INOCENTE, ACHO

SÃO PAULO (putz) – O Mariano Cirello acaba de me mandar o vídeo da largada de domingo, a batida no Fábio Steinbruch, o acidente que poderia ter sido bem pior.

Como se vê de dentro do carro do Cirello (aliás, que câmbio, puta merda!), não fui o único a largar com o semáforo apagado (as luzes vermelhas só foram acender bem depois que o safety-car foi para os boxes, pouco antes da merda federal). Vários pilotos aceleraram quando o safety-car saiu da frente do pelotão de repente, sem que luz alguma estivesse acesa no semáforo que é usado para orientar nossa largada. Notem, por exemplo, o Puma branco #27 do Júnior no canto direito do vídeo. E o Chevette #8 do Adriano Lubisco, também. Ambos vêm de cano cheio lá de trás, porque viram que o Subaru prata da direção de prova saiu da frente do pelotão, e não havia luz vermelha nenhuma.

Alguns, porém, tiraram o pé, como o Marcelo Chamma, do Puma laranja, e o Renato Faerman, do Passat #63 que estava na minha frente. Foi na hora em que, inexplicavelmente, as luzes vermelhas se acenderam, com todo mundo já acelerando. Eu desviei porque estava em aceleração plena e ali não conseguiria parar, porque o Faerman praticamente brecou o carro. Seria como bater, sei lá, a 90 km/h numa parede.

Consegui puxar para a direita para evitar a porrada monumental, que poderia até explodir o carro dele — o tanque, cheio de álcool na largada, fica na parte traseira do carro. Mas o Fábio, um pouco à frente com o Dodginho branco, estava justamente fazendo o mesmo que eu: com o pé no fundo, teve de desviar de um Passat que também tirou o pé repentinamente, acho que do Carlos Estites. Ele puxou para a esquerda para não bater no Carlão. Eu, para a direita. No meio do caminho, nos tocamos.

Foi meio assustador, vendo agora. Na hora, não senti nada. Nem medo, nem pavor, susto, nada. Fiz o que tinha de fazer, evitei bater num carro parado e, quando rodei, torci para não me arrebentar no muro. Como não me arrebentei e o carro funcionou, voltei para a pista.

Corridas são assim, acho.Essas imagens reduzem um pouco meu sentimento de culpa. Espero que o Steinbruch veja o vídeo e me perdoe mais uma vez.

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Nilton Lopes
Nilton Lopes
12 anos atrás

Vi trocentas vezes, minha conclusão: o toque no Polara funcionou como um pivô, a rodada do Meianov tem seu eixo na traseira do Polara e vice versa, mas essa é a minha opinião, que fique claro.

Kleber Oliveira
Kleber Oliveira
12 anos atrás

Good job Flavinho!!!! rsrsrs

Djalma Fogaca
Djalma Fogaca
12 anos atrás

FG, Tudo bem?

Nao deixa o Carlos Cunha ver isso, senao ele vai qrer te contratar ! rsrsrs

REINALDO HERNANDEZ
REINALDO HERNANDEZ
12 anos atrás

vejo no video grande reflexo em desviar do carro da frente podeira ter sido bem pior.
larguei na 1a fila qdo o SFC saiu não havia luzes acessa,o passate do Espeto veio forte por fora ld.dir.então acion.amarela tiramos o pé, o pessoal de trás não tinha como ver a manobra da direção de prova,veja que qd0 vc.toca no muro o MVK aparce ao lado do Marcelo, eu vi a batida pois já tinhamos tirado o pé.a largada lançada eh complicada, sempre largo a trás e vamos sempre no embalo, se acontece algo na frente não se conseguer visualizar.graças a Deus todos estão bem, coisa de corrida.a larg.foi canccelada

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
12 anos atrás

Eu faria a mesma coisa… carreras são assim mesmo… é instintivo a reação de acelerar. Modestia a parte, só quem já disputou uma prova (pode ser até de kart indoor) é que sabe o quanto a nossa “porção animal” é capaz de assumir os maiores riscos.

