COLEÇÃO NOVA

SÃO PAULO (grandes merdinhas…) – Tudo começou na quinta-feira à noite. Estava no ar na rádio quando o colega Marcelo Di Lallo falou sobre o Campeonato Gaúcho e citou dois times que têm nomes espetaculares: Cerâmica e Avenida. E me mostrou a linda camisa do Cerâmica na internet: preta, com duas listras verticais, uma verde e uma amarela.

Comentei no Twitter, e muitos dos meus seguidores (é horrível a palavra, mas vá lá) de todo o Brasil começaram a falar sobre as camisas dos times de suas cidades. E alguns ofereceram-se para enviá-las para mim. Como sou pidão, claro que aceitei. No fim da noite, eram mais de 50 “merdinhas”, como chamo carinhosamente a turma do Twitter, prometendo mandar camisas de times do país inteiro. Nada dos ditos grandes. Só aqueles que fazem parte daquilo que chamo de “futebol de verdade”.

Pois hoje chegaram as quatro primeiras. E como prometi aos tuiteiros, aí vão as primeiras fotos. O Alexandre Faraco mandou a do Londrina, grande Tubarão do norte do Paraná. O Mário Caporicci enviou a bela camiseta azul e branca do glorioso Esportivo de Bento Gonçalves. E o Moacyr Lopes Santos, na falta de uma, mandou as duas do Uberaba Sport Club, o Colorado mineiro.

Não tem jeito. Nasceu uma nova coleção… Nem preciso dizer como é legal esse retorno dos leitores/seguidores/blogueiros/internautas. Podem continuar mandando que vou publicando as fotos aqui!

Subscribe
Notify of
guest

49 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Piriquito
Piriquito
12 anos atrás

A do Colorado de Uberaba é a mais linda!!!

Edgar Souza
Edgar Souza
12 anos atrás

Mande o dinheiro que eu compro e envio pra você o manto do glorioso Sobradinho Esporte Clube, o Leão da Serra, bi-campeão brasiliense 85/86, o time que revelou o artilheiro Dimba para o futebol mundial!!!!

Giuliano
Giuliano
12 anos atrás

Grande Flavio! eu tenho uma camiseta sua que vc fz do seu DKW !
Voce percebeu a quantidade de times de futebol (Santos, São Paulo, Palmeiras, Vasco, Flamengo, Atlético MG , Cruzeiro , Coritiba) na primeira divisao do futebol que são patrocinados pelo BMG ?? Vejo outros times de outros esportes, por ex, os times de volei de Sao Bernardo também são patrocinados pelo mesmo banco.

Kyna
Kyna
12 anos atrás

Ganhei de aniversário a camiseta branca do Brasil de Pelotas autografada pelo Danrlei, logo após ao acidente.
tenho 2 camisetas brancas do xavante, acho a mais bonita. gostei bastante da preta, que jogaram devido ao luto.
meu pai tem a preta do centenário, que é bem mais bonita que a listrada.

Marcelo Barboza
Reply to  Kyna
12 anos atrás

Kyna, tem como entrar em contato comigo para eu ver essa camisa autografada pelo Danrlei? Tenho mais de 80 camisas do Xavante e queria ver essa. Acredito ser uma que eu não tenho e gostaria de vê-la.

Carlos Everardo Silva
Carlos Everardo Silva
12 anos atrás

É impressionante como esse BMG patrocina time.

ALEX B.
ALEX B.
Reply to  Carlos Everardo Silva
12 anos atrás

Ô Carlos, como diz o Merchand Neves: Esse tal de BMG…hummnn…sei não…

Claudio salvio
12 anos atrás

Flávio não mecha com isso, recomendo comecei com essa brincadeira e agora tenho mais de 300 camisas! isso é pior que cachaça!
vou procurar na coleção, mas já te adianto uma coisa vou te mandar uma camisa do Combat Barreirinhas!

Time armador de Curitiba!

mas apra onde eu mando?

Giovanni
Giovanni
12 anos atrás

A logo “BMG” emporcalhando até as camisas de times de menos expressão. =/

Luiz Carlos Cardoso
Luiz Carlos Cardoso
12 anos atrás

FG,

Vou te mandar uma do sensacional RUBRO DE ARARUAMA. Abraço, Luiz

Marcelo A Pereira
Marcelo A Pereira
12 anos atrás

Que coincidência, eu tenho uma pequena coleção de camisas de time, e obviamente pela exclusividade e pelo fatos inusitado gosto mais das camisas dos pequenos clubes do Brasil e tenho justamente uma camisa do Cerâmica (com patrocinio da Chevrolet, é a cidade da fábrica de Gravataí da GM) e também do Bento Gonçalves.
Curiosidade … que praga que esse Banco BMG é investanto de patrocionio os clubes do Brasil todo, hein ? Dos pequenos aos gigantes…

Nikolas Spagnol
Nikolas Spagnol
12 anos atrás

Flávio, tenho aqui uma do meu amado Democrata de Governador Valadares, mas não sei se tenho o desapego material de te enviar, apesar de a camisa já não me servir mais.

