aeroporto tem muitas pistas (e eu sei bem disso, voei nos EUA), pode-se fechar a pista afetada mas não necessariamente interditar o aeroporto, embora as operações fiquem mais lentas…
agora o grande problema é que se o pouso for feito com a ajuda da caminhonete o grande risco é que o 4X4 não consiga manter o controle direcional com o peso extra (que não será pouco) concentrado na suspensão traseira, a sintonia entre os Pilotos (que não vão estar enxergando o motorista da caminhonete) e o próprio motorista dele ser muito boa, a tendência é que os Aviadores direcionem o avião para o sentido oposto ao da guinada enquanto o motorista vai tentar acompanhar essa guinada. se a frenagem do Avião for muito antecipada o 4X4 pode “perder” o avião, se for muito tardia pode não haver pista suficiente, não se pode confiar um peso de no mínimo 10 toneladas (por baixo) a um sistema de freio projetado para um carro de 3 toneladas, o freio deve ser feito pelo Avião…
tipos de pouso como estes até existem nos EUA, mas são feitos com aviões menores, com no máximo 15/18 assentos (Beechcraft 1900 D ou E) que embora pesados e velozes tem asa baixa e um peso que não vai estuprar muito a suspensão da caminhonete…
o do vídeo seria “realizável” sim mas certamente a caminhonete seria tão ou mais danificada que o Avião. agora motivos para este vídeo ser fake:
1) não existem muitos B727 Winglet para passageiros nos EUA, os que existem pertencem a CIAs bem conhecidas nos EUA…
2) a pintura e layout classificam um B727 executivo, mas em poucos segundos da pra notar que é um B727 para passageiros…
3) o flare é feito com uso de spoilers, em uma situação real isso faria o avião ser jogado no chão e destruiria a caminhonete…
Bela explicação! Realmente acredito que com uma aeronave semelhante ao ATR72 seria possível.
O que me chamou MUITA atenção foi o uso dos spoilers no flare, como você citou. Muito fake. Mas eu ri haha.
Abraços
o grande macete dos turbo-hélices é que como são feitos para pousarem curto podem vir a velocidades menores, não adianta você ser leve se a velocidade for alta, a porrada vai ser igual. além disso no caso do B727/Fokker-100/B717 que tem motores na causa não compensa fazer uma coisa dessas sem um real motivo, melhor pousar de barriga ou de nariz e consertar depois que o dano vai ser menor…
o que faz o vídeo ser fake é o seguinte. do ponto de vista do Aviador.
Eu pouso o Avião, não vejo o 4×4 na minha frente ANTES do pouso logo presumo que irei bate o nariz na pista, o nariz não bate no solo e o avião começa a guinar, eu presumo que o trem de pouso desceu mas não travou na tesoura o que eu faço?
eu posso frear o avião o mais forte possível para que a velocidade baixe e elimine o “shimmy”. o 4×4 da Nisan “perde” o avião e o jato bate o nariz no chão causando um estrago tanto no avião como na caminhonete. se a caminhonete não estivesse ali e eu soubesse disso eu alongaria a frenagem após o pouso, mas ocorreu uma suspeita então eu vou parar o avião o mais rápido possível pra evitar problemas.
OU
sem saber o que aconteceu de fato e com suspeita de que o trem de pouso não travou e eu estou veloz eu posso usar o freio diferencial ou até mesmo o reverso diferencial para tentar travar o trem dianteiro na tesoura. o problema é que o motorista do 4×4 não vai saber disso. as reações do B727 podem ser fortes e podem deslocar a caminhonete do lugar que pode perder o controle e pode atingir a asa do jato de Seattle, que vair perder o controle e aí vai causar um grande estrago.
ou ainda se o jato tenha algum combustível remanescente, o que sempre ocorre pode-se arremeter a partir daquele ponto e tentar um pouso final em algum outro ponto, aí o que vai acontecer é que o 4×4 vai decolar junto e depois vai cair feito um meteoro.