Imperador

Pedro
Pedro
12 anos atrás

Eu diria inocente, a unica falha do FG foi essa brutalidade no freio e abrir demais na manobra (normal quando agente se assusta), o único culpado é o diretor da prova.

Mauricio
12 anos atrás

Cagada federal da direção de prova.

Mas acelerar e frear girando o volante ao mesmo tempo?…

Sei não…

:-) ;-)

Mauricio
Reply to  Mauricio
12 anos atrás

Brinks…

Nem com ABS você evitava essa. Manobra doida, situação inacreditável. Direção de prova irresponsááááável…

Luiz
Luiz
12 anos atrás

A culpa foi totalmente sua.

ALEX B.
ALEX B.
12 anos atrás

Aqui no sul chamam isto de braço duro e em Sampa?

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  ALEX B.
12 anos atrás

Idem… rs rs rs

Alan Magalhaes
Alan Magalhaes
12 anos atrás

Você pisa no freio no momento em que está tirando para o lado (as luzes de freio denunciam) porque se assusta com um carro vem rápido do seu lado. Encosta porta com porta e vai em frente. Que cagada, que braço duro do cacete!!! Só podia rodar mesmo. Ri muito porque nós sempre criticamos os erros de quem está lá dentro, decretamos se pilotos são bons ou ruins, arriscamos a rotular como gênios alguns deles. Daqui de fora é fácil fácil.

Mauricio
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

Nem com ABS vc conseguiria evitar a rodada

Lio Campos
Lio Campos
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

Eu ja acho que foi defeito do sistema de freio do carro pois quando freiou o carro rodou..isso é muito comum em carros ãssim digamos de sistema de freios antigos se fosse um ABS não travaria nem rodava ..agora é muito dificil fazer para as 4 rodas iguais precisaria trocar todas partilhas e lonas e molas e fluidos que acionam o freio ou seja teria que fazer tudo novo a cada corrida e numa emergencia como foi rodou ..Eu diria que foi muita abilidade do Flavio e pensar rapido e frear fundo evitando bater no carro da frente PARABÉNS e muita sorte quando poderia ter enchido o muro e graças à Deus e seu Filho Jesus não bateu forte ..esta é minha análise da proxima vez não me arriscaria tanto para não precisar tanto dos freios abs Lio

Alan Magalhaes
Alan Magalhaes
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

Não senhor. Freia e joga para o lado, assim, até na rua se roda, na velocidade de uma largada então, roda sem dó! Nunca deveria ter pisado no freio, se não o fizesse e apenas desviasse do Passat, teria escapado, talvez com uma roçada de porta apenas. Mas só que não estaríamos aqui nos divertindo com esse assunto. Bração! E olhe que a maioria dos comentários concordam com isso. Eu quis dizer Abração!

Alan Magalhaes
Alan Magalhaes
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

Abraço Flavinho. Teu blog é ótimo, nem sempre dá, mas quando sobra um tempinho, me divirto aqui.

andre
andre
12 anos atrás

barbeiragem do FG.

Marcelo chamma
Marcelo chamma
Reply to  andre
12 anos atrás

Não existe barbeiragem na pista.
A cada fração de segundo fazemos escolhas, esta é a beleza em pilotar.
Escapar deste acidente é para aplaudir.
Se fosse na rua, duvido que escapariamos
Naquele instante deviamos estar perto de 100 km/ hora e tomar decisão sobre o que e como fazer é fantastico

As vezes nossas escolhas são de se orgulhar, outras , nem tanto
O importante é avaliar e corrigir para que as futuras escolhas sejam melhores que as anteriores

Marcelo chamma
Marcelo chamma
12 anos atrás

Reparem que no segundo 34, a bandeira amarela já pode ser vista sendo agitada.
Assim que o carro madrinha saiu, a largada foi abortada