Abraços!

Igor Soares
Igor Soares
Reply to  Nikolas Spagnol
12 anos atrás

Pois é Nikolas, sou Valadarense de coração, morei 20 anos nessa cidade, mas não tenho uma camisa da Pantera, infelizmente.

Eduardo
Eduardo
12 anos atrás

As camisas dos 3 times são muito bonitas! E a nossa Lusa, que quase sempre teve a camisa mais linda do Brasil, agora está com esse uniforme de terceira categoria…humpf! Em tempo: me lembro do jogo Portuguesa 1 x 1 Londrina, pela Taça de Prata, anos 80, com o Canindé entupido de gente.

Paulo Freitas
Paulo Freitas
12 anos atrás

Me parece que os teidos não estão enrrugados perto dos escudos. Também não vejo ondas em nenhuma delas. A camisa mais bonita do Brasil se tornou uma vergonha. E que tecido é aquele? Os coletes do meu time de sábado de manhã parecem ser melhores. Apesar que notei alguma semelhança com a minha meia com que trabalhei hj. Eu tenho orgulho de ser Lusa, mas tenho vergonha da nossa camisa……

Paulo Freitas
Paulo Freitas
12 anos atrás

Me parece que os teidos não estão enrrugados perto dos escudos. Também não vejo ondas em nenhuma delas. A camisa mais bonita do Brasil se tornou uma vergonha. E que tecido é aquele? Os coletes do meu time de sábado de manhã parecem ser melhores. Apesar que notei alguma semelhança com a minha meia com que trabalhei hj. Eu tenho orgulho de ser Lusa, mas tenho vergonha da nossa camisa….

Paulo Renato - Guareí/SP
Paulo Renato - Guareí/SP
12 anos atrás

Caro Flávio,

Aqui na minha cidade, Guareí – SP, a 180 km da capital, região de Sorocaba, Tatuí, acontece algo de que – até o momento – eu não tenho notícia que aconteça em qualquer outro lugar do Brasil: nos melhores dias do carnaval, ou seja, domingo, segunda e terça, acontecem jogos de futebol onde duas cores, verde e vermelho, duelam pelo título do pequeno torneio.

E é uma rivalidade imensa: famílias se dividem. Amigos trocam pontapés (tem hífen?) furiosos nos 90 minutos e depois enchem a cara juntos, abraçados, no baile de carnaval. E depois, no dia seguinte, se odeiam novamente por mais 90 minutos…

Como trata-se de um torneio bastante tradicional, disputado há mais de 70 anos, e cujas cores remetem à gloriosa Lusa, achei que você poderia se interessar.

Este ano tem mais, evidentemente. Lhe mandarei as fotos! Se não tiver nada de mais interessante, dê uma passada por estas bandas. Será uma honra!

Grande abraço!

Jun Miyazaki
Jun Miyazaki
12 anos atrás

Esse tal de BMG tomou de assalto o futebol brasileiro.

Marcos B.
Marcos B.
12 anos atrás

Só dá Banco BMG de patrocinador. Será coincidência?

Janaina Barioni
12 anos atrás

Pode deixar que ainda mando a Hering branca, conforme solicitado =P

Rodrigo Borges
12 anos atrás

E o logo do BMG estraga camisas de norte a sul do país.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
12 anos atrás

Putz, bem que o logo do BMG poderia ser azul ou outra cor que “ornasse” melhor com o alviceleste do tubarão!

Akio Kikuchi
Akio Kikuchi
12 anos atrás

Flavio,voce disse que so valeria times pequenos do nosso pais,mas e times pequenos da Inglaterra?Tenho uma do Sheffield Wednesday Football Club,que esta na terceira divisão!

Roberto Mota
Roberto Mota
12 anos atrás

Quero te mandar uma do Esporte Clube Primeiro Passo,de Vitória da Conquista – BA
Vou ver se compro duas essa semana (uma pra mim).

Abraços..

victor freire
victor freire
12 anos atrás

se eu conseguir, te mando uma do flamengo esporte clube de arcoverde, pernambuco. é minha cidade natal.

gutZ
gutZ
12 anos atrás

Só nao mando do JEC porque Joinville nao existe!

Rizzo
12 anos atrás

FG, para que endereço mando o manto sagrado do XV de Jaú… o Galo da Comarca… maior XV entre os XV!!!

fernando luis porreca
fernando luis porreca
12 anos atrás

Boa tarde Flavio, algum repeteco meu armario esta as ordens,abraço.

Francisco Aldo Gomes
Francisco Aldo Gomes
12 anos atrás

Uma coisa é fato, a BMG vai dominar o mundo. A desgraçados para terem dinheiro. Massa a coleção.

Batista Lara
Batista Lara
12 anos atrás

Não aguento mais ver o BMG estampado em todas as camisas… Se montarem um time em Marte, com certeza a logo desse banco vai estar estampada na camisa….

JOSE ELMAR BACKES
JOSE ELMAR BACKES
12 anos atrás

Boa tarde Favio, Ficamos orgulhosos do seu comentário,tem uma colega de trabalho que é filha do Presidente do Ceramica Atletico Clube Sr. Decio Becker,mostrei a ela o seu blog, que ficou muito contente e prometeu comentar com seu pai,espero com isso aumentar sua coleção e claro divulgar o nome do Ceramica.
Jose Elmar Backes
Gravatai RS.

Cristiano
Cristiano
12 anos atrás

Para constar, o Londrina foi campeão paranaense de 1962, 1981 e 1992, e Campeão Brasileiro da série B (então chamada Taça de Prata) de 1980, e chegou a ser 4º no Brasileiro de 1977. Do final dos anos 90 para cá foi só caindo pelas tabelas.

Askjao
Askjao
12 anos atrás

Sei de um time chamado VOCEM, de Assis-SP. Além, claro, do glorioso REC – Riachuelo Esporte Clube, de Paraíba do Sul – RJ

Bernardo
Bernardo
12 anos atrás

Qual o endereço para mandar a camisa? tenho uma do Rio Grande-RS, clube mais antigo do Brasil cuja data de aniversário de fundação é a mesma que o dia nacional do futebol. abraços,

Luis
Luis
12 anos atrás

Que fenômeno a BMG, patrocinando todo time do universo futebolístico brasileiro, heim …

Miguel Direito
Miguel Direito
12 anos atrás

Para mim, que sigo a premier league Inglesa, as mais bonitas camisas, e com melhor “corte” e estilo, são as Inglesas. Vejam, por exemplo, a cor e textura da camisa do Everton, que é um mero azul sem mais nada…

Willian Ifanger
Willian Ifanger
12 anos atrás

Muito bacana isso…..mas, convenhamos, times de aceitam o patrocínio da BMG já não fazem mais parte do ” futebol de verdade.”

Nenê
Nenê
12 anos atrás

E o BMG é onipresente até nesses times… que coisa!

Wellington Cunha
12 anos atrás

Tem uma loja na Galeria do Rock, na 24 de Maio em SP (piso térreo, pertinho da entrada da 24) onde, há uns 20 anos, onde se achava camisas de praticamente todos os times do interior de SP e mais algumas de times não tão famosos de outros estados. Passei lá no final do ano passado e mal consegui ver na vitrine a camisa do meu Santos entre as camisas de Barcelona, Real Madrid, Chelsea, Milan, Inter de Milão, etc. Muito triste.

ALEX B.
ALEX B.
12 anos atrás

Prepara espaço no armario, senão fica uma bagunça! E pros Gominhos, nenhuma???? Só pro “paipai”???
E eu? Coleciono as camisetas de treino de qualquer time, e as uso! Sao mais light, algumas ate de algodao!

Antonio Prado Junior
Antonio Prado Junior
12 anos atrás

FG, caso receba alguma repetida mande pra mim; enquanto isso vou ver se ainda restou alguma camisa do glorioso Galo do Planalto = PAC, Palmital Atléltico Clube, campeão paulista da 3ª divisão de 1987.

Guilherme
Guilherme
Reply to  Antonio Prado Junior
12 anos atrás

Esse blog é simplesmente sensacional pelo fato de o autor e seus leitores discutirem sobre assuntos atualmente esquecidos, como carros antigos e o “futebol de verdade”.

Até que enfim alguém relembrou do glorioso PAC, onde meu avô Juca Alberto jogou como ponta-esquerda (hoje em dia existe algum time com pontas?), na época que o clube ainda se chamava Operário.

Infelizmente o Palmital Atlético Clube não existe mais, mas como consolo tenho uma casa ao lado do Estádio Municipal Manoel Leão Rego, onde o Galo do Planalto costumava realizar suas partidas.

João Paulo
João Paulo
12 anos atrás

Londrina é time pequeno demais… Não merece estar na tua coleção. Vou enviar uma do Foz do Iguaçu Futebol Clube!

Tiago Landi
Tiago Landi
Reply to  João Paulo
12 anos atrás

Foz do Iguaçu tem time de futebol? É de botão?

Rodrigo
Rodrigo
12 anos atrás

“Seguidores” é horrível. Por isso você prefere “merdinhas”…

Gabriel Marcondes
12 anos atrás

Olha, vai começar a colecionar camisas! Também tenho esta mania, é muito legal.
Uma pena esse BMG avacalhando tudo, mas pelo que falaram, ano que vem todos os contratos deles se encerram e não vão mais enfeiar nossas camisas.

Denis Guimarães
Denis Guimarães
12 anos atrás

Desde já, mega-inveja da sua promissora coleção de times de “futebol de verdade” (compartilho da sua opinião). Chama minha atenção a quase onipresença do banco BMG nas camisas de nossos times, isso me incomoda… Abraços Flavio, aprecio muito seus textos. Saindo a nova do Rio Branco aqui de Americana, pretendo te enviar uma, se assim vc permitir, é claro!

George Ainsworth
George Ainsworth
12 anos atrás

Muito lindas!