operações deste tipo são previstas em aeroportos nos EUA, mas são coisas absurdamente coordenadas, no vídeo o 4×4 interceptou o 727 de surpresa o que dá margem para interpretações. em uma situação real o 4×4 ficaria alinhado na pista muito antes do pouso, a aceleração da caminhonete seria gradual e os Pilotos do Avião e o motorista da caminhonete estariam falando diretamente um com o outro sem interferência…
um pequeno deslize de um dos dois e a tragédia será enorme…
É, teria que ter uma sincronia absurda entre os pilotos e o motorista da caminhonete.
Bela explicação, gostei muito!
Abraços
valeu, Poindecster.
Acho que não é não, eu devo ter visto esse video nos iutubi da vida. mas o video parece ter sido feito pela nissan pq o carro usado no episodio era um nissan frontier.
Faz me rir rsrss cada absurdo que aparece kkkk
Tem cara de ser viral da Nissan
Totalmente fake. basta saber que a velocidade de pouso de uma avião como aquele, pelo que pude ver um MD-11 da Boeing, gira perto dos 230KM/H. Nem com um super turbo a Frontier sairia da inercia até a velocidade do avião.
Abraços.
Pelo visto é um viral com propaganda da Nissan.
Caros,
Trata-se de uma propaganda da Nissan Frontier!!!!
ia comprar um march da nissan, deois dessa vou desistir
prpaganda enganosa.
Este é fake, mas lembro que há alguns anos aconteceu algo parecido, com um avião pequeno, acho que nos EUA.
O trem de pouso dianteiro não desceu completamente. Então um cara subiu na caçamba da picape (ou pelo teto solar do carro, não tenho certeza) e puxou o trem de pouso no braço antes do avião pousar. Imagino que tenha o vídeo no Youtube, o problema é saber como achá-lo. Procurei por “landing gear”, mas não está entre os primeiros resultados.
Ué… simples, é uma propaganda da Nissan Frontier!
PÔNEIS MALDITOS!!!
é um viral da nissan
Bizarro!!!
hahah Pelamor, Flavio… “deve ser mentira”? Ce gosta de provocar, hein?!
A cereja do bolo é a pickup dando aquela balançadinha na freada final, com sua ‘pequena’ carga. E olha que nem arriou nada. Divertidas essas propagandas que tiram um pouco de humor do absurdo.
marketing viral da Nissan, bem bolado, mas é propaganda “disfarçada”
Fake é pouco! O trem de pouso dianteiro suporta algumas toneladas de carga, algumas vezes maior que a capacidade de carga da pick-up. Mas é divertido ver como o vídeo se espalha rapidamente!
Uma mentirinha bem contada pode até passar por verdade para muitos…
Boa.
o pessoal de Seattle não vai acreditar até o dia em que a Nisan pague por um teste real…
Isto e uma propaganda da pick-up truck aqui nos EUA.
Baita Caô… Iria estourar a picape toda. Deve ser algum comercial
ósó, Gomes, confere:
http://www.flyingheritage.com
Trata-se do site da coleção de aviões do Paul Allen, co-fundador (tem hí-fen?) da Microsoft (ou Pequenomole).
Recomendo especialmente a foto do POLIKARPOV U-2. De uma só vez junta um monte de coisa de que você gosta: Mãe Rússia, U-2, a pintura é quase uma homenagem à Portuguesa e com certeza uma das opções para a pintura do Meianov para 2012.
Comercial da Nissan.
Er… “Viral” da Nissan Frontier.
Vi isso outro dia, Flávio.
É bem fake, nem sei por onde começar a explicar kkkkk.
Abraços!
Não tem problema, pode começar a explicar assim mesmo…
Pra quê? Tá na cara. Sou piloto de avião, morri de rir com isso.
O amigo aí do post abaixo já começou bem…
…que tal pela diferença de velocidade de pouso do avião e a que uma picape dessa alcança tão facilmente