Marcelo chamma
Marcelo chamma
12 anos atrás

Parece que todos que não estavam lá sabem muito bem o que aconteceu.
Eu, estava lá, envolvido
1-basta olhar no video e ver que NÁO freiei.Simplesmente porque Estites e eu não aceleramos
2-a luz estava apagada qdo o carro madrinha entrou no box e imediatamente foi acessa e agitada bandeira amarela.Este e o motivo pelo qual os que estavam na frente não acelerarem
Vejam que o Estites e eu não aceleramos em nenhum momento porque a luz vermelha acendeu imediatamente qdo o carro madrinha saiu, não dando tempo para iniciar a aceleração

enko
enko
12 anos atrás

realmente se voce não tira para a direita, iria acontecer com o passat 63 o que relatei acima ref as mil milhas, e aí o acidente seria muito pior, o toque no,doginho,foi porque ele veio para a sua frente e voce mesmo freando e provocando uma rodada não teve como evitar.
mas a culpa mesmo foi do cara que controla,as luzes.

fabrício Jabur
fabrício Jabur
12 anos atrás

Putz, uma coisa é diminuir depois da kgada da largada , outra é estacionar o carro.

João Paulo
12 anos atrás

Agora sei com quem o Hamilton aprendeu a dirigir e fazer cagadas… Mas foi melhor que bater na traseira. “Piloto” bater na traseira é feio.

Petrus Portilho
Petrus Portilho
12 anos atrás

Flavio, que loucura! Olha, realmente não foi sua culpa não, se o Steinbruch ficou bronqueado foi sem razão, mesmo não vendo o video, cara, essa largada louca já justifica tudo!
Foi coisa de corrida, e ainda por cima corrida que começou errada, o importante é que ninguém se machucou mesmo. Abraço

Anselmo
Anselmo
12 anos atrás

Caro FG, fica frio, todo o grid vinha acelerando, inclusive o Doginho, os caras da direita tava com pé embaixo tbm.
No video do comentário acima, até o cinemgrafista deu no Passat, que depois siu de fininho eheheh

Hélton Garcia Fernandes
Hélton Garcia Fernandes
12 anos atrás

Lembrou a dupla ultrapassagem do Mika Hakkinen e do Schumacher no Zonta…
Só o desfecho da coisa que não foi muito glorioso.
Coisa de corrida.
Quem estava na arquibancada deve ter gostado de ver.
Sua saída tb foi boa. Se tivesse uns CVs a mais sairia com mais estilo.

Parabéns pelas corridas de carros antigos

Takawara Nashiota
Takawara Nashiota
12 anos atrás

Que largada mais caótica…

FG,

Você não pensa em montar um carro que seja mais fácil torná-lo rápido que o Lada? 2min14s é tempo de carro de rua, qualquer Hatch moderno 2.0 com câmbio mecânico, como o Hyundai i30 vira esse tempo e com pneu de rua, sem qualquer modificação!

Um Civic Si, por exemplo, já vira abaixo de 2min10s…

Acredito que você iria se divertir mais com um carro mais rápido!

Ricardo Bueno
Ricardo Bueno
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

Affe…será que esses caras dos carrinhos novos nunca vão aprender?? o Que está no sangue está no sangue meu filho, e não é seu Civic SI que vai mudar isso…

Luc Monteiro
Luc Monteiro
12 anos atrás

A traseira do Lada bateu uns 2 ou 3 metros à frente de onde há uma abertura no muro, sei lá pra que serve aquilo. Se a traseira do carro “encaixasse” naquele buraco ali seria difícil pra qualquer mestre oriental colocar sua coluna no lugar.

Ricardo Sarmento
Ricardo Sarmento
12 anos atrás

Se ele não desvia, ia encher a traseira do Passat. Considero um acidente de corrida, coisa que acontece.

mas, antes um Doginho batido, do que um Passat destruído…maldade (rsrsrsrsrs)!

Estou meio desatualizado da categoria, alguém sabe dizer se o Ricardo malanga recuperou aquele puma verde e preto que deu uma porrada forte faz uns 2 anos?

Edu H@rmel
Reply to  Ricardo Sarmento
12 anos atrás

Vendeu totalmente desmontado depois da 2ª grande porrada de 2009.. o que sobrou foi canibalizado para outros carros da LF…

Ricardo Sarmento
Ricardo Sarmento
Reply to  Edu H@rmel
12 anos atrás

Valeu Edu!

alexandre
alexandre
12 anos atrás

que câmbio, puta merda (2) kkkkkkkkkkkkkk, como o cara consegue correr com aquele barulho??

Francis Revers
Francis Revers
12 anos atrás

Então…o problema começa com a sinalização da largada….a origem está aí…depois. vem as consequencias….. não vejo sua culpa não..

Flavio Francisco
Flavio Francisco
12 anos atrás

Puta falta de sacanagem!
Destruiu o doginho e o Lada ficou intacto…que miséria!
Deveria pegar 1 ano de trabalhos forçados na Coréia do Norte.

Falando sério, erro do diretor da prova, vcs que estavam pilotando estão isentos.

Mas como vc é milionário, praticamente um Eike Batista dos carros velhos, tem que pagar um doginho novo pro cara.

Pablo Vargas
Pablo Vargas
12 anos atrás

É só voltar a largada estatica que resolve. Mas o toque não foi na maldade, foi no susto, mesmo…

sérgio castro
sérgio castro
12 anos atrás

Tadinho do Dodginho, vc destruiu um dos últimos exemplares…

Leon Neto
Leon Neto
12 anos atrás

independente do acidente, pô , deve ser o maior barato competir nessa categoria! ai, se eu soubesse dirigir e se se tivesse grana pra comprar um carro velho (velho não, antigo), se morasse me Sampa, se o ceu fosse verde, se chocolate não engordasse…

enko
enko
Reply to  Leon Neto
12 anos atrás

leon. o problema todo é o “se”, mas se ele valesse alguma coisa não seria “se”

Flavio Almeida
Flavio Almeida
12 anos atrás

Acidente de prova, corrida é assim, existem toques, empurrões, as vezes bate. O que vale é que ninguem se machucou.
Tomara que o Fabio recupere o Dodginho rapido.

Abraços.

Don Victor
Don Victor
12 anos atrás

Que navalhada heim FG?? Tá baixando o espírito do Hamilton em vc agora eh??? heheheh

enko
enko
Reply to  Don Victor
12 anos atrás

o flavio não teve culpa nenhuma, a culpa toda é da direção de prova e não dos pilotos.
a navalhada foi de quem acende as luzes,

Cristiano
Cristiano
12 anos atrás

Como diria Massa ao Hamilton: “Good job!”

Samuka
Samuka
12 anos atrás

Resolvido o problema. Basta construir 2 gincanes ao estilo de Le Mans, a primeira á direira e a segunda á esquerda, e limitar a velocodade a 40 Km/H. O diretor da prova e os problemas elétricos das luzes de largada nada têm a ver com as lambanças que vcs fazem na pista,não conseguindo sequer andar em linha reta, NA RETA !!! Pronto !!!

enko
enko
Reply to  Samuka
12 anos atrás

parodiando um apresentador: Ô LOCO MEU.

Celso Vedovato
12 anos atrás

O #69 é um carro tão competente e experiente, que percebendo a barbeirada do seu condutor, conseguiu evitar um acidente mais sério. Salve o Lada #69. Que dó do dodjinho, carro mais que simpático.

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

FG, vc f&#! o cara….
O triste é que não tem ninguém nas arquibancadas.

Luizão
Luizão
Reply to  Marcelo
12 anos atrás

Tinha sim. Só eu, contei onze.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Luizão
12 anos atrás

então tava lotado!!!

Nelson
Nelson
Reply to  Marcelo
12 anos atrás

parem de sacanagem.a kombi veio cheia!!!!!!!!

Marcelo Trindade
Marcelo Trindade
12 anos atrás

Largada é sempre f. Mesmo para a melhor largador soviético do grid.
Em movimento e com besteira no comando das luzes então… é garantia de BO. Você errou. Mas na mesma situação eu provavelmente teria feito besteira também.

Arthur Cachel
Arthur Cachel
12 anos atrás

Caralho, que baita cagada!

Belas manobras de todos os pilotos para evitarem o pior. Perto do que poderia acontecer, o acidente entre o Meianov e o Dodginho não foi nada. Ninguém teve culpa.

Acho que o Faermann e Chamma foram um pouco imprudentes de frearem daquela maneira na frente do pelotão vendo pelo espelho que todo mundo vinha acelerando… seria melhor “infringir” um sinal vermelho, do que brecar na frente de 15 carros de motor cheio.

Mas enfim, são poucos segundos para tomar essa decisão, é injusto julgar a atitude de qquer um. Com certeza a cagada foi da direção de prova. É muita insanidade e irresponsabilidade acender uma luz vermelha com um pelotão de carros praticamente cruzando a linha de largada.

Ainda bem que ninguém se machucou e os prejuízos materiais foram mínimos. Bola pra frente e que venha a próxima etapa!

Abs.

@arnilha

enko
enko
Reply to  Arthur Cachel
12 anos atrás

isso me lembra um piloto que numa mil milhas alugou o opala para uns caras de sto andré.
eu estava na mureta dos boxes em frente a largada e o opala largava na pole, (classificado pelo dono do carro), um dos pilotos pagantes quis largar e em vez de colocar uma primeira ou segunda, (os opalas largavam geralmente em segunda para não patinarem tanto), entrou ou terceira ou quarta.
resultado: o carro pulou e apagou e quem largou atrás não teve como desviar, teve um fiat 147 que explodiu, muitos carros bateram, talvez alguem lembre dessa corrida.

Marcelo chamma
Marcelo chamma
Reply to  Arthur Cachel
12 anos atrás

Caro Arthur, não freiei
Vinha em segunda marcha, ao lado do Estites na frente do pelotão e foi mais facil para eu notar que assim que o carro madrinha saiu, acenderam a luz vermelha e deram bandeira amarela
Me mantive em segunda marcha e aliviei qdo vi o Dodginho cruzando na minha frente
Acontece
O problema é o tipo de largada, ela facilita o que ocorreu

Arthur Cachel
Arthur Cachel
Reply to  Marcelo chamma
12 anos atrás

Marcelo, como eu disse, é totalmente injusto da nossa parte, meros espectadores, julgar a atitude de quem está lá dentro na pista.

E realmente, olhando novamente o video, dá pra ver que você não freou… seu carro está lento desde sempre no meio do pelotão.

De fato, como a maioria aqui está comentando, a cagada foi da direção de prova.

E ainda bem que não aconteceu nada grave!

Abs.

Nando Sato
Nando Sato
12 anos atrás

Bela sequencia de erros. Mas o principal foi do Ernesto Costa e Silva, diretor de provas, que é quem manda acender e apagar o semaforo. É da obrigação do diretor de provas, nas largadas com os carros em movimento, acender (ou mandar acender) o semaforo assim que o ultimo carro de competição passe pela linha de largada no inicio da volta de apresentação. Quando os carros chegam para a largada as luzes já devem estar acesas e o Safety CAr retirado a qualquer momento de preferencia bem em cima da entrada de boxes para que assegure o alinhamento perfeito dos carros minimizando-se assim a possibilidade de queima de largada. Mas parece que o nobre portugues, estressado que é, esqueceu de comandar o acendimento previo das luzes vermelhas.
Quando a largada é com carros parados, no caso das categorias de monopostos, as luzes vermelhas só são acesas depois que o ultimo carro de competição parar no Grid, que é o momento em que o comissario de pista passa a “bandeira verde” sinalizando ao diretor de provas que todos os carros já se encontram devidamente alinhados. A partir dai ele acende as luzes vermelhas e depois de 2 a 7 segundos apaga as luzes dando assim a largada.
Então acho que todos os pilotos que tiveram seus carros danificados na cagad… digo: largada
devem mandar a conta da oficina para a FASP ou diretamente ao Ernesto Costa e Silva.

Sandro
Sandro
12 anos atrás

Flavio, tira isso da cabeça, vc está se corroendo por quase acabar com o carro e voda alheias, é pra você ver como alguém bate nas corridas e muitas vezes não tem culpa, de fora somos comentaristas, dentro do carro que o bicho pega.

Robson Souza
Robson Souza
12 anos atrás

Impressionante como você segurou o carro! Podia ter sido bem pior mesmo! Acidente de corrida causado por sinalização errada, na minha opinião.

aldo gomes
aldo gomes
12 anos atrás

Caraca! que perigo! Foi falha humana (na luz) ou o sinal pifou mesmo? Poderia ser bem pior, muito pior.

Felipe Viscovo
Felipe Viscovo
12 anos atrás

Ainda bem que todo mundo saiu ileso, só o susto e adrenalina, mas aew FG pra mim vc nem tocou no cara, acho que está se culpando demais num acidente resultado de tantos incidentes.

Abs

Guinter Braun
Guinter Braun
12 anos atrás

É, poderia ter sido bem pior.

Romeu Nardini
Romeu Nardini
12 anos atrás

Acho que tudo começa com a saída repentina, brusca (e anormal) do Subaru prata.
Isso praticamente “liberou” a largada, visto que os faróis (vermelhos) estavam apagados.
O outro erro veio de quem acionou o sinal vermelho, com alguns carros já em aceleração plena.
O bom senso se usado, deixaria correr essa volta e constatada a irregularidade, daria nova largada.
Fica a pergunta: O que vai acontecer com quem fez toda essa trapalhada, que poderia ter consequencias mais graves?

Jackie Fã (O(###)O) #96 !!
Jackie Fã (O(###)O) #96 !!
12 anos atrás

Caraaaaaca, que sorte FG!!!
O Meianov estava doidão,,, 200 Km/hs!!!
Huahuaaaa

Joca
Joca
12 anos atrás

Em uma largada lançada assim que o safety sai todos aceleram com luzes acesas ou não está é e regra, porque quem esta além da segunda fila não vai prestar a atenção as luzes, larga pelo ronco dos motores que estão a frente, pelo que observei os babacas do meio simplesmente não aceleraram causando um espalha para todo o lado e a porcaria estava escrita que iria acontecer, o máximo que poderia ter acontecido é largar novamente.
Coisa de corrida.

Sandro
Sandro
Reply to  Joca
12 anos atrás

Joca, não é bem assim, os carros só podem acelerar quando as luzes se apagam, mesmo com a saída do Safety car eles não devem acelerar.

Joca
Joca
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

Concordo com todos, é o que consta na regra oficial, mas na prática é outra coisa, me aponte um ‘piloto’ que não acelera antes assim como o piloto que tira o pé na amarela.
Digo mais quando o Gomes deu o toque no Doginho ele tirou o pé do acelerador por isso rodou, muitos continuam acelerando.

Joca
Joca
Reply to  Joca
12 anos atrás

Complementando, tanto que o Gomes e o outro do Puma, colocaram o pé no porão sem ver as luzes, pela regra oficial teriam que acelerar quandos as luzes vermelhas passassem para verde, se não tinha luzes então não era para acelerar.

Joca
Joca
Reply to  Joca
12 anos atrás

Ainda em tempo é que aqui no sul passa do vermelho para o verde.

Al Unser Jr. (sou mais bebado que o Kimi kkkkkkkk)
Al Unser Jr. (sou mais bebado que o Kimi kkkkkkkk)
12 anos atrás

Se eu fosse da CBA (deusmelivrenossasenhra ainda bem que não!!!) eu diria que o problema é a curva do café… mas como não sou… achei que foi uma sucessão de cagadas, incluidas a falta de perícia do “piloto” do Lada.

Fernando Linhares
12 anos atrás

Acho que foi incidente de corrida. Acontece, mas depende muito de interpretação, é sempre complicado.
Corrida é sempre corrida.

Gustavo
Gustavo
12 anos atrás

Que susto hein? Bons reflexos Flávio, evitou algo bem pior!

Fabio Amparo
Fabio Amparo
12 anos atrás

Realmente ia ser uma paca homérica!!!

Qualquer strike de boliche seria pouco.

Sorte que nada de mais sério aconteceu.

Abs

Marcelo Giordano
Marcelo Giordano
12 anos atrás

Você é sujo e desleal. Se eu fosse o Fabio te quebrava os dentes.

Anselmo
Anselmo
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

Não tinha carrinho de sorvete italiano nesta prova??