MENU

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011 - 18:35Rali

VEM, DACAR!

GUARUJÁ (outro projeto para quem sabe, um dia…) – Está próxima a largada de mais uma edição do (Paris) Dacar, que em 2012 vai de Mar Del Plata, na Argentina, até Lima, no Peru. Um grande rali, prova que adoro, e que o Grande Prêmio vai acompanhar de 1 a 15 de janeiro. Aqui, um material especial sobre todos os brasileiros que vão participar, preparado pelo Fernando Silva. O site oficial do rali é este aqui.

Desde que o Dacar passou a ser disputado na América do Sul, muita gente tem se surpreendido com o grau de dificuldade, parecido ou até maior do que nos tempos da África. E vamos combinar: esse roteiro de 2012 é um charme.

25 comentários

  1. Nikolas Spagnol disse:

    Esse trajeto parece muito o que Che Guevara fez de moto (e depois, a pé ou de carona), saindo de Buenos Aires, cortando a Argentina em direção ao Chile e depois Peru.

    A diferença é que não vai até a Amazônia peruana…

  2. Roberto disse:

    Ao invés de

    Paris – Dakar

    Poderia existir o trajeto

    Buenos Aires – Nasca

    Soaria bem para a prova

  3. Wanderson De Oliveira A+ disse:

    Esse rally deveria passar aqui no Brasil também uai !
    De preferencia aqui no meu Goiás sô. Eita estado bão menino.

  4. alessandro Neri disse:

    Escrevo diretamente do meu qto de hotel em Mar del Plata, prestes a acompanhar a trabalho, o meu terceiro Rali Dakar. Flavio se vc tiver chance não deixe de um dia assistir a essa prova, que talvez seja o maior, e mais dificil desafio motorizado dos tempos modernos. E uma vez que vc participa dessa aventura, é como um vicio. Vc não consegue deixar de vir . Pergunte a qualquer um que ja viveu a experiencia , e a paixão do Dakar.

  5. TOM SEM FREIO disse:

    A PARTE MAIS LEGAL DO RALLY, É QUANDO OS CARAS CHEGAM EM IQUIQUE, E DAO DE CARA COM TREMENDA PIRAMBEIRA, UMAS DUNAS DO TAMANHO DO MUNDO. AÍ VOCE VE QUEM É BOM MESMO.

  6. tevez disse:

    Assim como ano pasado estaremos assitindo a largada la na 9 de Julio…Isso é imperdivel!!!

    Um dia eles passam por aqui

  7. Sandro disse:

    Se somarmos os KMs de seus “quem sabe” de projetos daria volta ao mundo várias vezes, hehehe…

  8. Ricardo Brasil disse:

    Projeto da Câmara poderá exigir carteira do tipo C para condução de automóveis com mais de 300 cv
    http://www.noticiasautomotivas.com.br/projeto-da-camara-podera-exigir-carteira-do-tipo-c-para-conducao-de-automoveis-com-mais-de-300-cv/

    Não é o cenário ideal, mas não deixa de ser algo na direção certa!

  9. José Brabham disse:

    Se incluisse um trecho pelas estradas brasileirasvia ser ainda mais difícil…

  10. Levi Davet disse:

    Dakar sem passar pela África pra mim não é Dakar.

  11. José Morelli disse:

    Odeio Dakar na América do Sul…..desde que saiu do Norte da África, nunca mais acompanhei….e olha que eu era fanático…ao ponto até de chorar morte do Fabrizio Meoni por exemplo. Sempre fui contra mudar de continente e continuo contra. Eu acho que um Rally Raid tem que ter na América do Sul sim, mas então que não seja Dakar…..mude de nome, sei lá. Dakar é a capital do Senegal, pra quê ficar batizando um Rally cross-country na América do Sul de Dakar? Que coisa absurda! A cada ano que passa, rezo pra ASO levar o Rally de volta pro continente de onde jamais deveria ter saído. O Rally Dakar é um evento que foi imaginado desde o seu início pra ser estritamente realizado na África…foi assim o Thierry Sabine imaginou o evento e assim que deveria continuar….As coisas na Mauritânia e países vizinhos por estas alturas já devem etar muito mais calmas, ainda mais porque o número 1 e o número 2 da Al Qaeda já morreram….os perigos de terrorismo na região deiminuíram drásticamente, não tem sentido ficar fazendo o evento ainda aqui na América do Sul, tem que ter, mas faça um que integre o calendário cross-country da ASO no ano, mas sem ser denominado de Dakar e sem a mídia dar essa projeção toda que o Dakar merecia….um absurdo! Nem vou acompanhar esse Rally aí……Vou acompanhar o Africa Race que é o evento que veio pra substituir o vácuo deixado pelo Dakar no norte da África mas é uma pena que este quase nem tem cobertura fora da França…..uma lástima…..

    • José Brabham disse:

      Concordo. Correr Rally Paris-Dakar foi um de meus sonhos de adolescência. Apesar de essa na Sulamerica ser bastante legal a Paris-Dakar era de… Paris a Dakar. Não faz sentido manter o nome apenas por uma questão discutível de marketing. Que volte logo a competição africana!

    • Leonardo Costa disse:

      O nome já não é mais apenas referência ao local onde era disputado, agora é o nome do rally independente de onde ele vai. É igual Rock in Rio. Mas de certa forma concordo com você.

    • Sandro disse:

      José Morelli, o problema por lá são as guerras, acredito que no futuro volte, mas o nome já é Mundial seja lá onde for, caso mude de nome os patrocinadores não ficariam nada contentes.

    • Renato F1 disse:

      Concordo com quase tudo. Também acho que Rali Paris-Dacar foi concebido para começar em Paris e terminar em Dacr, não para começar em Mar del Plata e terminar em Lima! Mas discordo no trecho em que não deveria ter saído da África. A segurança tem sempre que falar em primeiro lugar. Não dá para competir se na próxima duna pode acontecer um atentado terrorista. O momento atual é meio estranho, pois até a Fórmula 1 deixou de correr por falta de segurança em um país do Oriente Médio! Acho que devem analisar a situação!

      Mas, pelo amor de Deus, mudem o nome desse rali!!!

    • Edgar Souza disse:

      Envie sua reclamação para a ASO…

    • JCDias disse:

      Concordo! Tem cada coisa no mundo capitalista que vou te contar, vide “Rock in Rio – Lisboa!”

    • pedro disse:

      Já viu um rally AO VIVO!!! Sem internet e Tv, de carne e osso?? Está perto de nós aproveite e vá ver e não opine sem ver, direto no trecho tomando predradas dos pilotos acelerando!

  12. Rodrigo Moraes disse:

    Estou saindo daqui de Toyota Bandeirante dia 1o pra encontrar o rali em Antofagasta.

  13. Tenho uma opinião muito própria acerca desse Rally. Para mim devia existir mas não com o nome que lhe dão… Dakar só havia um, e passava ou acabava em Dakar…

    Agora, espero que seja uma prova sem incidentes paralelos e que ganhe o Helder Rodrigues :)

  14. Orlando Caetano Filho disse:

    Poderiam fazer o roteiro da viagem do Ernesto Guevara com a “La Poderosa”, não necessariamente fiel, mas pelo menos passando pelas mesmas cidades principais.

  15. Ricardo Carlini disse:

    Mais uma vantegem que nosso hermanos tem sobre nós no automobilismo, triste o Dacar não passar pelo Brasil.

  16. disse:

    Se tudo der certo, assistir tomando breja a moçada descendo a pirambeira em Iquique.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *